resumo pÚblico - klabin.com.br · 2 3 nas próximas páginas, você vai conhecer um pouco mais...

31
RESUMO PÚBLICO 2017 Plano de Manejo Florestal Angatuba – SP

Upload: vuthuan

Post on 08-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

R E S U M O

PÚBLICO2017

Plano de Manejo F lorestalAngatuba – SP

2 3

Nas próximas páginas, você vai conhecer um pouco mais sobre os esforços que a Klabin faz pelo manejo adequado de suas florestas, das políticas sociais e de sustentabilidade.

Essa é a demonstração do comprometimento da Klabin em gerar riquezas, sempre respeitando a natureza, seus colaboradores e a sociedade, além de manter o compromisso de adesão de longo prazo aos princípios e critérios do Forest Stewardship Council® – FSC®.Para facilitar a sua compreensão, identificamos as modificações de texto ocorridas entre a versão anterior do Resumo Público do Plano de Manejo e esta com o símbolo I.

Boa leitura!

FSC-C007520

PREZADO LEITOR,

Foto

: Fer

nand

o Fa

vore

tto.

4 5

Í N D I C E

Sobre a Klabin

Código de Conduta Klabin

Política de Responsabilidade Social e Ambiental para a Contratação de Fornecedores

Política de Sustentabilidade

Compromissos externos

Responsabilidade Socioambiental

Descrição do Empreendimento

Indicadores Socioambientais

Manejo Florestal

7

15

17

11

19

39

29

55

33

Fotos: Fernando Favoretto.

6 7

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. É também a única empresa do país a fornecer simultaneamente ao mercado celulose de fibra curta (eucalipto), celulose de fibra longa (pínus) e celulose fluff.

A Klabin está dividida em quatro áreas de negócio:• Florestal: matéria-prima para produção de celulose e comercialização de

toras de madeira para serrarias e laminadoras;• Celulose: celulose de fibra curta, celulose de fibra longa e celulose fluff;• Papéis: papel kraft, papel cartão e papel reciclado;• Conversão: embalagens de papelão ondulado e sacos industriais.

SOBRE A KLABIN

Foto: Fernando Favoretto.

8 9

S O B R E A K L A B I N

Os papéis e cartões para embalagem fabricados pela Klabin, assim como suas embalagens em papelão ondulado e seus sacos industriais, oferecem proteção e segurança a alimentos, bebidas, produtos de higiene e limpeza, eletroeletrônicos, cimento, sementes, farinha de trigo, produtos químicos, entre outros. São produtos que dão a medida de como a Klabin está presente no dia a dia das pessoas.

As celuloses de fibra curta e fibra longa, aplicadas isoladamente ou combinadas, conferem características essenciais a diversos tipos de papel: resistência, maciez e absorção na medida ideal para produtos de higiene, resistência e opacidade para papéis de imprimir e escrever e outras propriedades específicas exigidas para papéis especiais.

A gestão da empresa está orientada para o desenvolvimento sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental.

Unidade AngatubaA Unidade Angatuba (SP) foi incorporada em 2000 e é responsável pela produção de mais de 130 mil toneladas Papel Kraft/ano. Para fornecer matéria-prima à fábrica e à comercialização de toras, a localidade também conta com uma área florestal constituída

por 4,8 mil hectares plantados e 3,7 mil hectares de matas preservadas na região de Angatuba.

Em 2009, a Unidade recebeu a certificação FSC® – Forest Stewardship Council® para o manejo florestal praticado, o que comprova a conservação dos recursos naturais, proporciona condições justas de trabalho e estimula boas relações com a comunidade. A unidade industrial também possui as certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, que comprovam rígidos padrões de qualidade em suas operações.

Foto: Fernando Favoretto.

10 11

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE

Foto: Fernando Favoretto.

12 13

P O L Í T I C A D E S U S T E N T A B I L I D A D E

1Buscar a qualidade competitiva, visando à melhoria sustentada dos seus resultados, pesquisando, desenvolvendo e aperfeiçoando continuamente os processos, produtos e serviços, existentes e novos, para atender às expectativas de clientes, colaboradores, acionistas, comunidade, fornecedores e dos demais públicos de relacionamento.

2Promover a colaboração com clientes, fornecedores, academia e outras partes interessadas na busca por inovação para os produtos e os processos e por melhorias para a cadeia de valor.

3Garantir a valorização da base florestal a partir de sua transformação em produtos sustentáveis e competitivos.

7Buscar aplicar as mais eficientes e atuais tecnologias e soluções de engenharia na implementação de novos projetos e empreendimentos, zelando pela proteção da saúde humana, dos recursos naturais e do meio ambiente.

8Promover o crescimento pessoal e profissional dos seus colaboradores e a busca da melhoria contínua das condições de trabalho, saúde e segurança.

