resultado recursos 1

57
~ BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417) DINOP/CENTRO DE SERViÇOS DE LOGíSTICA ÁREA DE L1CITAÇÕES/L1CIT2 Belo Horizonte (MG), 16.02.2011 RECURSO ADMINISTRATIVO Referência: CREDENCIAMENTO NO2010/03360 (7417) As empresas ATN Capital e Participações Ltda., Atual Assessoria de Cobranças Ltda. - EPP, Barcelos Assessoria Empresarial Ltda., BJC Serviços de Cobranças Extrajudiciais, Brandão Dutra Advogados Associados, C. Martins e Advogados Associados S/C, Cercred - Central de Recuperação de Créditos Ltda., Cobes Assessoria de Serviços S/S Ltda., Cobra Serviços de Cobrança Ltda. - ME, Cobrabem Serviços de Cobrança Ltda., Contax S.A., Decisão Assessoria e Soluções Ltda., Empreze Consultoria Empresarial Ltda., Encash Assessoria e Serviços de Cobrança Ltda., Exponencial Serviços de Consultoria e Assessoria Ltda., Feedback Cobrança Brasil Ltda., Garantia Serviços Ltda., Get Cobranças Ltda., Grupo Support Assessoria Empresarial, Intervalor Cobrança Gestão de Crédito e Call Center Ltda., Malta Assessoria de Cobranças Ltda., Martins & Melo - Serviços de Cobrança Ltda., Maxcob Assessoria de Cobrança Ltda., Maxiserv Assessoria de Cobrança Ltda., ML Serviços de Cobrança Ltda., Nova Garantia - Serviços de Recuperação de Crédito S.S., Paschoalotto Serviços Financeiros Ltda., Redebrasil Gestão de Ativos Ltda., Rogério Arajarir Tonetto Winkler & Cia. Ltda., Siscom Sistema de Cobrança Modular Ltda., Terezinha Loss Goldner - ME, Warm (Brasil) Assessoria Técnica de Cobrança Ltda. e Zanc Serviços de Cobrança Ltda., submetem à apreciação da Comissão de Credenciamento "Recurso Administrativo" atinente ao processo à epígrafe, de forma a pretender ver reformada a decisão que resultou na habilitação e classificação das participantes. Conforme previsto na legislação vigente, encaminhamos a V. Sa., o processo em referência, contendo julgamento desta Comissão, que decidiu pela habilitação e classificação dos concorrentes, bem como os recursos interpostos e suas impugnações. DA ADMISSIBILIDADE DOS RECURSOS: O resultado de habilitação do certame foi publicado no Diário Oficial da União - DOU - Seção 3, página 13, de 19.01.2011, começando a fluir o prazo para interposição de recurso em 20.01.2011 e esvaindo-se em 26.01.2011 - item 9.1 do Edital. Os recursos supracitados foram protocolados neste Centro de Serviços de Logística Belo Horizonte (MG) - CSL BH no período compreendido entre 20.01 e 26.01.2011 e examinados os pressupostos de admissibilidade dos recursos, especialmente o de tempestividade, a Comissão de Credenciamento conheceu e deu segmento aos recursos, atribuindo aos mesmos o efeito suspensivo. Mod.0.03.007.4. SISBB 99176. Jul./2010 Página 1 de 57 Q

Upload: vuonghuong

Post on 07-Jan-2017

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

~ BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

DINOP/CENTRO DE SERViÇOS DE LOGíSTICAÁREA DE L1CITAÇÕES/L1CIT2

Belo Horizonte (MG), 16.02.2011

RECURSO ADMINISTRATIVO

Referência: CREDENCIAMENTO NO2010/03360 (7417)

As empresas ATN Capital e Participações Ltda., Atual Assessoria de Cobranças Ltda.- EPP, Barcelos Assessoria Empresarial Ltda., BJC Serviços de CobrançasExtrajudiciais, Brandão Dutra Advogados Associados, C. Martins e AdvogadosAssociados S/C, Cercred - Central de Recuperação de Créditos Ltda., CobesAssessoria de Serviços S/S Ltda., Cobra Serviços de Cobrança Ltda. - ME, CobrabemServiços de Cobrança Ltda., Contax S.A., Decisão Assessoria e Soluções Ltda.,Empreze Consultoria Empresarial Ltda., Encash Assessoria e Serviços de CobrançaLtda., Exponencial Serviços de Consultoria e Assessoria Ltda., Feedback CobrançaBrasil Ltda., Garantia Serviços Ltda., Get Cobranças Ltda., Grupo Support AssessoriaEmpresarial, Intervalor Cobrança Gestão de Crédito e Call Center Ltda., MaltaAssessoria de Cobranças Ltda., Martins & Melo - Serviços de Cobrança Ltda., MaxcobAssessoria de Cobrança Ltda., Maxiserv Assessoria de Cobrança Ltda., ML Serviçosde Cobrança Ltda., Nova Garantia - Serviços de Recuperação de Crédito S.S.,Paschoalotto Serviços Financeiros Ltda., Redebrasil Gestão de Ativos Ltda., RogérioArajarir Tonetto Winkler & Cia. Ltda., Siscom Sistema de Cobrança Modular Ltda.,Terezinha Loss Goldner - ME, Warm (Brasil) Assessoria Técnica de Cobrança Ltda. eZanc Serviços de Cobrança Ltda., submetem à apreciação da Comissão deCredenciamento "Recurso Administrativo" atinente ao processo à epígrafe, de forma apretender ver reformada a decisão que resultou na habilitação e classificação dasparticipantes.

Conforme previsto na legislação vigente, encaminhamos a V. Sa., o processo emreferência, contendo julgamento desta Comissão, que decidiu pela habilitação eclassificação dos concorrentes, bem como os recursos interpostos e suasimpugnações.

DA ADMISSIBILIDADE DOS RECURSOS:

O resultado de habilitação do certame foi publicado no Diário Oficial da União - DOU -Seção 3, página 13, de 19.01.2011, começando a fluir o prazo para interposição derecurso em 20.01.2011 e esvaindo-se em 26.01.2011 - item 9.1 do Edital.

Os recursos supracitados foram protocolados neste Centro de Serviços de LogísticaBelo Horizonte (MG) - CSL BH no período compreendido entre 20.01 e 26.01.2011 eexaminados os pressupostos de admissibilidade dos recursos, especialmente o detempestividade, a Comissão de Credenciamento conheceu e deu segmento aosrecursos, atribuindo aos mesmos o efeito suspensivo.

Mod. 0.03.007.4. SISBB 99176. Jul./2010

Página 1 de 57 Q

~ BANCO DO BRASIL CR201 0/03360(7417)

As demais concorrentes foram intimadas dos recursos, em 27.01.2011, na forma dalei, tendo as empresas Bandeira Advogados Associados, Bureaux de Negócios eServiços Uda., Cercred - Central de Recuperação de Créditos Uda., ExponencialServiços de Consultoria e Assessoria Uda., Factor Cobranças e Serviços Uda.,Feedback Cobrança Brasil Uda., Fiducial Consultoria e Serviços Financeiros Uda.,Get Cobranças Uda., Intercob Assessoria Empresarial Uda., Lara Resende, AndradeNeves Advocacia S/C, Open Credit Cobrança e Assessoria Uda., Roma Serviços deCobrança Uda. - ME, Serco - Serviços e Cobranças Uda., Tribuna Cobrança eCadastro Uda. - ME apresentado tempestivamente suas impugnações.

DOS ARGUMENTOS DOS RECURSOS:

I) ATN Capital e Participações Uda.

Em conformidade com o item 7.4 do Edital foi solicitada a cópiaautenticada do Contrato Social e alterações existentes e a recorrenteencaminhou o solicitado na mesma data.

A partir de 2009 passou a ser obrigatória a escrituração contábil digitalpara as empresas tributáveis pelo lucro real (regime da ATN Capital eParticipações Uda.). O balanço patrimonial e demonstrações contábeisdevidamente acompanhados do Termo de Autenticação e Recibo deEntrega do livro digital foram apresentados rigorosamente na forma dalegislação vigente. A recorrente comprova ter um patrimônio líquido de R$510.331,68 (quinhentos e dez mil, trezentos e trinta e um reais e sessentae oito centavos).

Foram apresentados no certame cartas de diversos clientes (BancoItaucard S.A., HSBC Bank S.A., Ativos S.A. - Empresa BB e Banco doBrasil S.A.), as quais atestam o volume médio mensal bem superior aomínimo exigido.

Assim, há presunção de regularidade da documentação enviada, cabendoa essa Comissão, se for necessário, consultar a DIRAO, em Brasília (DF),no sentido de comprovar os números atestados pela ATIVOS S.A., ou atémesmo diligenciar a própria emitente do atestado, com este propósito.

pRequer o seu credenciamento para os lotes 01, 02 e 03.

O Edital prevê a possibilidade da realização de diligências em seu subitem7.4. A Comissão Julgadora, quando necessitar de documentos ouesclarecimentos do próprio licitante, este deverá ser formalmenteinformado.

Causou surpresa o recorrente ter sido inabilitado por não ter apresentado ~documento, quando sequer foi informado que deveria fazê-lo. Deve serreaberto o prazo para apresentar a documentação solicitada na diligência.

Atual Assessoria de Cobranças Uda. - EPP11)

A recorrente apresentou atestados que comprovam a execução deserviços idênticos aos do objeto do certame que vão além do mínimo

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - JuIJ2010

Página 2 de 57 º

~ [BANCO DO [BRASil CR 2010/03360(7417)

especificado no Edital. Os atestados juntados aos autos deixam claro asua qualificação para prosseguir no processo de credenciamento.

A Administração deve restringir-se ao estritamente necessário para que seassegure a .satisfatória execução do contrato, já que exigências excessivaspoderão configurar-se como restritivas ao caráter competitivo da licitação.É vedada a exigência de comprovação de atividade ou aptidão comlimitações de tempo ou de época ou ainda em locais específicos.

Requer a reabertura do prazo para apresentar a documentação solicitadana diligência e o seu credenciamento para os lotes 01, 02 e 03.

111) Barcelos Assessoria Empresarial Uda.

Os atestados apresentados comprovam, em documentos fornecidos porinstituições clientes da recorrente, com os requisitos previstos no Edital, onúmero mínimo exigido.

Os atestados demonstram de forma clara e objetiva a quantidade mensalde clientes que tiveram contratos repassados para cobrança extrajudicialde créditos, e que esse número é consideravelmente superior ao exigidopara habilitação.

Requer o seu credenciamento para os lotes 01, 02 e 03.

IV) BJC Serviços de Cobranças Extrajudiciais

Pela redação do Edital verifica-se que seria necessário que osproponentes indicassem o lote e UF em que pretendiam atuar. Apresentá-lo sem indicação representa não cumprimento do Edital e ensejaria oindeferimento do credenciamento.

A empresa CSU CARDSYSTEM S.A. apresentou documentação emdesacordo com o Edital pois não indicou o lote e UF e não apresentoutodos os índices relativos à situação financeira maiores que 1,00 (um).

Requer a inabilitação da empresa CSU CARDSYSTEM S.A.

V) Brandão Dutra Advogados Associados

A recorrente atendeu todas as exigências para fazer jus aocredenciamento.

JPí

A sociedade tem por objetivo disciplinar a colaboração recíproca notrabalho profissional, bem como o expediente e resultados patrimoniaisauferidos na prestação de serviços de advocacia em geral.

É patente que a cobrança extrajudicial de créditos vencidos é uma das qatividades inerentes à advocacia em geral, de maneira que a recorrente ~atende a todas as exigências do Edital.

Página 3 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - JuIJ2010

11 BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

o próprio Banco do Brasil reconhece que a atividade de cobrançaextrajudicial é própria da advocacia em geral, na medida em que mantémcontrato para este serviço com o Banco, desde 2006.

Os atestados de qualificação técnica e os contratos de prestação deserviços de cobrança extrajudicial firmados pela recorrente com o BancoIBI S.A, Instituto Mineiro de Educação e Cultura - UNIBH S.A, Itapoá S.A- CISA, EXC Card Administradora e Processadora de Cartões S.A., BancoMercantil do Brasil S.A comprovam de maneira inequívoca que o mercadoconsidera cobrança extrajudicial própria da advocacia em geral.

Requer o seu credenciamento para os lotes 01, 02 e 03.

VI) C. Martins e Advogados Associados S/C

Na cláusula segunda do contrato constitutivo do escritório existe aindicação de que o objeto da sociedade é a advocacia geral, o que inclui aatividade de cobrança extrajudicial.

A cobrança extrajudicial, desenvolvida por sociedade de advogados, éreconhecida pela OAB, que inclusive mantém tabela de honorários para aatividade.

A recorrente foi habilitada pelo Banco do Brasil para desenvolver a mesmaatividade em 2006.

Requer o seu credenciamento para o lote 03.

VII) Cercred - Central de Recuperação de Créditos Ltda.

o erro material na digitação do CNPJ do emitente do atestado do BancoPanamericano S.A, apresentado para comprovar sua qualificação técnicapara os 3 (três) lotes da Região 5, não extraiu do documento sua condiçãode perfeição e cumprimento naquilo que é mais necessário para o órgãolicitante, a comprovação da qualificação técnica do concorrente.

Para satisfazer qualquer dúvida sobre o atestado, a Comissão poderia terpromovido diligências que se fizessem necessárias. Este procedimento foiutilizado para solicitação de documentos de outras empresas, o quedemonstra que não houve isonomia e igualdade de condições na avaliaçãodos documentos.

Para corroborar sua condição de prestador de serviços do BANCOPANAMERICANO S.A, emitente do atestado técnico, a recorrente trazanexa ao recurso cópia autenticada do contrato de prestação de serviçosque mantém com a instituição financeira, comprovando desta maneira suacondição de prestador de serviços de cobrança extrajudicial do bancosupracitado.

Como no atestado, emitido pela Caixa Econômica Federal, apresentadopela EXPONENCIAL SERViÇOS DE CONSULTORIA E ASSESSORIALTDA, consta a média mensal de operações não é possível comprovar amédia mensal de clientes, ele não pode ser considerado no critério de

Página 4 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

fi BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

classificação descrito no item 6.1.4.1 do Edital (número de comprovaçõesde instituições financeiras). LOTE 01

No caso da FEEDBACK COBRANÇA BRASIL LTDA. devem ser excluídosde sua classificação o atestado emitido pela Ativos S.A. Securitizadora deCréditos Financeiros, por não constar do rol de instituição financeira, sejado tipo Banco Comercial, Banco Múltiplo com Carteira Comercial ou CaixaEconômica, o emitido pelo Banco de Brasília S.A., por não indicar a médiamensal de clientes nos últimos 12 (doze) meses, e o atestado do BancoBradesco S.A. por ser omisso quanto à média mensal de clientes nosúltimos 12 (doze) meses). LOTES 01 e 02

A INTERCOB ASSESSORIA EMPRESARIAL LTOA. deve ter excluídos desua pontuação para classificação os atestados da Caixa EconômicaFederal, por indicar a média de operações, do Banco Banestes S.A. e doCitibank S.A., por indicar média de contratos. LOTE 01

Os atestados apresentados pela empresa MAPA PRESTAÇÃO DESERViÇOS LTOA. não atendem ao exigido no Edital pois o BancoBanestes S.A. atesta a quantidade de contratos e a Caixa EconômicaFederal a média mensal de operações acima de 10.000 contratos/clientes.LOTE 01

A UNICOB - SERViÇOS DE DIGITALIZAÇÃO LTOA. - ME apresentouatestado da empresa DACASA FINANCEIRA que é totalmente obscuro emrelação à média mensal de clientes e o atestado do Banco Banestes S.A.foi emitido posteriormente à data de publicação do Edital, extraindo aeficácia do atestado. LOTE 01

A FACTOR COBRANÇAS E SERViÇOS LTOA. deve ter seus atestadosemitidos pelo Banco Bradesco S.A. e Caixa Econômica Federaldesconsiderados, pois foram emitidos antes da publicação do Edital, e/ounão indica a média mensal de clientes em cobrança nos últimos 12 (doze)meses. LOTE 02

Os atestados emitido pela Caixa Econômica Federal para a empresa GETCOBRANÇAS LTOA. não são válidos, pois informam a média mensal deoperações e não de clientes. LOTES 02 e 03

Nos atestados emitidos pelos Banco Rural S.A., Banco Pottencial S.A.,Banco Simples S.A., Banco Mercantil S.A. e BNDES, apresentados pelaempresa LARA RESENDE, ANDRADE NEVES ADVOCACIA S/C nãoconsta a média mensal de clientes em cobrança nos últimos 12 (doze)meses. LOTE 02

A empresa OPEN CREDIT COBRANÇA E ASSESSORIA LTOA. deve terexcluídos de sua classificação os atestados do Banco Bradesco S.A. e IBIS.A., por não indicar a média mensal de clientes em cobrança nos últimos12 (doze) meses, e o da Caixa Econômica Federal, por ter sido emitido emdata posterior à da publicação do Edital. LOTE 02

Os atestados da Caixa Econômica Federal e do Banco Industrial S.A., paraa SERCO - SERViÇOS E COBRANÇAS LTOA., não podem ser levadosem conta por terem sido emitidos posteriormente à publicação do Edital e

Página 5 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

~ BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

não indicar a média mensal de clientes em cobrança nos últimos 12 (doze)meses, respectivamente. LOTE 02

A respeito dos atestados apresentados pela empresa TRIBUNA -COBRANÇA E CADASTRO LTOA. - ME, e que não podem ser avaliados:O Banco Bradesco S.A. não indica a média mensal de clientes emcobrança nos últimos 12 (doze) meses, a SICOOB não é instituiçãofinanceira, seja do tipo Banco Comercial, Banco Múltiplo com CarteiraComercial ou Caixa Econômica, o Banco Itaú S.A. emitiu em data anteriorà publicação do Edital e a Caixa Econômica Federal emitiu em dataposterior à mesma publicação. LOTE 02

O atestado da Caixa Econômica Federal apresentado pela empresa ROMASERViÇOS DE COBRANÇA LTOA. - ME foi emitido em data posterior àpublicação do Edital. LOTE 03

Requer o seu credenciamento 'para os lotes 01, 02 e 03, a inabilitação dasempresas MAPA PRESTAÇAO DE SERViÇOS LTDA. e UNICOB -SERViÇOS DE DIGITALIZAÇÃO LTOA. - ME, bem como a inabilitação oua reclassificação das empresas EXPONENCIAL SERViÇOS DECONSULTORIA E ASSESSORIA LTOA., FEEDBACK COBRANÇABRASIL LTOA. e INTERCOB ASSESSORIA EMPRESARIAL LTOA., parao lote 01, FACTOR COBRANÇAS E SERViÇOS LTDA., FEEDBACKCOBRANÇA BRASIL LTDA., GET COBRANÇAS LTDA., LARARESENDE, ANDRADE NEVES ADVOCACIA S/C, OPEN CREDITCOBRANÇA E ASSESSORIA LTDA., SERCO - SERViÇOS ECOBRANÇAS LTOA., TRIBUNA - COBRANÇA E CADASTRO LTOA. - ME,para o lote 02 e ROMA SERViÇOS DE COBRANÇA LTOA. - ME e GETCOBRANÇAS LTOA, para o lote 03.

VIII) Cobes Assessoria de Serviços S/S Ltda.

Confrontando a atividade econômica especificada da empresa BANDEIRAADVOGADOS ASSOCIADOS tanto no CNPJ, quanto no SICAF e noobjeto, constante do seu Contrato Social e o que estabelece o Edital, aempresa não apresenta requisitos que atendam ao estabelecido no Editalde Credenciamento.

Segundo o Estatuto da Advocacia e a OAB não são admitidas a registro,nem podem funcionar, as sociedades que apresentem forma oucaracterísticas mercantis, ou realizem atividades estranhas à advocacia.

