retração com dupla chave

Upload: mutans

Post on 07-Jul-2018

334 views

Category:

Documents


13 download

TRANSCRIPT

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    1/26R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 29 - 54 - out./nov. 2002• 29

    Caso Clínico

    A Mecânica de Retração com Arco D

    Chave (DKH) Feita com a PrescriçãoTécnica “Straight-Wire” Simplicada

    Messias Rodrigues *Gerval de Almeida **

    Employing the Simplied Straight-Wire Techinique on Double Key LMechanic

    ResumoO presente trabalho aborda a mecânica de retração anterior e o fechamento dos espaços remcentes das extrações feitos com o arco Dupla Chave (DKH – “Double Key Hole”) preconizaRoth e com adaptações feitas por Suzuki e Lino7, usando a prescrição da mecânica “Straight-Wire”Simplicada (Prescrição “Straight-Wire” com braquetes ip-Edge nos caninos).Palavras-chave: Retração Anterior. Arco Dupla Chave. Braquetes Tip-Edge. Fechamento de Espaços. Caninos.

    INTRODUÇÃOComo todas as ciências, a Ortodontia tem

    caminhado, ao longo do tempo, graças aosesforços de muitos. A análise sistemática daspossibilidades mecânicas tem trazido soluções,no mínimo interessantes. As extrações den-tárias têm sido um recurso bastante útil notratamento das discrepâncias cefalométricase dentoalveolares. A maneira de fechamentodos espaços resultantes destas extrações temmerecido a atenção de muitos uma vez quealguns tipos faciais permitem o avanço dosdentes posteriores, com perda de ancoragem,

    ocupando o espaço necessário para as retrações.Os tratamentos dos casos de Classe II comextrações, freqüentemente requerem cuidadosextremos com a ancoragem. A retração ante-rior precisa ser feita com pouco ou nenhumavanço dos dentes posteriores. É portanto umdesao controlar a ancoragem posterior com

    os graves problemas que o setor anterior podeapresentar, como os severos trespasses verticais

    e horizontais.Das alternativas expostas em trabalhospublicados para solução destes problemas,desde o começo do século XX, os arcos deretração com alças verticais em os retan-gulares foram, e são até hoje muito usados,provavelmente por conseguirem fazer, tanto omovimento dos dentes anteriores, como o dosposteriores, com ótimo controle de posiçãode coroa e raiz.

    Burstone e Koening 1 (1976) atenta para a

    importância da forma e seleção dos diferentestipos e modelos de alças verticais, de acordocom as necessidades de torque anterior ou pre-servação de ancoragem posterior.

    Faulkner et al.2 (1989) relataram que oaumento da altura das alças causa um incre-mento no momento de força. Entretanto,

    * Professor do Curso de Especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial da Universidade de Taubaté. ** Coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial e regente da disciplina de Ortodontia do Curso de Odontologia da Universidade de

    Taubaté.

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    2/26

    30 • R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 27 - 54 - out./nov. 2002

    A Mecânica de Retração com Arco Dupla Chave (DKH) Feita com a Prescrição da Técnica Straight-Wire

    existem casos que requerem grande controle deancoragem, mas as limitações intrabucais nãopermitem a confecção de alças com tamanhosuciente. Nestes casos, como sugere Burs-

    tone e Koening 1 (1976), deve-se lançar mãodas dobras com efeito Gable para otimizar ocontrole anterior.

    CONSIDERAÇÕES SOBRE BRAQUETES PRÉ-AJUSTADOS

    Os braquetes pré-ajustados proporcionaramgrandes facilidades na condução geral dos tra-tamentos. Entretanto relegaram para segundoplano o treinamento de habilidades manuaisque os braquetes universais de “Edgewise”

    requeriam dos ortodontistas, no dia-a-dia. Per-mitiram a eliminação das dobras de primeira, eterceira ordem. Não se pode negar que hoje, aproporção de dentistas que fazem Ortodontia,que são incapazes de dobrar, com acerto, umarco ideal de “Edgewise”, é extraordinariamentemaior. Ficou mais difícil, assim, a individuali-zação dos casos.

