resoluÇÃo - ii simuladÃo meta ifrn...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do...

27
1 RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN TEXTO 1 Brasil entrará em temporada de queimadas sem plano para a Amazônia Por André Shalders Da BBC News Brasil em Brasília O Brasil caminha para entrar na época de maior desmatamento e queimadas na Amazônia sem um plano para conter a degradação da floresta. A destruição na porção brasileira do bioma costuma aumentar na época que vai de junho a setembro ou outubro, pois são os meses mais secos do ano na região. E os indicadores já disponíveis mostram que 2020 pode ser ainda pior em termos de derrubada da vegetação e de queimadas do que foi 2019. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o mês de junho deste ano registrou 2.248 focos de incêndio na Amazônia é o maior número desde 2007. É também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou recorde de derrubada da floresta já em maio: foram 829 quilômetros quadrados de mata perdidos. É quase o tamanho da área urbana de Brasília, e o maior número dos últimos cinco anos. O número de maio também representa um crescimento de 12% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados são de um sistema do Inpe chamado Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter). No governo federal, a responsabilidade de desenhar um plano para combater a destruição da floresta ficou com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão. A proposta é chamada nos corredores de Brasília de Plano de Combate ao Desmatamento Ilegal, e deveria ser apresentada em meados de junho mas, até agora, o plano não apareceu. O projeto deve nortear as ações na Amazônia até o ano de 2023. A ideia é que o projeto de Mourão substitua o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia, o PPCDAm. A última fase deste plano, criado em 2004, se encerra formalmente em 2020. Na prática, porém, o PPCDAm foi abandonado na gestão do atual ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Na estação seca do ano passado, o Brasil ganhou as manchetes do mundo por conta do aumento da destruição da floresta. Depois de dados do Inpe mostrarem o aumento da devastação, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) demitiu o físico Ricardo Galvão, que dirigia o órgão de pesquisa, aumentando a repercussão do assunto. Segundo especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, a situação deste ano pode ser ainda pior que a de 2019. Ter um planejamento claro para enfrentar a temporada seca na Amazônia é fundamental para evitar uma devastação ainda maior, dizem eles. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53259453. Acesso em 13 de julho de 2020. (Texto adaptado para fins pedagógicos)

Upload: others

Post on 22-Nov-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

1

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

TEXTO 1

Brasil entrará em temporada de queimadas sem plano para a Amazônia

Por André Shalders

Da BBC News Brasil em Brasília

O Brasil caminha para entrar na época de maior desmatamento e queimadas na Amazônia sem um plano para conter a degradação da floresta.

A destruição na porção brasileira do bioma costuma aumentar na época que vai de junho a setembro ou outubro, pois são os meses mais secos do ano na região.

E os indicadores já disponíveis mostram que 2020 pode ser ainda pior em termos de derrubada da vegetação e de queimadas do que foi 2019.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o mês de junho deste ano registrou 2.248 focos de incêndio na Amazônia — é o maior número desde 2007. É também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos.

Outra medição do Inpe registrou recorde de derrubada da floresta já em maio: foram 829 quilômetros quadrados de mata perdidos. É quase o tamanho da área urbana de Brasília, e o maior número dos últimos cinco anos.

O número de maio também representa um crescimento de 12% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados são de um sistema do Inpe chamado Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter).

No governo federal, a responsabilidade de desenhar um plano para combater a destruição da floresta ficou com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão.

A proposta é chamada nos corredores de Brasília de Plano de Combate ao Desmatamento Ilegal, e deveria ser apresentada em meados de junho — mas, até agora, o plano não apareceu. O projeto deve nortear as ações na Amazônia até o ano de 2023.

A ideia é que o projeto de Mourão substitua o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia, o PPCDAm. A última fase deste plano, criado em 2004, se encerra formalmente em 2020. Na prática, porém, o PPCDAm foi abandonado na gestão do atual ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Na estação seca do ano passado, o Brasil ganhou as manchetes do mundo por conta do aumento da destruição da floresta. Depois de dados do Inpe mostrarem o aumento da devastação, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) demitiu o físico Ricardo Galvão, que dirigia o órgão de pesquisa, aumentando a repercussão do assunto.

Segundo especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, a situação deste ano pode ser ainda pior que a de 2019. Ter um planejamento claro para enfrentar a temporada seca na Amazônia é fundamental para evitar uma devastação ainda maior, dizem eles.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53259453. Acesso em 13 de julho de 2020. (Texto adaptado para fins pedagógicos)

Page 2: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

2

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

TEXTO 2

“Desmatamento ilegal não atrai investimentos e prejudica os negócios”

Por Deutsche Welle

Enquanto o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) anunciava na sexta-feira (10) que o Brasil desmatou em junho 1.034 km² de suas florestas, recorde em cinco anos e o 14º mês consecutivo de alta, CEOs de algumas das maiores empresas do país se reuniam com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, para pressionar o governo a proteger a floresta.

O encontro foi precedido de um manifesto assinado por mais de 50 CEOs de grandes companhias que pede, entre outros pontos, o “combate inflexível e abrangente ao desmatamento ilegal na Amazônia”, em uma articulação costurada pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). Além de vice-presidente da República, Mourão é presidente do Conselho da Amazônia, instalado em janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro para articular ações do governo na região.

Segundo Marina Grossi, presidente do CEBDS, o desmatamento fora de controle está prejudicando investimentos, gera ruídos no exterior e afeta a segurança jurídica necessária ao ambiente de negócios. Ela cita que 98% do desmatamento registrado no país é ilegal, realizado por uma “rede criminal”.

“O desmatamento de um hectare na Amazônia custa de 800 a 2 mil reais. Se pegarmos os 920 mil hectares desmatados em 2019, o ‘investimento’ no desmatamento ilegal variou de 740 milhões a 1,8 bilhão de reais. (…) Não vem de gente pequena e não é algo das empresas que assinaram o manifesto”, diz.

Grossi também afirma que, antes de pedir mais dinheiro ao exterior para proteger a Amazônia ou reclamar de interesses geopolíticos que estariam ocultos na pressão pela preservação da floresta, o Brasil precisa fazer sua “lição de casa”.

Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/07/12/desmatamento-ilegal-nao-atrai-investimentos-e-prejudica-os-negocios.ghtml. Acesso em 13 de julho de 2020. (Texto adaptado para fins pedagógicos)

TEXTO 3

Disponível em: <https://amarildocharge.wordpress.com/2020/03/16/o-coronavirus-e-a-aula-de-matematica/>. Acesso

em: 13 de maio de 2020.

