resumÃo ondulatÓria

3
FÍSICA – PROF. ELIÚDE MAIA 2º ANO Na parte referente a Ondulatória, vimos que o período para sistema massa-mola, seu período de oscilação é dado pela relação: (Lembrando que: ) Vimos também que em associações de molas, utilizamos as seguintes relações para determinarmos a constante elástica equivalente do sistema: Em série: Em paralelo: ENERGIA!!!! Energia no MHS Energia Potencial Elástica: Energia Cinética: ENERGIA MECÂNICA: GRÁFICOS: Podemos ver então pelos gráficos ao lado, que o valor da Energia Mecânica no sistema, não se altera no decorrer do tempo. No gráfico superior, vemos que enquanto um tipo aumenta em seu módulo, a outra diminui com mesma intensidade. Semelhantemente a um sistema massa-mola, temos também outro sistema oscilador. Ao invés de uma força proveniente da Energia potencial elástica conservada em uma mola, nesse sistema teremos a conservação das forças, relativa a Energia potencial gravitacional. Esse sistema se chama Pêndulo. Em Mecânica, um pêndulo simples é um instrumento ou uma montagem que consiste num objeto que oscila em torno de um ponto fixo. O braço executa movimentos alternados em torno da posição central, chamada posição de equilíbrio. O pêndulo é muito utilizado em estudos da força peso e do movimento oscilatório. Para α ≤ 10°, as oscilações são aproximadamente harmônicas. Podemos então aproximadamente considerar com relação ao Período de oscilação, que: VISUALIZAÇÃO!!!! – (MASSA-MOLA) Na animação 1, vemos um sistema com 3 molas, repleto de pesos. Configuremos o sistema para tais especificações ao lado: Vamos pegar um peso de exatamente 50 gramas (0,05 Kg), e colocarmos peso no gancho existente na mola 3. 01. O que você observou? ______________________________________ ______________________________________ ________________ ______________________________________ ________ Seguindo a instrução do Professor, veja que o sistema se mantém agora na posição de equilíbrio. Coloque a reta de referencia no sistema, exatamente na posição de equilíbrio do sistema. Na natureza, nada se cria, nada se perde,

Upload: marcio-yottazetta

Post on 02-Oct-2015

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

;)

TRANSCRIPT

FSICA PROF. ELIDE MAIA2 ANO

Na parte referente a Ondulatria, vimos que o perodo para sistema massa-mola, seu perodo de oscilao dado pela relao:

(Lembrando que: )Vimos tambm que em associaes de molas, utilizamos as seguintes relaes para determinarmos a constante elstica equivalente do sistema:

Em srie: Em paralelo:

ENERGIA!!!!Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

Energia no MHS

Energia Potencial Elstica: Energia Cintica: ENERGIA MECNICA:

GRFICOS:

Podemos ver ento pelos grficos ao lado, que o valor da Energia Mecnica no sistema, no se altera no decorrer do tempo. No grfico superior, vemos que enquanto um tipo aumenta em seu mdulo, a outra diminui com mesma intensidade.Semelhantemente a um sistema massa-mola, temos tambm outro sistema oscilador. Ao invs de uma fora proveniente da Energia potencial elstica conservada em uma mola, nesse sistema teremos a conservao das foras, relativa a Energia potencial gravitacional. Esse sistema se chama Pndulo.

Em Mecnica, um pndulo simples um instrumento ou uma montagem que consiste num objeto que oscila em torno de um ponto fixo. O brao executa movimentos alternados em torno da posio central, chamada posio de equilbrio. O pndulo muito utilizado em estudos da fora peso e do movimento oscilatrio.

Para 10, as oscilaes so aproximadamente harmnicas. Podemos ento aproximadamente considerar com relao ao Perodo de oscilao, que:

VISUALIZAO!!!! (MASSA-MOLA)Na animao 1, vemos um sistema com 3 molas, repleto de pesos. Configuremos o sistema para tais especificaes ao lado:

Vamos pegar um peso de exatamente 50 gramas (0,05 Kg), e colocarmos peso no gancho existente na mola 3.

01. O que voc observou?__________________________________________________________________________________________________________________________________________

Seguindo a instruo do Professor, veja que o sistema se mantm agora na posio de equilbrio. Coloque a reta de referencia no sistema, exatamente na posio de equilbrio do sistema.Posicione a rgua da animao, exatamente como na figura abaixo: Aps executar o posicionamento da rgua ao lado, puxe o peso para baixo, at chegar o ponto em que a variao tenha sido de 20 cm. Solte!!!

02. Porque o sistema no para de oscilar?__________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diminua a velocidade do sistema, para melhor analisar o sistema. 03. Com relao aos grficos ao lado, qual associao possvel se fazer, mediante o que foi estudado anteriormente?__________________________________________________________________________________________________________________________________________04. Se o experimento fosse modificado para um local em que a gravidade fosse nula (g = 0m/s). O que mudaria?____________________________________________________________________________________________05. Calcule o valor da Constante Elstica dessa mola nas condies acima.

06. J com o valor da constante calculado, calcule os valores das massas vermelha, amarela e verde.

VISUALIZAO!!! PNDULO

Na animao 2, vemos um sistema configurado como um pndulo. Deixe as configuraes do sistema da seguinte forma:Aps configurar o sistema de acordo com a figura ao lado, Estabelea um ngulo de 10 entre o plano vertical e o cordo do pendulo. Solte!!!

07. O que possvel observar no movimento?__________________________________________________________________________________________________________________________________

08. Aumente o ngulo de abertura para 45. Solte!!! O que mudou no sistema?__________________________________________________________________________________________________________________________________

09. Diminuindo a massa para 0,5 kg, o que muda no sistema?__________________________________________________________________________________________________________________________________________010. Diminuindo o tamanho do barbante para 1 m, o que muda no sistema?__________________________________________________________________________________________________________________________________________011. Calcule o Perodo para as seguintes configuraes:

= 10; comprimento = 1,5 m; massa = 0,5 kg; Frico = none; Gravidade = Terra;

= 45; comprimento = 1,5 m; massa = 0,5 kg; Frico = none; Gravidade = Terra;

= 80; comprimento = 1,5 m; massa = 0,5 kg; Frico = none; Gravidade = Terra;

= 80; comprimento = 1,5 m; massa = 0,5 kg; Frico = lost; Gravidade = Terra;

= 80; comprimento = 1,5 m; massa = 0,5 kg; Frico = lost; Gravidade = NULA;

AGENDAAULA DE HOJE: CONTINUAO DE ONDULATRIA;AULA PRTICA SOBRE O SISTEMA MASSA-MOLA E PENDULOS;ATIVIDADE: ELABORAO DE RELATRIO SOBRE AS OBSERVAES E RESULTADOS OBTIDOS NA SIMULAO (INTERPRETAO).

QUESTES DO LIVRO: