resumo andando no espiríto

8
Resumo do Livro: O Espírito Santo meu companheiro - Autor: David (Paul) Yonggi Cho - Editora: Vida Capítulo 1: Comunhão com o Espírito Santo – Porquê? Em 2CO 13.13 diz “A Graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.” A Palavra “Graça” tem pelo menos 3 significados, em seu sentido original “o máximo em beleza”, favor ou boa vontade e obra digna de elogio. Amor de Deus, trata-se de um tipo de amor incondicional, sacrificial, ao ponto de entregar o seu único filho em favor de pecadores. E a Comunhão com o Espírito Santo, trata- se de viver diariamente e constantemente na companhia dele, de modo que é possível medir nossa fé de acordo com a nossa comunhão com ele, a palavra “comunhão”, tem pelo menos 2 significados, companheirismo que trata-se da amizade e parceria na evangelização que trata-se de trabalhar em parceria . O Espírito Santo foi enviado a terra para ser parceiro dos crentes e para trabalhar na evangelização da humanidade. Muitas igrejas não crescem porque tentam ganhar vidas sem a companhia do Espírito Santo. A medida em que avançamos em intimidade com o Espírito Santo, ele nos conduz a fazer a vontade do Pai. A falta de sensibilidade e negligencia a presença do Espírito Santo, nos leva a uma vida cristã natural e limitada. Sabemos que em cada cidade há inúmeros templos, porém estão cheios de pessoas cheias de programações, mas longe do Espírito Santo. A maioria das decisões tomadas na frente da igreja é por concessão entre homens, e não por direção do Espírito Santo, essa situação deveria ser contrária, pois o Espírito Santo quer tomas parte na obra do evangelho, Ele é o iniciador, Ele é o participante principal. Capítulo 2: Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo é Deus, e membro da divindade, em Mt. 28.19 vemos que Jesus colocou o Espírito Santo na mesma posição do Pai e do Filho, ou seja, Ele tem a mesma autoridade, poder e glória que eles. O Espírito Santo tem os mesmos atributos de Deus, eternidade, onisciência, onipotência e onipresença. O Espírito Santo é uma pessoa (apesar de não ser visível) tem personalidade, ele entende nossos problemas e nos ajuda a resolve- los. Prova de que ele é uma pessoa são os atos que ele pode praticar assim como nós, como por exemplo, falar, ajudar nos momentos de fraqueza, orar, ensinar, testificar da parte do Senhor, guiar, dar ordens e fortalecer igrejas. O Espírito Santo também tem sentimentos e emoções, conhecimento de coisas e fato, e também inteligência. Além dessas características ele também possui vontades própria e determinação, mas o interessante é que ele habita e trabalha dentro de nós e conosco, assim sempre louvamos o seu nome ele nos responde. Capítulo 3: Nomes e Símbolos do Espírito Santo A Bíblia usa pelo menos quatro nomes diferentes para o Espírito Santo, são eles: Espírito Santo, Espírito de Deus, Espírito de Cristo e Consolador.

Upload: cristianefrancadasilvamagalhaes

Post on 06-Feb-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resumo Andando No Espiríto

Resumo do Livro: O Espírito Santo meu companheiro - Autor: David (Paul) Yonggi Cho - Editora: Vida

Capítulo 1: Comunhão com o Espírito Santo – Porquê?Em 2CO 13.13 diz “A Graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.”A Palavra “Graça” tem pelo menos 3 significados, em seu sentido original “o máximo em beleza”, favor ou boa vontade e obra digna de elogio. Amor de Deus, trata-se de um tipo de amor incondicional, sacrificial, ao ponto de entregar o seu único filho em favor de pecadores. E a Comunhão com o Espírito Santo, trata-se de viver diariamente e constantemente na companhia dele, de modo que é possível medir nossa fé de acordo com a nossa comunhão com ele, a palavra “comunhão”, tem pelo menos 2 significados, companheirismo que trata-se da amizade e parceria na evangelização que trata-se de trabalhar em parceria .O Espírito Santo foi enviado a terra para ser parceiro dos crentes e para trabalhar na evangelização da humanidade.Muitas igrejas não crescem porque tentam ganhar vidas sem a companhia do Espírito Santo. A medida em que avançamos em intimidade com o Espírito Santo, ele nos conduz a fazer a vontade do Pai. A falta de sensibilidade e negligencia a presença do Espírito Santo, nos leva a uma vida cristã natural e limitada. Sabemos que em cada cidade há inúmeros templos, porém estão cheios de pessoas cheias de programações, mas longe do Espírito Santo.A maioria das decisões tomadas na frente da igreja é por concessão entre homens, e não por direção do Espírito Santo, essa situação deveria ser contrária, pois o Espírito Santo quer tomas parte na obra do evangelho, Ele é o iniciador, Ele é o participante principal.

