resolução - prova colégio juarez wanderley- 2014 · a opção c está errada, ... pois o verbo...

36
Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014 1 Língua Portuguesa Leia os quadrinhos para responder às questões de números 01 e 02. 01. Os quadrinhos mostram que o cinema 3D foi recebido pelo público com (A) curiosidade, frustrando, logo de início, a expectativa das pessoas. (B) excitação, tornando-se cada vez menos atraente ao longo dos anos. (C) desdém, surpreendendo a todos ao se popularizar a partir de 2010. (D) animação, tomando lugar do cinema tradicional, que era mais caro. Alternativa B Pela leitura dos quadrinhos, observa-se a grande expectativa que as notícias sobre o advento do cinema 3D estava causando. Contudo, após sua estreia, nota-se que a novidade vem perdendo o seu "encanto", tornando-se algo corriqueiro e, portanto, passível de críticas. 02. No penúltimo quadrinho, com a frase – Por que diabos isso é mais caro? –, a personagem expressa uma (A) ironia, com a intenção de dizer que o cinema 3D é para poucos. (B) pergunta, pois quer saber o preço certo da entrada do cinema 3D. (C) crítica, com a qual ela contesta o valor da entrada do cinema 3D. (D) brincadeira, com a qual ela insinua não ter como pagar o cinema 3D. Alternativa C Fica claro que após passada a excitação natural da novidade, a personagem não aceita que o cinema 3D custe mais caro que o cinema convencional e passa a criticar o valor do ingresso. 03. Leia a manchete esportiva. Corinthians x Palmeiras

Upload: buinhu

Post on 09-Nov-2018

277 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

1

Língua Portuguesa

Leia os quadrinhos para responder às questões de números 01 e 02.

01. Os quadrinhos mostram que o cinema 3D foi recebido pelo público com (A) curiosidade, frustrando, logo de início, a expectativa das pessoas. (B) excitação, tornando-se cada vez menos atraente ao longo dos anos. (C) desdém, surpreendendo a todos ao se popularizar a partir de 2010. (D) animação, tomando lugar do cinema tradicional, que era mais caro. Alternativa B Pela leitura dos quadrinhos, observa-se a grande expectativa que as notícias sobre o advento do cinema 3D estava causando. Contudo, após sua estreia, nota-se que a novidade vem perdendo o seu "encanto", tornando-se algo corriqueiro e, portanto, passível de críticas. 02. No penúltimo quadrinho, com a frase – Por que diabos isso é mais caro? –, a personagem expressa uma (A) ironia, com a intenção de dizer que o cinema 3D é para poucos. (B) pergunta, pois quer saber o preço certo da entrada do cinema 3D. (C) crítica, com a qual ela contesta o valor da entrada do cinema 3D. (D) brincadeira, com a qual ela insinua não ter como pagar o cinema 3D. Alternativa C Fica claro que após passada a excitação natural da novidade, a personagem não aceita que o cinema 3D custe mais caro que o cinema convencional e passa a criticar o valor do ingresso. 03. Leia a manchete esportiva.

Corinthians x Palmeiras

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

2

Após 74 anos, Corinthians volta a enfrentar o Palmeiras em sua casa (http://espn.uol.com.br, 27.07.2014. Adaptado) Um leitor sem conhecimento sobre o mundo esportivo, mas com domínio da norma-padrão da língua portuguesa, reconhecerá o seguinte problema na formulação do enunciado: (A) o pronome sua está empregado ambiguamente, pois pode se referir tanto ao campo do Corinthians quanto ao do Palmeiras. (B) a expressão Após 74 anos está mal empregada, pois sugere que Corinthians e Palmeiras não se enfrentam em um jogo desde 1940. (C) a expressão volta a enfrentar contém um erro, porque, nesse contexto, a crase é obrigatória: volta à enfrentar. (D) os dois times participarão de um jogo, por isso o correto seria dizer: Corinthians e Palmeiras volta a se enfrentar em casa. Alternativa A O pronome sua, no contexto, pode se referir tanto à casa do Corinthians como à casa do Palmeiras, já que é um pronome de 3ª pessoa e ambos os substantivos estão em 3ª pessoa. Na opção B, a frase em destaque é um adjunto adverbial de tempo e no contexto está claro que o Corinthians não enfrenta o Palmeiras em sua casa (a Fazendinha) faz 74 anos. A opção C está errada, pois não há crase diante de verbo por não existir o artigo. A opção D está errada, pois a frase deveria ser redigida deveria ser Corinthians e Palmeiras voltam a se enfrentar em casa uma vez que o sujeito possui dois núcleos. Leia o poema para responder às questões de números 04 a 06.

Dilema A pretensão me degrada A humildade me deprime E assim a vida é lesada:

Ora é virtude ora é crime (Ferreira Gullar. Muitas vozes)

04. No poema, o sentido se estabelece por meio de (A) negações, que representam a rebeldia do ser humano ante os problemas. (B) questionamentos, que assinalam que o homem não sabe como vai sua vida. (C) equivalências, que mostram não ser possível diferenciar virtude de crime. (D) oposições, que registram as contradições presentes na vida humana. Alternativa D Pela leitura do poema, nota-se que os opostos: pretensão e humildade não satisfazem ao eu lírico, apontando as contradições do ser humano. 05. No contexto em que está empregado, o termo lesada significa (A) resguardada. (B) ponderada.

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

3

(C) perpetuada. (D) prejudicada. Alternativa D O único significado possível para lesada no poema é prejudicada. 06. No verso 4, as orações apresentam predicado (A) verbal, enumerando fatos comuns da vida humana; nas duas orações, o sujeito é inexistente. (B) nominal, descrevendo as possíveis situações da vida; nas duas orações, o sujeito está oculto (a vida). (C) verbal, enfatizando ações recorrentes na vida; nas duas orações, o sujeito é composto (a pretensão e a humildade). (D) nominal, caracterizando as ações relevantes da vida; nas duas orações, o sujeito é indeterminado. Alternativa B No verso 4: Ora é virtude ora é crime temos o verbo de ligação (é), sendo, portanto, o predicado nominal e o sujeito desse verbo, oculto, é a vida. Leia o texto para responder às questões de números 07 a 10. A mulher alta da tribo fulani dirigiu-se até a cabana do tradicional curandeiro com o porte de uma princesa. Como outros membros dessa etnia que pastoreia vacas no sul do Mali, ela usava um vestido azul e solto, pintava os lábios com índigo e hena e adornava as orelhas com magníficas de ouro. Lá dentro, porém, o velho curandeiro observou sua pose murchar. Ela estava fraca devido ao parto recente, com as palmas das mãos pálidas de anemia e a testa febril. A mulher estava tão terrivelmente esgotada que cochilou ao relatar seus infortúnios. Soumaya, proclamou o curandeiro. Malária.