9Promover uma cultura de disseminação da ética e desenvolver as melhores práticas de governança corporativa.

10Observar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), e

orientar suas ações e seus investimentos para o fortalecimento dessa agenda, agindo de modo propositivo em favor do desenvolvimento socioambiental positivo dos locais onde atua.

11Praticar a responsabilidade social com foco nas comunidades onde atua de acordo com a plataforma de investimento social privado, com base nas linhas de desenvolvimento local e educação.

12Atender à legislação e às normas aplicáveis ao produto, ao meio ambiente, à saúde e à segurança.

13Assegurar que as operações da companhia busquem constantemente a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

4Assegurar o suprimento de madeira plantada para as suas unidades industriais, de forma sustentada, sem agredir os ecossistemas naturais associados, nas operações próprias e em fomentados.

5Praticar e promover a reciclagem de fibras celulósicas em sua cadeia produtiva.

6Evitar e prevenir a poluição por meio da redução dos impactos ambientais relacionados a efluentes hídricos, resíduos sólidos e emissões atmosféricas, considerando constantemente esses elementos na manutenção e na melhoria de processos produtivos, no desenvolvimento e no aperfeiçoamento de produtos, em operações florestais e logísticas e no monitoramento de fornecedores críticos em função de aspectos econômicos e socioambientais.

Foto: Fernando Favoretto.

14 15

Desde a sua fundação, a Klabin tem buscado se desenvolver de modo a proporcionar a seus empregados, clientes, fornecedores e à sociedade em geral um relacionamento sustentado por uma conduta ética e princípios reconhecidos socialmente. Os elevados padrões seguidos pela empresa são fatores fundamentais para o seu crescimento. Os pressupostos do Código de Conduta Klabin ultrapassam o simples cumprimento de leis e políticas e têm a finalidade de uniformizar padrões entre seus conselheiros, diretores e colaboradores, estimulando-os a adotar, em seu dia

a dia, comportamentos e atitudes guiados por valores básicos e diretrizes estabelecidos nesse código.

A Klabin mantém os seguintes canais de comunicação para contato com o Comitê de Ética – Ouvidoria:

E-mail: [email protected]

Site: www.klabin.com.br/ouvidoria

Telefone: 0800 718 7814

CÓDIGO DE CONDUTA KLABIN

Foto: Fernando Favoretto.

16 17

Na Klabin, todos os negócios são pautados pela ética, pela transparência e pelo respeito aos princípios de sustentabilidade, a fim de assegurar o equilíbrio econômico, a responsabilidade social e a preservação ambiental. Por isso, a empresa busca fornecedores que sigam os critérios especificados na Política de Responsabilidade Social e Ambiental para a Contratação de Fornecedores. O modelo de contrato foi revisado a partir de uma padronização dos

aspectos da sustentabilidade, como pontualidade de entrega, condição creditícia, respeito às legislações aplicáveis, conformidade com o Fisco, proibição de trabalho infantil e forçado e adoção de medidas de proteção ao meio ambiente.

Interessados em se tornar fornecedores da Klabin devem acessar o site da empresa e a aba Entre em Contato > Cadastro de Fornecedores.

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL PARA A CONTRATAÇÃO DE FORNECEDORES

Foto: Fernando Favoretto.

18 19

A Klabin busca exercer um papel ativo em questões socioambientais e econômicas, aderindo voluntariamente a compromissos propostos por instituições reconhecidas, descritos nas próximas páginas.

COMPROMISSOS EXTERNOS

Foto: Fernando Favoretto.

20 21

PACTO GLOBAL Consciente de seu papel influenciador na mobilização da sociedade para a construção de um país mais justo e sustentável, a Klabin é signatária do Pacto Global desde 2003. Desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a iniciativa, que já conta com mais de 5.200 organizações articuladas ao redor do mundo, tem o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE) Criado em dezembro de 2005 pela BM&F Bovespa, o Índice busca avaliar de forma integrada os diferentes aspectos da sustentabilidade. Seu objetivo é atuar como indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro. As empresas são selecionadas com base em critérios estabelecidos pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). A Klabin faz parte do ISE desde 2014.

PACTO NACIONAL PELA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO ESCRAVOEm 2013, a Klabin se tornou signatária do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, que reúne empresas brasileiras e multinacionais que assumiram o compromisso de não negociar com quem explora o trabalho escravo. A gestão do Pacto é realizada pelo Comitê de Coordenação e Monitoramento, composto do Instituto Ethos, do Instituto Observatório Social (IOS), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da ONG Repórter Brasil.

C O M P R O M I S S O S E X T E R N O S

PACTO EMPRESARIAL PELA INTEGRIDADE E CONTRA A

CORRUPÇÃO

O Pacto foi lançado em junho de 2006, por iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, do UniEthos – Formação e Desenvolvimento da Gestão Socialmente Responsável, da Patri Relações Governamentais & Políticas Públicas, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e do Comitê Brasileiro do Pacto Global.

