reumo luisa eu corrigido

6
OS JOVENS DO CARIRI CEARENSE E SUA FUTURA PROFISSÃO Luisaline Lima Oliveira 1 ; Aline Rodrigues Bezerra 1 ; Caroline Heide Félix Fiuza 1 ; Orientador Professora Ms. Liana de Andrade Esmeraldo Pereira 2 1 Graduandas em Administração pela Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri. E-mail: [email protected] ; [email protected] ; [email protected] 2 Professora do Curso de Administração da Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri. E-mail: [email protected] Resumo O temido vestibular deixa todos, pais, mães e filhos nervosos. As dúvidas, os conflitos, a pressão e outros fatores aumentam a tensão dos jovens no momento de escolher a profissão a seguir. A hora da decisão sem dúvida é a uma das mais difíceis na vida de um estudante envolvido neste processo, pois é alí que terá de escolher a sua futura profissão. Desde a infância o estudante é questionado sobre “o que vai ser quando crescer?” e, portanto, ao longo do seu desenvolvimento pessoal e escolar absorve e acumula valores, crenças, opiniões e conselhos sobre as diversas áreas onde atuar futuramente e é através destes que constroem a base para sua tomada de decisão. Pensando nisso, esta pesquisa teve por objetivo analisar os fatores que influenciam os jovens em tal situação e traçar um perfil da escolha profissional dos jovens da Região do Cariri Cearense. Levantamento Bibliográfico, entrevistas e pesquisas na área caracterizam a metodologia empregada. Pelas análises pôde-se concluir que a escolha profissional dos jovens da Região do Cariri Cearense baseia-se no seu próprio desejo e na busca de obter satisfação pessoal. Os estudantes desta Região continuam optando por profissões tradicionais apesar do conhecimento sobre as chamadas “profissões do futuro”. Palavras-Chave: Escolha profissional; Carreira; Desenvolvimento Profissional

Upload: luisa-lima

Post on 11-Jan-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

artigo cientifico apresentado em encontro universitário

TRANSCRIPT

Page 1: Reumo Luisa EU Corrigido

OS JOVENS DO CARIRI CEARENSE E SUA FUTURA PROFISSÃO

Luisaline Lima Oliveira1; Aline Rodrigues Bezerra1; Caroline Heide Félix Fiuza1; Orientador Professora Ms. Liana de Andrade Esmeraldo Pereira2

1 Graduandas em Administração pela Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri. E-mail: [email protected]; [email protected]; [email protected] Professora do Curso de Administração da Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri. E-mail: [email protected]

ResumoO temido vestibular deixa todos, pais, mães e filhos nervosos. As dúvidas, os conflitos, a pressão e outros fatores aumentam a tensão dos jovens no momento de escolher a profissão a seguir. A hora da decisão sem dúvida é a uma das mais difíceis na vida de um estudante envolvido neste processo, pois é alí que terá de escolher a sua futura profissão. Desde a infância o estudante é questionado sobre “o que vai ser quando crescer?” e, portanto, ao longo do seu desenvolvimento pessoal e escolar absorve e acumula valores, crenças, opiniões e conselhos sobre as diversas áreas onde atuar futuramente e é através destes que constroem a base para sua tomada de decisão. Pensando nisso, esta pesquisa teve por objetivo analisar os fatores que influenciam os jovens em tal situação e traçar um perfil da escolha profissional dos jovens da Região do Cariri Cearense. Levantamento Bibliográfico, entrevistas e pesquisas na área caracterizam a metodologia empregada. Pelas análises pôde-se concluir que a escolha profissional dos jovens da Região do Cariri Cearense baseia-se no seu próprio desejo e na busca de obter satisfação pessoal. Os estudantes desta Região continuam optando por profissões tradicionais apesar do conhecimento sobre as chamadas “profissões do futuro”.

Palavras-Chave: Escolha profissional; Carreira; Desenvolvimento Profissional

Introdução Seja por questões culturais, falta de conhecimento, inexperiência e/ou falta de apoio o

jovem brasileiro tem sérias dificuldades quando o assunto é escolha profissional. Inúmeros fatores como, conflito de interesses pessoais, pressão da família, grupo social, amigos, fatores socioeconômicos, culturais e até mesmo preconceitos com relação às profissões aumentam ainda mais o peso da tomada de decisão por parte dos jovens vestibulandos. Decidir entre as várias opções de carreiras, oferecidas pelas centenas de instituições de ensino superior espalhadas pelo País não é tarefa fácil, pelo contrário, geralmente esta tarefa é complicada pela pressão sofrida, influências, vocação, mercado de trabalho, satisfação pessoal, pelo número de cursos já existentes e inúmeras profissões que surgem constantemente diante das necessidades da sociedade globalizada em que vivemos.

Para compreender um pouco mais sobre o assunto é necessário um estudo aprofundado sobre o mesmo, com o objetivo de contextualizar-se com esse novo cenário observando a realidade dos adolescentes inseridos nele. Através desta pesquisa espera-se contribuir com o avanço da compreensão de como o indivíduo se apresenta no momento da escolha profissional e registrar de forma crítica e consciente aquilo que for apurado, para que possa ser utilizado como meio facilitador para lidar com a escolha profissional.

Page 2: Reumo Luisa EU Corrigido

Material e MétodosEsta pesquisa teve por finalidade analisar o perfil das escolhas profissionais dos jovens

da Região do Cariri Cearense, e o que os influencia. Perceber, também, se a escolha que estes jovens estão tomando segue o rumo de profissões tradicionais ou profissões do futuro e se essa é mais uma questão a ser analisada.

Pesquisa de campo é a pesquisa em que se observa e coletam-se os dados diretamente no próprio local em que se deu o fato em estudo, caracterizando-se pelo contato direto com o mesmo, sem interferência do pesquisador, pois os dados são observados e coletados tal como ocorrem espontaneamente (LAKATOS; MARCONI, 1996, p. 75).

Assim esta se trata de uma pesquisa de campo que se deu através da coleta de dados referente aos fatos observados e, por fim, promover uma analise e interpretação dos dados, com base na fundamentação teórica, objetivando assim compreender e explicar o problema pesquisado. Sendo que esta foi aplicada em escolas da rede publica e privada da Região do Cariri Cearense. Foram aplicados 60 questionários sendo 30 destes aplicados em escola pública e 30 em escola particular. Estes questionários continham 22 questões, tanto objetivas quanto discursivas, aplicadas aos alunos do 3º ano do ensino médio destas escolas.

Além dos questionários, conversas com os próprios alunos, também ajudaram a concluir esta pesquisa.

Resultados e Discussão A pesquisa teve por objetivo analisar as influências que os jovens do Cariri Cearense

sofrem na hora de fazer sua escolha profissional.Quanto aos fatores que eles classificam ser mais relevantes na hora de decidir seu

futuro profissional, onde foi dada a oportunidade de marcar mais de uma alternativa se fosse necessário, 23% dos jovens afirmaram que o seu desejo era o mais relevante, 21% a satisfação pessoal era mais importante, 17% consideraram o mercado de trabalho, 16% a vocação, 13% a remuneração do cargo, 4% a opinião da família, 3% o status obtido com a profissão, 2% a tradição da família, e apenas 1% consideram a opinião dos amigos.

Quanto ao interesse de buscar informações sobre a escolha profissional que eles pretendem fazer, percebe-se que 93% dos jovens já buscaram informações e estão satisfeitos com a conduta da profissão, restando 3% para os que também já buscaram, mas que não ficaram satisfeitos com a conduta desta, 3% para os que ainda não procuraram informações, mas que ainda pretendem buscar o máximo de informações sobre o assunto, e não foi encontrado jovem que não tivesse buscado informações por não ter certeza quanto ao seu desejo.

Quando se questionou a participação da Escola quanto às informações necessárias que auxiliassem na hora da escolha, 63% afirmaram que sim e que também asseguraram, o recurso mais utilizado pelas instituições de ensino para ajudar nesse momento são palestras sobre vocação e profissões, seguidos de outros meios também utilizados, como aplicação de testes vocacionais, 20%; feira de profissões, 10%; e ajuda de psicólogos, 8%.

Quanto à escolha propriamente, 90% afirmam que já escolheram a profissão à qual vão seguir, restando apenas 10% indecisos que ainda não escolheram.

Como chegaram a essa conclusão e escolha, 57% dos jovens afirmaram que esta é a profissão que eles sempre desejaram, 27% escolheram a profissão, mas que ainda não tinham certeza de que essa era a escolha certa, 10% asseguraram que fizeram com a ajuda dos pais, e 7% com ajuda oferecida no colégio em que estudam conseguiram decidir a profissão. Sendo que não foram encontrados jovens que afirmassem que receberam influência do teste vocacional para a escolha, nem que tivesse procurado ajuda de psicólogo para isso.Das áreas mais escolhidas pelos jovens da região do Cariri, a que mais se destacou foi a das ciências da saúde, com 44%; seguida das engenharias, com 16%; depois as ciências exatas e

Page 3: Reumo Luisa EU Corrigido

da terra (As ciências da terra são as Geociências que têm por objeto de estudo o planeta Terra, como a geologia, geografia, oceanografia, entre outras), com 13%; para ciências humanas e ciências sociais aplicadas a mesma porcentagem de jovens, 9%; nas áreas das ciências biológicas 6%; e por fim, 3% nas ciências agrárias.