    As ranhuras dos braquetes anteriores, daprescrição “Straight-Wire”, apresentam angu-lações que endereçam as raízes no sentido do

    deslocamento que se pretende, em posição de“ncapé”, sacricando por demais a posiçãodos dentes que servem de ancoragem (Fig.1). Há a preocupação, por parte daqueles quetrabalham com ensino, em organizar umaseqüência de tratamento elegendo detalhesmecânicos de grande efetividade, de fácilcontrole e ao alcance imediato de todos. Destamaneira, justicamos a adoção do braquete

    ip-Edge nos caninos, conforme descreveramMessias, Ursi e Almeida 5 (1998) e Messias e

    Almeida 6 (2002). Este problema inerente àmecânica ortodôntica que o braquete pré-ajustado traz, aumenta signicativamente osproblemas relativos ao controle de ancoragemposterior e retração do segmento anterior,tornando assim a ancoragem posterior oprincipal ponto para a obtenção do sucesso namecânica com braquetes pré-ajustados.

    Suzuki e Lima 7 (2001), em esclarecedorartigo, fazem um completo levantamentobibliográco envolvendo os diversos tipos dearcos para retração anterior, dando ênfase e

    detalhamento clínico do arco de dupla chave(“double key hole”) idealizado por Parker eusado na mecânica de Roth.

    Os casos clínicos apresentados adiante

    foram feitos com este tipo de arco e com de-talhes clínicos sugeridos por Suzuki e Lima 7.No entanto algumas diferenças clínicas foramintroduzidas, sendo que a principal delas foia troca dos braquetes “straight-wire” conven-cionais dos caninos por braquetes ip-Edge.Desta maneira, as solicitações de ancoragemaos molares, por parte dos caninos em retração,cam minimizadas.

    O uso do arco de dupla chave com aprescrição da técnica “Straigt-Wire” Simpli-

    cada otimiza os procedimentos de retraçãoanterior, com a vantagem de exercer um con-trole simultâneo sobre a angulação da bateriaanterior e direção de intrusão dos dentesanteriores. Os braquetes ip-Edge permitemeliminar, por completo, os inconvenientes demordida profunda que tendem a acompanharas retrações de caninos (Fig. 2). ais braque-tes, em conjunto com o arco de dupla chave,fazem com que o deslocamento dos caninos,para distal, seja independente dos dentes

    anteriores, seja qual for a situação. Destamaneira, ca possível a retração anterior comcontrole da quantidade de ancoragem a serpreservada, bem como dar atenção especialaos dentes anteriores. Em qualquer caso,seja de mordida aberta ou profunda, grandesobressaliência ou mordida justa, a retraçãodos caninos e dos dentes anteriores, se fazemde maneira controlável.

    CaracterísticasOs arcos dupla chave possuem quatro alçasverticais, em forma de “ ”, duas em cada he-

    miarco e situadas nas proximais dos caninos.Normalmente são comercializados em conjun-tos de diferentes tamanhos. Estes tamanhos,referem-se à distância entre os pares de alças.São oferecidos nas espessuras de 0,019” x0,025” ou 0,021”x 0,025”. Aconselha-se queo ortodontista conra sempre a coordenaçãointerarcos apresentada pelo fabricante, paraeliminar possíveis desajustes, especialmente naregião dos caninos (Fig. 3).

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    3/26

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    4/26

    32 • R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 27 - 54 - out./nov. 2002

    mento de intrusão. Para evitar tal problema, jáidenticado por muitos clínicos, Suzuki e Lima 7 (2001) propõe que a ativação seja feita com ode amarrilho passando pelo gancho do molar ea parte superior da segunda alça do arco. (Fig. 4)Esta feliz idéia do Dr. Suzuki facilita o controleda quantidade de força aplicada. Entretanto, seo caso for de Classe II, no qual se deseja fazero movimento distal dos caninos com braquetespré-ajustados , a tendência de inclinação destes,além de oferecer resistência extra ao desloca-mento, ocasiona os efeitos verticais acima refe-ridos. O uso de braquetes de ip-Edge juntocom os arcos de dupla chave, segundo ativaçãopreconizada por Suzuki e Lima 7, proporcionaretrações independentes e abertura de mordidasem os inconvenientes citados.

