retrato de jesus - tibbh.com · despertado e pediu que o irmão enisval o treinasse para fazer o...

8
Sementeira 01 ANO: 49 Nº. 38 DATA: 18/09/2016 RETRATO DE JESUS O texto do final de Isaías 52 e de Isaías 53 nos apresenta o retrato do Senhor Jesus na cruz do Calvário. Nem o filme “A Paixão de Cristo” pode expressar exatamente o sofrimento pelo qual passou o Filho de Deus para nos salvar. 1. Um Homem desfigurado. Isaías 52.14 mostra o Senhor Jesus como ficou ao sofrer na cruz: “o seu aspecto estava mui desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua aparência, mais do que a dos outros filhos dos homens”. A figura de Jesus, na cruz, na verdade, estava irreconhecível pelo sofrimento a que foi imposto não somente pelos maus tratos dos soldados romanos, mas principalmente por cruz dos nossos pecados. Esse aspecto que ele assumiu na cruz começou no jardim do Getsêmani, onde ele ficou angustiado a ponto de suar suor como gotas de sangue. Era o peso cruel dos pecados da humanidade sobre Ele – os meus pecados e os seus. E esse aspecto desfigurado é retratado na figura de uma raiz de uma terra seca: 2. Um Homem sem aparência ou formosura. Ao olhar para Jesus na cruz não era possível ver nele formosura alguma. O texto é forte quando diz que Ele não tinha aparência. Isso se refere a um desfiguramento total. Se alguém olhasse para Jesus para ser salvo por sua beleza, não poderia encontrar nenhuma. O que se via na sua aparência não era agradável. 3. A razão de seu sofrimento. Três palavras definem a maneira como se podia ver Jesus: Aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas, na realidade, o que foi que causou todo o seu sofrimento? Foram as nossas enfermidades que Ele levou sobre si, as nossas trans-gressões que o traspassaram e as nossas iniquidades que o moeram. Por causa do seu sofrimento, por causa do seu aspecto, os homens escondiam o rosto dele. 4. Um Homem que sofreu sem merecer o sofrimento. Jesus foi julgado e condenado injustamente. Os que O julgaram se reuniram em horário que era proibido por lei e decidiram por sua condenação. E depois, à luz do dia, foi condenado em um juízo iníquo. 5. Um Homem sofredor, mas vitorioso. Quem olhasse para Jesus na cruz podia achar que tudo tinha acabado. Mas não era essa a verdade. Ao morrer na cruz Jesus expôs os principados e potestades. Satanás foi vencido e despojado. Nosso pecado foi perdoado e Ele conquistou a sua grande herança: os salvos. Jesus na Cruz não é um Cristo vencido, mas é O Cristo vitorioso. Jesus não teve uma posteridade gerada de semente humana, carnal. Mas os filhos que Ele conduz ao Pai são muitos. Muitos. E você e eu fazemos parte da recompensa do seu sacrifício na cruz do Calvário Pr. João Leão

Upload: lamdien

Post on 11-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sementeira 01

ANO: 49 Nº. 38 DATA: 18/09/2016

RETRATO DE JESUS

O texto do fi nal de Isaías 52 e de Isaías 53 nos apresenta o retrato do Senhor Jesus na cruz do Calvário. Nem o fi lme “A Paixão de Cristo” pode expressar exatamente o sofrimento pelo qual passou o Filho de Deus para nos salvar.

1. Um Homem desfi gurado. Isaías 52.14 mostra o Senhor Jesus como fi cou ao sofrer na cruz: “o seu aspecto estava mui desfi gurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua aparência, mais do que a dos outros fi lhos dos homens”. A fi gura de Jesus, na cruz, na verdade, estava irreconhecível pelo sofrimento a que foi imposto não somente pelos maus tratos dos soldados romanos, mas principalmente por cruz dos nossos pecados. Esse aspecto que ele assumiu na cruz começou no jardim do Getsêmani, onde ele fi cou angustiado a ponto de suar suor como gotas de sangue. Era o peso cruel dos pecados da humanidade sobre Ele – os meus pecados e os seus. E esse aspecto desfi gurado é retratado na fi gura de uma raiz de uma terra seca:

2. Um Homem sem aparência ou formosura. Ao olhar para Jesus na cruz não era possível ver nele formosura alguma. O texto é forte quando diz que Ele não tinha aparência. Isso se refere a um desfi guramento total. Se alguém olhasse para Jesus para ser salvo por sua beleza, não poderia encontrar nenhuma. O que se via na sua aparência não era agradável.

