resumo sobre compressores

4
COMPRESSORES São máquinas destinadas a elevar a pressão de um certo volume de ar, admitido nas condições atmosféricas, até uma determinada pressão, exigida na execução dos trabalhos realizados pelo ar comprimido.São duas as classificações fundamentais para os princípios de trabalho: Deslocamento Positivo: Baseia-se fundamentalmente na redução de volume. Deslocamento dinâmico: A elevação da pressão é obtida por meio de conversão de energia cinética em energia de pressão, durante a passagem do ar através do compressor. Os Tipos Fundamentais de Compressores são o Compressor de Parafuso; Compressor de Simples Efeito ou Compressor Tipo Tronco; Compressor de Duplo Uso do ar comprimido Utilizado em todos os equipamentos de perfuração; Compressores são equipamentos que aspiram o ar comprimindo-o; Em obras de maior duração há centrais de ar comprimido; Obras de curta duração: compressores portáteis. Tipo de compressores De deslocamento positivo: A elevação de pressão é obtida por aspiração de volumes sucessivos para dentro de um cilindro e sua imediata exaustão; Pistão ou rotativos No compressor com pistão a produção é descontínua; No compressor rotativo o ar passa por um sistema rotativo; Dinâmicos: O fluxo de ar de entrada é acelerado por meio de pás ou outro dispositivo. Classificação (alternativa) Compressores de ar para serviços ordinários; Compressores de ar para serviços industriais; Compressores de gás ou de processo; Compressores de refrigeração; Compressores para serviços de vácuo. Compressores de ar para serviços ordinários

Upload: jaqueline-santos

Post on 14-Dec-2015

46 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resumo sobre Compressores

COMPRESSORES

São máquinas destinadas a elevar a pressão de um certo volume de ar, admitido nas condições atmosféricas, até uma determinada pressão, exigida na execução dos trabalhos realizados pelo ar comprimido.São duas as classificações fundamentais para os princípios de trabalho: Deslocamento Positivo: Baseia-se fundamentalmente na redução de volume. Deslocamento dinâmico: A elevação da pressão é obtida por meio de conversão de energia cinética em energia de pressão, durante a passagem do ar através do compressor.

Os Tipos Fundamentais de Compressores são o Compressor de Parafuso; Compressor de Simples Efeito ou Compressor Tipo Tronco; Compressor de Duplo

Uso do ar comprimido

• Utilizado em todos os equipamentos de perfuração; • Compressores são equipamentos que aspiram o ar comprimindo-o;• Em obras de maior duração há centrais de ar comprimido;• Obras de curta duração: compressores portáteis.

Tipo de compressores

• De deslocamento positivo:– A elevação de pressão é obtida por aspiração de volumes sucessivos para

dentro de um cilindro e sua imediata exaustão; Pistão ou rotativos– No compressor com pistão a produção é descontínua; – No compressor rotativo o ar passa por um sistema rotativo;

• Dinâmicos:– O fluxo de ar de entrada é acelerado por meio de pás ou outro

dispositivo.Classificação (alternativa)

• Compressores de ar para serviços ordinários; • Compressores de ar para serviços industriais; • Compressores de gás ou de processo; • Compressores de refrigeração; • Compressores para serviços de vácuo.

Compressores de ar para serviços ordinários

• Destinam-se normalmente a serviços de jateamento, limpeza, pintura, acionamento de pequenas máquinas pneumáticas, etc. (baixo custo)

Compressores

• Para serviços industriais– destinam-se às centrais encarregadas do suprimento de ar em unidades

industriais ;• De gás ou processo

– podem ser requeridos para as mais variadas condições de operação; Como exemplo, o soprador de ar do forno de craqueamento das refinarias de petróleo

Compressores

• Refrigeração– Operam com fluidos bastante específicos e em condições de sucção e

descarga pouco variáveis

Page 2: Resumo sobre Compressores

• Vácuo– São máquinas que trabalham em condições bem peculiares. A pressão de

sucção é subatmosférica, a pressão de descarga é quase sempre atmosférica e o fluido de trabalho normalmente e o ar.

Tipos de compressores

• Portáteis– Geralmente acionados a diesel;

• Estacionários– Exigem base de concreto para absorver vibrações;

• Semi-estacionários– Montado sobre um quadro feito de perfis metálicos

Resfriamento

• Durante a compressão do ar o compressor libera grande quantidade de calor;• O resfriamento pode ser feito:

– Circulação do ar externo;– Água;– Óleo (nesse caso há necessidade de bombeamento)

Filtros de ar

• As impurezas do ar podem ser altamente abrasivas e danificar o equipamento. Isto justifica a necessidade de filtros.

• A velocidade do ar é elevada durante o processo de compressão.

VÁLVULAS

As válvulas são dispositivos destinados a estabelecer, controlar e interromper o fluxo em uma tubulação. São os acessórios mais importantes existentes nas tubulações, e que por isso devem merecer o maior cuidado na sua seleção, especificação e localização. Em qualquer instalação deve haver sempre o menor número possível de válvulas, compatível com o funcionamento da mesma, porque as válvulas são peças caras, onde sempre há possibilidade de vazamentos (em juntas, gaxetas etc.) e que introduzem perdas de carga, às vezes de grande valor. As válvulas são, entretanto peças indispensáveis, sem as quais as tubulações seriam inteiramente inúteis.

Existe uma grande variedade de tipos de válvulas, algumas para uso geral, e outras para finalidades específicas logo são classificadas em válvulas de bloqueio , reguladoras, as que permitem o fluxo em um só sentido . Denominam-se válvulas de bloqueio as válvulas que se destinam primordialmente a apenas estabelecer ou interromper o fluxo, isto é, que só devem funcionar completamente abertas ou completamente fechadas. As válvulas de bloqueio costumam ser sempre do mesmo diâmetro nominal da tubulação, e têm uma abertura de passagem de fluido com secção transversal comparável com a da própria tubulação. Alguns exemplos de válvulas são as de gaveta, macho, de esfera e a de comporta.

Válvulas de regulagem são a s destinadas especificamente para controlar o fluxo, podendo por isso trabalhar em qualquer posição de fechamento parcial. Essas válvulas são às vezes, por motivo de economia, de diâmetro nominal menor do que a tubulação. As Válvulas borboleta e de diafragma, embora sejam especificamente válvulas de regulagem, também podem trabalhar como válvulas de bloqueio; as que controlam a pressão de montante e jusante. Alguns tipos de válvulas são as de globo, de agulha, de controle, borboleta e diafragma.

Page 3: Resumo sobre Compressores

Válvulas que Permitem o Fluxo em Um só Sentido temos as Válvulas de retenção (check valves); Válvulas de retenção e fechamento (stop-check valves); Válvulas de pé (foot valves). As Válvulas que Controlam a Pressão de Montante alguns dos tipos são: Válvulas de segurança e de alívio (safety, relif valves); Válvulas de excesso de vazão (excess flow valves); Válvulas de contrapressão (back-pressure valves). As Válvulas que Controlam a Pressão de Jusante são as: Válvulas redutoras e reguladoras de pressão; Válvula de quebra-vácuo (ventosas).