resumo do manual de normalização de trabalahos científicos[1]

Upload: mariana-bertuzzo

Post on 07-Jul-2018

250 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/19/2019 Resumo Do Manual de Normalização de Trabalahos Científicos[1]

    1/18

    RESUMO DO MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE TRABALAHOS CIENTÍFICOS

    Prof. Marildo Montenegro

    3.2 MARGENS As margens devem ser padronizadas dessa forma:No anverso as folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direitae inferior de 2 cm. Para o verso as margem das folhas devem apresentar margemdireita e superior de 3 cm; direita ; esquerda e inferior de 2 cm.

    No parágrafo, a margem é 1,25 cm. Para as citações longas, a margem é 4 cmcontanto a partir do início do parágrafo.

    Recomenda-se quando digitado, a fonte Arial 12, INCLUSIVE A CAPA,excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, ficha catalográfica,legendas, fonte das ilustrações, das tabelas, que devem ser em tamanho menor, fonte Arial 10.

    3.3 ESPAÇOS

    Todo o texto deve ser digitado com espaço de 1,5, excetuando-se as citações de maisde três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas,ficha catalográfica, natureza do trabalho, objetivo, nome da instituição a que ésubmetida e área de concentração, que devem ser digitados em espaço simples. Asreferências bibliográficas ao final do trabalho devem ser separadas entre si por umespaço simples.

    3.4 NOTAS DE RODAPÉ

  • 8/19/2019 Resumo Do Manual de Normalização de Trabalahos Científicos[1]

    2/18

    São anotações colocadas ao pé da página para prestar esclarecimentos oucomplementar informações. As notas devem ser digitadas no final da página, dentrodas margens, ficando separadas do texto por um espaço simples de entrelinhas e porfilete de 5 cm, a partir da margem esquerda e em caracteres menores que os utilizados

    no texto (arial 10).

    3.6 PAGINAÇÃO

    Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadassequencialmente, mas não numeradas. A numeração deve ser colocada a partir daprimeira folha da parte textual (introdução), em algarismos arábicos, no canto superiorda folha a 2cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2cm da borda direitada folha.

    3.8 CITAÇÕES

    Define-se como trechos retirados de fontes utilizadas com a finalidade de corroborarcom as ideias do autor. Para Marcantonio; Santos e Lehfeld (1993, p. 57).São “as contribuições alheias, extraídas de documentos analisados pelo pesquisador,servirão de suporte para que o estudioso venha documentar e interpretar aquelasfontes que lhe serão uteis no decorrer de seu trabalho”.

    De acordo com a NBR 10520:2002 definem-se como:

    Citação: menção de uma informação extraída de outra fonte.Citação de citação: citação direita ou indireta de um texto a que não se teve acessoao original.

    Exemplo:"somente no ano passado [1998], o ensino superior privado foi um negócio que faturouR$ 4,2 bilhões. (...) O mercado vai saturar e só sobrarão as melhores instituições”.(REZENDE (1999) apud CUNHA, 2000, p.3)

    ------------------------------------------------------------------------

    Citação direta : transcrição textual de parte da obra do autor consultado.

    Exemplo:“as limitações desse "mercado" acadêmico têm sido desafiadas, principalmente pelatecnologia de informação, e, simultaneamente, novas forças competem com o sistemavigente de credenciamento profissional e acadêmic o.” (CUNHA,2000, p.2)

    “O benchmarking é um processo contínuo e sistemático para avaliar produtos,serviços e processos de trabalho de organizações”(SPENDOLINI, 1992, p.30). -(citação direta)

    ------------------------------------------------------------------------

  • 8/19/2019 Resumo Do Manual de Normalização de Trabalahos Científicos[1]

    3/18

    Citação indireta : texto baseado na obra do autor consultado. Conhecido também

    por paráfrase.

    Exemplo:

    Para Cunha (2000), as universidades privadas obtiveram bons faturamentos, poremdevido a grande quantidade dessas instituições apenas as melhores e maisestruturas, se consolidarão no mercado. Atravessaram o desafio de aliar a qualidadede profissionais, com as novas tecnologias e principalmente agradar os acadêmicos.