3. A razão de seu sofrimento. Três palavras defi nem a maneira como se podia ver Jesus: Afl ito, ferido de Deus e oprimido. Mas, na realidade, o que foi que causou todo o seu sofrimento? Foram as nossas enfermidades que Ele levou sobre si, as nossas trans-gressões que o traspassaram e as nossas iniquidades que o moeram. Por causa do seu sofrimento, por causa do seu aspecto, os homens escondiam o rosto dele.

4. Um Homem que sofreu sem merecer o sofrimento. Jesus foi julgado e condenado injustamente. Os que O julgaram se reuniram em horário que era proibido por lei e decidiram por sua condenação. E depois, à luz do dia, foi condenado em um juízo iníquo.

5. Um Homem sofredor, mas vitorioso. Quem olhasse para Jesus na cruz podia achar que tudo tinha acabado. Mas não era essa a verdade. Ao morrer na cruz Jesus expôs os principados e potestades. Satanás foi vencido e despojado. Nosso pecado foi perdoado e Ele conquistou a sua grande herança: os salvos. Jesus na Cruz não é um Cristo vencido, mas é O Cristo vitorioso. Jesus não teve uma posteridade gerada de semente humana, carnal. Mas os fi lhos que Ele conduz ao Pai são muitos. Muitos.

E você e eu fazemos parte da recompensa do seu sacrifício na cruz do Calvário

Pr. João Leão

Sementeira 02

VIAGEM MISSIONÁRIA ASANTO ANTÔNIO DO CRUZEIRO

No último fim de semana (dias 9 a 12/9/2016) o Pastor João Leão e o irmão Enisval Rocha Milhomem estiveram em Santo Antônio do Cruzeiro para as comemorações do aniversário daquela congregação/Igreja Batista Nacional. Faz 43 anos que foi iniciada a evangelização naquele Distrito e 23 anos que ela se tornou em Missão/Igreja.

O Pastor João Leão e irmão Enisval viajaram na sexta feira em um especial fretado por irmãos de Nova Lima, liderados pela irmã Maria de Fátima, filha do irmão Geraldo Lino e irmã Elgita. Os que viajaram eram filhos e netos do casal de missionários. O grupo chegou a Santo Antônio do Cruzeiro às três horas da manhã, depois de seis horas de viagem, passando pela Serra do cipó e Conceição do Mato Dentro.

No sábado o irmão Enisval pregou e contou suas experiências

de evangelização. O irmão Douglas, neto do irmão Geraldo, um jovem, ficou despertado e pediu que o irmão Enisval o treinasse para fazer o tipo de evangelismo que o nosso missionário faz.

O irmão Enisval lhe deu uma “aula” de três horas na parte da manhã de domingo e, à tarde, o levou para um período prático. No domingo não houve atividades na Igreja. Na segunda feira de manhã o missionário Enisval e o Douglas ainda saíram e visitaram outras residências. Como resultado de seu trabalho dezoito pessoas fizeram uma deci ão por Cristo.

No culto de sábado à noite havia irmãos de várias localidades da região, irmãos que viajaram até dezenove km para estar presentes. Eles chegavam de carro, de moto, a cavalo, mas a maior parte vinha a pé. Um grupo de dez jovens e adolescentes da própria igreja apresentou uma peça sobre a Igreja. O irmão Geraldo Lino in-formou que desses, somente um era batizado e os outros estavam na classe se preparando para o batismo. Há uma boa mocidade no local. Algumas famílias estão se mudando até de Belo Horizonte e se estabelecendo em Santo Antônio do Cruzeiro e região.

Igreja Batista da Graça, em Santo Antônio do Cruzeiro, no dia do aniversário

Missionário Geraldo Lino, esposa, filhos e netos

Sementeira 03

Nos dois cultos, de sábado e de domingo, o templo estava totalmente lotado.

Depois do culto de sábado foi servida uma deli-ciosa canjica.

No domingo, logo depois do almoço, chegou o grupo da Igreja Batista Sol da Justiça, de Gouveia, com o Pastor Pedro dos Santos Neto. O Pastor Pedro começou o culto um pouco antes do horário normal,

que é 19h00 e deu uma boa palavra, explicando a origem do trabalho naquele lugar. Foi realizado o louvor, a peça foi repetida. Novamente havia irmãos de diversas localidades, sendo que a Igreja de Gouveia fretou um ônibus e levou muitos irmãos.

