repetiu-se a o que não pode faltar na noite de solidária ... · mas não esqueço de que minha...

16
29.dez.11 | notícias de gaia Ano XXVII | n.º 510 | Quinzenal | 29 de Dezembro 2011 | Director: Paulo Jorge Sousa | 0,25 euros Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, Mas não esqueço de que minha vida É a maior empresa do mundo… E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver Apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e Se tornar um autor da própria história… É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar Um oásis no recôndito da sua alma… É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “Não”!!! É ter segurança para receber uma crítica, Mesmo que injusta… Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo… Fernando Pessoa, in ‘Pedras Caminho’ O que não pode faltar na noite de 31 de Dezembro? Dicas e superstições que ganham cada vez mais adeptos. Tudo na página 10 Prémio EDP para a Inova.Gaia pág. 6 Repetiu-se a Assembleia Solidária pág. 12 Câmara entrega casas sociais pág. 11 Juntas com autonomia para gerir património pág. 13

Upload: lykien

Post on 10-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

29.dez.11 | notícias de gaia

Ano XXVII | n.º 510 | Quinzenal | 29 de Dezembro 2011 | Director: Paulo Jorge Sousa | 0,25 euros

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,Mas não esqueço de que minha vidaÉ a maior empresa do mundo…E que posso evitar que ela vá à falência.Ser feliz é reconhecer que vale a pena viverApesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas eSe tornar um autor da própria história…É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrarUm oásis no recôndito da sua alma…É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.É saber falar de si mesmo.É ter coragem para ouvir um “Não”!!!É ter segurança para receber uma crítica,Mesmo que injusta…

Pedras no caminho?Guardo todas, um dia vou construir um castelo…

Fernando Pessoa, in ‘Pedras Caminho’

O que não podefaltar na noite de31 de Dezembro?

Dicas e superstições queganham cada vez maisadeptos. Tudo na página 10

Prémio EDPpara a

Inova.Gaiapág. 6

Repetiu-se aAssembleia

Solidáriapág. 12

Câmaraentrega casas

sociaispág. 11

Juntas comautonomia paragerir património

pág. 13

notícias de gaia | 29.dez.11 pág. 2

Os equipamentos sociais e asunidades de exploração daMisericórdia de Gaia festejam aépoca natalícia com animação esolidariedade.

Dezembro arrancou com osequipamentos e as unidades dainstituição decorados a Natal pelosutentes e colaboradores.

Todos aqueles que fazem partedesta grande família que é aMisericórdia de Gaia ao serviço dacomunidade têm vivido e saboreadoo Natal em cada momento, em cadafesta, em cada palavra.

Mas Natal na Misericórdiasignifica também aquele espírito desolidariedade que a Irmandadecoloca em prática durante 365 diasao ano.

Ceia de Natal

A Ceia de Natal da Misericórdiade Gaia contou com uma participaçãode todos os que fazem parte dainstituição que superou largamenteo ano anterior.

Os convidados foram recebidosno passado dia 16 de Dezembro, nasala de jantar do Lar SalvadorBrandão, por um Mimo que fez váriasbrincadeiras e interagiu com ospresentes. A noite teve ainda váriassurpresas como a aparição daRainha D. Leonor e do Frei MiguelContreiras, interpretados peloProvedor da Misericórdia de Gaia,Joaquim Vaz, e pela Mesária MariaAugusta. A noite continuou com váriassurpresas, nomeadamente com asColaboradoras do Lar José TavaresBastos, da Madalena, acoreografarem a música "Dá-me umabraço", e o sorteio de uma surpresaque a sorte ditou ser para a directorado Lar António Almeida Costa, Hel-ena Ferreira.

Neste encontro os dirigentes ecolaboradores da instituição voltarama dar o exemplo ao aceitarem o apelode levarem bens de higiene e confortopara as crianças em risco do Centrode Acolhimento Temporário N.ª Sra.da Misericórdia.

Natal no Lar José TavaresBastos

A Festa de Natal no Lar JoséTavares Bastos, no passado dia 16de Dezembro, abriu com umaactuação musical dos Utentes, quecantaram os temas "Alegria de Viver"e "Nas palhinhas deitado". Esteúltimo tema foi coreografado com umdesfile da Sagrada Família,interpretado pelas colaboradoras dolar.

O momento de festa juntou osutentes e os seus familiares numaagradável convivência natalícia.

Natal com animação e solidariedade

Natal na Creche e Jardim deInfância D. Emília de Jesus

Costa

No passado dia 16 de dezembro,as crianças da Creche e Jardim deInfância D. Emília de Jesus Costaesperaram o Pai Natal. Mas, ao queparece, este teve um acidente e foi opresidente da Junta de Freguesia deSanta Marinha que teve de entregaras prendas aos meninos. Quemtambém apareceu foi um grandeboneco de neve, tendo sido a alegriados mais pequenos e dos maiscrescidos. A boa disposição ebrincadeira chegaram também aosencarregados de educação queaproveitaram para tirar fotos aosfilhos com o boneco de neve e paraparticiparem num jogo de Natal.

Cinema no Gaiashopping

À semelhança do ano anterior, osfilhos e os colaboradores daMisericórdia de Gaia puderamassistir a uma sessão de cinema noGaiashopping, no dia 17 deDezembro, deliciando-se com umalinda história de Natal.

Natal no Centro deAcolhimento Temporário N.ª

Sra. da Misericórdia

Alguns já são "profissionais",outros "iniciados", mas todas ascrianças do Centro de AcolhimentoTemporário N.ª Sra. da Misericórdia(CAT), no passado dia 19 deDezembro, brilharam narepresentação de Natal no auditóriodos Bombeiros Voluntários da Aguda.As vestes, as músicas, as falas e atémesmo aquelas expressões que nãoestavam programadas encantaramos elementos da Mesa

Administrativa, os Utentes e osfamiliares que estiveram presentes.Como não poderia deixar de ser, oPai Natal trouxe muitas prendinhaspara os meninos do CAT, fruto dasolidariedade de várias entidades eanónimos.

Natal no Lar AntónioAlmeida Costa

O Lar António Almeida Costapreparou uma festa de Natal a cempor cento com a prata da casa. Oalmoço convívio, que juntou algunselementos dos corpos gerentes dainstituição, abriu com umarepresentação natalícia, interpretadapelos Utentes, repleta demensagens de amizade e deconfraternização. Mais tarde, foi a vezdos colaboradores encenarem um"Feliz Natal" bastante animado e commuito ritmo. O momento foi ainda desentida homenagem à Mesária do lar,Maria Augusta, que cessará as suasfunções no dia 31 de Dezembro de2011. Durante a manhã, o dia da festade Natal do lar teve a participação doGrupo Coral do Lar António AlmeidaCosta e das crianças do Centro deAcolhimento Temporário N.ª Sra. daMisericórdia.

Natal no Lar ResidencialConde das Devezas

O Lar Residencial Conde dasDevezas preparou para os seusResidentes e convidados, nopassado dia 20 de Dezembro, umarepresentação do musical "ONazareno", interpretado por 24colaboradores. Esta apresentaçãorevestiu-se de tal delicadeza eemoção que não deixou ninguémindiferente. A "rainha D. Leonor e oFrei Miguel Contreiras" apareceram

também no residencial parasurpresa de todos os presentes. Afesta de Natal terminou com cançõesnatalícias da responsabilidade doprofessor Mesquita e do Coro do LarResidencial Conde das Devezas.

Natal no Lar SalvadorBrandão

As "Emoções de Natal" estiveramao rubro no passado dia 21 deDezembro no Lar Salvador Brandão.Utentes e colaboradores do larapresentaram vários momentosmusicais coreografados quetransmitiram determinadas emoçõesaos presentes.