    Conforme propõe Hartley (2001) tanto o ser humano quanto suas organizaçõesapresentam uma aversão natural a mudanças. - (citação indireta ou paráfrase)

    Obs: Quando o autor vem antes do pensamento utiliza caixa-baixa. Quando o autorvem depois do pensamento utiliza caixa-alta e parêntese.

    ------------------------------------------------------------------------

    As citações diretas de até 3 linhas , devem estar inseridas entre aspas duplas. Asaspas simples devem ser utilizadas para indicar citação no interior da citação.

    Exemplos:

    Para Niven (2001, p. 63) “[...] as pessoas são mais felizes quando permitem que suapersonalidade individual aflore, e não quando se adaptam a imagens determinadaspela sociedade”.

    “Não se mova, faça de conta que está morta.” (CLARAC; BONNIN, 1985,p.72)

    ------------------------------------------------------------------------

    As citações com mais de três linhas , devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e semaspas e espaço simples entre linhas.

    Exemplo:

    A argumentação, ou seja, a operação com argumentos,apresentados com objetivo de comprovar uma tese, funda-se naevidência racional e na evidência dos fatos. A evidência racional,por sua vez, justifica-se pelos princípios da lógica. Não se podembuscar fundamentos mais primitivos. A evidência é a certezamanifesta imposta pela força dos modos de atuação da própriarazão. (SEVERINO, 2002, p.185)

    ------------------------------------------------------------------------

  • 8/19/2019 Resumo Do Manual de Normalização de Trabalahos Científicos[1]

    4/18

    Devem ser indicadas supressões, interpolações, comentários, ênfase oudestaques, do seguinte modo:

    Exemplos:

    [...] para que não tenha lugar a produção de degenerados , quer physicos querMoraes, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade. (SOUTO, 1916, p. 46, grifonosso).

    [...] desejo de criar uma literatura independente, diversa , de vez que, aparecendo oclassicismo como manifestação de passado colonial [...]. (CANDIDO, 1993, p. 12, grifodo autor)

    ------------------------------------------------------------------------

    Figura ou imagens

    ------------------------------------------------------------------------

  • 8/19/2019 Resumo Do Manual de Normalização de Trabalahos Científicos[1]

    5/18

  • 8/19/2019 Resumo Do Manual de Normalização de Trabalahos Científicos[1]

    6/18

    ELEMENTOS PRÉ-TEXUTAIS (NÃO ESCREVER ESTAS PALAVRAS)

    Título: a escolha do título é o último procedimento na fase de redação da pesquisa.Você pode fazer uma relação de títulos, e escolher entre eles o mais adequado. Devesintetizar o aspecto essencial do estudo.

    Autor : escrever o nome completo, titulação, seguido do nome da instituição a quepertence, com referido endereço eletrônico.

    Resumo : é a sinopse do trabalho com a definição da pergunta, objetivos, método,resultados e conclusões. Deve facilitar a visão do conjunto da obra. Deve possuir entre150 e 250 palavras.

    Palavras-chave

    ELEMENTOS TEXTUAIS (NÃO ESCREVER ESTAS PALAVRAS)

    INTRODUÇÃO: descreve as razões da pesquisa, isto é, expõe o que levou oinvestigador a realizar o estudo, justificando a elaboração das perguntas “Por quê? ” e “Para quê?”. Deve situar o trabalho em relação a outros já publ icados no mesmocampo, em nível internacional, nacional e no universo particular do problema (estadoatual), mostrando a importância da pesquisa para a comunidade científica. Deve serdescrita de forma objetiva e com referências bibliográficas, delimitando a profundidadeque se pretende adotar sobre o tema. Fornece o que se pretende fazer, conduzindo oleitor aos objetivos do trabalho.