    A quanticação da força vertical do efeitoGable, para os dentes anteriores, em casos demordida profunda, ca estabelecida quando o arcoinserido nos braquetes de todos os dentes, menosnos anteriores, relaciona-se com estes atingindo onível cervical dos incisivos centrais (Fig. 5).

    Magnitude de Ativação A ativação das alças deve ser muito suave.

    Usamos como parâmetro para ativação a espes-sura de um o redondo 0,016”. Após a ativação,as alças devem estar abertas um tanto que per-mita a passagem deste o sem folga.

    Freqüência de Ativação As ativações na maxila e mandíbula devem ser

    feitas em momentos diferentes. A primeira ativa-ção deve ser feita na mandíbula. Somente quatro

    semanas depois faz-se a ativação na maxila. Para amanutenção do contato incisal até o momento daativação na maxila, recomenda-se a colocação deelásticos de Classe II na asa mesial do arco.

    Desta maneira, as alças são ativadas alter-nadamente, a cada quatro semanas, proporcio-nando um intervalo de oito semanas entre asativações na mesma arcada.

    Seqüência ClínicaO protocolo adotado nos casos clínicos

    apresentados foi o seguinte:

    Nivelamento e alinhamentoFios redondos 0,014” e 0,020” de Nitinol,

    seguidos de os redondos 0,020” de aço dotipo Australiano (Bow Flex - P Orthodontics),em ambas as arcadas para braquetes simples.Quando se usa braquetes geminados ( win), onivelamento exige mais uma etapa com os deNitinol, com dimensões de 0,021” x 0,025”.

    Cuidados com a AncoragemNa maxila: Barra transpalatina;Na mandíbula não se recomenda nenhum

    recurso extra além dos ângulos caudais nos os,quando possíveis, e o cuidado para não travaro arco na distal dos molares, compelindo-ospara mesial.

    Retração AnteriorUtilizam-se arcos de dupla chave, na dimen-

    são de 0,019” x 0,025” no arco superior, comcurva de Spee acentuada para proporcionar oefeito Gable. No arco inferior, adota-se a curva

    FIGURA 4 - Ativação feita com o de amarrilho metálico para evitaro efeito de aprofundamento da mordida.

    FIGURA 5 - Quanticação da curva que se insere aos arcos para seconseguir o efeito Gable.

    A Mecânica de Retração com Arco Dupla Chave (DKH) Feita com a Prescrição da Técnica Straight-Wire

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    5/26R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 27 - 54 - out./nov. 2002• 33

    reversa. Em ambos os casos, a magnitude dascurvas pode ser quanticada fazendo-se comque os arcos, introduzidos nos tubos molares,mostrem sua porção anterior passando pelacervical dos incisivos centrais (Fig. 5).Nos casos de severas sobremordidas, admite-se o uso de outros recursos, como a união dasalças, de cada lado, por os de amarrilho ou aconfecção de um círculo de aço aplicado à baseda segunda alça 7 (Fig. 6).

    Tração do CaninoNos casos de severa Classe II, os caninos podem

    ser tracionados por cadeia elástica concomitantecom a ativação dos arcos de dupla chave. A retraçãodos caninos facilita o deslizamento dos incisivos.Sem o impedimento dos caninos, os incisivoscaminham para o sítio desejado com muita faci-lidade, usando-se a quantidade mínima de forçaliberada pelas alças do arco de dupla chave. Nestescasos, onde usamos tracionar os caninos pelo braço

    de força (“power pin”) posto ao slot vertical dobraquete ip-Edge, é condição sine qua non deixara segunda alça afastada do braquete do canino,para que ela não o impeça de fazer o movimentopara a distal. Assim que o canino chega à relaçãode Classe I deverá ser inserida na ranhura verticaldo braquete ip-Edge, uma mola verticalizadorade raíz (mola “Side Winder”, P Orthodontics)para que a raíz do canino seja movimentada nosentido distal até que se alcance a angulação idealdesejada para o nal do tratamento5, 6. A própriaativação do arco dupla chave se incumbirá de fazera ancoragem da coroa do canino enquanto sua raízé verticalizada.

