relatÓrio anual da comissÃo de relaÇÕes exteriores e …

244
RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL - 2015 Mesa da Câmara dos Deputados 55ª Legislatura - 2015/2018 1ª Sessão Legislativa Presidente: Eduardo Cunha 1º Vice-Presidente: Waldir Maranhão 2º Vice-Presidente: Giacobo 1º Secretário: Beto Mansur 2º Secretário: Felipe Bornier 3º Secretário: Mara Gabrilli 4º Secretário: Alex Canziani Suplentes de Secretário 1º Suplente: Mandetta 2º Suplente: Gilberto Nascimento 3º Suplente: Luiza Erundina 4º Suplente: Ricardo Izar Procurador Parlamentar: Cláudio Cajado Ouvidor-Geral: Nelson Marquezelli Corregedor-Parlamentar: Carlos Manato Diretor-Geral: Rômulo de Sousa Mesquita Secretário-Geral da Mesa: Silvio Avelino da Silva

Upload: others

Post on 04-May-2022

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

1

RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL - 2015

Mesa da Câmara dos Deputados

55ª Legislatura - 2015/2018

1ª Sessão Legislativa

Presidente: Eduardo Cunha

1º Vice-Presidente: Waldir Maranhão

2º Vice-Presidente: Giacobo

1º Secretário: Beto Mansur

2º Secretário: Felipe Bornier

3º Secretário: Mara Gabrilli

4º Secretário: Alex Canziani

Suplentes de Secretário

1º Suplente: Mandetta

2º Suplente: Gilberto Nascimento

3º Suplente: Luiza Erundina

4º Suplente: Ricardo Izar

Procurador Parlamentar: Cláudio Cajado

Ouvidor-Geral: Nelson Marquezelli

Corregedor-Parlamentar: Carlos Manato

Diretor-Geral: Rômulo de Sousa Mesquita

Secretário-Geral da Mesa: Silvio Avelino da Silva

Page 2: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

2

Page 3: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

3

S U M Á R I O

Apresentação ............................................................................... 5

Mesa ............................................................................................ 13

Membros da Comissão ............................................................. 17

Subcomissões ............................................................................. 23

Quadro demonstrativo ................................................................. 27

Proposições Apreciadas ............................................................ 31

Requerimentos Apreciados ......................................................... 51

Sugestões de Emendas apresentadas à LDO ................................. 73

Audiências Públicas ................................................................. 79

Audiências Públicas Conjuntas .................................................... 121

Seminários................................ .................................................... 147

Outros eventos............................................................................. 157

Visitas de Representações Diplomáticas à CREDN ....................... 175

Missões Oficiais e Visitas Técnicas ............................................. 215

Atividades na CREDN................................................................... 221

Corpo Técnico ............................................................................. 241

Page 4: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

4

Page 5: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

5

APRESENTAÇÃO

Page 6: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

6

Page 7: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

7

APRESENTAÇÃO

Deputada Jô Moraes (PCdoB-MG)

Chegamos ao final de um ano de intensos trabalhos na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN). Foi um pe-ríodo muito profícuo para o debate e aprovação de instrumentos de cooperação nas relações internacionais, para o aperfeiçoamento da diplomacia parlamentar e para o tratamento das importantes questões no âmbito da defesa nacional.

A CREDN constitui uma das mais privilegiadas comissões do parlamento brasileiro. Cabe a ela absorver, tratar e propor a discussão de temas essenciais da vida da República. Passa por ela o aval inicial e a fiscalização dos acordos de cooperação que o Governo brasileiro estabelece com outros países, a recepção e o intercâmbio com parlamentares de todo o mundo, a atenção aos temas de desenvolvimento da nossa política de defesa nacional em todas as suas dimensões e programas das Forças Armadas. Um trabalho que apresenta grandes desafios.

O Contexto Mundial em 2015

As marcas do período tornaram ainda mais relevantes e desafiadores os te-mas que a Comissão precisou enfrentar. Num momento de grande instabilidade geopolítica mundial e de crescente crise política interna no Brasil, as tensões na esfera do Parlamento brasileiro se fizeram presentes, exigindo grande dose de equilíbrio e de parcimônia na condução dos trabalhos do Colegiado.

O ambiente internacional foi marcado pela multipolaridade e o acirramento da tensão entre as grandes potências e seus aliados, especialmente no Oriente Médio. Assumiu grave dimensão as repercussões da crise migratória, da ameaça do terrorismo e do aprofundamento da crise econômica mundial. Ao mesmo tempo, elevou-se de forma acelerada a integração societária, impulsionada pela ampliação da informação por meio da inovação tecnológica.

O ano de 2015 deixou claros os contornos de um dos maiores temas do século nascente, que é a cooperação humanitária. A CREDN, atenta a esse fato, realizou importantes debates a esse respeito, que tende a ser o foco das atenções mundiais no próximo período, assim como o foi ao longo deste ano. Fruto das guerras em curso e da desigualdade estrutural perpetrada nas regiões mais pobres do mundo, a huma-nidade padece de uma crise humanitária que só encontra precedentes nos períodos

Page 8: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

8

posteriores às grandes guerras mundiais. Países como o Brasil, de ampla cultura pacífica e reconhecida inserção nos organismos multilaterais de cooperação, serão convocados a jogar um importante papel na solução dessa situação.

A produção e os desafios legislativos

No âmbito da produção legislativa, a Comissão realizou 34 reuniões delibera-tivas, onde foram apreciadas 91 proposições e 120 requerimentos. Para debater temas que figuraram na ordem internacional e de defesa, foram realizadas 32 audiências públicas temáticas, com a presença de 122 expositores, dentre minis-tros de estado, especialistas, técnicos do governo, autoridades governamentais e militares, acadêmicos e pesquisadores. Foram realizados, ainda, dois grandes seminários, duas palestras, dois painéis e uma mesa redonda na cidade paulista de Campinas.

No campo da diplomacia parlamentar, a Comissão recebeu 67 visitas de autoridades diplomáticas estrangeiras e delegações parlamentares de países amigos. Realizou, também, cinco missões oficiais ao exterior, para participar de eventos de interesse do Colegiado e para impulsionar as relações parlamentares e de amizade com outros países.

Nesse período, o Colegiado teve o desafio também de debater e apreciar propostas legislativas de grande importância. Destacam-se aqui os acordos celebrados entre os países do Bloco dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), referentes ao Arranjo Contingente de Reservas e ao Novo Banco de Desenvolvimento; o Acordo de Defesa da Concorrência do Mercosul; o Protocolo Adicional ao Tratado Constitutivo da Unasul sobre Compromisso com a Democracia; o acordo de cooperação tributária para a implementação da Lei de Conformidade Fiscal de Contas Estrangeiras – FATCA, com os Estados Unidos; e, com a Rússia, a Convenção para Evitar a Dupla Tributação e Prevenir a Evasão Fiscal em matéria de Impostos sobre a Renda.

Todas essas atividades estão detalhadas neste relatório, que fornecerá ao leitor dados pormenorizados de cada uma delas.

A política nacional de defesa, a relação com o Ministério

da Defesa e as Forças Armadas

Durante todo o período de funcionamento da CREDN, em 2015, estabele-cemos uma importante e profícua relação com o Ministério da Defesa e com os comandos das Forças Armadas, que representam hoje um significativo polo de estabilidade institucional e democrática do País. Cresce a relevância dessa postura em um momento em que o Brasil e o mundo padecem das circunstân-cias de uma crise econômica que espalha seus efeitos com o baixo crescimento, resultando em mais desemprego e acirrando os ânimos sociais.

Vale destacar que por intermédio das audiências públicas realizadas pelo Colegiado ao longo do ano, pudemos debater projetos de longo alcance, de sentido estratégico para a soberania do Brasil que são de responsabilidade das

Page 9: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

9

Forças Armadas, cujo desenvolvimento não pode sofrer solução de continuidade. A CREDN insistiu na necessidade de ampliar o financiamento desses projetos e condenou o nível de contingenciamento a que o setor foi submetido. Refiro-me aqui, entre outros: ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) e ao Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (Sisgaaz), da Marinha do Brasil; ao Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) o Projeto Guarani e o Sistema Astros 2020, do Exército Brasileiro; e ao projeto FX-2 dos caças Gripen NG e o Projeto KCx, que engloba o KC 390 e a aeronave multi-missão, 100% nacional, que modernizarão a Força Aérea Brasileira.

Ressalte-se que foram três as audiências públicas com a presença dos Minis-tros da Defesa do período – Jacques Wagner e Aldo Rebelo - para discutir as ações desenvolvidas pela Pasta. Além dos ministros, outras autoridades foram convidadas para debater a segurança na faixa de fronteiras, os desafios da região amazônica e o papel do Exército, entre outros temas de grande relevância para o País. Reflexão especial se deu na última audiência com o Ministro de Estado da Defesa, Aldo Rebelo, que sugeriu o debate em torno de um financiamento mais permanente para a área de defesa, com o estabelecimento de um percentual do PIB – Produto Interno Bruto.

O Brasil é um país de tradição pacífica que defende os caminhos da negocia-ção e da conciliação para enfrentar os diferentes conflitos cada vez mais presentes no mundo. Mas isso não pode significar uma atitude de subestimação da nossa atividade de Defesa. Temos fronteiras com 10 países. Nossa zona costeira tem aproximadamente 8.500 quilômetros de extensão e com grande diversidade de uso. O precioso território da Amazônia, com toda sua diversidade, impõe cada vez mais responsabilidades e vigilância. Permanece a necessidade de uma melhor regulamentação para o funcionamento desses temas, com o que o Colegiado certamente dará a sua contribuição.

A política externa brasileira e a relação com o Ministério

das Relações Exteriores

No campo da diplomacia parlamentar, a Comissão recebeu visitas de em-baixadores e de delegações de 57 países, de todos os continentes, oportunidade em que se discutiu a necessidade de adensar as relações de cooperação e de amizade entre os respectivos parlamentos. Nesse esforço, ampliou-se o papel dos Grupos de Amizade que se estruturaram no sentido de facilitar a tramitação de proposições e contribuir no diálogo entre os governos.

Temas que assumiram grande relevância nesse período, e os quais merece-ram papel de destaque nos debates realizados no Colegiado, foram os relativos à política migratória; à adequação da política sobre refugiados; à prevenção contra o terrorismo, dada a proximidade da realização das Olimpíadas; à polí-tica de apoio aos brasileiros no mundo; à cooperação humanitária; ao impasse na cooperação comercial entre Mercosul e União Europeia; à nova arquitetura financeira global; ao Tratado das Nações Unidas sobre o Comércio de Armas; e à integração regional via Mercosul, Unasul e Celac.

Page 10: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

10

Em 2015, contamos com uma profícua e rica relação com o Itamaraty. O ministro de Estado das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, foi um dos primeiros a comparecer às nossas reuniões, ainda no mês de abril. Em sua fala, o ministro nos lembrou dos 17 mil quilômetros de fronteiras com a América do Sul e a necessidade de reforçar as relações com o Mercosul e a Unasul. Estes e outros temas estratégicos para as relações exteriores do Brasil foram tratados pela CREDN sempre em cooperação com o corpo profissional do Itamaraty.

Alguns assuntos tiveram centralidade e certamente continuarão vigorando com força no próximo período, considerando a agenda temática que se apre-sentou durante este ano. Um deles diz respeito à cooperação humanitária, que precisa ser ampliada na esfera da política externa. Neste sentido, a CREDN recebeu representantes da organização Médicos Sem Fronteira, do Alto Comis-sariado das Nações Unidas para Refugiados e da Agência das Nações Unidas para Refugiados Palestinos, oportunidade em que pôde aquilatar as inúmeras dificuldades e desafios enfrentados pelas agências humanitárias da ONU e de organizações da sociedade civil.

Outro tema que merecerá atenção é o dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que está no bojo da agenda 2030 e define 17 objetivos e 169 metas para o desenvolvimento sustentável dos 193 países signatários nos próximos 15 anos. Estes novos objetivos substituirão os Objetivos do Milênio nos quais nos concentramos ao longo dos últimos anos. Neste sentido, recebemos na CREDN representantes da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais-Abong e de 40 organizações que compõem o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a agenda 2030 e o próximo desafio será a formação de uma Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável.

Por fim, o tema do desenvolvimento econômico dos países do Mercosul e da Unasul e sua inserção mundial continuará também como tema relevante. Os impactos do Acordo da Parceria Transpacífico-TPP (Trans Pacific Partner-ship) – formalizado entre os países participantes em 2015 e que reúne países da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) – na economia mundial ainda não foram bem dimensionados. O que se prevê é que este acordo irá pautar um novo padrão de trocas internacionais e de integração mundial das cadeias produtivas. Faz-se ainda mais urgente o debate sobre o futuro do Mercosul e do ainda incipiente acordo bi-regional Mercosul – União Europeia.

Embora tenha sido frequente a polarização em torno da política externa bra-sileira, os integrantes da CREDN asseguraram uma convivência que permitiu a tramitação das proposições com base na compreensão de que relações exteriores e defesa nacional são políticas de Estado, que reclamam, no mais das vezes, isenções de ordem partidária e ideológicas nas suas análises e apreciações.

Balanço positivo e grandes desafios para o futuro

A Comissão encerra os seus trabalhos com um saldo positivo, apesar de ter

Page 11: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

11

sido um ano politicamente conturbado. Mas, esse trabalho só foi possível graças ao esforço e à participação ativa de cada um dos membros desta comissão, além do esforço de toda a equipe da Secretaria da CREDN, sempre à disposição para ajudar a viabilizar as diversas ações do Colegiado.

Registro também o papel especial das assessorias parlamentares do Ministé-rio da Defesa e das Relações Exteriores, assim como as assessorias da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Igualmente importantes foram as contribuições das Lideranças partidárias, do Departamento de Comissões e demais órgãos da Casa, que sempre atuaram em parceria com a Comissão, contribuindo para o aperfeiçoamento e para o bom andamento dos trabalhos.

Encerramos os trabalhos com a grata satisfação de que a CREDN possui todas as condições de continuar contribuindo para a construção de uma política de paz no Brasil e no mundo e para a garantia do desenvolvimento do País com sustentabilidade e soberania. Os desafios do próximo período serão enormes e exigirão nosso esforço contínuo de cooperação e construção coletiva para que o parlamento brasileiro continue sendo uma referência mundial em matéria de democracia e um solidário amigo de todos os povos do mundo.

No ano legislativo de 2015, coube à presidência da CREDN, por definição regimental, acumular a presidência da Comissão Mista de Controle da Atividade de Inteligência (CCAI). No relatório de suas atividades a CCAI se dedica a desta-car a importância das ações dos órgãos de inteligência para a soberania do país.