    DESENVOLVIMENTO:

    Objetivo: corresponde à pergunta (clara e bem formulada) que deverá ser respondidano capítulo final da conclusão. Deve iniciar com verbos cujos resultados possam sermensurados (avaliar, analisar, medir, identificar etc.). O objetivo pode ser apresentadona forma de objetivo geral e de objetivos específicos.

    Métodos : trata-se da etapa da pesquisa na qual o investigador descreve detalhes

    suficientes capazes de assegurar que a repetição da investigação, por outropesquisador, conduza a resultados semelhantes.

    Resultados : trata-se de um registro exclusivo, isto é, deve restringir-se aos achadosobtidos na pesquisa, sem citações, comentários, interpretações ou discussão dosachados obtidos. É a descrição fiel e objetiva do que foi colhido, por meio dos dadosdescritos no capítulo “Métodos”, obedecendo à mesma ordem de citação apresentada. A linguagem deve ser descritiva e o verbo no passado, preferencialmente na vozpassiva e no pretérito imperfeito. Somente os dados numéricos, após análiseestatística, podem ser apresentados na forma de ilustrações (tabelas, quadros ougráficos), com título e numeração. Não descreva ou discuta os resultados das

    ilustrações nesta etapa.

  • 8/19/2019 Resumo Do Manual de Normalização de Trabalahos Científicos[1]

    7/18

    Discussão : destaca as relações entre os fatos observados. É a análise crítica dopesquisador, comparando os resultados encontrados com os resultados publicadospela literatura. O pesquisador deve concordar e/ou discordar com a bibliografiaencontrada, estabelecer relações, deduções paralelas, possíveis generalizações eidentificar limitações do estudo. A discussão deve ser escrita com linguagem clara, de

    preferência com o verbo no presente para descrever pesquisas de outros autores, eno pretérito para os resultados obtidos pelo pesquisador.

    CONCLUSÕES OU CONSIDERAÇÕES FINAIS: respondem aos objetivos propostosno estudo e às hipóteses levantadas e relacionadas com os resultados obtidos.Devem ser precisas e claramente expostas. O pesquisador pode evidenciar a possívelaplicação dos resultados, sugerir outros estudos para aspectos que não foram objetoda pesquisa ou mesmo declarar que não obteve explicações para determinadaquestão.

    ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS (NÃO ESCREVER ESTAS PALAVRAS)

    Referências : Livros, Artigos e Web Site usados para referendar a pesquisa e aelaboração do artigo

  • 8/19/2019 Resumo Do Manual de Normalização de Trabalahos Científicos[1]

    8/18

    Estrutura para TCC (NÃO SE APLICA AOS ARTIGOS)

  • 8/19/2019 Resumo Do Manual de Normalização de Trabalahos Científicos[1]

    9/18

  • 8/19/2019 Resumo Do Manual de Normalização de Trabalahos Científicos[1]

    10/18

  • 8/19/2019 Resumo Do Manual de Normalização de Trabalahos Científicos[1]

    11/18

  • 8/19/2019 Resumo Do Manual de Normalização de Trabalahos Científicos[1]

    12/18

  • 8/19/2019 Resumo Do Manual de Normalização de Trabalahos Científicos[1]

    13/18

  • 8/19/2019 Resumo Do Manual de Normalização de Trabalahos Científicos[1]

    14/18

    Resumo em língua vernácula

    Elemento obrigatório, apresentado em redação de forma coerente e objetivaapresentando os pontos relevantes do documento e na língua do país onde o trabalhoserá apresentado. Deve conter de 150 a 500 palavras que ressaltem o método,

    resultados e conclusões do documento .

  • 8/19/2019 Resumo Do Manual de Normalização de Trabalahos Científicos[1]

    15/18

  • 8/19/2019 Resumo Do Manual de Normalização de Trabalahos Científicos[1]

    16/18

  • 8/19/2019 Resumo Do Manual de Normalização de Trabalahos Científicos[1]

    17/18

  • 8/19/2019 Resumo Do Manual de Normalização de Trabalahos Científicos[1]

    18/18