relatÓrio externato de · o presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do...

27
EXTERNATO DE VILA MEÃ AMARANTE RELATÓRIO Área Territorial de Inspeção do Norte

Upload: others

Post on 27-May-2020

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

EXTERNATO DE VILA MEÃ AMARANTE

RELATÓRIO

Área Territorial de Inspeção do Norte

Page 2: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Externato de Vila Meã – Amarante

2

Níveis de ensino

EPE 1.º CEB 2.º CEB 3.º CEB SEC

Externato de Vila Meã -- -- X X X

Page 3: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Externato de Vila Meã – Amarante

3

1. Introdução

A Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, alterada pelo Art.º 182 da Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro, aprovou o sistema de avaliação dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, no âmbito do qual se realizaram, até à data, dois ciclos de Avaliação Externa das Escolas, o primeiro entre 2006-2007 e 2010-2011 e o segundo entre 2011-2012 e 2016-2017.

No ano letivo 2018-2019 iniciou-se o terceiro ciclo da Avaliação Externa das Escolas.

O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso a uma metodologia que inclui a observação da prática educativa e letiva, efetuada nos dias 29 e 30 de abril de 2019, a análise dos documentos estruturantes, dos dados estatísticos oficiais e das respostas aos questionários de satisfação aplicados a alunos, docentes e não docentes e pais/encarregados de educação, bem como a visita às instalações e entrevistas a elementos da comunidade educativa, realizadas entre os dias 13 e 16 de maio de 2019.

Escala de avaliação

Níveis de classificação dos quatro domínios

Excelente: predomínio de pontos fortes em todos os campos de análise, incluindo práticas inovadoras e resultados notáveis. Não existem áreas que carecem de melhorias significativas. Tanto as práticas inovadoras como os resultados notáveis são generalizados e sustentados.

Muito bom: predomínio de pontos fortes em todos os campos de análise, incluindo boas práticas e resultados notáveis. Tanto as boas práticas como os resultados notáveis são generalizados.

Bom: os pontos fortes sobrepõem-se significativamente aos pontos fracos, na maioria dos campos de análise. Os resultados são positivos na maioria dos indicadores, mas existem ainda áreas significativas de melhoria.

Suficiente: os pontos fortes sobrepõem-se aos pontos fracos, na maioria dos campos de análise, mas a ação ainda não é generalizada, nem sustentada. Os resultados são positivos na maioria dos indicadores, mas existem ainda lacunas importantes e a melhoria nos últimos anos não é evidente.

Insuficiente: os pontos fracos sobrepõem-se aos pontos fortes ou existem áreas importantes que carecem de melhorias urgentes. Os resultados são globalmente negativos e não revelam uma tendência de melhoria consistente.

O relatório apresentado no âmbito da Avaliação Externa das Escolas 2018-2019 está disponível na página da IGEC.

Page 4: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Externato de Vila Meã – Amarante

4

2. Quadro resumo das classificações

DOMÍNIO CLASSIFICAÇÃO

Autoavaliação Suficiente

Liderança e gestão Bom

Prestação do serviço educativo Suficiente

Resultados Bom

3. Pontos fortes

DOMÍNIO PONTOS FORTES

Autoavaliação

Eficácia das ações, no que às questões de inclusão diz respeito, na afetação de recursos e na implementação de medidas.

Liderança e gestão

Liderança do conselho de administração e direção pedagógica que incentiva as boas relações entre todos os atores organizacionais.

Mobilização da comunidade educativa incluindo uma participação expressiva dos pais e encarregados de educação na vida dos seus educandos.

Dinâmica de adesão criteriosa a projetos com impacto na qualidade das aprendizagens.

Prestação do

serviço educativo

Envolvimento dos alunos na comunidade, reconhecido pelo desenvolvimento de atividades com impacto social e pela recetividade das instituições para a realização de estágios profissionais.

Oferta educativa diversificada respondendo, assim, a diferentes necessidades.

Resultados

Crescente taxa de empregabilidade no âmbito dos cursos profissionais e as práticas de equidade.

Sistematização de ações nas vertentes solidária e de voluntariado com impacto social na comunidade.

Níveis elevados de satisfação da comunidade educativa face ao serviço prestado.

Page 5: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Externato de Vila Meã – Amarante

5

4. Áreas de melhoria

DOMÍNIO ÁREAS DE MELHORIA

Autoavaliação

Implementação de um processo de autoavaliação participado e sistemático, e consequente construção de ações estratégicas de melhoria, quer a nível organizacional quer a nível do processo de ensino e de aprendizagem.