Os principais compromissos expressos no texto são: Informação sobre legislação; divulgação, orientação e respostas sobre princípios legais aplicáveis às suas atividades; vedação ao suborno; contribuição transparente e lícita a campanhas políticas; propagação de princípios do pacto entre seus públicos; investigações abertas e transparentes; e atuação junto à cadeia produtiva. A Klabin é signatária deste Pacto desde 2013.

22 23

C O M P R O M I S S O S E X T E R N O S

ID LOCALA Iniciativa Desenvolvimento Local & Grandes Empreendimentos (ID Local ) visa articular o setor empresarial para refletir, trocar experiências e construir propostas e diretrizes empresariais para o desenvolvimento local. Promove o diálogo, o estudo, a articulação e a cocriação de propostas, metodologias e ferramentas de gestão local. Tudo com o objetivo de inserir

o desenvolvimento local na estratégia do negócio das empresas responsáveis por investimentos em áreas mais carentes no contexto dos grandes empreendimentos.Em 2014, a Klabin foi uma das empresas reconhecidas pela iniciativa Casos de Inovação e Desenvolvimento Local, com o case “Estruturação do empoderamento local e

engajamento territorial”, na região do Paraná. O trabalho reuniu um conjunto de ações interligadas com foco no desenvolvimento da comunidade do entorno da empresa naquele Estado. Essa atuação ocorre desde a década de 1980, mas com o Projeto Puma, as ações da companhia estão sendo estendidas para um raio maior da comunidade.

GHG PROTOCOL A Klabin faz parte deste programa desde 2013, que tem como objetivo estimular a cultura corporativa para a elaboração e a publicação de inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEEs), proporcionando aos participantes acesso a instrumentos e padrões de qualidade internacional. Originalmente desenvolvido nos Estados Unidos, em 1998, pelo World Resources Institute (WRI), o GHG Protocol é uma ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de GEEs.

EMPRESAS PELO CLIMA (EPC)Desde 2013, a Klabin participa desta plataforma empresarial permanente, que tem o objetivo de mobilizar, sensibilizar e articular lideranças empresariais para a gestão e a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEEs), e gestão de riscos climáticos e a proposição de políticas públicas e incentivos positivos no contexto das mudanças climáticas.

CARBON DISCLOSURE PROJECT (CDP) A Klabin participa desde 2006 desta iniciativa mundial a fim de facilitar o diálogo entre investidores e empresas que procuram minimizar os impactos ambientais de seus negócios diante das mudanças climáticas.

24 25

C O M P R O M I S S O S E X T E R N O S

DIÁLOGO FLORESTAL FUNDAÇÃO ABRINQ COALIZÃO BRASIL CLIMA, FLORESTAS E AGRICULTURAO Diálogo Florestal é uma

iniciativa inédita e independente que facilita a interação entre representantes de empresas do setor de base florestal, organizações ambientalistas e movimentos sociais com o objetivo de construir uma visão e um compromisso para todos. Para isso, promove ações efetivas associadas à produção florestal, além de

O programa da Fundação Abrinq reconhece as organizações que defendem a infância e a adolescência por meio do selo Empresa Amiga da Criança, que atesta que, entre outras ações, não exploramos o trabalho infantil, não o permitimos na nossa cadeia produtiva e promovemos ações sociais que incentivam a educação e o aprendizado de crianças e jovens nas comunidades em que atuamos.

A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura é um movimento multissetorial composto de associações e companhias líderes do agronegócio, organizações civis da área de meio ambiente e clima e representantes do meio acadêmico. A iniciativa, criada em 2015, discute questões decorrentes das mudanças climáticas sob a ótica de uma

ampliar a escala dos esforços de conservação e restauração do meio ambiente, gerando benefícios para os participantes do Diálogo e para a sociedade em geral. A Klabin participa do Diálogo Florestal brasileiro desde 2009 como membro do Conselho de Coordenação, formado por representantes de cinco empresas e de cinco organizações da sociedade civil.

nova economia, baseada na baixa emissão de gases do efeito estufa (GEE). A Coalizão também defende políticas e incentivos econômicos que aproveitem as vantagens nacionais e posicionem o país como protagonista global de um novo modelo de desenvolvimento, ainda mais próspero, justo e sustentável, gerando mais empregos e renda.

26 27

C O M P R O M I S S O S E X T E R N O S

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são o atual desdobramento proposto para os Objetivos do Milênio – uma agenda mundial com 17 objetivos e 169 metas estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para os governos, a sociedade civil e o setor privado. De acordo com esses objetivos e metas, são previstas ações mundiais em áreas como:

28 29

DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTOEm dezembro de 2015, as áreas de florestas da Klabin no Estado de São Paulo se apresentavam na seguinte composição: 8.792,00 hectares, sendo 4.730,71 hectares de áreas de florestas plantadas com pínus e eucalipto, 3.683,45 de Matas Nativas Preservadas (APP* + RL**) e uma área de 377,84 hectares para infraestrutura, com estradas, divisoras, benfeitorias etc.