A empresa CSU CARDSYSTEM S.A. apresentou documentação emdesacordo com o Edital pois o Anexo 01 não estava devidamentepreenchido e identificando o lote/UF a que a empresa pretendia concorrer .

Salvo melhor juízo, o objeto da empresa FIDUCIAL CONSULTORIA ESERViÇOS FINANCEIROS LTDA., no tocante à cobrança, está vinculadoaos agentes fiduciários, e não mais uma das atividades da empresa a serprestado a terceiros.

O atestado emitido pelo Banco Bonsucesso S.A. para a FIDUCIALCONSULTORIA E SERViÇOS FINANCEIROS LTOA., não deixa claro se a

Página 6 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jut.l2010

.v{JI

It' ~ BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

cobrança informada foi encaminhada efetivamente para uma única eexclusiva empresa, no caso a beneficiária do atestado.

Requer a inabilitação das empresas BANDEIRA ADVOGADOSASSOCIADOS, CSU CARDSYSTEM S.A. e FIDUCIAL CONSULTORIA ESERViÇOS FINANCEIROS LTOA.

IX) Cobra Serviços de Cobrança Ltda. - ME

O atestado emitido pela Caixa Econômica Federal e apresentado pelarecorrente está devidamente dentro das especificações solicitadas noEdital de Credenciamento, portanto deve ser computado para efeito decomprovações de instituições financeiras do tipo Banco Comercial, BancoMúltiplo com Carteira Comercial ou Caixa Econômica, de prestação deserviços de cobrança extrajudicial de dívidas na(s) UF que compõe(m) olote em que pretende atuar.

Requer a revisão de sua classificação para o lote 01.

X) Cobrabem Serviços de Cobrança Ltda.

O atestado emitido pela Caixa Econômica Federal deve ser consideradoválido, tendo em vista que contempla o número médio mensal de 6.000(seis) mil clientes nos últimos 12 (doze) meses, portanto, acima do númeromínimo exigido no Edital para o lote 01.

O atestado emitido pela Caixa Econômica Federal para comprovação daprestação de serviços de cobrança extrajudicial para Minas Gerais (lote02), deve ser considerado válido, tendo em vista que comprova na áreaComercial (média mensal de 3.765 clientes), área de crédito HabitacionalPróprios (média mensal de 4.486 clientes) e área de crédito HabitacionalTerceiros (média mensal de 663 clientes)

Requer o seu credenciamento para os lotes 01 e 02.

XI) Contax S.A.

O Edital especifica que a qualificação técnica será comprovada mediante aapresentação de um ou mais atestados emitidos por instituição financeirado tipo Banco Comercial, Banco Múltiplo com Carteira Comercial ou CaixaEconômica, com indicação da(s) UF nas quais a empresa atua emcobrança e número médio mensal de clientes em cobrança na(s)respectiva(s) UF de atuação, no período de 12 (doze) meses anteriores, acontar da data da publicação do Edital, observado o mínimo exigido,indicado no Anexo 4.

As respostas aos Questionamentos nº 01 e 30 esclarecem que será aceitaa soma geral dos atestados para determinado lote, e que a exigênciareferente ao período em que a empresa vem prestando o serviço em cadaUF será suprida com a informação de data de início do contrato (dentro doparâmetro de 12 (doze) meses a contar da data de publicação do Edital),desde que a data do início do contrato seja anterior a 12 (doze) meses da

Página 7 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

~ BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

publicação do Edital e constar que a empresa ainda cobra para ainstituição financeira.

Apenas o. atestado emitido pelo Banco Santander (Brasil) S.A.demonstrando as médias mensais de clientes desde 12.01.2007 comprovao volume acima do exigido pelo Edital.

A empresa J. A. REZENDE ASSESSORIA EM RECUPERAÇÃO DECRÉDITOS LTOA. apresentou o SICAF vencido e os dados do balançopatrimonial e demonstrações de resultado de forma irregular, contendoapenas a assinatura de um representante legal e do respectivocontabilista.

Os atestados emitidos pelo Banco Bradesco S.A. apresentados pelasempresas FACTO R COBRANÇAS E SERViÇOS LTOA. e TRIBUNA -COBRANÇA E CADASTRO LTOA. - ME. devem ser desconsiderados poisforam emitidos antes da publicação do Edital.

Dos atestados apresentados pela empresa LARA RESENDE, ANDRADENEVES ADVOCACIA S/C, apenas os emitidos pelo Banco do Brasil S.A. eBanco Pottencial S.A. atendem às exigências editalícias, pois os demaisnão mencionam sequer a quantidade de clientes.

Requer o seu credenciamento para os lotes 01, 02 e 03, a inabilitação daempresa J. A. REZENDE ASSESSORIA EM RECUPERAÇÃO DECRÉDITOS' LTDA., bem como a reclassificação das empresas FACTO RCOBRANÇAS E SERViÇOS LTOA., LARA RESENDE, ANDRADE NEVESADVOCACIA S/C e TRIBUNA - COBRANÇA E CADASTRO LTOA. - ME.

XII) Decisão Assessoria e Soluções Uda.

A empresa WARM (BRASIL) ASSESSORIA TÉCNICA DE COBRANÇALTOA. não merece ser classificada no certame, visto que foi inabilitada emprocesso licitatário conduzido pela Ativos S.A. por ter o FGTS vencido eíndices financeiros menores que 1 (um), portanto a Comissão não analisoucom minúcia o balanço da referida empresa.

A aceitação do atestado emitido pela Ativos S.A. apresentado pelaempresa ATIVA ADMINISTRADORA E RECUPERADORA DE CRÉDITOSFINANCEIROS LTDA., é clara violação ao que prevê o Edital, visto que aemitente do atestado não se enquadra como instituição financeira, seja dotipo Banco Comercial, Banco Múltiplo com Carteira Comercial ou CaixaEconômica.

A empresa CSU CARDYSYSTEM S.A. tem, como objeto social, atvidadesque não podem ser consideradas compatíveis com o que prevê no Edital.Para tanto,. basta que se veja o que consta do campo "Objeto Social" daCertidão Simplificada anexada ao recurso. Resta evidente que o EstatutoSocial constante dos autos do processo não corresponde à situação atualda licitante em questão. Alem disto a CSU CARDYSYSTEM S.A. ~apresenta gravame de "Bloqueio Parcial" perante à Junta Comercial do , .Estado de São Paulo.

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

Página 8 de 57 Q

fi BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

Não houve transparência dos atestados julgados válidos o que configuroulesão aos princípios basilares do instituto Licitação. A ata que divulga oresultado do credenciamento revela o número de atestados válidos mas éfalha ao deixar de revelar quais destes atestados mereceram aprovação.

Após a análise da comissão subsistem atestados de legitimidade suspeita,ou no mínimo duvidosa, os quais devem ser objeto de apurada diligência, oque desde já se requer.

Para que o julgamento seja objetivo a comissão deve obedecerliteralmente ao conceito do que seja Banco Comercial, Banco Múltiplo comCarteira Comercial ou Caixa Econômica, sob pena de ficar caracterizadasubjetividade no julgamento.

À exceção do atestado do Banco do Brasil S.A., todos os atestadosapresentados pela BUREAUX DE NEGÓCIOS E SERViÇOS LTDA.,configuram-se em desacordo com a norma editalícia, alguns sendo debancos desconhecidos, sem comprovação de que atendem ao rigor dosrequisitos do Edital.

A empresa KOBRANSOL COBRANÇAS COMERCIAIS LTDA. apresentouum atestado supostamente emitido pelo Banco do Estado do Rio Grandedo Sul S.A. no qual consta um número expressivo de clientes para os lotespretendidos pela licitante. Não é razoável que um banco que conta comuma única agência no estado de Minas Gerais tenha uma carteira médiade clientes até maior que na região sul.

A lista não é exaustiva, todos as empresas que apresentaram atestadoalém da fornecida pelo Banco do Brasil S.A. devem ser objeto dediligência.

o mais importante de tudo: verdade seja dita que o credenciamento não émodalidade de licitação, pois o órgão público somente poderá recusar ocredenciamento das pessoas que não atenderem ao Edital, todos queapresentarem a documentação de acordo com o Edital devem sercredenciadas.

Requer a inabilitação das empresas ATIVA ADMINISTRADORA ERECUPERADORA DE CRÉDITOS FINANCEIROS LTDA., WARM(BRASIL) ASSESSORIA TÉCNICA DE COBRANÇA LTDA. e CSUCARDYSYSTEM S.A. e a correção da obscuridade constante da ata dedivulgação do resultado de habilitação que omitiu quais atestados foramvalidados, a efetuação de diligência para excluir os atestados que nãopreencheram as condições exigidas no Edital e foram acatados e ênfasenas diligências das empresas nominalmente citadas no recurso.

XIII) Empreze Consultoria Empresarial Uda.

A empresa CSU CARDSYSTEM S.A. não preencheu a indicação ao lote eUF onde desejava se credenciar, portanto não atendeu ao solicitado noitem 6.1.3.1.1 do Edital.

Requer a inabilitação da empresa CSU CARDSYSTEM S.A.

Página 9 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

Q

~ /BANCO DO /BRASIL

XIV) Encash Assessoria e Serviços de Cobrança Ltda.

CR 2010/03360(7417)

o objeto social da licitante CSU CARDSYSTEM S.A. difere do exigido noitem 1.1 do Edital de Credenciamento, fato que a inabilita para a fase dequalificação técnica.

o Contrato Social da empresa OPEN CREDIT COBRANÇA EASSESSORIA LTDA. está na pasta 46 e os demais documentos na pasta11, o que indica que o Contrato Social foi apresentado em data posterior.

o Contrato Social da empresa SERCO - SERViÇOS E COBRANÇASLTDA., está na pasta 46 e os demais documentos na pasta 08, o queindica que o Contrato Social foi apresentado em data posterior.

Diversos atestados apresentados pelas empresas AUDAC SERViÇOSESPECIALIZADOS DE COBRANÇA LTDA., BUREAUX DE NEGÓCIOS ESERViÇOS LTDA., WARM (BRASIL) ASSESSORIA TÉCNICA DECOBRANÇA LTDA., FEEDBACK COBRANÇA BRASIL LTDA., OPENCREDIT COBRANÇA E ASSESSORIA LTDA., FIDUCIAL CONSULTORIAE SERViÇOS FINACEIROS LTDA., SERCO SERViÇOS E COBRANÇASLTDA., FACTO R COBRANÇAS E SERViÇOS LTDA., GET COBRANÇASLTDA. e ATIVA ADMINISTRADORA E RECUPERADORA DE CRÉDITOSFINANCEIROS LTDA. devem ser diligenciados para confirmar o objetosocial das empresas fornecedoras pois não ficou claro se preenchem asexigências do item 6.1.3.1.3 do Edital. As certidões de acervo técnico quenão foram emitidas por instituição previstas nesse item devem serdesconsideradas.

Como o estatuto da OAB não permite que sejam inscritas na Seccional,sociedades de advogado que tenha outra atividade além da advocacia,conclui-se que as sociedades de advogado que têm como objeto aatividade de cobrança extrajudicial, estão impedidas de participar doCertame. Portanto devem ser inabilitadas as empresas BANDEIRAADVOGADOS ASSOCIADOS e LARA RESENDE, ANDRADE NEVESADVOCACIA S/C.

Requer a inabilitação da empresa CSU CARDSYSTEM S.A., BANDEIRAADVOGADOS ASSOCIADOS e LARA RESENDE, ANDRADE NEVESADVOCACIA S/C, a confirmação da data de inclusão de Contrato Socialde OPEN CREDIT COBRANÇA E ASSESSORIA LTDA. e SERCO -SERViÇOS E COBRANÇAS LTDA. e que seja efetuada diligência paraesclarecer o objetivo social das instituições fornecedoras de atestado dasconcorrentes AUDAC SERViÇOS ESPECIALIZADOS DE COBRANÇALTDA., BUREAUX DE NEGÓCIOS E SERViÇOS LTDA., WARM (BRASIL)ASSESSORIA TÉCNICA DE COBRANÇA LTDA., FEEDBACKCOBRANÇA BRASIL LTDA., OPEN CREDIT COBRANÇA EASSESSORIA LTDA., FIDUCIAL CONSULTORIA E SERViÇOSFINACEIROS LTDA., SERCO SERViÇOS E COBRANÇAS LTDA.,FACTO R COBRANÇAS E SERViÇOS LTDA., GET COBRANÇAS LTDA. eATIVA ADMINISTRADORA E RECUPERADORA DE CRÉDITOSFINANCEIROS LTDA.

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

Página 10 de 57 o

~ /BANCO DO BRASIL

XV) Exponencial Serviços de Consultoria e Assessoria Ltda.

CR 2010/03360(7417)

Não concorda com a habilitação jurídica da empresa BANDEIRAADVOGADOS ASSOCIADOS, em face do disposto no item 6.1.2.1.1 doEdital.

A cobrança a que se refere faz parte de consultorias jurídica, e não àcobrança extrajudicial de dívidas, objeto da licitação, atividade totalmentedesvinculada da cobrança judicial.

Conforme resposta ao Questionamento nº 24 o CSL BH informou que "oobjeto do credenciamento proposto pelo Banco do Brasil S.A. no Edital deCredenciamento n.º 2010/3360(7417), não é de serviços jurídicos, massim, de cobrança extrajudicial de dívidas, atividade esta totalmentedesvinculada e independente do processo de cobrança judicial e que,portanto, pode ser realizada por qualquer empresa especializada noramo...

Também não concorda com a ordem de classificação da empresa MAPAPRESTAÇÃO DE SERViÇOS LTDA., pois o atestado fornecido peloBANESTES S.A. menciona o número médio mensal aproximado decontratos, e não de clientes.

Enquanto a empresa MAPA PRESTAÇÃO DE SERViÇOS LTDA.apresentou apenas dois atestados, a recorrente apresentou 11 atestados,havendo indícios de que os critérios constantes do Edital não foramdevidamente observados pela Comissão de Credenciamento.

Requer a inabilitação da empresa BANDEIRA ADVOGADOSASSOCIADOS e revisão da classificação da empresa MAPA PRESTAÇÃODE SERViÇOS LTOA.

XVI) Feedback Cobrança Brasil Ltda.

O atestado emitido pela Ativos S.A. Securitizadora de Créditos Financeirosapresentado pela recorrente foi homologado pela DIRAO - Diretoria deReestruturação de Ativos Operacionais em Brasília (DF).

O atestado acostado ao presente certame confirma a média mensal de46.597 devedores, e que tal número não pode ser fracionado por 12 (doze)meses como entendeu a Comissão.

Requer o seu credenciamento para o lote 03.

XVII) Garantia Serviços Ltda.

O atestado de qualificação técnica fornecido pela Ativos S.A.Securitizadora de Créditos Financeiros, declara que a recorrente atua. emtodo território nacional com o número médio de operações e clientes emcada UF nos últimos 12 (doze) meses de 22.367 (vinte e dois mil, trezentose sessenta e sete) em Minas Gerais e de 20.950 (vinte mil, novecentos ecinquenta) no Rio de Janeiro. As respectivas quantidades podem serconfirmadas a qualquer momento junto à empresa emitente.

p

Página 11 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - JuL/2010

~ BANCO DO BRASIL

Requer o seu credenciamento para os lotes 02 e 03.

XVIII) Get Cobranças Uda.

CR 2010/03360(7417)

A declaração apresentada pela Caixa Econômica Federal confirma onúmero médio mensal de clientes no Estado de referência ao lote 01, nosúltimos 12 (doze) meses, acima do número mínimo exigido no Edital.

Após análise dos documentos das empresas habilitadas, verificou que oatestado que habilita a Maxcob Assessoria de Cobrança Uda. é idêntico aoapresentado pela recorrente e indeferido pela Comissão.

Requer o seu credenciamento para o lote 01.

XIX) Grupo Support Assessoria Empresarial

Em razão de descumprimento das regras do Edital de Credenciamento eda Lei nº 8.666/1993 diversas empresas não podem ser habilitadas àprestação de serviços ao Banco do Brasil por descumprimento ao Edital.

ATIVA ADMINISTRADORA E RECUPERADORA DE CRÉDITOSFINANCEIROS LTDA. por ter apresentado um único atestado o qual foifornecido pela Ativos S.A. Securitizadora de Créditos Financeiros que nãose enquadra como Banco Comercial, Banco Múltiplo com CarteiraComercial ou Caixa Econômica.

J. A. REZENDE ASSESSORIA EM RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOSLTOA. por ter apresentado atestado do Banco BGN sem a devidaprocuração em anexo, o atestado da BV Financeira pois o CNPJ informadoé considerado inexistente no site da Receita federal e no do Banco Central,o atestado da empresa denominada Orbital por não atender ao requisito doitem 6.1.3.1.3, o do Banco BMG por não informar desde quando existe aprestação de serviços e o da Ativos S.A. Securitizadora de CréditosFinanceiros por não se qualificar como Banco Comercial, Banco Múltiplocom Carteira Comercial ou Caixa Econômica.

A J. A. REZENDE ASSESSORIA EM RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOSLTOA. portanto não apresentou o número médio mínimo de clientes,considerando que apenas são válidos os atestados emitidos pelo BancoPanamericano e Banco Mercantil do Brasil.

A sociedade de advogados BANDEI RA ADVOGADOS ASSOCIADOS porsua própria natureza jurídica, não poderia ser habilitada, haja vista suaatividade não ser compatível com o objeto da licitação, pois o Código deÉtica e disciplina da OAB dispõe que o exercício da advocacia éincompatível com procedimentos de mercantilização.

Observe que a sociedade de advogados BANDEIRA ADVOGADOSASSOCIADOS sequer apresentou seu balanço registrado, com as demaisconcorrentes fizeram.

Página 12 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - JuL/2010

~ BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

A empresa WARM (BRASIL) ASSESSORIA TÉCNICA DE COBRANÇALTOA. apresentou o atestado fornecido pela BGN/Cetelm assinado porprocuradores que não têm poderes para emitirem atestados em nome dainstituição, a comprovação do Banco IBI está irregular por ser emitido em03.09.2010 e os atestados da Porto Seguro, e Ativos S.A. Securitizadorade Créditos Financeiros, por não se qualificarem como Banco Comercial,Banco Múltiplo com Carteira Comercial ou Caixa Econômica.

A empresa AUDAC SERViÇOS ESPECIALIZADOS DE COBRANÇALTOA. deve ter sua pontuação alterada pois o atestado do BancoBradesco não informa a média de titulares nos últimos meses nem telefonee fax dos signatários e o atestado da Ativos não se qualifica como BancoComercial, Banco Múltiplo com Carteira Comercial ou Caixa Econômica.

Requer a inabilitação das empresas ATIVA ADMINISTRADORA ERECUPERADORA DE CRÉDITOS FINANCEIROS LTOA., J. A. REZENDEASSESSORIA EM RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS LTDA., BANDEIRAADVOGADOS ASSOCIADOS, WARM (BRASIL) ASSESSORIA TÉCNICADE COBRANÇA LTOA., bem como a reclassificação da empresa AUDACSERViÇOS ESPECIALIZADOS DE COBRANÇA LTOA. no lote 03.

XX) Intervalor Cobrança Gestão de Crédito e Call Center Uda.

A recorrente apresentou seu livro digital autenticado pelo SPED, que é amais nova modalidade forma de escrituração digital instituída pelaSecretaria da Receita Federal.

Neste formato, o livro contábil e suas demonstrações financeiras sãoautenticadas diretamente pela SRF, digitalmente, e ficam disponíveis paraa Junta Comercial competente, podendo este Órgão e todos os demaisórgãos e as entidades da administração pública federal direta e indiretaque tenham atribuição legal de regulação, normatização, controle efiscalização das sociedades empresárias valerem-se das informações alicontidas.

Nota-se que a partir do atestado emitido pela empresa ATIVOS para o lote01 foi computado pela Comissão de Credenciamento um número médio declientes de 393, quando o referido documento indica o número médio de4.716 clientes.