(Scientific American Brasil, julho de 2014. Adaptado) 07. Considerando-se os sentidos estabelecidos, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com: (A) nomade … comprido … meias-lua (B) nômade … cumprido … meia-luas (C) nômade … comprido … meias-luas (D) nomade … cumprido … meias-luas Alternativa C O adjunto adnominal concorda em número e gênero com seu substantivo, e a grafia correta é nômade, já que é uma palavra proparoxítona. Da mesma forma para comprido, sendo esta a grafia correta. Meia-lua é um substantivo composto, sendo meia um numeral e lua um substantivo. Nessa caso, os dois termos pluralizam: meias-luas. 08. As informações do texto permitem concluir que

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

4

(A) o estado febril da mulher era decorrência da malária, conforme proclamou o curandeiro. (B) o curandeiro não encontrou um diagnóstico razoável sobre a palidez da mulher. (C) o estado febril era passageiro, já que a mulher tinha um porte altivo e vigoroso. (D) o curandeiro foi hesitante ao traçar o diagnóstico para o estado de saúde da mulher. Alternativa A Fica claro, pelo texto, que o curandeiro não teve, em nenhum momento, dúvida de que a mulher estava com malária (Soumaya) 09. Assinale a alternativa correta quanto à concordância. (A) Estava pintado com índigo e hena os lábios da mulher alta da tribo fulani. (B) A testa febril e as mãos pálidas de anemia era indício da fraqueza da mulher. (C) Foi interrompido com o cochilo da mulher os infortúnios que ela relatava. (D) Havia enfeites magníficos que adornavam as orelhas da mulher alta fulani. Alternativa D A alternativa A está errada, pois pintado é predicativo e deve concordar com o termo a que se refere: lábios. Além disso, o sujeito (lábios) está no plural e o verbo concorda com seu sujeito em número e pessoa. A alternativa B está errada uma vez que o sujeito é composto (A testa febril e as mãos pálidas de anemia ) e o verbo (era) deve ir para o plural. A alternativa C também está errada pelas mesmas razões da alternativa A. A alternativa D está correta, pois o verbo haver no sentido de existir é impessoal (oração sem sujeito) e deve ficar invariável (3º pessoa do singular) 10. O trecho final do texto – Soumaya, proclamou o curandeiro. Malária. – está corretamente reescrito, sem alteração da mensagem, em: (A) O curandeiro anunciou que era malária. (B) O curandeiro indagou se seria malária. (C) O curandeiro blefou que seja malária. (D) O curandeiro divergiu que fosse malária. Alternativa A O verbo proclamar tem, no contexto, o sentido de anunciar. 11. Leia os quadrinhos.

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

5

No pensamento do gato Garfield, no último quadrinho, a expressão seu mané indica que ele reage ao dono de forma (A) desafiadora, pois não quer ser cuidado com hostilidade por Liz, como o rapaz. (B) apática, pois reconhece que tem de ajudá-lo na dieta hostil proposta por Liz. (C) malcriada, pois vê como hostilidade a ideia de ser obrigado a fazer uma dieta. (D) irônica, pois demonstra que vai cuidar da dieta do rapaz e da Liz de modo hostil. Alternativa C Visivelmente o gato Garfield, preguiçoso por natureza, vê, com extremo desacordo, a ideia de uma dieta. 12. Gatos aprendem até a sincronizar seus hábitos com os dos humanos. Já os gatos criados livres

os hábitos noturnos. Uma pesquisa da Universidade de constatou que os gatos domésticos reconhecem a voz dos donos, mesmo quando misturada à de outras pessoas. Mas poucos obedecem. (Superinteressante, julho de 2014) As lacunas do texto devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com: (A) mantém … Tóquio … esta (B) mantêm … Tóquio … está (C) mantem … Toquio … está (D) mantêm … Toquio … esta Alternativa B Na primeira lacuna, o núcleo do sujeito (gatos) está na terceira pessoa do plural, e esse fato leva o verbo para terceira pessoa do plural; como este é uma oxítona terminada em EM a vogal da sílaba tônica deve ser acentuada e, por estar na terceira pessoa do plural, o acento deve ser circunflexo. Na segunda lacuna, Tóquio é uma palavra paroxítona terminada em ditongo oral crescente, portanto deve ser acentuada na vogal da sílaba tônica. Na terceira lacuna encontramos o verbo ser na terceira pessoa do singular (está), que deve ser acentuado na vogal da sílaba tônica por ser uma palavra oxítona terminada em A.

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

6

Leia o texto para responder às questões de números 13 a 18. Por causa de uma vírgula mal-encarada

E na tarde que o Dr. Feitosa de Castro, diretor das Águas e Encanamentos de São João da Laje, pediu que o escrevente Porfírio Freixeiras retirasse certa vírgula de certo ofício, Freixeiras tremeu nos borzeguins*. Espumou gramática, pronomes e crases. Em vinte anos de Águas e Encanamentos, de ofícios e pareceres, nunca chefe algum, em tempo algum, mandou que ele extraísse essa ou aquela vírgula de seus escritos. Com o papel na mão, ficou remoendo, remoendo, tira-a-vírgula, não-tira-a-vírgula. Até que tomou uma decisão definitiva. Chegou junto da mesa de Feitosa de Castro e expediu o seguinte ultimato:

– Ou o doutor deixa a vírgula ou eu peço transferência de repartição. Feitosa, que era homem de pontos de vista firmados, foi claro: – A vírgula sai e o distinto amigo também. O resto veio no Diário Oficial. Vejam que barbaridade! Por causa de uma simples vírgula, de

uma inútil vírgula, Freixeiras foi redigir ofícios em Barro Amarelo, lugar que não dava a menor importância às crases, quanto mais às vírgulas. (José Cândido de Carvalho, Por que Lulu Bergantim não atravessou o Rubicon. Adaptado)

*tremeu nos borzeguins: irritou-se, tremeu nas botas 13. A leitura do texto permite concluir que (A) a qualificação do escrevente consolidou a confiança do diretor. (B) os ofícios e pareceres emitidos dispensavam a avaliação do diretor. (C) uma questão linguística criou um desacordo entre o diretor e o escrevente. (D) um documento mal redigido pelo diretor criou um mal-estar na empresa. Alternativa C Pela leitura do texto fica claro que o desacordo entre Freixeiras e o diretor foi devido a uma vírgula, o que caracteriza um desacordo relativo às normas na língua. 14. Ao ser questionado para que retirasse uma vírgula do documento, o escrevente reagiu com (A) inconformismo, o que se comprova com a passagem: Espumou gramática, pronomes e crases. (B) aceitação, o que se comprova com a passagem: Com o papel na mão, ficou remoendo, remoendo, tira-a-vírgula, não-tira-a-vírgula. (C) resignação, o que se comprova com a passagem: ... nunca chefe algum, em tempo algum, mandou que ele extraísse essa ou aquela vírgula de seus escritos. (D) submissão, o que se comprova com a passagem: Chegou junto da mesa de Feitosa de Castro e expediu o seguinte ultimato... Alternativa A Freixeiras não concordou com a solicitação do diretor para a retirada da vírgula, já que nunca nenhum superior ousou a qualquer tempo questionar sua gramática, isso o fez reagir com indignação, o que está expresso pela alternativa A.

