resumo iluminaÇÃo do espaÇo...

2
ILUMINAÇÃO DO ESPAÇO URBANO RESUMO AUTOR PRINCIPAL: Bruna de Medeiros Nunes E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Pibic UPF ou outras IES CO-AUTORES: Giovani Meira de Andrade ORIENTADOR: Anicoli Romanini ÁREA: Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: Ciências Sociais Aplicadas UNIVERSIDADE: IMED- Faculdade Meridional INTRODUÇÃO: A iluminação sempre foi símbolo da civilização, do progresso, da repulsa ao obscurantismo. As cidades da antiguidade possuíam iluminação externa somente em locais com grande concentração de pessoas e de caráter cívico, esportivo ou religioso, devido às poucas formas de iluminação disponíveis. O surgimento da lâmpada fluorescente tubular no final da década de 40 foi um marco, devido a eficácia das lâmpadas e das luminárias que vinham alcançando grande desempenho para a época, acarretando uma maior abrangência na área da iluminação pública e consequentemente uma melhora no desempenho econômico e tecnológico. Hoje esse avanço vem crescendo cada vez mais com o surgimento de diferentes tipos de lâmpadas como o LED, tipo de iluminação proposta para o projeto de uma luminária pública que será implantada no condomínio Residencial Conquista, localizado na Av. Scarpellini Ghezi, na cidade de Passo Fundo - RS. METODOLOGIA: A proposta era uma luminária pública que atendesse além das necessidades básicas impostas pela companhia de energia (RGE)e que agregasse ao projeto um caráter sustentável. A escolha deveria atender uma maior eficiência energética do que a apresentada pelas lâmpadas de vapor de sódio atualmente utilizadas no município, e apresentar características semelhantes ou superiores a de vapor de sódio. A partir da dimensão das vias e a intensidade do tráfego que estas teriam para que fossem obtidos os parâmetros mínimos que deveriam ser atendidos, baseados na NBR 5101/2012, e requisitos da companhia de energia local. A partir destes dados se deu a escolha dos materiais que seriam propostos. Para a estrutura física foi escolhido o aço galvanizado por ser um material que mesmo em lâminas finas mantém suas propriedades anticorrosivas e de maior durabilidade. Já a escolha do LED se deu a partir do bom desempenho em estudos realizados no Brasil e exterior utilizando luminárias com esta tecnologia.

Upload: lecong

Post on 21-Jan-2019

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ILUMINAÇÃO DO ESPAÇO URBANORESUMO

AUTOR PRINCIPAL:Bruna de Medeiros Nunes

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Pibic UPF ou outras IES

CO-AUTORES:Giovani Meira de Andrade

ORIENTADOR:Anicoli Romanini

ÁREA:Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:Ciências Sociais Aplicadas

UNIVERSIDADE:IMED- Faculdade Meridional

INTRODUÇÃO:A iluminação sempre foi símbolo da civilização, do progresso, da repulsa ao obscurantismo. As cidades da antiguidadepossuíam iluminação externa somente em locais com grande concentração de pessoas e de caráter cívico, esportivo oureligioso, devido às poucas formas de iluminação disponíveis. O surgimento da lâmpada fluorescente tubular no final dadécada de 40 foi um marco, devido a eficácia das lâmpadas e das luminárias que vinham alcançando grande desempenhopara a época, acarretando uma maior abrangência na área da iluminação pública e consequentemente uma melhora nodesempenho econômico e tecnológico. Hoje esse avanço vem crescendo cada vez mais com o surgimento de diferentestipos de lâmpadas como o LED, tipo de iluminação proposta para o projeto de uma luminária pública que será implantadano condomínio Residencial Conquista, localizado na Av. Scarpellini Ghezi, na cidade de Passo Fundo - RS.

METODOLOGIA:A proposta era uma luminária pública que atendesse além das necessidades básicas impostas pela companhia de energia(RGE)e que agregasse ao projeto um caráter sustentável. A escolha deveria atender uma maior eficiência energética doque a apresentada pelas lâmpadas de vapor de sódio atualmente utilizadas no município, e apresentar característicassemelhantes ou superiores a de vapor de sódio. A partir da dimensão das vias e a intensidade do tráfego que estas teriampara que fossem obtidos os parâmetros mínimos que deveriam ser atendidos, baseados na NBR 5101/2012, e requisitos dacompanhia de energia local. A partir destes dados se deu a escolha dos materiais que seriam propostos. Para a estruturafísica foi escolhido o aço galvanizado por ser um material que mesmo em lâminas finas mantém suas propriedadesanticorrosivas e de maior durabilidade. Já a escolha do LED se deu a partir do bom desempenho em estudos realizados noBrasil e exterior utilizando luminárias com esta tecnologia.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:Podemos dizer que a utilização da tecnologia LED nas luminárias acarretaria uma economia de 50% a longo prazocomparado com as lâmpadas incandescentes, devido a sua grande durabilidade. Tendo uma utilização de 12 horas-dia suavida útil é de aproximadamente 11 anos, contra 3,65 horas-dia da vapor de mercúrio, além de apresentar uma luminosidadee IRC (índice de reprodução de cor) superior a esta.Os led¿s tem fácil interação com sistemas fotovoltáicos e eólicos, e seu baixo consumo de energia acarreta uma menorqueima de combustível fóssil nas centrais elétricas o que diminuiria a emissão de CO2. O aço galvanizado se comportabem a cortes, dobras, perfilações, entre outros, sem alterar a qualidade final do produto, características importantes para oprojeto, uma vez que o design da luminária foi baseado na forma do brasão que representa a Brigada Militar de PassoFundo, visto o condomínio ser um empreendimento deste órgão.A forma da luminária foi criada a partir da premissa que apenas um elemento pudesse abrigar a iluminação tanto dascalçadas como das vias, foi inserido luminárias a uma altura de 6,0m para a via de tráfego de veículos e a 3,0m para serviro passeio público. Como apresentado na Figura 1, as cores e forma curva presente na luminária foram inspiradas a partirdos ramos presentes no brasão da Brigada Militar, além de ter a intenção de ¿quebrar¿ a regularidade existente no projetodas vias do condomínio.Figura 1. Luminária proposta para o CondomínioFonte. AUTORES, 2013.

CONCLUSÃO:O desenvolvimento deste trabalho permitiu a aplicação da teoria presente em textos, artigos, e livros no projeto dasluminárias do Condomínio Residencial Conquista, partindo sempre dos princípios básicos exigidos pelas normas técnicasreferente a iluminação de espaços públicos e a favor de práticas sustentáveis.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:NBR 5101/2012. ABNT ¿ Associação Brasileira de Normas TécnicasNAKAMURA, JULIANA. Eficiência Luminosa, Pini, São Paulo, Ano 03, Edição 29, agosto/2013. Disponível em:<http://www.infraestruturaurbana.com.br/solucoes-tecnicas/17/eficiencia-luminosa-veja-referenciais-do-consumo-de-energia-na-263008-1.asp.> Acesso em 05 de agosto.2013.MASCARÓ, Lucia et all. A Iluminação do Espaço Urbano. Porto Alegre: Masquatro, 2006.

INSIRA ARQUIVO.IMAGEM - SE HOUVER:

Assinatura do aluno Assinatura do orientador