Capítulo 2: Quem é o Espírito Santo?O Espírito Santo é Deus, e membro da divindade, em Mt. 28.19 vemos que Jesus colocou o Espírito Santo na mesma posição do Pai e do Filho, ou seja, Ele tem a mesma autoridade, poder e glória que eles.O Espírito Santo tem os mesmos atributos de Deus, eternidade, onisciência, onipotência e onipresença. O Espírito Santo é uma pessoa (apesar de não ser visível) tem personalidade, ele entende nossos problemas e nos ajuda a resolve-los. Prova de que ele é uma pessoa são os atos que ele pode praticar assim como nós, como por exemplo, falar, ajudar nos momentos de fraqueza, orar, ensinar, testificar da parte do Senhor, guiar, dar ordens e fortalecer igrejas. O Espírito Santo também tem sentimentos e emoções, conhecimento de coisas e fato, e também inteligência. Além dessas características ele também possui vontades própria e determinação, mas o interessante é que ele habita e trabalha dentro de nós e conosco, assim sempre louvamos o seu nome ele nos responde.

Capítulo 3: Nomes e Símbolos do Espírito SantoA Bíblia usa pelo menos quatro nomes diferentes para o Espírito Santo, são eles: Espírito Santo, Espírito de Deus, Espírito de Cristo e Consolador.

a) Espírito Santo exerce a função de santificador e purificador, ou seja, induz os crentes a andar em santidade e pureza afastados do pecado.

b) Espírito de Deus, porque foi enviado por Deus. Deus age através dele para atrair os pecadores a Jesus, revelar a verdade e guiar os crentes.

c) Espírito de Cristo, porque foi derramado por Jesus sobre os crentes. Denominado este nome porque também viria no lugar de Jesus Cristo, ou seja, seria a vinda do próprio Cristo.

d) Consolador, porque ele nos traz conforto, refrigério e permanece ao nosso lado em momentos de dificuldade. Ele aconselha, exorta e nos dá forças.

A Bíblia está cheia de símbolos com referência ao Espírito Santo, entre os símbolos estão: água, fogo, vento, óleo, chuva, pomba, vinho e penhor.

a) A Água é essencial para a nossa sobrevivência, é utilizada também para limpeza de nosso corpo e também de nossa casa. Da mesma forma também precisamos do Espírito Santo, para nos sustentar e nos manter limpo do pecado.

b) O Fogo, no Antigo Testamento o fogo acompanha a presença de Deus, o fogo queima tudo que é indesejável, e provê luz e nos ajuda a ganhar a vida eterna, ele também nos faz arder para a obra de evangelização, torna-se vão tentar evangelizar sem antes receber o poder providenciado pelo fogo do Espírito Santo.

Page 2: Resumo Andando No Espiríto

c) Vento, este elemento está em todos os lugares desta terra, assim como o Espírito Santo, ele é sempre constante, dá mesma forma o Espírito Santo trabalha em nós dia após dia. A direção do vento não depende da nossa vontade e ele quando sopra traz refrigério e vitalidade, assim como o Espírito Santo.

d) Óleo, as pessoas e lugares ungidos são separados para Deus. No Santuário do Antigo Testamento, a única luz que provinha dos candelabros era através do óleo, do mesmo precisamos do óleo do Espírito Santo para termos revelação da vida espiritual, o óleo também nos restaura e nos leva a sermos lubrificados com paz, amor e cura, ele também é um ingrediente necessário para a preservação da vida, sem ele podemos nos tornar como ossos secos.

e) Chuva, podemos dizer que existem duas razões que podemos comparar o Espírito Santo com a água, a “primeira chuva” do Espírito Santo nos leva a semear e a “segunda chuva” que nos leva a crescer e a produzir frutos para o Senhor.