Desenvolvimento de dispositivos de monitorização das ações de melhoria.

Liderança e gestão

Hierarquização e calendarização dos objetivos e das metas do projeto educativo, articuladas com o plano anual de atividades, por forma a positivar a sua capacidade estratégica e operativa.

Definição de uma ação estratégica de formação orientada para a consolidação científica e para a renovação de práticas metodológicas.

Prestação do

serviço educativo

Envolvimento dos alunos em atividades de corregulação da aprendizagem assente numa prática de diálogo, reflexiva e cooperativa, com efeito na regulação da aprendizagem pelo aluno e do ensino pelo professor.

Articulação curricular horizontal e vertical como estratégia de melhoria das aprendizagens.

Recurso a atividades experimentais mobilizadoras da participação ativa do aluno na construção do seu próprio conhecimento.

Resultados

Identificação e implementação de medidas eficazes de promoção do sucesso no 3.º ciclo do ensino básico.

Apropriação do código de conduta pela comunidade educativa para um eficaz tratamento dos incidentes verificados.

5. Juízos avaliativos

5.1 – Autoavaliação

Desenvolvimento É desenvolvido um sistema de gestão de qualidade (norma ISO 9001) por uma entidade externa, com particular enfoque na normalização dos procedimentos administrativos e documentos internos. O envolvimento da comunidade educativa verifica-se através do preenchimento de questionários de satisfação, no entanto, os resultados são inconsequentes e desconhecidos pela comunidade. Complementarmente, existem dispositivos de autoavaliação que incidem na análise dos resultados académicos e no levantamento das necessidades de formação contínua.

Page 6: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Externato de Vila Meã – Amarante

6

Consistência e impacto Os procedimentos de autoavaliação resultam mais de uma representação fundada nas perceções dos docentes do que de um processo sistemático, cíclico e sustentado. As ações de melhoria parecem minorar situações de insucesso académico, porém estas ações carecem de uma melhor e concertada monitorização por forma a contribuir para a melhoria das práticas. A atenção dos profissionais, no que às questões de inclusão diz respeito, tem permitido respostas eficazes na afetação de recursos e implementação de medidas.

5.2 – Liderança e gestão

Visão e estratégia A visão e missão estão enquadradas por valores e princípios, muito embora não tenha ficado clara a importância atribuída ao documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

O planeamento da ação definido no projeto educativo não se afigura firmado numa cultura autoavaliativa e o facto de os objetivos e as metas não estarem hierarquizados e calendarizados reduzem a sua capacidade estratégica e operativa. Este documento carece de uma abordagem mais holística da organização, por forma a contemplar a totalidade da oferta formativa, nomeadamente os cursos profissionais e os cursos de educação e formação.

O plano anual de atividades configura alguma falta de articulação com o projeto educativo o que lhe retira alguma coesão e instrumentalidade.

Liderança O conselho de administração e a direção pedagógica revelam uma liderança forte que incentiva as boas relações entre todos os atores organizacionais. Assumem com eficácia a prevenção, a gestão e a mediação de conflitos. As lideranças intermédias são valorizadas.

Há uma mobilização da comunidade educativa, de que são exemplos atividades, como o Desfile de Carnaval e a Campanha de Solidariedade - Natal, realizadas com forte impacto na comunidade e, particularmente entre os pais, traduzindo uma maior e melhor participação na vida dos seus educandos.

Está estabelecida uma rede de parcerias e protolocos com instituições da região que tem constituído uma mais-valia para a realização de estágios profissionais e para a resolução de problemas e dificuldades dos alunos. Releva-se uma dinâmica de adesão criteriosa aos projetos, em particular os que têm impacto na qualidade das aprendizagens.

Page 7: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Externato de Vila Meã – Amarante

7

Gestão Os critérios pedagógicos para a constituição das turmas concorrem, de uma forma adequada, para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem. Apesar da existência de um código de conduta, este não é suficientemente conhecido pela comunidade educativa o que compromete a sua operacionalização.

O ambiente escolar é caracterizado por uma relação de proximidade entre alunos, docentes e demais trabalhadores, a segurança é objeto de atuação preventiva e os princípios para a educação inclusiva estão plenamente garantidos.

Os recursos humanos são geridos adequadamente, potenciadas as suas competências e capacidades e ouvidos nas tomadas de decisão. O plano de formação, do pessoal docente e não docente, responde às necessidades identificadas pelo processo de gestão da qualidade, no entanto há necessidade de uma ação estratégica de formação orientada para a consolidação científica e para a renovação de práticas metodológicas.

