resumo+rorschach

4
1 REVISÃO 1º. BIMESTRE - RORSCHACH CONCEITOS GERAIS: O Método de Rorschach foi criado na Suíça, por Hermann Rorschach que escreveu o livro Psicodiagnóstico. Morreu ainda jovem, deixando sua obra inacabada. No Brasil, um de seus estudiosos é Aníbal da Silveira. O teste é composto de 10 lâminas com manchas de tinta desestruturadas. O conjunto de 3 lâminas, chama-se Zulliger ou Teste Z. As aplicações possuem uma sequência. O estabelecimento de rapport; as perguntas semi-estruturadas e a finalização são algumas delas. É necessário registrar comportamentos do indivíduo entrevistado. Não é suficiente anotar, apenas, suas respostas e observações adicionais. O inquérito ocorre após a fase de respostas por ser mais detalhado. As fases do Método de Rorschach incluem algumas fases importantes para o desenvolvimento correto da tarefa: * marcação, acolhimento (rapport), fase de respostas, inquérito, localização, codificação, interpretação e laudo. O Método de Rorschach se constitui num privilegiado instrumento para o acesso às principais funções psíquicas, definidas por Silveira (1985) como: Conação (esforço, empenho), afetividade e inteligência. O Método de Rorschach avalia alguns aspectos importantes. São eles: Estrutura de personalidade e Psicodinâmica Segundo Pellini (2007):

Upload: willianpereirasilva

Post on 20-Oct-2015

7 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

3

REVISO 1. BIMESTRE - RORSCHACH

CONCEITOS GERAIS:

O Mtodo de Rorschach foi criado na Sua, por Hermann Rorschach que escreveu o livro Psicodiagnstico. Morreu ainda jovem, deixando sua obra inacabada. No Brasil, um de seus estudiosos Anbal da Silveira. O teste composto de 10 lminas com manchas de tinta desestruturadas. O conjunto de 3 lminas, chama-se Zulliger ou Teste Z.

As aplicaes possuem uma sequncia. O estabelecimento de rapport; as perguntas semi-estruturadas e a finalizao so algumas delas.

necessrio registrar comportamentos do indivduo entrevistado. No suficiente anotar, apenas, suas respostas e observaes adicionais.

O inqurito ocorre aps a fase de respostas por ser mais detalhado.As fases do Mtodo de Rorschach incluem algumas fases importantes para o desenvolvimento correto da tarefa:

* marcao, acolhimento (rapport), fase de respostas, inqurito, localizao, codificao, interpretao e laudo.

O Mtodo de Rorschach se constitui num privilegiado instrumento para o acesso s principais funes psquicas, definidas por Silveira (1985) como:

Conao (esforo, empenho), afetividade e inteligncia.

O Mtodo de Rorschach avalia alguns aspectos importantes. So eles: Estrutura de personalidade e PsicodinmicaSegundo Pellini (2007):

REPASSAGEM - Deve ocorrer quando h inibio, poucas respostas ou perseverao de contedo.

INIBIO - Ocorre quando o examinando no d respostas na primeira apresentao da prancha.

AUSNCIA DE RESPOSTAS DE COR - Leva a investigar a hiptese de daltonismo.

REJEIO - Ocorre quando no h associao prancha inibida.PERSEVERAO - Ocorre quando mais da metade do total de resposta for do mesmo contedo

Durante a fase de inqurito se o sujeito forneceu informaes adicionais em uma resposta, a qual no havia mencionado na fase de associao, devemos em seguida verbalizao, verificar se o sujeito j havia visto do modo informado durante a fase de associao ou se v apenas no inqurito.

Diferenas entre as Modalidades Principais de Pormenor Primrio (P) e Pormenor Secundrio (p):O Pormenor Primrio implica em uma poro da mancha freqentemente vista pela populao em geral e o Pormenor Secundrio visto com menor freqncia de aparecimento.

Os testes psicolgicos devem ser aplicados por psiclogos, pois estes possuem conhecimentos da personalidade humana; das abordagens disponveis para tratamento psicoterpico e esto aptos para o manejo de provveis crises.

A aplicao do Mtodo de Rorschach no dispensa preparativos e no deve ser realizada de maneira informal e improvisada.

Informaes pessoais (como telefone, estado civil e idade) no devem ser trocadas entre cliente-psiclogo pois o estabelecimento de uma ligao pessoal pode prejudicar o vnculo teraputico.

As aplicaes no devem ser feitas em qualquer tipo de ambiente. As interrupes, barulho e sigilo devem ser considerados.O Mtodo de Rorschach utiliza-se do mecanismo da projeo das questes inconscientes do indivduo.As pranchas devem ser apresentadas em ordem, todas as 10.Por ser projetivo, o teste mais difcil de manipular e propicia uma avaliao aprofundada das questes do sujeito.

Cada lmina possui um certo significado (segundo Weiner) e o mesmo tipo de resposta pode ter significados diferentes em lminas distintas.Os cdigos devem ser criteriosamente avaliados e os clculos finais transformam-se no Psicograma.Numa aplicao para a rea de sade (hospitalar) necessrio conhecer as doenas clnicas do paciente, pois podem influenciar o estado do paciente e a conduo do processo psicoterpico.Sujeitos portadores de esquizofrenia podem ser submetidos ao teste, apesar de podere desorganizar-se, os resultados sero confiveis.Para o psicodiagnstico no fcil reconhecer por apenas um sintoma relatado ou observado, que psicopatologia est presente.

A observao do comportamento do sujeito entrevistado de vital importncia, pois pode indicar eventuais contradies entre o discurso do sujeito e suas psicopatologias.

Numa avaliao infantil necessrio conhecer a histria familiar e o histrico escolar. O Mtodo de Rorschach no suficiente para afirmar se a criana bem adaptada ou se o problema com a instituio, por exemplo.

Abaixo esto listadas algumas lminas e alguns significados, de acordo com Weiner.

VI - Lmina que aponta aspectos importantes da sexualidade humana

IV - Pode ser compreendida como a lmina paterna que fala tambm das relaes com a figura masculina ou de forte autoridade para o sujeito

X - Onde o sujeito deixa um recado sobre o que ele gostaria que voc soubesse sobre ele.

III - Trata das relaes interpessoais e sociais. Humanos so vistos com frequncia nesta lmina.

VII - Prancha feminina, tambm fala da relao com a figura materna.

II - Importante para averiguar traumas fsicos e emocionais. Relaciona-se com sofrimento. Tambm pode identificar agressores.

I - Como a pessoa se comporta em novas situaes, como se mostra inicialmente.

Durante a aplicao o sujeito no conseguiu fornecer mais de uma resposta primeira ou segunda prancha e posteriormente no forneceu nenhuma resposta diante de uma lmina subseqente. Devemos estimular o sujeito a fornecer mais de uma resposta at a terceira prancha. Posteriormente faremos uma repassagem parcial da outra prancha.

Num paciente com histrico de impulsividade e irritabilidade, ficou incomodado e pegou a prancha que j havia visto, ficando com os dois estmulos expostos sua frente. A aplicadora deve gentilmente retirar a prancha da mo do examinando, porque no devemos deixar o examinando visualizar mais de uma prancha por vez.