O Pastor João Leão pregou no culto de domingo à noite. Foi um culto muito abençoado e no final o irmão Enisval orou pelos enfermos e por problemas dos irmãos. Depois do culto foi a hora dos irmãos parti-ciparem de um tropeiro.

O irmão Geraldo e irmã Elgita ficaram alegres com todo o movi-mento. São agradecidos pelo apoio que a nossa Igreja e o Fundo Mis-sionário têm dado àquele trabalho. O grupo que foi de Belo Horizonte e Nova Lima voltou na segunda feira, muito abençoado. Aleluia!

30 MINUTOS DE ORAÇÃOLembramos a todos os irmãos que há uma reunião de oração

30 minutos antes dos cultos, na sala D. Djanira Barbosa:

•Domingo - manhã: 08h30min às 9h00min- noite: 18h30min às 19h00min

•Quinta-feira: 19h00min às 19h30min

Esta reunião é dirigida pelas células de acordo com a escala afixada na sala de oração. Porém, as células não devem participar apenas no seu dia escalado e sim, pelo menos, em um momento de oração a cada semana. Esses momentos de oração são para todos os obreiros e toda a igreja.

Vamos todos juntos orar por nossas células, pelos ministérios, liderança e obreiros da Igreja. Se quisermos um avivamento em nossa igreja temos que pagar o preço na oração.

Templo em Santo Antônio do Cruzeiro

Da esquerda para a direita: Miss. Geraldo Lino, Pr. João Leão, Pr. Pedro S. Neto e missionário Enisval Rocha Milhomem

Sementeira 04

(Extraído da Revista Surpresas para hoje)

Às vezes, você não entende bem o que o outro está dizendo e pede para ele repetir. Então o outro diz: “Vá lavar seus ouvidos!”, Você já passou por isso?

Muitas vezes, as pessoas não ouvem bem o que Deus tem a dizer. Não por causa dos ouvidos sujos, mas porque não querem ouvir.

O que precisamos para ouvir bem?

CONCENTRAÇÃO E ATENÇÃO

Não dá para ouvir o que a mãe está falando, se estamos olhando no celular ou assistindo TV. Essas coisas nos distraem.

O povo de Israel não estava mais ouvindo a Deus, por isso, eles não o serviam mais. Assim, perderam a oportunidade de fazer parte do plano de Deus. Você pode ler mais nos versículos 1 a 9

Use seu ouvido, com concentração e atenção, para ouvir a voz de Deus e guardar no coração os conselhos dele.

ESTÁ ME OUVINDO (Jeremias 13.10-11)

ORAÇÃO: Querido Deus, obrigado pelos ouvidos, peço tua ajuda para ouvir de verdade, guardar tua Palavra no cora-ção e praticá-la.

Sementeira 05

DIVÓRCIO E FIlHOS“O marido não se aparte de sua mulher” (1Coríntios 7.11).

A fi lha que escreveu a carta que apresentamos domingo descreveu a partida do pai como um acidente automobilístico. O impacto do divórcio sobre as crianças é assim: devastador!

Por mais de vinte e cinco anos, Judith Wallerstein, psicóloga na Califórnia, acompanhou centenas de fi lhos do divórcio da infância à idade adulta. Descobriu que o sofrimento que acomete as crianças depois do divórcio permanece com elas por toda a vida e faz com que tenham difi culdade para enfrentar desafi os. “Ao contrário da experiência dos adultos”, diz Wallerstein, “o sofrimento das crianças não atinge o ponto máximo no momento do divórcio e depois vai diminuindo. O efeito é repassado por completo durante as três primeiras décadas da vida”. O psiquiatra Armand Nicholi, da Universidade Harvard, afi rmou que a dor do divórcio é pior para as crianças cinco anos mais tarde do que no momento em que a família se desintegra. Além disso, ele relaciona a interrupção no relacionamento pai-fi lhos como agravante dos problemas psiquiátricos na infância.

Na próxima vez em que o divórcio cruzar seu pensamento, lembre-se das consequências dele para os membros mais vulneráveis de sua família. As pesquisas mostram que o tempo não cura essas feridas.

Aqui entre nós...

• Você concorda com as declarações desses profi ssionais da saúde?• Se seus pais se divorciaram, qual foi sua experiência durante a separação e

depois dela?• O que aconteceria com nossos fi lhos(ou futuros fi lhos)se nos divorciássemos?