É evidente que o atestado emitido pela Ativos S.A. que os números declientes e operações apresentadas por Unidade federativa contratada coma INTERVALOR representa um número médio mensal dos últimos 12(doze) meses, e não números absolutos que foram divididos por 12 (doze)por esta comissão.

Em caso de dúvida em relação à documentação apresentada pela licitanteseria recomendável a promoção de diligência a fim de esclarecer qualquerdocumento ou informação exigida no Edital.

A FACTOR COBRANÇAS E SERViÇOS LTOA. apresentou 06 (seis)atestados para comprovação técnica, porém apenas 2 (dois) deles, osemitidos pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica estão de acordocom o exigido no Edital.

rI

~\Página 13 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

~ BANCO DOBRASil CR 2010/03360(7417)

Diversos atestados apresentados pela empresa FEEDBACK COBRANÇABRASIL LTOA. não mencionam o número médio de clientes e sim onúmero médio de contratos, ficando a recorrida com apenas dois atestadosválidos para o lote 01 e três atestados válidos para o lote 02.

Dos atestados apresentados pela empresa LARA RESENDE, ANDRADENEVES ADVOCACIA S/C, apenas os emitidos pelo Banco do Brasil S.A. epelo Banco Pottencial não apresentam irregularidades.

A empresa OPEN CREDIT COBRANÇA E ASSESSORIA LTOA.,apresentou somente dois atestados que podem ser considerados válidospara pontuação pois os demais não citam a média mensal de clientes ouforam emitidos anteriormente à publicação do Edital.

A empresa TRIBUNA - COBRANÇA E CADASTRO LTOA. - ME,apresentou somente dois atestados que podem ser considerados válidospara pontuação pois os demais foram emitidos anteriormente à publicaçãodo Edital ou por Instituições diferentes das exigidas no Edital.

Requer o seu credenciamento para os lotes 01, 02 e 03 e sua corretaclassificação, segundo os critérios estabelecidos no Edital, bem como areclassificação das empresas FACTOR COBRANÇAS E SERViÇOSLTOA. (lote 02), LARA RESENDE, ANDRADE NEVES ADVOCACIA S/C(lote 02), OPEN CREDIT COBRANÇA E ASSESSORIA LTOA. (lote 02),FEEDBACK COBRANÇA BRASIL LTOA. (lotes 01 e 02) e TRIBUNA -COBRANÇA E CADASTRO LTOA. - ME (lote 02)

XXI) Malta Assessoria de Cobranças Ltda.

Estando subordinado às normas regimentais traçadas pela Lei nº8.666/1993 e pela Magna Carta, não poderia, como não pode, o Banco doBrasil S.A., na qualidade de órgão Iicitador, fugir das regras que embasamo processo Iicitatório, dentre eles, o princípio da publicidade. Ocorre que aNota Jurídica que aprova o Edital não foi publicada.

Do Edital em comento não emerge de seu preâmbulo a menção de que serege pela Lei nº 8.666/1993, de sorte que os atos do certame, cuja origem -Edital - está eivado de vício, atrai a nulidade dos atos subsequentes, via deconsequência nulo de pleno direito o presente certame.

As exigências contidas no item 6.1.3.1.3 do Edital são vedadas por lei, nãosendo a recorrente obrigada a cumpri-Ias. A recorrente comprovou terrealizado cobrança de serviços similares em outra Unidade da Federação,sendo a exigência editalícia de número e ainda local específicoexpressamente vedado por lei.

Requer seu credenciamento para os lotes 01, 02 e 03 ou, caso indeferido opedido, a declaração de nulidade do certame Iicitatório.

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

Página 14 de 57 o

~ BANCO DO BRASIL

XXII) Martins & Melo - Serviços de Cobrança Uda.

CR 2010/03360(7417)

A recorrente não foi notificada sobre os motivos de sua desclassificação,mas em contato telefônico, foi informada que foi pelo não cumprimento doitem 6.1.2.1.10 do Edital, que prevê, para a comprovação da boa situaçãofinanceira, índices de liquidez maiores que 1 (um).

A recorrente já presta os mesmos serviços de cobrança para o Banco doBrasil ao longo de 5 (cinco) anos e sempre cumpriu com todas asobrigações assumidas, bem como sempre esteve com toda adocumentação regular.

Não houve publicação da motivação de sua desclassificação. Ao sereliminada do procedimento licitatório, a licitante deveria ser devidamenteintimada.

É jurisprudência do TCU que a saúde financeira de uma empresa que nãoatinja determinado índice pode ser comprovada com o Patrimônio Líquidomínimo. O Patrimônio Líquido superior a R$ 80.000,00 foi extrapolado, poisé muito superior a 10% do valor do contrato.

Existem nos autos documentos suficientes que demonstram o aportefinanceiro da licitante, capaz de garantir a execução do contrato objeto docertame.

Requer o seu credenciamento para o lote 02.

XXIII) Maxcob Assessoria de Cobrança Uda.

Não podem ser computados os clientes de particulares ou agentesfinanceiros, como a ATIVOS, que não estejam diretamente ligados aosistema bancário.

Todos os classificados deverão ser convocados a assinar os contratos edeferida a cada uma o mesmo número de clientes a serem atendidos, sobpena de violação do princípio da igualdade.

Requer a distribuição das cobranças para todas as classificadas e aexclusão dos concorrentes com pontuação advinda de clientes não ligadosà atividade bancária.

XXIV) Maxiserv Assessoria de Cobrança Uda.

A concorrente apresentou 07 (sete) atestados de capacidade técnica,constando nos mesmos as médias mensais de clientes que somadosultrapassam o número mínimo exigido em todos os 3 (três) lotes.

Todos os atestados apresentados suprem as exigências de qualificaçãotécnica exigidas no Edital.

A Comissão descumpriu as normas do Edital às quais estava estritamentevinculada.

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

Página 15 de 57 Q~\

1IlBANCO DOBRASIL CR 2010/03360(7417)

Requer o seu credenciamento para os lotes 01, 02 e 03.

XXV) ML Serviços de Cobrança Uda.

A recorrente não concorda com a decisão de desclassificá-Ia sem qualquerprevisão de sanar as dúvidas por meio de diligência na ocasião daapreciação de seus documentos, ao passo que foram promovidasdiligências para sanar erros formais nos documentos de algumasparticipantes.

Diante da dúvida na interpretação dos documentos apresentados, se faznecessária a promoção de diligência, para que nenhum participante sejailegalmente alijado do certame.

o atestado de qualificação técnica da Ativos S.A. Securitizadora deCréditos Financeiros, subsidiária do Banco do Brasil, possui asinformações suficientes e adequadas para comprovar a qualificaçãotécnica da recorrente, ou seja, os números fornecidos representam amédia mensal de cobranças extrajudicial de créditos vencidos, oriundos decréditos com terceiros.

Igualmente, o atestado do Banco Safra S.A., instituição para a qual apostulante presta serviços desde dezembro de 2008, contém os númerosque correspondem à média mensal aos últimos 12 (doze) meses deserviços de cobrança extrajudicial de créditos vencidos, oriundos decréditos com terceiros.

Requer o seu credenciamento para os lotes 01, 02 e 03.

XXVI) Nova Garantia - Serviços de Recuperação de Crédito S. S.

A recorrente solicitou esclarecimentos se seria aceito a contabilizaçãogeral dos atestados para comprovar o número médio mensal mínimo declientes em cobrança no período, exigido no Anexo 04 do Edital, obtendocomo resposta o somatório seria considerado para sua habilitação.

Apresentou atestado fornecido pelo Banco do Brasil S.A. de 1.979 (milnovecentos e setenta e nove) e fornecido pelo HSBC Bank S.A. de 8.907(oito mil, novecentos e sete), ambos para o Estado do Rio de Janeiro.

A soma dos atestados atinge o valor total de 10.886 (dez mil, oitocentos eoitenta e seis), que é superior ao mínimo exigido no Edital.

Requer o seu credenciamento para o lote 03.

XXVII) Paschoalotto Serviços Financeiros Uda.,

o Balanço Patrimonial da requerente está integralmente de acordo com alegislação em vigor e devidamente autenticado na Junta Comercial.Portanto em total acordo com a legislação vigente, inclusive com o Decreto6.022/2007, que instituiu o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)

Página 16 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

. II

1IIBANCO DOBRASIL CR 2010/03360(7417)

e a NBTC 2.8, que estabelece as regras procedimentais para aescrituração contábil em forma eletrônica.

É inadmissível que a Comissão de Credenciamento tenha ignorado oBalanço Patrimonial devidamente autenticado na Junta Comercial anexoaos documentos juntados no envelope.

A requerente comprovou número médio mensal mínimo de clientessuperior ao exigido no Edital.

Requer o seu credenciamento para os lotes 01, 02 e 03.

XXVIII)Redebrasil Gestão de Ativos Uda.

Os participantes poderiam habilitar-se ao certame por meio do SICAF oujunto ao Banco, a recorrente optou pelo SICAF. É certo que o SICAFsomente emite a declaração exigida para as empresas que estão com asituação cadastral perfeitamente regularizada. Uma vez que a recorrentepassou pelo crivo do SICAF para a obtenção da declaração exigida, jáseria perfeitamente razoável concluir que o Balanço Patrimonialapresentado pela recorrente atende os ditames do certame.

O Balanço Patrimonial apresentado no certame está certificado na JuntaComercial do Rio Grande do Sul, portanto não resta dúvida que o balançoapresentado está integralmente de acordo com a legislação em vigor. Arecorrente possui sua escrituração contábil substituída pela EscrituraçãoContábil Digital - ECO, também chamada de SPED.

Basta uma verificação simples e direta dos atestados apresentados paraconcluir que a recorrente possui o número de clientes mensais exigidosnas praças de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Requer o seu credenciamento especialmente para os lotes 02 e 03.

XXIX) Rogério Arajarir Tonetto Winkler & Cia. Uda.

A recorrente comprovou através da soma dos atestados do Banco BanrisulS.A. e Banco do Brasil S.A. que tem o número médio exigido nos últimos12 (doze) meses, em face que o atestado do Banrisul declara que onúmero médio de cobrança para os Estados de Minas Gerais e Rio deJaneiro atinge a quantidade de 8.532 clientes/operações, enquanto oatestado do Banco do Brasil informa para o Estado de Minas Gerais, aquantidade de 1.072 clientes, e para o Estado do Rio de Janeiro aquantidade de 1.855 clientes.

Requer o seu credenciamento para os lotes 02 e 03.

XXX) Siscom Sistema de Cobrança Modular Uda.

A recorrente teve sua inabilitação nos seguintes termos "BalançoPatrimonial apresentado em desacordo com a legislação em vigor. (item6.1.2.9)" enquanto a motivação da inabilitação de outros licitantes a

Página 17 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

o

~ /BANCO DO /BRASil CR 2010/03360(7417)

motivação foi clara "índices relativos à boa situação financeira iguais oumenores que 1.0 e o Balanço Patrimonial apresentado está em desacordocom a legislação em vigor (item 6. 1. 1. 1. 1)" o que demonstra a falta depadronização utilizada pela Comissão.

o Edital exige em relação ao Balanço Patrimonial apenas o preenchimentodos requisitos estabelecidos por lei. A comissão deveria ter apontado qualo motivo que autorizou a conclusão segundo a qual o balanço apresentadoencontra-se em desacordo com a legislação em vigor.

o Balanço Patrimonial apresentado pela recorrente atende regularmenteàs exigências do fisco, bem como dos demais entes públicos.

Requer o seu credenciamento para os lotes 01, 02 e 03.

XXXI) Terezinha Loss Goldner - ME

Pode se verificar no atestado da Caixa Econômica Federal,especificamente para o Estado do Espírito Santo, "média mensal de 5.760clientes" e, da empresa Avista S.A. Administradora de Cartões de Créditouma média de 21.684, para vários Estados da União.

Não pode ser reprovado um atestado que está devidamente dentro dasespecificações do Edital.

Requer o seu credenciamento para o lote 01.

XXXII) Warm (Brasil) Assessoria Técnica de Cobrança Ltda.

Da análise dos atestados de capacidade técnica apresentados pelarecorrente para seu credenciamento no lote 01 é gritante que o númeromínimo mensal foi atingido. A média mensal de clientes em cobrançamanejados pelo peticionário é de 6.431, ou seja uma vez e meia aquantidade exigida no Edital.

Requer o seu credenciamento para o lote 01.

XXXIII)Zanc Serviços de Cobrança Ltda.

A recorrente recebeu ofício referente ao Edital de Credenciamento n°2010/3360(7417), no qual solicita esclarecimentos sobre a divergênciaentre os números do CNPJ de toda a documentação colacionada pelaempresa e o número do CNPJ constante dos atestados de capacitaçãotécnica. Tal divergência foi um erro de digitação.

A recorrente junta ao presente recurso os atestados idênticos aosapresentados para habilitação com o número do seu CNPJ devidamentecorrigido.

Requer o seu credenciamento para os lotes 01, 02 e 03.

É em breve resumo o teor dos pedidos interpostos.

Página 18 de 57

Mod. 0.03.007-4 - 515BB 99176 - Jul./2010

.A!J!

Q

~\

S BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

DAS IMPUGNAÇÕES AOS RECURSOS APRESENTADOS:

I) RECURSOS CERCRED - CENTRAL DE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS LTDA.

1.1) Impugnação EXPONENCIAL SERViÇOS DE CONSULTORIA E ASSESSORIALTDA.

A Recorrente, sem qualquer fundamentação técnica, levantaquestionamento em face do atestado da Caixa Econômica Federalapresentado por esta Empresa supostamente não atender o item 6.1.3.1.3do Edital por trazer o vocábulo operações, porém o atestado trazcontratos/CU ENTES.

Convém ressaltar que esse tipo de questionamento sem o menorfundamento técnico, ora levantado pela Recorrente, em nada agrega aoprocesso, apenas contribui para perda do tempo da Comissão deCredenciamento, já bastante comprometido pela demanda normal dosserviços.

1.11) Impugnação FACTO R COBRANÇAS E SERViÇOS LTOA.

A FACTO R COBRANÇAS E SERViÇOS LTOA. apresentou atestado doBanco do Brasil S.A. que por si só, traz o volume de clientes exigidos noAnexo 4 do Edital.

Os demais atestados entram no certame apenas caucionando eproporcionando à FACTO R uma melhor colocação na classificação. Assim,quaisquer outros atestados, mesmo sem o número médio de clientes, terásua validade classificatória.

Todas as exigências do item 6.1.3.1.3 foram fielmente cumpridas pelaFACTO R COBRANÇAS E SERViÇOS LTOA., pelo que deve ser mantidasua habilitação e classificação.

1.111) Impugnação FEEDBACK COBRANÇA BRASIL LTDA.

Quanto ao atestado emitido pela Ativos S/A. Securitizadora de CréditosFinanceiros, ressaltamos que o próprio Edital do Banco do Brasil S/A.prevê que suas subsidiárias poderão fornecer documentos, ficando maisque comprovada a veracidade das informações prestadas.

Com relação ao atestado do Banco de Brasília S/A., a recorrida não soubeinterpretar o texto do referido documento. Além do mais, foi definido pelaComissão que não existiria nenhum modelo padrão para apresentação deAtestados de Capacidade Técnica.

Quanto ao atestado emitido pelo Banco Bradesco S/A., esclarecemos quefoi qualificado como critério de desempate ao número de comprovações deInstituições Bancárias.

A empresa CERCRED - CENTRAL DE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOSLTOA., confunde as exigências procedimentais, do Edital com o intuito debuscar favorecimento e amparo para sua habilitação.

Página 19 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

fQ

S BANCO DO BRASIL

LIV) Impugnação GET COBRANÇAS LTDA.

CR 2010/03360(7417)

A habilitação desta Empresa em nenhum momento merece ser reformadacomo solicita a CERCRED - CENTRAL DE RECUPERAÇÃO DECRÉDITOS LTDA., pois os atestados apresentados e deferidos estãodevidamente perfeitos conforme Edital.

A atitude desesperada tenta induzir ao erro a Comissão, fato que nãodeverá prevalecer, pois, os referidos documentos que integram os autospara análise estão em total conformidade com as regras editalícias quenorteiam este certame.

Alega que é necessária a retirada de um atestado daqueles que foramdeferidos, fato que não ocorrerá, pois todos os atestados apresentadosforam devidamente analisados pela Comissão, não deixando pairarnenhum tipo de dúvida, tudo por estar consoante o Edital, e logo emseguida, solicita por fim a desclassificação desta Empresa, como se nãotivesse atestados.

Os requisitos intrínsecos necessários para validação dos atestadosfornecidos pela Caixa Econômica Federal estão todos eles contidos nospróprios documentos, não pairando nenhuma dúvida sobre as suaseficácias como critério de desempate, dentre aqueles estabelecidos peloEdital.

LV) Impugnação INTERCOB ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA.

O recurso impetrado não deve ser acolhido uma vez inepto. A CERCRED -CENTRAL DE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS LTDA. impetrou o recursoem face da empresa INTERCOB ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA. eno requerimento final no item terceiro pleiteia que a Comissão reconsiderea decisão de deferir o pedido de credenciamento da empresa LARARESENDE, ANDRADE NEVES ADVOCACIA S/C.

Evidente que, ao argumentar em face de uma empresa e requerer acondenação de outra que, sequer, foi citada, induziu a inépcia dorecurso.pois os atestados apresentados e deferidos estão devidamenteperfeitos conforme Edital.

LVI) Impugnação LARA RESENDE, ANDRADE NEVES ADVOCACIA S/C.

O item 6.1.3.1.3 deixa claro que a qualificação técnica poderia sercomprovada através da apresentação de um ou mais atestados quecomprovem a média mensal de clientes em cobrança exigida para o lote02 e a empresa LARA RESENDE, ANDRADE NEVES ADVOCACIA S/Capresentou o atestado do Banco do Brasil S.A., com a média de clientessuperior ao que foi exigido no referido Edital, o que por si só habilitou areferida empresa.

Ainda, o item 6.1.4.1 é claro quando diz que "Ultrapassada a fase dehabilitação será realizada a habilitação técnica de cada participante. Todasas empresas pretendentes ao credenciamento serão classificadas segundoo maior número de comprovação de instituições financeiras ..." o que

Página 20 de 57

Mod. 0.03.007-4 - 515BB 99176 - Jul./2010

J/

II 'IJ BANCO DO BRASIL CR g01 0/03360(7417)

ocorreu com a empresa LARA RESENDE, ANDRADE NEVESADVOCACIA S/C.

Foi efetuado questionamento a respeito de se considerar como critério dedesempate na fase classificatória a apresentação de atestados sem onúmero médio mensal de clientes em cobrança, uma vez que já se haviaapresentado o número médio mensal de clientes em cobrança através deoutros atestados e a resposta foi de que tais atestados, desde quepreenchidas todas as demais exigências, seriam considerados(Esclarecimento nº 12 - Questionamento nº 34).

I.VII) Impugnação OPEN CREDIT COBRANÇA E ASSESSORIA LTOA.

As alegações da empresa CERCRED - CENTRAL DE RECUPERAÇÃODE CRÉDITOS LTOA. são infrutíferas e não merecem nenhumaconsideração, pois são atos que visam apenas tumultuar o andamentodeste processo.

Os conteúdos declarados nos Atestados de Capacidade e toda adocumentação entregues pela OPEN CREDIT COBRANÇA EASSESSORIA LTOA. não deixam margens de dúvidas, pois todos osdocumentos são válidos e estão em conformidade com o estabelecido peloEdital.

Quanto ao atestados de Capacidade Técnica das empresas fornecedorasde atestados, ressaltamos que o próprio edital em seu objeto trata do temae prevê que subsidiárias do Banco do Brasil poderão fornecer documentos,ficando mais do que comprovado a veracidade das informações prestadas.

Foi definido pela Comissão que não existiria nenhum modelo padrão paraa apresentação de Atestados de Capacidade Técnica, conforme nota deesclarecimento divulgada no sítio do Banco do Brasil S/A.