    Cabe lembrar que os braquetes ip-Edge,colados aos caninos, permitem movimentos queoferecem resistência menor ao deslocamento,requerendo força de tração de apenas 70 gramas,aproximadamente. Baixos valores de traçãotendem a sacricar menos a posição dos dentesque servem de ancoragem (Fig. 7).

    FIGURA 7 - A ) Canino sendo tracionado por cadeia elástica concomitantemente ao tracionamento feito pelo arco dupla chave.A segunda alçadeve car afastada do braquete do canino para que ele possa fazer o movimento para distal. O elástico de Classe II foi usado para auxiliar acorreção do trespasse horizontal e a abertura da mordida. B ) Com o canino próximo a relação de Classe I, substituimos o arco DKH por outro

    com alças nas proximais dos laterais para dar mais exibilidade à esta região e otimizar torque e a retração nal dos incisivos.

    FIGURA 6 - A união das alças e a confeccão de círculo na base dasegunda alça otimiza o efeito Gable.

    A B

    Messias Rodrigues, Gerval de Almeida

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    6/26

    34 • R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 27 - 54 - out./nov. 2002

    FIGURA - Paciente de 12 anos e 5 meses apresentava perl convexo com ângulonasolabial fechado.

    FIGURA 8 - Ma oclusão de Classe II de uma cúspide do lado esquerdo, 3/4 de cúspide do lado direito, com trespasse horizontal e sobremordidaacentuados.

    FIGURA 9 - O paciente apresenta Classe II esquelética devido a maxila e sobremordida profunda esquelética. Acentuada vestíbuloversão dosdentes anteriores inferiores. Padrão de crescimento anti-horário, favorável ao tratamento de Classe II.

    Caso Clínico IPac: G. B.12 anos e 5 meses

    A Mecânica de Retração com Arco Dupla Chave (DKH) Feita com a Prescrição da Técnica Straight-Wire

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    7/26

    R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 27 - 54 - out./nov. 2002• 35

    Gráco Vetorial - Folha de Planicação

    XP: 4

    5

    4

    5

    Dentes Chaves: 5

    6

    5

    6

    FIGURA 10 - De acordo com a follha de planicação, seria possível o término do caso em relação de Classe I de molares e caninos, e aindahaveria o movimento mesial de 4,5 e 5,5 mm dos molares inferiores direito e esquerdo, respectivamente.Tais movimentos, possibilitam o mo-

    vimento de rotação da mandíbula no sentido anti-horário e a conseqüente melhora do perl do paciente.

    Messias Rodrigues, Gerval de Almeida

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    8/26

    36 • R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 27 - 54 - out./nov. 2002

    FIGURA 11 - Fase inicial de nivelamento e alinhamento com o nitinol 0,014”.

    FIGURA 12 - Nos casos de Classe II severa, assim que se consiga instalar os os 0,020” tipo australiano no nivelamento e alinhamento, asmolas “Side Winder” já devem ser inseridas nos caninos inferiores para que suas coroas parem o movimento para a distal e facilitem o alcanceda relação de Classe I.

    FIGURA 13 - Começo da retração com os arcos DKH. Do lado esquerdo foram usados elásticos de Classe II para ajudar a correção da relaçãoântero-posterior e ajuste da linha mediana.

    FIGURA 14 - Foram confeccionados círculos na parte distal das alças dos arcos DKH para aumentar a exibilidadede dos arcos e auxiliar naabertura da mordida, além da amarração das alças umas nas outras, como sugerem Suzuki e Lima 7.

    FIGURA 15 - Na fase nal de torques foram usados elásticos de Classe II curtos com o intuito de manter a relação incisal, enquanto os dentes

    anteriores eram torqueados.