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

7

15. No trecho – ... pediu que o escrevente Porfírio Freixeiras retirasse certa vírgula de certo ofício... (1.º parágrafo) –, os pronomes empregados aplicam-se à (A) 1.ª pessoa gramatical, atribuindo-lhe sentido de ênfase. (B) 2.ª pessoa gramatical, atribuindo-lhe sentido de proximidade. (C) 3.ª pessoa gramatical, atribuindo-lhe sentido de posse. (D) 3.ª pessoa gramatical, atribuindo-lhe sentido de indeterminação. Alternativa D No contexto, certa e certo são adjuntos adnominais, concordam com seus substantivos. Ambos são pronomes indefinidos adjetivos. 16. Observe: – Ou o doutor deixa a vírgula ou eu peço transferência de repartição. – A vírgula sai e o distinto amigo também. No contexto em que estão empregadas, as conjunções ou e e estabelecem entre as orações, respectivamente, sentido de (A) condição e consequência. (B) exclusão e adição. (C) adversidade e causa. (D) alternância e tempo. Alternativa B A conjunção ou ... ou , no contexto nos dá um sentido de exclusão: só pode ser possível uma ação ou outra ação. Já a conjunção e remete ao fato de que duas ações serão realizadas dando-nos uma ideia de adição. 17. Assinale a alternativa correta quanto ao emprego dos verbos, considerando-se o contexto e o sentido definidos no texto. (A) Freixeiras expedira seu ultimato solicitando que o doutor deixara a vírgula ou então pedia transferência de repartição. (B) Freixeiras expediu seu ultimato solicitando que o doutor deixasse a vírgula ou então pediria transferência de repartição. (C) Freixeiras expede seu ultimato solicitando que o doutor deixe a vírgula ou então pedira transferência de repartição. (D) Freixeiras expediria seu ultimato solicitando que o doutor deixava a vírgula ou então pedisse transferência de repartição. Alternativa B A questão trata de correlação verbal. A alternativa A deveria ser assim redigida: Freixeiras expedira seu ultimato solicitando que o doutor deixasse a vírgula ou então pediria transferência de repartição.

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

8

A alternativa C deveria ser assim redigida: Freixeiras expede seu ultimato solicitando que o doutor deixe a vírgula ou então pedirá transferência de repartição. A alternativa D deveria ser assim redigida: Freixeiras expediria seu ultimato solicitando que o doutor deixasse a vírgula ou então pediria transferência de repartição. 18. No último parágrafo, a frase – Vejam que barbaridade! – está construída com sujeito (A) simples – barbaridade – que está em posição invertida em relação ao verbo. (B) indeterminado, pois não se pode saber a quem o verbo está se reportando. (C) desinencial (oculto), pois o enunciado se reporta aos interlocutores do narrador. (D) inexistente, equivalendo, no contexto, ao enunciado: É uma barbaridade! Alternativa C Nessa questão o autor está se dirigindo aos leitores (vocês) e o verbo vejam está no imperativo afirmativo. Trata-se de um caso de sujeito oculto, elíptico ou desinencial. 19. _____ tarde, durante o expediente, devido _____ uma oscilação na energia elétrica, alguns equipamentos deixaram de funcionar. Por essa razão, encaminho-lhe_____ lista completa dessas máquinas e seus respectivos defeitos. Estou_____ disposição para maiores esclarecimentos. De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, com: (A) À … à … a … a (B) A … à … a … à (C) A … a … à … a (D) À … a … a … à Alternativa D A primeira lacuna deve ser preenchida com À por se tratar de uma locução adverbial de tempo feminina. Na segunda lacuna, deve-se completar com a, uma vez que na expressão devido a, o a é preposição. Na terceira lacuna, o a é adjunto adnominal (artigo definido) e deve concordar em gênero e número com seu substantivo (lista). Por fim, na quarta lacuna, temos uma adjunto adverbial de modo feminino, e o a deve receber o sinal indicativo de crase. 20. COUVE – É muito empregada desde a Segunda Guerra por conta da campanha Dig For Victory, em que o governo britânico incentivava a população a cultivar pequenas hortas caseiras por medo de um eventual bloqueio marítimo que deixasse a região sem comida. De lá pra cá, é “a maior tendência em salada que o mundo já viu”, segundo o livro Por que somos loucos por cupcakes mas estamos de saco cheio de fondue. (Galileu, julho de 2014. Adaptado) As preposições destacadas em negrito no texto expressam, respectivamente, sentido de (A) causa e ausência. (B) consequência e modo. (C) comparação e negação. (D) lugar e consequência. Alternativa A

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

9

A expressão por medo deixa clara que a relação estabelecida pela preposição por é de causa. E na expressão sem comida, também é clara a relação da preposição sem indicando ausência, falta. Ciências Humanas 21. Observe a charge a seguir. RÚSSIA

Assinale a alternativa que apresenta uma interpretação correta da charge e que corresponde ao momento histórico atual. (A) Apesar do final da Guerra Fria e dos esforços russos, as potências ocidentais têm impedido o ingresso da Rússia na OTAN, o que compromete a segurança do leste europeu. (B) A reprovação russa aos países protagonistas da “primavera árabe” e à Síria tem sido motivo para justificar novas disputas geopolíticas semelhantes àquelas que ocorriam durante a Guerra Fria. (C) Após a anexação da Crimeia, a atual pressão exercida pelos Estados Unidos e pela União Europeia sobre a Rússia faz lembrar a antiga bipolaridade da época da Guerra Fria. (D) A atual geopolítica russa revive as disputas bipolares da Guerra Fria mas, no momento, o antagonista é a Alemanha, país que não depende da importação de gás natural da Rússia. Alternativa C A charge mostra um urso que, geopoliticamente representa a Rússia (país de grande extensão territorial e essencialmente uma potência militar terrestre - daí o urso), cavando num túmulo onde está enterrada a Guerra Fria. A Guerra Fria foi um termo cunhado na segunda metade do século XX, após a II Guerra Mundial, para representar o choque entre dois sistema políticos e econômicos: capitalismo, representado pelos Estados Unidos e socialista, representado pela URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviética, na qual a Rússia era a república de maior expressão política). Essas duas potências enfrentavam-se nos campos político, econômico, científico, militar, da propaganda sempre tentando mostrar a vantagem de seu modo de vida em relação ao outro. Com a defecção do mundo socialista nos anos 90 do século XX, a Guerra Fria perdeu seu sentido e a Rússia passou a enfrentar uma série de problemas principalmente político (como a Chechênia) e econômico. Com a subida ao poder de Vladmir Putin (antigo membro do KGB, a agência de inteligência russa), há uma tentativa de retomada do antigo status quo russo de super potência com o avanço político sobre antigas áreas de dominação: Ossétia

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

10

do Sul no Cáucaso que gerou uma guerra com a Geórgia, anexação da península da Crimeia e incentivando a separação de regiões orientais da Ucrânia. Esses atos exacerbam tensões com os Estados Unidos e União Europeia. 22. A mudança climática é uma realidade e já se tornou irreversível. A conclusão é de um grande relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), que será publicado oficialmente em novembro (2014), mas que vazou para a imprensa nesta semana. “A emissão contínua de gases de efeito estufa provocará um maior aquecimento e, a longo prazo, mudanças em todos os componentes do sistema climático, aumentando a probabilidade de um impacto severo, generalizado e irreversível para as pessoas e os ecossistemas”, diz o relatório. (http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2014/09/02/10840-mudanca-climatica-ja-e-irreversivel-diz-relatorio-da-onu.html) Uma das áreas do mundo a sofrer os mais severos impactos ambientais (A) são as pequenas ilhas localizadas no Oceano Pacífico, pois muitas delas podem desaparecer. (B) é a região do Círculo de Fogo localizada na África, pois vários vulcões podem ser submersos. (C) são os vales fluviais situados na porção central da Ásia, pois devem ser alargados. (D) é a região andina, pois vários picos da cordilheira devem sofrer forte processo erosivo. Alternativa A A questão nos fala do efeito estufa que é o aumento das temperaturas médias do planeta devido à emissão de gases estufa. O principal gás estufa é o gás carbônico, CO2, em boa parte devido á quantidade que é emitido principalmente pela queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natura) e pela queima de matéria orgânica: queimadas para desmatamento. Entre os muitos desequilíbrios ambientais que podem resultar desse aquecimento, há o aumento de volume dos oceanos o que pode inundar áreas costeiras e submergir ilhas. O aumento de volume dos oceanos é resultante do degelo das calotas polares e da própria dilatação da água do mar devido ao aquecimento. 23. Analise o mapa para responder à questão.