*APP – Área de Preservação Permanente**RL – Reserva Legal

Foto: Fernando Favoretto.

30 31

1. REGIÃO DE ATUAÇÃO 2. DADOS GEOCLIMÁTICOS

D E S C R I Ç Ã O D O E M P R E E N D I M E N T O

As áreas da Unidade Florestal de São Paulo estão localizadas na região sudeste do Estado de São Paulo, compreendendo os seguintes municípios: Angatuba, Buri, Guareí, Itapetininga, Itapeva, São Miguel Arcanjo, Paranapanema, Sarapuí e Tapiraí.

As áreas da Unidade Florestal de São Paulo estão localizadas na região sudeste do Estado de São Paulo, compreendendo os seguintes municípios: Angatuba, Buri, Guareí, Itapetininga, Itapeva, São Miguel Arcanjo, Paranapanema, Sarapuí e Tapiraí.Clima: o clima predominante é o Tropical de Altitude (Cwa), com chuvas no verão e seca no inverno. A temperatura média do mês mais quente é superior a 22°C.

Relevo: as áreas da Klabin estão localizadas na unidade geomorfológica Depressão Periférica, que compreende a região que se estende desde

o Planalto Atlântico para o Oeste Paulista, pelos vales do Médio Tietê, Paranapanema e Mogi-Guaçu.

Hidrologia: dentro das fazendas de atuação da Klabin Angatuba existe cerca de 234 km de extensão de cursos de água.

Foto

: Fer

nand

o Fa

vore

tto.

Foto: Fernando Favoretto.

32 33

A empresa é reconhecida pelo manejo sustentável adotado, que tem como objetivo o multiuso florestal madeireiro e não madeireiro (celulose, serraria, plantas medicinais e laboratório de fitoprodutos).O emprego das práticas ambientalmente corretas utilizadas pela empresa em seu manejo florestal, bem como o manejo adequado da paisagem, propiciam o excelente

MANEJO FLORESTAL

aproveitamento do potencial de produção das florestas e a proteção dos recursos naturais.A Klabin identifica e mapeia os passivos ambientais encontrados em novas propriedades (sejam elas adquiridas ou arrendadas) e utiliza procedimentos para a correção destes, além de assumir o compromisso de realizar, no local, o manejo florestal de acordo com os Princípios e Critérios do FSC®.

Foto: Fernando Favoretto.

34 35

M A N E J O F L O R E S T A L

Pesquisa: por meio de estudo e novas tecnologias, busca garantir a manutenção e a melhoria da produtividade florestal, considerando a qualidade das plantações e das fibras para utilização na produção de celulose. Atua nas especialidades de Melhoramento Florestal, Clonagem e Biotecnologia, Nutrição e Silvicultura, Fitossanidade Florestal e Qualidade da Madeira.

MANEJO FLORESTAL MADEIREIRO Planejamento e manejo florestal: a partir de dados de inventário (contínuo e/ou pré-corte), estudos e simulações, são definidas as taxas de

colheita e as estratégias de intervenção florestal para garantir o abastecimento das fábricas da Klabin e o fornecimento de madeira para o mercado.

Desenvolvimento florestal: busca maximizar o potencial produtivo dos ativos florestais da Klabin por meio do aperfeiçoamento de técnicas e processos, visando melhores resultados econômicos, ambientais e sociais.

Abastecimento de mudas: a produção de mudas dos gêneros pínus e eucaliptos é realizada por meio de reprodução assexuada (propagação vegetativa) e sexuada (sementes) e tem o objetivo de atender

à demanda parcial de mudas para o viveiro. Constitui-se das seguintes etapas: minijardim clonal, casas de vegetação, casas de germinação, casas de sombra, pátios de crescimento e rustificação, preparo de substrato, semeadura automática e plantio de miniestacas. A capacidade de produção está próxima dos 12 milhões de mudas/ano.

Silvicultura: as atividades se dividem em preparo do terreno, com operações que garantem a conservação dos solos e dos recursos hídricos, plantio das mudas, controle das formigas--cortadeiras, controle de ervas daninhas e adubações (conforme as recomendações técnicas).

Foto

: Fer

nand

o Fa

vore

tto.