As colaboradoras abriram a festacom vestes de monges querapidamente despiram, tornando-seMães Natais bonitas e ágeis,transmitindo a emoção de que o Na-tal é dinamismo e aventura. Deseguida, alguns Utentes vestidos dePai Natal cantaram a música "OVelhinho". Como quando se pensaem Natal, pensa-se em neve, o larevocou também o espírito dascrianças à volta do boneco de neve,interpretado por uma utente e pelascrianças filhas dos Colaboradores dolar. "Somos a doçura da mesa" foi umoutro momento em que os Utentesapresentaram-se como sendo asrabanadas, o pão de ló e a aletria… Amúsica "Jingle Bell Rock" com letraadaptada pela colaboradora D.Amélia e coreografada pelos utentese colaboradores transmitiu a emoçãoda dança e da alegria que se vive naaltura do Natal. A festa terminou aoritmo da música "I gotta feeling" coma mensagem de Natal para osutentes de viverem a vida com alegriae para aproveitarem a companhiados amigos. Uma tarde repleta dasmais fortes emoções.

29.dez.11 | notícias de gaiapág. 3

Editorial* Artur Villares

ficha técnica Nº de Registo: I.C.S. 111060

sede, redacção,administração

av. república, 1711 s/l esq. tras.4430-206 vn gaia

[email protected]

entidade proprietária e editor: pressing -empresa jornalística comunicação e imagem,

unipessoal lda. nif 506 583 [email protected]

fotocomposição: pressing impressão: paço print, artes gráficas, lda.

departamento comercial: Lídia Oliveiradirector: Paulo Jorge Sousa nif 210048913

[email protected] honorários: Fernando Sousa e

Prof. Artur Villareschefe redacção: Paulo Jorge Sousaredacção: Andreia Caturna Martins (CP 7164);

Jorge Miguel Freitas (CO 429); Luís MoraisFerreira (CP 7349); Miguel Ângelo Luis (CO1000); Olga Pinto (CO 1005).colaboradores: Ademar Costa; Cláudia Oliveira;Cristina Silva; Danyel Guerra (CP 803); EliseteMarques; Ermelinda Mendes; Humberto Pinhoda Silva; Isabel Andrade Monteiro; Jorge Amaral;José Barreto; José Duarte Amaral; LeonardoJúnior; Lúcia Pereira (CP 6958); Manuel Carvalho;Manuel Barbedo; Maria Graça Almeida; NilceCosta; Nuno Filipe; Patrícia Correia; PauloTavares; Raul Martins; Tânia Tavares CP 4278;Vasco Silva Paulo.

nota: os conteúdos dos artigos de opinião sãoresponsabilidade de quem os assina

noticiasdegaia.wordpress.comtels.: 223 700 574/6 | fax: 223 700 576

tiragem média: 5000 exemplares

Alda da Conceição Oliveira Sousaé a mais recente benfeitora daMisericórdia de Gaia. Esta Irmã fezuma doação à Irmandade para quecontinue a fazer o bem aos maispobres e a prosseguir com as obrasque estão em curso. No passado dia14 de Dezembro, a misericórdiahomenageou a benfeitora e atribuiu-lhe o Diploma de Irmã Benemérita.

Alda da Conceição Oliveira Sousavive no Lar Residencial Conde dasDevezas e é a mais recentebenfeitora da Misericórdia de Gaia. Aresidente fez uma doação àIrmandade para que continue a suaacção social e para que consigaconcluir as obras que estão em curso.O valor doado pela benfeitora foi aajuda que a Misericórdia precisava

Nova benfeitora daMisericórdia de Gaia

para suportar os grandes encargosfinanceiros que despendeu com aobra de ampliação da Creche D.Emília de Jesus Costa e com aconstrução de um parque infantil paraas crianças.

Na cerimónia de homenagem àresidente, o Provedor da Misericórdiade Gaia anunciou que na últimaAssembleia Geral Extraordinária daIrmandade foi aprovado porunanimidade a atribuição do Diplomade Irmã Benemérita a Alda Sousa.

"Para além do Diploma,queremos que o seu nome fiqueperpetuado neste novo espaço ondemuitas crianças serão acolhidas",acrescentou na altura dodescerramento da placa com o nomeda Residente. As crianças que

assistiram a este ato entregaram aAlda Sousa uma fotografia dosmeninos que frequentam a novaparte da Creche.

A cerimónia, na qual estiveramtambém presentes os Residentes doLar Residencial Conde das Devezase os Utentes do Lar António AlmeidaCosta, terminou com uma visita aonovo parque infantil da Creche eJardim de Infância D. Emília de JesusCosta, que será inaugurado embreve.

Alda da Conceição Oliveira Sousaentrou para o Lar Residencial Condedas Devezas em janeiro de 1997, nacompanhia do marido, PorfírioCastro Lopes, e foi admitida comoirmã da Misericórdia de Gaia em 13de Janeiro de 1999.

Novidadespara 2012

Por alturas das "festas"algumas das nossas editoras ealguns dos nossos jornais,revistas e outras publicações akilo, costumam presentear ospategos com uma livralhadasupostamente "histórica", ouartigos e reportagens muito"sérias" sobre aspectosparticularmente relacionados comos factos em questão. Pelo Natale pela Páscoa os escaparates daslivrarias, quiosques e etc, secçõesde "literatura" das grandessuperfícies, assim como os me-dia sejam a kilo ou digitais,debitam toneladas de prosa"histórica" escrita por"especialistas" de pacotilha, queem meia dizia de penadas"literárias" enchem o ego comnome badalado entre o lixotelevisivo e enchem também acarteira com a inocência dosparolos.

Numa atitude de ecológicacidadania, e desejando contribuirpara o progresso e afirmação detais práticas "culturais" (maisaspas?!) venho sugerir que asprolíficas editoras e autores de talprosa possam a partir de 2012fazerem sempre três edições dassuas "obras": uma em papel, outraem suporte digital e outra aindaem papel higiénico! Destamaneira agradava-se aobibliófilos, mais ou menosanalfabetos, e aos cultores dainformática, que acham que o fu-turo da humanidade começou como iPhone, o iPad e o iPod. Osuporte em papel higiénicotornaria tais "obras" úteis a váriosníveis, e facilitaria a vida aos nãopoucos que já não têm paciênciapara tanto livro "histórico" e tanta"verdade" televisiva. Além se ser,como o nome sugere, umamedida altamente higiénica!

notícias de gaia | 29.dez.11 pág. 4

Vila Chã - Lugar do Cume5100-693 Penajóia - LamegoTel. 254 969 637Fax. 254 969 044Telm. 917 621 674

Resid.: Praceta Belavista, 57 - 3.º Dto4400-216 Vila Nova de Gaia

Tel. 227 814 007Fax: 227 722 056

email: [email protected]

| Festivais Pirotécnicos | Fogos de Artifício p/ Festas | Romarias e Casamentos

www.duartespirotecnia.com

REVENDA E DISTRIBUIÇÃO DE GÁSPróspero 2012

DISTRIBUIDOR DE GÁS

r. parque gondarim, 112 – gulpilhares4405-811 vn gaia p t. 227 623 792

trav. cadavão, 162 – vilar do paraíso4405-800 vn gaia | telm. 917 563 844

Maria Rosa Sousa e Silva

Festa promovida pela Gaiurb, através da Agência de Desenvolvimento Local, antecipou quadra natalícia

Espírito de Natal também passoupor Vila d'Este

A comunidade de Vila d'Este e osutentes da Agência deDesenvolvimento Local participaramentusiasticamente na Festa de Natalpromovida, na noite de 16 deDezembro, nas instalações do pólo2 da ADL. Ainda o espectáculo estavalonge de iniciar, já o espaço seencontrava lotado de crianças, jovens,adultos e idosos para, mais uma vez,partilharem o espírito de Natal.