Deputada Jô Moraes

Page 12: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

12

Page 13: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

13

MESACREDN

Page 14: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

14

Page 15: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

15

MESA

A deputada está no seu terceiro mandato na Câmara dos De-putados, onde se destaca pela luta em defesa dos trabalha-dores, dos direitos da mulher e pelo compromisso com os interesses nacionais. Foi líder da bancada do PCdoB em 2008. Jô Moraes foi funcionária pública e Secretária Executiva. Atu-almente preside também a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional (CCAI).

Nascida em Barueri-SP, a deputada está no seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Formada em Direito pela Univerdidade Paulista (UNIP), Barueri, SP, 2002-2006; Pós-Graduação em Gerenciamento de Cidades, Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), São Paulo, SP, 2008-2010.

Um dos parlamentares mais atuantes na CREDN, Zarattini está no seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Atualmente, o deputado preside a Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional.

Mineiro, o deputado está no seu segundo mandato na Câ-mara dos Deputados. Iniciou sua vida de dirigente classista em 1989. Foi diretor da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra) por 20 anos e 4 vezes presidente.

Presidente

1º Vice-presidente

2º Vice-presidente

3º Vice-presidente

Deputada Jô Moraes (PCdoB/MG)

Deputada Bruna Furlan (PSDB/SP)

Deputado Carlos Zarattini (PT/SP)

Deputado Subtenente Gonzaga (PDT/MG)

Jô Moraes

Bruna Furlan

Carlos Zarattini

Subtenente Gonzaga

Page 16: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

16

Page 17: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

17

MEMBROS DA COMISSÃO

Page 18: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

18

Page 19: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

19

MEMBROS DA COMISSÃO

Presidente: Deputada Jô Moraes (PCdoB/MG)1º Vice-Presidente: Deputada Bruna Furlan (PSDB/SP)2º Vice-Presidente: Deputado Carlos Zarattini (PT/SP)3º Vice-Presidente: Deputado Subtenente Gonzaga (PDT/MG)

TITULARES SUPLENTES

Arlindo Chinaglia PT/SP (Gab. 4 - I) Benedita da Silva PT/RJ (Gab. 330-IV)

Carlos Zarattini PT/SP (Gab. 808-IV) Caetano PT/BA (Gab. 415-IV)

Henrique Fontana PT/RS (Gab. 256-IV) Fernando Marroni PT/RS (Gab. 858-IV)

Marco Maia PT/RS (Gab. 28-II) Givaldo Vieira PT/ES (Gab. 805-IV)

Valmir Assunção PT/BA (Gab. 739-IV)

Vicente Cândido PT/SP (Gab. 819-IV)

Jarbas Vasconcelos PMDB/PE (Gab. 304-IV) José Fogaça PMDB/RS (Gab. 376-III)

Lucio Mosquini PMDB/RO (Gab. 581-III)

Newton Cardoso Jr. PMDB/MG (Gab. 932-IV)

Bruno Furlan PSDB/SP (Gab. 836-IV) Antonio Imbassahy PSDB/BA (Gab. 810-IV)

Eduardo Barbosa PSDB/MG (Gab. 540-IV) Daniel Coelho PSDB/PE (Gab. 813-IV)

Eduardo Cury PSDB/SP (Gab. 368-III) João Gualberto PSDB/BA (Gab. 358-IV) Paulo Abi-ackel PSDB/MG (Gab. 460-IV) Jutahy Junior PSDB/BA (Gab. 407-IV) Luiz C. Hauly PSDB/PR (Gab. 220-IV)

Rocha PSDB/AC (Gab. 607-IV)

PT

PMDB

PSDB

Page 20: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

20

Átila Lins PSD/AM (Gab. 730-IV) Cesar Souza PSD/SC (Gab. 609-IV)

Jefferson Campos PSD/SP (Gab. 346-IV) Goulart PSD/SP (Gab. 533-IV)

Rômulo Gouveia PSD/PB (Gab. 411-IV)

Ezequiel Fonseca PP/MT (Gab. 658-IV) Dilceu Sperafico PP/PR (Gab. 746-IV)

Marcus Vicente PP/ES (Gab. 360-IV) Jair Bolsonaro PP/RJ (Gab. 482-III)

Claudio Cajado DEM/BA (Gab. 630-IV) Moroni Torgan DEM/CE (Gab. 445-IV)

Luiz Nishimori PR/PR (Gab. 907-IV)

Heráclito Fortes PSB/PI (Gab. 708-IV) César Messias PSB/AC (Gab. 956-IV)

Luiz Lauro Filho PSB/PI (Gab. 519-IV)

Pastor Eurico PSB/PE (Gab. 906-IV)

Stefano Aguiar PSB/MG (Gab. 471-III)

Subtenente Gonzaga PDT/MG (Gab. 750-IV) Major Olimpio PDT/SP (Gab. 279-III)

Rubens Bueno PPS/PR (Gab. 623-IV) Raul Jungmann PPS/PE (Gab. 754-IV)

Benito Gama PTB/BA (Gab. 414-IV) Eros Biondini PTB/MG (Gab. 321-IV)Deley PTB/RJ (Gab. 742-IV) Luiz Carlos Busato PTB/RS (Gab. 570-III)Nelson Marquezelli PTB/SP (Gab. 920-IV)

PSD

PP

DEM

PR

PSB

PDT

PPS

PTB

Page 21: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

21

Arthur Oliveira Maia SD/BA (Gab. 830-IV)

Chico Lopes PCdoB/CE (Gab. 310-IV) Jandira Feghali PCdoB/RJ (Gab. 622-IV)

Jô Moraes PCdoB/MG (Gab. 322-IV)

Takayama PSC/PR (Gab. 910-IV) Eduardo Bolsonaro PSC/SP (Gab. 481-III)

Antonio Jácome PMN/RN (Gab. 230-IV)

César Halum PRB/TO (Gab. 282-III) Marcelo Squassoni PRB/SP (Gab. 550-IV)Rosângela Gomes PRB/RJ (Gab. 438-IV) Roberto Sales PRB/RJ (Gab. 332-IV)

Ivan Valente PSOL/SP (Gab. 716-IV) Cabo Daciolo PSOL/RJ (Gab. 803-IV)

Jean Wyllys PSOL/RJ (Gab. 646-IV)

William Woo PV/SP (Gab. 235-IV)

PROS

SD

PCdoB

PSC

PMN

PTdoB

PRB

PSOL

PV

Page 22: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

22

Page 23: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

23

SUBCOMISSÕES

Page 24: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

24

Page 25: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

25

SUBCOMISSÕES PERMANENTES E ESPECIAIS

No ano de 2015 a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Na-cional criou três subcomissões permanentes e três especiais, visando aprofundar a análise e o debate de temas de maior interesse do Colegiado. Dentre elas, duas foram efetivamente instaladas: a Subcomissão Perma-nente sobe Migração e a Subcomissão Permanente de Comércio Exterior.

A – Subcomissões Permanentes:

1) Subcomissão Permanente para Acompanhar os Projetos Estratégicos das Forças Armadas e Aspectos Relacionados às Fronteiras Brasileiras (*)

• Criada pelo Requerimento nº 1/15, de autoria da Deputada Jô Moraes

2) Subcomissão Permanente sobre Migração

• Criada pelo Requerimento nº 1/15, de autoria da Deputada Jô Moraes

Integrantes:

- Dep. Eduardo Barbosa (PSDB/MG) – Presidente

- Dep. Carlos Zarattini (PT/SP)

- Dep. Rocha (PSDB/AC)

- Dep. Takayama (PSC/PR)

- Dep. Pastor Eurico (PSB/PE)

- Dep. Romulo Gouveia (PSD/PB)

3) Subcomissão Permanente de Comércio Exterior

• Criada pelo Requerimento nº 19/15, de autoria do Deputado Luiz Lauro Filho

Integrantes:

- Dep. Luiz Lauro Filho (PSB/SP) – Presidente

- Dep. Carlos Zarattini (PT/SP) – Vice-Presidente

- Dep. Marcelo Squassoni (PRB/SP) – Relator

- Dep. Jô Moraes (PCdoB/MG)

- Dep. Benito Gama (PTB/BA)

- Dep. Ezequiel Fonseca (PP/MT)

- Dep. Vicente Cândido (PT/SP)

- Dep. Goulart (PSD/SP)

- Dep. João Gualberto (PSDB/BA)

- Dep. Luiz Nishimori (PR/PR)

- Dep. Moroni Torgan (DEM/CE)

Page 26: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

26

B – Subcomissões Especiais:

1) Subcomissão Especial para Acompanhar a Política Salarial dos Mili-tares da Ativa e da Reserva (*)

• Criada pelo Requerimento nº 6/15, 6/15, de autoria do Deputado Cabo Da-ciolo

2) Subcomissão Especial de Cooperação Inter-regional (*)

• Criada pelo Requerimento nº 21/15, de autoria da Deputada Jô Moraes

3) Subcomissão Especial sobre Cooperação Cultural, Científica e Tecno-lógica (*)• Criada pelo Requerimento nº 22/15, de autoria do Deputado Jean Wyllys

(*) Subcomissão não instalada

Page 27: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

27

QUADRO DEMONSTRATIVO

Page 28: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

28

Page 29: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

29

QUADROS DEMONSTRATIVOS

Resumo das atividades Legislativas da CREDN em 2015

ATIVIDADE QUANTIDADE

Reuniões Deliberativas 34*

Audiências Públicas* 32*

Seminários 2

Palestras 2

Painel 2

Mesa Redonda 1

Proposições apreciadas (Mensagem, Projeto de 91Decreto Legislativo, Projeto de Lei e outros)

Requerimentos aprovados 120

Visitas diplomáticas e de cortesia 67

Missões Oficiais e visitas técnicas 7

Outros eventos 2

* Incluindo a Reunião de Instalação e Eleição realizada em 04/03/15

** Audiências Públicas com a participação de Ministro de Estado:

DATA CONVIDADO

15/04/2015 Ministro de Estado das Relações Exteriores - Embaixador Mauro Vieira

29/04/2015 Ministro de Estado da Saúde - Arthur Chioro

06/05/2015 Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Ex- terior - Armando Monteiro Neto

20/05/2015 Ministro de Estado da Defesa - Jacques Wagner

30/09/2015 Ministro de Estado da Defesa - Jacques Wagner

02/12/2015 Ministro de Estado da Defesa - Aldo Rebelo

Page 30: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

30

Page 31: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

31

PROPOSIÇÕES APRECIADAS

Page 32: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

32

Page 33: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

33

PROPOSIÇÕES APRECIADAS NA COMISSÃO

1. MENSAGEM Nº 353/2014 - do PODER EXECUTIVO - Acordo de Coopera-ção Educacional entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Gover-no da República da Macedônia, assinado em Brasília, em 22 de abril de 2013. RELATOR: Deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP)Parecer pela aprovaçãoAprovado o parecer em 18/03/15. 2. MENSAGEM Nº 346/2014 - do PODER EXECUTIVO - Acordo-Quadro de Cooperação nos Domínios da Educação e da Educação Superior entre o Go-verno da República Federativa do Brasil e o Governo da República da Áustria, assinado em Brasília, em 11 de março de 2013. RELATOR: Deputado Rubens Bueno (PPS-PR)Parecer pela aprovação. Aprovado o parecer em 25/03/2015 3. MENSAGEM Nº 369/2014 - do PODER EXECUTIVO - Submete à considera-ção do Congresso Nacional o texto do Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República do Senegal para Cooperação Científica e Tecnológica, celebrado em Brasília, em 21 de maio de 2010. RELATOR: Deputado Eduardo Cury (PSDB-SP)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 08/04/15. 4. MENSAGEM Nº 348/2014 - do PODER EXECUTIVO - Acordo entre o Go-verno da República Federativa do Brasil e o Governo da República Francesa relativo à Cooperação Transfronteiriça em Matéria de Socorro de Emergência, assinado em Paris, em 11 de dezembro de 2012. RELATOR: Deputado Claudio Cajado (DEM-BA)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 22/04/15. 5. MENSAGEM Nº 349/2014 - do PODER EXECUTIVO - Acordo entre o Go-verno da República Federativa do Brasil e o Governo da República Francesa referente ao Transporte Rodoviário Internacional de Passageiros e de Cargas, assinado em Paris, em 19 de março de 2014. RELATOR: Deputado Claudio Cajado (DEM-BA)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 22/04/15. 6. MENSAGEM Nº 356/2014 - do PODER EXECUTIVO - Acordo entre o Go-verno da República Federativa do Brasil e o Governo da República Francesa para o Estabelecimento de Regime Especial Transfronteiriço de Bens de Sub-

Page 34: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

34

sistência entre as localidades de Oiapoque (Brasil) e St. Georges de L’Oyapock (França), assinado em Brasília, em 30 de julho de 2014. RELATOR: Deputado Heráclito Fortes (PSB-PI)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 22/04/15.

7. MENSAGEM Nº 380/2014 - do PODER EXECUTIVO - Submete à conside-ração do Congresso Nacional o texto do Acordo para a Integração Fronteiriça entre a República Federativa do Brasil e a República do Peru na Área de Tele-comunicações, assinado em Lima, em 11 de novembro de 2013. RELATOR: Deputado Ezequiel Fonseca (PP-MT) Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 22/04/15. 8. PROJETO DE LEI Nº 8.254/2014 - do SENADO FEDERAL - HUMBERTO COSTA - Concede pensão especial aos ex-integrantes do “Batalhão Suez”. RELATOR: Deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 22/04/15. 9. PROJETO DE LEI Nº 195/2015 - do deputado CAPITÃO AUGUSTO - Al-tera o Decreto-lei nº 667, de 2 de julho de 1969, que reorganiza as Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, dos Territórios e do Distrito Federal. RELATOR: Deputado Cabo Daciolo (PSOL-RJ)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 22/04/15.

10. MENSAGEM Nº 344/2014 - do PODER EXECUTIVO - Tratado de Marra-queche para Facilitar o Acesso a Obras Publicadas às Pessoas Cegas, com De-ficiência Visual ou com Outras Dificuldades para ter acesso ao Texto Impres-so, concluído no âmbito da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), celebrado em Marraqueche, em 28 de junho de 2013. RELATOR: Deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 29/04/15. 11. MENSAGEM Nº 371/2014 - do PODER EXECUTIVO - Submete à consi-deração do Congresso Nacional o texto do Protocolo de Emenda ao Convê-nio de Integração Cinematográfica Ibero-Americana, celebrado em Córdoba, Espanha, em 28 de novembro de 2007. RELATOR: Deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 29/04/15.

