resumo ( doenças virais dos sistemas cardiovascular e linfático

6
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS - Campus Salinas Curso: Bacharelado em Engenharia de Alimentos Disciplina: Microbiologia Geral Aluna: Ana Carolina de Jesus Oliveira Profª: Roberta Cardozo DOENÇAS VIRAIS DOS SISTEMAS CARDIOVASCULAR E LINFÁTICO O sistema cardiovascular é formado por um conjunto de tecidos e órgãos responsáveis pela circulação do sangue e linfa, constituído basicamente por sangue, coração e vasos sanguíneos. O sistema linfático atua em conjunto com o sistema circulatório e é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para a proteção contra bactérias e vírus invasor. Desta foram o sistema cardiovascular envolve tanto o sistema sanguíneo quanto o sistema linfático. PRINCIPAIS DOENÇAS: Linfoma de Burkitt, Mononucleose Infecciosa, Infecções por Citomegalovírus, Doença de Hodgkin, Febres hemorrágicas virais clássicas incluindo a febre amarela e a dengue. Linfoma de Burkitt

Upload: carol-oliveira

Post on 10-Nov-2015

277 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Resumo sobre doenças virais dos sistemas cardiovascular e linfático..

TRANSCRIPT

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO CINCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS - Campus Salinas Curso: Bacharelado em Engenharia de AlimentosDisciplina: Microbiologia GeralAluna: Ana Carolina de Jesus OliveiraProf: Roberta Cardozo

DOENAS VIRAIS DOS SISTEMAS CARDIOVASCULAR E LINFTICO

O sistema cardiovascular formado por um conjunto de tecidos e rgos responsveis pela circulao do sangue e linfa, constitudo basicamente por sangue, corao e vasos sanguneos. O sistema linftico atua em conjunto com o sistema circulatrio e um importante componente do sistema imunolgico, pois colabora com glbulos brancos para a proteo contra bactrias e vrus invasor. Desta foram o sistema cardiovascular envolve tanto o sistema sanguneo quanto o sistema linftico.PRINCIPAIS DOENAS: Linfoma de Burkitt, Mononucleose Infecciosa, Infeces por Citomegalovrus, Doena de Hodgkin, Febres hemorrgicas virais clssicas incluindo a febre amarela e a dengue. Linfoma de Burkitt O Linfoma de Burkitt um cncer muito agressivo, mais comum em regies da frica, atinge principalmente crianas na faixa dos 3 aos 8 anos. Os principais sintomas so: febre, aumento dos linfonodos do pescoo, axilas, e\ou virilha, suor noturno excessivo, emagrecimento sem causa aparente, dentre outros. O tratamento pode ser feito atravs da quimioterapia e radioterapia.Mononucleose Infecciosa (Doena do Beijo)Conhecida popularmente como doena do beijo, uma infeco viral que causa febre, dor de garganta e glndulas linfticas inchadas, principalmente no pescoo. Est tambm associada ao vrus Epstein Barr EPV. Provoca febre, enfartamento dos gnglios do pescoo e das axilas, comprometimento do fgado e do bao, entre outros sintomas. O diagnstico pode ser feito por um exame de sangue especfico. O tratamento para mononucleose voltado para aliviar os sintomas que a doena provoca.Doena de Hodgkin A Doena, ou Linfoma de Hodgkin, uma forma de cncer que se origina nos linfonodos (gnglios) do sistema linftico, um conjunto composto por rgos, tecidos que produzem clulas responsveis pela imunidade e vasos que conduzem estas clulas atravs do corpo.Esta doena pode ocorrer em qualquer faixa etria; no entanto, mais comum na idade adulta jovem, dos 15 aos 40 anos, atingindo maior frequncia entre 25 a 30 anos. A incidncia de novos casos permaneceu estvel nas ltimas cinco dcadas, enquanto a mortalidade foi reduzida em mais de 60% desde o incio dos anos 70 devido aos avanos no tratamento. A maioria dos pacientes com Doena de Hodgkin pode ser curada com tratamento atual. O tratamento clssico da Doena de Hodgkin, em geral, consiste de poli quimioterapia.

Infeces por Citomegalovrus O CMV um herpesvrus muito grande que semelhante ao vrus EB, permanece latente nas clulas brancas do sangue, como monscitos, neutrfilos e clulas T. O citomegalovrus (CMV) pertence famlia do herpesvrus. Pode ser transmitido por via respiratria, por transfuso de sangue; por transmisso vertical da mulher grvida para o feto;por via sexual neste caso, ele considerado causador de doena sexualmente transmissvel.Na fase aguda, o tratamento sintomtico. O uso de antivirais fica reservado para as formas graves da doena e deve ser mantido pelo menos durante um ms. A grande preocupao com o efeito txico dessas drogas sobre os glbulos do sangue e aos rins.Febres hemorrgicas virais clssicas (Febre amarela e Dengue)Febre amarela: Febre amarela uma doena infecciosa causada por um tipo de vrus chamado flavivrus, cujo reservatrio natural so os primatas no humanos que habitam as florestas tropicais. Os principais sintomas da febre amarela so: febre alta, mal-estar, dor de cabea, dor muscular muito forte, cansao, calafrios, vmito e diarreia aparecem, em geral, de trs a seis dias aps a picada (perodo de incubao).Dengue: O vrus da dengue transmitido pela picada da fmea doAedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depsitos de gua parada acumulada nos quintais e dentro das casas. O dengue clssico se inicia de maneira sbita e pode ocorrer febre alta, dor de cabea, dor atrs dos olhos, dores nas costas. J a dengue hemorrgica uma forma grave de dengue. No incio os sintomas so iguais ao dengue clssico, mas aps o 5 dia da doena alguns pacientes comeam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vrios rgos. Este tipo de dengue pode levar a pessoa morte. Dengue hemorrgico necessita sempre de avaliao mdica de modo que uma unidade de sade deve sempre ser procurada pelo paciente.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

TORTORA, G.J.; FUNKE, B.R.; CASE, C.L. Microbiologia.10.ed., Porto Alegre: ARTMED, 2012.

VARELLA, Drauzio. Dengue. Disponvel em: . Acesso em: 29 jan 2014.

Varella, Drauzio. Citomegalovrus. Disponvel em: http://drauziovarella.co m.br/sexualidade/citomegalovirus/. Acesso em: 27 jan 2014.

FRAZO, Arthur. Linfoma de Burkitt. Disponvel em: http://www. tuasaude.com/linfoma-de-burkitt/. Acesso em: 28 jan 2014.