f) Pomba, no mundo inteiro a pomba é conhecida como símbolo de paz, mas ela também representa um símbolo de mansidão e humildade, devido a sua pureza e também a sua posição inofensiva. Ela é totalmente sensível ao mal, assim como a pomba se quisermos viver em harmonia com o Espírito Santo, devemos ter cuidado para não entristecê-lo.

g) Vinho, assim como o Espírito Santo nos traz gozo e prazer. Quando o vinho é o Espírito Santo ficamos em um estado de paz superabundante, somos livres da ansiedade e das preocupações do mundo, nesta mesma situação somos cheios de ousadia, onde somos capacitados a caminhar em amor, verdade, justiça, mansidão, humildade e somos também induzidos a pregar o evangelho com autoridade. O poder do seu amor, e a sua força nos isola das setas malignas para nos mantermos em pé.

h) Selo, sabemos quando algo está selado não podemos tocar, da mesma forma quando somos selados por Deus o inimigo não pode nos tocar. O Selo também nos dá autoridade, através da confiança que depositamos no nosso dono de utilizar toda herança que nos é dada por direito.

i) Penhor, é como no caso de um fiador que se torna responsável pela dívida, da mesma forma Jesus se tornou responsável pela nossa dívida com Deus, segundo quando fechamos um negócio onde o pagamento é entrada + parcelas, temos por direito uma garantia, da mesma forma o Espírito Santo é a nossa garantia de salvação

Capítulo 4: Os incrédulos e o Espírito SantoOs incrédulos são como os mortos, mas isso não significa que não tenham alma, e sim que são insensíveis ao Criador. Eles não podem entender a salvação de Deus pelos sentidos humanos ou razão, mas somente pelo poder de Deus.Todas as pessoas nascem pecadoras, descendentes de Adão. Em geral as pessoas tratam pecado como atos errados, porém o pecado é muito mais que isso, ele é a separação de Deus. Assim, nesta condição de abandono, a humanidade morreria e iria para o inferno, se não fosse o grande amor e misericórdia de Deus em nos dar Jesus. Jesus pagou o preço pelos nossos pecados, quem crê em Jesus recebe a vida eterna.Todo aquele que confronta com a Lei de Deus percebe que é um pecador. Somos descendentes de Adão, todos somos pecadores e nascem destituídos da Glória de Deus. Nesta condição, um pecador não pode redimir outro, mas a morte de Jesus redime a todos. Jesus pagou o preço completo, ele foi a justiça.Adão e Eva foram criados para governar o mundo, mas quando pecaram seu relacionamento com Deus foi quebrado e esta autoridade foi dada a Satanás. Desde então a única maneira de salvar a raça humana seria por um caminho que não houvesse a alma adâmica. Graças a morte de Jesus o Filho de Deus, Satanás foi derrotado e julgado e perdeu o direito legal de possuir o homem, hoje podemos escolher se queremos receber ou não o perdão de Deus. Deste forma o Espírito Santo convence o mundo do Juízo mediante o sacrifício de Jesus e mostrando a humanidade o livre arbítrio.Quando um incrédulo crê em Jesus, só há uma explicação é um milagre realizado pelo Espírito Santo. Quando alguém confessa Jesus pode ou não haver sinais imediatos na sua mudança exterior. O próprio Espírito Santo move dentro da pessoa a transformação, Ele mesmo se encarrega de gerar fé que transpõe a razão. Do mesmo modo a pregação do evangelho é impossível sem o envolvimento do Espírito Santo.

Capítulo 5: Os crentes e o Espírito SantoNinguém pode ser salvo sem receber o poder da Palavra e do Espírito Santo. Depois que a pessoa é salva ela precisa buscar conhecimento na Palavra para viver uma vida vitoriosa.