Quanto ao atestado emitido pelo Banco Bradesco S/A, o documento foiqualificado como critério de desempate.

I.VII I) Impugnação ROMA SERViÇOS DE COBRANÇA LTDA.

O simples fato de ter a empresa ROMA SERViÇOS DE COBRANÇALTOA. apresentado um atestado de qualificação técnica - que comprovasua capacidade para executar o serviço, com data de dezembro, em nadamodifica o fim a que se propôs o documento, qual seja, o de atestar acapacidade técnica da empresa, especialmente nos meses queantecederam o credenciamento.

O documento serve à demonstração de que a empresa ROMA SERViÇOSDE COBRANÇA LTOA. possui um contrato com a Caixa EconômicaFederal, desde 28.01.2009, portanto, há mais de 12 (doze) meses, períodoesse antecedente à publicação do Edital, onde constam expressamentetodos os dados necessários ao julgamento da sua capacidade técnica e donúmero de clientes atendidos.

A empresa ROMA atendeu rigorosamente ao item 6.1.3.1 do Edital, namedida que seu atestado possibilita a averiguação de sua capacidade nos

Página 21 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

S BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

12 (doze) meses anteriores à licitação, pouco importando o fato de oatestado ter sido emitido em dezembro, já que ele contempla períodosuperior aos 12 (doze) meses solicitados.

1.1X) Impugnação SERCO SERViÇOS E COBRANÇAS LTDA.

Em relação ao atestado apresentado da Caixa Econômica Federal,confirmamos como data de emissão 07.12.2010 e não 09.12.2010, elogicamente com data de emissão posterior à publicação do Edital deCredenciamento, conforme exigência do Edital.

No terceiro parágrafo do atestado da Caixa Econômica Federal consta adata inicial do contrato de prestação de serviços como sendo 01/2009, comvigência de 24 (vinte e quatro) meses, o que certamente torna odocumento válido pois comprova que a empresa SERCO na data do Editaljá prestava serviços à CEF há pelo menos 20 (vinte) meses.

Em esclarecimento ao alegado, referente ao atestado apresentado peloBanco Industrial S.A., informamos que a quantidade de clientes exigidapara a participação e credenciamento no certame foi satisfeita com outroatestado apresentado, o do Banco do Brasil S.A.

LX) Impugnação TRIBUNA COBRANÇA E CADASTRO LTDA. - ME.

Em relação ao atestado apresentado da Caixa Econômica Federal,confirmamos como data da emissão 07.12.2010, e logicamente com datade emissão posterior à publicação do Edital, conforme exigência no itemQualificação Técnica.

No parágrafo terceiro do mesmo atestado da Caixa Econômica Federalconsta a data inicial do contrato de prestação de serviços como sendo01/2009, com vigência de 24 (vinte e quatro) meses, o que certamentetorna o documento válido pois comprova que a TRIBUNA na data do Editaljá prestava serviços à Caixa Econômica Federal há pelo menos 20 (vinte)meses.

A TRIBUNA apresentou atestado do Banco do Brasil S.A. que por si só,traz o volume de clientes exigidos no Anexo 04 do referido Edital.

Os demais atestados entram no certame apenas caucionando eproporcionando à TRIBUNA uma melhor colocação na classificação.Assim, quaisquer outros atestados, mesmo sem o número médio declientes, terá sua validade classificatória.

11) RECURSOS COBES ASSESSORIA DE SERViÇOS S/S LTOA.

11.1) Impugnação BANDEIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS.

O Edital é claro e não faz a exigência de que os licitantes apresentemCNPJ com determinada atividade, exigindo apenas "entre os objetivossociais, a execução de atividades da mesma natureza ou compatível como objeto deste credenciamento".

Página 22 de 57

Mod. 0.03.007-4. 515BB 99176. Jul.l2010

~\

11 BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

As atividades de cobrança de créditos de terceiros, nela incluídas asmodalidade de cobrança judicial e extrajudicial, é regulamentada peloConselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Artigo Primeiro doProvimento nº 69/89, não havendo qualquer ilegalidade em incluir estaatividade no contrato social das sociedades de advogados.

Como a BANDEIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS está inscrita na OAB,não apresenta características mercantis nem atividades estranhas ao seumister.

A BANDEIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS tem seus atos constitutivosregistrados na Ordem dos Advogados do Brasil e com as respectivascertidões desses atos devidamente atualizadas, nada havendo de irregularno seu registro.

11.11) Impugnação FIDUCIAL CONSULTORIA E SERViÇOS FINANCEIROS LTDA.

A argumentação da COBES ASSESSORIA DE SERViÇOS S/S LTDA. éequivocada e desprovida de qualquer amparo fático ou legal, uma vez queo objeto social por si e de maneira clara, demonstra que a FIDUCIAL éuma empresa de prestação de serviços na área de recuperação decréditos em geral, tanto no setor habitacional, atendendo assim os serviçosrealizados pelos Agentes Fiduciários, como também no setor comercial,abrangendo assim as demais carteiras comerciais de instituição financeira.

o descrito no objeto social do Contrato Social da FIDUCIAL estádemonstrado de forma clara, legal e fundamentada que atua na prestaçãode serviços de cobrança, seja ela na área comercial ou habitacional. Deacordo com o Comprovante de Inscrição de Situação Cadastral daempresa, onde está inserida a descrição de atividade econômica estácomprovado que a FIDUCIAL tem entre suas atividades, a prestação deserviços de cobrança.

Quanto ao atestado emitido pelo Banco Bonsucesso atende de formainequívoca e amplamente satisfatória ao que está disposto no Edital.

111) RECURSOS CONTAX S.A.

111.1) Impugnação FACTO R COBRANÇAS E SERViÇOS LTDA.

Não procedem as alegações da CONTAX S.A., tendo em vista que aFACTO R COBRANÇAS E SERViÇOS LTDA. apresentou 2 (dois)atestados do Bradesco, fato este de forma maliciosa, omitido pelaCONTAX S.A.

Importante salientar que a FACTOR COBRANÇAS E SERViÇOS LTDA. O.apresentou documentos mais do que suficientes para demonstrar aqualificação técnica exigida no Edital.

Todas as exigências do item 6.1.3.1.3 do Edital foram fielmente cumpridaspela FACTO R COBRANÇAS E SERViÇOS LTDA.

Página 23 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

~ IBANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

111.11) Impugnação LARA RESENDE, ANDRADE NEVES ADVOCACIA S/C.

O item 6.1.3.1.3 deixa claro que a qualificação técnica poderia sercomprovada através da apresentação de um ou mais atestados quecomprovem a média mensal de clientes em cobrança, exigida para o lote 2e a empresa LARA RESENDE, ANDRADE NEVES ADVOCACIA S/Capresentou o atestado do Banco do Brasil, com a média de clientessuperior ao que foi exigido no referido Edital, o que por si só habilitou areferida empresa.

Ainda, o item 6.1.4.1 é claro quando diz que "Ultrapassada a fase dehabilitação será realizada a habilitação técnica de cada participante. Todasas empresas pretendentes ao credenciamento serão classificadas segundoo maior número de comprovação de instituições financeiras ... " o queocorreu com a empresa LARA RESENDE, ANDRADE NEVESADVOCACIA S/C.

Foi efetuado questionamento a respeito de se considerar como critério dedesempate na fase classificatória a apresentação de atestados sem onúmero médio mensal de clientes em cobrança, uma vez que já se haviaapresentado o número médio mensal de clientes em cobrança através deoutros atestados e a resposta foi de que tais atestados, desde quepreenchidas todas as demais exigências, seriam considerados(Esclarecimento nº 12 - Questionamento nº 34).

111.111)Impugnação TRIBUNA COBRANÇA E CADASTRO LTDA. - ME.

A TRIBUNA COBRANÇA E CADASTRO LTDA. - ME apresentou atestadosdo Banco do Brasil S.A., bem como da Caixa Econômica Federal que porsi só, trazem o volume de clientes exigidos no Anexo 04 do referido Edital.

Os demais atestados entram no certame apenas caucionando eproporcionando à TRIBUNA uma melhor colocação na classificação.Assim, quaisquer outros atestados, mesmo sem o número médio declientes, terão sua validade classificatória.

No Esclarecimento nº 12 - Questionamento nº 34, a Comissão deixa claroque se a empresa já tenha atestado o número suficiente de clientesexigidos, e apresentar atestado com o número de operações, este seráconsiderado desde que atenda às demais exigências do Edital, istoconsiderando que havendo um contrato formalizado e em vigência, haverápelo menos um cliente em cobrança.

IV) RECURSO DECISÃO ASSESSORIA E SOLUÇÕES LTOA.

IV.I) Impugnação BUREAUX DE NEGÓCIOS E SERViÇOS LTDA.

Todos os atestados de capacidade técnica, apresentados pela BUREAUXDE NEGÓCIOS E SERViÇOS LTDA. estão condizentes e completosquanto às informações que devem conter.

Não há nenhuma exigência editalícia que mencione a obrigatoriedade deindicação da espécie de instituição financeira que concede o atestado ou

Página 24 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

o

S BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

certidão de capacidade técnica no próprio atestado, seja ela um bancomúltiplo, banco comercial ou múltiplo com carteira comercial.

Outros documentos podem atestar o caráter das instituições financeiras,como certidões da própria Receita Federal e/ou o Cadastro de InstituiçõesBancárias sob a supervisão do Banco Central do Brasil.

Nenhuma das alegações da DECISÃO ASSESSORIA E SOLUÇÕESLTDA. tem procedência no sentido de excluir a BUREAUX DE NEGÓCIOSE SERViÇOS LTDA. do presente certame.

V) RECURSOS ENCASH ASSESSORIA E SERViÇOS OE COBRANÇA LTOA.

V.I) Impugnação BANDEIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS.

As atividades de cobrança de créditos de terceiros, nela incluídas asmodalidade de cobrança judicial e extrajudicial, é regulamentada peloConselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Artigo Primeiro doProvimento nº 69/89, não havendo qualquer ilegalidade em incluir estaatividade no contrato social das sociedades de advogados.

Como a BANDEIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS está inscrita na OAB,não apresenta características mercantis nem atividades estranhas ao seumister.

A BANDEIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS tem seus atos constitutivosregistrados na Ordem dos Advogados do Brasil e com as respectivascertidões desses atos devidamente atualizadas, nada havendo de irregularno seu registro.

V.II) Impugnação BUREAUX DE NEGÓCIOS E SERViÇOS LTDA.

Todos os atestado de capacidade técnica apresentados pela BUREAUXDE NEGÓCIOS E SERViÇOS LTDA. estão condizentes e completosquanto às informações que devem conter.

Não há nenhuma exigência editalícia que mencione a obrigatoriedade deindicação da espécie de instituição financeira que concede o atestado oucertidão de capacidade técnica no próprio atestado, seja ela um bancomúltiplo, banco comercial ou múltiplo com carteira comercial.

Outros documentos podem atestar o caráter das instituições financeiras,como certidões da própria Receita Federal e/ou o Cadastro de InstituiçõesBancárias sob a supervisão do Banco Central do Brasil.

Nenhuma das alegações da DECISÃO ASSESSORIA E SOLUÇÕESLTDA. tem procedência no sentido de excluir a BUREAUX DE NEGÓCIOSE SERViÇOS LTDA. do presente certame.

Página 25 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

~ BANCO DO !BRASIL

V.III) Impugnação FACTO R COBRANÇAS E SERViÇOS LTDA.

CR 2010/03360(7417)

Não procede a alegação da ENCASH em desfavor da FACTO R tendo emvista que o atestado da Leader Cartões não foi aceito pela Comissão. Ouseja, o mesmo não teve influência no resultado do certame.

V.IV) Impugnação FEEDBACK COBRANÇA BRASIL LTOA.

As alegações destacadas pela empresa ENCASH ASSESSORIA ESERViÇOS DE COBRANÇA LTOA. são infrutíferas e não merecemnenhuma consideração, pois são atos que visam apenas tumultuar oandamento deste processo, razão pela qual, deve ser indeferido o RecursoAdministrativo interposto.

Quanto ao atestado emitido pela Ativos S/A Securitizadora de CréditosFinanceiros, ressaltamos que o próprio edital do Banco do Brasil S/A prevêque suas subsidiárias poderão fornecer documentos, ficando mais quecomprovada a veracidade das informações prestadas.

A empresa FEEDBACK COBRANÇA BRASIL LTOA. cumpriu todas asformalidades do certame.

A interpretação da Comissão Julgadora foi assertiva na análise dosatestados apresentados por esta Empresa, pois todos são válidos.

V.V) Impugnação FIDUCIAL CONSULTORIA E SERViÇOS FINANCEIROS LTOA.

A exigência contida no Edital, em relação à qualificação técnica é nosentido de apresentação de atestado de instituição financeira do tipo bancocomercial ou banco múltiplo com carteira comercial, não havendo anecessidade, que se fizesse constar da certidão a qualificação dainstituição financeira e seu objeto social.

No Comprovante de Inscrição de Situação Cadastral do BancoBonsucesso S.A. está inserida a descrição da atividade econômicaprincipal, comprovando que se trata de Banco Múltiplo com carteiracomercial.

V.vl) Impugnação LARA RESENDE, ANDRADE NEVES ADVOCACIA S/C.

Tanto na 1ª alteração de seu Contrato Social de 27.01.1998 quanto noContrato Social Consolidado constam na cláusula referente ao seu objetosocial que a empresa LARA RESENDE, ANDRADE NEVES ADVOCACIAS/C presta serviços de cobrança extrajudicial.

O Esclarecimento nº 09, Questionamento nº 24 informa que na descriçãodo objeto social da empresa ou sociedade de advogados interessados nocredenciamento deverá constar a prestação de serviços de cobrançaextrajudicial.

A advocacia consiste em uma profissão liberal, da qual incide a assistênciaprofissional e a defesa de interesses, quer judicial ou extrajudicialmente.

Página 26 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul.l2010

o~\

~ [BANCO DO [BRASil CR 2010/03360(7417)

A empresa LARA RESENDE, ANDRADE NEVES ADVOCACIA S/Ccumpriu com todas as exigências do Edital e a Comissão deCredenciamento julgou corretamente todos os documentos e fez de formaidônea e correta a classificação do certame.

V.vll) Impugnação OPEN CREDIT COBRANÇA E ASSESSORIA LTOA.

A habilitação da OPEN CREDIT se deu por meio do SICAF e,posteriormente, com a entrega do contrato social autenticado, que passoupelo crivo da Comissão.

As alegações formuladas pela empresa ENCASH ASSESSORIA ESERViÇOS DE COBRANÇA LTOA. são infrutíferas e não merecemnenhuma consideração, pois são atos que visam apenas tumultuar oandamento deste processo, razão pela qual deve ser indeferido o RecursoAdministrativo interposto.

O mínimo de clientes exigido pelo Edital em cobrança por UF de atuaçãonos últimos 12 (doze) meses, já estava atingido pelo atestado emitido peloBanco do Brasil, e os demais atestados apenas entraram como somatóriopara a colocação que foi estabelecida pela Comissão.

Os atestados apresentados pela OPEN CREDIT COBRANÇA EASSESSORIA LTOA. são legítimos e atendem a todas as exigências doEdital. Foi definido pela Comissão que não existiria nenhum modelopadrão para apresentação dos atestados de capacidade técnica.

Quanto ao atestado do Banco Bradesco S.A., faltou discernimento pelaENCASH para interpretação, pois o documento foi qualificado como critériode desempate e com relação ao Banco IBI, colocamos em cheque oentendimento da ENCASH, pois segundo a relação da Divisão deSistemas Cadastrais - DISIC do Banco Central do Brasil, trata-se de BancoMúltiplo.

V.VIII) Impugnação SERCO SERViÇOS E COBRANÇAS LTDA.

A juntada do contrato social da SERCO foi efetuada por meio de diligênciapara confirmar se no objetivo social das empresas que participaram docertame e optaram pelo SICAF, constava a atividade de cobrançaextrajudicial.

A Comissão não errou em momento algum, visto que a SERCO entregoutoda a documentação para habilitação no certame dentro da mais rigorosaordem que regia o Edital.

Quanto à outra dúvida surgida da ENCASH com relação ao BancoIndustrial do Brasil S.A. ser banco múltiplo, basta consultar o site oficial doBanco Central do Brasil através do link hUp://www.bcb.gov.br/?relinst ondeconsta o referido banco múltiplo na relação dos bancos operantes nosistema financeiro nacional e sua respectiva classificação como bancomúltiplo com carteira comercial.

Página 27 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul.l2010

fJi

o

~ BANCO DO !BRASIL CR 2010/03360(7417)

I_~~

VI) RECURSO EXPONENCIAL SERViÇOS DE CONSULTORIA E ASSESSORIALTDA.

VI.I) Impugnação BANDEIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS.

A BANDEIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS tem em seu contrato socialdesde 2 de janeiro de 2001, a atividade de cobrança, tornando-seespecializada neste tipo de serviço.

As atividades de cobrança de créditos de terceiros, nela incluídas asmodalidade de cobrança judicial e extrajudicial, é regulamentada peloConselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Artigo Primeiro doProvimento nº 69/89, não havendo qualquer ilegalidade em incluir estaatividade no contrato social das sociedades de advogados.

o Provimento acima mencionado proferido na vigência da Lei nº 4.215/63,foi recepcionado pela nova Lei 8.906/94. Portanto, o Provimento 69/89,que regulamenta a cobrança extrajudicial para as sociedades deadvogados, está em vigor, nada havendo de irregular no exercício destaatividade.

A BANDEIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS está inscrita na OAB e nãoexerce atividades estranhas ao seu mister.

A BANDEIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS tem seus atos constitutivosregistrados na Ordem dos Advogados do Brasil e com as respectivascertidões desses atos devidamente atualizadas, nada havendo de irregularno seu registro.

VII) RECURSO GRUPO SUPPORT ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA.

VI 1.1) Impugnação BANDEIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS.

A BANDEIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS tem em seu contrato socialdesde 2 de janeiro de 2001, a atividade de cobrança, tornando-seespecializada neste tipo de serviço.

As atividades de cobrança de créditos de terceiros, nela incluídas asmodalidade de cobrança judicial e extrajudicial, é regulamentada peloConselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Artigo Primeiro doProvimento nº 69/89, não havendo qualquer ilegalidade em incluir estaatividade no contrato social das sociedades de advogados.

O Provimento acima mencionado proferido na vigência da Lei nº 4.215/63,foi recepcionado pela nova Lei 8.906/94. Portanto, o Provimento 69/89,que regulamenta a cobrança extrajudicial para as sociedades deadvogados, está em vigor, nada havendo de irregular no exercício destaatividade.

Como a BANDEIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS está inscrita na OAB,não apresenta características mercantis nem atividades estranhas ao seumister.

Página 28 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

o

'IJ BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

A BANDEIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS tem seus atos constitutivosregistrados na Ordem dos Advogados do Brasil e com as respectivascertidões desses atos devidamente atualizadas, nada havendo de irregularno seu registro.

Há um engano da GRUPO SUPPORT ASSESSORIA EMPRESARIALLTOA. quando afirma que a BANDEIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS nãoapresentou seu balanço registrado, como as demais empresas fizeram. Obalanço foi apresentado devidamente registrado na OAB como determina aLei.

VIII)RECURSOS INTERVALOR COBRANÇA GESTÃO DE CRÉDITO E CALLCENTER LTOA.

VIII.!) Impugnação FACTO R COBRANÇAS E SERViÇOS LTOA.

As alegações da INTERVALOR são equivocadas uma vez que a FACTO Rapresentou 2 (dois) atestados do Bradesco, para provar que é prestadorade serviços de cobrança amigável de carteira comercial a mais de 10 anosininterruptos.

A INTERVALOR aceita que a FACTO R apresentou atestados do Banco doBrasil S.A. e da Caixa Econômica Federal os quais por si só já trazem ovolume exigido no Edital.