Os recursos informáticos existentes nas salas de aula não são suficientemente otimizados. A afetação dos laboratórios nem sempre corresponde ao fim a que se propõe, sobressaindo a necessidade de um maior investimento para promover o ensino experimental das ciências.

Os circuitos digitais são privilegiados para a comunicação interna e externa, havendo um controlo eficaz da qualidade e no rigor da informação.

5.3 – Prestação do serviço educativo

Desenvolvimento pessoal e bem-estar das crianças e alunos A promoção da autonomia e da responsabilidade individual decorre implicitamente da tomada de decisão dos alunos no modo de execução das tarefas propostas, focalizadas na aquisição dos conhecimentos, em detrimento do seu compromisso na estruturação e gestão do processo de ensino e de aprendizagem. É evidente a qualidade do envolvimento dos alunos na comunidade, reconhecida pelo desenvolvimento de atividades com impacto social e pela recetividade das instituições para a realização de estágios profissionais.

A promoção do bem-estar pessoal e social, bem como a sensibilização e prevenção de comportamentos de risco, são potenciadas através de um conjunto de atividades organizadas pelos vários intervenientes. O tempo útil de aula é otimizado, verificando-se um acompanhamento próximo prestado aos alunos em função das suas solicitações e do envolvimento de todos nas tarefas de sala de aula. São ainda proporcionadas atividades direcionadas para a orientação escolar e profissional.

Page 8: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Externato de Vila Meã – Amarante

8

Oferta educativa e inovação pedagógica A oferta educativa é diversificada respondendo, assim, a diferentes necessidades. É enriquecida com um número significativo de iniciativas que abrange os domínios científico, cultural e desportivo, em todos os anos de escolaridade e incide no desenvolvimento de competências disciplinares e transversais. São visíveis os seus contributos para o desenvolvimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, apesar de, em algumas atividades, serem pouco notórios.

A prática pedagógica assenta na operacionalização de atividades usuais. Destaca-se, no entanto, uma iniciativa individual - Professor por um dia - pela promoção do relacionamento interpessoal dos alunos de diferentes ciclos.

A articulação curricular incide na gestão dos conteúdos, com caráter pouco formal e sistemático, não sendo percetível o seu impacto na planificação das aprendizagens. A educação para a cidadania não contempla projetos transversais, não se verificando um trabalho articulado entre os ensinos básico e secundário.

Ensino, aprendizagem e avaliação A prática letiva privilegia uma abordagem transmissiva, articulada com o estabelecimento de um diálogo vertical entre o professor e os alunos e a realização de tarefas para a aplicação dos conhecimentos.

O trabalho em equipa assenta na constituição de pequenos grupos para a concretização conjunta de uma tarefa, porém, sem a implementação intencional de estratégias explicitamente orientadas para o desenvolvimento da capacidade de cooperação e de competências sociais. O recurso a atividades experimentais é limitado, assumindo principalmente uma função de ilustração do conhecimento conceptual.

Para a melhoria dos resultados são utilizadas medidas de reforço em regime de desdobramento, o apoio ao estudo e a coadjuvação. As ações personalizadas, em função dos contextos individuais, revelam-se eficazes na promoção da equidade e inclusão.

A avaliação que os professores designam como formativa está focalizada na identificação dos conhecimentos adquiridos / não adquiridos, não estando direcionada para o desenvolvimento da capacidade do aluno efetuar a autorregulação da sua aprendizagem. Os critérios de avaliação não estão articulados com as aprendizagens essenciais, nem integram descritores de desempenho.

A natureza das aprendizagens a desenvolver não é potenciada pelos recursos educativos existentes, designadamente, informáticos, biblioteca e laboratórios. Existe uma estratégia orientada para o envolvimento das famílias, com medidas eficazes no acompanhamento do percurso escolar dos alunos.

Page 9: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Externato de Vila Meã – Amarante

9

Planificação e acompanhamento da prática letiva Não existem processos formalizados de autorregulação da prática letiva. O trabalho colaborativo entre docentes não é uma prática potenciada, estando dependente de iniciativas individuais. A regulação pelas lideranças incide fundamentalmente ao nível dos resultados académicos e do cumprimento do currículo.

5.4 Resultados

Resultados académicos No triénio 2014-2105 a 2016-2017, os resultados dos alunos no 2.º ciclo do ensino básico são bons, situam-se sempre acima da média nacional, considerando os alunos do país com perfil socioeconómico semelhante. No 3.º ciclo, no último triénio, os resultados são pouco satisfatórios, estando aquém da média dos alunos do país que tinham um nível escolar semelhante à entrada neste ciclo.

A percentagem de alunos que obtém positiva nos exames nacionais do 12.º ano, dos cursos cientifico-humanísticos, após um percurso sem retenções nos 10.º e 11.º anos, tem melhorado no último triénio, superando no último ano a média dos alunos do país que tinham um nível escolar semelhante à entrada no ensino secundário.

A percentagem de alunos que concluíram o ensino profissional em três anos ou menos situa-se acima da média dos alunos do país que tinham um perfil socioeconómico semelhante à entrada do ensino secundário.

Os bons resultados dos alunos oriundos de contextos socioeconómicos desfavorecidos são demonstrativos das práticas de equidade. Já no que se refere aos resultados para a inclusão, estes relevam a necessidade de investir na monitorização e avaliação da eficácia da aplicação, em particular, das medidas seletivas e adicionais.

Resultados sociais O envolvimento dos alunos nas atividades por eles desenvolvidas é sistemático e tem um impacto considerável na comunidade educativa, em particular no âmbito da solidariedade e cidadania. A percentagem de alunos retidos por faltas evoluiu no último triénio, estando focalizada no 3.º ciclo.

Não sendo expressiva a percentagem de medidas disciplinares sancionatórias, as normas e o código de conduta não estão suficientemente apropriados para um eficaz tratamento dos incidentes verificados.

A crescente taxa de empregabilidade no âmbito dos cursos profissionais e a oferta formativa diversificada, respondendo a necessidades regionais, são indicadores positivos do impacto da escolaridade no percurso escolar dos alunos.

Page 10: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Externato de Vila Meã – Amarante

10

Reconhecimento da comunidade O Externato é o principal impulsionador de desenvolvimento socioeconómico da região, sendo reconhecido por toda a comunidade educativa.

A valorização dos resultados académicos dos alunos verifica-se através dos quadros de mérito, no entanto, não existem iniciativas destinadas a valorizar os resultados sociais.

Os eventos com maior impacto local surgem por sua iniciativa e pela capacidade de envolver a comunidade. São disponibilizados os espaços para o desenvolvimento de atividades de carácter social e desportivo.

6. Sugestão de avaliação intercalar

39,0%

57,1%61,1%

0%

20%

40%

60%

80%

100%

2015 2016 2017 2018 2019

Ano de conclusão do ciclo de formação

Taxas de Empregabilidade - Cursos Profissionais

Linha de Tendência

____________________________________________________________________________________

Page 11: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Externato de Vila Meã – Amarante

11

Data: 30-07-2019

A Equipa de Avaliação Externa: José Eduardo A. Moreira, José Luís J. C. Silva, Luís Carlos F. C. Lobo, Maria João C. Carvalho

Concordo.

À consideração do Senhor Inspetor-Geral da Educação e Ciência, para homologação.

A Chefe de Equipa Multidisciplinar da Área Territorial de Inspeção do Norte

Madalena Moreira 2019-09-30

Homologo.

Por delegação de competências do Senhor Ministro da Educação nos termos do Despacho n.º 5477/2016, publicado no D.R. n.º 79,

Série II, de 22 de abril de 2016

Page 12: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Externato de Vila Meã – Amarante

12

ANEXOS

Anexo 1 – Caracterização

Estabelecimento de Ensino Externato de Vila Meã Concelho Amarante Data da constituição 1964 Outros Contrato de Associação – Apoio financeiro

Oferta Formativa

Nível/Ciclo Alunos (N.º) Turmas (N.º)

2.º CEB 261 10

3.º CEB 437 16

ES (Científico-Humanístico) - Ciências e Tecnologias - Ciências Socioeconómicas - Línguas e Humanidades

302 11

ES (Cursos Profissionais) - Técnico de Ação Educativa - Técnico de Comércio - Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores - Técnico de Eletrónica, Automação e Comando - Técnico de Instalações Elétricas - Técnico de Análises Laboratoriais

202 9

CEF – Operador de Logística 45 2 TOTAL 1247 48

Ação Social Escolar

Alunos apoiados Número % Escalão A 316 25,3

Escalão B 347 27,8

TOTAL 663 53,1

Recursos Humanos

Docentes 80

Não Docentes

Auxiliares de ação educativa 19

Funcionários administrativos e técnicos

7

Técnicos superiores 4

Page 13: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Externato de Vila Meã – Amarante

13

Anexo 2 – Informação estatística

Page 14: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

2.1

INFOESCOLAS

Estatísticas por estabelecimento

Externato de Vila Meã - Amarante

14

Page 15: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

Externato de Vila Meã, Amarante

ESTATÍSTICAS DO ENSINO BÁSICO - 2.º Ciclo - Ensino Geral

Externato de Vila Meã, Amarante

http://infoescolas.mec.pt/?code=1301633&nivel=2

ESTATÍSTICAS DO ENSINO BÁSICO - 3.º Ciclo - Ensino Geral

Externato de Vila Meã, Amarante

http://infoescolas.mec.pt/?code=1301633&nivel=3

ESTATÍSTICAS DO ENSINO SECUNDÁRIO – CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

Externato de Vila Meã, Amarante

http://infoescolas.mec.pt/?code=1301633&nivel=4

ESTATÍSTICAS DO ENSINO SECUNDÁRIO – CURSOS PROFISSIONAIS

Externato de Vila Meã, Amarante

http://infoescolas.mec.pt/?code=1301633&nivel=5

Externato de Vila Meã - Amarante

15

Page 16: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

2.2

Indicadores de percurso

por ciclo de ensino

Externato de Vila Meã - Amarante

16

Page 17: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

Externato de Vila Meã

2.º Ciclo - Ensino Geral

3.º Ciclo - Ensino Geral

Escola: #REF! Externato de Vila MeãATI: 0,00

Indicadores de Percursopor ciclo de ensino

2013/14 2014/15 2015/16 2016/17Nº de alunos analisados 216 211 180 201

216211

180

201

% de conclusões no tempona escola

% nacional para alunos comperfil semelhante

2013/14 89% 79%2014/15 97% 83%2015/16 91% 86%2016/17 97% 89%

89%79%

97%83%

91%86%

97% 89%

2013/14 2014/15 2015/16 2016/17Percentil da unidade no

indicador*91 98 78 91

9198

78

91

2014/15 2015/16 2016/17 2017/18Nº de alunos analisados 214 208 222 210

214

208

222

210

% de percursos diretos de sucesso

% nacional para alunos comperfil semelhante

2014/15 29% 37%2015/16 31% 37%2016/17 38% 45%2017/18 38% 42%

29%37%

31%37%38%

45%38%

42%

2014/15 2015/16 2016/17 2017/18Percentil da unidade no

indicador** 15 25 19 28

1525

1928

Fonte: Dados reportados pelas escolas ao Ministério da Educação. Apuramentos DGEEC.

Externato de Vila Meã - Amarante

17

*O percentil apresentado reflete a posição relativa da escola no indicador "diferença entre a % de conclusões no tempo na escola e a % nacional para alunos com perfil semelhante."

** O percentil apresentado reflete a posição relativa da escola no indicador "diferença entre a % de percursos diretos de sucesso na escola e a % nacional para alunos com perfil semelhante."

Page 18: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

Externato de Vila Meã

Indicadores de Percursopor ciclo de ensino

Ensino Secundário - Cursos Científico-Humanísticos

Ensino Secundário - Cursos Profissionais

2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18Nº de alunos analisados 121 130 119 148 140

121130

119

148140

% de percursos diretos de sucesso

% nacional para alunos comperfil semelhante

2013/14 28% 20%2014/15 24% 25%2015/16 20% 23%2016/17 26% 33%2017/18 31% 30%

28%20%24% 25%

20% 23%26%33%31% 30%

2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18Percentil da unidade no

indicador*87 46 38 17 61

87

4638

17

61

2014/15 2015/16 2016/17Nº de alunos analisados 27 49 58

27

49

58

% de conclusões no tempona escola

% nacional para alunoscom perfil semelhante

2014/15 85% 63%2015/16 69% 58%2016/17 79% 67%

85%

63%69%

58%

79%

67%

2014/15 2015/16 2016/17Percentil da unidade no

indicador**86 73 72

86

73 72

Fonte: Dados reportados pelas escolas ao Ministério da Educação. Apuramentos DGEEC.

* O percentil apresentado reflete a posição relativa da escola no indicador "diferença entre a % de percursos diretos de sucesso na escola e a % nacional para alunos com perfil semelhante."

Externato de Vila Meã - Amarante

18

** O percentil apresentado reflete a posição relativa da escola no indicador "diferença entre a % de conclusões no tempo na escola e a % nacional para alunos com perfil semelhante."