Page 3: Resumo Andando No Espiríto

O Espírito Santo age em nossas fraquezas, isso é a Graça de Deus. Recebemos pela fé o que Deus já preparou para nós, também temos que mudar nossas atitudes e nosso pensar e tomar posse de que em Cristo Jesus somos novas criaturas. Muitos crentes não sabem que ainda continuam sem poder para fazer o que é reto diante de Deus, porque esse poder vem Espírito Santo dentro de nós. Deus nós dá a Lei, mas também nos dá o poder divino, isso é Graça.O Cristão nascido de novo deve se desenvolver a semelhança de Cristo, e a única pessoa que tem poder para ensinar crentes é o Espírito Santo. Através de nossas vontades e emoções o Espírito Santo nos conduz a sermos semelhantes a Cristo. Desta forma o Espírito Santo se dirigi a crentes de 2 maneiras: mediante a Palavra de Deus e mediante a Experiência de Vida. Só teremos revelação da Palavra de Deus se estivermos cheios do Espírito Santo, da mesma forma Deus providenciará circunstancias para adquirirmos experiências com Ele.Deus enviou o Espírito Santo para guiar crentes, embora ainda estejamos no mundo físico pertencemos ao mundo espiritual por causa da nossa regeneração. Para sermos guiados por Ele, precisamos entender o relacionamento entre Ele e nós mesmos, o homem muitas vezes serve a si mesmo e de maneira orgulhosa, não só se recusa a reconhecer Deus como também se rebela e o abandona, se realmente quisermos ser guiados por Ele não devemos apenas crer em Jesus, mas devemos permitir que o Espírito Santo corte de nossa vida todas as raízes de orgulho, devemos permitir que Ele seja livre para agir através de nós com a finalidade de agradar a Deus e não a nós mesmos, para que não sejamos guiados por Ele de forma superficial, quando temos certeza de que o Espírito Santo guia nossas vidas mesmo em noites tenebrosas louvamos e adoramos ao Senhor com grande alegria.O Espírito Santo é consolador, seu óleo quando derramado sobre as feridas, nos renova, quando Ele está dentro de nós não sentimos mais solidão, tristeza, muito menos opressões emocionais ou desespero. Ele nos dá poder para permanecermos em pé e continuar marchando. Quando somos cheios Dele o consolo que o mundo não conhece transborda a nossa alma, recebemos forças para superar qualquer circunstancia e nos tornamos crentes que podem oferecer alivio para qualquer pessoa atingida pela aflição.Deus é nosso Pai, autor e causa do nosso novo nascimento, nossa fé não é uma religião e sim uma experiência com Jesus. Ninguém se torna filho de Deus pela vontade da carne e do homem, e sim pelo poder do Espírito Santo. Nascemos de Deus como filhos espirituais e mediante sua Palavra pelo poder do Espírito Santo, sem a atuação do Espírito seremos pessoas religiosas e não filhos verdadeiros de Deus.

Capítulo 6: O Batismo do Espírito SantoO Espírito Santo pelo seu trabalho faz a pessoa receber a vida eterna e a natureza de Deus, mas Ele vai além da regeneração, Ele chega ao batismo. Regeneração não é a mesma experiência do batismo, eles podem acontecer ao mesmo tempo, mas há casos em que há um intervalo de tempo entre eles. Isso indica que crer e nascer de novo são bem diferentes de receber o Espírito Santo. Para recebê-lo devemos orar e pedir e quando o recebemos somos revestidos por uma vitalidade maravilhosa e pelo seu poder para o ministério. Já a regeneração é a experiência de ter Cristo enxertado em nós, ela nos garante uma vida eterna.Deus promete que a salvação para todos os povos e que daria unção do Espírito Santo a todos que respondessem seu chamado. Em Atos 2.38-39 vemos que o Batismo com Espírito Santo é para todos nós, nossos descendentes, em todos os tempos e no mundo todo.Relatos dos Santos que receberam o Batismo com Santo, em Atos:Pentecoste: Experimentaram o Batismo e ouviram um som como o vento e viram línguas de fogo, e oraram em línguas. Samaria: Aconteceram coisas fora do comum, tanto que levou o mágico Simão a oferecer dinheiro a Pedro. Provavelmente ele presenciou os crentes falando em outras línguas e louvando a Deus.Casa de Cornélio: Pedro estava pregando, e de repente o Espírito Santo foi derramado sobre os gentios e eles começaram a falar em línguas e a engrandecer a Deus.Éfeso: Paulo encontra alguns crentes em Éfeso e pergunta se eles receberam o Espírito Santo, eles respondem que nem sabiam que existia o Espírito Santo. Paulo então realiza uma reunião especial para o batismo no Espírito Santo, Paulo impôs as mãos, e no mesmo momento o Espírito Santo veio sobre eles e eles falavam em línguas e profetizavam.Deste modo o falar em línguas por si mesmo não significa a plenitude do Espírito Santo, mas pela confirmação das escrituras é o sinal comum evidente do Batismo no Espírito Santo.