    A Mecânica de Retração com Arco Dupla Chave (DKH) Feita com a Prescrição da Técnica Straight-Wire

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    9/26R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 27 - 54 - out./nov. 2002• 37

    FIGURA 16 - Aspecto nal após 22 meses.

    FIGURA 17 - Controle após 24 meses.

    FIGURA 18 - Aspectos faciais iniciais e nais.

    Messias Rodrigues, Gerval de Almeida

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    10/26

    38 • R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 27 - 54 - out./nov. 2002

    Caso Clínico 2Pac: L.C.N. 11 anos e 2 meses

    FIGURA 19 - Paciente apresentava protrusão dos lábios superior e inferior.

    FIGURA 20 - Caso clínico com ma oclusão Classe I, com apinhamento e trespasse horizontal.

    FIGURA 21 - O paciente apresentava Classe I esquelética com biprtrusão e padrão de crescimento nosentido anti-horário.

    A Mecânica de Retração com Arco Dupla Chave (DKH) Feita com a Prescrição da Técnica Straight-Wire

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    11/26R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 27 - 54 - out./nov. 2002• 39

    Gráco Vetorial - Folha de Planicação

    XP: 45

    45

    Dentes Chaves: 56

    56

    FIGURA 22 - Com o intuito de corrigir a biprotrusão foi decidido por extrações de pré-molares. No entanto como os incisivos inferiores estavampróximos à linha I, optou-se por extrair os segundos pré-molares inferiores para facilitar a correção do trespasse horizontal. Cabe lembrar que

    fazendo extrações de segundos pré-molares o alinhamento, nivelamento e retração torna-se viável, por conta da colagem de braquetes Tip-Edgenos caninos. De acordo com a folha de planicação do Gráco Vetorial, somente do lado direito é que haverá movimento mesial dos molares,sendo que do lado oposto não haverá movimento mesial dos molares após as correções do alinhamento, nivelamento, correção da linha medianasimétrica e trespasse horizontal.

    Messias Rodrigues, Gerval de Almeida

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    12/26

    40 • R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 27 - 54 - out./nov. 2002

    FIGURA 23 - Fase inicial de nivelamento e alinhamento com o nitinol 0,014”. Note que com o braquete Tip-Edge nos caninos não há deexãodo arco.

    FIGURA 24 - Começo da fase de retração com arcos dupla chave. Foram feitas curvas com efeito Gable para a abertura da mordida.Os elásticosde Classe II são para ajudar a retração anterior. As alças distais do DKH devem car afastadas do braquete dos caninos para que eles possam

    fazer o movimento distal de suas coroas.

    FIGURA 25 - Sobremordida e trespasse horizontal totalmente corrigidos.

    FIGURA 26 - Após a correção da protrusão anterior, deve-se colocar as molas “Side Winder” nos caninos com o propósito de verticalizar suasraízes e ao mesmo tempo frear o movimento para a distal dos dentes anteriores, agora indesejável.

    FIGURA 27 - Fase com arcos retangulares 0,021”x 0,025” de aço, para torques nais e acabamento.

    A Mecânica de Retração com Arco Dupla Chave (DKH) Feita com a Prescrição da Técnica Straight-Wire

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    13/26R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 27 - 54 - out./nov. 2002• 41

    FIGURA 28 - Aspecto nal após remoção do aparelho.

    FIGURA 29 - Evolução do Tratamento.

    FIGURA 30 - Aspectos faciais iniciais e nais.

    Messias Rodrigues, Gerval de Almeida

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    14/26

    42 • R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 27 - 54 - out./nov. 2002

    Caso Clínico 3Pac: D.B. 11 anos

    FIGURA 31 - Paciente apresentava interposição e falta de selamento labial.

    FIGURA 32 - Classe II completa do lado esquerdo com severa inclinação dos incisivos superiores.

    FIGURA 33 - O paciente apresentava Classe I esquelética com biprotrusão e Classe II dentária devido ao molar inferior, com vestíbuloversãodos incisivos inferiores. Padrão de crescimento no sentido anti-horário.

