resultados e discussão

1
EFICIÊNCIA DE CONVERSÃO DA RFAi EM FITOMASSA DE Eucalyptus dunni MAIDEN Sérgio Costa Junior PIBIC/CNPQ Carlos R. Sanquetta/ Alexandre Behling/ Aurélio Lourenço/ Guilherme C. Cadori Resultados e Discussão Introdução: Atualmente existe uma crescente demanda por mudas do gênero Eucalyptus. Sabendo que o crescimento das plantas depende do saldo de matéria seca acumulada pela fotossíntese, e tendo em vista a possibilidade de reduzir o tempo das mudas no viveiro, instalou-se um experimento com 2 tratamentos. Objetivo: Avaliar a eficiência de conversão da radiação solar fotossinteticamente ativa (εb) interceptada em fitomassa de mudas de Eucalyptus dunnii Maiden. Métodos: Para o cálculo da εb foi quantificada a Produção de Fitomassa Seca (PFS), o Índice de Área Foliar (IAF) e o efeito da Radiação Fotossintéticamente Ativa interceptada (RFAi). O experimento consiste em 2 tratamentos baseados na densidade de mudas por bandeja e é composto por 5 repetições. Tratamento de densidade media (TM), tratamento de densidade alta (TA) ocupando 50% e 100% da bandeja respectivamente. Referências CARON, B.O. et al. Eficiência de conversão da radiação fotossinteticamente ativa interceptada em fitomassa de mudas de eucalipto. Revista Árvore, v. 36, n. 5, p. 833- 842, 2012. TM obtiveram um εb de 5,5723 g MJ -1 , TA obtiveram um εb de 7,7506 g MJ -1 Conclusões: Para acelerar o processo de produção de mudas, densidades mais altas são recomendadas, visto a maior eficiência dessa conformação em converter a radiação fotossinteticamente ativa em fitomassa.

Upload: haru

Post on 08-Jan-2016

12 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

EFICIÊNCIA DE CONVERSÃO DA RFAi EM FITOMASSA DE Eucalyptus dunni MAIDEN Sérgio Costa Junior PIBIC/CNPQ Carlos R. Sanquetta/ Alexandre Behling/ Aurélio Lourenço/ Guilherme C. Cadori. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: Resultados e Discussão

EFICIÊNCIA DE CONVERSÃO DA RFAi EM FITOMASSA DE Eucalyptus dunni MAIDENSérgio Costa JuniorPIBIC/CNPQCarlos R. Sanquetta/ Alexandre Behling/ Aurélio Lourenço/ Guilherme C. Cadori

Resultados e Discussão Introdução: Atualmente existe uma crescente demanda por mudas do gênero Eucalyptus. Sabendo que o crescimento das plantas depende do saldo de matéria seca acumulada pela fotossíntese, e tendo em vista a possibilidade de reduzir o tempo das mudas no viveiro, instalou-se um experimento com 2 tratamentos.Objetivo: Avaliar a eficiência de conversão da radiação solar fotossinteticamente ativa (εb) interceptada em fitomassa de mudas de Eucalyptus dunnii Maiden.

Métodos: Para o cálculo da εb foi quantificada a Produção de Fitomassa Seca (PFS), o Índice de Área Foliar (IAF) e o efeito da Radiação Fotossintéticamente Ativa interceptada (RFAi). O experimento consiste em 2 tratamentos baseados na densidade de mudas por bandeja e é composto por 5 repetições. Tratamento de densidade media (TM), tratamento de densidade alta (TA) ocupando 50% e 100% da bandeja respectivamente.

ReferênciasCARON, B.O. et al. Eficiência de conversão da radiação fotossinteticamente ativa interceptada em fitomassa de mudas de eucalipto. Revista Árvore, v. 36, n. 5, p. 833-842, 2012.

• TM obtiveram um εb de 5,5723 g MJ-1, • TA obtiveram um εb de 7,7506 g MJ-1

Conclusões: Para acelerar o processo de produção de mudas, densidades mais altas são recomendadas, visto a maior eficiência dessa conformação em converter a radiação fotossinteticamente ativa em fitomassa.