Quanto aos pontos relevantes no momento da escolha, quase a metade, 46% dos jovens, asseguraram que como se tratava de uma profissão que eles sempre quiseram fazer já existiam pontos pelos quais se identificavam nesta; 27% afirmaram que por ter um espaço garantido no mercado de trabalho, optaram por tal escolha;19% a remuneração financeira é um ponto importante e que influencia na escolha; e apenas 8% afirmaram que a escolha levou em consideração que a profissão escolhida estará em alta em um futuro próximo. Não foi encontrado nenhum jovem que seguisse a profissão que está “na moda” atualmente.

Quanto à influência que a vocação tem no processo da escolha profissional, grande parte dos jovens, 63%, afirmaram que ela não influencia na escolha, restando apenas 37% que acreditam na sua influência.

Dos que responderam que a vocação não influencia, perguntou-se por qual motivo os jovens estão desconsiderando este aspecto na hora da escolha: 52% afirmaram que é por focar apenas no aspecto financeiro, 18% por conta da pressão dos pais, 15% por levar em consideração apenas o status que será proporcionado por determinada profissão ou cargo, e 15% por focar na demanda do mercado de trabalho.

Grande parte dos jovens questionados classificou que a escolha da profissão é algo complicado: 68% afirmaram que o ponto mais difícil é escolher uma profissão que realmente se identificasse, 32% asseguraram que a questão mais difícil é escolher uma profissão que lhe ofereça espaço no mercado de trabalho ao concluir o curso. Não foi encontrado nenhum jovem que afirmasse que era por ter que escolher uma profissão que agradasse seus pais.

Da expectativa que os estudantes têm em relação às profissões escolhidas, e sendo possível ter mais de uma, 21% esperam que ela traga satisfação pessoal; 18% confiam que essa profissão irá lhe trazer um padrão financeiro estável; 14% concordam que ela trará crescimento pessoal; 12% consideram que será uma oportunidade de crescimento na vida; 11% esperam reconhecimento pelo trabalho realizado;10% espera possuir um amplo mercado de trabalho; 8% almejam ter liberdade profissional ; 5% ter status social, e apenas 1% ter forte atuação social.

Quanto às profissões do futuro, as principais apresentadas por estes foram: as engenharias, sistemas da informação e ciências da computação, genética e medicina, assim como as profissões ligadas ao meio ambiente.

ConclusãoConclui-se, por meio dos dados analisados nesta pesquisa, que a escolha dos jovens é

feita a partir de seus desejos e de sua satisfação pessoal, mostrando que, ao contrário do esperado, a pressão dos pais não é relevante na escolha profissional, assim como a vocação está em segundo plano.

Pelo exposto, pode-se dizer que os jovens buscam uma carreira que atenda a maior parte das metas que traçou como projeto profissional para si como, por exemplo, a satisfação pessoal, estabilidade financeira, crescimento pessoal e muitos outros fatores importantes na hora da decisão. Foram, também, apontadas pelos entrevistados as profissões que mais se enquadram neste padrão, sendo elas as profissões da área da saúde, das ciências exatas e da terra e as engenharias.

Agradecimentos

Page 4: Reumo Luisa EU Corrigido

A Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri que através das atividades desenvolvidas nas disciplinas incentiva a realização de pesquisas; em seguida aos estudantes do ensino médio da região que gentilmente responderam aos questionários aplicados.

Referências Bibliográficas

A ESCOLHA PROFISSIONAL . Disponível em < http://www.administradores.com.br/artigos/escolha_profissional/29776/> Acesso em 08 Jun 2009;

INDECISÃO PROFISSIONAL, ANSIEDADE E DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA: A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS PARENTAIS. Disponível em <http://74.125.47.132/search?q=cache:WUqins7g79UJ:pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/psicousf/v11n1/v11n1a08.pdf+Psico-USF,+v.+11,+n.+1,+p.+65 73,+jan./jun.+2006&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a> Acesso em 08 Jun 2009;

JOVENS PREFEREM CURSOS TRADICIONAIS ÀS “PROFISSÕES DO FUTURO”. Disponível em < http://www.administradores.com.br/artigos/jovens_preferem_cursos_tradicionais_as_profissoes_do_futuro/26515/> Acesso em 27 abr. 2009;

LAKATOS, E. M.; MARCONI M. A. Metodologia do trabalho científico. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1996.

QUESTIONANDO O FUTURO: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE JOVENS ESTUDANTES. Disponível em: <http://scielo.bvs-psi.org.br/scielo.php?pid=S1516-36872004000300004&script=sci_arttex t >. Acesso em: 12 mar. 2009.