Cumpriu-se a expectativa de umanoite de variedades muito animadae de mais um convívio tão mobilizadorda comunidade como tantos outrosque a ADL tem promovido ao longode dois anos de existência, no âmbitoda reabilitação urbana em curso naurbanização de Vila d'Este.

"Cinderela e o Pai Natal" deuinício à festa: uma peça de teatroprotagonizada pelos utentes doespaço ADL, numa perfeitainteracção entre jovens e adultos,fortemente aplaudida pelacomunidade.

Pedro Ferreira, o jovem utente daADL e morador na urbanização, querecentemente venceu o concurso daTVI, voltou a brilhar com umaactuação diferente e surpreendente:"Oh gente da minha terra", um dosfados emblemáticos de Marisa,reafirmou a voz única deste jovemque nunca falta às festas da ADL.

Perfomances mais clássicas,que também correspondem ao gostoda população de Vila d'Este, foram

protagonizadas pelo CoroCoMusi - Comunidade eMúsica, um programacomunitário de educaçãoartística, promovido pelaFundação do Padre Leão eapoiado pelo Município deGaia. "Postal dos Correios",de Rui Veloso, e "Solta-seum beijo", da Ala dosNamorados, foram algumasdas interpretações do corodirigido por Paulo Carvalho,efusivamente aplaudidas.

A festa de Natal contou,ainda, com a actuação deManuel Branco, igualmentemorador na urbanização eforte entusiasta dasactividades promovidas pela

ADL. O cantor de variedades animoua noite com variações populares,tendo proporcionado um bailaricoque culminou o encerramento dafesta.

Entretanto, a quadra natalícia ficoutambém marcada por outrasactividades promovidas pela ADL,designadamente o Campo de Fériasdestinado a ocupar os tempos livresdas crianças, durante o período deférias escolares.

Entre 21 a 29 de Dezembro forampromovidas idas ao cinema, visitasa Braga, Estação Litoral da Aguda,Centro de Educação Ambiental dasRibeiras de Gaia, Pavilhão da Água epista de gelo do MarShopping, paraalém de sessões de teatro, ginásticae ateliers diversos.

29.dez.11 | notícias de gaiapág. 5

As crianças carenciadas residentes nosempreendimentos sociais de Gaia, quefrequentam o projecto educativo de matemática"Divertir com o Saber", receberam kits escolaresresultantes de uma campanha solidária promovidapela Ergovisão, em parceria com a Carlin do Shop-ping Cidade do Porto e a Pelikan.

Esta campanha surgiu na sequência de umaparceria entre a Ergovisão e a Gaianima, para aimplementação do projecto intitulado "Ver bempara aprender melhor", implementado pela Gaiurb- Urbanismo e Habitação, com o objectivo derastrear, consultar e fornecer óculos às criançascom idades compreendidas entre os 6 e os 10anos, que frequentam o referido projecto educativo.

E foram já entregues os kits escolares àscrianças do empreendimento do Cavaco, naAfurada, numa cerimónia simbólica que contoucom a presença de Silvano Teixeira, director doDepartamento de Habitação da Gaiurb, SofiaFigueiredo, directora da Ergovisão, e SóniaBarreira, da Carlin do Shopping Cidade do Porto.

"Na época natalícia resolvemos juntar-nos adois parceiros, a Carlin do Shopping Cidade doPorto e a Pelikan, no sentido de podermos premiar

Kits escolares entregues a gaienses

oferecer kits escolares a estas crianças com quemtrabalhamos ao longo de vários meses", afirmouSofia Figueiredo, valorizando o "enorme carinho"pelo projecto e pela equipa da Gaiurb que oimplementa.

Trata-se de uma iniciativa desenvolvida noâmbito da função social da Ergovisão, através doprojecto Ergosocial": Já fizemos angariação paraa AMI e para os sem abrigo do Porto. Este anodecidimos fazer a campanha para a favor dascrianças carenciadas acompanhadas pela Gaiurb.É um contributo dos nossos clientes no sentidode ajudar. As pessoas gostam de dar. Osresultados são muito positivos".

O projecto "Ver bem para aprender melhor"permitiu rastrear cerca de 300 crianças, consultarmais de 100 e contemplar com óculos perto de 40,de acordo com os escalões aplicados sob oregulamento para concessão para apoio socialexistente nos agrupamentos escolares domunicípio de Gaia.

Os óculos serão entregues em Janeiro depróximo ano e, tal como os rastreios e asconsultas, não terão qualquer custo para asfamílias nem para a autarquia.

Campanha de recolha de têxteis parafamílias carenciadas

A campanha solidária "Algodão & Lã" acaba deser lançada pela Gaiurb, com vista à recolha deprodutos têxteis destinados a famílias carenciadasresidentes nos empreendimentos sociais.Cobertores, lençóis, edredons, toalhas de banhosão alguns dos produtos que mais necessidadeestão a fazer àqueles agregados.

A iniciativa inicia no período do Natal, mas seráprolongada durante todo o ano, pelo que todas asofertas serão armazenadas e geridas medianteas necessidades decorrentes do trabalho socialcom as famílias, desenvolvido pela equipa detécnicos de apoio social da Gaiurb.

Trata-se de mais uma resposta do municípioàs mais prementes carências da populaçãoresidente no parque habitacional social, com vistaa privilegiar a coesão social.

Dr. Dentolas vai aos empreendimentossociais

No âmbito do projecto "Consolidar o Saber comum Sorriso a Valer", a Gaiurb e a Clínica Jardiminiciam a primeira fase das acções desensibilização sobre higiene oral em todos osempreendimentos sociais de Gaia, intitulada "Dr.Dentolas".

As acções foram dinamizadas pelo médicodentista Rui Fernandes, nos dias 21 e 22 deDezembro, nos empreendimentos do Balteiro, emVilar de Andorinho, Dr. Mário Cal Brandão, emAvintes, General Ramalho Eanes, em Valadares,e D. António Ferreira Gomes, em Serzedo.

Estas acções têm como objectivo reforçar aimportância de uma boa higiene oral e daprevenção de cáries e outras doenças. O projectoterá continuidade nas próximas férias escolaresnoutros empreendimentos sociais.

Recorde-se que o projecto "Consolidar o Sa-ber com um Sorriso a Valer", resultante de umaparceria entre a Clínica Jardim, do Centro deEstudos em Ciências da Saúde "Consolidar eValidar", e o município de Gaia, através da Gaiurb -Urbanismo e Habitação, permitiu beneficiar 400crianças carenciadas, que frequentam o projecto"Divertir com o Saber" nos empreendimentossociais, com tratamentos dentários gratuitos.

notícias de gaia | 29.dez.11 pág. 6

Rua Ville deLangon, 509

4410-234 Vila de Canelas VNGTelf. 227 127 269

[email protected]

Rua Tourão, 270 - 4415-903 SANDIM - Telef: 22 763 38 07

FABRICANTEDE PASTELARIAE PÃO QUENTE

PADARIA COELHO

Próspero 2012

Praceta 25 Abril, 109-1.º Dt.º4430-257 VILA NOVA GAIA - Portugal

Telef.: 22 379 90 64 | Fax: 22 379 52 33email: [email protected]

GRACIANO GILMediação Imobiliária, Lda.