A análise do mapa e os conhecimentos sobre a agricultura brasileira permitem afirmar que na região (A) Nordeste, onde predomina o agronegócio, é elevado o número de mortos em conflitos. (B) Sul, onde predomina a pecuária extensiva, é reduzido o número de mortos em conflitos.

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

11

(C) Sudeste, onde a agricultura tem reduzido peso econômico, há pequeno número de mortos em conflitos. (D) Norte, onde convivem latifundiários, grileiros e posseiros, é elevado o número de mortos em conflitos. Alternativa D O mapa nos mostra a morte por conflitos de terras no Brasil. É evidente que esse grave problema se estende por todo território nacional, dominado por latifúndios e muitos deles improdutivos. Contudo, ele é mais evidente na região Norte por ser uma área de fronteira agrícola e, nesse caso, há muita luta pela posse de terra devolutas entre latifundiários, grileiros e posseiros. 24. No processo de industrialização brasileira, os tecnopolos (A) caracterizam-se pela pequena integração com outras atividades econômicas desenvolvidas na região onde se instalam. (B) surgiram a partir do final do século XX e estão associados à existência de instituições de ensino e pesquisa e grande inovação tecnológica. (C) foram instalados em áreas com elevada produção de matérias-primas minerais e forte concentração populacional. (D) destacam-se pelo forte predomínio de capitais nacionais, o que garante autonomia na pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Alternativa B A alternativa B nos dá uma definição de tecnopolo. O mais famoso tecnopolo é o Silicon Valley na Califórnia, que se especializou na indústria da 3ª Revolução Industrial (micro-eletrônica, informátca). Mas há outros: na região de Boston, na indústria bélica, Axe Sud na França, Cidade da Ciência Japão etc. No Brasil, há uma tendência a se denominar de tecnopolos pruncipalmente, a região de São Carlos, Campinas e São José dos Campos, sendo este último voltado à área espacial e bélica. É questionável a colocação da alternativa B, apesar da importância desses centros: eles são muito dependentes de políticas governamentais de incentivos, e seu principal cliente é o próprio governo federal, que em nenhum momento teve uma política decisiva de incentivo à ciência e tecnologia. 25. A questão está relacionada ao texto e ao mapa a seguir.

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

12

O bloco reduziu a zero as tarifas de mais de 90% dos produtos comercializados entre seus membros. Os demais produtos, todos do setor agrícola, serão zerados em até 17 anos. Estão liberados também a circulação de capitais e serviços, com integração inclusive de mercados financeiros. (http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,a-alianca -do-pacifico-avanca-imp-,1130910. Adaptado) (http://www.planobrazil.com/. Adaptado) Texto e mapa referem-se ao bloco denominado (A) Aliança do Pacífico. (B) Pacto Andino. (C) Projeto Bolivariano. (D) UNASUL. Alternativa A Apesar de não haver dúvidas sobre a qual bloco os países assinalados (Chile, Peru, Colômbia e México) pertencem, o próprio enunciado fornecia a resposta! 26. Analise o mapa.

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

13

A leitura do mapa e os conhecimentos sobre o contexto econômico do Brasil Colonial permitem afirmar que está representada no mapa a expansão (A) da cana-de-açúcar, que, após ter ocupado terras do litoral, passou a se desenvolver nas áreas interioranas onde os solos eram de massapé. (B) da pecuária, que surgiu como atividade complementar da cultura canavieira da Zona da Mata, desenvolvendo-se ao longo de rios, como o São Francisco. (C) do algodão, que se adaptou às condições semiáridas do sertão nordestino e que era todo exportado para as tecelagens inglesas. (D) do cultivo de tabaco, que se desenvolveu de forma intensiva junto aos vales úmidos dos rios e exigia abundante mão de obra escrava. Alternativa B O século XVII, em boa parte devido á União Ibérica, foi um período de avanço da ocupação do interior do Brasil, em especial na região nordestina devido às necessidades da cultura da cana-de-açúcar. O mapa mostra o avanço da pecuária. O gado era essencial aos engenhos de açúcar como animal de tração, couro para vestimentas e alimento. Logo viu-se que não seria possível sua criação junto aos engenhos, portanto, as fazendas de criação foram se espalhando pelo interior nordestino, em especial, ao longo do Rio São Francisco que ficou conhecido como o rio dos Currais. 27. A respeito da política colonial europeia do século XIX, é correto afirmar que (A) Portugal e Espanha, que obtiveram domínio sobre áreas do continente africano, buscavam mercados consumidores para os produtos de suas siderúrgicas em rápido desenvolvimento. (B) a ocupação europeia tinha como principal objetivo a catequese, que visava oferecer aos grupos, além de fundamentos da religião cristã, algumas técnicas agrícolas para a produção de alimentos. (C) os ingleses e os franceses foram os povos que dominaram grandes extensões da África, garantindo vantagens tanto na compra de matérias-primas como na venda de produtos industriais. (D) a ocupação colonial do continente africano, realizada de forma pacífica, teve como objetivo levar o Progresso e a civilização europeia para as áreas tropicais. Alternativa C A questão trata do neocolonialismo ou imperialismo, fenômeno típico da Segunda Revolução Industrial. A Inglaterra e França eram os centros mais dinâmicos da industrialização europeia (ao menos até a unificação da Alemanha) e se lançaram à conquista de vastas áreas africanas: para investimento de excedentes de capitais, para obtenção de matérias-primas à sua industria, para mão-de-obra barata, para alocar excedentes de suas populações, para proclamar a grandeza nacional e mercados consumidores. A alegação moral para a dominação era o fardo do homem branco que impelia os europeus à conquista para levar a civilização a povos considerados inferiores. Nem sempre essa dominação era aceita de forma pacífica; e em vários casos, a dominação foi feita de forma violenta (Congo belga, por exemplo) com uma ampla dose de racismo, mesmo em países com uma história cultural milenar (que em alguns casos com avanços científicos anteriores aos europeus) como a China e Índia, mas aqui já é Ásia. A catequese cristã foi também levada às regiões dominadas por missionários católicos e protestantes (de suas várias seitas) numa tentativa de erradicar religiões que os europeus criam como primitivas, assim como houve vários personagens que tentaram levar avanços médicos para a África para tentar minimizar os efeitos das doenças tropicas, mas claro, essas atividades, eram secundárias ao principal objetivo da colonização que era econômico. Espanha, e principalmente Portugal mantiveram suas áreas coloniais africanas no século XIX que já haviam conquistado na época da Grandes Navegações no século XVI e no século XIX, há muito já eram decadentes.