Pai, agradecemos pelas vidas delicadas que colocaste sob nosso cuidado. Decidimos que jamais as magoaremos com a violência do divórcio. Fortalece e abençoa esse compromisso em nossos pensamentos e ações todos os dias. Amém.

Devocional para casaisJames e Shirley Dobson

Editora Betânia - Página 240Usado com permissão

Sementeira 06

CAlENDÁRIO EClESIÁSTICO

TESTEMUNHO DA CÉlUlA 3

SETEMBRO

Hoje, dia 18• Ceia do Senhor• Miss. Laurenildo e Filomena es-

tarão conosco

Dia 24• Encerramento do Jejum de

Daniel

OUTUBRO

Dias 1 e 2• Aniversário do Fundo Missionário

Achilles Barbosa e Júnior

Dia 8• Rua de Lazer

Dia 10• Reunião de Oração de Casais

Dia 12• Feriado Dia da Criança

Dia 16• Ceia do Senhor

Dia 28• Vigília

líder: Sueli SaraivaVice-líder: Milton Soares

Nesse último domingo, pela manhã, tivemos a apresentação da célula dos irmãos Sueli Saraiva e Milton Soares. A irmã Sueli está viajando, cuidando do seu pai no interior. Então o irmão Milton fi cou responsável pela apresentação dos irmãos da célula.

Esta célula é antiga e como o irmão Milton lembrou, muitas pessoas passa-ram por esta célula e hoje estão em outras igrejas.

O destaque desta célula fi cou para a irmã Maria do Carmo, fruto desta célu-la, que teve uma experiência genuína com o Senhor, se batizou e agora está fi rme na igreja, participan-do de todas as atividades. Também o irmão Milton mencionou a alegria que tiveram da res-posta de oração acerca do empre-go conseguido por sua esposa, a irmã Mônica. Realmente, num momento de crise no qual estamos passando, conse-guir um emprego é muito difícil, porém para Deus não há impossível. A célula também reconhece a mão de Deus na recuperação da saúde do irmão Milton.

Participe de uma célula, sirva a Deus numa célula e você também será muito abençoado e abençoará outras vidas!

Miss. Vera Lúcia

ANIVERSARIANTESDE CASAMENTO

Sementeira 07

PEDIDOS DE ORAÇÃO PARA A SEMANA

ANIVERSARIANTES lOUVOR

PORTARIA

INTRODUTORES (culto à noite)

DIA PElA IGREJA PElO FUNDO PElA PATRÍA/OUTROS

18/09Agradecendo a realização do 4º Congresso de Mulheres da TIB.

Oremos pelo trabalho na cidade de Senador Mourão, pelo miss. Elesbom.

Oremos pelo problema do crescimento da violência em nossos bairros.

19/09Pelo casal Laurenildo e Fi-lomena que ministraram na TIB ontem.

Pela Congregação em Car-bonita e pela família do obreiro Osvaldo.

Por salvação de vidas em nosso bairro e bairros vizi-nhos da Igreja.

20/09Oremos pela saúde e recuperação da ir. Djanira Barbosa no RJ.

Oremos pelo miss. Enisval Milhomem e seu trabalho de evangelismo pessoal.

Oremos pelo trabalho da Po-lícia Federal no combate à corrupção no Brasil.

21/09Oremos pelo Ministério de Louvor da nossa Igreja.

Ore pela ir. Vera Lúcia e suas atividades junto ao Fundo Missionário.

Pelo Governo do Presidente Michel Temer e sua equipe de ministros.

22/09Pelo Culto de Renovação Es-piritual que teremos hoje a noite.

Pelos preparativos para a comemoração do aniversá-rio do FMABJ.

Ore pelo problema de febre maculosa na região da Pam-pulha em Belo Horizonte.

23/09Ore pela Reunião de Bata-lha Espiritual que acontece hoje a noite.

Ore pelo Miss. Geraldo Lino/Sto. Antº do Cruzeiro, que faz aniversário hoje.

Oremos por salvação de vidas e despertamento espiritual em nossa nação.

24/10Pelos nossos Jovens e Ado-lescentes – por firmeza es-piritual.

Ore por um despertamento espiritual em cada campo missionário.

Ore pelo crescimento da eco-nomia brasileira e por mais oportunidades de emprego.