Page 35: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

35

12. MENSAGEM Nº 341/2014 - do PODER EXECUTIVO - Acordo de Previdên-cia Social entre a República Federativa do Brasil e o Grão-Ducado de Luxem-burgo, assinado em Luxemburgo, em 22 de junho de 2012. RELATOR: Deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 05/05/15. 13. CONSULTA Nº 1/2015 - da PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DOS DEPU-TADOS - Consulta do Presidente da Câmara dos Deputados, na condição de membro do Conselho de Defesa Nacional, o projeto de pesquisa intitulado “Biodiversidade de Psylloidea no Brasil”. Processo n. 01300.002152/2012-77. RELATOR: Dep. Raul Jungmann (PPS-PE)Parecer do Relator, considerando cumpridos os requisitos legais para a auto-rização da pesquisa do ponto de vista do acesso ao patrimônio genético ao projeto de pesquisa “Biodiversidade de Psylloidea no Brasil”.Aprovado o Parecer em 05/05/15. 14. PROJETO DE LEI Nº 7787/2014 - do deputado ROBERTO DE LUCENA - Dis-põe sobre tratados internacionais diplomáticos e comerciais celebrados pela República Federativa do Brasil. RELATOR: Deputado Jefferson Campos (PSD-SP)Parecer pela aprovação, com Substitutivo.Aprovado o Parecer, com o voto contrário do Deputado Jair Bolsonaro, em 07/05/15. 15. MENSAGEM Nº 372/2014 - do PODER EXECUTIVO - Submete à conside-ração do Congresso Nacional o texto do Estatuto do Comitê Internacional de Medicina Militar (CIMM), atualizado em 5 de outubro de 2009. RELATOR: Deputado Antônio Jácome (PMN-RN)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 07/05/15. 16. MENSAGEM Nº 444/2014 - do PODER EXECUTIVO - Submete à consi-deração do Congresso Nacional o texto do Acordo sobre o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), celebrado em Fortaleza, em 15 de julho de 2014. RELATOR: Deputado Raul Jungmann (PPS-PE)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer, com o voto contrário do Deputado Jair Bolsonaro, em 07/05/15. 17. MENSAGEM Nº 445/2014 - do PODER EXECUTIVO - Submete à consi-deração do Congresso Nacional o texto doTratado para o Estabelecimento do Arranjo Contingente de Reservas dos BRICS, celebrado em Fortaleza, em 15 de julho de 2014. RELATOR: Deputado Marco Maia (PT-RS)Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer em 07/05/15.

Page 36: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

36

18 . PROJETO DE LEI Nº 7487/2014 - do deputado IRAJÁ ABREU - Acrescenta os parágrafos 1º e 2º ao art. 15 da Lei nº 6.815, de 19 de agosto de 1980. RELATOR: Deputado Marcus Vicente (PP/ES)Parecer pela aprovação, com substitutivoAprovado o Parecer em 13/05/15. 19. MENSAGEM Nº 270/2014 - do PODER EXECUTIVO - Submete à delibe-ração do Congresso Nacional o texto da Convenção Multilateral sobre Assis-tência Administrativa Mútua em Assuntos Fiscais emendada pelo Protocolo de 1º de junho de 2010, assinada em 3 de novembro de 2011.RELATOR: Deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB/PR)Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer em 13/05/15. 20. MENSAGEM Nº 337/2014 - do PODER EXECUTIVO - Acordo de Coope-ração Cultural entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo de Santa Lúcia, assinado em Brasília, em 26 de abril de 2010. RELATOR: Deputada Bruna Furlan (PSDB-SP)Relator substituto, Deputado William Woo (PV-SP)Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer em 13/05/15. 21. MENSAGEM Nº 377/2014 - do PODER EXECUTIVO - Submete à conside-ração do Congresso Nacional o texto do Acordo Constituinte de Centro para os Serviços de Informação e Assessoramento sobre a Comercialização dos Produ-tos Pesqueiros na América Latina e no Caribe (INFOPESCA), celebrado em São José, Costa Rica, em 18 de fevereiro de 1994. RELATOR: Deputado Arthur Oliveira Maia (PSD-BA)Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer em 13/05/15. 22. MENSAGEM Nº 386/2014 - do PODER EXECUTIVO - Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República de Gana sobre o Exercício de Atividade Remunerada por Parte de Dependentes do Pes-soal Diplomático, Consular, Militar, Administrativo e Técnico de Missões Di-plomáticas e Consulares, celebrado em Brasília, em 29 de julho de 2013. RELATOR: Deputado Stefano Aguiar (PSB-MG)Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer em 13/05/15. 23. MENSAGEM Nº 41/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à conside-ração do Congresso Nacional o texto de Acordo-Quadro entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Oriental do Uruguai para Intercâmbio de Informações e Cooperação em Segurança Pública, assina-do em Montevidéu, em 30 de maio de 2011. RELATOR: Deputado William Woo (PV-SP)

Page 37: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

37

Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer em 13/05/15. 24. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 24/2015 - da REPRESENTA-ÇÃO BRASILEIRA NO PARLAMENTO DO MERCOSUL - Aprova o texto do Acordo de Sede entre a República Federativa do Brasil e a União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) para o Funcionamento do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS), assinado em Assunção, em 20 de abril de 2012. RELATOR: Deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG)Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer em 13/05/15. 25. MENSAGEM Nº 99/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à conside-ração do Congresso Nacional o texto de acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América sobre Coope-ração em Matéria de Defesa, assinado em Washington, em 12 de abril de 2010. RELATOR: Deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR)Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer em 13/05/15. 26. MENSAGEM Nº 370/2014 - do PODER EXECUTIVO - Submete à conside-ração do Congresso Nacional o texto do Tratado entre a República Federativa do Brasil e o Japão sobre a Transferência de Pessoas Condenadas, assinado em Tóquio, em 24 de janeiro de 2014. RELATOR: Deputado Luiz Nishimori (PR-PR)Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer em 27/05/15. 27. MENSAGEM Nº 388/2014 - do PODER EXECUTIVO - Acordo de Coope-ração Técnica entre o Governo da República Federativa do Brasil e a Comu-nidade do Caribe (CARICOM), assinado em Brasília, em 26 de abril de 2010. RELATOR: Deputado César Halum (PRB-TO)Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer, com o voto contrário do Deputado Jair Bolsonaro (PP/RJ), em 27/05/15. 28. MENSAGEM Nº 80/2015 - do PODER EXECUTIVO - Acordo de Copro-dução Cinematográfica entre o Governo da República Federativa do Brasil e Governo do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, assinado em Brasília, em 28 de setembro de 2012. RELATOR: Deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG)Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer em 27/05/15.

29. MENSAGEM Nº 342/2014 - do PODER EXECUTIVO - Acordo Complementar de Revisão do Convênio de Seguridade Social firmado entre a República Federativa

Page 38: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

38

do Brasil e o Reino da Espanha, assinado em Madri, em 24 de julho de 2012. RELATOR: Deputado Carlos Zarattini (PT-SP)Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer em 10/06/15. 30. PROJETO DE LEI Nº 8234/2014 - do deputado ANDRÉ DE PAULA - Am-plia, para o estrangeiro em situação ilegal no território nacional, o prazo para requerer registro provisório, previsto na Lei nª 11.961, de 2 de julho de 2009. RELATOR: Deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB)Parecer pela aprovação do PL 8234/14 e do PL 981/15, apensado, com Subs-titutivo. Aprovado o Parecer em 10/06/15. 31. MENSAGEM Nº 36/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à considera-ção do Congresso Nacional o texto do Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América para Melhoria da Observância Tributária Internacional e Implementação do FATCA, celebra-do em Brasília, em 23 de setembro de 2014. RELATOR: Deputado Vicente Candido (PT-SP)Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer em 10/06/15.

32. PROJETO DE LEI Nº 6092/2013 - do deputado MIRO TEIXEIRA - Dispõe sobre a promoção no posto ou graduação correspondente aos proventos que recebem na inatividade os militares das Forças Armadas, limitadas aos postos do círculo de oficiais superiores. RELATOR: Deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP)Parecer pela rejeição.Aprovado o Parecer em 10/06/15. 33. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 6/2015 - da REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO PARLAMENTO DO MERCOSUL. - Aprova o texto do Acordo de Livre Comércio (ALC) entre o MERCOSUL e a República Árabe do Egito, assinado em San Juan, na República Argentina, em 2 de agosto de 2010. RELATOR: Deputado Henrique Fontana (PT-RS)Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer em 10/06/15. 34. PROJETO DE LEI Nº 6643/2013 - do PODER EXECUTIVO - Autoriza o Poder Executivo a doar vinte e cinco Viaturas Blindadas de Combate - Carro de Combate M41 para a República Oriental do Uruguai. RELATOR: Deputado Chico Lopes (PCdoB-CE)Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer com o voto contrário do Deputado Jair Bolsonaro, em 17/06/15.

35. MENSAGEM Nº 338/2014 - do PODER EXECUTIVO - Acordo sobre a Con-cessão de Visto para Estudantes Nacionais dos Estados Membros da Comu-

Page 39: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

39

nidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP, assinado em Lisboa, em 2 de novembro de 2007. RELATOR: Deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ)Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer em 17/06/15. 36. MENSAGEM Nº 385/2014 - do PODER EXECUTIVO - Acordo entre o Go-verno da República Federativa do Brasil e o Governo da República Islâmica da Mauritânia sobre Trabalho Remunerado por parte de Dependentes do Pessoal Diplomático, Consular, Militar, Administrativo e Técnico, celebrado em Nou-akchott, em 26 de abril de 2012. RELATOR: Deputado Luiz Lauro Filho (PSB-SP)Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer em 17/06/15. 37. CONSULTA Nº 8/2015 - da PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DOS DEPUTA-DOS - Consulta à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional sobre autorização de acesso, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Em-brapa, ao projeto de pesquisa intitulado “Conservação da agrobiodiversidade da mandioca e dinâmica sócio-econômica de comunidades rurais de pequenos agricultores do Mato Grosso” (Ministério do Meio Ambiente - MMA, Processo 02000.003025/2013-13). RELATOR: Deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)Parecer recomendando ao Exmo. Presidente da Câmara dos Deputados que se manifeste favorável à anuência prévia a ser concedida, pelo Conselho de Defesa Nacional, para que a Emprapa tenha acesso ao projeto de pesquisa intitulado “Conservação da agrobiodiversidade da mandioca e dinâmica sócio-econômica de comunidades rurais de pequenos agricultores do Matro Grosso” (Processo nº 02000.003025/2013-13 - MMA). Aprovado o Parecer em 02/07/15. 38. CONSULTA Nº 9/2015 - da PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DOS DEPU-TADOS - Consulta à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional sobre autorização de acesso, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecu-ária - Embrapa, ao projeto de pesquisa intilulado “Identificação etnobotâni-ca de variedades locais de mandioca utilizadas na regional do Juruá, Acre” (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN, Processo nº 01450.010202/2014-38). RELATOR: Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)Parecer recomendando ao Exmo. Presidente da Câmara dos Deputados que se manifeste favorável à anuência prévia a ser concedida, pelo Conselho de Defesa Nacional, para que a Emprapa tenha acesso ao projeto de pesquisa inti-tulado “Identificação etnobotânica de variedades locais de mandioca utilizadas na regional do Juruá, Acre” (Processo nº 01450.010202/2014-38 - IPHAN). Aprovado o Parecer em 02/07/15.

Page 40: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

40

39. PROJETO DE LEI Nº 5542/2013 - do deputado MANDETTA - Torna obri-gatória a aquisição de seguro-saúde pelos estrangeiros que ingressarem no País, nas condições que especifica. RELATORA: Deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ)Parecer pela aprovação, com Substitutivo.Aprovado o Parecer em 08/07/15, com o voto contrário do Deputado Jair Bol-sonaro. Apresentou declaração de voto o Deputado Raul Jungmann. 40. MENSAGEM Nº 374/2014 - do PODER EXECUTIVO - Submete à conside-ração do Congresso Nacional o texto do Acordo entre a República Federativa do Brasil e o Reino da Bélgica sobre Transferência de Pessoas Condenadas, assinado em Bruxelas, no dia 4 de outubro de 2009. RELATOR: Deputado Arthur Oliveira Maia (PSD-BA)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 08/07/15.

41. MENSAGEM Nº 379/2014 - do PODER EXECUTIVO - Submete à considera-ção do Congresso Nacional o texto do Acordo sobre Constituição da Rede Interna-cional do Bambu e do Ratã, celebrado em Pequim, em 6 de novembro de 1997. RELATOR: Deputado Takayama (PSC-PR)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 08/07/15. 42. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 7/2015 - da REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO PARLAMENTO DO MERCOSUL - Aprova o texto do Acordo de Defesa da Concorrência do MERCOSUL, assinado em 16 de dezembro de 2010. RELATOR: Deputado Marco Maia (PT-RS) Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 08/07/15. 43. MENSAGEM Nº 40/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à conside-ração do Congresso Nacional o texto de Acordo entre a República Federativa do Brasil e a República Helênica sobre Extradição, assinado em Atenas, em 3 de abril de 2009. RELATOR: Deputado Moroni Torgan (DEM-CE)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 08/07/15. 44. PROJETO DE LEI Nº 669/2015 - do deputado WILLIAM WOO - Altera o art. 14 da Lei nº 6.815, de 19 de agosto de 1980, para autorizar a concessão de visto por dois anos a estrangeiro que venha desenvolver atividades religiosas no Brasil. RELATOR: Deputado Eros Biondini (PTB-MG) Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 08/07/15.

Page 41: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

41

45. CONSULTA Nº 3/2015 - da PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DOS DEPU-TADOS - Consulta do Presidente da Câmara dos Deputados, na condição de membro do Conselho de Defesa Nacional, o projeto de pesquisa intitulado “Produção de sementes de erva mate geneticamente melhoradas para pro-dução de massa foliar”, conforme pedido constante do Processo MMA nº 02000.002577/2012-23, para fins de desenvolvimento tecnológico. RELATOR: Deputado Átila Lins (PSD-AM)Parecer recomendando ao Exmo. Presidente da Câmara dos Deputados que se manifeste em favor da anuência, pelo Conselho de Defesa Nacional, do projeto de pesquisa intitulado “Produção de sementes de erva mate genetica-mente melhoradas para produção de massa foliar”, conforme pedido constan-te do Processo MMA nº 02000.002577/2012-23. Aprovado o Parecer Ee 08/07/15. 46. MENSAGEM Nº 175/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à conside-ração do Congresso Nacional o texto do Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República de Serra Leoa sobre Cooperação Cultural, assinado em Brasília, em 19 de agosto de 2009. RELATOR: Deputado Dilceu Sperafico (PP-PR)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 08/07/15. 47. MENSAGEM Nº 389/2014 - do PODER EXECUTIVO - Acordo entre a Re-pública Federativa do Brasil e a Organização Mundial de Propriedade Intelec-tual para a Criação de um Escritório de Coordenação dessa Organização no Brasil, assinado em Genebra, em 2 de outubro de 2009. RELATOR: Deputado Chico Lopes (PCdoB-CE)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 15/07/15. 48. PROJETO DE LEI Nº 197/2015 - do deputado POMPEO DE MATTOS - Dis-ciplina o recolhimento de multas em veículos licenciados no exterior. RELATOR: Deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG)Parecer pela aprovação, com Substitutivo. Aprovado o Parecer em 15/07/15.