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

14

28. Analise os gráficos para responder à questão. População escrava nas províncias de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro em relação às demais províncias

A evolução da população escrava nas províncias de São Paulo, Minas e Rio deve-se (A) ao crescimento das áreas urbanas. (B) ao desenvolvimento das manufaturas. (C) à expansão da cafeicultura. (D) à pressão dos abolicionistas. Alternativa C O aumento da população escrava no Sudeste ao longo do século XIX foi devido à expansão da lavoura cafeeira ao longo do Vale do Paraíba fluminense e depois paulista. É importante observar que a massa escrava se concentrou nessas regiões, pois à medida que o café, no seu afã, por novas áreas de cultivo avança pelos oeste paulista, a mão de obra escrava, apesar de existir é, aos poucos, suplantada pela mão de obra imigrante 29. Em agosto de 2014, várias reportagens realizadas pela imprensa escrita e televisionada lembraram os 60 anos do suicídio de Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954. Leia o último parágrafo da carta-testamento de Getúlio: “Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história.” (http://www0.rio.rj.gov.br/memorialgetuliovargas/conteudo/expo8.html) Dentre os fatores que levaram Getúlio ao suicídio, é correto citar

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

15

(A) a instabilidade política e econômica do momento, que ampliava a insatisfação da população e gerava pressão para sua renúncia. (B) o descontentamento da população devido ao fechamento do Congresso Nacional e a instalação de um governo autoritário. (C) o crescimento dos movimentos liderados por camponeses que comprometiam a segurança pública e a economia do país. (D) a campanha realizada pela oposição para privatizar as empresas estatais: Companhia Siderúrgica Nacional e Petrobras. Alternativa A O segundo governo Vargas 1951-1954 foi marcado pela polarização ideológica esquerda-direita, pelas pressões de grupos internacionais contra o nacionalismo industrial varguista, pela polarização política das forças armadas (através do Clube Militar), pelo aumento da inflação (isso gerava greves, descontentamento popular, como a passeata das panelas vazias em 1953), pelo medo do grupo industrial nacional do populismo trabalhista de Vargas. Pode-se citar ainda a mobilização política popular pela criação Petrobras, a desvalorização do café (trazendo sérios problemas econômicos ao governo) e a oposição ferrenha da UDN (cristalizada por Carlos Lacerda nos seus discursos e artigos na Tribuna de Imprensa, em que denunciava a corrupção na administração Vargas). Esses fatores culminaram na crise de agosto de 1954. Ela se iniciou pela tentativa de assassinato de Carlos Lacerda. No episódio, foi morto o major Vaz da Aeronáutica. A investigação militar que se seguiu, provou que a ordem para o crime havia sido dada por Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal de Vargas. Esse fato foi a gota d'água para que a Aeronáutica, liderada pelo brigadeiro Eduardo Gomes, falasse abertamente na derrubada de Vargas. Posteriormente houve a adesão das três forças. Vargas, para evitar novo golpe militar, (como em outubro de 1945) suicidou-se! 30. Analise da charge para responder à questão.

O conteúdo da charge remete (A) ao final da década de 1960, quando a população saía às ruas em passeatas, exigindo o fim da ditadura militar e da escolha indireta dos presidentes.

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

16

(B) à década de 1970, momento em que se esgotou o “milagre brasileiro” e as negociações salariais dos trabalhadores eram realizadas diretamente com os patrões. (C) aos meados da década de 1980, quando se processava a transição democrática, e os movimentos populares exigiam eleição direta para presidente. (D) ao período imediatamente pós-ditadura, quando movimentos sociais passaram a exigir a eleição direta de representantes para a redação de nova constituição. Alternativa C A charge faz alusão ao movimento das Diretas-Já. Em 1983, foi apresentada no Congresso Nacional a emenda Dante de Oliveira (PMDB) que previa a eleição direta para o sucessor do general João Baptista de Figueiredo. Houve uma intensa mobilização popular, liderados por partidos políticos PT, PMDB entre outros, além de políticos como Ulysses Guimarães e Tancredo Neves para que emenda fosse aprovada. Para tanto seriam, pela Constituição, necessários 2/3 dos votos dos parlamentares. Em 25 de abril de 1984,apesar de ter tido a maioria de votos a favor de sua aprovação, não obteve o mínimo necessário e a sucessão de Figueiredo foi votada pelo Colégio eleitoral. Matemática 31. Certo relógio atrasa 25 segundos a cada 90 horas. Desse modo, é correto afirmar que, em 13 dias e meio, esse relógio irá atrasar (A) 1 min 45 s. (B) 1 min 30 s. (C) 1 min 20 s. (D) 1 min 15 s. Alternativa B Trezes dias e meio são 13 24 12 324× + = horas. Segundos de atraso horas 25 90 x 324

324 24 90 s 1 min 30 s 90

x ×= = =

32. Considere, nas retas numéricas I e II, os pontos A, B, C e D destacados, que representam números racionais.

Na forma fracionária, (A + B) – (C + D) é igual a

(A) 143

.

(B) 114

.

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

17

(C) 113

.

(D) 23

.

Alternativa A Observando-se as informações em I e II temos:

13

1 723 3

5 1217 7

27

A

B

C

D

=

= =

= − = −

= −

( ) ( )1 7 12 23 3 7 78 14 8 14 56 42 98 143 7 3 7 21 21 21 3

A B C D+ − + =

+ − − − =

− − = + = + = =

33. Na divisão de um número natural n por x, obtêm-se quociente 6 e resto 5. Na divisão desse mesmo número natural n por 9, obtêm-se quociente y e resto 2. Se x = 12 – y, então n é igual a (A) 42. (B) 45. (C) 47. (D) 49. Alternativa C Pelas informações podemos escrever as seguintes equações:

6 5 ( )9 2 ( )

n x In y II

= += +

Igualando I e II: 6 5 9 26 9 2 56 9 32 3 1 ( )

x yx yx yx y III

+ = +− = −− = −− = −

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

18

Como 12x y= − : Substituindo a informação acima em III:

( )2 3 12 12 3 124 2 3 1

5 1 245 25

5

x yy y

y yy

yy

− = −

⋅ − − = −

− − = −− = − −

==

Como

9 29 5 2 47

n yn

= += ⋅ + =

34. Danilo comprou um carro novo. Como entrada, ele deu R$ 3.000,00 e mais seu carro usado, cujo

valor corresponde a 25

do preço do carro novo, e financiou o restante. Se o valor total da entrada

representa 715

do preço do carro novo, então o valor financiado foi igual a

(A) R$ 45.000,00. (B) R$ 36.000,00. (C) R$ 28.000,00. (D) R$ 24.000,00. Alternativa D Chamando de x o valor do carro novo, temos:

Entrada = 23.0005

x+

Pelas informações do problema, podemos escrever:

2 73.0005 15

45.000 6 715

45.000

x x

x x

x

+ =

+ =

=

Entrada=

23.000523.000 45.000 21.0005

x+ =

+ ⋅ =

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

19

Como Danilo comprou um carro de R$ 45.000,00 e deu de entrada R$ 21.000,00, ele financiou 45.000 21.000 24.000− = 35. Em uma loja, a soma dos preços originais das camisetas A e B era igual a R$ 150,00. Em uma venda promocional, as camisetas A e B tiveram seus preços originais reduzidos em R$ 24,00 e R$ 14,00, respectivamente, e, assim, os preços promocionais de ambas ficaram iguais. Nessa promoção, o preço original da camiseta A recebeu um desconto de (A) 18%. (B) 20%. (C) 24%. (D) 30%. Alternativa D Podemos montra o seguinte sistema de equações, sendo A o preço original da camiseta A e B o preço original da camiseta B.

15024 14

15010

A BA BA BA B

+ = − = −

+ = − =

Somado as equações membro a membro, obtemos: 2 160

80A

A=

=

Então temos, para a camiseta A um desconto de R$ 24,00 em R$ 80,00, portanto o desconto foi de: Preço (R$) Porcentagem (%) 80 100 24 x

24 100 30%80

x ×= =

36. Sabe-se que o perímetro da pequena praça triangular ABC, conforme mostra a figura, mede 120 m,

e que o triângulo DEF, sombreado na figura, representa a região arborizada, cuja área é igual 35

a da

área total da praça.