36 37

M A N E J O F L O R E S T A L

Abastecimento de madeira: o sistema mecanizado e integrado de colheita garante o corte de madeira em locais de difícil acesso devido às características do solo (lama, declives etc.) e ainda reduz a perda de matéria-prima no processo. Além disso, a mecanização florestal visa proporcionar melhores condições de trabalho e segurança aos colaboradores. Essa atividade é realizada conforme rigoroso controle para proteção da floresta nativa adjacente. A Klabin é pioneira na geração de energia a partir de caldeiras de biomassa no setor de papel e celulose. Todos os galhos, folhas e toras de madeira com menos de oito centímetros

de diâmetro restantes nas áreas colhidas são unidos e triturados, tornando-se biomassa. Esse material é utilizado nas caldeiras das fábricas de papel e, ao ser queimado, gera energia para as máquinas de papel. Ao adotar esse sistema, a empresa deixa de utilizar combustível para gerar energia em sua fábrica no Paraná e diminui consideravelmente as emissões de gases poluentes.

A abertura e a manutenção da malha viária (estradas, aceiros, pontes, bueiros etc.) são conduzidas com base no planejamento ambiental que delimita as áreas de plantio, preservação, estradas principais, secundárias, aceiros e recursos hídricos.

Rastreabilidade da matéria--prima: representa todas as funções de rastreamento, da rede de informações e de controles. Estão incluídos os processos técnico-administrativos de planejamento, produção, limpeza, armazenamento, distribuição, transporte e retroalimentação.

PROTEÇÃO PATRIMONIAL A Klabin possui uma estrutura de segurança do patrimônio florestal para prevenir e reduzir os prejuízos aos bens patrimoniais. Por meio de medidas preventivas e/ou corretivas, de patrulhas móveis

Estrutura para Combate a Incêndios Florestais Quantidade

Brigada de Incêndio – Área Fabril 01

Brigada de Incêndio – Prestadora de Serviço Florestal 01

Caminhão de Bombeiro 01

e vigilância, a empresa protege a fauna e a flora da ação de caçadores e pescadores.Quando são detectados problemas de segurança pública (furtos e roubos), o registro é realizado por meio de boletim de ocorrência junto à Polícia Militar.

Prevenção e Combate a Incêndios FlorestaisA Klabin Unidade São Paulo possui estrutura para combate a incêndios florestais, conforme quadro abaixo, e conta com a cooperação do Corpo de Bombeiros de Itapetininga e as prefeituras da região de abrangência do empreendimento.

Foto

: Fer

nand

o Fa

vore

tto.

38 39

A prática da responsabilidade socioambiental é uma premissa da Klabin, que promove e apoia projetos sociais, culturais e ambientais nas comunidades onde atua.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Foto: Fernando Favoretto.

40 41

1. KLABIN E SEUS COLABORADORES

Pessoas têm grande importância para a Klabin. Por isso, selecionamos e fazemos questão de manter os melhores profissionais, aqueles que estão alinhados com nossos valores e comprometidos na construção diária de uma empresa melhor.

Melhor para todos: clientes, fornecedores, colaboradores, pessoas da comunidade, amigos, familiares, vizinhos ou qualquer um dos milhões de pessoas que usam diariamente os produtos da empresa.

R E S P O N S A B I L I D A D E S O C I O A M B I E N T A L

Para a Klabin, pessoas são mais do que recursos dentro de uma companhia. Por isso, ela aboliu o termo Recursos Humanos, que foi substituído por Gente & Gestão. Mais atual e verdadeira, essa nomenclatura ressalta o respeito e a importância que a empresa dedica ao capital humano, peça fundamental que move seu negócio. Porque as pessoas trazem, em sua individualidade, competências e potenciais que contribuem para a construção de uma cultura de engajamento, desenvolvimento e resultados entre todos os colaboradores.

Saúde e Segurança Ocupacional: Em abril de 2005, a empresa implantou o Klabin Excelência em Saúde e Segurança Ocupacional, um programa corporativo que tem como objetivo implementar e difundir técnicas e ferramentas de gestão de segurança e saúde ocupacional, compondo um sistema que possibilite a identificação de riscos e tratamentos para efetivo controle, visando à garantia da vida, saúde e integridade física das pessoas. A Klabin oferece uma série de benefícios, que são apresentados desde o momento da entrevista.

Foto

: Mar

cio

Brun

o

42 43

R E S P O N S A B I L I D A D E S O C I O A M B I E N T A L

Carreira de futuro: o mercado de atuação da Klabin está em crescimento. Isso significa que as pessoas que trabalham nessa área terão oportunidades pela frente.

Solidez: a Klabin é uma empresa com mais de cem anos no mercado brasileiro. É líder no setor, e conta com inúmeras certificações e reconhecimentos do mercado. Mesmo quem não ouviu falar na Klabin, certamente já entrou em contato com algum de seus produtos que embalam importantes marcas do país.

Cursos e treinamentos: a empresa oferece cursos em diferentes funções e estágios

da carreira. Os profissionais da companhia são preparados para se tornar melhores. Isso faz uma grande diferença. A empresa contribui para o desenvolvimento do colaborador e o colaborador participa do desenvolvimento da empresa. A Escola de Negócios Klabin é um dos exemplos dessa prática e apoia o desenvolvimento profissional e a formação de lideranças na companhia.

Gestão do Ambiente Interno: assim como a Klabin cuida das florestas, ela também preserva o ambiente de trabalho. A empresa se dedica à segurança de seus processos e à gestão do clima interno, para que os

profissionais se sintam seguros e motivados no dia a dia do trabalho.

Alta performance: as lideranças estão sempre atentas ao desempenho dos profissionais para que a empresa possa manter uma relação de reciprocidade com cada pessoa. A Klabin promove avaliações de desempenho dos colaboradores e incentiva a definição de indicadores e metas para a composição da remuneração variável em cargos elegíveis.

Qualidade de vida: para a Klabin, o bem-estar é essencial para a produtividade e a qualidade de vida dos

funcionários. Para isso, a empresa mantém o Programa Klabin Qualidade de Vida (PKQV), coordenado por profissionais de saúde e recursos humanos que fazem parte do Comitê de Medicina Preventiva e Qualidade de Vida. Baseado em cinco pilares – medicina preventiva, orientação nutricional, atividade física/integração, terapias alternativas e ações educativas –, o Programa põe em prática ações que visam ao equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal.

Foto: Fernando Favoretto.

44 45

R E S P O N S A B I L I D A D E S O C I O A M B I E N T A L

Para garantir a procedência da matéria-prima quando existe a necessidade de compra de madeira não certificada na região, a Klabin criou uma Política de Compra de Madeira. O documento segue os critérios do Forest Stewardship Council® (FSC®), da Política de Sustentabilidade da empresa, e as orientações das normas referentes à madeira controlada para evitar a aquisição de:

• madeira oriunda de exploração ilegal;

• madeira cuja exploração tenha implicado na violação de direitos civis e tradicionais;

POLÍTICA DE COMPRA DE MADEIRA

KLABIN E A COMUNIDADE

• madeira obtida de florestas cujo alto valor de conservação esteja ameaçado pelas atividades de manejo;

• madeira oriunda de florestas cujas terras estejam sendo convertidas em plantações ou destinadas a outros usos que não o florestal;

• madeira de florestas onde sejam plantadas árvores geneticamente modificadas.

Dessa forma, a companhia garante a seus clientes que toda madeira utilizada no processo de fabricação é oriunda de florestas certificadas pelo FSC® ou de origem controlada.

Seguindo sua Política de Sustentabilidade, a Klabin pratica a responsabilidade social com foco nas comunidades onde atua de acordo com sua plataforma de investimento social privado, com base nas linhas de desenvolvimento local e educação. Anualmente, em Angatuba, é realizada a Feira de Saúde e Segurança. A iniciativa disponibiliza exames clínicos, tais como aferição de pressão arterial, testes de colesterol e glicemia, medição do Índice de Massa Corporal (IMC) e acuidade visual. O Banco de Olhos de Sorocaba também marca presença com um

consultório móvel e realiza exames oftalmológicos avançados.

Além disso, os participantes têm à disposição cortes de cabelo gratuitos e recebem orientações básicas de saúde, podendo assistir e participar de simulações de atendimentos médicos da equipe de segurança da Klabin, em parceria com o SAMU e o Corpo de Bombeiros. O evento é realizado com o apoio da Prefeitura de Angatuba, da Polícia Militar, do SAMU, da Secretaria de Saúde e de empresas da região.

Foto: Fernando Favoretto.

46 47

R E S P O N S A B I L I D A D E S O C I O A M B I E N T A L

Projeto Descrição

Voluntariado: Terra Viva Associação de Voluntários da Klabin

A Terra Viva Associação de Voluntários da Klabin, entidade sem fins lucrativos, foi criada em 2003 e desde então organiza e promove ações de cidadania e solidariedade com o apoio de colaboradores e seus familiares. Os projetos podem ser pontuais, como arrecadação de agasalhos, alimentos, leite, doação de sangue e outras ações relacionadas a datas comemorativas, ou educacionais, a exemplo de orientação na busca do primeiro emprego e aulas técnicas e criativas, como cursos de violão, idiomas, informática etc. Os públicos atendidos são diversos: crianças e jovens em situação de risco social com deficiência física e idosos.

Veículo Descrição

PalestrasParticipação em diversos eventos na comunidade e em instituições sobre temas como meio ambiente, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e recursos humanos.

Programa Portas AbertasPrograma de recepção e demonstração das operações florestais e industriais da empresa, bem como dos seus projetos socioambientais, para colaboradores e a comunidade local.

Caixa de sugestões

Direcionada aos confrontantes e à comunidade rural. As caixas são disponibilizadas em pontos estratégicos da comunidade, a fim de facilitar o acesso dos interessados para manifestações quanto às operações da empresa ou ainda sugestões e dúvidas.