Page 3: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

3

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

PORTUGUÊS

1. A principal intenção comunicativa do Texto 1 é

a. informar.

b. criticar.

c. argumentar.

d. entreter.

• RESPOSTA

O gênero textual do texto 1 é reportagem. Ela é considerada um texto jornalístico

veiculado pelos meios de comunicação: jornais, revistas, televisão, internet, rádio,

dentre outros. A reportagem tem por objetivo transmitir informações, ou seja, sua

intenção comunicativa é informar.

2. Segundo o Texto 1,

a. dois planos de ações simultâneos guiarão o combate ao desmatamento da Amazônia.

b. 2020 tende a ser um ano que o desmatamento apresente desaceleração em relação

a 2019.

c. é papel do Ministério do Meio Ambiente apresentar o novo plano de ações contra o

desmatamento.

d. o novo documento que está para ser apresentado será a principal fonte de

orientações acerca do combate ao desmatamento da Amazônia nos próximos

anos.

• RESPOSTA

A alternativa a) está incorreta porque o texto fala que o novo plano, que ainda será

apresentado, substituirá o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento da

Amazônia, o PPCDAm, que já está se encerrando; logo, não existirão dois planos

simultâneos. Analisando a alternativa b), ela também está incorreta, pois o texto, no

terceiro parágrafo, afirma que 2020 pode ser ainda pior em termos de derrubada. A

alternativa c) também não está correta, pois, segundo a reportagem, caberá ao vice-

presidente da República, Hamilton Mourão. A informação da letra d) pode ser

comprovada no 8º parágrafo: “O projeto deve nortear as ações na Amazônia até o

ano de 2023.”

3. A leitura do texto 1 nos permite, prioritariamente, refletir sobre

a. o fato dos desmatamentos na Amazônia aumentarem nos meses mais secos do ano.

b. já ter havido um aumento recorde de desmatamento no mês de maio.

Page 4: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

4

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

c. a Amazônia estar entrando no período de maior devastação sem um plano de

ação.

d. o presidente do INPE ter sido demitido após apresentar dados com aumento da

destruição da floresta.

• RESPOSTA

A palavra “prioritariamente”, no enunciado da questão, nos leva a refletir que a

questão quer saber de nós qual é a ideia central do texto. Todas as informações dadas

nas alternativas são ditas no texto, mas não são a ideia central. Além disso, a letra c

é, inclusive, o título do texto em outras palavras (“Brasil entrará em temporada de

queimadas sem plano para a Amazônia”).

Leve em consideração o trecho abaixo, retirado do Texto 1, para responder à questão 4

e 5.

“Segundo especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, a situação deste ano pode ser ainda

pior que a de 2019. Ter um planejamento claro para enfrentar a temporada seca na Amazônia

é fundamental para evitar uma devastação ainda maior, dizem eles.”

4. O elemento linguístico SEGUNDO estabelece uma relação de

a. conformidade.

b. conclusão.

c. explicação.

d. adição.

• RESPOSTA

Segundo, nesse caso, é uma conjunção subordinativa adverbial conformativa. Ela

introduz uma oração em que se exprime a conformidade de um fato com outro. Ou

seja, o que é dito na oração principal (“a situação deste ano pode ser ainda pior que

a de 2019”) está em conformidade com os “especialistas ouvidos pela BBC News

Brasil”.

5. Levando em consideração o trecho, é possível afirmar que ele possui

a. três períodos e cinco orações.

b. dois períodos e seis orações.

c. dois períodos e sete orações.

d. um período e sete orações.

• RESPOSTA

No trecho, há dois períodos. O que marca o fim de um período é o ponto final; como

no trecho há dois pontos finais, temos dois períodos. O que marca a existência de

Page 5: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

5

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

uma oração é a presença de um verbo ou locução verbal, de modo que a quantidade

de verbos no trecho é exatamente a quantidade de orações. No trecho, há 6 verbos

ou locuções verbais, são eles: “ouvidos”, "pode ser", "ter", "enfrentar", "é", "evitar",

"dizem". É interessante observar que "ouvidos" faz parte uma oração adjetiva

reduzida do particípio e, assim sendo, conta como uma oração.

Leve em consideração o trecho abaixo, retirado do Texto 1, para responder às questões 6 e 7.

“A proposta é chamada nos corredores de Brasília de Plano de Combate ao Desmatamento

Ilegal,(1) e deveria ser apresentada em meados de junho — mas,(2) até agora,(3) o plano não

apareceu. O projeto deve nortear as ações na Amazônia até o ano de 2023.”

6. São expressões que exercem a mesma função na organização sintática do trecho:

a. “Plano de Combate ao Desmatamento Ilegal” e “O projeto”.

b. “ser apresentada” e “A proposta”.

c. “o plano” e “as ações na Amazônia”

d. “em meados de junho” e “até o ano de 2023”.

• RESPOSTA

As expressões que exercem mesma função sintática são “em meados de junho” e

“até o ano de 2023”. Ambas as expressões são adjuntos adverbiais de tempo, são os

termos da oração que indicam uma circunstância – nesse caso, o tempo de ocorrência

das informações expressas na oração principal.

7. As vírgulas em (2) e (3) justificam-se, pois elas isolam

a. uma oração subordinada.

b. um aposto.

c. um adjunto adverbial.

d. uma oração coordenada.

• RESPOSTA

As vírgulas estão isolando “até agora”. Essa expressão indica a circunstância

temporal em que se passa o que é dito no enunciado. Logo, é um adjunto adverbia e

que está deslocado, isto é, está no meio do período – daí a necessidade de ser isolado

por vírgulas, conforme escrito.

Leve em consideração o trecho abaixo, retirado do Texto 1, para responder à questão 8.

Page 6: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

6

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

“Na estação seca do ano passado, o Brasil ganhou as manchetes do mundo por conta do aumento da destruição da floresta.”

8. Considerando sua inserção no trecho, a expressão GANHOU AS MANCHETES DO

MUNDO apresenta ideia de

a. lugar.

b. causa.

c. consequência.

d. finalidade.

• RESPOSTA:

“Ganhar as manchetes do mundo” foi uma consequência. Nesse caso, a causa é o

aumento da destruição da floresta, que ocasionou essa divulgação na grande mídia.

Leve em consideração o trecho abaixo, retirado do Texto 1, para responder à questão 9.