Os outros atestados entram no certame apenas caucionando eproporcionando a FACTOR uma classificação melhor.

No Esclarecimento nQ 12 - Questionamento nQ 34 a Comissão deixou claroque se a empresa já tiver número de clientes suficientes e apresentaratestados com número de operações, estes serão válidos, desde queatendam as demais exigências do Edital. Havendo um contrato formalizadoe em vigência, haverá pelo menos um cliente em cobrança.

VIII.II) Impugnação FEEDBACK COBRANÇA BRASIL LTDA.

As alegações destacadas pela empresa INTERVALOR COBRANÇAGESTÃO DE CRÉDITO E CALL CENTER LTDA. são infrutíferas e nãomerecem nenhuma consideração, pois são atos que visam apenastumultuar o andamento deste processo, razão pela qual, deve serindeferido o Recurso Administrativo interposto.

A INTERVALOR COBRANÇA GESTÃO DE CRÉDITO E CALL CENTERLTDA., ingenuamente, confunde as exigências procedimentais, do referidoEdital com o intuito de buscar favorecimento e amparo para suahabilitação.

Foi definido pela Comissão que não existiria nenhum modelo padrão paraapresentação de Atestados de capacidade Técnica, conforme nota deesclarecimento divulgado no sítio do Banco do Brasil S.A.

Página 29 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

Yí!

Q

fi BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

Quanto aos atestados emitidos pelo Banco Bradesco S.A., BRB e IBI,esclarecemos que foram qualificados como critério de desempate aonúmero de comprovações de Instituições Bancárias.

VIII.III) Impugnação LARA RESENDE, ANDRADE NEVES ADVOCACIA S/C.

O item 6.1.3.1.3 deixa claro que a qualificação técnica poderia sercomprovada através da apresentação de um ou mais atestados quecomprovem a média mensal de clientes em cobrança, exigida para o lote 2e a empresa LARA RESENDE, ANDRADE NEVES ADVOCACIA S/Capresentou o atestado do Banco do Brasil, com a média de clientessuperior ao que foi exigido no referido Edital, o que por si só habilitou areferida empresa.

Ainda, o item 6.1.4.1 é claro quando diz que "Ultrapassada a fase dehabilitação será realizada a habilitação técnica de cada participante. Todasas empresas pretendentes ao credenciamento serão classificadas segundoo maior número de comprovação de instituições financeiras ... " o queocorreu com a empresa LARA RESENDE, ANDRADE NEVESADVOCACIA S/C.

Foi efetuado questionamento a respeito de se considerar como critério dedesempate na fase classificatória a apresentação de atestados sem onúmero médio mensal de clientes em cobrança, uma vez que já se haviaapresentado o número médio mensal de clientes em cobrança através deoutros atestados e a resposta foi de que tais atestados, desde quepreenchidas todas as demais exigências, seriam considerados(Esclarecimento nQ 12 - Questionamento nQ 34).

Os atestados do Banco Simples, Banco Rural, Mercantil do Brasil e BDMG,preencheram todos os requisitos do Edital.

VII 1.1V) Impugnação OPEN CREDIT COBRANÇA E ASSESSORIA LTOA.

As alegações da empresa INTERVALOR COBRANÇA GESTÃO DECRÉDITO E CALL CENTER LTOA. são infrutíferas e não merecemnenhuma consideração, pois são atos que visam apenas tumultuar oandamento deste processo.

O mínimo exigido pelo Edital de clientes, em cobrança na UF de atuaçãonos últimos 12 (doze) meses, já estava atingido pelo atestado emitido peloBanco do Brasil, confirmando sua atuação na UF desde 2006, sendo queos demais atestados apenas entraram como somatório para a colocação.

Foi definido pela Comissão que não existiria nenhum modelo padrão paraa apresentação de Atestados de Capacidade Técnica, conforme nota deesclarecimento divulgada no sítio do Banco do Brasil S.A.

Os conteúdos declarados nos Atestados de Capacidade e toda adocumentação entregues pela OPEN CREDIT COBRANÇA EASSESSORIA LTOA. não deixam margens a dúvidas, pois todos os ~ '.documentos são válidos e estão em conformidade com o estabelecido pelo ~Edital.

oPágina 30 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

* [BANCO DO [BRASIL CR 2010/03360(7417)

VIII.V) Impugnação TRIBUNA COBRANÇA E CADASTRO LTDA. - ME.

A TRIBUNA COBRANÇA E CADASTRO LTDA. - ME apresentou atestadosdo Banco do Brasil S.A., bem como da Caixa Econômica Federal que porsi só, traz o volume de clientes exigidos no Anexo 04 do referido Edital.

Os demais atestados entram no certame apenas caucionando eproporcionando à TRIBUNA uma melhor colocação na classificação.Assim, quaisquer outros atestados, mesmo sem o número médio declientes, terão sua validade classificatória.

No Esclarecimento nº 12 - Questionamento nº 34, a Comissão deixa claroque se a empresa já tenha atestado o número suficiente de clientesexigidos, e apresentar atestado com o número de operações, este seráconsiderado desde que atenda às demais exigências do Edital, istoconsiderando que havendo um contrato formalizado e em vigência, haverápelo menos um cliente em cobrança.

IX) RECURSO MAXCOB ASSESSORIA DE COBRANÇA LTOA.

IX.I) Impugnação FEEDBACK COBRANÇA BRASIL LTOA.

As alegações destacadas pela empresa MAXCOB ASSESSORIA DECOBRANÇA LTOA. são infrutíferas e não merecem nenhumaconsideração, pois são atos que visam apenas tumultuar o andamentodeste processo, razão pela qual, deve ser indeferido o RecursoAdministrativo interposto.

A MAXCOB ASSESSORIA DE COBRANÇA LTOA., ingenuamente,confunde as exigências procedimentais, do referido Edital com o intuito debuscar favorecimento e amparo para sua habilitação.

Foi definido pela Comissão que não existiria nenhum modelo padrão paraapresentação de Atestados de capacidade Técnica, conforme nota deesclarecimento divulgado no sítio do Banco do Brasil S.A.

Quanto ao atestado emitido pela Ativos S.A. Securitizadora de CréditosFinanceiros, ressaltamos que o próprio Banco do Brasil prevê que suassubsidiárias poderão fornecer documentos, ficando mais que comprovadaa veracidade das informações prestadas.

É em breve resumo o teor das contra-razões apresentadas.

oPágina 31 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

~ BANCO DO BRASIL

DAS INFORMAÇÕES DA COMISSÃO:

I) ATN Capital e Participações Ltda.

CR 2010/03360(7417)

Retificamos nossa análise informando que foi recebido o Contrato Social enele consta cobrança extrajudicial entre seus objetivos sociais.

Retificamos nossa análise quanto à aceitação do Balanço Patrimonialapresentado, tendo em vista orientação do gestor da licitação que obalanço processado por meio da Escrituração Contábil Digital - ECO -SPED, está de acordo com a legislação em vigor.

o atestado emitido pela Ativos S.A. Securitizadora de Créditos Financeirosapresentado pela recorrente atesta que a ATN Capital e ParticipaçõesLtda. possui "contrato de prestação de serviços cujo objeto é a cobrançaextrajudicial de títulos inadimplentes, atuando em todo território nacionalcom o seguinte número de operações e clientes em cada UF do país nosúltimos 12 (doze) meses."

Como o documento não especifica as médias mensais e sim o númeromédio de operações e clientes em cada UF nos últimos 12 (doze) meses,fomos orientados pelos gestores do serviço e da licitação a dividir onúmero de clientes pelo número de meses de prestação dos serviços, paraobtenção da média mensal.

o atestado emitido pelo HSBC Bank Brasil S.A. comprova o número médiode clientes a partir de outubro de 2007, não sendo possível o cálculo donúmero médio no período dos 12 (doze) meses exigidos no Edital.Exemplificando nosso entendimento, citamos a hipótese de que umaempresa iniciou seu contrato em janeiro/2008 e teve uma média mensal de20.000 clientes nos primeiros 24 (vinte e quatro) meses e no ano de 2010a média mensal foi de 1.000 clientes. A média mensal de clientes emcobrança desde janeiro de 2008 seria 13.666 e a média no período de 12(doze) meses anteriores, a contar da data da publicação do Edital seria deapenas 1.000 clientes.

o atestado emitido pelo Banco Itaucard não pode ser considerado pois areferida instituição financeira não possui carteira comercial.

A Comissão habilita a empresa ATN Capital e Participações Ltda. para olote 03.

A Comissão mantém a inabilitação da empresa ATN Capital eParticipações Ltda. para os lotes 01 e 02.

11) Atual Assessoria de Cobranças Ltda. - EPP

Conforme resposta ao Questionamento nº 22: "A comprovação de que aempresa tem em seu objeto social a atividade de cobrança, para asempresas que optaram pela habilitação no SICAF, será feita por meio deconsulta on line, na forma do item 6. 1. 1.2. Qualquer divergência, poderáser sanada mediante diligência prevista no item 7.4. "

Página 32 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

II~..-.----~ BANCO DOB~ILCR 2010/03360(7417)

Em 23.12.2010 foi solicitado à recorrente o encaminhamento de cópiaautenticada de seu contrato social com as alterações contratuais no prazode 3 (três) dias úteis. O documento solicitado não foi recebido nestecentro.

Todos os atestados apresentados foram emitidos em data anterior àpublicação do Edital e portanto não atendem às exigência do item 6.1.3.1.3- 111, do Instrumento Convocatório.

Os requisitos constantes no Edital não têm como finalidade cercear aparticipação de qualquer grupamento de empresas ou privilegiar outros,nem de restringir o caráter competitivo do certame, mas, sim, possibilitar acontratação daquelas que possuem condições mínimas para a satisfatóriaprestação dos serviços contratados. As condições valem para todas asempresas e serão contratadas todas as que se classificarem na forma dosparâmetros mencionados no Edital de credenciamento, mediantecomprovação de sua aptidão, preservando-se, assim, o princípio daisonomia e competitividade.

O artigo 30 da Lei nº 8.666, em seu inciso 11, assegura ao contratante apossibilidade de exigir a comprovação de aptidão para desempenho deatividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazoscom o objeto da licitação, sendo, justamente esse, o objetivo do Banco doBrasil com o Edital em questão.

Conforme Hely Lopes Meirelles: ':.4 vinculação ao Edital significa que aAdministração e os licitantes ficam sempre adstritos aos termos do pedidoou do permitido no Instrumento Convocatório da licitação, quer quanto aoprocedimento, quer quanto à documentação, às propostas, ao julgamentoe ao contrato. Em outras palavras, estabelecidas as regras do certame,tornam-se obrigatórias para aquela licitação durante todo o procedimento epara todos os seus participantes, inclusive para o órgão ou entidadelicitadora.': (Licitações e Contrato Administrativo, 12ª edição, página 31.)

A Comissão mantém a inabilitação da empresa Atual Assessoria deCobranças Uda. - EPP para os lotes 01,02 e 03.

111) Barcelos Assessoria Empresarial Uda.

De acordo com o item 6.1.3.1.3 do Edital os atestados devem conter adescrição dos serviços prestados incluindo o número médio mensal declientes em cobrança e não o número de contratos.

Na resposta ao Questionamento nº 19 afirmamos que ':.4 não ser que nopróprio atestado, seja informado pela instituição emitente o conceitoadotado (contrato = cliente), sob pena do atestado não ser consideradopara qualificação/habilitação da empresa pela comissão de licitação. "

Todos os atestados apresentados pelo recorrente declaram a quantidademínima de contratos não citando em momento algum o número de clientes.

A Comissão mantém a inabilitação da empresa Barcelos AssessoriaEmpresarial Uda. para os lotes 01, 02 e 03.

Página 33 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

/,

i

~ BANCO IJ)OI8MSll CR 2010/03360(7417)

IV) BJC Serviços de Cobranças Extrajudiciais

A empresa CSU Cardsystem S.A. deixou de informar o lote/UF norequerimento de credenciamento, porém ficou evidente que a recorridaapresentou proposta para todos os lotes do certame. Consta da Ata daSessão de Abertura dos Envelopes Documentos: "Ao abrirmos o envelopeda CSU CARDSYSTEM S.A. verificou-se que o mesmo continha 3envelopes devidamente identificados com os números dos lotes os quaistambém foram abertos. "

Citamos Marçal Justen Filho: "Não é incomum constar em edital que odescumprimento de qualquer exigência formal acarretará a nulidade daproposta. A aplicação desta regra tende ser temperada pelo Princípio daRazoabilidade. É necessário ponderar os interesses existentes e evitarresultados que, a pretexto de tutelar o interesse público de cumprir o edital,produza-se. a eliminação da proposta vantajosa para os cofres públicos.Quando o defeito é irrelevante, tem de interpretar-se a regra do edital comatenuação". (Comentário a Lei de Licitação e Contratos Administrativos,pg.447)

É conclusivo, portanto, afirmar que a licitação é um procedimentodocumental, no qual se observa a formalidade necessária e suficiente paragarantir segurança jurídica tanto para o licitante quanto para aAdministração Pública. A inabilitação da recorrida seria formalismo inútil,pois a desconformidade ensejadora da inabilitação deve ser substancial elesiva à Administração ou aos outros licitantes, pois um simples lapso deredação, ou uma falha inócua na interpretação do Edital, não devepropiciar a rejeição sumária da oferta.

Quanto aos índices não serem maiores que 1,0 (um), a empresa CSUcomprovou possuir patrimônio líquido igualou superior a R$ 80.000,00(oitenta mil reais), conforme exige o Edital.

A Comissão não acata o recurso interposto pela BJC Serviços deCobranças Extrajudiciais.

V) Brandão Dutra Advogados Associados

o Banco reconhece que a atividade de cobrança extrajudicial pode serexercida também por sociedade de advogados e é reconhecida pela OAB,que inclusive mantém tabela de honorários para a atividade (advocaciaextrajudicial), porém, no Edital em questão foi exigido conforme respostaao Questionamento nº 24 "o objeto do credenciamento proposto peloBanco do Brasil S.A. no Edital de Credenciamento n.º 2010/3360(7417),não é de serviços jurídicos, mas sim, de cobrança extrajudicial de dívidas,atividade esta totalmente desvinculada e independente do processo decobrança judicial e que, portanto, pode ser realizada por qualquer empresaespecializada no ramo. Isto posto, para a realização da atividade emquestão, é imperioso que, na descrição do objeto social da empresa ousociedade de advogados interessados no credenciamento conste aprestação de serviços de cobrança extrajudicial" (grifos nossos)

Página 34 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Nov.l09

Q

S BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

A comissão não pode se basear em editais e contratos passados, deve-sepautar pelo presente processo e a habilitação e classificação foi feita emperfeita consonância com o Edital e as respostas aos questionamentosfeitos.

o somatório do número médio de clientes atestados pela recorrente eemitidos por Banco Comercial, Banco Múltiplo com Carteira Comercial ouCaixa Econômica apresentados para o credenciamento nos lotes 01 e 03não atinge o mínimo exigido no Edital.

Lembramos o ensinamento de Hely Lopes Meirelles: liA vinculação aoEdital significa que a Administração e os licitantes ficam sempre adstritosaos termos do pedido ou do permitido no Instrumento Convocatório dalicitação, quer quanto ao procedimento, quer quanto à documentação, àspropostas, ao julgamento e ao contrato. Em outras palavras, estabelecidasas regras do certame, tornam-se obrigatórias para aquela licitação durantetodo o procedimento e para todos os seus participantes, inclusive para oórgão ou entidade licitadora." (Licitações e Contrato Administrativo, 12ªedição, página 31.)

A Comissão mantém a inabilitação da empresa Brandão Dutra AdvogadosAssociados para os lotes 01,02 e 03.

VI) C. Martins e Advogados Associados S/C

o Banco reconhece que a atividade de cobrança extrajudicial pode serexercida também por sociedade de advogados e é reconhecida pela OAB,que inclusive mantém tabela de honorários para a atividade (advocaciaextrajudicial), porém, no Edital em questão foi exigido conforme respostaao Questionamento nº 24 "0 objeto do credenciamento proposto peloBanco do Brasil S.A. no Edital de Credenciamento n.º 2010/3360(7417),não é de serviços jurídicos, mas sim, de cobrança extrajudicial de dívidas,atividade esta totalmente desvinculada e independente do processo decobrança judicial e que, portanto, pode ser realizada por qualquer empresaespecializada no ramo. Isto posto, para a realização da atividade emquestão, é imperioso que, na descrição do objeto social da empresa ousociedade de advogados interessados no credenciamento conste aprestação de serviços de cobrança extrajudicial" (grifos nossos)

A comissão não pode se basear em editais e contratos passados, deve-sepautar pelo presente processo e a habilitação e classificação foi feita emperfeita consonância com o Edital e as respostas aos questionamentosfeitos.

Lembramos o ensinamento de Hely Lopes Meirelles: '~ vinculação aoEdital significa que a Administração e os licitantes ficam sempre adstritosaos termos do pedido ou do permitido no Instrumento Convoca tório dalicitação, quer quanto ao procedimento, quer quanto à documentação, àspropostas, ao julgamento e ao contrato. Em outras palavras, estabelecidasas regras do certame, tornam-se obrigatórias para aquela licitação durantetodo o procedimento e para todos os seus participantes, inclusive para oórgão ou entidade licitadora." (Licitações e Contrato Administrativo, 12ªedição, página 31.)

Página 35 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

fi BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

A Comissão mantém a inabilitação da empresa C. Martins e AdvogadosAssociados S/C para o lote 03.

VII) Cercred - Central de Recuperação de Créditos Ltda.

De posse do contrato acostado ao recurso esta Comissão revê seuposicionamento considerando válido o atestado emitido pelo BancoPanamericano S.A. para a empresa Cercred - Central de Recuperação deCréditos Ltda.

Os atestados que não citam o número médio mensal de clientes eatendem a todas as demais exigências do Edital não foram computadospara efeito de habilitação, porém foram aceitos no que tange aos critériosde classificação, uma vez que, se existem operações/contratos existe pelomenos 1 (um) cliente, conforme resposta ao Questionamento nº 34.Recorridas: Exponencial Serviços de Consultoria e Assessoria Ltda.,Feedback Cobrança Brasil Ltda., Intercob Assessoria Empresarial Ltda.,Get Cobranças Ltda., Lara Resende, Andrade Neves Advocacia S/C, OpenCredit Cobrança e Assessoria Ltda., Serco - Serviços e Cobranças Ltda.,Mapa Prestação de Serviços Ltda., Factor Cobranças e Serviços Ltda.

o argumento de que atestados emitidos posteriormente à publicação doEdital devem ser desconsiderados não pode prosperar visto que o item6.1.3.1.3 - 111 do Edital é claro ao afirmar que o atestado deve comprovar onúmero médio mensal de clientes em cobrança na(s) respectiva(s) UF deatuação, no período de 12 (doze) meses anteriores, a contar da data dapublicação do Edital. Recorridas: Open Credit Cobrança e AssessoriaLtda., Serco - Serviços e Cobranças Ltda., Roma Serviços de CobrançaLtda. - ME, Unicob - Serviços de Digitalização Ltda. - ME. (grifo nosso)

o atestado apresentado, emitido pela Caixa Econômica Federal para aempresa Exponencial Serviços de Consultoria e Assessoria Ltda.,comprova "um número médio de operações cobradas acima de 6.000contratos/Clientes ...", portanto está em conformidade com as exigênciasEditalícias. (grifo nosso)

o atestado da Feedback Cobrança Brasil Ltda. fornecido pela Ativos S.ASecuritizadora de Créditos Financeiros foi considerado válido emconformidade com a resposta ao Questionamento nº 20.