DIA 20/09 – Violeta A. Admus PaixãoGeraldo Maria Soares Duarte (Car)

DIA 21/09 – Arnaldo Ferreira LeiteMateus Heleno de Sousa (Mar)

DIA 22/09 – Geraldo Alair Rocha (SM)DIA 23/09 – Geraldo Lino Bertoldo (Miss. SAC)

Pedro Adilleis Dias Loredo (Car)DIA 24/09 – Sílvia Horta Gouveia Santos

Zenito Amorim Pereira

DIA 19/09 – Gildete Lúcia e Antônio José MedeirosDIA 20/09 – Raquel e Sérgio Arifa dos SantosDIA 21/09 – Mª de Lourdes e Marcelino Gomes (Car)DIA 22/09 – Carla Fernanda e Deives D. de OliveiraDIA 24/09 – Rosalina e Geraldo A. Guimarães (Sac)

Viviane e Arleison Lima de Oliveira

“Porque o SENHOR é justo, ele ama a justiça; os retos lhe contemplarão a face” (Salmo 11.7).

HOJE, DIA 18/09/2016:Manhã: Deives Noite: Luciana Mendes e Elbert

PRÓXIMO DOMINGO, DIA 25/09/2016:Manhã: Maurício e Miriam Paula Noite: Raquel Paula e Isabela

HOJE, DIA 18/09/2016:Manhã: Áureo

PRÓXIMO DOMINGO, DIA 25/09/2016: Manhã: Adão

HOJE, DIA 18/09/2016:Helder e Aparecida

PRÓXIMO DOMINGO, DIA 25/09/2016:Cristiano e Isabel

Sementeira 08

SEDE e SECRETARIA:Rua Padre Marinho, 101 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA:Caixa Postal 2480 / Belo Horizonte – MGCEP 30140-971

TEMPlO:Rua Padre Marinho, 113 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA SECRETARIA:De segunda a sexta-feirada 8h às 12h e das 13h às 17h

[email protected] | (31) 2535-0113

Conta Bancária: Banco Itaú – Ag. 0587 – CC. 06120-1

ATIVIDADE PERMANENTES

DOMINGO:• 9h – Culto e Escola Bíblica

Dominical• 14h30 – Evangelismo• 19h – Culto

QUARTA FEIRA:• 15h - União Feminina

TODO TERCEIRO DOMINGO:• Ceia do Senhor

QUINTA-FEIRA:• 19h30 - Culto

SEXTA FEIRA:• 19h30 - Culto de Batalha

Espiritual

SÁBADO: • 19h30 - Culto Jovem

TODA ÚlTIMA 6ª FEIRA:• 19h30 às 24h - Vigília

FUNDO MISSIONÁRIOACHIllES BARBOSA E JÚNIORCaixa Postal 493 – Belo Horizonte/MG - CEP 30161-970BANCO ITAÚ – AG. 0587 – CC. 51768-1

MISSIONÁRIOS:

Pr. Állan Jean de Lima Almeida (Maravilhas e Papagaios); Elesbom Pereira dos Santos (Senador Mourão); Enisval Rocha Milhomem (Pitangui); Geraldo Lino Bertoldo (Santo Antônio do Cruzeiro); Osvaldo Alves Oliveira (Carbonita); Pr. Pedro dos Santos Neto (Gouveia); Valter Rodrigues Pereira (Conceição do Pará).

Jesus, em umas de suas prega-ções ao povo judeu, nos aconse-lha a ter cautela e a não experi-mentar o fermento dos Fariseus, ou seja, a hipocrisia demonstra-da por essas pessoas. Os Fariseus eram um grupo de religiosos da época de Cristo, apegados a Lei mosaica, porém agiam com os-tentação e falsa devoção. Dessa forma, foram chamados por Je-sus de condutores cegos e falsos guias. (Lucas 11.37-44).

Hoje as igrejas não estão livres deles. Existem alguns irmãos que atuam como fariseus: São apega-dos à Palavra de Deus, mas agem com legalismo e hipocrisia; Apon-tam o erro alheio, mas esquecem dos seus; Ostentam bens mate-riais e fazem acepção de pessoas, ao invés de buscar uma vida de santifi cação diante de Deus.

Fuja do fermento dos fariseus e viva uma vida em abundancia em Cristo Jesus.

Aguinaldo dos Santos

CUIDADO COM O FARISAISMO“Posto que miríades de pessoas se aglomeraram, a ponto de uns aos ou-tros se atropelarem, passou Jesus a dizer, antes de tudo, aos seus discípu-los: Acautelai-vos do fermento dos fari-seus, que é a hipocrisia. Nada há enco-berto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido”. (Lucas 12.1-2).