49. PROJETO DE LEI Nº 5237/2013 - do deputado ONOFRE SANTO AGOSTI-NI - Acrescenta-se inciso V, ao art. 3º da Lei nº 9.474, de 22 de agosto de 1997 e inciso VI e parágrafo único, ao art. 7º da Lei nº 6.815, de 19 de agosto de 1980. RELATOR: Deputado Rubens Bueno (PPS-PR)Parecer pela aprovação do Projeto de Lei nº 5.237/13 e do Projeto de Lei nº 385/15, apensado, com Substitutivo.O deputado Henrique Fontana (PT-RS) apresentou voto em separado.Aprovado o Parecer em 05/08/15.

Page 42: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

42

50. CONSULTA Nº 6/2015 - da PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DOS DEPUTA-DOS - Consulta à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional sobre autorização de acesso, pela Universidade Federal do Pará - UFPA, ao projeto de pesquisa intilulado “Etnoconservação de Sementes Crioulas entre os Ticuna em situação de tríplice fronteira (Brasil, Colômbia e Peru)”. (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN, Processo nº 01450.006007/2014-11). RELATOR: Deputado Pastor Eurico (PSB-PE)Parecer recomendando ao Exmo. Presidente da Câmara dos Deputados que se manifeste favoravelmente à anuência, pelo Conselho de Defesa Nacional, ao projeto de pesquisa “Etnoconservação de Sementes Crioulas entre os Ticuna em situação de tríplice fronteira (Brasil, Colômbia e Peru)”, conforme Processo nº 01450.006007/2014-11 - IPHAN. Aprovado o Parecer em 05/08/15. 51. MENSAGEM Nº 193/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à conside-ração do Congresso Nacional o texto do acordo do Tratado entre a República Federativa do Brasil e o Reino da Bélgica sobre Auxílio Jurídico Mútuo em Matéria Penal, assinado em Brasília, em 7 de maio de 2009. RELATOR: Deputado Rocha (PSDB-AC)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 05/08/15. 52. MENSAGEM Nº 350/2014 - do PODER EXECUTIVO - Acordo de Coope-ração Técnica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República da União de Myanmar, assinado em Nay Pyi Taw, em 29 de julho de 2013. RELATOR: Deputado Jair Bolsonaro (PP/RJ)Parecer pela rejeição. Rejeitado o parecer. RELATORA DO PARECER VENCEDOR: Deputada Jô Moraes (PCdoB-MG)Parecer pela aprovaçãoAprovado em 19/08/15, o Parecer Vencedor da Dep. Jô Moraes.O parecer do Relator, Dep. Jair Bolsonaro, passou a constituir Voto em Separado 53. MENSAGEM Nº 352/2014 - do PODER EXECUTIVO - Acordo Educacional entre o Governo da República Federativa do Brasil e a Organização para a Libertação da Palestina, em nome da Autoridade Nacional Palestina, assinado em Ramallah, em 17 de março de 2010. PARECER: Relator, Deputado Ivan Valente (PSOL-SP)Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer em 19/08/15, com os votos contrários dos Deputados Jair Bolsonaro e Capitão Augusto. 54. MENSAGEM Nº 358/2014 - do PODER EXECUTIVO - Texto da emenda à Convenção da Corporação Financeira Internacional constante da Resolução no 256, de 9 de março de 2012.

Page 43: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

43

RELATOR: Deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP)Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer em 19/08/15.

55. MENSAGEM Nº 168/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à conside-ração do Congresso Nacional o texto do Acordo sobre Trabalho Remunerado por parte de Dependentes do Pessoal Diplomático, Consular, Militar, Admi-nistrativo e Técnico entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República de Honduras, celebrado em Brasília, em 9 de fevereiro de 2012. RELATOR: Deputado Capitão Augusto (PR-SP)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 19/08/15. 56. MENSAGEM Nº 170/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à conside-ração do Congresso Nacional o texto do Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Demo-crática da Etiópia, assinado em Adis Abeba, em 23 de abril de 2012. RELATOR: Deputado Givaldo Vieira (PT-ES)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 19/08/15.

57. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 126/2015 - da REPRESENTA-ÇÃO BRASILEIRA NO PARLAMENTO DO MERCOSUL. - Aprova o texto da Decisão Nº 2/12 do Conselho de Chefas e Chefes de Estado e de Governo da União de Nações Sul-Americanas, que decide aprovar o Estatuto do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde, no âmbito do Conselho de saúde Sul-americano, adotada na Cúpula de Lima, em 30 de novembro de 2012. RELATOR: Deputado Caetano (PT/BA)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 19/08/15, com o voto contrário do Deputado Jair Bol-sonaro. 58. PROJETO DE LEI Nº 668/2015 - do deputado WILLIAM WOO - Determina a obrigatoriedade de demarcação das áreas de pesca, lazer ou recreação das praias banhadas por mar, lagoas ou rios. RELATOR: Deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG)Parecer pela aprovação, com Substitutivo. Aprovado o Parecer em 26/08/15. 59. CONSULTA Nº 7/2015 - da PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DOS DEPUTA-DOS - Consulta à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional sobre autorização de acesso, pela empresa Solabia Biotecnológica Ltda., ao projeto de pesquisa intilulado “Estudo de espécie da família Lecythidaceae para fins de bioprospecção e desenvolvimento tecnológico” (Ministério do Meio Ambiente - MMA, Processo nº 02000.001617/2014-81).

Page 44: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

44

RELATOR: Deputado Átila Lins (PSD-AM)Parecer do Relator recomendando ao Exmo. Presidente da Câmara dos Deputados que se manifeste favoravelmente, pelo Conselho de Defesa Nacional, à solicitação de acesso, pela empresa Solabia Biotecnologia Ltda, ao projeto de pesquisa intitu-lado “Estudo de espécie da família Lecythidaceae para fins de bioprospecção e de-senvolvimento tecnológicos”, conforme Processo nº 02000.001617/2014-81/MMA. Aprovado o Parecer em 26/08/15. 60. MENSAGEM Nº 165/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à conside-ração do Congresso Nacional o texto do Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República do Djibuti, assinado em Djibuti, em 14 de fevereiro de 2012. RELATOR: Deputado José Fogaça (PMDB-RS)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer Em 26/08/15. 61. MENSAGEM Nº 171/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à conside-ração do Congresso Nacional o texto do Acordo Básico de Cooperação Técni-ca entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da Geórgia, assinado em Brasília, em 26 de agosto de 2011. RELATOR: Deputado César Messias (PSB-AC)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 26/08/15.

62. MENSAGEM Nº 166/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à conside-ração do Congresso Nacional o texto do Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da Comunidade da Dominica, assinado em Roseau, em 7 de julho de 2014. RELATOR: deputado José Fogaça (PMDB-RS)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 26/08/15.

63. MENSAGEM Nº 196/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à conside-ração do Congresso Nacional o texto da Convenção Relativa à Citação, Intima-ção e Notificação no Estrangeiro de Documentos Judiciais e Extrajudiciais em Matéria Civil e Comercial, assinada em Haia, em 15 de novembro de 1965. RELATOR: Deputado Daniel Coelho (PSDB-PE)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 02/09/15. 64. MENSAGEM Nº 195/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à conside-ração do Congresso Nacional o texto do Tratado entre a República Federativa do Brasil e a República de El Salvador sobre Auxílio Jurídico Mútuo em Matéria Penal, assinado em El Salvador, em 29 de maio de 2008. RELATOR: Deputado Marcelo Squassoni (PRB-SP)Parecer pela aprovação.

Page 45: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

45

Aprovado o Parecer em 02/09/15. 65. MENSAGEM Nº 167/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à consi-deração do Congresso Nacional o texto do Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da União das Comores, assinado em Moroni, em 21 de novembro de 2011. RELATOR: Deputado João Gualberto (PSDB-BA)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 09/09/15. 66. MENSAGEM Nº 248/2015 - do PODER EXECUTIVO - Acordo entre o Gover-no da República Federativa do Brasil e o Governo da Federação da Rússia sobre Cooperação em Defesa, assinado em Moscou, em 14 de dezembro de 2012.RELATOR: Deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 09/09/15. 67. MENSAGEM Nº 590/2010 - do PODER EXECUTIVO - Submete à aprecia-ção do Congresso Nacional o texto do Acordo de Cooperação Cultural entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo de São Vicente e Granadinas, assinado em Brasília, em 26 de abril de 2010. RELATOR: Deputado Eduardo Bolsonaro (PSC/SP)Parecer pela aprovação, na forma da Mensagem nº 176/2015, apensada.Aprovado o Parecer em 23/09/15.

68. PROJETO DE LEI Nº 7683/2014 - do SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR - Altera dispositivos da Lei nº 8.457, de 4 de setembro de 1992, que Organiza a Justiça Militar da União e regula o funcionamento de seus Serviços Auxiliares. RELATOR: Deputado Carlos Zarattini (PT-SP)Parecer com Complementação de Voto, pela aprovação, com emendas. Aprovado o Parecer com complementação de voto Em 23/09/15.

69. MENSAGEM Nº 173/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à conside-ração do Congresso Nacional o texto do Acordo de Cooperação Cultural entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da Federação de São Cristóvão e Névis, assinado em Brasília, em 26 de abril de 2010. RELATOR: Deutado Cesar Souza (PSD-SC)Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer em 23/09/15. 70. MENSAGEM Nº 174/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à conside-ração do Congresso Nacional o texto do Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo do Estado do Catar sobre Cooperação Cultu-ral, assinado em Doha, em 15 de maio de 2010. RELATOR: Deputado Goulart (PSD-SP)RELATOR SUBSTITUTO: Deputado Subtenente Gonzaga (PDT/MG)Parecer pela aprovação.

Page 46: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

46

Aprovado o Parecer em 23/09/15.71. MENSAGEM Nº 42/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à considera-ção do Congresso Nacional o texto de Acordo Básico de Cooperação Técnica entre o Governo da República Federativa do Brasil e a Secretaria-Geral Ibero-Americana, celebrado em Cádiz, em 16 de novembro de 2012. RELATOR: Deputado Antônio Jácome (PMN-RN)Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer em 07/10/15.

72. MENSAGEM Nº 322/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à delibe-ração do Congresso nacional o texto Dos Estatutos do Instituto para a Demo-cracia e a Assistência Eleitoral (IDEA), com sede em Estocolmo, com vistas à adesão do Brasil ao Instituto. RELATORA: Deputada Jô Moraes (PCdoB-MG)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 07/10/15. 73. MENSAGEM Nº 344/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à consi-deração do Congresso Nacional o Texto do Protocolo de Emenda ao Acordo Constitutivo da Organização Mundial do Comércio, adotado pelo Conselho Geral da Organização Mundial do Comércio por Decisão de 27 de novembro de 2014, juntamente com seu anexo, o Acordo sobre a Facilitação de Comér-cio, adotado pelos Membros da OMC na IX Conferência Ministerial, realizada em Bali, Indonésia, em 7 de dezembro de 2013. RELATORA: Deputada Jô Moraes (PCdoB-MG)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 07/10/15. 74. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 153/2015 - da REPRESENTA-ÇÃO BRASILEIRA NO PARLAMENTO DO MERCOSUL - Aprova o texto do Acordo entre a República Federativa do Brasil e a República Oriental do Uru-guai sobre Residência Permanente com o Objetivo de Alcançar a Livre Circula-ção de Pessoas, assinado em Brasília em 9 de julho de 2013. RELATOR: Deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP)Parecer pela aprovação, com Substitutivo. Aprovado o Parecer em 14/10/15.

75. MENSAGEM Nº 378/2014 - do PODER EXECUTIVO - Submete à conside-ração do Congresso Nacional o texto do Tratado entre a República Federativa do Brasil e a República da Costa Rica sobre Cooperação Jurídica Internacional em Matéria Civil, assinado em Brasília, em 4 de abril de 2011. RELATOR: Deputado Benito Gama (PTB-MG)RELATOR SUBSTITUTO: Deputado Carlos Zarattini (PT-SP).Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer em 21/10/15.

Page 47: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

47

76. MENSAGEM Nº 39/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à consideração do Congresso Nacional o texto de Acordo da Convenção de Viena sobre Sucessão de Estados em Matéria de Tratados, concluída em Viena, em 23 de agosto de 1978. RELATOR: Deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS)Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer em 21/10/15. 77. MENSAGEM Nº 163/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à conside-ração do Congresso Nacional o texto do Texto da Convenção sobre a Cobrança Internacional de Alimentos para Crianças e Outros Membros da Família, bem como o do Protocolo sobre a Lei Aplicável às Obrigações de Prestar Alimentos, concluídos na Haia, em 23 de novembro de 2007 RELATORA: Deputada Benedita da Silva (PT-RJ)Parecer dpela aprovação.Aprovado o Parecer em 21/10/15. 78. MENSAGEM Nº 169/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à consi-deração do Congresso Nacional o texto do Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Federal Democrática do Nepal, assinado em Brasília, em 3 de agosto de 2011. RELATOR: Deputado Ezequiel Fonseca (PP-MT)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 21/10/15. 79. PROJETO DE LEI Nº 2.600/2015 - do deputado CAPITÃO AUGUSTO - Altera o art. 90-A da Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, para restringir a vedação da aplicação dessa lei, no âmbito da Justiça Militar, apenas aos casos de crimes propriamente militares. RELATOR: Deputado Eduardo Bolsonaro (PSC-SP)Parecer pela aprovação, com Substitutivo.Aprovado o Parecer em 21/10/15. 80. MENSAGEM Nº 340/2014 - do PODER EXECUTIVO - Ato Constitutivo do Instituto Pan-Americano de Geografia e História (IPGH), aprovado por meio de resolução emanada da VI Conferência Pan-Americana, concluída em Havana, em 20 de fevereiro de 1928. RELATOR: Deputado Ivan Valente (PSOL-SP)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 04/11/15. 81. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 49/2015 - do deputado CELSO RUSSOMANNO - Susta o § 2º do art. 7, da Portaria nº 676/GC-5, de 13 de novembro de 2000, que regulamenta o reembolso de bilhete aéreo adquirido mediante tarifa promocional.RELATOR: Deputado Benito Gama (PTB/BA)RELATORA SUBSTITUTA: Deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ)

Page 48: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

48

Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer em 04/11/15. 82. PROJETO DE LEI Nº 2037/2015 - do deputado RÔMULO GOUVEIA - Al-tera dispositivo do Decreto-Lei nº 1.001, de 21 de outubro de 1969 - Código Penal Militar. RELATOR: Deputado Pastor Eurico (PSB-PE)Parecer pela aprovação, com Emenda. Aprovado o Parecer em 04/11/15. O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) apresentou voto em separado.

83. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 8/2015 - da REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO PARLAMENTO DO MERCOSUL - Aprova o texto do Proto-colo Adicional ao Tratado Constitutivo da UNASUL sobre Compromisso com a Democracia, assinado em 26 de dezembro de 2010. RELATOR: Deputado Marco Maia (PT-RS)Parecer pela aprovação, com Emenda.Aprovado o Parecer em 25/11/15. O Deputado Raul Jungmann Apresentou voto em separado. 84. MENSAGEM Nº 177/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à conside-ração do Congresso Nacional o texto do Acordo de Coprodução Cinematográ-fica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo do Estado de Israel, assinado em Brasília, em 11 de novembro de 2009. RELATOR: Deputado Roberto Sales (PRB-RJ)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 25/11/15. 85. PROJETO DE LEI Nº 2026/2015 - do deputado RODRIGO DE CASTRO - Institui o Plano Nacional de Redução de Homicídios e dá providências cor-relatas.RELATOR: Deputado Claudio Cajado (DEM-BA)Parecer pela aprovação.Aprovado o Parecer em 25/11/15.

86. MENSAGEM Nº 249/2015 - do PODER EXECUTIVO - Convenção entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da Federação Russa para Evitar a Dupla Tributação e Prevenir a Evasão Fiscal em matéria de Impos-tos sobre a Renda, assinada em Brasília, em 22 de novembro de 2004, encami-nhado pela Mensagem nº 437, de 2005, transformado no Decreto Legislativo nº 376, de 21 de dezembro de 2007. RELATOR: Deputado Átila Lins (PSD-AM)Parecer pela aprovaçãoAprovado o Parecer em 09/12/15. 87. MENSAGEM Nº 458/2015 - do PODER EXECUTIVO - Acordo de Coopera-ção no Domínio da Educação entre o Governo da República Federativa do Bra-

Page 49: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

49

sil e o Governo da Irlanda, celebrado em Dublin, em 24 de novembro de 2010. RELATOR: Deputado Rocha (PSDB-AC)Parecer pela aprovação Aprovado o Parecer em 09/12/15.

88. MENSAGEM Nº 357/2014 - do PODER EXECUTIVO - Tratado sobre Co-mércio de Armas, assinado pelo Brasil, no âmbito da Organização das Nações Unidas, em Nova York, em 3 de junho de 2013. RELATOR: Deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG)Parecer pela aprovaçãoAprovado o Parecer em 16/12/15. 89. MENSAGEM Nº 164/2015 - do PODER EXECUTIVO - Submete à conside-ração do Congresso Nacional o texto do Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança Relativo a um Procedimento de Comunicações, celebrado em Nova York, em 19 de dezembro de 2011. RELATORA: Deputada Benedita da Silva (PT-RJ)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 16/12/15, contra o voto dos Deputados Eduardo Bol-sonaro e Jair Bolsonaro. 90. MENSAGEM Nº 469/2015 - do PODER EXECUTIVO - Acordo entre o Go-verno da República Federativa do Brasil e o Governo de Jersey sobre o Inter-câmbio de Informações Relativas a Matérias Tributárias, assinado em Londres, em 28 de janeiro de 2013. RELATOR: Deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 16/12/15. 91. MENSAGEM Nº 473/2015 - do PODER EXECUTIVO - Protocolo Alterando a Convenção entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República da Índia Destinada a Evitar a Dupla Tributação e Prevenir a Eva-são Fiscal em Matéria de Impostos sobre a Renda, Celebrado em Brasília, em 15 de outubro de 2013. RELATOR: Deputado Claudio Cajado (DEM-BA)Parecer pela aprovação. Aprovado o Parecer em 16/12/15.

Page 50: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

50

Page 51: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

51

REQUERIMENTOS APRECIADOS

Page 52: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

52

Page 53: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

53

REQUERIMENTOS APRECIADOS NA COMISSÃO

1. REQUERIMENTO Nº 2/2015 - da deputada JÔ MORAES - Requer, nos ter-mos do Regimento Interno desta Casa, a realização de Audiência Pública com o Ministro de Estado da Defesa, Senhor Jacques Wagner, com o objetivo de apresentar as perspectivas de sua gestão a este Colegiado. Aprovado em 11/03/15. 2. REQUERIMENTO Nº 3/2015 - da deputada JÔ MORAES - Requer, nos ter-mos do Regimento Interno desta Casa, a realização de Audiência Pública com a presença do Senhor Ministro de Estado das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, com o objetivo de apresentar as perspecitivas de sua gestão a este Colegiado. Aprovado em 11/03/15. 3. REQUERIMENTO Nº 4/2015 - da deputada JÔ MORAES - Requer a reali-zação de Audiência Pública, com a finalidade de debater as perspectivas do comércio exterior brasileiro.Aprovado em 11/03/15, com a alteração de que sejam convidados para parti-cipar de audiência pública nesta comissão os titulares e não os representantes dos órgãos e entidades indicados no requerimento. . 4. REQUERIMENTO Nº 8/2015 - do deputado MAJOR OLIMPIO - Requer a apreciação de Voto de Louvor à indicação do Sr. Gaetano Brancati Luigi, para o “Prêmio Nobel da Paz” de 2015. Aprovado em 11/03/15. 5. REQUERIMENTO Nº 1/2015 - da deputada JÔ MORAES - Requer a reins-talação da Subcomissão Permanente para acompanhar os Projetos Estratégico das Forças Armadas. Aprovado em 18/03/15, com a inclusão de assuntos atinentes às fronteiras bra-sileiras no campo temático da subcomissão. 6. REQUERIMENTO Nº 5/2015 - do deputado CABO DACIOLO - Requer a reinstalação da Subcomissão Permanente no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, para acompanhar os Projetos Estratégicos das Forças Armadas.Aprovado em 18/03/15. 7. REQUERIMENTO Nº 6/2015 - do deputado CABO DACIOLO - Requer a reinstalação da Subcomissão Especial, no âmbito da Comissão de Relações Ex-teriores e de Defesa Nacional, para acompanhar a política salarial dos militares da ativa e da reserva .Aprovado em 18/03/15.

Page 54: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

54

8. REQUERIMENTO Nº 9/2015 - dos deputados EDUARDO BARBOSA e PAS-TOR EURICO - Requer a criação de Subcomissão Permanente sobre Migração. Aprovado em 18/03/15. 9. REQUERIMENTO Nº 10/2015 - do deputado EZEQUIEL FONSECA - Requer a realização de Audiência Pública com a finalidade de debater a segurança pública na faixa de fronteira. Aprovado em 18/03/15. 10. REQUERIMENTO Nº 12/2015 - dos deputados RUBENS BUENO, RAUL JUNGMANN e CARLOS ZARATTINI - Requer a realização de Audiência Pú-blica, em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, para discutir a oportunidade e a conveniência de impor aos chefes do Poder Executivo Federal, Estadual e Municipal a vinculação de suas gestões a um Plano de Metas que permita ao Brasil avançar no cumprimento dos obje-tivos de desenvolvimento do Milênio estabelecidos pelas Nações Unidas Aprovado em 18/03/15, com a inclusão de representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e das Relações Exteriores no rol de convidados. 11. REQUERIMENTO Nº 13/2015 - dos deputados JEAN WYLLYS, CABO DA-CIOLO, TAKAYAMA, HERÁCLITO FORTES e RAUL JUNGMANN - Requer a realização de audiência pública, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, com a finalidade de debater questões relacionadas à vulnera-bilidade de brasileiros residentes no exterior, sobretudo mulheres com filhos. Aprovado em 18/03/15, com o voto contrário do deputado Jair Bolsonaro. 12. REQUERIMENTO Nº 14/2015 - dos deputados CARLOS ZARATTINI, CLÁUDIO CAJADO, DELEY, HERÁCLITO FORTES e RAUL JUNGMANN - Requer autorização para a realização de Seminário no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional para juntamente com a Frente Parla-mentar Mista da Defesa Nacional, que está em vias de reinstalação, debater o desenvolvimento dos projetos estratégicos das Forças Armadas. Aprovado em 18/03/15. 13. REQUERIMENTO Nº 15/2015 - do deputado CARLOS ZARATTINI - Re-quer visita técnica às instalações da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo, para conhecer o protótipo do cargueiro KC-390. Aprovado em 18/03/15. 14. REQUERIMENTO Nº 16/2015 - do deputado CARLOS ZARATTINI - Requer visita técnica às instalações do projeto piloto do Sistema Integrado de Monitora-mento de Fronteiras - Sisfron, na cidade de Dourados, em Mato Grosso do Sul. Aprovado em 18/03/15. 15. REQUERIMENTO Nº 17/2015 - do deputado CARLOS ZARATTINI - Re-quer a realização de visita às instalações do Estaleiro e Base Naval de Itaguaí,

Page 55: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

55

no Rio de Janeiro, para acompanhar o Programa de Desenvolvimento de Sub-marinos (Prosub), que prevê a produção do primeiro submarino de propulsão nuclear brasileiro e submarinos convencionais. Aprovado em 18/03/15. 16. REQUERIMENTO Nº 18/2015 - do deputado CARLOS ZARATTINI - Re-quer visita técnica às instalações do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no município de Alcântara, São Luís, no Estado do Maranhão. Aprovado em 18/03/15. 17. REQUERIMENTO Nº 19/2015 - do deputado LUIZ LAURO FILHO - Re-quer a instalação da Subcomissão Permanente de Comércio Exterior, destinada a acompanhar a execução da política nacional e dos instrumentos adotados com vista à ampliação e consolidação da participação do Brasil no comércio global. Aprovado em 18/03/15. 18. REQUERIMENTO Nº 20/2015 - dos deputados CLAUDIO CAJADO e CAR-LOS ZARATTINI - Requer a aprovação de missão oficial composta de membros da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, para participar da 51ª Feira Aeronáutica Internacional de Le Bourget, a realizar-se entre os dias 15 a 21 de junho de 2015, em Paris-França, com ônus para a Câmara dos De-putados. Aprovado em 18/03/15. 19. REQUERIMENTO Nº 21/2015 - da deputada JÔ MORAES - Requer a cria-ção de Subcomissão Especial de Cooperação Inter-regional. Aprovado em 18/03/15. 20. REQUERIMENTO Nº 22/2015 - do deputado JEAN WYLLYS - Requer, no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, a criação de Subcomissão Especial sobre a Cooperação Cultural, Científica e Tecnológica entre Brasil e demais países. Aprovado em 18/03/15. 21. REQUERIMENTO Nº 23/2015 - dos deputados BRUNO ARAÚJO e CLÁU-DIO CAJADO - Solicita seja convocado o Ministro de Estado da Saúde, Arthur Chioro, nesta Comissão, para prestar esclarecimentos acerca de possível fraude para favorecimento do governo cubano no programa Mais Médicos. Aprovado em 18/03/15, com a transformação para convite ao ministro de Esta-do da Saúde, Arthur Chioro. 22. REQUERIMENTO Nº 24/2015 - do deputado ANTÔNIO JÁCOME - para que seja realizada Reunião de Audiência Pública, sobre o tema: “Perseguição aos Cristãos por Grupos Radicais Islâmicos”. Aprovado em 25/03/15, com a sugestão de que a União Nacional Islâmica seja

Page 56: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

56

incluida no rol de convidados da audiência pública. 23. REQUERIMENTO Nº 25/2015 - dos deputados MARCOS ROTTA e NEWTON CARDOSO JR - Solicitamos que esta Comissão encaminhe Ofício à Embaixada Americana, sugerindo que o Estado do Amazonas seja contempla-do com um Consulado Geral para obtenção de visto. Aprovado em 25/03/15. 24. REQUERIMENTO Nº 26/2015 - do deputado EDUARDO BARBOSA - Re-quer a realização de audiência pública conjunta com a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, para avaliar, no âmbito do relaciona-mento econômico-comercial do Brasil, a propriedade intelectual, inovação e competitividade nacional. Aprovado em 25/03/15. 25. REQUERIMENTO Nº 27/2015 - dos deputados RUBENS BUENO e PAS-TOR EURICO - Requer a realização de Audiência Pública para discutir as me-didas que o governo brasileiro está tomando diante de informações de que ex-tremistas do Estado Islâmico (EI) estariam tentando recrutar jovens em território brasileiro. Aprovado em 25/03/15. 26. REQUERIMENTO Nº 29/2015 - do deputado RAUL JUNGMANN - Requer seja convidado o Excelentíssimo Sr. Jacques Wagner, Ministro de Estado da Defesa, para em reunião de Audiência Pública, tratar sobre a implementação da Política Nacional de Defesa, da Estratégia Nacional de Defesa bem como sobre a implementação do Livro Branco da Defesa. Aprovado em 25/03/15. 27. REQUERIMENTO Nº 30/2015 - da deputada JÔ MORAES - Requer, nos termos regimentais, autorização para que um representante desta Comissão participe, em caráter de missão oficial, da 48ª Sessão da Comissão de Popula-ção e Desenvolvimento das Nações Unidas (CPD), a realizar-se entre os dias 13 e 17 de abril de 2015, na cidade de Nova York (EUA), com ônus para a Câmara dos Deputados. Aprovado em 25/03/15. 28. REQUERIMENTO Nº 31/2015 - do deputado ANTÔNIO JÁCOME - Re-quer, nos termos regimentais, seja realizada audiência pública conjunta com as Comissões de Esporte e de Turismo, a fim de apresentar as ações que serão adotadas para a repressão do turismo sexual durante a realização das Olimpía-das e Paraolimpíadas de 2016. Aprovado em 25/03/15. 29. REQUERIMENTO Nº 32/2015 - dos deputados ROCHA e SUBTENENTE GONZAGA - Solicita a realização de audiência pública, com a participação do