    A Mecânica de Retração com Arco Dupla Chave (DKH) Feita com a Prescrição da Técnica Straight-Wire

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    15/26R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 27 - 54 - out./nov. 2002• 43

    Gráco Vetorial - Folha de Planicação

    XP: 45

    45

    Dentes Chaves: 56

    56

    FIGURA 34 - De acordo com a folha de planicação, para que não houvesse mudança signicativa no ângulo nasolabial, ao nal do tratamento,os molares inferiores teriam feito o movimento mesial de 8mm. Desta forma não se justicariam as extrações inferiores. No entanto, optamospelas extrações dos segundos pré-molares inferiores, porque julgamos ser arr iscado um acerto cefalométrico inferior de +2,5mm, porque a facelingual das raízes dos incisivos inferiores estavam em uma posição limítrofe em relação a sínse. Contamos contudo, com o exelente padrão decrescimento que o paciente apresentava mais o movimento mesial que os molares inferiores fariam, para que houvesse o movimento de rotação

    da mandíbula no sentido anti-horário, e fosse ajustado o acerto cefalométrico inferior.

    Messias Rodrigues, Gerval de Almeida

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    16/26

    44 • R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 27 - 54 - out./nov. 2002

    FIGURA 35 - Fase de nivelamento com os de nitinol. Os pré-molares superiores não foram colados para que o atrito na parte posterior fossepequeno e o arco pudesse deslizar quando do uso dos elásticos de Classe II para a correção do trespasse horizontal.

    FIGURA 36 - Começo da retração com os arcos DKH. Do lado esquerdo foram usados elásticos de Classe II para ajudar a correção da relaçãoântero-posterior e ajuste da linha mediana.

    FIGURA 37 - Foi posto um arco restangular superior 0,021x0,025” com molas “Side-Winders” nos caninos para ajustar os torques e a nalização.Enquanto terminava o fechamento dos espaços inferiores com arco DKH.

    FIGURA 38 - Nivelamento dos pré-molares superiores e segundos molares.

    FIGURA 39 - Aspecto nal após 30 meses.

    A Mecânica de Retração com Arco Dupla Chave (DKH) Feita com a Prescrição da Técnica Straight-Wire

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    17/26R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 27 - 54 - out./nov. 2002• 45

    FIGURA 40 - Evolução do Tratamento.

    FIGURA 41 - Aspectos faciais iniciais e nais.

    Messias Rodrigues, Gerval de Almeida

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    18/26

    46 • R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 27 - 54 - out./nov. 2002

    Caso Clínico 4Pac: E.M. 15 anos e 8 meses

    FIGURA 42 - Paciente apresentava hipotonia e falta de selamento labial com altura facialântero-inferior aumentada.

    FIGURA 43 - Má oclusão de Classe I com apinhamento e mordida aberta anterior.

    FIGURA 44 - O paciente apresentava Classe I esquelética e dentária com mordida aberta esquelética. Biprotrusão dentária e faltade selamento labial.

    A Mecânica de Retração com Arco Dupla Chave (DKH) Feita com a Prescrição da Técnica Straight-Wire

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    19/26R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 27 - 54 - out./nov. 2002• 47

    Gráco Vetorial - Folha de Planicação

    XP: 5

    5

    5

    5Dentes Chaves: 4

    6

    4

    6

    FIGURA 45 - Embora as mudanças no sentido vertical não participem da planicação, o movimento dos dentes no sentido horizontal, principal-mente a mesialização dos molares, podem inuenciar no resultado do tratamento no sentido vertical. Por este motivo optamos pelas extraçõesdos quatro segundos pré-molares, para facilitar tal movimento.

    Messias Rodrigues, Gerval de Almeida

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    20/26

    48 • R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 27 - 54 - out./nov. 2002

    FIGURA 46 - Além dos quatro caninos,foram também colados braquetes Tip-Edge nos pré-molares superiores para evitar que se passasse deuma mordida aberta anterior para uma mordida aberta lateral.

    FIGURA 47 - Ao nal do nivelamento e alinhamento com o 0,020” tipo australiano “Bow-Flex” (TP Orthodontics), nota-se que houve umapequena mordida aberta lateral, causada pela deexão na região dos pré-molares inferiores, dos arcos iniciais.