“Na estação seca do ano passado, o Brasil ganhou as manchetes do mundo por conta do aumento da destruição da floresta. Depois de dados do Inpe mostrarem o aumento da devastação, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) demitiu o físico Ricardo Galvão, que dirigia o órgão de pesquisa, aumentando a repercussão do assunto.”

9. A expressão ÓRGÃO DE PESQUISA, destacada no trecho, refere-se a(o) a. Brasil.

b. Inpe.

c. aumento da devastação.

d. Físico Ricardo Galvão.

• RESPOSTA:

Anáforas fazem referência a um termo ou expressão citado anteriormente no texto.

Ou seja, ela é utilizada para a retomada de algo. Nesse caso, “órgão de pesquisa”

retoma o instituto responsável pelos dados apresentados no primeiro período, o Inpe.

10. A leitura do texto 2 nos permite afirmar que

a. a maior parte do desmatamento na Amazônia é realizado de forma

criminalmente organizada.

b. o governo não precisa se preocupar com o desmatamento, pois a floresta é

abundante.

c. o manifesto assinado pelos CEOs de grandes garantirá doações das empresas no

combate ao desmatamento.

d. o Brasil não vem apresentando alta nos índices de desmatamento.

Page 7: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

7

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

• RESPOSTA

É possível identificar no texto alguns trechos que indicam que a resposta correta é a

primeira alternativa, trechos como: “rede criminal” e “Não vem de gente pequena”. O

que indica que há uma organização ilegal por trás de grande parte do desmatamento

na Amazônia. A alternativa b) está incorreta, pois o governo precisa se preocupar com

o desmatamento ilegal, já que a Floresta Amazônica é extremamente importante. A

alternativa c) está incorreta, pois o manifesto não garante tais doações, ele teve o

objetivo de pressionar o governo a tomar decisões mais incisivas para proteger a

floresta. A d) é incorreta, uma vez que no próprio texto são apresentados dados que

informam que o desmatamento vem aumentando.

11. De acordo com o Texto 2,

a. o Brasil está perdendo investimento do exterior após um manifesto ter sido assinado

por 50 CEOs de empresas.

b. o desmatamento da Amazônia é algo aceitável, já que pagamos por ele.

c. o desmatamento ilegal é fruto de uma rede de pessoas de grande influência e

de empresas que não assinaram o manifesto.

d. reclamar dos interesses geopolíticos ocultos na pressão pela preservação da

Amazônia deve ser prioridade.

• RESPOSTA

O Texto 2 afirma sim que há uma queda de investimentos, mas em nenhum momento

atribui isso ao manifesto assinado pelos CEOs de empresas; apenas citam que houve

o manifesto; logo, a alternativa a) está incorreta. A alternativa b) também está

incorreta, pois em nenhum momento é dito que o desmatamento é aceitável, apesar

de afirmar que nós todos pagamos caro pelo desmatamento. A alternativa correta é

a letra c), pois no quatro parágrafo é dito que o desmatamento não vem de gente

pequena e não é algo das empresas que assinaram o manifesto. A alternativa d)

também não apresenta uma verdade, no texto é dito ao contrário, que antes de

reclamar interesses geopolíticos, o Brasil deve fazer seu “dever de casa”.

Para responder à questão 12, 13 e 14, leve em consideração o seguinte trecho retirado do texto 2.

“Enquanto o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) anunciava na sexta-feira (10)

que o Brasil desmatou em junho 1.034 km² de suas florestas, recorde em cinco anos e o 14º

mês consecutivo de alta, CEOs de algumas das maiores empresas do país se reuniam com o

Page 8: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

8

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

vice-presidente da República, Hamilton Mourão, para pressionar o governo a proteger a

floresta.”

12. O vocábulo ENQUANTO, destacado no trecho, pode ser substituído, sem alteração

no sentido, por

a. da mesma forma que

b. porquanto.

c. assim como.

d. ao mesmo tempo que.

• RESPOSTA

A expressão “enquanto” é uma conjunção que exprime a ideia de tempo, ou seja, o

que passou na oração principal, passou ao mesmo tempo que acontecia o relatado

na oração subordinada iniciada com “enquanto”. Nós encontramos essa mesma ideia

com a expressão “ao mesmo tempo que”.

13. A palavra SUAS retoma

a. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

b. florestas.

c. Brasil.

d. empresas.

• RESPOSTA

O pronome “suas” é demonstrativo e, no contexto que está inserida, tem a intenção

de retomar algo dito anteriormente no texto, mais precisamente o “proprietário” das

florestas. Nesse sentido, “suas” está retomando “Brasil”.

Leia as afirmativas a seguir sobre acentuação e tonicidade relativas ao trecho para responder à questão 14.

I. Dois vocábulos são acentuados por serem oxítonas.

II. A acentuação de PAÍS e REPÚBLICA se justifica pelo mesmo motivo.

III. O vocábulo MÊS é um monossílabo tônico.

IV. Os vocábulos PAÍS e MOURÃO apresentam a mesma tonicidade.

14. Estão corretas as afirmativas

a. I, III e IV.

b. II e III.

c. I, II e IV.

d. III e IV.

Page 9: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

9

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

• RESPOSTA:

O item I está incorreto, uma vez que a palavra “mês” é acentuada por ser um

monossílabo tônico, já “país” devido ao hiato que a vogal “i” faz com a vogal “a” e

“República” por ser uma proparoxítona, como til (~) é acento, a palavra “Mourão” não

é acentuada. Pelos motivos já explicados, o item II está incorreto, o item III está

correto, assim como o item IV.

Considere o trecho, retirado do Texto 2, para responder à questão 15 e 16.

“O desmatamento de um hectare na Amazônia custa de 800 a 2 mil reais. Se pegarmos os

920 mil hectares desmatados em 2019, o ‘investimento’ no desmatamento ilegal variou de 740

milhões a 1,8 bilhão de reais. (…) Não vem de gente pequena e não é algo das empresas que

assinaram o manifesto”, diz.”

15. Respectivamente, os sujeitos das formas verbais “PEGARMOS” e “VEM” classificam-

se em

a. elíptico e elíptico.

b. composto e elíptico.

c. indeterminado e simples.

d. elíptico e inexistente.

• RESPOSTA:

Se analisarmos a forma verbal “pegarmos”, percebemos que está conjugado na

terceira pessoa do plural – esse é um caso clássico de sujeito oculto; o pronome “nós”

não está escrito na frase, mas está implícito na conjugação do verbo. O “vem” está

conjugado na terceira pessoa do singular, o sujeito não é dito na frase, mas é

referenciado anteriormente. O que não vem de gente pequena? O desmatamento

ilegal. Como foi feita uma referência anteriormente, esse é mais um caso de sujeito

implícito, oculto ou elíptico.