O atestado apresentado, emitido pela Caixa Econômica Federal para aempresa Mapa Prestação de Serviços Ltda., comprova "um número médiode operações cobradas acima de 10.000 contratos/Clientes ...", portantoestá em conformidade com as exigências Editalícias. (grifo nosso)

Os atestados emitidos pela DACASA Financeira S.A, para a empresaUnicob - Serviços de Digitalização Ltda. - ME, e SICOOB, para a Tribuna -Cobrança e Cadastro Ltda., não foram aceitos por não se tratar de BancoComercial, Banco Múltiplo com Carteira Comercial ou Caixa Econômica.

As empresas Factor Cobranças e Serviços Ltda. e Tribuna - Cobrança eCadastro Ltda. apresentaram, cada uma, 2 (dois) atestados emitidos peloBanco Bradesco S.A, sendo um deles com data posterior à data dapublicação do Edital, portanto dentro do período exigido pelo Edital.

Página 36 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

fi BANCO DOBRASIL CR 2010/03360(7417)

o atestado que a recorrente cita como do Banco Itaú S.A., em nome daTribuna - Cobrança e Cadastro Uda., não foi considerado por ser emitidopelo Banco Itaucard S. A. que é uma instituição financeira sem carteiracomercial.

A Comissão habilita a empresa Cercred - Central de Recuperação deCréditos Uda. para os lotes 01, 02 e 03.

A Comissão não acata o recurso interposto pela Cercred - Central deRecuperação de Créditos Uda., contra a habilitação/classificação dasempresas Exponencial Serviços de Consultoria e Assessoria Uda.,Feedback Cobrança Brasil Uda., Intercob Assessoria Empresarial Uda.,Get Cobranças Uda., Lara Resende, Andrade Neves Advocacia S/C, OpenCredit Cobrança e Assessoria Uda., Serco - Serviços e Cobranças Uda.,Tribuna - Cobrança e Cadastro Uda., Roma Serviços de Cobrança Uda. -ME, Mapa Prestação de Serviços Uda., Unicob - Serviços de DigitalizaçãoUda. - ME e Factor Cobranças e Serviços Uda.

VIII) Cobes Assessoria de Serviços S/S Uda.

o Banco esclarece que a atividade de cobrança extrajudicial pode serexercida também por sociedade de advogados e é reconhecida pela OAB,que inclusive mantém tabela de honorários para a atividade (advocaciaextrajudicial), e no Edital em questão foi definido conforme resposta aoQuestionamento nQ 24 "... Isto posto, para a realização da atividade emquestão, é imperioso que, na descrição do objeto social da empresa ousociedade de advogados interessados no credenciamento conste aprestação de serviços de cobrança extrajudicial". (grifo nosso)

Visto que no Contrato Social da Bandeira Advogados Associados constacomo objetivo a cobrança de crédito de terceiros e o mesmo foidevidamente registrado na OAB - Santa Catarina, não há nenhumaincompatibilidade entre prestação de serviços de advocacia e cobrançaextrajudicial.

A empresa CSU Cardsystem S.A. deixou de informar o lote/UF norequerimento de credenciamento, porém ficou evidente que a recorridaapresentou proposta para todos os lotes do certame. Consta da Ata daSessão de Abertura dos Envelopes Documentos: '~O abrirmos o envelopeda CSU CARDSYSTEM S.A. verificou-se que o mesmo continha 3envelopes devidamente identificados com os números dos lotes os quaistambém foram abertos. "

Citamos Marçal Justen Filho: "Não é incomum constar em edital que odescumprimento de qualquer exigência formal acarretará a nulidade daproposta. A aplicação desta regra tende ser temperada pelo Princípio daRazoabilidade. É necessário ponderar os interesses existentes e evitarresultados que, a pretexto de tutelar o interesse público de cumprir o edital,produza-se a eliminação da proposta vantajosa para os cofres públicos.Quando o defeito é irrelevante, tem de interpretar-se a regra do edital comatenuação". (Comentário a Lei de Licitação e Contratos Administrativos,pg.447)

Página 37 de 57

Med 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Nev.l09

Q

~ lBANCO DO lBRASll CR 2010/03360(7417)

É conclusivo, portanto, afirmar que a licitação é um procedimentodocumental, no qual se observa o formalidade necessária e suficiente paragarantir segurança jurídica tanto para o licitante quanto para aAdministração Pública. A inabilitação da recorrida seria formalismo inútil,pois a desconformidade ensejadora da inabilitação deve ser substancial elesiva à Administração ou aos outros licitantes, pois um simples lapso deredação, ou uma falha inócua na interpretação do Edital, não devepropiciar a rejeição sumária da oferta.

o Objeto Social da empresa Fiducial Consultoria e Serviços FinanceirosUda. especifica que a empresa além de prestar serviços a agentesfiduciários, presta serviços de cobrança e despachante imobiliário, nãosendo esta cobrança necessariamente vinculada a agentes fiduciários.Consta, também do CNPJ da recorrida, como uma de suas atividadessecundárias "Atividades de cobranças e informações cadastrais".

o atestado do Banco Bonsucesso S.A. foi emitido para a empresa FiducialConsultoria e Serviços Financeiros Uda., e portanto é óbvio que todos osdados constantes dele dizem respeito tão somente à empresa beneficiadado atestado.

A Comissão não acata os recursos interpostos pela Cobes Assessoria deServiços S/S Uda.

IX) Cobra Serviços de Cobrança Uda. - ME

Revendo a documentação apresentada pela recorrente verificamos que oatestado emitido pela Caixa Econômica Federal para o lote 01 está emconsonância com o solicitado no Edital.

X)

A Comissão revê a classificação da empresa Cobra Serviços de CobrançaUda. - ME. alterando o número de comprovações de instituições para 2(dois) no lote 01.

Cobrabem Serviços de Cobrança Uda.

Revendo a documentação apresentada pela recorrente verificamos que oatestado emitido pela Caixa Econômica Federal para o lote 01 está emconsonância com o solicitado no Edital.

O Atestado da Caixa Econômica Federal para o lote 02 não especifica operíodo do cálculo a que se refere para a Área Comercial, processo7051.02.2035.10/2008 não sendo possível o cálculo do número médio noperíodo dos 12 (doze) meses exigidos no Edital. Exemplificando nossoentendimento, citamos a hipótese de que uma empresa iniciou seucontrato em janeiro/2008 e teve uma média mensal de 20.000 clientes nosprimeiros 24 (vinte e quatro) meses e no ano de 2010 a média mensal foide 1.000 clientes. A média mensal de clientes em cobrança desde janeirode 2008 seria 13.666 e a média no período de 12 (doze) meses anteriores,a contar da data da publicação do Edital seria de apenas 1.000 clientes.

A Comissão habilita a empresa Cobrabem Serviços de Cobrança Uda.para o lote 01.

Página 38 de 57

Mod. 0.03.007-4. SISBB 99176. Jul./2010

o

it BANCO DOBRASil- ----- .. CR 2010/03360(7417)

A Comissão mantém a inabilitação da empresa Cobrabem Serviços deCobrança Ltda. para o lote 02.

XI) Contax S.A.

o contido no item 6.1.3.1.3 e nos esclarecimentos citados pela recorrenteforam fielmente observados. Ressaltamos que a resposta aoQuestionamento nº 30 diz respeito ao "período em que a empresa vemprestando o serviço em cada UF citada, sendo exigido, no mínimo, osúltimos 12 (doze) meses, a contar da data da publicação deste Edital" enão ao "número médio mensal de clientes em cobrança na(s) respectiva(s)UF de atuação, no período de 12 (doze) meses anteriores, a contar dadata da publicação deste Edital, observado o mínimo exigido, indicado noAnexo 4, para o(s) lote(s) em que o interessado deseja atuar", exigênciasdistintas do item supracitado.

o atestado emitido pelo Banco Santander (Brasil) S.A. comprova o númeromédio de clientes a partir de janeiro de 2007, não sendo possível o cálculodo número médio no período dos 12 (doze) meses exigidos no Edital.Exemplificando nosso entendimento, citamos a hipótese de que umaempresa iniciou seu contrato em janeiro/2008 e teve uma média mensal de20.000 clientes nos primeiros 24 (vinte e quatro) meses e no ano de 2010a média mensal foi de 1.000 clientes. A média mensal de clientes emcobrança desde janeiro de 2008 seria 13.666 e a média no período de 12(doze) meses anteriores, a contar da data da publicação do Edital seria deapenas 1.000 clientes.

o balanço apresentado pela J. A. Rezende Assessoria em Recuperaçãode Créditos Ltda. encontra-se em perfeita conformidade com a Lei,conforme descrito abaixo.

São considerados balanços patrimoniais e demonstrações contábeis (livrosem papel) do último exercício social, na forma da Lei, aqueles:

a) publicados em órgão da imprensa oficial ou em jornal de grandecirculação;

b) registrados/autenticados na Junta Comercial ou no cartório competenteda sede ou domicilio do concorrente, conforme sua natureza jurídica;

c) apresentados por cópia do Livro Diário, autenticado na Junta Comercialda sede ou domicílio do concorrente, ou em outro órgão equivalente,inclusive com os Termos de Abertura e de Encerramento; e

d) atualizáveis por índices oficiais quando encerrados há mais de 3 (três)meses da data da apresentação das propostas, mas não substituíveispor balancetes ou balanços provisórios; ou

e) comprobatórios da boa situação financeira da empresa, medianteutilização de índices (liquidez e endividamento), estipulados no Edital,que indicará, ainda, suas fórmulas de cálculo e os quocientes máximosou mínimos admitidos para efeito de habilitação.

Página 39 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

~ BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

As empresas Factor Cobranças e Serviços Uda. e Tribuna - Cobrança eCadastro Uda. apresentaram, cada uma, 2 (dois) atestados emitidos peloBanco Bradesco S.A., sendo um deles com data posterior à data dapublicação do Edital, portanto dentro do período exigido pelo Edital.

Os atestados apresentados pela empresa Lara Resende, Andrade NevesAdvocacia S/C que não citam o número médio mensal de clientes eatendem a todas as demais exigências do Edital não foram computadospara efeito de habilitação, porém foram aceitos no que tange aos critériosde classificação, uma vez que, se existem operações/contratos existe pelomenos 1 (um) cliente, conforme resposta ao Questionamento nº 34.

A Comissão mantém a inabilitação da empresa Contax S.A. para os lotes01,02 e 03.

A Comissão não acata o recurso interposto pela Contax S.A., contra ahabilitação/classificação das empresas J. A. Rezende Assessoria emRecuperação de Créditos Uda., Factor Cobranças e Serviços Uda., LaraResende, Andrade Neves Advocacia S/C e Tribuna - Cobrança e CadastroUda.

XII) Decisão Assessoria e Soluções Uda.

A empresa Warm (Brasil) Assessoria Técnica de Cobrança Uda. participoudo presente certame mediante habilitação pelo SICAF e como podeconstatar pela declarações de Situação do Fornecedor impressa eacostada ao processo apresentou todos os índices financeiros maiores que1 (um).

O atestado da Ativa Administradora e Recuperadora de CréditosFinanceiros Uda. fornecido pela Ativos S.A. Securitizadora de CréditosFinanceiros foi considerado válido em conformidade com a resposta aoQuestionamento nº 20.

No Estatuto social da empresa CSU Cardsystem S.A. constante dos autosdo processo de credenciamento consta no Artigo 4º, como objeto social,dentre outros "d) prestar serviços de gestão terceirizada de todo o ciclo decrédito, englobando a pesquisa e análise de cadastro, a concessão delimites de crédito, recuperação de valores, dentre outras atividadesrelacionadas", o que é perfeitamente compatível com o item 1.1 do Edital eno campo Objeto Social da Certidão Simplificada apensada pela recorrenteconsta "outras atividades de serviços prestados principalmente àsempresas não especificadas anteriormente". (grifos nossos)

Conforme a própria recorrente informa, o lançamento de "bloqueio parcial"é um controle interno da Jucesp, utilizado para: a) evitar que atos sejamregistrados de forma contrária à decisões administrativas; b) comunicarsuspensão de efeitos de arquivamentos; c) alertar o interessado paracorrigir, quando possível, ato arquivado em desacordo com a legislação.(grifo nosso)

Os atestados que mereceram aprovação foram os que atenderam ao item6.1.3.1.3 do Edital e aos esclarecimentos prestados aos questionamentos

Página 40 de 57

Mod. 0.03.007.4. SISBB 99176. Jul./2010

~ BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

recebidos. Os atestados em desconformidade foram desconsiderados dahabilitação, classificação e critérios de desempate dos concorrentes.

As instituições financeiras do tipo Banco Comercial, Banco Múltiplo comCarteira Comercial ou Caixa Econômica estão descritas na relação deBancos comerciais, múltiplos e Caixa Econômica disponibilizada peloBANCO CENTRAL DO BRASIL no site http://www.bcb.gov.brI?RELlNST. aqualquer interessado.

Em conformidade com a resposta ao Questionamento nº 20, foram aceitostambém os atestados fornecidos pela Ativos S.A. Securitizadora deCréditos Financeiros, por ela ser uma subsidiária do Banco do Brasil S.A. eo Edital ter como objeto "a prestação de serviços ao Banco do Brasil S.A. esuas Subsidiárias, relativos à cobrança extrajudicial de créditos vencidosoriundos de suas operações de crédito com terceiros".

O atestado emitido pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. paraa empresa Kobransol Cobranças Comerciais Ltda. está em perfeitaconformidade com o item 6.1.3.1.3 do Edital.

Na vigência do Edital anterior, divulgado em 2006, ocorreu a interrupçãoda prestação de serviços de cobrança extrajudicial terceirizada nassituações em que número significativo de empresas de cobrançaapresentaram, em determinado lote, desempenho anual insatisfatório,implicando na não prorrogação de seus contratos e remanescendo menosde 3 (três) empresas ou quantidade insuficiente - item 12 do Edital - para acontinuidade dos serviços de terceirização da cobrança no respectivo lote.

Essa situação provocou a interrupção dos serviços de cobrança em algunslotes até que concluído novo processo Iicitatório que selecionouespecificamente empresas em número suficiente para restaurar o processode cobrança no lote. Em alguns casos essa interrupção perdurou por 6(seis) meses, o que impôs ao Banco prejuízos e riscos significativos.

Nesse contexto e como alternativa de solução, o Banco optou por incluir noEdital divulgado em novembro/2010 salvaguarda que viabilizasse aconstituição de cadastro de reserva - item 6.1.5 - a ser acionado sempreque o Banco vislumbrar risco à continuidade dos serviços de cobrançaextrajudicial terceirizada.

Para viabilizar a referida salvaguarda, foi necessário ainda estabelece/Jquantidade máxima de empresas para cada lote e critérios de classificação- item 6.1.4 - para definir e ordenar as empresas a serem contratadas deiimediato e aquelas que comporão cadastro de reserva. '

No que diz respeito ao número de empresas por lote, foi elaborado estudoque levou em consideração o portfólio e o desempenho das empresas queatualmente prestam serviços de cobrança terceirizada extrajudicial,ponderando-se um patamar mínimo de 6 (seis) empresas e máximo quenão viesse a reduzir a atratividade desses serviços para as própriascontratadas, em razão de pulverização do portfólio entre grande número decobradoras.

Portanto, a delimitação da quantidade de empresas a serem contratadaspor lote situa-se na necessidade e interesse do serviço. Com o critério de

Página 41 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

1It BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

classificação e desempate, o Banco objetiva selecionar empresasqualificadas que comprovem aptidão para o desempenho de atividadecompatível com o objeto da licitação. Para tanto, foram definidos 6 (seis)critérios objetivos de desempate, sendo o sorteio público o último recursopara desempate a ser utilizado, se e quando ultrapassados todos osquesitos anteriores, demonstrando-se a transparência de todo o processode credenciamento.

A Comissão não acata o recurso interposto pela Decisão Assessoria eSoluções Ltda.

XIII) Empreze Consultoria Empresarial Ltda.

A empresa CSU Cardsystem S.A. deixou de informar o lote/UF norequerimento de credenciamento, porém ficou evidente que a recorridaapresentou proposta para todos os lotes do certame. Consta da Ata daSessão de Abertura dos Envelopes Documentos: "Ao abrirmos o envelopeda CSU CARDSYSTEM S.A. verificou-se que o mesmo continha 3envelopes devidamente identificados com os números dos lotes os quaistambém foram abertos. "

Citamos Marçal Justen Filho: "Não é incomum constar em edital que odescumprimento de qualquer exigência formal acarretará a nulidade daproposta. A aplicação desta regra tende ser temperada pelo Princípio daRazoabilidade. É necessário ponderar os interesses existentes e evitarresultados que, a pretexto de tutelar o interesse público de cumprir o edital,produza-se a eliminação da proposta vantajosa para os cofres públicos.Quando o defeito é irrelevante, tem de interpretar-se a regra do edital comatenuação". (Comentário a Lei de Licitação e Contratos Administrativos,pg.447)

É conclusivo, portanto, afirmar que a licitação é um procedimentodocumental, no qual se observa o formalidade necessária e suficiente paragarantir segurança jurídica tanto para o licitante quanto para aAdministração Pública. A inabilitação da recorrida seria formalismo inútil,pois a desconformidade ensejadora da inabilitação deve ser substancial elesiva à Administração ou aos outros licitantes, pois um simples lapso deredação, ou uma falha inócua na interpretação do Edital, não devepropiciar a rejeição sumária da oferta.

A Comissão não acata o recurso interposto pela Empreze ConsultoriaEmpresarial Ltda.

XIV) Encash Assessoria e Serviços de Cobrança Ltda.

No Estatuto social da empresa CSU Cardsystem S.A. constante dos autosdo processo de credenciamento consta no Artigo 4º que a companhia tempor objeto, dentre outros "d) prestar serviços de gestão terceirizada de todoo ciclo de crédito, englobando a pesquisa e análise de cadastro, aconcessão de limites de crédito, recuperação de valores, dentre outrasatividades relacionadas", o que é perfeitamente compatível com o item 1.1do Edital. (grifo nosso)

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Nov.l09

Página 42 de 57Q

~ BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

o

Em 23.12.2010 foi solicitado por meio de diligência às empresas OpenCredit Cobrança e Assessoria Uda. e SERCO - Serviços e CobrançasUda. o encaminhamento de cópia autenticada de seu contrato social comas alterações contratuais no prazo de 3 (três) dias úteis. Os documentossolicitados foram recebidos neste centro em 24.12.2010 e 27.12.2010respectivamente, e juntados ao processo, motivo pelo qual os ContratosSociais estão arquivados separados dos documentos constantes dosenvelopes abertos na sessão de 15.12.2010.

Conforme resposta ao Questionamento nº 22: "A comprovação de que aempresa tem em seu objeto social a atividade de cobrança, para asempresas que optaram pela habilitação no SICAF, será feita por meio deconsulta on line, na forma do item 6. 1. 1.2. Qualquer divergência, poderáser sanada mediante diligência prevista no item 7.4."

A necessidade dessa diligência foi inclusive registrada na ata da sessão deabertura dos envelopes em 15.12.2010, conforme transcrito adiante "Oslicitantes alertaram para a necessidade de proceder diligências quanto aoobjetivo social das empresas que optaram pela habilitação por meio doSICAF e que o documento tenha sido registrado no órgão competente, atéa data limite para recebimento dos envelopes "DOCUMENTOS"."

Os atestados que mereceram aprovação foram os que atenderam ao item6.1.3.1.3 do Edital e aos esclarecimentos prestados aos questionamentosrecebidos. Os atestados em desconformidade foram desconsiderados dahabilitação, classificação e critérios de desempate dos concorrentes.

O Edital não exigiu que se fizesse constar dos atestados a qualificação dainstituição fornecedora da certidão. As instituições financeiras do tipoBanco Comercial, Banco Múltiplo com Carteira Comercial ou CaixaEconômica estão descritas na relação de Bancos comerciais, múltiplos eCaixa Econômica disponibilizada pelo BANCO CENTRAL DO BRASIL nosite hUp://www.bcb.gov.br/?RELlNST. a qualquer interessado.