Page 19: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

Avaliação Externa das Escolas

Externato de Vila Meã - Amarante

19

Anexo 3 – Questionários de satisfação - relatório

Page 20: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

Externato Vila Meã, Amarante

Nº % Nº % Nº % Nº % Nº %

Muitas vezes Às vezes Raramente Nunca Não responde

Identificação da escola\agrupamento:

Q2 - QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS DOS 2.º E 3.º CICLOS E SECUNDÁRIO

1 As tarefas que realizo nas aulas são interessantes e ajudam-me a aprender 235 63% 119 32% 13 4% 3 1% 1 0%

2 Os professores apoiam os alunos quando têm dificuldades em aprender 268 72% 88 24% 5 1% 4 1% 6 2%

3 Sou incentivado a melhorar o meu desempenho escolar 213 57% 124 33% 21 6% 4 1% 9 2%

4 Avalio o meu trabalho nas aulas 137 37% 188 51% 33 9% 8 2% 5 1%

5 Nas aulas, a avaliação contribui para melhorar o meu trabalho 232 63% 114 31% 12 3% 2 1% 11 3%

6 Sou incentivado a apresentar as minhas ideias para melhorar as aulas 167 45% 159 43% 38 10% 4 1% 3 1%

7 Sou motivado a pesquisar para alargar os meus conhecimentos 167 45% 153 41% 44 12% 6 2% 1 0%

8 Na escola realizo trabalhos práticos e experiências 150 40% 165 44% 40 11% 13 4% 3 1%

9 Recorro à biblioteca escolar para enriquecer os conhecimentos 75 20% 114 31% 102 27% 69 19% 11 3%

10 Na escola uso os computadores/tablets para realizar tarefas escolares 83 22% 103 28% 80 22% 88 24% 17 5%

11 Na escola participo em projetos ligados à saúde e ao bem-estar 109 29% 138 37% 81 22% 30 8% 13 4%

12 Na escola sou incentivado a participar em ações de solidariedade e cidadania

170 46% 124 33% 47 13% 26 7% 4 1%

13 Faço trabalhos de grupo na sala de aula 199 54% 135 36% 32 9% 4 1% 1 0%

14 Tenho oportunidades para apresentar alguns dos meus trabalhos, na escola ou na comunidade

142 38% 184 50% 32 9% 11 3% 2 1%

15 Na escola sou apoiado para fazer as minhas escolhas de orientação escolar e profissional

155 42% 170 46% 26 7% 11 3% 9 2%

16 Os adultos da minha escola ajudam os alunos que precisam 214 58% 119 32% 24 6% 5 1% 9 2%

17 Na escola os alunos respeitam as diferenças entre uns e outros 145 39% 172 46% 42 11% 7 2% 5 1%

18 Os alunos sabem estar de forma adequada nos diferentes espaços escolares

113 30% 205 55% 42 11% 9 2% 2 1%

20

Page 21: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

19 Os professores resolvem bem as situações de indisciplina 209 56% 142 38% 13 4% 4 1% 3 1%

20 São pedidas aos alunos sugestões de melhoria para o funcionamento da escola

158 43% 155 42% 45 12% 10 3% 3 1%

21 O ambiente da minha escola é acolhedor 183 49% 158 43% 19 5% 5 1% 6 2%

22 Sinto-me seguro na escola 239 64% 96 26% 13 4% 12 3% 11 3%

23 Gosto da minha escola 249 67% 78 21% 22 6% 14 4% 8 2%

47,02%Total de Questionários 371 37,54% 9,68% 4,09% 1,68%

16 de abril de 2019

Externato de Vila Meã - Amarante

21

Page 22: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

Externato Vila Meã, Amarante

Nº % Nº % Nº % Nº % Nº %

Concordo Discordo Discordo totalmente Não sei Não responde

Identificação da escola\agrupamento:

Nº %

Concordo totalmente

Q3 - QUESTIONÁRIO AOS TRABALHADORES DOCENTES

1 A escola mobiliza a comunidade educativa em torno do projeto educativo

48 72% 19 28% 0 0% 0 0% 0 0% 0 0%

2 Os docentes estão ativamente envolvidos na consecução da visão que orienta a ação da escola

39 58% 28 42% 0 0% 0 0% 0 0% 0 0%

3 O trabalho colaborativo entre docentes é efetivo 24 36% 40 60% 2 3% 0 0% 0 0% 1 1%

4 Os docentes utilizam mecanismos de autorregulação das suas práticas pedagógicas

33 49% 34 51% 0 0% 0 0% 0 0% 0 0%

5 As lideranças promovem mudanças significativas para a melhoria da escola

41 61% 25 37% 1 1% 0 0% 0 0% 0 0%

6 As lideranças valorizam os contributos dos docentes para o bom funcionamento da escola

44 66% 21 31% 1 1% 0 0% 0 0% 1 1%

7 As lideranças gerem bem os conflitos 30 45% 33 49% 1 1% 0 0% 2 3% 1 1%

8 Os docentes são auscultados e participam na autoavaliação da escola

43 64% 21 31% 0 0% 0 0% 2 3% 1 1%

9 A autoavaliação da escola contribui para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem

41 61% 24 36% 1 1% 0 0% 0 0% 1 1%

10 Os recursos educativos são otimizados para o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem

30 45% 35 52% 1 1% 0 0% 0 0% 1 1%

11 Os projetos da escola contribuem para a formação pessoal e autonomia das crianças e dos alunos

42 63% 24 36% 0 0% 0 0% 0 0% 1 1%

12 O processo de ensino e aprendizagem prevê estratégias diversificadas em função das necessidades das crianças e dos alunos

42 63% 24 36% 0 0% 0 0% 1 1% 0 0%

13 A oferta educativa é adequada às necessidades de formação dos alunos

28 42% 35 52% 2 3% 0 0% 1 1% 1 1%

14 A escola propicia um ambiente escolar acolhedor 42 63% 24 36% 1 1% 0 0% 0 0% 0 0%te

22

Page 23: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

15 A escola propicia um ambiente escolar inclusivo 45 67% 20 30% 1 1% 0 0% 1 1% 0 0%

16 As situações de indisciplina são bem resolvidas 19 28% 39 58% 7 10% 0 0% 1 1% 1 1%

17 A escola promove a realização de formação adequada às prioridades pedagógicas

29 43% 37 55% 0 0% 0 0% 0 0% 1 1%

18 A escola contribui para o desenvolvimento da comunidade envolvente

39 58% 25 37% 0 0% 0 0% 0 0% 3 4%

19 Os circuitos de comunicação e informação são eficazes 29 43% 34 51% 2 3% 0 0% 1 1% 1 1%

20 Gosto de trabalhar nesta escola 51 76% 15 22% 0 0% 0 0% 0 0% 1 1%

55,15%Total de Questionários 67 41,57% 1,49% 0,00% 0,67% 1,12%

16 de abril de 2019

Externato de Vila Meã - Amarante

23

Page 24: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

Externato Vila Meã, Amarante

Nº % Nº % Nº % Nº % Nº %

Concordo Discordo Discordo totalmente Não sei Não responde

Identificação da escola\agrupamento:

