resumo erick erickson

Upload: daniella

Post on 07-Jul-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/18/2019 Resumo Erick Erickson

    1/3

    Ego

    Freud e Anna Freud conceberam um conceito de ego defensivo, que foimodi cado por Hartmann e outros para incluir funções adaptativas e

    integrativas.Erikson atribuiu ao ego qualidades como con ança e esperança,autonomia e vontade, diligência e competência, identidade e delidade,intimidade e amor, generatividade e cuidado, e integridade !alvin ". Hall#$ardner %ind&e'# (o)n *. !ampbell, + - p. /01, por serem valoresuniversais, e os quais re2nem três esferas reciprocamente essenciais, ociclo de vida do indiv3duo, a estrutura social b4sica e a sequência degerações.

    !lassi ca5se como um ego criativo, por encontrar soluções criativaspara os problemas que surgem em cada est4gio, pois quando se sente

    ameaçado reage com um esforço renovado e n6o desiste, sendo os poderesde recuperaç6o deste inerentes ao ego 7ovem. 8pera independente do id edo superego.

    Erikson concentrou a sua atenç6o na força potencial do ego. "uaconcepç6o deste era sociali&ada e )ist9rica, pois al:m dos factoresgen:ticos, siol9gicos e anat9micos, e;istam ins dimensões que a identidade do ego poderia ter, caracteri&ouquatro aspectos da realidade os quais a identidade deveria de estar ligada#a factualidade, um senso de realidade ou universalidade, a realidade e asorte ou acaso.

    A nova identidade de ego, pois as qualidades a este atribu3dasultrapassam a concepç6o psicanal3tica pr:via, criou uma nova imagem domundo, em que ocorre progressivamente a superaç6o da pseudo5esp:cie deidentidade comum que a7udou a causar discriminaç6o, preconceito, crime,9dio, pobre&a, guerra e escravid6o1.

    !r3ticas e !ontrov:rsias a Erik Erikson

    Ao longo do tempo têm sido feitas muitas pesquisas sobre as ideias eteorias de Erikson. ?em sido dif3cil provar e avaliar os ob7ectivos das suasteorias. @e acordo com !ole e !ole B 1, um dos m:todos favoritos deErikson para testar a sua teoria era o estudo biol9gico de cada caso, usando)omens famosos como Cartin %ut)er Ding e Ca)atama $and)i. Cuitas perguntas foram levantadas por Erikson em relaç6o >formaç6o da identidade. or e;emplo, descobrir e compreender como : queos adultos, devido a mudanças na sua vida, desenvolvem diferentese;periências E ser4 poss3vel para um indiv3duo mudar durante toda a suavida

  • 8/18/2019 Resumo Erick Erickson

    2/3

    Gm outro aspecto da vida de Erikson : a sua concord ncia com asdiferenças de personalidade de Freud entre os se;os e as bases biol9gicasque originavam a possess6o ou a falta de um p:nis. Erikson baseou a sua conclus6o numa pesquisa que efectuou commeninos e meninas com idades compreendidas entre os e + anos,observando5os a construir guras com brinquedos e com blocos de madeira.

    8s cr3ticos da teoria de Erikson di&em que a sua teoria : mais aplic4vela meninos do que a meninas.

    http://facultyweb.cortland.edu/~ANDERSMD/ERIK/crit.H M!"

    Erikson versus Freud

    Erikson identi cou o tributo de Freud para o entendimento dodesenvolvimento, mas demarcou5se deste perspectivando o

    desenvolvimento de uma 9ptica n6o patol9gica. Apercebendo5se de queFreud persistiu e;cessivamente no dom3nio da se;ualidade e das relaçõesfamiliares. %u3s Iodrigues, + - p.+/J1

    8 que diferencia basicamente, a ?eoria sicanal3tica !ontempor nea deErik Erikson da ?eoria sicanal3tica !l4ssica de "igmund Freud, : o facto deErikson ter uma concepç6o mais englobante do desenvolvimento,essencialmente porque, o desenvolvimento abarca todo o ciclo de vida en6o : assente em termos psicosse;uais, mas sim em termos psicossociais.Ksto porque o meio n6o : s9 a fam3lia mas agentes e;ternos, tais como, omeio s9cio5cultural, os grupos e as sociedades. ara Erikson o

    desenvolvimento tem de ser enquadrado na relatividadecultural.8utra das grandes disparidades entre eles : o facto, de

    Erikson ter como suporte da sua teoria, uma psicologia do Ego e n6oe;actamente uma psicologia do Kd. !omo tal, e ao contr4rio de Freud,ressaltou que o ego n6o : um simples gestor, ao serviço dos impulsos do id.8 ego, : uma energia positiva, e est4 envolvido num sistema de adaptaç6o,ou se7a, num mel)or enquadramento da pessoa no mundo. A quest6o dateoria freudiana L!omo lidar com a ansiedade M e a quest6o que se colocana teoria de Erikson, : mais uma das diferenças entre estes dois autores,pois, a quest6o aplicada por Erikson, consiste na estruturaç6o da identidadeglobal e n6o unicamente psicosse;ual. or isso e contrariamente a Freud,embora recon)eça a import ncia dos primeiros anos de vida, o per3odo quepara l)e parece determinante e marcante : a adolescência.

    Apesar das diferenças, ambos pretenderam descrever aforma como o ser )umano pode auto N reali&ar5se, e lidar com osindeclin4veis con vida. %u3s Iodrigues, + - p.+B 1

    !onclus6o

  • 8/18/2019 Resumo Erick Erickson

    3/3

    Oo termo deste trabal)o : nos poss3vel concluir que o autor foi beber >teoria freudiana a essência da sua abordagem psicossocial.

    Erikson perspectivava o desenvolvimento tendo em conta aspectos decari& biol9gico, individual e social.

    A teoria psicossocial em an4lise enfati&ava o conceito de identidade, aqual se forma no PQ est4gio, e o de crise que sem possuir um sentidodram4tico est4 presente em todas as idades, sendo a forma como :resolvida determinante para resolver na vida futura os con suaversatilidade para resolver os diferentes surgidos em cada est4gio.

    8 panorama ocupado pela teoria eriksoniana despoletou por parte doscr3ticos v4rias reacções, os quais apologi&avam que a mesma n6o tin)a emigual lin)a de conta as raparigas, assim como, o facto de dar mais ênfase >inf ncia do que a fase adulta.

    Alguns atritos ressaltam > vista ap9s uma comparaç6o entre as teoriasdo autor nuclear do trabal)o em causa e Freud, visto, a t3tuloe;empli cativo, este patologi&ar demasiado o comportamento. Apesar dasdiferenças te9ricas entre os autores, Erikson recon)eceu a contribuiç6o deFreud para a compreens6o do desenvolvimento.