O Banco esclarece que a atividade de cobrança extrajudicial pode serexercida também por sociedade de advogados e é reconhecida pela OAB,que inclusive mantém tabela de honorários para a atividade (advocaciaextrajudicial), e no Edital em questão foi definido conforme resposta aoQuestionamento nº 24 "... Isto posto, para a realização da atividade emquestão, é imperioso que, na descrição do objeto social da empresa ousociedade de advogados interessados no credenciamento conste aprestação de serviços de cobrança extrajudicial" (grifo nosso)

Visto que no Contrato Social da Bandeira Advogados Associados constacomo objetivo a cobrança de crédito de terceiros e o mesmo foidevidamente registrado na OAB - Santa Catarina, e no Contrato Social daLara Resende, Andrade Neves Advocacia S/C consta como objetivoserviços de cobrança extrajudicial e o mesmo foi devidamente registradona OAB - Minas Gerais, não há nenhuma incompatibilidade entre aprestação de serviços de advocacia e cobrança extrajudicial.

A Comissão não acata o recurso interposto pela Encash Assessoria eServiços de Cobrança Uda.

Página 43 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul.l2010

# BANCO DO BRASIL

XV) Exponencial Serviços de Consultoria e Assessoria Ltda.

CR 2010/03360(7417)

o Banco esclarece que a atividade de cobrança extrajudicial pode serexercida também por sociedade de advogados e é reconhecida pela OAB,que inclusive mantém tabela de honorários para a atividade (advocaciaextrajudicial), e no Edital em questão foi definido conforme resposta aoQuestionamento nº 24 "... Isto posto, para a realização da atividade emquestão, é imperioso que, na descrição do objeto social da empresa ousociedade de advogados interessados no credenciamento conste aprestação de serviços de cobrança extrajudicial" (grifo nosso)

Visto que no Contrato Social da Bandeira Advogados Associados constacomo objetivo a cobrança de crédito de terceiros e o mesmo foidevidamente registrado na OAB - Santa Catarina, não há nenhumaincompatibilidade entre prestação de serviços de advocacia e cobrançaextrajudicial.

A recorrente, inadvertidamente não leu toda resposta do Questionamentonº 24 transcrito a seguir: "o objeto do credenciamento proposto pelo Bancodo Brasil S.A. no Edital de Credenciamento n.º 2010/3360(7417), não é deserviços jurídicos, mas sim, de cobrança extrajudicial de dívidas, atividadeesta totalmente desvinculada e independente do processo de cobrançajudicial e que, portanto, pode ser realizada por qualquer empresaespecializada no ramo. Isto posto, para a realização da atividade emquestão, é imperioso que, na descrição do objeto social da empresa ousociedade de advogados interessados no credenciamento conste aprestação de serviços de cobrança extrajudicial" (grifo nosso)

Os atestados apresentados pela empresa Mapa Prestação de ServiçosLtda que não citam o número médio mensal de clientes e atendem a todasas demais exigências do Edital não foram computados para efeito dehabilitação, porém foram aceitos no que tange aos critérios declassificação, uma vez que, se existem operações/contratos existe pelomenos 1 (um) cliente, conforme resposta ao Questionamento nº 34.

Quanto à recorrente ter apresentadao 11 (onze) atestados enquanto aempresa Mapa Prestação de Serviços Ltda. apenas dois, esclarecemosque os critérios do Edital foram rigorosamente observados pela Comissãode Credenciamento. Percebe-se em uma análise mais acurada, que nosúnicos 2 (dois) atestados da empresa Mapa comprova a atuação nas 3(três) UF da região 5 (1º critério de desempate) enquanto os atestadosapresentados pela recorrente referiam-se, em sua maioria, à atuação emUFs de regiões diferentes da do objeto do Edital (4° e 5º critérios dedesempate).

A Comissão não acata o recurso interposto pela Exponencial Serviços deConsultoria e Assessoria Ltda.

XVI) Feedback Cobrança Brasil Ltda.

o documento apresentado pela recorrente atesta que a FeedbackCobrança Brasil Ltda. possui "contrato de prestação de serviços cujoobjeto é a cobrança extrajudicial de títulos inadimplentes, atuando em todo

Página 44 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

~ [BANCO DO [BRASil CR 2010/03360(7417)

território nacional com o seguinte número de operações e clientes em cadaUF do país nos últimos 12 (doze) meses."

Como o documento não especifica as médias mensais e sim o númeromédio de operações e clientes em cada UF nos últimos 12 (doze) meses,fomos orientados pelos gestores do serviço e da licitação a dividir onúmero de clientes pelo número de meses de prestação dos serviços, paraobtenção da média mensal.

Quanto ao atestado ter sido "homologado pela DIRAO - Diretoria deReestruturação de Ativos Operacionais em Brasília (DF)" o Edital nãodispõe sobre nenhuma habilitação prévia dos participantes.

A Comissão mantém a inabilitação da empresa Feedback Cobrança BrasilLtda. para o lote 03.

XVII) Garantia Serviços Ltda.

o atestado emitido pela Ativos S.A. Securitizadora de Créditos Financeirosapresentado pela recorrente atesta que a Garantia Serviços Ltda. possui"contrato de prestação de serviços cujo objeto é a cobrança extrajudicial detítulos inadimplentes, atuando em todo território nacional com o seguintenúmero de operações e clientes em cada UF do país nos últimos 12 (doze)meses."

Como o documento não especifica as médias mensais e sim o númeromédio de operações e clientes em cada UF nos últimos 12 (doze) meses,fomos orientados pelos gestores do serviço e da licitação a dividir onúmero de clientes pelo número de meses de prestação dos serviços, paraobtenção da média mensal.

A Comissão mantém a inabilitação da empresa Garantia Serviços Ltda.para os lotes 02 e 03.

XVIII) Get Cobranças Ltda.

Revendo a documentação apresentada pela recorrente verificamos que oatestado emitido pela Caixa Econômica Federal para o lote 01 está emconsonância com o solicitado no Edital.

A Comissão habilita a empresa Get Cobranças Ltda. para o lote 01.

XIX) Grupo Support Assessoria Empresarial

Os atestados fornecidos pela Ativos S.A. Securitizadora de CréditosFinanceiros para as empresas recorridas foram considerados válidos emconformidade com a resposta ao Questionamento nº 20.

No atestado emitido pelo Banco BMG S.A. para a J. A. RezendeAssessoria em Recuperação de Créditos Ltda. consta como data de inícioda prestação de serviços 27.08.2009. Os atestados emitidos pelo BancoBGN, pela BV Financeira e pela Orbital não foram aceitos pela Comissão.

Página 45 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

fJ BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

XX)

o Banco esclarece que a atividade de cobrança extrajudicial pode serexercida também por sociedade de advogados e é reconhecida pela OAB,que inclusive mantém tabela de honorários para a atividade (advocaciaextrajudicial), e no Edital em questão foi definido conforme resposta aoQuestionamento nº 24 "... Isto posto, para a realização da atividade emquestão, é imperioso que, na descrição do objeto social da empresa ousociedade de advogados interessados no credenciamento conste aprestação de serviços de cobrança extrajudicial" (grifo nosso)

Visto que no Contrato Social da Bandeira Advogados Associados constacomo objetivo a cobrança de crédito de terceiros e o mesmo foidevidamente registrado na OAB - Santa Catarina, não há nenhumaincompatibilidade entre prestação de serviços de advocacia e cobrançaextrajudicial. O balanço apresentado também está devidamente registradona OAB - Santa Catarina.

O atestado do Banco Cacique S.A., que consta como banco múltiplo comcarteira comercial na relação de Bancos comerciais, múltiplos e CaixaEconômica disponibilizada pelo BANCO CENTRAL DO BRASIL no sitehttp://www.bcb.gov.br/?RELlNST apresentado pela empresa Warm (Brasil)Assessoria Técnica de Cobrança Ltda. comprova um número médiomensal de clientes em cobrança nos últimos 12 (doze) meses de 14.403,para o lote 2.

O atestado do Banco BGN S.A., apresentado pela Warm, deve serconsiderado válido visto que a responsabilidade pela cobrança de créditosinadimplidos é decorrente das operações de financiamento pelas quais osprocuradores respondem, ou seja a cobrança é inerente aos poderes aeles conferidos. Os atestados fornecidos pelo Banco IBI S.A. e PortoSeguros Financiamentos não foram considerados válidos por estaComissão.

A empresa Audac Serviços Especializados de Cobrança Ltda. tevecomprovação de atuação no Estado do Rio de Janeiro da Ativos S.A.Securitizadora de Créditos Financeiros, Caixa Econômica Federal, Bancodo Estado do Rio Grande do Sul S.A., Banco do Brasil S.A., UNIBANCO -União de Bancos Brasileiros S.A. e Banco Banestes S.A.

A Comissão não acata o recurso interposto pelo Grupo Support AssessoriaEmpresarial.

Intervalor Cobrança Gestão de Crédito e Cal! Center Ltda.

Retificamos nossa análise quanto à aceitação do Balanço Patrimonialapresentado, tendo em vista orientação do gestor da licitação que obalanço processado por meio da Escrituração Contábil Digital - ECO -SPED, está de acordo com a legislação em vigor.

O atestado emitido pela Ativos S.A. Securitizadora de Créditos Financeirosapresentado pela recorrente atesta que a Intervalor Cobrança Gestão deCrédito e Cal! Center Ltda. possui "contrato de prestação de serviços cujoobjeto é a cobrança extrajudicial de títulos inadimplentes, atuando em todo

Página 46 de 57

~.

QMod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

IJ BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

território nacional com o seguinte número de operações e clientes em cadaUF do país nos últimos 12 (doze) meses. /I

Como o documento não especifica as médias mensais e sim o númeromédio de operações e clientes em cada UF nos últimos 12 (doze) meses,fomos orientados pelos gestores do serviço e da licitação a dividir onúmero de clientes pelo número de meses de prestação dos serviços, paraobtenção da média mensal.

Os atestados reproduzidos no recurso em questão que não citam onúmero médio mensal de clientes e atendem a todas as demais exigênciasdo Edital não foram computados para efeito de habilitação, porém foramaceitos no que tange aos critérios de classificação, uma vez que, seexistem operações/contratos existe pelo menos 1 (um) cliente, conformeresposta ao Questionamento nº 34. Os atestados emitidos em data anteriorà data de publicação do Edital não foram computados. Recorridas: FactorCobranças e Serviços Ltda., Lara Resende, Andrade Neves AdvocaciaS/C, Open Credit Cobrança e Assessoria Ltda. Feedback Cobrança BrasilLtda. e Tribuna - Cobrança e Cadastro Ltda.

As empresas Factor Cobranças e Serviços Ltda. e Tribuna - Cobrança eCadastro Ltda. apresentaram, cada uma, 2 (dois) atestados emitidos peloBanco Bradesco S.A., sendo um deles com data posterior à data dapublicação do Edital, portanto dentro do período exigido pelo Edital.

Apenas os atestados das instituições financeiras do tipo Banco Comercial,Banco Múltiplo com Carteira Comercial ou Caixa Econômica descritas narelação de Bancos comerciais, múltiplos e Caixa Econômicadisponibilizada pelo BANCO CENTRAL DO BRASIL no sitehttp://www.bcb.gov.br/?RELlNST. e da ATIVOS foram aceitos.

A Comissão habilita a empresa Intervalor Cobrança Gestão de Crédito eCall Center Ltda. para os lotes 02 e 03.

A Comissão mantém a inabilitação da empresa Intervalor CobrançaGestão de Crédito e Call Center Ltda. para o lote 01.

A Comissão não acata o recurso interposto pela Intervalor CobrançaGestão de Crédito e Call Center Ltda. contra a classificação das empresasFactor Cobranças e Serviços Ltda., Lara Resende, Andrade NevesAdvocacia S/C, Open Credit Cobrança e Assessoria Ltda., FeedbackCobrança Brasil Ltda. e Tribuna - Cobrança e Cadastro Ltda.

XXI) Malta Assessoria de Cobranças Ltda.

A Lei 8.666/1993, apesar de não ser textualmente citada no preâmbulo doEdital de Credenciamento, foi fielmente cumprida em sua completude.Todas as publicações necessárias foram efetuadas no prazo legal. Quantoà não publicação da Nota Jurídica que aprova o Edital, esclarecemos quea supracitada lei exige apenas que o Edital deve ser aprovado pelaassessoria jurídica da Administração e não sua publicação.

Na trilha da regra imperativa do parágrafo 2º do Artigo 41 da Lei nº8.666/1993, caso discordasse de qualquer cláusula ou disposição

~!

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Jul./2010

Página 47 de 57 Q

CH 2010/03360(1411)

~ BANCO.~R..I.rtrb'..R .cMrrticipant~ ~o..d.e.ria tê-Ia. impugnado em te.mpo hábil, que ~e1'{7 EM~tMnf(~'~~~undo dia utll que antecedeu a data prevista para a sessao

de abertura dos envelopes de habilitação.

Sob esse prisma, afigura-se indevido o expediente de que se vale arecorrente na interposição do recurso, eis que se submeteu as regras doprocedimento licitatório, sem qualquer ataque ao Edital que constitui a leiinterna da licitação, para apenas hostilizá-lo quando, por força dessasnormas, viu-se inabilitada.

Com efeito, ao irresignar-se apenas agora contra os termos do Edital, arecorrente fê-lo a destempo, quando já decaído o seu direito de impugnar oEdital de Credenciamento.

Para corroborar nossos argumentos, citamos:

'~ vinculação ao edital significa que a Administração e os licitantes ficamsempre adstritos aos termos do pedido ou do permitido no InstrumentoConvocatório da licitação, quer quanto ao procedimento, quer quanto àdocumentação, às propostas, ao julgamento e ao contrato. Em outraspalavras, estabelecidas as regras do certame, tornam-se obrigatórias paraaquela licitação durante todo o procedimento e para todos os seusparticipantes, inclusive para o órgão ou entidade licitadora." Hely LopesMeirelles em "Licitações e Contrato Administrativo", 12ª edição, página31.

'~ impugnação ao edital viciado ou defeituoso deve ser feitaadministrativamente, sempre antes da entrega das propostas pois queapós essa fase, sem protesto, entende-se que seu conteúdo e suasexigências foram aceitos por todos os participantes da licitação." HelyLopes Meirelles em "Licitações e Contrato Administrativo", 12ª edição,página 118.

"O que não se admite é a impugnação do edital pelo licitante que, tendo-oaceito sem objeção, vem após o julgamento desfavorável, argüir suainviabilidade." Hely Lopes Meirelles em "Licitações e ContratoAdministrativo", 12ª edição, página 118.

'~ Lei nº 8.666 referia-se, na sua redação original, à "aceitação semobjeção". A Lei nº 8.883 alterou a redação do dispositivo. Passou a exigirimpugnação expressa do licitante interessado. Portanto, o silêncio doparticipante torna inquestionável a ausência de impugnação. Ademais, aimpugnação deverá ser efetivada até o segundo dia útil antecedente àprática do primeiro ato relevante da licitação (conforme elenco acimatranscrito). Torna-se mais severa a situação do particular, o qual poderia(no regime da Lei nº 8.666) manifestar sua discordância simultaneamentecom a apresentação da sua proposta." Marçal Justen Filho em"Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos", 4ª edição,pg. 258, a respeito do Artigo 41 da Lei nº 8.666/1993.

o próprio artigo 30 da Lei nº 8.666, em seu inciso 11, assegura aocontratante a possibilidade de exigir a comprovação de aptidão paradesempenho de atividade pertinente e compatível em características,

yI

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176. Jul.l2010

Página 48 de 57 o

1ft BANCO DO [BRASIL CR 2010/03360(7417)

quantidades e prazos com o objeto da licitação, sendo, justamente esse, oobjetivo do Banco do Brasil com o Edital em questão.

A Comissão mantém a inabilitação da empresa Malta Assessoria deCobranças Ltda. para os lotes 01, 02 e 03.

XXII) Martins & Melo - Serviços de Cobrança Ltda.

A intimação dos atos conforme a Lei nº 8.666/1993 "será feita mediantepublicação na imprensa oficial, salvo para os casos previstos nas alíneas"a" e "b", se presentes os prepostos dos licitantes no ato em que foiadotada a decisão, quando poderá ser feita por comunicação direta aosinteressados e lavrada em ata. "

Na publicação consta "A partir desta data os autos do processo estão comvista franqueada.", portanto foi formalmente intimada e o motivo de suaclassificação consta dos autos do processo.

Não tendo a recorrente apresentado no SICAF todos os índices relativos àsituação financeira maiores que 1,0 (um) fez-se necessária a apresentaçãodo Balanço Patrimonial para a comprovação do Patrimônio Líquido mínimoexigido, porem não constam dos autos do processo o Balanço Patrimonialda empresa, impossibilitando a verificação de seu Patrimônio Líquido.

Quanto à exigência do Patrimônio Liquido mínimo ser superior a 10% dovalor a ser contratado, caso o participante discordasse de qualquercláusula ou disposição editalícia, poderia tê-Ia impugnado em tempo hábil,que se esgotou no segundo dia útil que antecedeu a data prevista para asessão de abertura dos envelopes de habilitação, conforme ParágrafoSegundo do Artigo 41 da Lei nº 8.666/1993.

Sob esse prisma, afigura-se indevido o expediente de que se vale arecorrente na interposição do recurso, eis que se submeteu as regras doprocedimento licitatório, sem qualquer ataque ao Edital que constitui a leiinterna da licitação, para apenas hostilizá-lo quando, por força dessasnormas, viu-se inabilitada.

Com efeito, ao irresignar-se apenas agora contra os termos do Edital, arecorrente fê-lo a destempo, quando já decaído o seu direito de impugnar oEdital de Credenciamento.

Para corroborar nossos argumentos, citamos:

"A vinculação ao edital significa que a Administração e os licitantes ficamsempre adstritos aos termos do pedido ou do permitido no InstrumentoConvocatório da licitação, quer quanto ao procedimento, quer quanto àdocumentação, às propostas, ao julgamento e ao contrato. Em outraspalavras, estabelecidas as regras do certame, tornam-se obrigatórias para ~aquela licitação durante todo o procedimento e para todos os seusparticipantes, inclusive para o órgão ou entidade licitadora." Hely LopesMeirelles em "Licitações e Contrato Administrativo", 12ª edição, página31.

Página 49 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Nov.l09

11'.'.':.;, :':~~~'; fi BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

'~ impugnação ao edital viciado ou defeituoso deve ser feitaadministrativamente, sempre antes da entrega das propostas pois queapós essa fase, sem protesto, entende-se que seu conteúdo e suasexigências foram aceitos por todos os participantes da licitação." HelyLopes Meirelles em "Licitações e Contrato Administrativo", 12ª edição,página 118.

"O que não se admite é a impugnação do edital pelo licitante que, tendo-oaceito sem objeção, vem após o julgamento desfavorável, argüir suainviabilidade." Hely Lopes Meirelles em "Licitações e ContratoAdministrativo", 12ª edição, página 118.

'~ Lei nº 8.666 referia-se, na sua redação original, à "aceitação semobjeção". A Lei nº 8.883 alterou a redação do dispositivo. Passou a exigirimpugnação expressa do licitante interessado. Portanto, o silêncio doparticipante torna inquestionável a ausência de impugnação. Ademais, aimpugnação deverá ser efetivada até o segundo dia útil antecedente àprática do primeiro ato relevante da licitação (conforme elenco acimatranscrito). Torna-se mais severa a situação do particular, o qual poderia(no regime da Lei nº 8.666) manifestar sua discordância simultaneamentecom a apresentação da sua proposta." Marçal Justen Filho em"Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos" 4ª edição,pg. 258, a respeito do Artigo 41 da Lei nº 8.666/1993.

A Comissão mantém a inabilitação da empresa Martins & Melo - Serviçosde Cobrança Uda. para o lote 02.

XXIII) Maxcob Assessoria de Cobrança Uda.