16. Escolha a opção em que o SE exerce a mesma função que está exercendo no trecho

acima

a. A criança machucou-se.

b. Deixe um recado se você não me encontrar.

c. Analisamos se as propostas eram convenientes.

d. Fiscalizaram-se várias CNHs.

• RESPOSTA

O “se”, no trecho, exerce função conjunção condicional; ele inicia uma oração

subordinada adverbial condicional. Na alternativa a), ele exerce função de pronome

Page 10: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

10

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

reflexivo: indica que o sujeito (a criança) pratica e recebe a ação. Na alternativa c), o

“se” exerce função de conjunção integrante – está iniciando uma oração subordinada

substantiva. Na alternativa d), o “se” é um índice de indeterminação do sujeito.

Apenas na alternativa b o “se” exerce novamente a função de conjunção condicional:

“deixe um recado, mas com condição de não ter me encontrado”.

Considere o trecho abaixo, retirado do Texto 3, para responder às questões 17 e 18.

“Os humanos pensam que conseguirão respiradores suficientes após destruírem o pulmão

do mundo?”

17. Assinale o trecho que, respeitando a norma padrão escrita, apresenta outra

possibilidade de uso da pontuação.

a. Os humanos, pensam que conseguirão respiradores suficientes após destruírem o

pulmão do mundo?

b. Os humanos pensam que, conseguirão, respiradores suficientes após destruírem o

“pulmão” do mundo?

c. Após destruírem o pulmão do mundo; os humanos, pensam que conseguirão

respiradores suficientes?

d. Após destruírem o pulmão do mundo, os humanos pensam que conseguirão

respiradores suficientes?

• RESPOSTA

A alternativa a) está incorreta pois a vírgula entre “humanos” e “pensam” não deve

existir: ela está separando sujeito e predicado. Na alternativa b), as vírgulas usadas

estão separando o verbo do seu predicado e, mais uma vez, não devem existir. Na

alternativa c), apesar de apresentar a ordem inversa em relação a letra a, apresenta

o mesmo equívoco: a vírgula entre “humanos” e “pensam” está separando sujeito e

predicado e está empregada de forma errada. Já na alternativa d), não verificamos

nenhum desvio, a única vírgula utilizada está empregada corretamente, separando

oração subordinada adverbial e oração principal.

18. O vocábulo QUE, em negrito no trecho, classifica-se

a. pronome relativo.

b. pronome interrogativo.

c. conjunção coordenativa

d. conjunção subordinativa.

• RESPOSTA

O “que” só exerce função de pronome relativo quando introduz uma oração

subordinada adjetiva e pode ser substituído, sem perda do sentido, por “o(a) qual” –

Page 11: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

11

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

o que não é o caso; logo a alternativa a) está incorreta. A alternativa b) também não

é a certa, pois o “que”, nesse caso, não introduz nenhuma pergunta, logo, não exerce

função de conjunção interrogativa. Além disso, o período do trecho é um período

composto por subordinação, desse modo, o que “que” também não é uma conjunção

coordenativa, nesse caso; o que nos leva a descartar também a alternativa c).

Finalmente, o “que” introduz uma oração subordinada substantiva objetiva direta, logo

está exercendo função de conjunção subordinativa, nos permitindo afirmar que a

alternativa correta é a letra d).

19. A leitura dos elementos verbais e não verbais permite afirmar que o objetivo do Texto

3 é

a. narrar uma conversação entre dois pássaros.

b. criticar a indiferença humana em relação ao desmatamento da floresta.

c. descrever a situação de desmatamento da Amazônia.

d. explicar porque a floresta Amazônica, pulmão do mundo, é tão importante.

• RESPOSTA:

O texto 3 é uma charge. A charge tem a intenção comunicativa de CRITICAR temas

atuais da sociedade, nesse caso, a crítica da charge é em relação ao desmatamento

da floresta e a indiferença dos seres humanos para ele – indica que os seres humanos

ainda não passaram a se preocupar com o “pulmão do mundo”.

20. Os textos 1, 2 e 3 apresentam em comum

a. o gênero textual.

b. o registro informal.

c. o recorte temático.

d. a tipologia.

• RESPOSTA:

Os textos 1 e 2 têm a mesma tipologia textual: expositiva; já o texto 3 é uma narrativa.

Os textos 1 e 2 apresentam uma linguagem mais formal, enquanto o texto 3, uma

charge, tende para uma linguagem mais informal. Os textos 1 e 2 têm o mesmo

gênero textual (reportagem), já o texto 3 é uma charge. O que os três textos têm em

comum é a temática: o desmatamento da Amazônia.

MATEMÁTICA

21. No Texto 1, o Inpe mostra que o mês de junho deste ano registrou 2.248 focos de

incêndio na Amazônia. Sabe-se que ⅜ desses focos tornaram-se incêndios maiores e

Page 12: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

12

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

que, infelizmente, ⅓ desses incêndios maiores acabaram ocasionando a morte de

alguma espécie de mamífero. A quantidade de incêndios que causaram a morte de

algum mamífero

a. 843.

b. 814.

c. 750.

d. 281.

• RESPOSTA:

Para resolver, devemos inicialmente encontrar a quantidade de focos de incêndio que

se transformaram em incêndios maiores da seguinte forma:

3

8∙ 2248 = 843

Agora, encontraremos a quantidade desses incêndios maiores ocasionaram alguma

morte:

1

3∙ 843 = 281

22. André é um brigadista voluntário que ajuda a apagar os incêndios na floresta. Um dia,

ele decidiu renovar seus equipamentos de proteção, para isso ele tem disponível R$

400,00. Ao ir à loja e verificar os preços, viu que os equipamentos que ele queria

comprar custavam um total de X reais. As luvas custavam um quinto do total, novas

botas eram dois terços do total e os óculos de proteção era R$ 60,00. Sendo assim,

a. André conseguiu levar todos os itens que queria e sobrou R$ 30,00.

b. André não conseguiu levar todos os itens, porque faltou R$ 50,00.

c. André conseguiu levar todos os itens e sobrou R$ 10,00.

d. André não conseguiu levar todos os itens, porque faltou R$ 20,00.