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

20

A área da região arborizada, em metros quadrados, é igual a (A) 360. (B) 380. (C) 420. (D) 450. Alternativa A O perímetro da praça é a soma de seus lados, então:

10 20 1203 30 1203 90

30 m

x x xxx

x

+ + + + =+ ==

=

Como o triângulo BAC é retângulo em A (vide figura), a área (Ap) da praça é dada por:

( ) ( ) ( )210 30 10 30

600 m²2 2

p

p

AC ABA

x xA

×=

+ × + ×= = =

A área arborizada Aa será: 3 3 600 360 m²

5 5a pA A= ⋅ = ⋅ =

37. Por conta de uma grande promoção, o número de unidades vendidas de certo produto, em agosto, foi igual ao dobro do número de unidades vendidas em julho. Em setembro, as vendas recuaram, e o número de unidades vendidas neste mês foi de 20% menor do que o número de unidades vendidas no mês anterior. Sabendo-se que em setembro foram vendidas 6 400 unidades desse produto, pode-se afirmar que o número de unidades vendidas em julho foi igual a (A) 3 840. (B) 4 000. (C) 4 860. (D) 5 000.

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

21

Alternativa B Sendo n o número de unidade vendidas do produto:

2

0,86.400

0,8 6.400

6.400 8.0000,8

4.0002

agosto julho

setembro agosto

setembro

agosto

agosto

agostojulho

n n

n nn

n

n

nn

= ⋅

= ⋅

=

⋅ =

= =

= =

38. A um terreno quadrado, de lado x, foram anexadas duas regiões retangulares congruentes, conforme mostra a figura, formando um terreno retangular de área igual a 800 m2.

Nessas condições, é correto afirmar que a medida do lado do terreno quadrado original, indicada por x na figura, é, em metros, igual a (A) 36. (B) 30. (C) 20. (D) 18. Alternativa C A expressão da área A da nova figura é:

( )2

2

20 800

20 800 020 4 1 800 3.600

20 602

' 20'' 40

x x

x x

x

xx

+ ⋅ =

+ − =

∆ = − ⋅ ⋅ =− ±

=

== −

Então a medida do lado do terreno quadrado original é 20 m 39. Considere as expressões A = 45 + 9x e B = 25 – x2. O resultado da divisão de A por B é:

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

22

(A) 15

xx

+−

(B) 15x

x+−

(C) 95x −

(D) 95 x−

Alternativa D

( )( ) ( )2

9 545 9 925 5 5 5

xA xB x x x x

⋅ ++= = =

− + ⋅ − −

40. Fernando aplicou certo capital a juro simples, a uma taxa de 15% ao ano. Sabendo-se que o valor recebido de juros, ao final da aplicação, foi igual à décima parte do capital inicial, pode-se afirmar corretamente que esse capital permaneceu aplicado durante (A) 6 meses. (B) 8 meses. (C) 9 meses. (D) 10 meses. Alternativa B Pelas informações do problema:

15% a.a.

10

10015

10 10015110

2 32 ano 8 meses3

iCj

C i tj

C C t

t

t

t

=

=

⋅ ⋅=

/ / ⋅ ⋅=

=

=

= =

41. O triângulo ABC, mostrado na figura, com dimensões indicadas em centímetros, representa o escudo bordado no uniforme do time de futebol do colégio onde Eduardo estuda.

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

23

Sabendo-se que é paralelo a, é correto afirmar que a medida indicada por x na figura é igual, em centímetros, a (A) 4. (B) 5,6. (C) 6. (D) 6,4. Alternativa D Considerando / /DE BC , apliquemos o Teorema de Tales:

42,5 42,5 16

16 6,4 cm2,5

AD AEAE EC

x

x

x

=

=

=

= =

42. De uma placa retangular de alumínio, foi recortado um círculo de área igual a 49 π cm2, tangenciando os lados da placa, conforme mostra a figura.

Pode-se afirmar que a medida, em centímetros, do perímetro dessa chapa de alumínio é igual a (A) 68. (B) 62. (C) 58. (D) 54. Alternativa A A área do círculo é dada por 2A rπ= ⋅ , aplicando esta fórmula para o círculo da chapa:

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

24

2

2497 cm

A rr

r

π

π π

= ⋅

= ⋅=

O lado x da chapa é o diâmetro do círculo, portanto vale 14 cm. O perímetro (P) da chapa é dado por:

20 20 14 14 68 cmP = + + + = 43. Gabriel, que partiu da cidade A em direção à cidade B, e Jonas, que partiu da cidade B em direção à cidade A, encontraram-se em um determinado ponto do trajeto entre as duas cidades, cuja distância total entre elas é de 400 km. Constataram que, para chegar ao ponto de encontro, Gabriel havia

percorrido uma distância igual a 32

da distância percorrida por Jonas. Para concluir a viagem e chegar à

cidade A, Jonas terá que percorrer, ainda, uma distância, em quilômetros, igual (A) ao triplo da distância que ele já percorreu. (B) à distância que Gabriel percorreu. (C) à metade da distância que Gabriel percorreu. (D) ao dobro da distância que ele já percorreu. Alternativa B Se G for a distância percorrida por Gabriel e J a distância percorrida por Jonas, temos o sistema:

400 (I)3 (II)2

G J

G J

+ =

= ⋅

Substituindo II em I: 3 40023 2 8005 800

160 km

J J

J JJ

J

+ =

+ ==

=

Portanto, Gabriel percorreu 400 – 160 = 240 km. Logo, Jonas deve percorrer essa mesma distância para chegar à cidade A.

44. Para que o gráfico seja a representação geométrica do Sistema x y ax y b+ =

− + = − , cuja solução é o par

ordenado situado no ponto P, os valores de a e b devem ser, respectivamente,

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

25

(A) – 2 e 4. (B) 2 e 4. (C) 4 e – 2. (D) – 4 e 2. Alternativa B Para que P seja solução do par ordenado, os valores da abscissa e ordenada devem satisfazes a ambas as equações da reta apresentadas no sistema de equações dado. Como ( ) ( ), 3, 1P x y P⇒ − , temos o sistema de equações:

3 1 23 1 4

a ab b

− = ⇔ =− − = − ⇔ =

45. Na figura, têm-se 3 arcos de um quarto de circunferência, de raios iguais a 8, 4 e 2.

A soma dos comprimentos desses 3 arcos de um quarto de circunferência é igual a (A) 14 π. (B) 12 π. (C) 7 π. (D) 6 π. Alternativa C

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

26

O problema nos fala que esses arcos são um quaro da circunferência. O comprimento total desses arcos será:

2 8 2 4 2 24 4 4

4 2 7

C

C

π π π

π π π π

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅= + + =

= + + =

46. Na figura, observam-se três quadrados, de lados a, b e c, cujas áreas são, respectivamente, 32 cm2, 8 cm2 e 72 cm2, dispostos dentro de um quadrado maior ABCD.

Se a medida do lado do quadrado ABCD é a soma das medidas do lado dos três quadrados menores, então a expressão algébrica que representa a área do quadrado ABCD é

(A) ( )214 2 .

(B) ( )212 3 .

(C) ( )212 2

(D) ( )28 6+

Alternativa C Sabemos que a área de um quadrado é dada por 2A = l . O lado do quadrado, portanto é dado por: A=l . Então:

2 2a

2b

2 2c

32 2 2 2 4 2 cm

8 2 2 2 2 cm

72 2 2 3 6 2 cm

= = ⋅ ⋅ =

= = ⋅ =

= = ⋅ ⋅ =

l

l

l

Como o problema nos diz que a medida do lado do quadrado ABCD é a soma dos lados dos quadrados menores:

a b c

4 2 2 2 6 2 12 2 cmABCD

ABCD

= + +

= + + =

l l l l

l

A área do quadrado ABCD será, então ( )212 2 cm² .

