resumo poder local em tempo de...

2
PODER LOCAL EM TEMPO DE GLOBALIZAÇÃO RESUMO AUTOR PRINCIPAL: Sheron Marcante E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Não CO-AUTORES: Janaína Rigo Santin ORIENTADOR: Janaína Rigo Santin ÁREA: Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: 6.01.00.00-1 - Direito UNIVERSIDADE: Universidade de Passo Fundo INTRODUÇÃO: Tendo como fundamento a teoria de Paul-Michel Foucault, denominada - Microfísica do Poder -, objetiva-se rever o conceito de poder e, assim, rever a posição do Direito como um todo. O paradigma de que "todo o poder é dado a alguém por alguém" resta ultrapassado. Desse modo, o Estado não pode mais ser considerado um ente que detém única e exclusivamente o poder na sociedade, como idealizado pelos filósofos contratualistas. Nesse contexto, e considerando que a sociedade contemporânea é complexa e formada por uma "rede de poderes", Poder Local e Globalização interagem entre si e, atuando conjuntamente, transformam o Direito. Pretende-se, a partir disso, demonstrar como a globalização, um fenômeno recente e complexo, valoriza as questões relativas ao Poder Local. METODOLOGIA: A presente pesquisa trata do tema do poder e do direito na sociedade globalizada. Para tanto, o método de abordagem adotado foi o dialético. A dialética é uma relação de oposição contrária existente entre dois conceitos que, por estarem em tal oposição, constituem-se mutuamente. Neste estudo, as teses que se opõe são: o Poder Local, como poder restrito a uma localidade e a globalização, como fenômeno mundial. Delas se extrai uma síntese, qual seja: que a globalização e as entidades que compõem o poder local interagem de tal forma que revalorizam as questões locais. Ademais, o método utilizado é o multidisciplinar, eis que reúne diversas disciplinas - Direito, Filosofia e Sociologia - em torno de um problema. Além disso, por meio do método histórico analisa-se a formação e a evolução do conceito de poder e a formação dos Direitos Humanos.

Upload: lamnguyet

Post on 14-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PODER LOCAL EM TEMPO DE GLOBALIZAÇÃORESUMO

AUTOR PRINCIPAL:Sheron Marcante

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Não

CO-AUTORES:Janaína Rigo Santin

ORIENTADOR:Janaína Rigo Santin

ÁREA:Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:6.01.00.00-1 - Direito

UNIVERSIDADE:Universidade de Passo Fundo

INTRODUÇÃO:Tendo como fundamento a teoria de Paul-Michel Foucault, denominada - Microfísica do Poder -, objetiva-se rever oconceito de poder e, assim, rever a posição do Direito como um todo. O paradigma de que "todo o poder é dado a alguémpor alguém" resta ultrapassado. Desse modo, o Estado não pode mais ser considerado um ente que detém única eexclusivamente o poder na sociedade, como idealizado pelos filósofos contratualistas. Nesse contexto, e considerando quea sociedade contemporânea é complexa e formada por uma "rede de poderes", Poder Local e Globalização interagem entresi e, atuando conjuntamente, transformam o Direito. Pretende-se, a partir disso, demonstrar como a globalização, umfenômeno recente e complexo, valoriza as questões relativas ao Poder Local.

METODOLOGIA:A presente pesquisa trata do tema do poder e do direito na sociedade globalizada. Para tanto, o método de abordagemadotado foi o dialético. A dialética é uma relação de oposição contrária existente entre dois conceitos que, por estarem emtal oposição, constituem-se mutuamente. Neste estudo, as teses que se opõe são: o Poder Local, como poder restrito auma localidade e a globalização, como fenômeno mundial. Delas se extrai uma síntese, qual seja: que a globalização e asentidades que compõem o poder local interagem de tal forma que revalorizam as questões locais. Ademais, o métodoutilizado é o multidisciplinar, eis que reúne diversas disciplinas - Direito, Filosofia e Sociologia - em torno de um problema.Além disso, por meio do método histórico analisa-se a formação e a evolução do conceito de poder e a formação dosDireitos Humanos.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:O estudo ora em voga destaca a necessidade de se passar a observar as relações de poder de acordo com a teoria deMichel Foucault, vez que a concepção de Estado como o único ente soberano dotado de poder resta ultrapassada, frente àdescentralização do poder. Dessa forma, não cabe mais ter como fundamento do direito e do Estado o contrato social, poisestamos imersos no fenômeno da Microfísica do Poder, sendo que a sociedade é composta por uma "rede de poderesmoleculares" - formas de poder diferentes do Estado, a ele articuladas de várias formas e que são indispensáveis, inclusivepara sua sustentação e atuação eficaz. Dessa forma, pode-se dizer que a sociedade está envolta em relações de poderamplas e outras mais pontuais, que relacionam-se entre si. Poder Local consiste no poder exercido pelos cidadãos -organizados em autarquias, partidos, sindicatos, associações empresariais, entidades administrativas autônomas,organizações não governamentais e, inclusive, individualmente - num "espaço local", correspondendo ao município, aobairro ou até mesmo a um quarteirão. Enquanto a globalização consiste num processo irreversível pelo qual os Estadosnacionais sofrem interferência de "atores transnacionais" em sua soberania (poder), sua identidade, suas redes decomunicação e orientações. Assim, não existe uma "globalização", mas várias "globalizações" da cultura, da informação, daecologia, da produção e do trabalho, da economia e da sociedade civil. Além disso, é formado por dois grupos de"dinâmicas" distintas, segundo Saskia Sassen: as "evidentemente globais" (tendo como exemplo a formação do direitointernacional dos direitos humanos) e aquelas que tem consequências locais. Neste último caso, a globalização interagecom as sociedades de forma a revalorizar o Poder Local, dando-lhe mais eficácia através da efetivação do Princípio daParticipação Cidadã e a formação de sociedades transnacionais.

CONCLUSÃO:Embora a globalização aparentemente tencione a abolição da localidade, os processos globais atuam na sociedade deforma que fomentam a instância local, aperfeiçoando a democracia nacional através do desenvolvimento de novas formasde participação cidadã.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:BECK, Ulrich. O que é globalização: equívocos do globalismo; respostas à globalização. Tradução de André Carone. SãoPaulo: Paz e Terra, 1999.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 18 ed. Rio de Janeiro: Graal,1979.

MARTINS, Margarida Salema D'Oliveira. O Princípio da Subsidiariedade em perspectiva jurídico-política. Lisboa: Coimbra,2003.

SASSEN, Saskia. Sociologia da Globalização. Tradução de Ronaldo Cataldo Costa. São Paulo: Artmed, 2010.

Assinatura do aluno Assinatura do orientador