Em conformidade com a resposta ao Questionamento nº 20, foram aceitostambém os atestados fornecidos pela Ativos S.A. Securitizadora deCréditos Financeiros, por ela ser uma subsidiária do Banco do Brasil S.A. eo Edital ter como objeto a prestação de serviços ao Banco do Brasil S.A. esuas Subsidiárias, relativos à cobrança extrajudicial de créditos vencidosoriundos de suas operações de crédito com terceiros.

Na trilha da regra imperativa do parágrafo 2º do artigo 41 da Lei nº8.666/1993, caso discordasse de qualquer cláusula ou disposiçãoeditalícia, a concorrente poderia tê-Ia impugnado em tempo hábil, que seesgotou no segundo dia útil que antecedeu a data prevista para a sessãode abertura dos envelopes de habilitação.

Sob esse prisma, afigura-se indevido o expediente de que se vale arecorrente na interposição do recurso, eis que se submeteu as regras doprocedimento Iicitatório, sem qualquer ataque ao Edital que constitui a leiinterna da licitação, para apenas hostilizá-lo quando, por força dessasnormas, viu-se mal classificada.

Com efeito, ao irresignar-se apenas agora contra os termos do Edital, arecorrente fê-lo a destempo, quando já decaído o seu direito de impugnar oEdital de Credenciamento.

QPágina 50 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Nov.l09

CR 2010/03360(7417)

Para corroborar nossos argumentos, citamos:

':.4 vinculação ao edital significa que a Administração e os licitantes ficamsempre adstritos aos termos do pedido ou do permitido no InstrumentoConvocatório da licitação, quer quanto ao procedimento, quer quanto àdocumentação, às propostas, ao julgamento e ao contrato. Em outraspalavras, estabelecidas as regras do certame, tornam-se obrigatórias paraaquela licitação durante todo o procedimento e para todos os seusparticipantes, inclusive para o órgão ou entidade licitadora." Hely LopesMeirelles em "Licitações e Contrato Administrativo", 12ª edição, página31.

':.4 impugnação ao edital viciado ou defeituoso deve ser feitaadministrativamente, sempre antes da entrega das propostas pois queapós essa fase, sem protesto, entende-se que seu conteúdo e suasexigências foram aceitos por todos os participantes da licitação." HelyLopes Meirelles em "Licitações e Contrato Administrativo", 12ª edição,página 118.

"O que não se admite é a impugnação do edital pelo licitante que, tendo-oaceito sem objeção, vem após o julgamento desfavorável, argüir suainviabilidade." Hely Lopes Meirelles em "Licitações e ContratoAdministrativo", 12ª edição, página 118.

':.4 Lei nº 8.666 referia-se, na sua redação original, à "aceitação semobjeção". A Lei nº 8.883 alterou a redação do dispositivo. Passou a exigirimpugnação expressa do licitante interessado. Portanto, o silêncio doparticipante torna inquestionável a ausência de impugnação. Ademais, aimpugnação deverá ser efetivada até o segundo dia útil antecedente àprática do primeiro ato relevante da licitação (conforme elenco acimatranscrito). Torna-se mais severa a situação do particular, o qual poderia(no regime da Lei nº 8.666) manifestar sua discordância simultaneamentecom a apresentação da sua proposta." Marçal Justen Filho em"Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos" 4ª edição,pg. 258, a respeito do Artigo 41 da Lei nº 8.666/1993.

A Comissão não acata o recurso interposto pelo Maxcob Assessoria deCobrança Uda.

XXIV) Maxiserv Assessoria de Cobrança Uda.

Os atestados fornecidos pelo Banco do Brasil S.A. e Caixa EconômicaFederal, não se referem aos estados que compõem a região 05, portantosó podem ser utilizados como critério de desempate.

O atestado do Banco Itaú S.A. comprova a média mensal a partir deagosto/2006, o Banco Cacique S.A. atesta a media mensal desdejulho/2008, a média mensal computada pelo Banco Matone S.A. é de sejunho/2003 a dezembro de 2010, o Banco A. J. Renner declara a médiadesde novembro/2004 e o NBC BANK BRASIL S. A. atesta a médiamensal a partir de outubro/2007, nenhum constata a média mensal noperíodo de 12 (doze) meses anteriores, a contar da data da publicação doEdital conforme exigido.

oPágina 51 de 57

Mod. 0.03.007-4 - 515BB 99176 - Nov.l09

- -

fi BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

Para exemplificar nosso entendimento, citamos a hipótese de que umaempresa iniciou seu contrato em janeiro/2008 e teve uma média mensal de20.000 clientes nos primeiros 24 (vinte e quatro) meses e no ano de 2010a média mensal foi de 1.000 clientes. A média mensal de clientes emcobrança desde janeiro de 2008 seria 13.666 e a média no período de 12(doze) meses anteriores, a contar da data da publicação do Edital seria deapenas 1.000 clientes.

A Comissão, em momento algum, descumpriu as normas editalícias,analisando a documentação apresentada em perfeita conformidade osprincípios básicos da lei, em especial, os da estrita vinculação aoinstrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhe sãocorrelatos.

A Comissão mantém a inabilitação da empresa Maxiserv Assessoria deCobrança Ltda. para os lotes 01, 02 e 03.

XXV) ML Serviços de Cobrança Ltda.

o atestado emitido pela Ativos S.A. Securitizadora de Créditos Financeirosapresentado pela recorrente atesta que a ML Serviços de Cobrança Ltda.possui "contrato de prestação de serviços cujo objeto é a cobrançaextrajudicial de títulos inadimplentes, atuando em todo território nacionalcom o seguinte número de operações e clientes em cada UF do país nosúltimos 12 (doze) meses."

Como o documento não especifica as médias mensais e sim o númeromédio de operações e clientes em cada UF nos últimos 12 (doze) meses,fomos orientados pelos gestores do serviço e da licitação a dividir onúmero de clientes pelo número de meses de prestação dos serviços, paraobtenção da média mensal.

o atestado emitido pelo Banco Safra S.A. comprova o número médio declientes a partir de dezembro de 2008, não sendo possível o cálculo donúmero médio no período dos 12 (doze) meses exigidos no Edital.Exemplificando nosso entendimento, citamos a hipótese de que umaempresa iniciou seu contrato em janeiro/2008 e teve uma média mensal de20.000 clientes nos primeiros 24 (vinte e quatro) meses e no ano de 2010a média mensal foi de 1.000 clientes. A média mensal de clientes emcobrança desde janeiro de 2008 seria 13.666 e a média no período de 12(doze) meses anteriores, a contar da data da publicação do Edital seria deapenas 1.000 clientes.

A Comissão mantém a inabilitação da empresa ML Serviços de CobrançaLtda. para os lotes 01,02 e 03.

XXVI) Nova Garantia - Serviços de Recuperação de Crédito S. S.

o atestado emitido pelo HSBC Bank Brasil S.A. comprova o número médiode clientes a partir de 2002, não sendo possível o cálculo do númeromédio no período dos 12 (doze) meses exigidos no Edital. Exemplificandonosso entendimento, citamos a hipótese de que uma empresa iniciou seucontrato em janeiro/2008 e teve uma média mensal de 20.000 clientes nos

ti!

Mod 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Nov.l09

Página 52 de 57 Q

~

~ BANCO 100 BRASIIL CR 2010/03360(7417)

primeiros 24 (vinte e quatro) meses e no ano de 2010 a média mensal foide 1.000 clientes. A média mensal de clientes em cobrança desde janeirode 2008 seria 13.666 e a média no período de 12 (doze) meses anteriores,a contar da data da publicação do Edital seria de apenas 1.000 clientes.

A Comissão mantém a inabilitação da empresa Nova Garantia - Serviçosde Recuperação de Crédito S. S. para o lote 03.

XXVII) Paschoalotto Serviços Financeiros Uda.

Retificamos nossa análise informando que os quantitativos mínimos paraos lotes 02 e 03 foram comprovados pela recorrente.

Quanto ao lote 01, os atestados apresentados comprovam o númeromédio de clientes a partir de março de 2007, não sendo possível o cálculodo número médio no período dos 12 (doze) meses exigidos no Edital.Exemplificando nosso entendimento, citamos a hipótese de que umaempresa iniciou seu contrato em janeiro/2008 e teve uma média mensal de20.000 clientes nos primeiros 24 (vinte e quatro) meses e no ano de 2010a média mensal foi de 1.000 clientes. A média mensal de clientes emcobrança desde janeiro de 2008 seria 13.666 e a média no período de 12(doze) meses anteriores, a contar da data da publicação do Edital seria deapenas 1.000 clientes.

o Balanço Patrimonial apresentado pela recorrente não foi processado pormeio do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e emboraautenticado na Junta Comercial, não contém os Termos de Abertura eEncerramento, portanto não pode ser considerado válido.

São considerados balanços patrimoniais e demonstrações contábeis (livrosem papel) do último exercício social, na forma da Lei, aqueles:

a) publicados em órgão da imprensa oficial ou em jornal de grandecirculação;

b) registrados/autenticados na Junta Comercial ou no cartório competenteda sede ou domicilio do concorrente, conforme sua natureza jurídica;

c) apresentados por cópia do Livro Diário, autenticado na Junta Comercialda sede ou domicílio do concorrente, ou em outro órgão equivalente,inclusive com os Termos de Abertura e de Encerramento; e

d) atualizáveis por índices oficiais quando encerrados há mais de 3 (três)meses da data da apresentação das propostas, mas não substituíveispor balancetes ou balanços provisórios; ou

e) comprobatórios da boa situação financeira da empresa, medianteutilização de índices (liquidez e endividamento), estipulados no Edital,que indicará, ainda, suas fórmulas de cálculo e os quocientes máximosou mínimos admitidos para efeito de habilitação.

A Comissão mantém a inabilitação da empresa Paschoalotto ServiçosFinanceiros Uda. para os lotes 01, 02 e 03.

Página 53 de 57

Mod 0.03.007-4 - 515BB 99176 - Nov.l09

Q

~ [BANCO DO [BRASIL

XXVIII)Redebrasil Gestão de Ativos Uda.

CR 2010/03360(7417)

Retificamos nossa análise informando que a recorrente atendeu ao exigidono item 6.1.3.1.3 do Edital para os lotes 02 e 03.

Retificamos nossa análise quanto à aceitação do Balanço Patrimonialapresentado, tendo em vista orientação do gestor da licitação que obalanço processado por meio da Escrituração Contábil Digital - ECO -SPED, está de acordo com a legislação em vigor.

A Comissão habilita a empresa Redebrasil Gestão de Ativos Uda. para oslotes 02 e 03.

A Comissão mantém a inabilitação da empresa Redebrasil Gestão deAtivos Uda. para o lote 01.

XXIX) Rogério Arajarir Tonetto Winkler & Cia. Uda.

As quantidades médias de clientes cobrados atestada pelo Banco do BrasilS.A. foram consideradas para efeito de habilitação, porém o atestado doBanco Banrisul S.A. atesta a que a recorrente "presta serviços deCobrança Terceirizadas de Ativos Extrajudiciais ao Banco do Estado doRio Grande do Sul S.A. (Banrisul), sendo região de abrangência todas as26 unidades federativas do Brasil, e mais o Distrito Federal, laborando comuma média de 8.532 operações clientes ao Mês/Estados, média esta denovembro de 2009 a novembro de 2010."

Deste último atestado não é possível a verificação da média mensal porestado, já que a média apresentada refere-se a todo o Brasil. A conclusãode que a média citada seja a mesma para todos os estados e o DistritoFederal seria no mínimo ingênua por ser a média idêntica em todas as UF.

A Comissão mantém a inabilitação da empresa Rogério Arajarir TonettoWinkler & Cia. Uda. para os lotes 02 e 03.

XXX) Siscom Sistema de Cobrança Modular Uda.

Quanto à falta de padronização utilizada para descrever o motivo dainabilitação acrescentamos que as empresas que habilitassem pelo SICAFdeveriam apresentar o balanço apenas para comprovar o PatrimônioLíquido igualou superior ao exigido se apresentasse qualquer dos índicesrelativos à boa situação financeira igualou menor que 1,0 (um), ao passoque as empresas que optassem pela habilitação junto ao Banco deveriamapresentar o Balanço Patrimonial e demonstrar os índices financeirosmaiores que 1,0 (um), ou Patrimônio Liquido igualou superior ao exigido.

No caso da recorrente a habilitação foi pelo Banco e o Balanço Patrimonial(livros em papel) apresentado pela recorrente não contém os Termos deAbertura e Encerramento, portanto não pode ser considerado válido.

Página 54 de 57

Mod 0.03.007-4 - 515BB 99176 - Nov./09

fi BANCO DO BRASIL CR 2010/03360(7417)

São considerados balanços patrimoniais e demonstrações contábeis (livrosem papel) do último exercício social, na forma da Lei, aqueles:

a) publicados em órgão da imprensa oficial ou em jornal de grandecirculação;

b) registrados/autenticados na Junta Comercial ou no cartório competenteda sede ou domicilio do concorrente, conforme sua natureza jurídica;

c) apresentados por cópia do Livro Diário, autenticado na Junta Comercialda sede ou domicílio do concorrente, ou em outro órgão equivalente,inclusive com os Termos de Abertura e de Encerramento; e

d) atualizáveis por índices oficiais quando encerrados há mais de 3 (três)meses da data da apresentação das propostas, mas não substituíveispor balancetes ou balanços provisórios; ou

e) comprobatórios da boa situação financeira da empresa, medianteutilização de índices (liquidez e endividamento), estipulados no Edital,que indicará, ainda, suas fórmulas de cálculo e os quocientes máximosou mínimos admitidos para efeito de habilitação.

A Comissão mantém a inabilitação da empresa Siscom Sistema deCobrança Modular Uda. para os lotes 01, 02 e 03.

XXXI) Terezinha Loss Goldner - ME

o Edital é claro em seu item 6.1.3.1.3 que os atestados devem seremitidos por instituição financeira do tipo Banco Comercial, Banco Múltiplocom Carteira Comercial ou Caixa Econômica e a descrição dos serviçosprestados deve incluir o número médio mensal de clientes em cobrançana(s) respectiva(s) UF de atuação, no período de 12 (doze) mesesanteriores, a contar da data da publicação do Edital, observado o mínimoexigido, indicado no Anexo 4, para o(s) lote(s) em que o interessadodeseja atuar. (grifo nosso)

o atestado da empresa Avista S.A. Administradora de Cartões de Créditonão foi aceito visto que a empresa não consta do rol das instituiçõesfinanceiras supracitados.

Apenas os atestados das instituições financeiras do tipo Banco Comercial,Banco Múltiplo com Carteira Comercial ou Caixa Econômica descritas narelação de Bancos comerciais, múltiplos e Caixa Econômicadisponibilizada pelo BANCO CENTRAL DO BRASIL no sitehUp://www.bcb.gov.br/?RELlNST. e da ATIVOS foram aceitos.

O atestado emitido pela Caixa Econômica Federal comprova o númeromédio de clientes a partir de julho de 2009, não sendo possível o cálculodo número médio no período dos 12 (doze) meses exigidos no Edital.Exemplificando nosso entendimento, citamos a hipótese de que umaempresa iniciou seu contrato em janeiro/2008 e teve uma média mensal de20.000 clientes nos primeiros 24 (vinte e quatro) meses e no ano de 2010a média mensal foi de 1.000 clientes. A média mensal de clientes emcobrança desde janeiro de 2008 seria 13.666 e a média no período de 12

Página 55 de 57

Mod. 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Nov./09

iJ [BANCO DO (BRASIL CR 2010/03360(7417)

(doze) meses anteriores, a contar da data da publicação do Edital seria deapenas 1.000 clientes.

A Comissão mantém a inabilitação da empresa Terezinha Loss Goldner -ME para o lote 01.

XXXII) Warm (Brasil) Assessoria Técnica de Cobrança Uda.

A recorrente apresentou 10 (dez) atestados de qualificação técnica sendoque 05 (cinco) deles não atendem às especificações do Edital e portantonão podem ser considerados para a habilitação, a saber:

a) Banco IBI S.A., por ter data de emissão anterior à publicação do Editale portanto não pode comprovar o número médio mensal de clientes emcobrança na(s) respectiva(s) UF de atuação, no período de 12 (doze)meses anteriores, a contar da data da publicação do Edital. (grifonosso).

b) Porto Seguro Financiamentos, Banex Financeira S.A., ConsórcioNacional Autoplan Uda. e Aymoré Crédito Financiamento eInvestimento por não ser instituições financeiras do tipo BancoComercial, Banco Múltiplo com Carteira Comercial ou CaixaEconômica.

As instituições financeiras do tipo Banco Comercial, Banco Múltiplo comCarteira Comercial ou Caixa Econômica estão descritas na relação deBancos comerciais, múltiplos e Caixa Econômica disponibilizada peloBANCO CENTRAL DO BRASIL no site hUp://www.bcb.gov.br/?RELlNST. aqualquer interessado.

O somatório das médias mensais dos atestados válidos (2.086 clientes)não atende às exigências do Edital.

A Comissão mantém a inabilitação da empresa Warm (Brasil) AssessoriaTécnica de Cobrança Uda. para o lote 01.

XXXlIl)Zanc Serviços de Cobrança Uda.

o ofício recebido pela empresa: não foi remetido por esta Comissão deCredenciamento. Conforme relatório de análise da documentação emsessão interna constante dos autos do processo e publicado no sitebb.com.br a inabilitação da recorrente foi em virtude da apresentação deBalanço Patrimonial em desacordo com a legislação em vigor.

Como o SICAF da recorrente estava vencido considerou-se a habilitaçãojunto ao Banco, a habilitação jurídica e fiscal foi fielmente cumprida pelaempresa, porém o Balanço Patrimonial (livro em papel) apresentado paracumprimento da qualificação econômico-financeira 6.1.2.1.9 a 6.1.2.1.11não contém os Termos de Abertura e Encerramento e não se encontraregistrado no órgão competente.

São considerados balanços patrimoniais e demonstrações contábeis (livrosem papel) do último exercício social, na forma da Lei, aqueles:

Mod 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Nov.l09

Página 56 de 57Q

rit (BANCO DO 181RAS11L CR 2010/03360(7417)

a) publicados em órgão da imprensa oficial ou em jornal de grandecirculação;

b) registrados/autenticados na Junta Comercial ou no cartório competenteda sede ou domicilio do concorrente, conforme sua natureza jurídica;

c) apresentados por cópia do Livro Diário, autenticado na Junta Comercialda sede ou domicílio do concorrente, ou em outro órgão equivalente,inclusive com os Termos de Abertura e de Encerramento; e

d) atualizáveis por índices oficiais quando encerrados há mais de 3 (três)meses da data da apresentação das propostas, mas não substituíveispor balancetes ou balanços provisórios; ou

e) comprobatórios da boa situação financeira da empresa, medianteutilização de índices (Iiquidez e endividamento), estipulados no Edital,que indicará, ainda, suas fórmulas de cálculo e os quocientes máximosou mínimos admitidos para efeito de habilitação.

A Comissão mantém a inabilitação da empresa Zanc Serviços deCobrança Ltda. para os lotes 01, 02 e 03.

São estas as razões pelas quais esta Comissão houve por bem encaminhar osrecursos que ora encaminha à superior consideração de V.Sa., e reconsiderar oresultado julgamento alterando conforme anexo .

. Vera Lú ~A:~:"f.~ente ~te

DO PARECER DAADMINISTRAÇÃjil: I 11 /;)..u~ >:-od",(9-) p-WJ6 / (fl.wlo..-y,il, d£tl k-l19V-<J~OAA- dk aee. c£o ~ 0\ c:h fÁ' ç:.-Cf) cf, \~~~ dce R-,-c,'jOvÇoJ ~CÂ- ~

(r~ o v. ',.,..-,,,,,,--J)u U''r''-'' ' '""

"€~¥Maria Divina Costa

Gerer:rte de ARe

Página 57 de 57

Mod 0.03.007-4 - SISBB 99176 - Nov.l09