Page 57: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

57

Sr. Nilson Moura Leite Mourão, Secretário Estadual de Justiça e Direitos Huma-nos do Estado do Acre, para debater com esta Comissão de Relações Exterio-res e de Defesa Nacional, sobre os problemas na área de Segurança Pública, oriundos da entrada de Haitianos e demais Imigrantes pela Fronteira do Acre. Aprovado em 08/04/15, com a inclusão, no rol de convidados, de represen-tantes do Ministério da Justiça e das Secretarias de Segurança Pública e da de Direitos Humanos do Estado de São Paulo. 30. REQUERIMENTO Nº 34/2015 - do deputado RAUL JUNGMANN - Requer seja realizada audiência pública para tratar sobre ações para prevenção contra possíveis atentados terroristas por ocasião da realização de grandes eventos internacionais no Brasil. Aprovado em 08/04/15. 31. REQUERIMENTO Nº 35/2015 - do deputado RAUL JUNGMANN e RU-BENS BUENO - Requer seja realizada reunião de Audiência Pública em con-junto com a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, para tratar sobre a posição do Brasil na 28ª Reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU e a política externa brasileira. Aprovado em 08/04/15. 32. REQUERIMENTO Nº 36/2015 - da deputada ROSANGELA GOMES - Re-quer a constituição de Grupo de Trabalho, no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, com o objetivo de acompanhar a organização da VI Reunião da AP-CPLP (Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), a ser realizada em Brasília, no segundo semestre de 2015 Aprovado em 08/04/15. 33. REQUERIMENTO Nº 37/2015 - do deputado CHICO LOPES e outros - Requer a realização de Audiência Pública, no âmbito desta Comissão Perma-nente, para debater a situação do Sahara Ocidental e o reconhecimento da Republica Árabe Saharaui Democrática pelo governo brasileiro. Aprovado em 08/04/15, com a apresentação do seguinte rol de convidados: 1º) representante do Ministério das Relações Exteriores; 2º) Senhor Mohamed La-arosi Bahia, representante da Frente Polisário no Brasil; e 3º) Senhora Socorro Gomes Coelho, presidente do Conselho Mundial da Paz. 34. REQUERIMENTO Nº 39/2015 - do deputado CARLOS ZARATTINI e CLAUDIO CAJADO - Requer que seja convidado o Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, para par-ticipar de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional com objetivo de explanar sobre a decisão do governo federal de can-celar o acordo bilateral para o lançamento de foguetes ucranianos com satélites comerciais da base de Alcântara, São Luís, no Estado do Maranhão. Aprovado em 22/04/15.

Page 58: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

58

35. REQUERIMENTO Nº 40/2015 - do deputado CLAUDIO CAJADO - So-licita ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e ao Ministro da Defesa informações acerca da binacional Alcântara Cyclone Space. Aprovado em 22/04/15. 36. REQUERIMENTO Nº 41/2015 - da deputada JÔ MORAES - Requer, nos termos regimentais, autorização para que membros desta Comissão possam realizar, ao longo de 2015, visitas institucionais aos projetos estratégicos de-senvolvidos pela Marinha do Brasil, pelo Exército Brasileiro e pela Força Aérea Brasileira. Aprovado em 22/04/15. 37. REQUERIMENTO Nº 42/2015 - do deputado CABO DACIOLO - Requer que seja convidado o Excelentíssimo Senhor Jaques Wagner, Ministro de Estado da Defesa, para participar de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, com o objetivo de explanar sobre o baixo salário pago aos Militares das Forças Armadas, bem como o aumento do PIB para a Defesa Na-cional e as condições de elegibilidade dos membros das corporações militares. Aprovado em 05/05/15. 38. REQUERIMENTO Nº 43/2015 - dos deputados EDUARDO BARBOSA e RÔMULO GOUVEIA - Requer a realização de audiência pública para debater os encaminhamentos e providências que vêm sendo tomadas para execução do Plano de ação elaborado a partir da IV Conferência Brasileiros no Mundo. Aprovado em 05/05/15. 39. REQUERIMENTO Nº 44/2015 - dos deputados EDUARDO BARBOSA e RÔMULO GOUVEIA - Requer autorização para que membros da Subcomissão Permanente sobre Migração realizem viagem a Boston - Estados Unidos para encontro com a comunidade de brasileiros residentes naquela localidade. Aprovado em 05/05/15. 40. REQUERIMENTO Nº 45/2015 - dos deputados EDUARDO BARBOSA e RÔMULO GOUVEIA - Requer a realização de audiência pública para debater o exercício do direito ao voto dos cidadãos brasileiros residentes ou em trânsito no exterior. Aprovado em 05/05/15. 41. REQUERIMENTO Nº 46/2015 - do deputado IVAN VALENTE e outros - Requer a realização de Audiência Pública com a finalidade de debater a atual situação política da Venezuela. Aprovado em 05/05/15, com a inclusão do senhor Milos Alcalay, ex-embaixa-dor da Venezuela no Brasil, no rol de convidados da audiência pública. 42. REQUERIMENTO Nº 47/2015 - do deputado VICENTE CANDIDO - Re-quer a realização de Audiência Pública em conjunto com as Comissões de

Page 59: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

59

Constituição e Justiça e de Cidadania e Finanças e Tributação, tendo como objetivo discutir a Mensagem 36 de 2015. Aprovado em 07/05/15. 43. REQUERIMENTO Nº 48/2015 - do deputado HERÁCLITO FORTES - so-licita a realização, no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, de Seminário de Política Externa Brasileira. Aprovado em 13/05/15. 44. REQUERIMENTO Nº 49/2015 - da deputada JÔ MORAES - Requer a reali-zação de Audiência Pública para discussão dos aspectos econômicos, políticos e sociais no âmbito do Mercosul, bem como o aprofundamento dos seus me-canismos de cooperação. Aprovado em 13/05/15, com a inclusão de representante da Confederação Na-cional da Indústria (CNI) no rol de convidados. 45. REQUERIMENTO Nº 50/2015 - do deputado JAIR BOLSONARO - Requer a realização de consulta ao Tribunal de Contas da União, visando à manifes-tação daquela Corte quanto à possibilidade do pagamento das mensalidades relativas a exercícios anteriores, quando da instituição de pensões militares, inclusive nos casos de reversão e melhoria, anteriormente ao julgamento de sua legalidade pelo Tribunal de Contas. Aprovado em 27/05/15. 46. REQUERIMENTO Nº 51/2015 - do deputado CABO DACIOLO - Requer a realização de Audiência Pública, com autoridades que nomeia, para debater acerca da ocupação de áreas sensíveis da Região Amazônica. Aprovado em 27/05/15, com a retirada do Comandante do Exército, General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, do Rol de convidados da Audiência Pública. 47. REQUERIMENTO Nº 53/2015 - do deputado HERÁCLITO FORTES - Con-vocação do Ministro de Estado da Justiça e convite ao Secretário Nacional de Justiça para debater, em audiência pública, as reformar nas legislação de imi-gração e tratamento ao estrangeiro no Brasil. Aprovado em 27/05/15, com a transformação para convite. 48. REQUERIMENTO Nº 54/2015 - do deputado HERÁCLITO FORTES - Con-vocação dos Ministros de Estado das Relações Exteriores e do Planejamento, Orçamento e Gestão para explicar os membros da Comissão de Relações Ex-teriores e Defesa Nacional o reiterado atraso no pagamento das contribuições brasileiras a organismos internacionais. Aprovado em 27/05/15, com a transformação para convite. 49. REQUERIMENTO Nº 55/2015 - do deputado LUIZ NISHIMORI - Requer a reali-zação de audiência pública para comemoração do dia nacional do imigrante japonês. Aprovado em 27/05/15.

Page 60: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

60

50. REQUERIMENTO Nº 56/2015 - do deputado EDUARDO BARBOSA - Re-quer a realização de audiência pública para debater a Mensagem n° 357, de 2014, que dispões sobre o “Tratado sobre Comércio de Armas, assinado pelo Brasil, no âmbito da Organização das Nações Unidas, em Nova York, em 3 de junho de 2013”. Aprovado em 10/06/15. 51. REQUERIMENTO Nº 57/2015 - do deputado NEWTON CARDOSO JR - Solicita realização de Audiência Pública para debater os efeitos do contingen-ciamento do Orçamento Geral da União para o exercício de 2015, especifica-mente para os investimentos realizados pelo Exército Brasileiro na compra de veículos blindados “Guarani” produzidos na montadora IVECO S/A, na cidade mineira de Sete Lagoas, bem como propor medidas tendentes a minimizar os impactos da medida. Aprovado em 10/06/15. 52. REQUERIMENTO Nº 58/2015 - da deputada JÔ MORAES - Requer autori-zação para a Realização de Seminário, no âmbito da Comissão de Relações Ex-teriores e de Defesa Nacional, juntamente com a Frente Parlamentar Mista para Refugiados e Ajuda Humanitária, a pedido da organização médico-humanitária Médicos Sem Fronteiras - Brasil, sobre desafios globais e respostas nacionais em cooperação/ajuda humanitária. Aprovado em 10/06/15. 53. REQUERIMENTO Nº 59/2015 - do deputado EDUARDO CURY - Requer á Presidência da CREDN a autorização para realizar exposição sobre cartografia nas dependências da Câmara dos Deputados. Aprovado em 10/06/15. 54. REQUERIMENTO Nº 60/2015 - da deputada JÔ MORAES - Requer auto-rização para impressão do Informativo mensal da Comissão de Relações Ex-teriores e de Defesa Nacional, edições de maio a dezembro de 2015, com a utilização da verba prevista no Ato da Mesa 33, de 2012. Aprovado em 10/06/15. 55. REQUERIMENTO Nº 52/2015 - da deputada ROSANGELA GOMES - Soli-cita que a Comissão de Relações Exteriores, em conjunto com a Comissão de Esportes manifeste seu apoio à permanência de Israel na Federação Internacio-nal de Futebol - FIFA. Aprovado em 17/06/15. 56. REQUERIMENTO Nº 61/2015 - do deputado JARBAS VASCONCELOS - Re-quer informações ao Senhor Ministro das Relações Exteriores referentes ao Tratado Binacional Brasil - Ucrânia e a Empresa Binacional Alcântara Cyclone Space - ACS. Aprovado em 17/06/15.

Page 61: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

61

57. REQUERIMENTO Nº 62/2015 - do deputado RUBENS BUENO - Requer seja convocado o Sr.Mauro Vieira, Ministro de Estado das Relações Exteriores, para tratar sobre a reclassificação de documentos sigilosos relacionados à Ode-brecht no período de 2003 a 2010. Aprovado em 24/06/15, com a transformação para convite. 58. REQUERIMENTO Nº 63/2015 - do deputado EDUARDO BARBOSA - Requer inclusão de convidado para a audiência pública, aprovada através do Requerimen-to n° 56/2015 CREDN, para debater a Mensagem n° 357, de 2014, que dispõe sobre o “Tratado sobre Comércio de Armas, assinado pelo Brasil, no âmbito da Organização das Nações Unidas, em Nova York, em 3 de junho de 2013”. Aprovado em 24/06/15. 59. REQUERIMENTO Nº 65/2015 - do deputado EDUARDO BARBOSA - Requer inclusão de convidado para a audiência pública, aprovada através do Requerimento n° 43/2015 CREDN, para debater os encaminhamentos e provi-dências que vêm sendo tomadas para execução do Plano de ação elaborado a partir da IV Conferência Brasileiros no Mundo. Aprovado em 24/06/15. 60. REQUERIMENTO Nº 1244/2015 - do deputado ANDRE MOURA - Requer que seja aprovada manifestação de apoio à participação da República da China (Taiwan), como observador geral, na 39ª Assembleia Geral e Técnica da Orga-nização Internacional de Aviação Civil (ICAO sigla em inglês), em setembro de 2016, na cidade de Montreal, Canadá. Aprovado em 02/07/15. 61. REQUERIMENTO Nº 66/2015 dos deputados EZEQUIEL FONSECA e CHI-CO LOPES - Requer a realização de Audiência Pública com a finalidade de debater os dez anos do Acordo de Admissão de Títulos e Graus Universitários Para o Exercício de Atividades Acadêmicas nos Estados Partes do MERCOSUL Aprovado em 02/07/15.

62. REQUERIMENTO Nº 67/2015 - da deputada JÔ MORAES - Requer a reali-zação de Audiência Pública conjunta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e a Comissão de Direitos Humanos e Minorias com a finalida-de de debater o tema da cooperação humanitária sustentável. Aprovado em 02/07/15. 63. REQUERIMENTO Nº 68/2015 - dos deputados JANDIRA FEGHALI, CAR-LOS ZARATTINI e EZEQUIEL FONSECA - Solicita que seja realizada audiência pública para debater o cumprimento do Acordo da Hidrovia Paraguai-Paraná. Aprovado em 08/07/15. 64. REQUERIMENTO Nº 69/2015 - dos deputados DANIEL COELHO e MARA GABRILLI- Requer a realização de Audiência Pública Conjunta com a Comissão

Page 62: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

62

de Direitos Humanos e Minorias, para discutir a aplicação da Convenção sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças nos casos em que mães brasileiras voltam para o país com seus filhos em razão de violência doméstica Aprovado em 08/07/15. 65. REQUERIMENTO Nº 70/2015 - do deputado LUIZ LAURO FILHO - Re-quer realização de Audiência Pública Conjunta com a Comissão de Desenvol-vimento Econômico, Indústria e Comércio, em Brasília, objetivando “debater aspectos do Plano Nacional de Exportações”. Aprovado em 08/07/15. 66. REQUERIMENTO Nº 64/2015 - dos deputados RAUL JUNGMANN e EDUAR-DO BARBOSA- Requer seja convidado para prestar esclarecimentos sobre incidente com a comitiva oficial de parlamentares brasileiros em visita a Caracas no último dia 18 de junho de 2015, o embaixador brasileiro na Venezuela, Senhor Rui Pereira. Aprovado o requerimento, com os votos contrários dos deputados Jean Wyllys, Jô Moraes e Chico Lopes, em 15/07/15. 67. REQUERIMENTO Nº 71/2015 - da deputada JÔ MORAES - Requer, nos termos regimentais, autorização para que deputadas desta Comissão Perma-nente participem, em caráter de missão oficial, com ônus para a Câmara dos Deputados, do Fórum Euroasiático de Mulheres, a realizar-se entre os dias 24 e 25 de setembro de 2015, na cidade de São Petersburgo, na Rússia. Aprovado em 15/07/15. 68. REQUERIMENTO Nº 72/2015 - do deputado CLAUDIO CAJADO - Requer autorização para que membros desta Comissão Permanente realizem visita téc-nica à Empresa Helibras/Airbus Helicopters. Aprovado em 15/07/15. 69. REQUERIMENTO Nº 73/2015 da deputada JÔ MORAES - Requer a reali-zação de Seminário, conjunto com a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (CPCMS), para debater aspectos econômicos, jurídicos, políticos e sociais no âmbito do Mercosul, bem como o aprofundamento dos seus me-canismos de cooperação. Aprovado em 15/07/15.