• RESPOSTA:

Levando em consideração as informações mencionadas no enunciado, para saber o

preço total 𝑥 dos equipamentos que André quer comprar, devemos montar e resolver

a seguinte equação:

𝑥

5+2𝑥

3+ 60 = 𝑥

𝑥

5+2𝑥

3− 𝑥 = −60

3𝑥 + 10𝑥 − 15𝑥

15=−900

15

3𝑥 + 10𝑥 − 15𝑥 = −900

−2𝑥 = −900

Page 13: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

13

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

−𝑥 =−900

2

−𝑥 = −450 ∙ (−1)

𝑥 = 450

Portanto, o preço total dos equipamentos é de R$ 450,00. Sabendo que André só

tinha R$ 400,00, ele não levou todos, pois faltou R$ 50,00.

23. Em uma vasta área que continha 30.000 árvores, metade delas foram desmatadas

ilegalmente de janeiro a março de 2019. O governo brasileiro adotou medidas mais

severas e entre abril e dezembro, do mesmo ano, foram desmatadas ilegalmente

apenas 1/10 das árvores que restaram. Ao longo de todo o ano, a quantidade de

árvores desmatadas ilegalmente foram

a. 16.500.

b. 15.000.

c. 1.500.

d. 1.780.

• RESPOSTA:

Se de janeiro a março metade das 30.000 árvores foram desmatadas, sabendo que

30.000

2= 15.000

Então, 15.000 árvores foram desmatadas entre esses meses e 15.000 restaram.

Agora, entre abril e dezembro a quantidade de árvores desmatadas foi

1

10∙ 15.000 = 1.500

Assim, o total de árvores desmatadas durante todo o ano foi de

15.000 + 1.500 = 16.500

24. Para estimular a educação ambiental, um professor resolveu presentear seus alunos

mais empenhados com sementes de árvores nativas da Amazônia, ele possuía: 15

sementes de Copaíba, 21 sementes de Jatobá e 33 sementes de Mulungú. Como não

se tratava de uma disputa, todos os alunos receberiam a mesma quantidade de

sementes. Além disso, cada aluno escolheria sementes de apenas uma das espécies.

Por meio de uma consulta, ele decidiu que cada aluno receberia a maior quantidade

possível de sementes. Nessas condições, quantos estudantes, no total, poderão ser

premiados? a. 8.

b. 5.

c. 3.

d. 2.

• RESPOSTA:

Page 14: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

14

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

Essa é uma questão que envolve a ideia de MDC – Máximo Divisor Comum, isto é, o

maior número divisível entre dois ou mais números inteiros. Nesse caso, precisamos

achar o MDC de 15, 21 e 33. Analisemos seus divisores:

• Divisores de 15: 1, 3, 5 e 15.

• Divisores de 21: 1, 3, 7 e 21.

• Divisores de 33: 1, 3, 11 e 33.

Percebemos que o único número que é divisor de tanto de 15, quanto de 21, quanto

de 33 é o número 3 – ele é o MDC de 15, 21 e 33.

25. Supondo que o INPE tenha no quadro de servidores um total de 450 pessoas e que a

quantidade de homens é o quádruplo da quantidade de mulheres, a diferença entre a

quantidade de homens e a quantidade de mulheres no quadro de servidores do INPE

é

a. 90.

b. 120.

c. 270.

d. 360.

• RESPOSTA:

Para resolver essa questão, teremos que montar um sistema de equações a partir

das informações apresentadas no enunciado. Chamando de 𝑥 a quantidade de

servidores homens e de 𝑦 a quantidade de servidoras mulheres, podemos dizer que

𝑥 + 𝑦 = 450

𝑥 = 4𝑦

Utilizando o método da substituição para resolver esse sistema, temos que

4𝑦 + 𝑦 = 450

5𝑦 = 450

𝑦 =450

5

𝑦 = 90

Encontramos que a quantidade de mulheres é 90. Agora, para encontrar a quantidade

de homens, fazemos

𝑥 = 4𝑦

𝑥 = 4 ∙ 90

𝑥 = 360

{

Page 15: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

15

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

Agora, como o problema pede para achar a diferença entre a quantidade de homens

e mulheres, basta fazer uma simples subtração:

360 − 90 = 270

Considere o trecho do Texto 2, a seguir, para responder à questão 26.

“Segundo Marina Grossi, presidente do CEBDS, o desmatamento fora de controle está prejudicando investimentos, gera ruídos no exterior e afeta a segurança jurídica necessária ao ambiente de negócios. Ela cita que 98% do desmatamento registrado no país é ilegal, realizado por uma “rede criminal”.”

26. O desmatamento ilegal corresponde a uma área de 875km² de mata devastada. Desse

modo, a área total de desmatamento, em dam², é, aproximadamente,

a. 893.

b. 89.300.

c. 8.930.000.

d. 893.000.000.

• RESPOSTA:

A área de desmatamento ilegal é dada como sendo 875 km², essa área de

desmatamento ilegal equivale a 98% de todo o desmatamento que ocorre. No

enunciado é perguntada a área total de desmatamento e não apenas a área de

desmatamento ilegal. Essa é uma questão clássica de porcentagem e podemos

resolvê-la usando regra de três

875 → 98%

𝑥 → 100%

Agora, devemos realizar uma multiplicação cruzada, teremos que

98 ∙ 𝑥 = 875 ∙ 100

98 ∙ 𝑥 = 87.500

𝑥 = 87500

98

𝑥 = 892,86, 𝑞𝑢𝑒 é, 𝑎𝑝𝑟𝑜𝑥𝑖𝑚𝑎𝑑𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒, 893 𝑘𝑚²

A questão pede esse valor em dam², logo precisamos transformar de km² para dam²

e para isso usaremos a tabela de conversão:

Page 16: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

16

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

A partir da tabela, verificamos que para transformar de km² para dam² precisamos

multiplicar esse valor por 100 duas vezes, ou seja, multiplicar esse valor por 10.000.

Daí, teremos que:

𝑥 = 893 ∙ 10.000

𝑥 = 8.930.000 𝑑𝑎𝑚²

27. No Texto 2, fala-se ironicamente que o “investimento” no desmatamento ilegal variou

de 740 milhões a 1,8 bilhão de reais. Esses valores representados em notação

científica são

a. 74 x 10^7 e 1,8 x 10^9.

b. 7,4 x 10^8 e 1,8 x 10^9.

c. 7,4 x 10^7 e 1,8 x 10^10.

d. 74 x 10^8 e 1,8 x 10^10

• RESPOSTA:

A notação científica segue o seguinte modelo:

𝑎 𝑥 10𝑏

Em que 1 ≤ 𝑎 < 10 e 𝑏 é um número inteiro. Sabendo que a cada casa que a vírgula

anda para esquerda, 𝑏 aumenta uma unidade, temos que

740.000.000 = 7,4 𝑥 108

1.800.000.000 = 1,8 𝑥 109

28. Para evitar a invasão de uma reserva ambiental

protegida, foi instalada uma placa retangular, idêntica à

figura ao lado, de dimensões 40 x 50 cm. A área e o

perímetro da placa, respectivamente, são

a. 20 dm² e 18 dm.

b. 200 dm² e 180 dm.

c. 20 m² e 18 m.

d. 200 m² e 180 m.