Capítulo 7: Recebendo o Batismo do Espírito Santo

Page 4: Resumo Andando No Espiríto

A benção da plenitude do Espírito Santo só acontecerá quando colocarmos na nossa mente que não sossegaremos enquanto não tivermos resposta. Atualmente, muitas pessoas recebem o batismo com o Espírito Santo quando lhe impomos a mãos, mas que isso aconteça é necessário que elas estejam preparadas. Mas como preparar o coração? Em primeiro lugar precisa-se conhecer as promessas de Deus, e não duvidar no coração. É necessário também haver arrependimento genuíno, devemos estar conscientes de que existem duas espécies de pecado: o da desobediência a Palavra de Deus e o da negligência, no verdadeiro arrependimento há confissão de pecados que brota do profundo do nosso ser.Depois de confessarmos os pecados, devemos orar para receber o Espírito Santo, não devemos orar com motivações erradas, nosso coração deve estar puro, assim espíritos malignos nunca de aproximarão de nós. Devemos também ter uma atitude mental alegre e positiva, aqueles que são fracos na mente e no corpo são perseguidos por enfermidades, deve-se também destruir todo envolvimento que um dia houve com o diabo, não deve-se aceitar que qualquer pessoa imponha as mãos para orar, antes deve-se saber a respeito da sua consagração e por fim, devemos ter cuidado ao orar sozinhos para que o diabo não venha opressão sobre nossas vidas.

Capítulo 8: Discernimento de Espíritos Malignos em uma pessoaNão só o Espírito Santo está sempre conosco, mas muitos anjos também, por outro lado o diabo também envia demônios para vagar pelo mundo. Independente da experiência devemos sempre olhar os frutos do Espírito, e verificar se não são frutos do diabo.O diabo é maligno, por muitas vezes tenta nos dar instruções que imitam o Espírito Santo, mas na verdade é puro negativismo e ansiedade. Ele também é imundo, provocando pensamentos que são impróprios e contra a vontade da própria pessoa fazendo de nossa mente um esgoto.O ponto básico do discernimento de espíritos é saber o que a pessoa fala de Cristo, se ela fala que Ele é filho de Deus, morreu e ressuscitou. Quando alguém afirma ter recebido o Espírito Santo, e exalta a si mesmo, na verdade ele está cheio de soberba, as palavras de exaltação a si mesmo vem do diabo, há também situações em que a pessoa zomba e critica seus irmãos, usando linguagem grosseira e ferina, isso não provém do Espírito Santo, pois Ele é humilde e reto.Antes de elogiarmos o trabalho de alguém, devemos primeiro olhar se esta pessoa glorifica e prega a Cristo, devemos sentir a prova da humildade e ver que ela produz o fruto do Espírito Santo.

Capítulo 9: Dons do Espírito SantoNa Carta aos Coríntios Cap 12, Paulo classifica dons do Espírito. Estes são dados pelo Espírito Santo e são instrumentos para levar adiante o trabalho de Deus em sua igreja. Existem 9 dons do Espírito Santo que podem ser distribuídos em três grupos:

1- Dons de revelação, se referem a comunicação sobrenatural do Espírito Santo ao coração: palavra de sabedoria, palavra de ciência e discernimento de espíritos;

2- Dons vocacionais, se referem a comunicação sobrenatural usando voz humana: línguas, interpretação de línguas e profecia;

3- Dons de poder, onde o poder de Deus se manifesta através deles: fé, cura e milagres.

Page 5: Resumo Andando No Espiríto

Quando entristecemos o Espírito Santo, os dons cessam de operar através de nós, não devemos nunca ser independentes do Espírito Santo ou até mesmo sermos carnais, devemos ser guiados pelo seu poder para manifestar os dons. Para sermos usados pelo Espírito Santo devemos nos humilhar e dar espaço para Ele.Se você deseja ter dons, deve orar e procurar descobrir quais são os dons que o Espírito Santo deseja manifestar através de você, assim que descobri-los desenvolva esses dons e cultive-os. Se tivermos medo ou vergonha de manifestar esses dons, o Espírito Santo se entristece e se reprime, se isso acontecer os dons desaparecerão, não devemos nos sujeitar a pessoas ou organizações, devemos nos sujeitar ao Espírito Santo. Porém os dons não devem nunca tomar o lugar da Palavra de Deus, pois ela é a nossa instrução para viver, todos os dons devem ser controlados pela Palavra de Deus e estar em harmonia com ela. Deus quer edificar a igreja com os dons que o Espírito Santo distribui segundo a sua vontade.