47. A figura, com dimensões indicadas em centímetros, mostra o retângulo EFGH sobreposto ao retângulo ABCD.

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

27

Nessas condições, é correto afirmar que o perímetro do retângulo ABCD é, em centímetros, igual a (A) 42. (B) 44. (C) 46. (D) 50. Alternativa A Como ABCD é um retângulo, o ângulo entre seus lados é de 90°. Portanto o triângulo EBH é retângulo em B. Aplicando o Teorema de Pitágoras nesse triângulo:

( ) ( ) ( )2 2 2

2 2 25 34 cm

EH BE BH

xx

= +

= +=

Da mesma forma, para o triângulo AEF, retângulo em A:

( ) ( ) ( )2 2 2

2 2 210 68 cm

EF AE AF

yy

= +

= +=

O perímetro do retângulo ABCD será:

( ) ( )( ) ( )

2 6 2 3

2 6 4 2 8 3 20 22 42 cmABCD

ABCD

P x y

P

= ⋅ + + ⋅ +

= ⋅ + + ⋅ + = + =

48. A ilustração mostra Leonardo empinando a sua pipa.

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

28

Adotando 2 1,41≈ e 3 1,73≈ , pode-se afirmar que a altura aproximada, em metros, da pipa em relação ao solo, indicada por h na figura, é (A) 20. (B) 22. (C) 24. (D) 27. Alternativa C A altura da pipa (H) é dada por: 1,5H h= + Apesar de não ser fornecido, consideramos o triângulo mostrado na figura como retângulo, então podemos escrever:

sen 60°26

32 26

13 313 1,73 22, 49 m

h

h

hh

=

=

= ⋅≈ ⋅ =

1,5 22,49 23,99 24 mH = + = ≈

49. Uma empreiteira ganhou uma concorrência para recapear determinado trecho de uma rodovia, que vai do quilômetro x (início) ao quilômetro 475 (final). Sabe-se que ela já recapeou 210 quilômetros, e que ainda restam recapear 40% do trecho contratado. Desse modo, é correto afirmar que o trecho contratado tem início no quilômetro (A) 125. (B) 130. (C) 140. (D) 155. Alternativa A A extensão total que a empreiteira deve recapear é 475 x− .

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

29

Pelas informações do problema, podemos montar a seguinte equação:

( )

( )

( ) ( )

40210 475 4751002210 475 4755

1.050 2 475 5 4755

1.050 950 2 2.375 55 2 2.375 2.0003 375

125 km

x x

x x

x x

x xx xx

x

+ ⋅ − = −

+ ⋅ − = −

+ ⋅ − = ⋅ −

+ − = −− = −=

=

50. Sejam m e n números reais. Se 2 3m = + e 1m n⋅ = , então n2 é igual a (A) 13 4 3+ . (B) 9 3− . (C) 7 4 3+ . (D) 7 4 3− . Alternativa D Temos:

( )( )( ) ( )

( ) ( )

22

2 22 2

2

12 3

12 3

2 31 2 3 2 3 2 34 32 3 2 3 2 3

2 3 2 2 2 3 3

4 4 3 3 7 4 3

m nm

n

n

n

n

⋅=

+

=+

− − −= ⋅ = = = −

−+ − −

= − = − ⋅ ⋅ +

= − + = −

Ciências Naturais 51. A ilustração a seguir representa algumas formas de obtenção de energia elétrica.

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

30

A característica comum a todas as formas de obtenção representadas é o fato de elas (A) exigirem atividades altamente impactantes em sua construção. (B) representarem formas de energia que utiliza recursos renováveis. (C) serem altamente poluidoras ao meio ambiente. (D) utilizarem recursos extrativistas do ambiente. Alternativa B Biomassa, hídrica, ondas, eólica são todas formas de obtenção de energia por meio de recursos renováveis. 52. Ultimamente, diversas medidas têm sido utilizadas para se avaliar o impacto humano sobre o meio ambiente. Dentre elas, podem ser citadas: a pegada ecológica, o indicador utilizado para avaliar o impacto que o ser humano exerce sobre a biosfera; a biocapacidade, que avalia o montante de terra e água biologicamente produtivo, sendo equivalente à capacidade regenerativa da natureza. O gráfico a seguir representa as curvas relativas à pegada ecológica e biocapacidade por indivíduo (per capita) de uma região.

De acordo com o gráfico, as ações humanas capazes de causar impactos ambientais (A) encontram-se em equilíbrio com a capacidade de produção humana. (B) mantêm-se inalteradas durante o período analisado.

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

31

(C) equivalem aos esforços humanos para a regeneração da natureza. (D) são, atualmente, maiores do que o montante biologicamente produtivo. Alternativa D Pelo gráfico mostrado, vê-se claramente que atualmente a pegada ecológica é maior que a biocapacidade. Ou seja, os efeitos antrópicos são maiores que a capacidade de regeneração da bisofera. 53. A malária é uma doença transmitida por meio da picada do mosquito-prego, o Anopheles darlingi, que habita os ambientes de mata do Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, ocorrem, anualmente, cerca de 400 000 novos casos da doença. A distribuição da doença pode ser observada no mapa a seguir.

O risco maior da doença está relacionado à região onde é encontrado o mosquito transmissor contaminado com o parasita. Embora seja um mosquito que habita a floresta, o contato com o homem é facilitado devido a ações como o desmatamento para diversos tipos de ocupação humana. Assim, espera-se encontrar maior incidência de malária em áreas (A) de extração de borracha. (B) da região central das grandes cidades. (C) de mineração a céu aberto. (D) com falta de saneamento. Alternativa C A malária é transmitida pela picada do mosquito-prego que inocula na vítima um protozoário: o plasmódio. Pelo texto, sabe-se que a possibilidade de contato com mosquito aumenta em áreas desmatadas, e isso ocorre, por exemplo, em áreas de mineração a céu aberto, já que o terreno e devastado para a obtenção do minério. 54. Leia o texto a seguir. Atualmente, os anuros são reconhecidos como um dos grupos de animais mais ameaçados de extinção

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

32

em todo o mundo, e vêm sofrendo uma crise de grandes proporções desde a década de 1980. Cerca de 30% das espécies de anuros correm risco de desaparecer nos próximos anos. Sabe-se que a causa dos declínios e das extinções desses animais está associada em última instância às alterações ambientais geradas pela ação do homem sobre o meio. Em outras palavras, ainda que não intencionalmente, somos nós os responsáveis pelo quadro dramático de risco de extinção que os anuros enfrentam hoje. (Estudos Avançados, vol. 24, n.º 68, São Paulo, 2010. Adaptado) Dentre as causas, resultado das alterações ambientais feitas pelo homem e que afetam os anfíbios, devido a seu modo de vida, cita-se (A) o aumento das precipitações. (B) a mudança dos ventos. (C) o surgimento de novas doenças. (D) a ausência de ambientes úmidos. Alternativa D Os anfíbios foram os primeiros seres vivos a conquistar o ambiente terrestre, mas dependem muito da água, principalmente para sua reprodução. A drenagem de pântanos, avanço de cidades, uso de terrenos para a agricultura têm diminuído o habitat desses seres, contribuindo para pôr em risco a sua sobrevivência. 55. O guepardo é o animal mais rápido dentre os mamíferos terrestres, pois chega a atingir 70 km/h quando está perseguindo uma presa. Considere a seguinte situação: um guepardo encontra-se escondido sob a relva da savana africana, observando sua presa; em um dado instante, ele inicia a perseguição ao animal até atingir sua velocidade máxima; permanece assim, durante algum tempo, até abocanhar a presa; após essa perseguição, leva o animal abatido até um local protegido para alimentar-se. Considerando o que foi descrito, o gráfico que melhor representa essa situação é:

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

33

Alternativa C A questão pede a melhor alternativa em que o gráfico s × t descreve o movimento realizado pelo guepardo. Talvez o melhor seria, qual a alternativa menos ruim! Colocando a posição inicial de observação do guepardo como origem do sistema de eixos ortogonais, sua posição inicial é s0 = 0 e sua velocidade inicial é v0 = 0 . Ao iniciar sua perseguição, sua velocidade muda, portanto, há uma aceleração e se essa for constante, temos um arco de parábola no gráfico s × t. Nenhuma alternativa mostra isso. Observa-se, sim, na alternativa considerada correta (C) uma reta, o que nos mostra que o guepardo adquiriu instantaneamente uma certa velocidade a manteve constante! Ele captura a presa, e nesse processo, com muita boa vontade, consideremos que ficou parado, pois o segundo trecho da alternativa C mostra isso. Por fim, a questão fala que ele levou o animal até um local protegido, mas o gráfico mostra que ele retornou à posição de origem, ou seja, de onde ele observava a presa inicialmente. O melhor seria anular a questão 56. Na preparação de massa de um pão, foram utilizados os seguintes ingredientes: farinha de trigo, água, fermento biológico, açúcar, sal e ovo. Após a mistura dos ingredientes e antes de levar a massa ao

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

34

forno, foi retirada uma colherada da massa e colocada em um copo com água, conforme ilustração. Após a massa subir no copo com água, ela foi levada ao forno para assar.

O fenômeno da subida da massa de pão no copo com água está relacionado com a ocorrência de um processo biológico realizado pelo fermento biológico, que resulta na produção de gás carbônico. Com isso, há uma alteração na densidade, uma vez que ocorre (A) aumento de massa. (B) aumento do volume. (C) diminuição da massa. (D) diminuição do volume. Alternativa B Na fermentação da massa, temos bactérias e fungos (presentes no fermento) que realizam respiração aeróbica para obtenção de energia utilizando como alimento a massa de pão e gás oxigênio. Na fermentação há produção de gás carbônico ( 2CO ) e de álcool etílico ( )3 2CH CH OH . O gás carbônico se acumula no pão causando a expansão da massa do pão e aumento de seu volume. Ora, a massa do pão fica praticamente constante, o seu aumento de volume causa a diminuição da densidade da massa de pão, quando esta fica menor que a da água, a massa passa a flutuar. Devemos lembrar que volume e densidade são grandezas inversamente proporcionais. O álcool etílico (etanol) é eliminado da massa quando esta é assada. 57. Observe a ilustração referente a uma estação de tratamento de água.

Processos que envolvem separação de mistura heterogênea podem ser observados no(s)seguinte(s) tanque(s): (A) 1, somente. (B) 1 e 2, somente. (C) 1, 2 e 3, somente. (D) 1, 2, 3 e 4.

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

35

Alternativa B Para haver uma mistura heterogênea são necessárias pelos menos duas fases. Isso ocorre em I onde temos a água, as diferentes partículas de sujeira e o hidróxido de alumínio que ira aglutinas essas sujeiras para sua posterior eliminação. Na decantação (II) há a fase aquosa e fase onde teremos as sujidades aglutinadas se depositando no fundo do tanque. Em III, também, há pelo menos mais de uma fase, pois antes da mistura passar pelo filtro, temos a fase aquosas e as partículas aglutinadas que não foram separadas na decantação por serem muito pequenas. 58. No ano de 1610, Galileu Galilei, utilizando uma luneta para observação dos astros do sistema solar, descobre que o planeta Vênus passa por um ciclo de fases, o que só seria possível se Vênus e a Terra orbitassem em torno do Sol. A partir dessa observação, Galileu elaborou uma explicação inicial que precisava ser comprovada. Essa comprovação foi feita por ele por meio de análises geométricas e, assim, Galileu anunciou que a Terra girava ao redor do Sol, como os demais planetas do sistema solar, fenômeno chamado de geocentrismo, diferente do pensamento até então, que considerava que era o Sol que girava ao redor da Terra. Considerando-se as etapas de metodologia científica, a explicação inicial dada por Galileu é considerada uma (A) hipótese. (B) conclusão. (C) teoria. (D) variável. Alternativa A Como Galileu fez uma suposição que necessidade de prova, ele havia feito uma hipótese. Não é uma teoria, pois esta necessita de experimentos que comprovem sua validade. 59. Leia o texto a seguir. Quando a vida surgiu no universo? Há cerca de 3,5 bilhões de anos, já havia na Terra primitiva atividade de organismos unicelulares (cianobactérias), como atestam estruturas sedimentares de origem orgânica (os chamados estromatólitos) encontradas, por exemplo, na Austrália. Qual a origem das moléculas orgânicas que são a base do fenômeno da vida? Uma primeira resposta sugere que aminoácidos poderiam ter sido criados a partir de moléculas presentes na atmosfera terrestre expostas à radiação ultravioleta e a descargas elétricas. Outra possibilidade, no entanto, é a origem extraterrestre desses componentes. Estudos de exoplanetas e simulações computacionais sobre a evolução química das estrelas levam a inferir que a vida pode ter sido desenvolvida há cerca de 11 bilhões de anos e pode estar presente em diferentes galáxias. Em 2004, a sonda espacial Stardust coletou material da cauda do cometa P/Wild, e sua análise mostrou a presença de glicina (aminoácido presente em proteínas), bem como compostos à base de dois elementos essenciais à vida como a conhecemos, nitrogênio e carbono. (Ciência Hoje, publicado em 11.09.2014. Atualizado em 11/09/2014. Adaptado)

Resolução - Prova Colégio Juarez Wanderley- 2014

36

Quando se trata de discriminar idades relacionadas a acontecimentos do passado da Terra, nos deparamos com números gigantescos. Por isso, estes números são descritos por meio de uma notação científica que busca uma forma padronizada de apresentá-los. Utilizando essa notação, a representação da idade do surgimento da vida na Terra e em outras galáxias são, respectivamente, (A) 35 × 109 e 11 × 1010. (B) 3,5 × 109 e 1,1 × 1010. (C) 3,5 × 108 e 11 × 1010. (D) 3,5 × 107 e 1,1 × 108. Alternativa B Para escrevermos um número em notação científica, ele deve estar na forma: 10na × em que 1 10a≤ < . Surgimento da vida na Terra: 3.500.000.000 anos = 3,5 × 109 anos Surgimento da vida em outras galáxias: 11.000.000.000 anos = 1,1 × 1010 anos 60. Atualmente, tem havido uma discussão sobre o uso da agricultura orgânica em substituição à agricultura convencional. Embora uma das críticas à utilização da agricultura orgânica seja, em alguns casos, sua baixa produtividade, a vantagem de seu uso em relação à agricultura convencional é que ela (A) tem como um dos objetivos a preservação dos solos e das fontes de água. (B) considera o mato como erva daninha, fazendo seu controle por meio de produtos químicos. (C) é responsável pelo aparecimento de novas pragas e de pragas resistentes. (D) utiliza doses elevadas de fertilizantes químicos altamente solúveis. Alternativa A A agricultura orgânica não utiliza adubos químicos, utiliza controle biológico de pragas,evitando agrotóxicos e sempre é praticada de forma a agredir o mínimo possível o ambiente.