Lic. 6318-AMI - Válida até 26/01/2014

Rua Norton de Matos - Gulpilhares Apartado 55 Valadares4406-901 Vila Nova de Gaia Telef. 227 536 110 Fax 227 536 116

www.proclima.pt - email: [email protected]

JANELAS BETAACESSÓRIOS CAIXILHARIA / ALUMINIO

PEÇAS TÉCNICAS PARA INDÚSTRIA

R

Inova.Gaia recebeMenção Especial da EDP

As inovações tecnológicas introduzidas no projecto e concepção do edifícioda Inova.Gaia - Centro de Incubação de Empresas, localizada em S. Félix daMarinha, desenvolvidas com vista à eficiência energética, valeram-lhe umaMenção Especial da EDP.

De entre as 213 empresas a concurso, o Centro de Incubação foidistinguido no âmbito da oitava edição dos 'Prémios EDP - Energia e Ambiente2011', na categoria de serviços, por ser um exemplo no que toca àsustentabilidade e poupança energética.

O vice-presidente da câmara municipal de Gaia, que visitou a Inova.Gaiapara entregar ao director-geral, Fernando Machado, a referida Menção, disseque este pode ser mais um incentivo para a continuidade da implantação depolíticas de desenvolvimento sustentável no concelho: "Este prémio é umaconfirmação do que Gaia tem feito a nível de desenvolvimento sustentável.Este edifício foi criado com a eficiência em vista, com um aproveitamento deluz natural muito acima da média e também com uma gestão centralizada deconsumos".

O Parque Tecnológico, inaugurado em 2009, foi concebido seguindo osprincípios da arquitectura Bioclimática que privilegia a iluminação natural,

uma solução que resulta numa redução significativa do consumo de energiae, consequentemente, dos custos associados.

Na base de concepção do projecto, estava a implementação de umsistema de Gestão de Comando capaz de optimizar, gerir e descentralizar asinstalações eléctricas, permitindo, assim, a racionalização do consumo daenergia. Soma-se a este sistema, a adopção de soluções de iluminação aonível da regulação do fluxo.

A Inova.Gaia representa um investimento de quatro milhões de euros.Tem uma área superior a três mil metros quadrados, divididos por dois pisose 27 salas. Na génese as novas empresas só podem permanecer naInova.Gaia por um período máximo de três anos.

Famílias vilarenses comconsoada solidária

Junta de Vilar do Paraíso distribui 65 cabazes alimentares porfamílias carenciadas da freguesia. Ajuda vai continuar não selimitando ao Natal

Depois de juntar perto de 4,5 toneladas de alimentos, o executivo de Vilardo Paraíso distribuiu 65 cabazes de géneros alimentícios por famíliascarenciadas e devidamente assinaladas pela acção social da junta.

O presidente da autarquia vilarense revelou-se “emocionado” durante aentrega. Acima de tudo porque “vi casais conhecidos desde a infância e queaté há bem pouco tempo tiveram responsabilidades sociais e nascolectividades, mas que agora também precisam de ajuda”, explicou ElísioPinto.

O importante é que esta iniciativa não se fica apenas por um acto solidárionatalício. Elísio Pinto confirmou que, mensalmente, estes 65 casais vãocontinuar a receber este apoio, de acordo com as carências de cada um.

De referir que estes donativos foram conseguidos com a ajuda do BancoAlimentar e de uma recolha feita por voluntários em dois supermercados domunicípio, nos primeiros dias de Dezembro.

29.dez.11 | notícias de gaiapág. 7

R. do Monte, 474 - 4405-812 Vilar do Paraísot. 227 150 890 w f. 227 150 899

Vila Nova de Gaiawww.seabratavares.com

[email protected]

FORMULÁRIOS EM CONTÍNUOPAPEL PARA FOTÓCÓPIA, LASER E INK-JETETIQUETES AUTOCOLANTES EM CONTÍNUO,

FOLHA E BOBINE

Av. Beira Mar, 1143 - Praia de Salgueiros4400-382 Vila Nova de Gaia

Telf. 227 811 363 - email: [email protected]

Numa iniciativa pioneira o Centro HospitalarGaia/Espinho recebe o "I Natal + Solidário", umespectáculo com mais de 20 actuações diferentesde música, teatro e dança organizado pelosvoluntários da Associação das Colectividades deVila Nova de Gaia, pela Liga dos Amigos do CentroHospitalar de Gaia e pelo Gabinete deHumanização do Centro Hospitalar. Todo o projectocontou com trabalho voluntário de mais de umacentena de pessoas que pretendeu proporcionaraos doentes internados e aos profissionais doCentro Hospitalar uma tarde cheia de música eboa disposição, para que todos partilhassem oespírito do Natal. A iniciativa realizou-se no SalãoNobre do Centro Hospitalar, no dia 17 de Dezembro,das 15h30 às 19h30.

Mais de 100 voluntários de Vila Nova de Gaiajuntaram-se para organizar uma iniciativa pioneira.Durante uma tarde, vários grupos da Associaçãodas Colectividades de Gaia desenvolveram umespectáculo de variedades - desde a música, adança, passando pelo teatro - com o intuito deanimar a tarde dos doentes internados e de todosos colaboradores do hospital. De acordo com aorganização, esta é a primeira iniciativa de umprojecto que se pretende que tenha continuidade

I NATAL + SOLIDÁRIO

apoio, conforto e criando, ainda, momentos deconvívio em ambiente natalício, como será o casodesta Festa de Natal Solidária.

O "I Natal + Solidário" é um exemplo de umaacção concertada entre três entidades - Gabinetede Humanização do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho, Associação das Colectividades de VilaNova de Gaia e Liga dos Amigos do CentroHospitalar de Gaia - que conquistou o apoio demais de 100 pessoas, que de forma voluntáriatrabalharam durante vários dias para preparar umaFesta de Natal, para quem diariamente cuidadodos doentes e para que os doentes possam, pormomentos, esquecer os respectivos problemasde saúde.

Este "I Natal + Solidário" conta, entre outrasentidades, com a colaboração dos voluntários devárias Associações de Vila Nova de Gaia:Associação Cultural e Recreativa "Os AmigosVilarenses", Associação Cultural e Recreativa "OsPlebeus Avintenses", Associação Sermonde Cul-tural, Centro Recreativo de Mafamude, GrupoRecreativo de Mafamude, Grupo Recreativo e Cul-tural do Loureiro, Tuna Musical de Santa Marinha eValadares Gaia F.C. Esta festa contou com o apoiode várias empresas locais, nomeadamente o AKIde Vila Nova de Gaia.

nos próximos anos. Não há, até agora, registo deuma iniciativa desta envergadura a nível nacional,com organização e actuações asseguradas, emexclusivo, por voluntários.

Em tempos de dificuldade, as associações devoluntariado assumem uma importância acrescidano contacto com a comunidade, ao proporcionar

notícias de gaia | 29.dez.11 pág. 8

noticias de gaia jornal

Próspero 2012

Próspero 2012

Gaiurb recebe brinquedos daAcademia Sénior para ascrianças carenciadas de Gaia

Partilha de afectos

A Festa de Natal da AcademiaSénior ficou marcada pela oferta debrinquedos à Gaiurb para distribuirpelas crianças mais carenciadasresidentes nos empreendimentossociais de Gaia.

"A Academia Sénior é umexemplo de como se podeenvelhecer fazendo coisas boas elindas, é um exemplo de como sepode abrir o coração desta forma efazer a diferença", afirmou avereadora da Acção Social, na festaque teve lugar no auditório do GinásioClube de Mafamude.

Amélia Traça procedeu à entregasimbólica dos brinquedos a CristinaVilas Boas, coordenadora doDepartamento de Acção Social daGaiurb, que agradeceu em nome detodas as crianças que serãobeneficiadas com esta oferta.