Capítulo 10: Os dons de revelaçãoDom da Palavra da ciência: Este dom não é um conhecimento que pode ser estudado e aprendido. Este dom é uma informação revelada a alguém quando há uma necessidade especial para o Reino de Deus ou quando a causa do evangelho de Cristo precisa ser revelada aos filhos de Deus, ela nunca é o tipo de conhecimento que o homem pode possuir por si mesmo e usar livremente.Dom da Palavra de sabedoria: uma pessoa pode ser muito culta e ter muito conhecimento, mas se não tiver sabedoria seu conhecimento pode se tornar inútil. Sabedoria é a função pela qual podemos de maneira eficaz usar o conhecimento, aqueles que têm a falta dela devem pedir a Deus. Deus manifesta a sabedoria de acordo com a necessidade especifica, em determinado tempo e lugar para a Glória dele e poder do evangelho.Dom de Discernimento de Espírito: muitas pessoas hoje confundem esse dom com leitura da mente. Esse dom é para discernir se o espírito pertence a Deus ou a diabo. Nós discernimos espíritos através do Espírito Santo, só assim podemos julgar se o espírito vem de Deus. Esse dom não é dado a todos e nem a todo tempo. Por isso, é importante não dar crédito a todas as profecias de forma incondicional, mas discernir se a profecia é em realidade falada pelo Espírito Santo ou por espírito maligno. Todos os dons de Deus deveriam ser testados e submetidos ao dom de discernimento de espírito, pois só assim podemos distinguir entre o espírito da verdade e o da falsidade de tal modo que não caiamos em uma armadilha, não devemos acreditar em todos os espíritos, mas devemos experimentar se provem de Deus.

Capítulo 11: Os dons vocaisDom de Línguas: no momento do batismo com o Espírito Santo as pessoas falam em línguas como um sinal, após isso para continuarem falando é necessário o dom de línguas, isso para o beneficio da oração. Esse dom possibilita uma profunda comunicação espiritual com Deus, traz progresso a vida de fé, falar em línguas produz o mesmo efeito que a profecia, é porta para ter uma oração profunda e sinal para os incrédulos.Dom de Interpretação de Línguas: esse dom é diferente de uma tradução comum, a tradução dá sentido a palavra por palavra, enquanto a interpretação deixa claro o sentido. Esse dom depende muito da condição de fé da vida do interprete, da vida de oração e profunda comunicação com Deus, ninguém pode interpretar mensagens em línguas continuamente, como em uma língua estrangeira. Esse dom pode se manifestar de muitos modos: pode se manifestar pela fé através de uma ordem do Espírito Santo, apenas o sentido geral é revelado ao coração, as vezes só parte da mensagem é revelada, a mesma pessoa que orou em línguas pode interpretar, e por fim há casos que a mensagem é falada em língua estrangeira e alguém que esteja no lugar pode traduzir.Dom da Profecia: entendemos de maneira literal como sendo a revelação da Palavra de Deus sobre o futuro. Mas esse dom é diferente das profecias bíblicas, e seu principal objetivo é edificar, exortar e consolar, e da mesma forma devemos ter discernimento.

Capítulo 12: Os dons de poderDom da fé: todos nascemos com fé, e esta aumenta quando ouvimos a Palavra de Deus. Mas o dom da fé é concedido pelo Espírito Santo, essa fé vai além da imaginação humana, ela é produzida de tal modo que grandes milagres podem acontecerDom de cura: a fé e o dom de cura são inseparáveis, este dom está ligado à pregação do evangelho. Jesus dicou quase 2/3 do seu ministério para curar.Dom de operar milagres: a palavra milagres refere-se ao marcante ou surpreendente evento que acontece pela direta intervenção de Deus, sem seguir as conhecidas leis da natureza.

Concluído!!!!

Page 6: Resumo Andando No Espiríto