• RESPOSTA:

Observa-se que a placa tem o formato retangular, assim, calcularemos a área

𝑏𝑎𝑠𝑒 𝑥 𝑎𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎 e o perímetro é a soma de todos os lados da figura.

𝐴 = 40 ∙ 50 = 2.000 𝑐𝑚²

𝑃 = 40 + 40 + 50 + 50 = 180 𝑐𝑚

No entanto, as alternativas não estão nessas unidades, vamos então transformar

essas unidades para dm² e dm.

Lembrando das tabelas de conversão:

Page 17: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

17

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

Para transformar cm² em dm² é preciso dividir o valor por 100:

2000 ÷ 100 = 20 𝑑𝑚²

E para transformar cm em dm é preciso dividir o valor por 10:

180 ÷ 10 = 18 𝑑𝑚

29. Após um longo processo que caminhava na câmara de vereadores do município de

Barcelos, no Amazonas, foram determinados os limites territoriais de uma área

vegetal, que a partir do projeto de lei, passava a ser considerada uma reserva

ambiental. Se o terreno reservado tem o formato de um triângulo retângulo de

hipotenusa 13 km e um dos catetos tem 7 km a mais do que outro, o cateto maior a. 5 km.

b. 7 km.

c. 11 km.

d. 12 km.

• RESPOSTA:

A partir das informações dadas no enunciado, podemos representar o terreno da

seguinte forma:

Page 18: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

18

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

Em que 𝑥 é o cateto maior do triângulo retângulo e 𝑥 − 7 é o cateto menor. Como o

valor de 𝑥 é a resposta que queremos, devemos encontrá-lo. Para isso usaremos o

Teorema de Pitágoras:

132 = (𝑥 − 7)2 + 𝑥2

Desenvolvendo o produto notável, temos que

169 = 𝑥2 − 14𝑥 + 49 + 𝑥2

2𝑥2 − 14𝑥 + 49 − 169 = 0

2𝑥2 − 14𝑥 − 120 = 0

Podemos dividir os dois membros a equação do segundo grau encontrada por 2

para facilitar seu desenvolvimento:

2𝑥2 − 14𝑥 − 120

2=0

2

𝑥2 − 7𝑥 − 60 = 0

Agora, vamos resolver a equação do segundo grau a partir dos conhecimentos da

Fórmula de Bháskara:

Identificando os coeficientes da equação, temos

𝑎 = 1; 𝑏 = −7 𝑒 𝑐 = −60

Achando o valor de ∆,

∆ = 𝑏2 − 4𝑎𝑐

∆ = (−7)2 − 4 ∙ 1 ∙ (−60)

∆ = 49 + 240

∆ = 289

Aplicando Bhaskara,

𝑥 =−𝑏 ± √∆

2𝑎

𝑥 =−(−7) ± √289

2 ∙ 1

𝑥 =7 ± 17

2

Por fim, encontrando as duas raízes da equação (𝑥′𝑒 𝑥′′),

𝑥′ =7 + 17

2=24

2= 12

𝑥′′ =7 − 17

2=−10

2= −5

Page 19: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

19

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

Como o nosso problema pede o valor de uma medida de comprimento, não existe

comprimento negativo, portanto nossa resposta é que o valor do cateto maior vale

12.

30. A figura equivale a um dos focos de

incêndio na Amazônia identificados

nesses últimos meses. Essa área

devastada precisa ser contabilizada nos

registros do INPE (Instituto Nacional de

Pesquisas Espaciais) para o Sistema de

Detecção do Desmatamento em Tempo

Real (Deter). Sabendo que a área do foco

de incêndio pode ser considerada como

um triângulo isósceles, com medidas

conforme a figura, a área, em hm², que deve ser contabilizada nos dados oficiais do

Deter, é

a. 13.500.

b. 10.800.

c. 1,35.

d. 1,08.

• RESPOSTA:

Para encontrar a área do triângulo isósceles é necessário saber sua base e sua altura.

Nesse caso, temos apenas a base (que equivale a 180m). O primeiro passo seria

achar, então, a altura desse triângulo isosceles. Se a gente dividir ele no meio, nós

teremos dois triângulos retângulos. Para cada um desses triângulos retângulos, 150m

é a hipotenusa; a altura, que queremos descobrir, é um dos catetos; e 90m (180m/2,

porque estamos dividindo o triângulo ao meio) é o outro cateto, conforme figura.

Daí, basta aplicar o Teorema de Pitágoras e achar a altura.

150² = ℎ² + 90²

ℎ² = 150² − 90²²

ℎ² = 22.500 – 8.100

ℎ² = 14.400

Page 20: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

20

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

ℎ = √14.400

ℎ = 120 𝑚

Depois de achar a altura, e sabendo que a base é 180m, podemos encontrar a área

do triângulo isósceles.

𝐴 𝑟𝑒𝑎 = 𝑏𝑎𝑠𝑒 . 𝑎𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎

2

𝐴 = 180 . 120

2

𝐴 = 10.800 𝑚²

O enunciado da questão exige uma resposta em hectômetro quadrado.

Conforme imagem acima, para transformar de m² para hm² é necessário dividir o valor

por 100 duas vezes, isto é, dividir o valor por 10.000. Logo,

𝐴 = 10.800

10.000

𝐴 = 1,08 ℎ𝑚²

31. Segundo o Texto 1, o Inpe registrou, em maio, 829 quilômetros quadrados de mata

perdidos. Esse número representa um crescimento de 12% em relação ao mesmo mês

do ano passado. Sabendo disso, o Inpe registrou, em maio do ano anterior,

aproximadamente,

a. 730 quilômetros de mata perdida.

b. 740 quilômetros de mata perdida.

c. 830 quilômetros de mata perdida.

d. 930 quilômetros de mata perdida.