A Festa de Natal da AcademiaSénior, promovida pela Gainima,

contou com a participação dosdançarinos António Salgado a FátimaSalgado, que neste mesmo dia

actuaram no programa "Praça daAlegria", da RTP1, Tunífica - Tuna deMafamude, Rancho Folclórico da

Academia Sénior e, ainda, JoãoRibeiro que disse e leu algunspoemas.

29.dez.11 | notícias de gaiapág. 9

REVEILLONCOM DIVERSÃO SÓ HÁ UMA SOLUÇÃO...

QUINTA DA BOUCINHA RESERVE JÁ.

“Música & Som” e “Dj Latino”

Reservas através de tel: 22 782 77 64 ou918047508

[email protected] | www.boucinha.com

Próspero 2012

Próspero 2012

A RE/MAX inaugurourecentemente os escritórios no Porto,localizados no Edifício Tower Plaza,em Vila Nova de Gaia, numacerimónia que contou com apresença de Manuel Alvarez e BeatrizRubio, Director-Geral e CEO da RE/MAX Portugal, respectivamente, e deMário Fontemanha, vereador doDesenvolvimento Económico e doTurismo da Câmara Municipal deGaia.

A RE/MAX tem como objectivoconsolidar a sua estratégia decrescimento no Norte do país, querepresenta, actualmente, quase 20%do número de transacções total darede, correspondendo a cerca de 8mil transacções/ano.

A maior rede imobiliária a operarem Portugal pretende aumentar asua quota de mercado na regiãoNorte onde dispõe de 58 agências,tendo sido esse um dos objectivosperseguidos pela marca durante esteano. Na Área Metropolitana do Porto,a rede tem 29 agências abertas aopúblico. Manuel Alvarez, director-Geralda RE/MAX Portugal, revela osobjectivos da marca: ”Em Portugal eaté 2014, queremos duplicar anossa quota de mercado de 20%para 40% e para atingirmos esseobjectivo é fundamentalconsolidarmos o negócio no Norte dePaís, onde são feitas apenas 20%das nossas transacções”.

O vereador da Câmara de Vila deNova de Gaia, Mário Fontemanha,acompanhou a inauguração em

REMAX inaugura escritórios no Norte

representação do presidente daCâmara Municipal de Vila Nova deGaia, tendo sublinhado que estainauguração significa mais negócioe mais emprego para a cidade.

Até final de Outubro, a RE/MAX járealizou cerca de 25 mil transacçõesem todo o país, que incluem vendase arrendamentos, uma das opçõesque tem conhecido um maior

desenvolvimento este ano. Apesar dacrise, o número de transacçõesefectuadas pela RE/MAX mantém-sepraticamente idêntico ao do anopassado.

notícias de gaia | 29.dez.11 pág. 10

Rua das Pedrinhas Brancas, 560 | 4410-365 ARCOZELO VNGFax. 227 457 124 | Telm. 918 517 310 | 916 365 303

Email: [email protected]

CaixilhariaAluminio com e sem corte térmico | Vidros

SerralhariasInox, ferro | Portões seccionados e automatismo

serralharia civil, Unipessoal, Lda.

Em Portugal, na noite dapassagem de ano, os portuguesesgostam de fazer barulho, atirandoloiça pela janela ou batendo com astampas das panelas. O importante éfazer muito barulho que, segundo atradição, afasta os maus espíritos epermite começar o ano bem longede todo o mal. Também se comemdoze uvas passas à meia-noite, emcada uma das 12 badaladas do sinoà hora certa, ao mesmo tempo quese idealizam 12 vontades pararealizar durante os 12 meses do ano.

Depois temos a questão da corda roupa. Normalmente, é na roupainterior que se ‘investe’ o que se querque o ano novo traga. Certo é quetem de ser novo… Se procura muitoamor vista-se de vermelho, a cor que

Roupa, romãs e muito barulhoPara solucionar questões

económicas, escolha o amarelo eaproveite para colocar uma nota nosapato. Dizem os mais velhos que àmeia-noite se deve atirar moedas enotas para o ar, atraindo riqueza paratodas as pessoas que na casamoram. Se sentir alguma comichãona palma da mão direita é sinal quefoi bem sucedido, pois o orçamentoirá ficar mais recheado, se sentir omesmo na mão esquerda... prepare-se….é melhor tentar outra coisa.

Escolher o branco para vestirsimboliza a paz, prosperidade, har-monia e luz; o prateado denota odesejo de espiritualidade, a conexãocom a purificação e oração; odourado revela o auge daespiritualidade, as riquezas em

carteira. Ou então, experimentecolocar uma folha de louro na carteirae deixa-a lá no ano inteiro.Representa muito dinheiro!

O que não pode mesmo é passara passagem do ano com os bolsosvazios, porque ficarão assim o restodo ano, e nada de roupa apertadapara não ter dificuldades económi-cas. Certifique-se que tem todos osburacos, rasgões ou botões daroupa cosidos, para atrair a boa sorte!

Com tantos rituais esuperstições, a sua passagem deano vai ser muito animada! O resto…optimismo e pensamentos muitopositivo em 2012!

Reino UnidoNa passagem de ano do Reino

Unido, a meia-noite, todos osbritânicos saem à rua juntos,dançando e cantando a música “AuldLang Syne”.

DinamarcaNa passagem de ano da

Dinamarca é tradição assistir aodiscurso de Ano Novo da Rainha natelevisão, às 18h, e brindar comchampanhe. O jantar é recheado decomidas saborosas numa mesaenfeitada ricamente com comchapéus, cornetas, e crackers (tubode papel que é puxado por duaspessoas, fazendo um estrondoquando rebenta e libertando confetti).

À meia-noite, juntamente com oscânticos e o champanhe, come-sebolo de maçapão, e depois todos vãopara a rua rebentar crackers e ver ofogo-de-artifício.

IrlandaNa passagem de ano na Irlanda,

as raparigas jovens dormem comazevinho debaixo da almofada, naesperança de encontrarem o amorda sua vida no Ano Novo. Muitaspessoas dirigem-se à ilha de Achill,para desfrutar de um dos últimospores-do-sol da Europa, e para ver oúltimo de cada ano. Outra tradiçãode passagem de ano famosa naIrlanda, para a primeira manhã doano, é o mergulho nú nas águasgeladas do Atlântico, para testar asresoluções dos nadadores maiscorajosos.

ItáliaNa noite da passagem de ano em

Itália, os italianos e os turistasestrangeiros devem usar roupa inte-rior vermelha. Outro ritual realizadono final do ano em Roma e Nápoles,alguns italianos atiram pela janela osobjectos que já não querem (roupas,pratos, etc.) para simbolizar oesquecer do passado e a entradanuma vida nova. Adicionalmente,escrevem-se os desejos para o novoano num papel e atiram-se para umalareira, para que se tornem realidade.

o ajudará a atrair fortes emoções,paixão e sensualidade. Não seesqueça que deve beijar, à meianoite, uma pessoa do sexo oposto.Os recém-casados devem deitar-seem lençóis novos, na primeira noitede ano, deixando todas as ameaçasà felicidade ao abandono na máquinade lavar.

Mas se o objectivo é uma carreiraprofissional melhorada, então vista-se de castanho. O mesmo se aplicano caso de estar desempregado.

sentido amplo, mais voltadas para afutilidade; o lilás traduz um desejo dereflexão, a serenidade, os impulsosde espiritualidade; e a cor azuldemonstra um clima de harmonia dediálogos, relações, desejo demelhoria nas comunicações emgeral.