    FIGURA 48 - Os elásticos de ClasseIII na região anterior, serviram para ajudar na verticalização dos molares além do fechamento da mordidaaberta anterior.

    FIGURA 49 - Começo da fase de retração dos dentes anteriores com arcos DKH. Mesmo se tratando de um caso de mordida aberta, usamosativar as alças com os de amarrilho pois de outra maneira, dobrando a parte posterior do o, poderá acontecer uma mordida aberta lateral.

    FIGURA 50 - A mola “Side-Winder” deve ser instalada no caninos quando se deseja “frear” seu movimento e ou verticalizar sua raíz.

    A Mecânica de Retração com Arco Dupla Chave (DKH) Feita com a Prescrição da Técnica Straight-Wire

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    21/26R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 27 - 54 - out./nov. 2002• 49

    FIGURA 51 - No arco superior foi feita uma pequena curva com efeito Gable, para que os molares pudessem fazer o movimento mesial comcontrole e chegassem ao sítio desejado com suas coroas verticalizadas.

    FIGURA 52 - Fase com arcos retangulares 0,021”x 0,025” de aço, para torques nais e acabamento.

    FIGURA 53 - Aspecto nal após 21 meses.

    FIGURA 54 - Evolução do Tratamento. FIGURA 55 - Aspectos faciais iniciais e nais.

    Messias Rodrigues, Gerval de Almeida

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    22/26

    50 • R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 27 - 54 - out./nov. 2002

    Caso Clínico 5Pac: C.B. 10 anos e 6 meses

    FIGURA 56 - Paciente apresentava pequena protrusão do lábio inferior e diculdade deselamento labial.

    FIGURA 57 - Caso de Classe II suave com apinhamento na região anterior.

    FIGURA 58 - Paciente apresentava uma Classe I esquelética e Classe II dentária devido ao molar inferior. Padrão de crescimento neutro.

    A Mecânica de Retração com Arco Dupla Chave (DKH) Feita com a Prescrição da Técnica Straight-Wire

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    23/26R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 27 - 54 - out./nov. 2002• 51

    FIGURA 59 - Segundo os vetores nais obtidos na Folha de Planicação, os molares inferiores e premolares superiores fariam somente um pequenomovimento mesial em torno de 1 a 2 m, o que ratica a necessidade de 4 extrações.

    Gráco Vetorial - Folha de Planicação

    XP: 45

    45

    Dentes Chaves: 56

    56

    Messias Rodrigues, Gerval de Almeida

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    24/26

    52 • R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 27 - 54 - out./nov. 2002

    FIGURA 60 - Fase inicial de nivelamento e alinhamento com o nitinol 0,014”. Foi feito o travamento na parte posterior do arco para evitar omovimento mesial dos incisivos pela inclinação(tip) de suas ranhuras(slots) e fazer com que os caninos zessem o movimento distal.

    FIGURA 61 - Fio de nitinol 0,020” para nivelamento e alinhamento com “ancoragem recíproca”(travamento no nal do tubo). Nota-se o movimentodo canino com inclinação distal de sua coroa.

    FIGURA 62 - Caninos ao término do nivelamento ( o 0,021”x0,025” de nitinol) estavam com suas coroas na relação de Classe I.

    FIGURA 63 - Apenas na arcada inferior o arco DKH foi ativado enquanto os elásticos de Classe II corrigiam um pequeno trespasse horizontal queainda existia.

    FIGURA 64 - Após a correção da relação ântero-posterior, foram instaladas as molas “Side Winder” nos caninos e as alças foram ativadas para queos espaços remanescentes das extrações fossem fechados.

    A Mecânica de Retração com Arco Dupla Chave (DKH) Feita com a Prescrição da Técnica Straight-Wire

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    25/26R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 5, p. 27 - 54 - out./nov. 2002• 53

    FIGURA 65 - Aspecto nal após 25 meses.

    FIGURA 66 - Evolução do Tratamento.