Telefones0800 728 0607 – (15) 3255-9000

Linha telefônica gratuita e 24 horas para que a comunidade possa se manifestar, por meio de reclamações, sugestões, críticas ou solicitações de informação.

Relatório de SustentabilidadePublicação que agrupa e relata os principais resultados e desafios da empresa nos aspectos ambiental, social e econômico-financeiro.

Veículo Descrição

Sitewww.klabin.com.br

Espaço virtual para acesso às informações da empresa, como sua história, produtos, programas socioambientais, práticas ambientais, negócios, relatórios financeiros e de sustentabilidade, notícias e recursos humanos.

FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO

Canais de diálogo: a Klabin mantém diferentes canais de comunicação com as partes interessadas, conforme quadro a seguir.

48 49

R E S P O N S A B I L I D A D E S O C I O A M B I E N T A L

KLABIN E O MEIO AMBIENTE

A preocupação em preservar o meio ambiente norteia as ações da empresa desde a sua fundação, tanto nas atividades industriais como nas atividades de manejo florestal. Este segue o conceito de mosaico, com plantio de pínus e eucaliptos entremeados a áreas de florestas nativas, preservando a fauna e a flora.

Áreas FlorestaisAs florestas plantadas têm trazido contribuições importantes na preservação do meio ambiente, nos aspectos de proteção da biodiversidade e na manutenção de mananciais.

Área de Alto Valor de ConservaçãoOs atributos de conservação definidos para as AAVCs nas áreas da Klabin estão sendo analisados segundo critérios do Princípio 9 do FSC® e o Guia do ProForest para Áreas de Alto Valor de Conservação, sendo:

AAVC 1 – EspéciesÁreas que contêm concentração significativa de valores relativos

à biodiversidade em nível global, regional ou nacional.

AAVC 2 – PaisagensÁreas extensas, em nível de paisagem, de significância global, regional ou nacional, onde populações viáveis da maioria ou de todas as espécies naturais ocorrem em padrões naturais de distribuição e abundância.

AAVC 3 – EcossistemasÁreas situadas dentro de ou que contenham ecossistemas raros, ameaçados ou em perigo de extinção.

AAVC 4 – Serviços ambientaisÁreas que fornecem serviços

ambientais básicos em situações críticas (fornecimento de água, controle de erosão e barreira para incêndios).

AAVC 5 – Necessidades básicas de povos locaisÁreas essenciais para suprir as necessidades básicas de comunidades locais (subsistência e saúde).

AAVC 6 – Importância culturalÁreas críticas para a identidade cultural tradicional de comunidades (importância cultural, econômica, tradicional e/ou religiosa identificada em conjunto com essa comunidade).

Foto: Fernando Favoretto.

50 51

R E S P O N S A B I L I D A D E S O C I O A M B I E N T A L

A descrição do resultado apresentado a seguir é uma compilação de diferentes análises feitas por especialistas qualificados, cujas informações foram validadas por meio de consultas públicas realizadas com as partes interessadas: representantes da comunidade científica e da população no

Área Classe AVC Atributos

São Miguel Arcanjo

1 Presença da espécie primata muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides)

2Corredor ecológico natural entre duas áreas protegidas que sabidamente abrigam populações do primata muriqui-do-sul

3A área da Fazenda São Miguel é entorno direto da área principal do Sítio do Patrimônio da Humanidade “Floresta Atlântica do Sudeste do Brasil”

Atributos/Ameaças Monitoramentos periódicos Ações

Presença de espécies exóticas invasoras

Monitoramento de espécies de pínus e eucalipto em área de preservação permanente e reserva legal

Controle de espécies de pínus e eucalipto em áreas de preservação permanente e reserva legal

Invasão de animais domésticos Monitoramento patrimonial Levantamento periódico da fauna

Extração não controlada de palmito Monitoramento patrimonial Levantamento periódico da flora

Incêndios florestais Monitoramento patrimonialEquipe treinada para combater incêndio florestal

Caça e pesca Monitoramento patrimonial Levantamento periódico da fauna

Estes altos valores de conservação são mantidos por meio de medidas adotadas de forma contínua, visando o seu monitoramento e prevenção a danos.

entorno das áreas. Dessa forma, as áreas definidas como AAVC apresentam atividades de manejo florestal diferenciadas, buscando a manutenção e a maximização dos atributos apontados.

Fazenda São Miguel: consolidada em 2014, caracteriza-se com fitofisionomia Floresta Ombrófila

Densa Montana e está localizada nos municípios de São Miguel Arcanjo e Tapiraí. As áreas consideradas como AAVC apresentam-se em três blocos de vegetação nativa, contemplando 1.225,6 ha. Abaixo encontram--se os atributos para reconhecimento da área com alto valor de conservação.

