repeaters

6
REPEATERS Em informática, repetidor é um equipamento utilizado para interligação de redes idênticas, pois eles amplificam e regeneram eletricamente os sinais transmitidos no meio físico. Um repetidor atua na camada física (Modelo OSI). Ele recebe todos os pacotes de cada uma das redes que interliga e os repete nas demais redes sem realizar qualquer tipo de tratamento sobre os mesmos. Não se pode usar muitos destes dispositivos em uma rede local, pois degeneram o sinal no domínio digital e causam problemas de sincronismo entre as interfaces de rede. Repetidores são utilizados para estender a transmissão de ondas de rádio, por exemplo, redes wireless, wimax e telefonia celular.

Upload: sergiocef96

Post on 12-Jul-2015

741 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Repeaters

REPEATERS • Em informática, repetidor é um equipamento utilizado para interligação de redes

idênticas, pois eles amplificam e regeneram eletricamente os sinais transmitidos no meio físico.

• Um repetidor atua na camada física (Modelo OSI). Ele recebe todos os pacotes de cada uma das redes que interliga e os repete nas demais redes sem realizar qualquer tipo de tratamento sobre os mesmos. Não se pode usar muitos destes dispositivos em uma rede local, pois degeneram o sinal no domínio digital e causam problemas de sincronismo entre as interfaces de rede.

• Repetidores são utilizados para estender a transmissão de ondas de rádio, por exemplo, redes wireless, wimax e telefonia celular.

Page 2: Repeaters

HUBS • Os hubs são usados para ligar os vários dispositivos

que compõem uma rede, computadores, impressoras ou outros.

• O termo hub é usado para referir um dispositivo de rede que liga os computadores entre si, mas porque passa ou repete toda a informação que recebe para todas as suas portas, serve também de repetidor.

• Os hubs podem ser usados para estender uma rede, mas isso faz com que circule na rede bastante tráfego desnecessário, já que ele envia a mesma informação para todos os dispositivos da rede.

Page 3: Repeaters

SWITCHES

• Os Switches (por vezes também designados por switching hubs - hubs de comutação) - são dispositivos que, para além de permitirem a centralização das ligações entre os computadores de uma rede local, proporcionam a comutação e o controlo de tráfego entre computadores e sub-redes (semelhantes ás Bridges, mas com potencialidades adicionais).

Page 4: Repeaters

BRIDGES

• As Bridges são dispositivos que permitem dividir uma rede local em duas ou interligar duas redes já existentes e gerir o tráfego entre essas sub-redes resultantes. Estes dispositivos podem ser utilizados para ligar duas sub-redes locais, situadas em diferentes compartimentos; desta forma controlasse o tráfego das mensagens, de modo a deixar passar de um segmento da rede para o outro apenas as mensagens destinadas a um computador situado no outro segmento, reduzindo assim possíveis congestionamentos de tráfego de mensagens. As bridges podem também ser usadas para interligar sub-redes através de um backbone (espinha dorsal ou cabo principal da rede) ou para interligar redes situadas em locais geográficos afastados, permitindo constituir redes mais abrangentes.

Page 5: Repeaters

ROUTERS

• Os Routers são dispositivos de encaminhamento (Routing) de mensagens, os quais permitem interligar redes locais (tal como as Bridges, mas proporcionando funções de nível mais elevado) ou interligar redes remotas, constituindo dessa forma uma WAN ou uma Internet (no sentido genérico deste termo: Interligação de redes).

Page 6: Repeaters

GATEWAYS

• Os Gateways são dispositivos (normalmente, computadores) com funções semelhantes aos Routers ou, por vezes com algumas funções adicionais ou distintas.

• Actualmente, os gateways são mais usados para actuarem como intermédios de comunicação entre dois sistemas que usam diferentes sistemas operativos ou protocolos de comunicação.