70. REQUERIMENTO Nº 74/2015 - dos deputados HENRIQUE FONTANA, PAULO TEIXEIRA, CLÁUDIO CAJADO, PASTOR EURICO e JEAN WYLLYS - Re-quer a realização de audiência pública, no âmbito desta Comissão Permanente, a fim de conhecer os preparativos, do Brasil, para a Sessão da Organização das Nações Unidas, em abril de 2016, onde será debatida a política de drogas internacional, com os seguintes convidados: Sr. José Alberto Mujica Cordano, ex-presidente do Uruguay; Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil; Sr. Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil; Sr. José Eduardo Martins Cardozo, Ministro de Estado da Justiça; Sr. Arthur Chioro, Ministro de Estado da Saúde; Sr. Mauro Vieira, Ministro de

Page 63: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

63

Estado das Relações Exteriores; Sr. Vitore Maximiano, Secretário da Secretaria Na-cional de Políticas sobre Drogas; Sr. Cristiano Maronna, da Plataforma Brasileira de Política de Drogas; Sr. Rubem Cesar, do Instituto VIVA RIO; Sr. José Henrique Torres, da Associação Juízes para a Democracia; Sra. Ilona Szabó, do Instituto Igarapé; Sr. Pablo Cymerman, do Instituto INTERCAMBIOS; Sra. Julita Lemgruber, do CESEC; Sra. Telva Barros, Diretora da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (ABRAMD); Sr. Thiago Moreira Rodrigues, Professor de Relações Internacio-nais da Universidade Federal Fluminense; Sr. Paulo José dos Reis Pereira, Professor de Relações Institucionais da PUC-SP; Sr. Pedro Abramovay, Diretor para a América Latina da Open Society Foundations; Sr. Ernesto Samper, Secretário geral da Unasul e ex-presidente da Colômbia; Sr. Júlio Delmanto, da Marcha da Maconha; Sra. Vera da Ros, da REDUC; Sr. Julio Calzada, Sociólogo e ex-Secretário de Drogas do Uru-guay; e o Sr. Lúcio Costa, Coordenador Geral de Direitos Humanos e Saúde Mental. Aprovado em 12/08/15, com a inclusão de um representante do Governo da Indo-nésia e de um representante do setor de segurança pública no rol de convidados. 71. REQUERIMENTO Nº 75/2015 - dos deputados JÔ MORAES e HUGO LEAL - Requer a realização de Audiência Pública para debater os preparativos para a Segunda Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito. Aprovado em 12/08/15. 72. REQUERIMENTO Nº 76/2015 - do deputado HERÁCLITO FORTES - Aditamen-to ao Requerimento nº 53/2015-CREDN, que aprovou convite ao Ministro de Estado da Justiça e ao Secretário Nacional de Justiça para debater as alterações na Lei de Mi-gração, no sentido de incluir dois representantes de organizações da sociedade civil para participar das discussões, quais sejam, o Diretor da Missão Paz, Padre Paulo, e a Diretora de Programas da Conectas Direitos Humanos, Juana Kweitel. Aprovado em 12/08/15. 73. REQUERIMENTO Nº 77/2015 - dos deputados RUBENS BUENO e RAUL JUNGMANN- Requer a realização de Audiência Pública, para discutir sobre relatório do Tribunal de Contas da União acerca da Base Naval e Estaleiro da Marinha, em Itaguai no Rio de Janeiro, com a presença de representantes do Tribunal de Contas da União e do Ministério da Defesa. Aprovado, com a transformação para requerimento de informação, em 19/08/15. 74. REQUERIMENTO Nº 78/2015 - do deputado JEAN WYLLYS - Requer a rea-lização de audiência pública, no dia 29 de setembro de 2015, para avaliar os ba-lanços dos Programas de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH) implementados no Brasil, Colômbia e México, com a participação dos seguintes convidados: Senhor Pepe Vargas, Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Direi-tos Humanos da Presidência da República; Senhora Fernanda Calderaro da Silva, Coordenadora-Geral de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos; Senhor Pedro Saldanha, Chefe da Divisão de Direitos Humanos do Ministério das Re-lações Exteriores; Senhor Paulo Abraão e Senhora Andressa Caldas, Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos (IPPDH); e Senhor Aurélio Virgílio Veiga

Page 64: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

64

Rios, Procurador Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC/MPF). Aprovado, com voto contrário do deputado Jair Bolsonaro, em 19/08/15. 75. REQUERIMENTO Nº 79/2015 - do deputado NELSON MARQUEZELLI - Requer a realização de audiência pública no dia 12 de novembro de 2015, com a participação da Fundação Global da Paz para discutir o tema Relações Exteriores - BRICS e Países Emergentes.Aprovado, com a inclusão dos deputados Raul Julgmann e Marco Maia no rol de convidos, em 19/08/15. 76. REQUERIMENTO Nº 80/2015 - dos deputados IVAN VALENTE e JEAN WYLLYS - Requer a realização de audiência pública para debater recentes ataques xenófobos no Brasil, com a participação dos seguintes convidados: Representante da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (OEA); Representante do Conselho Mundial de Igrejas Cristãs no Brasil; Representante do Projeto Missão Paz, Padre Paolo Pa-risi, da Paróquia Nossa Senhora da Paz/SP; Representante da Secretaria de Defesa Institucional da Polícia Federal; Representante da Secretaria de Igualdade Racial da Presidência da República; Remel Simon, haitiano responsável pela recepção dos imigrantes no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Vale do Taquari/RS; e Representante da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo.Aprovado, com a inclusão de representante da Prefeitura de São Paulo no rol de convidados, em 19/08/15. O deputado Jair Bolsonaro manifestou voto contrário. 77. REQUERIMENTO Nº 83/2015 - dos deputados LUIZ CARLOS HAULY, JAIR BOLSONARO e EDUARDO CUNHA - Requer a instalação de painel com a relação de todos os pracinhas falecidos na 2ª Guerra Mundial nos corredores da Câmara dos Deputados. Aprovado em 19/08/15. 78. REQUERIMENTO Nº 84/2015 - da deputada JÔ MORAES - Requer, nos termos regimentais, seja aprovada Moção de Apoio à realização da 39ª Assem-bleia Geral e Técnica da Organização Internacional de Aviação Civil (OACI/ICAO), que terá lugar na cidade de Montreal, Canadá, em setembro de 2016. Aprovado em 19/08/15. 79. REQUERIMENTO Nº 81/2015 - do deputado LUIZ LAURO FILHO - Re-quer, no âmbito da Subcomissão de Comércio Exterior, a realização Mesa Re-donda e Visita Técnica, em Campinas - SP, no intuito de debater os aspectos da exportação brasileira a partir do Aeroporto de Viracopos. Aprovado em 26/08/15. 80. REQUERIMENTO Nº 82/2015 - do deputado LUIZ LAURO FILHO - Re-quer, no âmbito da Subcomissão de Comércio Exterior, a realização de Au-diência Pública Conjunta com a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul - CPCMS, no intuito de “esclarecer erros de tradução em tratados co-merciais e debater, em especial, os firmados pelo Mercosul e países africanos”.

Page 65: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

65

Aprovado em 26/08/15, com a substituição da convidada Soraya Rosar pelo senhor Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e com a inclusão de um representante do Sindicato Nacional dos Tradutores no rol de convidados da audiência pública. 81. REQUERIMENTO Nº 85/2015 - do deputado RAUL JUNGMANN - Requer a criação de Grupo de Trabalho, para acompanhar e discutir as ações e atualizações que estão sendo desenvolvidas no âmbito do Livro Branco da Defesa Nacional e outros documentos especificados no § 3º do art. 9º da Lei Complementar nº 97 de 1999.Aprovado em 26/08/15. 82. REQUERIMENTO Nº 86/2015 - dos deputados MAJOR OLIMPIO e SUBTE-NENTE GONZAGA - Requer, nos termos regimentais, a realização de Seminário desta Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputa-dos, em conjunto com a Comissão do Trabalho, de Administração e Serviço Públi-co, com a finalidade de discutir o contexto atual das migrações internacionais no Brasil, especialmente a questão dos novos fluxos migratórios, que se intensificaram no início da presente década, tendo como exemplo o caso dos haitianos. Aprovado em 26/08/15.

83. REQUERIMENTO Nº 2735/2015 - do deputado LUIZ LAURO FILHO - Re-quer seja aprovada Moção de Apoio ao Mercosul - Mercado Comum do Sul. Aprovado em 02/09/15. 84. REQUERIMENTO Nº 87/2015 - do deputado DILCEU SPERAFICO - Re-quer, nos termos regimentais, autorização para participar, em caráter de missão oficial do evento: Assembleia de Parlamentares para a não-proliferação nuclear e desarmamento, edição 2015, organizado pelo Ministério de Relações Exte-riores da República Tcheca e por pesquisadores de Instituições Acadêmicas , a realizar-se entre os dias 14 e 17 de outubro de 2015, na cidade de Praga/República Tcheca, com ônus para a Câmara dos Deputados. Aprovado em 02/09/15. 85. REQUERIMENTO Nº 88/2015 - do deputado CARLOS ZARATTINI - Requer au-torização para a realização de exposição nas dependências da Câmara dos Deputa-dos sobre Estratégia Nacional de Defesa e Projetos Estratégicos das Forças Armadas. Aprovado em 02/09/15. 86. REQUERIMENTO Nº 89/2015 - do deputado NELSON MARQUEZELLI - Requer a realização de audiência pública com a presença do Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Luiz Lecker Vieira, para debatermos as respostas apresentadas pelo governo brasileiro junto a Organização Mundial do Comércio em contestação ao contencioso apresentado pela União Euro-peia, no tocante a política industrial brasileira. Aprovado em 09/09/15.

Page 66: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

66

87. REQUERIMENTO Nº 90/2015 - do deputado ROCHA - Requer, nos termos regimentais, autorização para participar, em caráter de missão oficial do even-to: Fórum Parlamentar para Avaliação do Desenvolvimento na América Latina (Parliamentarians Forum for Development Evaluation in Latin America), orga-nizado por EvalPartners, agências do Sistema ONU e o Parlatino (Parlamento Latino-americano), a realizar-se entre os dias 17 e 18 de setembro de 2015, na cidade do Panamá/Panamá, com ônus para a Câmara dos Deputados. Aprovado em 09/09/15. 88. REQUERIMENTO Nº 91/2015 - do deputado NELSON MARQUEZELLI - Requer ao Poder Executivo que envide esforços para participar do processo de recebimento de refugiados da guerra da Síria, principalmente de milhares de famílias que estão sofrendo os horrores da Guerra no Oriente Médio.Aprovado em 09/09/15.

89. REQUERIMENTO Nº 92/2015 - da deputada JÔ MORAES - Requer a realiza-ção de Audiência Pública, no âmbito desta Comissão Permanente, com a finali-dade de debater o desenvolvimento e a integração na América Latina com ênfase na relação Brasil - Chile, com representantes da OEA; do Itamaraty; do Governo Chileno; do Parlamento Chileno; da CEPAL; Acadêmico de Relações Internacio-nais do Brasil (IRI/UnB); e Acadêmico de Relações Internacionais do Chile. Aprovado em 09/09/15, com a redução do número de convidados para três participantes a serem definidos pela autora do requerimento. 90. REQUERIMENTO Nº 94/2015 - do deputado MAJOR OLIMPIO - Requer a con-vocação do Ministro de Estado da Defesa, para prestar esclarecimentos de assuntos pertinentes à sua pasta, especialmente quanto à edição do Decreto nº 8.515, de 3 de setembro de 2015, que delega competência do Presidente da República a esse Ministro para a edição de atos relativos a pessoal militar, com a inclusão do nome do Ministro da Defesa em exercício, sem o seu conhecimento e seu consentimento. Aprovado em 16/09/15, com a transformação para convite. 91. REQUERIMENTO Nº 95/2015 - da deputada JANDIRA FEGHALI - Re-quer a realização de audiência pública para discutir, no âmbito desta comis-são, as políticas de saúde no Mercosul, com a participação dos seguintes convidados: Senhor Arthur Chioro, Ministro de Estado da Saúde; Senhor José Gomes Temporão, Diretor-Executivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS); e Senhor Joaquim Molina, Representante da OPAS/OMS no Brasil. Aprovado em 16/09/15. 92. REQUERIMENTO Nº 98/2015 - da deputada JÔ MORAES - Requer a realiza-ção de Audiência Pública, com a finalidade de debater a emergência de uma nova arquitetura financeira internacional, com a presença dos seguintes convidados: Senhor Paulo Nogueira Batista Junior - Vice-Presidente do Novo Banco de De-senvolvimento (NBD) dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul); Re-

Page 67: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

67

presentante do Brasil no Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB); Representante do Brasil no Fundo para a Convergência Estrutural do MERCOSUL (FOCEM); e Senhor Pedro Silva Barros, Representante do Brasil na UNASUL. Aprovado em 16/09/15. 93. REQUERIMENTO Nº 99/2015 - da deputada JÔ MORAES - Requer seja apro-vada a realização de missão oficial para representar esta Comissão de Relações Ex-teriores e de Defesa Nacional durante Reunião Extraordinária da Comissão de As-suntos Políticos, Municipais e de Integração do Parlamento Latino-americano nos dias 08 e 09 de outubro de 2015, na cidade de Buenos Aires, República Argentina. Aprovado em 16/09/15. 94. REQUERIMENTO Nº 100/2015 - do deputado ARLINDO CHINAGLIA - Requer seja convidado o Sr Jaques Wagner, Ministro de Estado da Defesa, para em reunião de audiência pública tratar sobre as ações para prevenção contra possíveis atentados terroristas por ocasião da realização dos Jogos Olímpicos e Paralimpicos; sobre a Política Nacional de Defesa, Livro Branco de Defesa Na-cional e Estratégia Nacional de Defesa; e sobre a restrição orçamentária tendo em vista os cortes ocorridos no presente ano.Aprovado em 16/09/15. 95. REQUERIMENTO Nº 97/2015 - da deputada JÔ MORAES - Requer a reali-zação de Audiência Pública, com a finalidade de debater sobre a passagem dos 20 anos da Conferência Mundial sobre a Mulher de Pequim (1995) e o atual estágio dos acordos e convenções assinados pelo Governo Brasileiro que tra-tam sobre a igualdade de gênero nas relações de trabalho, com a presença dos seguintes convidados: Ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República; Dra. Nadine Gasman - Repre-sentante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil; e Representante do Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais.Aprovado em 16/09/15. 96. REQUERIMENTO Nº 96/2015 - do deputado CHICO LOPES - requer que seja encaminhado Requerimento de Informação ao Ministério da Justiça, e de-mais órgãos competentes, sobre a situação do imigrante senegalês CheCheikh Oumar Foutyou Diba, vítima de queimaduras na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no último sábado dia 12 de setembro de 2015. Aprovado em 23/09/15. 97. REQUERIMENTO Nº 102/2015 - das deputadas ROSANGELA GOMES e JÔ MORAES - Requer a realização de Audiência Pública desta Comissão, com a participação da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, para debater a Década Internacional de Afrodescendentes, seguida de recepção aos embai-xadores de países africanos e caribenhos. Aprovado em 23/09/15.