    FIGURA 67 - Controle após 30 meses.

    FIGURA 68 - Aspectos faciais iniciais e nais.

    Messias Rodrigues, Gerval de Almeida

  • 8/18/2019 Retração Com Dupla Chave

    26/26

    CONCLUSÃOEmbora a ativação feita pelas alças do arco

    dupla chave, com amarrilhos metálicos, tenhacontribuído para evitar o aprofundamento damordida anterior, nos casos de retração, osbraquetes convencionais “Straight-Wire” doscaninos, impossibilitam o perfeito deslizamen-to do arco no sentido distal. Esta diculdadeca mais evidente nos casos de severas sobre-mordidas e extensos trespasses horizontais. Acolocação de braquetes ip-Edge nos caninosconferiu à mecânica do arco dupla chavemaior liberdade de se fazer o movimento dis-tal e, consequentemente facilitou o deslize detodos os dentes anteriores, possibilitando umtratamento mais rápido e com níveis de forçamais baixos.

    Os braquetes convencionais “Straight-Wire”nos caninos, endereçam suas raizes para distal,em uma posição de “ncapé” que resiste, pordemais, ao necessário movimento distal. Coma ausência desta ancoragem reversa, proporcio-nada pelo braquete ip-Edge, os casos clínicospodem ser concluídos com muito menor

    solicitação de ancoragem. Salvo casos muitoextremos, a maioria dos tratamentos pode serconduzida com apenas barra transpalatina comoreforço de ancoragem.

    Casos menos severos requerem apenas curvascom efeito Gable para manutenção da ancora-gem posterior.

    Portanto, concluímos que o uso de talprescrição de braquetes na mecânica do arcodupla chave traz mais facilidade e segurança aoortodontista e comodidade ao paciente.

    ABSTRACTTis paper describes the mechanic of DoubleKey Hole to retract anterior teeth to the spaceobtained from bicuspids extraction, as usedby Roth and related by Suzuki e Lima 7 (2001)using the Simplied Straight-wire MechanicsPrescription ( Straight-Wire prescription, in-cludes ip-Edge brackets on canines ).

    Key words: Anterior Retraction. Double KeyHole. ip-Edge Brackets. Closing Spaces.Canines.

    Endereço para correspondência:Prof. Dr. Messias RodriguesRua 13 de maio, 426CEP: 13400-300Piracicaba - SP

    REFERÊNCIAS1 - BURS ONE, C. J.; KOENING, H. A. Optimizing

    anterior and canine retraction. Am J Orthod , St. Louis, v.70, no. 1, p. 1-19, July 1976.

    2 - FAULKNER, M. G. et al. A parametric study of force/moment systems produced by t-loop retraction springs. JBiomech, London, v. 22, no. 6/7, p. 637-647, 1989.

    3 - GRABER, Tomas M.; SWAIN, Brainerd F.Ortodoncia :princípios generales y técnicas. Buenos Aires:Panamericana, 1989.

    4 - IN ERLANDI, S.Gráco vetorial ortodôntico :processo prático para planicação de tratamento. SãoPaulo: Artes Médicas, 2001.

    5 - MESSIAS, R.; URSI, W.; ALMEIDA, G. Uso debraquetes ip-Edge em caninos para facilitar o controlevertical dos dentes anteriores na mecânica Straight-Wire.R Dental Press Ortodon Ortop Facial , Maringá, v. 3, n.5, p. 59-64, 1998.

    6 - MESSIAS, R.; ALMEIDA, G. ratamento da maloclusãode Classe II sem extração com prescrição Straight-Wire ebraquete ip-Edge em caninos.R Dental Press OrtodonOrtop Maxilar , Maringá, v. 7, n. 3, p. 43-63. 2002.

    7 - SUZUKI, H.; LIMA, R. S. Arco de retração anteriordupla chave (DKH - PARKER).Ortodontia , São Paulo,v. 34, n. 1, p. 73-78. jan./abr. 2001.

    A Mecânica de Retração com Arco Dupla Chave (DKH) Feita com a Prescrição da Técnica Straight-Wire