• RESPOSTA:

Esse é um caso de porcentagem em que é dada uma taxa de acréscimo e pede-se o

valor inicial (aquele antes do acréscimo). Nesse caso, o acréscimo é de 12%, ou seja,

0,12. O primeiro passo é encontrar o fator multiplicador, pelo qual multiplicamos o

valor original para obter o valor após o acréscimo:

𝑓𝑎𝑡𝑜𝑟 = 1 + 𝑡𝑎𝑥𝑎 𝑑𝑒 𝑎𝑐𝑟é𝑠𝑐𝑖𝑚𝑜

𝑓𝑎𝑡𝑜𝑟 = 1 + 0,12

𝑓𝑎𝑡𝑜𝑟 = 1,12

Page 21: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

21

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

Daí, temos que:

𝑉𝑎𝑙𝑜𝑟 𝑐𝑜𝑚 𝑎𝑐𝑟é𝑠𝑐𝑖𝑚𝑜 = 𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟 𝑖𝑛𝑖𝑐𝑖𝑎𝑙 ∙ 𝑓𝑎𝑡𝑜𝑟

829 = 𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟 𝑖𝑛𝑖𝑐𝑖𝑎𝑙 ∙ 1,12

𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟 𝑖𝑛𝑖𝑐𝑖𝑎𝑙 =829

1,12

𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟 𝑖𝑛𝑖𝑐𝑖𝑎𝑙 = 740,18

32. É recorrente a utilização de queimadas ilegais na vegetação amazônica para criar

novas áreas de manejo agropecuário, principalmente para a produção de soja. A

colheita de um hectare dessa cultura retorna cerca de 50 sacas e cada uma delas

ocupa um espaço de 0,64 m³. Um fazendeiro planeja colher 25 hectares de sua

plantação e armazenar toda safra em um único silo metálico cilíndrico com 10 m de

diâmetro e 18 m de altura. Para que isso possa acontecer, considerando 𝝅 = 𝟑, 𝟏𝟒, o

espaço livre do silo antes da colheita deve ser, no mínimo de, aproximadamente

a. 46%.

b. 57%.

c. 64%.

d. 72%.

• RESPOSTA:

Inicialmente, vamos calcular qual o volume total que a colheita irá ocupar:

25 ∙ 50 ∙ 0,64 = 800 𝑚³

Agora, calcularemos o volume do silo, sabendo que ele é um cilindro com dimensões

mencionadas no enunciado e lembrando que o raio de um círculo é metade de um

diâmetro:

𝑉 = 𝜋𝑟2ℎ

𝑉 = 3,14 ∙ 5² ∙ 18

𝑉 = 1.413 𝑚³

O último passo é saber a porcentagem que o volume da colheita representa em

relação ao volume do silo:

800

1.413∙ 100 = 56,6%

33. Para combater a devastação da Amazônia, de forma inflexível, como foi pressionado

pelos CEOs das grandes empresas e colocar em prática um plano forte de combate

ao desmatamento, o governo precisaria de investimento externo para ajudar no

custeio das ações na região norte do país. Considere que, para custear as ações do

projeto de proteção a floresta tropical, seja necessário um orçamento de 132 milhões

de reais. Supondo que a razão entre a contribuição do governo e a contribuição de

Page 22: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

22

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

investidores estrangeiros é 7/15, o valor a mais, em milhões de reais, que os

investidores estrangeiros pagarão em relação ao governo brasileiro, é

a. 90.

b. 70.

c. 48.

d. 42.

• RESPOSTA:

Sabendo que 7 representa a contribuição paga governo e 15 a contribuição paga

pelos investidores estrangeiros, então o pagamento final será a soma destas partes,

ou seja,

7 + 15 = 22.

Desta forma, podemos encontrar quanto, em reais, cada um deles paga.

Para isso, precisamos fazer os seguintes cálculos,

• Contribuição do governo: 132 ∙7

22 = R$ 42 milhões de reais

• Contribuição dos investidores estrangeiros: 132 ∙15

22 = R$ 90 milhões de reais

Agora, subtraindo as duas contribuições, encontraremos a resposta do problema,

temos, 90 − 42 = 48 milhões de reais.

34. Altamira é o município que mais desmatou em

2020 (com 351 km²), seguida por São Félix do

Xingu, de acordo com pesquisas do INPE.

Ambas as cidades fazem parte do Estado do

Pará. No mapa mostrado na Figura, a distância

entre os dois municípios é de 9 cm, e a escala

utilizada foi de 1:11.860.000. A distância real

entre os dois municípios é de,

aproximadamente,

a. 1.186 km.

b. 1.071 km.

c. 1.067 km.

d. 1.001 km.

• RESPOSTA:

Para encontrar a distância real, precisamos relembrar o conceito de escala. Escala

(E) é dada por:

𝐸 =𝑑

𝐷

D é dimensão real e d é a dimensão do desenho. Como já foi dado valor da escala

(1:11.860.000) e o tamanho do desenho (9cm), basta substituir na fórmula:

Page 23: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

23

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

1

11.860.000=

9

𝐷

𝐷 = 9 𝑥 11.860.000

𝐷 = 106.740.000 𝑐𝑚.

Como a escala é uma razão adimensional, a unidade de D será a mesma de d, nesse

caso, cm. Entretanto, as alternativas estamos em km; logo, precisamos fazer a

transformação de unidades.

A partir da tabela de conversão de unidades, percebemos que para transformar de

cm para km precisamos dividir por 10 cinco vezes, isto é, dividir o valor por 10 x 10 x

10 x 10 x 10, ou seja, 100.000. Logo,

𝐷 = 106.740.000

100.000

𝐷 = 1067,4 𝑘𝑚

35. Em 2019, a Área de Proteção Ambiental Alter do Chão sofreu com os altos índices de

incêndios que impactaram de forma irreversível a biodiversidade local. Sabendo que

a área total da reserva é de 159,4 km² e que cerca de 11,3 km² foram atingidos pelas

chamas, a porcentagem de área degradada foi, aproximadamente, de

a. 6,15%.

b. 7,09%.

c. 7,89%.

d. 8,45%.

• RESPOSTA:

Para descobrirmos quanto 11,3km representa de 159,4km, em porcentagem, basta

fazermos:

11,3

159,4∙ 100 = 0,07089 ∙ 100 = 7,089%

36. Sabe-se que, em Manaus, estão localizadas as sedes de três ONGs que trabalham

arduamente na luta contra o desmatamento ilegal. A Green Safe possui 125

voluntários, por sua vez, a Operação Amazônia é composta por 95 membros e a Salve

a Amazônia tem 140 participantes. A média aritmética de integrantes nas ONGs é a. 95.

b. 100.

c. 110.

Page 24: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

24

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

d. 120.