Ultimamente há ainda outratradição: a da romã. Tem de roer setesementes de romã na noite dapassagem de ano, embrulhá-lasnum guardanapo e guardá-las na

29.dez.11 | notícias de gaiapág. 11

Trav. Salvador Brandão 96 | 4405-703 Gulpilhares Vila Nova de GaiaTelefone: 227 625 737 | Telemóvel: 966 572 656

AGÊNCIA FUNERÁRIAManuel Almeida Valente, Unipessoal Lda.

Funerais, Transladações e CremaçõesPara todo o país e estrangeiro

CONSTRUÇÕES J. S. ALVES, LDA.Construção Civil

RESTAUROS - REFORMAS EM GERAL

Rua da Carriça, 108 * 4415-555 GRIJÓTelefone/Fax. 227 633 887

Email: [email protected]

Rua da Gandara, 108 * S. Lourenço4430-421 V. N. GaiaVilar de Andorinho

telef.: 227 833 044fax: 227 839 434email: [email protected] www.supergaia.pt

SUPERGAIADistribuição de Bebidas, Lda.

Distribuidor de bebidas, vinhos,cervejas, refrigerantes, águas

Como manda a tradição, oexecutivo liderado por Luís FilipeMenezes entregou nove casas afamílias de Gaia. Com esta acçãosimbólica, a autarquia pretendepromover junto de alguns apossibilidade de viverem esta épocacom condições condignas ereconfortantes. Uma acção social esolidária bem característica do Na-tal.

Na cerimónia tradicional foramcontempladas famílias carenciadasoriundas das freguesias de Canelas,Arcozelo, Sermonde, Pedroso,Oliveira do Douro, Crestuma e Vilarde Andorinho, que serão realojadasnos empreendimentos de D. AntónioFerreira Gomes (Serzedo), Dr. MotaAmaral (Arcozelo), Francisco PintoBalsemão (Sermonde), Tabosa(Pedroso), D. Armindo Lopes Coelho(Olival), D. Manuel Martins (Oliveira doDouro) e Alberto Martins de Andrade(S. Félix da Marinha).

Ao todo, em 2011, Menezesatribuiu 52 habitações sociais. "EmGaia, temos boa consciência. Todosos recursos financeiros que nos fo-ram atribuídos para habitação social

Natal mais reconfortanteforam esgotados. Desapareceramtodas as manchas negativas, comoilhas e bairros degradados, que fo-ram substituídos porempreendimentos sociais em quasetodas as freguesias do concelho.Temos cerca de 4 mil casas nomercado social de arrendamento",salientou o autarca, durante acerimónia de entrega de novashabitações.

Ainda assim, "não significa queos problemas estejam todos resolvi-dos" e defendeu, a propósito, anecessidade de ajuda do Estadopara encontrar soluções que minimi-zem ou contrariem as dificuldadesdas famílias decorrentes da criseeconómica e financeira do país.

"O País só irá em diante se nãocometermos os mesmos erros dopassado. Não é justo que tanta gentevá sofrer, nos próximos anos, devidoà governação irresponsável do ante-rior executivo", denunciou. Menezesmanifestou uma profundapreocupação com os efeitos da crisenas famílias portuguesas,designadamente ao nível dodesemprego e da falta de capacidade

para honrar compromissosfinanceiros, cujas previsões apontampara um agravamento continuado.

O presidente camarário garantiuque vai continuar a privilegiar asquestões sociais, designadamenteo mercado social de arrendamento,os lares de apoio aos idosos, ascreches municipais, a atribuiçãogratuita de livros escolares, entreoutras medidas de carácter social."Estes benefícios sociais não podemandar para trás", assegurou,salientando que "não há contasequilibradas sem desenvolvimento esensibilidade social".

O edil destacou ainda a obra de

reabilitação urbana da urbanizaçãode Vila d'Este como um exemplo de“sensibilidade social edesenvolvimento”, já que na suaconcretização confere uma maiordignidade habitacional e qualidadede vida a cerca de 14 mil famílias.

A requalificação urbana de Vilad'Este, a maior obra do género emcurso na Europa, vai permitir criaruma nova imagem na entrada sul daÁrea Metropolitana do Porto. Aempreitada relativa à primeira fasetermina no final deste ano e noprimeiro trimestre do próximo anoserá lançado o concurso para asegunda fase.

notícias de gaia | 29.dez.11 pág. 12

Rua de S. Caetano, 551 Apartado 5264411-701 Canelas VNG - Portugal

* Telefone: +351 227 157 100* Fax Geral: +351 227 121 144

* Fax de Armazém: +351 227 157 171

* website: www.autoribeiro.pt * email: [email protected]

Rua S. João (junto ao n.º 501)4405-383 SÃO FÉLIX DA MARINHATELEF./FAX: 227 530 010 | TELEMÓVEL: 964 036 245

Av. da Republica, 1711 S/L Esq. Tras. Sala 24430-206 Vila Nova de Gaia | Telf. 223 700 574Email: [email protected]

Sofia Martins SousaAdvogada

Afinal, há tradições que ainda sãopara manter. Se possível, paraampliar. Em Gaia um dessesexemplos é a Assembleia Solidária,uma iniciativa que envolve osdeputados municipais. Desta vez, asolidariedade foi direitinha paraquatro instituições da cidade - CentroSocial de Coimbrões e Cruzada doBem-Fazer da Paz, ambas de SantaMarinha, Olhar o Futuro, deMafamude, e Abrigo Seguro, deAvintes -, que receberam cabazes denatal muito bem recheados.

Pelo terceiro ano consecutivo, osdeputados aceitaram o convite dopresidente da assembleia municipale doaram algum dinheiro e bensalimentares. O objectivo éproporcionar um Natal melhor juntode gaienses em situações maisfrágeis. Cabe às instituiçõesescolhidas gerir o que foi oferecido edistribuir por aqueles que maisnecessitam. Esta transferência deresponsabilidade para ascolectividades locais é feita já que,muitas vezes, são estas instituições(a par das juntas de freguesia) quemelhor conhecem a realidade local.

Os cabazes, com um custoaproximado de dois mil euros, eram

Assembleia solidáriaconstituídos não só por alimentosnão perecíveis, mas também porlacticínios, óleos, bebidas, doces, eainda pelo tradicional bacalhau.

"Dei preferência às instituiçõesque estão a fazer um bom trabalho,sobretudo as que não têm protocoloscom a Segurança Social, vivendo,portanto, da boa vontade alheia.Desta vez nada pediram, mas vãoreceber. O Centro Social deCoimbrões é excepção, porque temacordos, mas, por vários motivos, temnecessidades extra", explicou avereadora da Acção Social, AméliaTraça, que fez questão de estarpresente na distribuição dos cabazes.

Muito satisfeito esteve opresidente da assembleia municipal.Para César Oliveira, a ajuda dopelouro “ foi essencial” porque estetipo de iniciativa deve obedecer adeterminados critérios: "Não nospodemos seguir por simpatiaspessoais. Temos de ter visão globaldas necessidades e sermosobjectivos. Daí a nossa colaboraçãocom a Acção Social, perfeitamentehabilitada para nos indicar quemrealmente precisa do nossocontributo".

A intenção da Assembleia Munici-

pal é pedagógica, explicou CésarOliveira, e dá mostras de poder, deano para ano, ser muito maior echegar a mais famílias. O presidenteapelou ainda que esta iniciativa sejatomada como exemplo a seguir "porquem pode e por quem quer".

Elísio Pinto, em representação do

grupo parlamentar do PSD apelidoua iniciativa de “brilhante”,aproveitando para dar os parabéns aCésar Oliveira “por este acto tãonobre que tem uma dimensãohumana muito forte, não no âmbitoda caridade, mas sim dasolidariedade".