52 53

R E S P O N S A B I L I D A D E S O C I O A M B I E N T A L

MONITORAMENTO DA FLORA

MONITORAMENTO DA FAUNA

Tema de estudo, desde 2009, onde foram caracterizados os remanescentes de vegetação natural e realizados monitoramentos periódicos da biodiversidade das fazendas da unidade. Os resultados apontaram que as fazendas da unidade, localizadas em oito

São desenvolvidos estudos periódicos, com acompanhamento de empresa especializada e estudos científicos para a atualização da base de dados de animais

Classe/Grupo Espécies identificadas

Arbóreas 65

Arbustivas 06

Herbáceas 03

Pteridófitas 01

TOTAL 75

Aves 348 espécies

Mamíferos 47 espécies

TOTAL 395 espécies

Das espécies amostradas, várias se encontram na Lista Oficial das Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção, divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2008 e no Livro Vermelho da Fauna Ameaçada no Estado de São Paulo, divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA), também em 2008, além das listas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) de 2016.

Classe/GrupoEspécies

identificadasEspécies ameaçadas de extinção*

SMA( SP) – 2009 MMA – 2008 IUCN – 2014 Total Geral

Mamíferos 47 7 8 6 34

Aves 348 12 5 7 7

municípios, apresentam cobertura vegetal composta pela Floresta Ombrófila Densa Montana, Floresta Estacional Semidecidual e Savana Florestada (cerradão).Nas fazendas da Klabin no Estado de São Paulo foram identificadas 70 espécies de flora.

já encontrados nas áreas da empresa. Entre os vertebrados, são bem conhecidas as classes das aves e dos mamíferos. Veja no próximo quadro os resultados encontrados até o momento.

Foto: Zig Koch

Foto: Zig Koch

* Considerando as categorias CR – Criticamente ameaçada, EN – Em perigo e VU – Vulnerável.

54 55

A Klabin monitora sua performance econômica, ambiental e social por meio dos indicadores mostrados nas próximas páginas.

INDICADORES SOCIOAMBIENTAIS

Foto: Fernando Favoretto.

56 57

I N D I C A D O R E S S O C I O A M B I E N T A I S

1. MONITORAMENTO TÉCNICO E ECONÔMICO 2. MONITORAMENTO AMBIENTAL

INDICADORES ECONÔMICOS

Monitoramento Indicador

Resultados

2013 2014 2015 2016Acompanhamento

da meta

Monitoramento do Patrimônio Florestal

Número de ocorrências florestais

105 115 126 134

Produtos Colhidos (em toneladas)

Produção de madeira de eucalipto para o processo

104.429,00 110.454,00 106.117,00 134.000,00

Venda de madeira de eucalipto para terceiros

6.350,00 7.675,00 - -

Venda de madeira de pínus para terceiros

- - - -

Taxas de Crescimento da Floresta

IMA (Incremento Médio Anual)

Como resultado do monitoramento que vem sendo realizado, constatou-se que o mesmo material genético apresenta produtividade distinta, de acordo com o local do seu plantio.

Monitoramento de Produtos Químicos

Consumo de herbicida na área de silvicultura kg/ha

1,77 2,14 0 0,07

Consumo de herbicida na área de silvicultura litros/ha

0 3,24 4,13 2,88

Consumo de formicida na área de silvicultura kg/ha

2,10 2,30 2,55 2,06

INDICADORES AMBIENTAIS

Monitoramento Indicador

Resultados

2013 2014 2015 2016Acompanhamento

da meta

Biodiversidade

Nº. de espécies da fauna 296 357 383 340

Nº. de espécies da flora 75 75 75 75

Nº. de fichas de visualização recebidas

29 17 58 100

Monitoramento Ambiental

Nº. de registro de ocorrências geradas

25 25 54 39

58 59

3. MONITORAMENTO SOCIAL

INDICADORES SOCIAIS

Monitoramento Indicador

Resultados

2013 2014 2015 2016Acompanhamento

de meta

Empregos Gerados

Nº. colaboradores próprios 19 19 22 25

Nº. colaboradores terceiros 35 23 42 47

TrabalhistaNº. de não conformidades apuradas

20 8 12 0

Saúde e Segurança do Colaborador

Nº. acidentes de trabalho 0 0 2 0

Impactos Sociais

Nº. de comunicados entregues aos vizinhos

12 07 15 34

Nº. de registros dos monitoramentos sociais

55 42 22 45

Capacitação do Colaborador

Horas de treinamento 299 984 1035 530

Interação com a Comunidade

Nº. de doações realizadas 16 16 14 13

I N D I C A D O R E S S O C I O A M B I E N T A I S

R E S U M O

PÚBLICO2017

k l ab in .co m.b r

Endereço:Rodovia Raposo Tavares s/nº Km 197 – CEP: 18240-000

Angatuba (SP)

(15) 3255-90000800 728 0607

www.instagram.com/klabin

facebook.com/klabin.S.A

Contato