• RESPOSTA:

A média aritmética é dada pela soma de todos os valores dividida pela quantidade de

valores. Nesse caso, temos 3 ONGs com 125, 95 e 140 membros. Daí, temos que:

𝑀é𝑑𝑖𝑎 =125 + 95 + 140

3

𝑀é𝑑𝑖𝑎 =360

3

𝑀é𝑑𝑖𝑎 = 120

37. De acordo com o texto 2, o desmatamento da floresta Amazônia no mês de junho

correspondeu a uma área total de 1034 km². Com Plano de Combate ao Desmatamento

Ilegal que está sendo elaborado, o governo espera que essa área de devastação

reduza em 17%, e a área de desmatamento passe a ser de, aproximadamente,

a. 878 km².

b. 860 km².

c. 858 km².

d. 857 km².

• RESPOSTA:

Esse é um caso clássico de porcentagem em que é dada uma taxa de redução e

pede-se o valor após essa redução. Nesse caso, a redução é de 17%, ou seja, 0,17.

O primeiro passo é encontrar o fator multiplicador, pelo qual multiplicamos o valor

inicial (aquele antes da redução) para obter o valor após a redução:

𝑓𝑎𝑡𝑜𝑟 = 1 – 𝑡𝑎𝑥𝑎 𝑑𝑒 𝑟𝑒𝑑𝑢çã𝑜

𝑓𝑎𝑡𝑜𝑟 = 1 – 0,17

𝑓𝑎𝑡𝑜𝑟 = 0,83

Daí, temos que:

𝑉𝑎𝑙𝑜𝑟 𝑐𝑜𝑚 𝑟𝑒𝑑𝑢çã𝑜 = 𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟 𝑖𝑛𝑖𝑐𝑖𝑎𝑙 ∙ 𝑓𝑎𝑡𝑜𝑟

𝑉𝑎𝑙𝑜𝑟 𝑐𝑜𝑚 𝑟𝑒𝑑𝑢çã𝑜 = 1034 ∙ 0,83

𝑉𝑎𝑙𝑜𝑟 𝑐𝑜𝑚 𝑟𝑒𝑑𝑢çã𝑜 = 858,22 𝑘𝑚²

38. A região Norte do Brasil é a que menos concentra

organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

com atividades diretamente relacionadas com o

meio ambiente. Supondo que a distribuição das

ONG’s direcionadas à proteção e preservação do

meio ambiente em relação às regiões do país está

disposta na figura acima, escolhendo-se ao acaso

Page 25: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

25

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

uma dessas organizações, a probabilidade dela ser da região Norte é

a. 1/10.

b. 1/11.

c. 3/23.

d. 5/18.

• RESPOSTA:

A probabilidade de um evento A acontecer é dada por:

𝑃 (𝐴) =𝑐𝑎𝑠𝑜𝑠 𝑓𝑎𝑣𝑜𝑟á𝑣𝑒𝑖𝑠 𝑎𝑜 𝑒𝑣𝑒𝑛𝑡𝑜 𝐴

𝑐𝑎𝑠𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑠𝑠í𝑣𝑒𝑖𝑠

No exercício, queremos saber a probabilidade de, ao acaso, uma ONG da região

Norte ser escolhida.

A partir da tabela temos que:

• Quantidade de ONGs no Norte = 60

• Quantidade total de ONGs = 60 + 150 + 110 + 220 +120 = 660

Logo, a probabilidade de ser sorteada uma ONG do Norte, é:

𝑃 (𝑛𝑜𝑟𝑡𝑒) =60

660

Essa fração acima pode ser simplificada se dividirmos tanto o numerador, quanto o

denominador por 60. O que nos devolverá a seguinte fração equivalente:

𝑃 (𝑛𝑜𝑟𝑡𝑒) =1

11

39. Supondo que aqueles que praticam crimes de devastação da floresta Amazônica são

punidos por um valor fixo de R$ 100.000,00, e ainda são aplicadas multas de R$

5.000,00 por cada hectare devastado, a expressão que representa o total y a ser pago

por um infrator, em reais, considerando a área devastada de x hectares, é a. y = 5.000x + 100.000.

b. y = 5x + 100.

c. y = 5x + 100.000.

d. y = 5.000x + 100.

• RESPOSTA:

Como temos um valor fixo de 100.000, então esse será o valor independente, por

outro lado, uma vez que a multa de 5.000 depende da quantidade 𝑥 de hectares

desmatados, temos que a equação que representa o valor total 𝑦 de multa é

𝑦 = 5.000𝑥 + 100.000

Page 26: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

26

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

40. Dois colegas trabalham como fiscais no INPE. A jornada de trabalho deles é a mesma

independentemente de finais de semana e feriados. Um deles, a cada quatro dias

trabalhados, folga um, enquanto o outro folga um dia a cada dois dias trabalhados.

Se, em uma terça-feira, ambos estavam de folga, então é correto afirmar que a próxima

vez que ambos estarão de folga, em um mesmo dia, será

a. terça-feira.

b. quarta-feira.

c. quinta-feira.

d. sexta-feira.

• RESPOSTA:

Esse é um caso clássico de Mínimo Múltiplo Comum, ou seja, MMC - o menor valor

que pode ser múltiplo de dois ou mais números. Nesse caso, queremos o MMC entre

2 e 4. Para isso, usaremos o método da decomposição por fatores primos.

2, 4 2

1, 2 2

1, 1 2

2 x 2 x 2 = 8.

Daí, temos que os colegas fiscais terão suas folgas coincidentes a cada 8 dias.

Sabemos que a última vez que suas folgas coincidiram foi em uma terça-feira.

Vamos levar em consideração o seguinte calendário genérico:

Começamos a contar quando será a próxima folgar a partir do dia seguinte à terça-

feira, ou seja, quarta-feira. E, analisando o calendário e considerando o primeiro dia

da contagem a quarta-feira, o oitavo dia, o próximo dia em que os fiscais terão suas

folgas no mesmo dia, será na quarta-feira seguinte.

Page 27: RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN...também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos. Outra medição do Inpe registrou

27

RESOLUÇÃO - II SIMULADÃO META IFRN

GABARITO

1. A

2. D

3. C

4. A

5. C

6. D

7. C

8. C

9. B

10. A

11. C

12. D

13. C

14. D

15. A

16. B

17. D

18. D

19. B

20. C

21. D

22. B

23. A

24. C

25. C

26. C

27. B

28. A

29. D

30. D

31. B

32. B

33. C

34. C

35. B

36. D

37. C

38. B

39. A

40. B