Dr. Álvaro PiedadeMédico Especialista

Doenças de Boca e Dentes

R. João de Deus, 217 2.º - Sala 20/22 * 4400-185 Vila NovaGaia | Telefone: 223 756 612

Rx Panorâmico / PróteseOrtodontia / Implantes

29.dez.11 | notícias de gaiapág. 13

JJJJJoão Mota Caroão Mota Caroão Mota Caroão Mota Caroão Mota CarpintariapintariapintariapintariapintariaUnipessoal, Lda.Unipessoal, Lda.Unipessoal, Lda.Unipessoal, Lda.Unipessoal, Lda.

R. Rechousa, 885 - Telef./Fax: 227 132 374 - 4405-285 CANELAS VNG

JJJJJoão Mota Caroão Mota Caroão Mota Caroão Mota Caroão Mota CarpintariapintariapintariapintariapintariaUnipessoal, Lda.Unipessoal, Lda.Unipessoal, Lda.Unipessoal, Lda.Unipessoal, Lda.

MÓVEIS DE COZINHAMÓVEIS DE CASA-DE-BANHO

CARPINTARIA EM GERAL

siga-nosNOTÍCIAS DEGAIA jornal

Casa CristãoAgências Funerárias Deseja a toda a

população umas

Boas Festas

Dentro de pouco tempo, as jun-tas de freguesia vão passar a gerir opatrimónio imobilizado de pequenadimensão localizado na respectivaárea de jurisdição. Esta é mais umainiciativa inédita a nível nacional,protagonizada pelo executivo de FilipeMenezes.

O primeiro protocolo dedelegação de competências foiassinado no passado dia 23 deDezembro, entre a câmara e a Juntade Freguesia de Grijó, numacerimónia informal que teve lugar naCasa da Presidência, para a qual fo-ram convidados todos ospresidentes de junta e o ex vice-presidente, Marco António Costa.

"É uma decisão para ficar. Futurosloteamentos, futuras áreas decedência transitarão quasedirectamente para este fundo quecada freguesia vai gerir. É umasituação completamente inédita emPortugal. Num grande municípiocomo este, vai ser, nos próximosanos, uma forma de ajudar a aliviaras finanças das freguesias", explicouo presidente do executivo gaienseapós a assinatura do protocolo,assegurando ainda que os restantesserão celebrados nas primeirassemanas de Janeiro próximo.

Os imóveis municipais quepassarão para as mãos das juntassão, na maioria, resultantes decedências de loteamento, espaçosagora abandonados, muitos delestransformados em lixeiras.

É desejo do município que asautarquias locais zelem pelos ditosespaços, aproveitando-os para

Juntas gerem património imobilizado

construção de pequenosequipamentos públicos, comoparques infantis ou áreasajardinadas, e que estes se tornemnuma fonte de financiamento extra.

Para Filipe Menezes, esta é aaltura ideal para "dar estasinfraestruturas aos cidadãos, de ascolocar nas mãos dos que estãomais próximos das pessoas". É comesse mesmo objectivo que a câmarade Gaia vai ainda transferir para asjuntas de freguesia competências degestão de alguns equipamentosmunicipais desportivos,nomeadamente pavilhões, piscinas,polivalentes e estádios.

É também intenção do municípioestabelecer este tipo de protocolos

com associações de proprietários ede moradores, privados e até com aIgreja Católica.

No futuro, atendendo à possívelfusão de freguesias, o edil voltou adefender o modelo de co-gestão dosequipamentos públicos, desta vezincluindo as juntas no processo dedescentralização: "Essas unidadesterritoriais mais alargadas poderãoe deverão assumir, porventura, agestão de algumas áreas de maiorresponsabilidade. Era sensatotransferir para as câmaras a gestãodos equipamentos de cuidadosprimários de saúde, bem como o 2ºe 3º ciclos e, quiçá, do ensinosecundário. Poder-se-ia, depois,passar a gestão do 1º ciclo do Ensino

Básico para as novas unidadesterritoriais: as freguesias alargadas.Este é o processo correcto dedescentralização administrativa".

Agradecido com o convite deMenezes, Marco António não poupouelogios à prestação do presidente dacâmara e afirmou que contava com oseu apoio nos difíceis anos que seavizinham: "Estamos convictos quepoderemos contar consigo nospróximos anos para grandestrabalhos em nome desta região e,particularmente, em nome do país.Estamos convocados para esta ma-gna tarefa de procurar ultrapassar osconstrangimentos financeiros,económicos e civilizacionais que nosatingem".

8 0 8 1 0 5 0 6 0

notícias de gaia | 29.dez.11 pág. 14

CONSULTÓRIOPraceta do Colégio Gaia 362,1º-Dtº -Fte. | 4400-090 VILA NOVA DE GAIA | Tlf.: 223 799 229

C L Í N I C AC L Í N I C AC L Í N I C AC L Í N I C AC L Í N I C ADENTÁRIADENTÁRIADENTÁRIADENTÁRIADENTÁRIAMarquês Sá da Bandeira, Lda.

Dr. Jorge Papiniano

IMPLANTOLOGIA

ORTODONTIA

PRÓTESE FIXA E REMOVÍVEL

BRANQUEAMENTOS

Joaquim Cardona de OliveiraUnipessoal, Lda.

Serralharia Civil Cardona

travessa das necessidades, 9 * 4405-317 são félix da marinhatelefone. 227 532 745 * telemóvel. 914 256 406

Rua Marquês Sá Bandeira 447, | 4400-217 VILA NOVA DE GAIA Telef. 220 135 420 | Fax. 227 141 048 | Telem. 933 905 596 www.fernandosequeira.pai.pt | Email: [email protected]

Aquecimento Doméstico,Cilindros, Painéis Solares

Aquecimento Central, ArtigosSanitários, Aspiração Central,

Funileiros, Picheleiros, Redes deGás, Redes de Incêndio,

Reparações de Canalizações,Urgências ao Domicílio

A câmara municipal de Gaia e a AssociaçãoCasa dos Professores e Educadores de Gaiaassinaram um protocolo de cooperação queconsiste na cedência de um terreno, situado nafreguesia de Vilar do Paraíso, e avaliado em 570mil euros, com vista à construção do futuro larresidencial 'Casa do Professor'.

O projecto, que está orçado em 2,7 milhões deeuros, prevê a construção de um lar, o qualalbergará 42 quatros, um refeitório, uma salapolivalente, serviços administrativos e de apoio euma área ajardinada, própria para a realização deactividades ao ar livre. A 'Casa do Professor'funcionará como lar de idosos e centro de dia, evai ainda oferecer apoio domiciliário a professoresreformados e seus familiares, não só residentesem Gaia, mas em toda a Área Metropolitana doPorto.

Filipe Menezes referiu que ainda há lugar paraa assinatura deste tipo de protocolos, desde queestes sigam determinadas regras, as quais fo-ram cumpridas pela proposta da Associação daCasa dos Professores e Educadores, determinadoassim o aval positivo do município: "Em primeirolugar, existe uma co-responsabilidade, ou seja, oterreno vai ser utilizado para um fim concreto. Emsegundo lugar, há a preocupação com umproblema muito actual da nossa sociedade: aterceira idade. Felizmente, muitos cidadãos vivemnesse estrato etário mais anos do que na infânciae na adolescência, portanto há que ter preocupaçãocom a sua qualidade de vida. Em terceiro lugar,associamo-nos a esta iniciativa, porqueacreditamos que nada vai voltar a ser como antes.Vamos ter que exigir mais de nós próprios, do pontode vista de cidadania. Não podemos esperar queseja o Estado a resolver todos os nossos

Casa do Professor ficaráem Vilar do Paraíso

problemas presentes e futuros. Temos, por isso,de nos envolver em projectos de cooperação".