Nº %

Concordo totalmente

Q4 - QUESTIONÁRIO AOS TRABALHADORES NÃO DOCENTES

1 A escola mobiliza a comunidade educativa em torno do seu projeto educativo

8 33% 13 54% 3 13% 0 0% 0 0% 0 0%

2 Os trabalhadores não docentes estão envolvidos no cumprimento dos objetivos do projeto educativo da escola

6 25% 15 63% 3 13% 0 0% 0 0% 0 0%

3 As lideranças promovem mudanças significativas para a melhoria da escola

8 33% 10 42% 5 21% 0 0% 1 4% 0 0%

4 As lideranças valorizam os contributos dos trabalhadores não docentes para o bom funcionamento da escola

9 38% 9 38% 5 21% 0 0% 1 4% 0 0%

5 As lideranças gerem bem os conflitos 7 29% 11 46% 3 13% 0 0% 3 13% 0 0%

6 Os trabalhadores não docentes participam na autoavaliação da escola

7 29% 10 42% 2 8% 1 4% 3 13% 1 4%

7 Os recursos são adequados para as atividades desenvolvidas na escola

8 33% 13 54% 1 4% 0 0% 1 4% 1 4%

8 Os critérios de distribuição de serviço dos trabalhadores não docentes são claros e adequados

5 21% 11 46% 5 21% 0 0% 2 8% 1 4%

9 A escola propicia um ambiente escolar acolhedor 5 21% 14 58% 2 8% 0 0% 1 4% 2 8%

10 A escola propicia um ambiente escolar inclusivo 6 25% 13 54% 2 8% 0 0% 2 8% 1 4%

11 A escola desenvolve projetos que contribuem para o desenvolvimento das crianças e dos alunos

9 38% 13 54% 1 4% 0 0% 0 0% 1 4%

12 As situações de indisciplina são bem resolvidas 5 21% 11 46% 7 29% 0 0% 0 0% 1 4%

13 O trabalho desenvolvido pelos trabalhadores não docentes é reconhecido e valorizado na comunidade escolar

6 25% 8 33% 4 17% 2 8% 3 13% 1 4%

24

Page 25: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

14 Os trabalhadores não docentes são incentivados a fazer a autoavaliação do seu trabalho

6 25% 10 42% 3 13% 2 8% 2 8% 1 4%

15 A escola promove a realização de formação adequada às necessidades

6 25% 11 46% 4 17% 1 4% 1 4% 1 4%

16 A escola contribui para o desenvolvimento da comunidade

6 25% 16 67% 0 0% 0 0% 1 4% 1 4%

17 Os circuitos de comunicação e informação são eficazes 6 25% 12 50% 4 17% 0 0% 1 4% 1 4%

18 Gosto de trabalhar nesta escola 13 54% 9 38% 1 4% 0 0% 0 0% 1 4%

29,17%Total de Questionários 24 48,38% 12,73% 1,39% 5,09% 3,24%

16 de abril de 2019

Externato de Vila Meã - Amarante

25

Page 26: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

Externato Vila Meã, Amarante

Nº % Nº % Nº % Nº % Nº %

Concordo Discordo Discordo totalmente Não sei Não responde

Identificação da escola\agrupamento:

Nº %

Concordo totalmente

Q6- QUESTIONÁRIO AOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

1 Conheço o projeto educativo da escola 140 27% 310 60% 15 3% 5 1% 44 9% 0 0%

2 Participei na elaboração do projeto educativo da escola 55 11% 177 34% 131 25% 59 11% 88 17% 4 1%

3 Sou incentivado a acompanhar a vida escolar do meu filho

347 68% 156 30% 9 2% 1 0% 1 0% 0 0%

4 Conheço bem as regras de funcionamento da escola 242 47% 245 48% 16 3% 4 1% 6 1% 1 0%

5 Os responsáveis da escola são acessíveis e disponíveis 243 47% 244 47% 9 2% 3 1% 15 3% 0 0%

6 Os responsáveis promovem o bom funcionamento da escola

226 44% 257 50% 16 3% 2 0% 12 2% 1 0%

7 O meu filho é incentivado a melhorar sempre os seus resultados escolares

318 62% 178 35% 7 1% 5 1% 4 1% 2 0%

8 O meu filho é apoiado e incentivado a ultrapassar as suas dificuldades

262 51% 226 44% 12 2% 4 1% 8 2% 2 0%

9 Sou envolvido no desenvolvimento de estratégias para a inclusão do meu educando

154 30% 277 54% 40 8% 7 1% 31 6% 5 1%

10 Sou informado sobre as aprendizagens realizadas pelo meu filho

262 51% 226 44% 16 3% 2 0% 5 1% 3 1%

11 Sou esclarecido sobre a avaliação das aprendizagens do meu filho

293 57% 206 40% 9 2% 0 0% 2 0% 4 1%

12 Conheço os projetos da escola em que o meu filho está envolvido

249 48% 236 46% 14 3% 2 0% 8 2% 5 1%

13 O meu filho participa em atividades culturais da escola 196 38% 258 50% 35 7% 5 1% 15 3% 5 1%

14 O meu filho participa em atividades científicas da escola 129 25% 229 45% 92 18% 14 3% 45 9% 5 1%

15 O meu filho participa em atividades artísticas da escola 125 24% 241 47% 89 17% 20 4% 35 7% 4 1%

16 O meu filho participa em atividades desportivas da escola

212 41% 232 45% 47 9% 9 2% 9 2% 5 1%

26

Page 27: RELATÓRIO EXTERNATO DE · O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Externato de Vila Meã - Amarante, realizada pela equipa de avaliadores com recurso

17 O professor/diretor de turma do meu filho faz uma boa ligação à família

338 66% 156 30% 10 2% 2 0% 3 1% 5 1%

18 Os recursos educativos da escola são bem utilizados para as aprendizagens dos alunos

190 37% 275 54% 19 4% 3 1% 22 4% 5 1%

19 O ambiente da escola promove o bem-estar do meu filho

175 34% 267 52% 37 7% 6 1% 20 4% 9 2%

20 A escola promove o respeito pelas diferenças 219 43% 243 47% 17 3% 5 1% 17 3% 13 3%

21 A escola resolve bem as situações de indisciplina 161 31% 259 50% 46 9% 9 2% 27 5% 12 2%

22 O meu filho sente-se seguro na escola 227 44% 238 46% 25 5% 8 2% 6 1% 10 2%

23 Participo na autoavaliação da escola 144 28% 252 49% 61 12% 11 2% 36 7% 10 2%

24 Gosto que o meu filho frequente esta escola 330 64% 166 32% 5 1% 2 0% 2 0% 9 2%

42,45%Total de Questionários 514 45,02% 6,30% 1,52% 3,74% 0,96%

16 de abril de 2019

Externato de Vila Meã - Amarante

27