Na cerimónia, o autarca expressou o desejode ver o modelo de co-responsabilização na gestãodo ensino ampliado para outros níveis deescolaridade: "O modelo de co-responsabilizaçãodas autarquias com o Estado, na gestão do ensinopré-primário e do 1º ciclo do ensino básico, é umprojecto bem sucedido. Portanto, não há nenhumarazão para que não se caminhe no sentido deampliar esta experiência. Há muito que se deveriater pensado na passagem de competênciassemelhantes para o 2º e 3º ciclos e, quiçá, doensino secundário, pelo menos nas grandescidades. Os autarcas, os professores e outras

entidades ligadas ao processo educativo são maisdo que capazes de assumir por inteiro essaresponsabilidade".

O presidente da associação, José CarvalhoRibeiro, agradeceu a disponibilidade demonstradapor Menezes e assegurou que o novo lar vai ajudaros docentes que futuramente irão usufruir dosserviços e que estes vão continuar a dar o contributoà sociedade: "Estamos em condições paracolaborar, quer culturalmente, quer educativamente,porque vai haver espaço para cumprirmos o nossopapel, ajudando nesta área. Este projecto permite-nos continuar a ter uma vida saudável, continuandoa exercer, ainda que de outra forma, aquela que foia nossa actividade profissional".

29.dez.11 | notícias de gaiapág. 15

monólogosmunicipais

By the way...

Nélson Rodrigues SilvaMediador de

Seguros

R. Quinta das Heras, 26 * 4400-452 Canidelo - Vila Nova GaiaTel./Fax 227 720 072 * Telm. 919 010 721Email: [email protected]

Rua dos Carregais, 100 - 102 Seixo AlvoOLIVAL | 4415-748 Vila Nova de Gaia

Telef. 227 845 191 | Telm. 917 635 960

padaria pastelaria soares dos reis

r. soares dos reis, 2094400-315 vn gaiat. 223 752 666

pão quenteconfeitariapastelariacafetaria

fabrico próprio

de irmãos castro ribeiro, lda.

Bye bye 2011Este é o ano que já parte tarde… e a más horas!Estou fartinha da troika, da crise, de gente oportunista que se refugia

na tal crise passar a perna ao vizinho, de gente pessimista que chorasobre o leite derramado e pouco faz para o limpar, da classe politica quecontinua a ceder a lobbies em vez de mudar radicalmente o nosso país,de uma juventude triste, apática, desresponsabilizada… enfim! Raio deano que está a dois dias de terminar…

Cá pela urbe as coisas também não estão muito melhores… não hánovidades para comentar! É que nem o documento verde da reorganizaçãoda administração local serviu para grandes discussões… pelo menospor agora… é certo que há alguns 'vazios' no projecto e, por isso, estãotodos expectantes no que vai acontecer.

Em Janeiro entramos na segunda metade do mandato. O último deFilipe Menezes. Até agora sabemos muito pouco do que vai acontecer nofinal de 2013. Apenas três dados estão na mesa: Menezes não poderecandidatar-se; Marco António Costa é o 'sucessor natural' do actualautarca; e, finalmente, que Eduardo Vítor Rodrigues prometeu ao lídersocialista - António Seguro - recuperar a câmara de Gaia.

Seguem-nos alguns meses de tabus e outros tantos de aparecimentode candidatos a candidatos ao dispor do município que é como quemdiz… dos partidos.

Nas freguesias então é que vai ser um medir de forças com alguns'barões' a ver escapar o posto de insubstituível…

A nós resta-nos assistir de bancada. Alguns morrerão na praia (parabem da comunidade), outros andarão em bicos de pés (só para ver sealguém repara neles) e outros tentarão a sorte…

Ainda assim, questiono-me se será possível que vá sentir saudadesdeste 2011 tão mau???

Agarrem-se a todos os santinhos e as superstições. Entre no novoano a saltar de uma cadeira, preferencialmente caindo de pé direito nochão. Não se esqueça da romã. E pegue nas tampas dos tachos paradar as boas vindas a 2012. Imprescindível: sorriso e optimismo! A crise eas energias menos boas não se dão com gente com 'bom astral'!

CARTÓRIO NOTARIAL DE VILA NOVA DE GAIANotário Dr. Costa Santos

Avenida da República, 1326,3.°, 4430-129 - Vila Nova de GaiaEXTRATO PARA PUBLICAÇÃO

Joaquim Manuel Pereira de Oliveira, colaborador, devidamenteautorizado, do cartório supra.

Certifico que por escritura de hoje, iniciada a folhas cento e trinta ecinco, do livro quarenta e oito - M, deste Cartório, foi celebrada umaescritura de Justificação em que foram justificantes:

Manuel Rocha da Silva (NIF 156165457 - B. I. 3707735 de 07/11/03)e mulher Maria Adelaide Moreira da Silva (NIF 156165449 - B, í, 3921259de 14/12/07, Porto), casados na comunhão de adquiridos, naturais dafreguesia de Lever, deste município, onde residem no lugar da Portelinha,que declararam:

Que, com exclusão de outrem, são donos e legítimos possuidoresdo seguinte prédio rústico:

Terreno a mato, com a área de oitocentos e seis metros quadrados,sito na rua Central, freguesia de Lever, dita, a confrontar do norte comherdeiros de Francisco da Silva e Sousa, do sul com herdeiros de MárioMoreira da Silva, do nascente com Manuel Joaquim da Silva Santos e dopoente com a rua Central, omisso na Segunda Conservatória do RegistoPredial de Vila Nova de Gaia a cuja área pertence e nas outrasConservatórias a cuja área já pertenceu, mas inscrito na respectiva matriz,em nome do justificante marido, sob o artigo 1619, com o valor patrimo-nial tributário de 400,00 Euros.

Que não são detentores de qualquer título formal que legitime odomínio do mesmo pois foi por eles adquirido, ainda omisso narespectiva matriz, no ano de mil novecentos e setenta e oito a Joaquimdos Santos e mulher Maria da Silva, que foram casados na comunhãogeral e residentes na mencionada freguesia de Lever, por contrato ver-bal de compra e venda que nunca chegaram a formalizar.

Que, não obstante isso, têm usufruído desde então o indicado prédiorústico, participando-o à matriz, pagando as respectivas contribuições eimpostos, roçando o mato e silvas, cortando árvores, praticando, enfim,todos os actos correspondentes ao direito de propriedade plena, comânimo de quem exercita direito próprio, na convicção de não lesar odireito de outrem e de serem titulares do respectivo direito de propriedade,tudo isto à vista e com conhecimento de toda a gente, reiterada eininterruptamente, sem violência nem oposição de ninguém, por umperíodo de tempo superior a vinte anos, sendo, por isso, uma possepública, contínua e pacífica.

Que, assim, adquiriram o identificado prédio por USUCAPIÃO, modoesse que, pela sua natureza, não é susceptível de ser comprovado pelosmeios extrajudiciais normais.

Vila Nova de Gaia e Cartório Notarial de Alberto da Costa Santos,treze de Dezembro de dois mil e onze.

O colaborador,a) Joaquim Manuel Pereira de Oliveira - 212/1

Notícias de Gaia, n.º 510 de 29 de Dezembro de 2011

notícias de gaia | 29.dez.11 pág. 16

Gaia +Solidária

Entrega de Habitações Sociais

Assembleia Municipal Solidária

Reconhecimento de Alunos de Excelência

Entrega de kits Escolares