Page 68: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

68

98. REQUERIMENTO Nº 101/2015 - do deputado LUIZ CARLOS HAULY - So-licita a realização de Audiência Pública, com a presença dos convidados a seguir indicados, que atuam na área de regulamentação e fabricação de Aeronaves Re-motamente Pilotadas (ARP) e Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), a saber: Ministro Eliseu Padilha da Secretaria de Aviação Civil; Marcelo Pacheco Guaranys, presidente da ANAC; Representante do Ministério da Defesa; Walter Bartels, pre-sidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB); e Nei Salis Brasil Neto, presidente da Empresa Estratégica de Defesa FT Sistemas S.A.Aprovado em 23/09/15. 99. REQUERIMENTO Nº 103/2015 - dos deputados TAKAYAMA e PASTOR EURICO - Requer que a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional encaminhe Requerimento de Informação a Força Aérea Brasileira – FAB, ao Ministério das Relações Exteriores para que a informe sobre o custo operacio-nal e sobre a situação do Acordo Bilateral firmado entre Brasil e Ucrânia para explorar a Base de Alcântra no Brasil e para a construção e lançamento do foguete cyclone 4, que foi cancelado. Aprovado em 07/10/15, com a alteração de “Força Aérea Brasileira-FAB” para “Ministro de Estado da Defesa”. 100. REQUERIMENTO Nº 105/2015 - dos deputados ÁTILA LINS, PASTOR EURICO e EZEQUIEL FONSECA - Requer seja convidado o Sr General de Exér-cito Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, Comandante Militar da Amazônia, para em reunião de audiência debater a questão da Amazônia. O papel do Exército Brasileiro na Amazônia, na proteção da unidade nacional, das diversidades e das riquezas, naquela extensa área de nosso território. A situação do controle de fronteiras, as ameaças do tráfico de drogas, armas e diversidade, a coordenação com as forças dos países limítrofes.Aprovado em 07/10/15. 101. REQUERIMENTO Nº 106/2015 - dos deputados CLAUDIO CAJADO e PASTOR EURICO - Requer, nos termos regimentais, autorização para missão oficial de visita institucional aos Parlamentos da República do Cazaquistão e da Geórgia, a realizar-se entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro de 2015 Aprovado em 07/10/15. 102. REQUERIMENTO Nº 108/2015 - dos deputados EDUARDO BARBOSA e LUIZ CARLOS HAULY - Requer a realização de audiência pública para debater a atual situação do MERCOSUL desde a adesão da Venezuela e do processo de adesão da Bolívia como membro pleno, bem como o estágio atual das nego-ciações com a União Europeia. Aprovado em 14/10/15, com a seguinte alteração do seu objeto: “Realização de audiência pública para debater a atual situação do Mercosul e os Acordos Bilaterais em Desenvolvimento, em especial quanto ao Acordo de Livre Co-mércio Mercosul-União Europeia”.

Page 69: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

69

103. REQUERIMENTO Nº 109/2015 - dos deputados EDUARDO BARBOSA, CABO DACIOLO, CARLOS ZARATTINI e LUIZ CARLOS HAULY - Requer a realização de audiência pública com a presença do Ministro ALDO REBELO, para debater sobre o Orçamento da Defesa, as estratégias para a Defesa nacio-nal, e a revisão dos documentos norteadores da Defesa. Aprovado em 14/10/15. 104. REQUERIMENTO Nº 110/2015 - dos deputados LUIZ LAURO FILHO, CABO DACIOLO, CARLOS ZARATTINI e LUIZ CARLOS HAULY - Requer seja convidado o Sr., Aldo Rebelo, Ministro de Estado da Defesa, para expor em audiência pública os planos, programas e projetos de sua gestão à frente do Mi-nistério. Aprovado em 14/10/15.

105. REQUERIMENTO Nº 3.203/2015 - dos deputados JULIO LOPES e EZE-QUIEL FONSECA - Requer a aprovação de moção de repúdio ao mural que difama o Brasil no Salão do Automóvel de Frankfurt. Aprovado em 21/10/15. 106. REQUERIMENTO Nº 111/2015 - do deputado VICENTE CANDIDO - Requer a realização de Audiência Pública para debater os pontos estruturantes para a integra-ção dos países membros da UNASUL nas áreas: econômica, política e social. Aprovado em 21/10/15. 107. REQUERIMENTO Nº 112/2015 - do deputado LUIZ LAURO FILHO - Requer realização de Audiência Pública para debater o papel da inovação no incremento das exportações, com a participação dos seguintes convidados: Mi-nistro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) ou representante; Representante da Associação Nacional de Pesquisa e Desen-volvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI); Representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Representante da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ); e Representante da Asso-ciação Brasileira da Indústria Elétrica (Abinee). Aprovado em 28/10/15. 108. REQUERIMENTO Nº 114/2015 - da deputada JÔ MORAES - Requer a realização de Audiência Pública para discutir ações concretas de ajuda huma-nitária na República Federativa do Brasil, com a participação de representantes das seguintes pastas e organizações: do Ministério da Justiça; do Ministério das Relações Exteriores, da Cruz Vermelha Brasileira - CVB; da organização huma-nitária “Médicos Sem Fronteiras - MSF”; e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados - ACNUR. Aprovado em 28/10/15, com a inclusão de um representante do Ministério da Saúde no rol de convidados.

Page 70: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

70

109. REQUERIMENTO Nº 3364/2015 - das deputadas LUIZA ERUNDINA e JÔ MORAES - Requer a aprovação de Moção de Solidariedade aos jovens de Angola, na África, reconhecidos como 15+2, que estão detidos naquele país. Aprovado em 18/11/15. Subscrito pela Deputada Jô Moraes. 110. REQUERIMENTO Nº 118/2015 - dos deputados JÔ MORAES e CLAUDIO CAJADO - Requer, nos termos regimentais, que esta Comissão aprove e encami-nhe Moção de apoio a República Francesa, devido aos atentados sofridos no últi-mo dia 13 de novembro de 2015, que deixaram ao menos 120 mortos, em Paris.Aprovado em 18/11/15. 111. REQUERIMENTO Nº 117/2015 - do deputado CLAUDIO CAJADO - Re-quer o envio de Indicação ao Poder Executivo, sugerindo que o Ministério das Relações Exteriores promova gestões junto à Embaixada da República Boliva-riana da Venezuela com finalidade de que seja autorizada a presença de obser-vadores internacionais, em particular da Organização dos Estados Americanos, nas eleições legislativas a serem realizadas em 6 de dezembro de 2015. Aprovado em 25/11/15. 112. REQUERIMENTO Nº 119/2015 - do deputado CABO DACIOLO - Requer sejam designados Parlamentares desta Comissão para acompanharem e participa-rem, com ônus para a Casa, de Reunião na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, com sede em Washington, para tratar da questão envolvendo os CESD, dos presídios brasileiro e da carga horária dos agentes de segurança pública. Aprovado em 25/11/15. 113. REQUERIMENTO Nº 120/2015 - do deputado EDUARDO BARBOSA - Requer o envio de Indicação ao Poder Executivo, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores, relativa à sugestão para a promoção de gestões junto à Organização das Nações Unidas para que esta recomende, aos países membros do ATT, a instituição de controles internos semelhantes ao já adotados pelo Brasil no controle da destrui-ção das armas apreendidas e no controle de vendas e estoque de munições. Aprovado em 25/11/15. 114. REQUERIMENTO Nº 121/2015 - dos deputados JÔ MORAES, PAULO PIMEN-TE, CARLOS MARUN, IVAN VALENTE, CHICO LOPES e WADSON RIBEIRO - Re-quer a realização de um painel com a finalidade de debater o atual estágio da resolução 181 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 29 de novembro de 1947, presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha, que aprovou o Plano de Partilha da Palestina. Aprovado em 25/11/15.

115. REQUERIMENTO Nº 122/2015 - dos deputados CARLOS MARUN, AR-LINDO CHINAGLIA E PAULO ABI-ACKEL - Requerendo, nos termos regimen-tais da Câmara dos Deputados, a aprovação de Moção de Apoio para o fortale-cimento das relações Brasil-Israel-Palestina. Aprovado em 09/12/15.

Page 71: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

71

116. REQUERIMENTO Nº 123/2015 - da deputada JÔ MORAES - Requer auto-rização para impressão do Relatório Anual das Atividades desempenhadas pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional no ano de 2015, com a utilização da verba prevista no Ato da Mesa 33, de 2012. Aprovado em 09/12/15. 117. REQUERIMENTO Nº 124/2015 - da deputada JÔ MORAES - Requer realiza-ção de audiência pública conjunta com as Comissões de Meio Ambiente e Desenvol-vimento Sustentável; de Direitos Humanos e Minorias; e de Desenvolvimento Econô-mico, Indústria, Comércio e Serviços, para discutir “A Importância da Implementação da Agenda 2030: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Brasil” Aprovado em 09/12/15, com a alteração do objeto da audiência pública para: “Dis-cutir a instalação da Comissão Nacional Multissetorial, que coordenará a implemen-tação da Agenda 2030: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Brasil”. O rol de convidados da audiência pública será composto por: representantes do Ministério das Relações Exteriores; do Ministério do Meio Ambiente; da Secretaria de Governo da Presidência da República; e representante da sociedade civil. 118. REQUERIMENTO Nº 125/2015 - do deputado EDUARDO CURY - Re-quer autorização para representar a Comissão de Relações Exteriores e de De-fesa Nacional, da Câmara dos Deputados, no Nice Global Forum on Home-land Security and Crisis Menagement 2016, de 2 a 5 de fevereiro de 2016, na Acropolis Palais des Congres, na cidade de Nice, na França. Aprovado em 09/12/15. 119. REQUERIMENTO Nº 126/2015 - do deputado LUIZ LAURO FILHO - Re-quer realização de Audiência Pública, no âmbito dessa Comissão, em Brasília, no intuito de subsidiar parecer, que seja debatida a MSC 425/2015, do PODER EXECUTIVO, que propõe “Acordo sobre um Programa de Férias e Trabalho entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Francesa”. Aprovado em 09/12/15. 120. REQUERIMENTO Nº 127/2015 - dos deputados JÔ MORAES e PAULO PIMENTA - Requer seja emitida Moção de Congratulação ao Quarteto de Diá-logo Nacional da Tunísia, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2015. Aprovado em 09/12/15.

Page 72: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

72

Page 73: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

73

EMENDAS À LDO E À LOA

2016

Page 74: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

74

Page 75: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

75

EMENDAS APRESENTADAS À LDO E À LOA - 2016

A - DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DAS SUGESTÕES DE EMENDAS AO PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS 2016 (LDO) – PROJETO DE LEI Nº 1/2015-CN:

Sugestão de Emenda nº 01: Exército Brasileiro (Emenda de Meta) – Inserir no Anexo de Metas e Prioridades do PLDO 2016: Programa: Política Nacional de Defesa; Ação: 14T4 – Aquisição de Blindados Guarani; Produto: Viatura adqui-rida (unidade); Meta: 56Relator: Deputado HENRIQUE FONTANA

Sugestão de Emenda nº 02: Exército Brasileiro (Emenda de Meta) – Inserir no Anexo de Metas e Prioridades do PLDO 2016: Programa: Política Nacional de Defesa; Ação: 13DB – Aquisição de Sistemas de Artilharia Antiaérea; Produto: Equipamento obtido (unidade); Meta: 8Relator: Deputado PASTOR EURICO

Sugestão de Emenda nº 03: Marinha do Brasil (Emenda de Texto) – Acrescen-tar ao Anexo III um item 64 com a seguinte redação: “Participação Brasileira em missões de paz (Decreto Legislativo nº 207, de 19 de maio de 2004)”.Relator: Deputado JARBAS VASCONCELOS

Sugestão de Emenda nº 04: Marinha do Brasil (Emenda de Texto) – Acrescen-tar ao Anexo III um Item 64 com a seguinte redação: “Despesas relacionadas com acordos e parcerias estratégicas firmados pela República Federativa do Brasil com outros países na área de defesa”.Relator: Deputado EDUARDO CURY

Sugestão de Emenda nº 05: Marinha do Brasil (Emenda de Texto) – Acrescen-tar ao Anexo III um item 64 com a seguinte redação: “Despesas relacionadas à reconstrução da Estação Brasileira na Antártica”.Relator: Deputado CHICO LOPES

Sugestão de Emenda nº 06: Marinha do Brasil (Emenda de Texto) – Acrescen-tar ao Anexo III um item 64 com a seguinte redação: “Despesas relacionadas ao patrulhamento e à salvaguarda das áreas marítimas que abrigam as plataformas de exploração de recursos energéticos e que envolvam desenvolvimento da Indústria Nacional de Defesa”.Relator: Deputado EDUARDO CURY

Page 76: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

76

Sugestão de Emenda nº 07: Marinha do Brasil (Emenda de Texto) – Acrescen-tar ao Anexo III um item 64 com a seguinte redação: “Despesas com as ações vinculadas ao desenvolvimento de produtos e de sistemas de defesa, visando a fomentar a área estratégica que envolve o desenvolvimento da Indústria Na-cional de Defesa”.Relator: Deputado EZEQUIEL FONSECA

Sugestão de Emenda nº 08: Exército Brasileiro (Emenda de Texto) – Inserir no artigo 52 do Capítulo III um inciso XIV: “XIV – aquisições em Empresas Estra-tégicas de Defesa”.Relator: Deputado EDUARDO BARBOSA

Sugestão de Emenda nº 09: Exército Brasileiro (Emenda de Texto) – Nova redação ao inciso V no artigo 11 do Capítulo II: “V - às despesas com auxílio-alimentação ou refeição, assistência pré-escolar, assistência médica e odonto-lógica, fardamento e movimentação de militares e auxílio-transporte, inclusive das entidades da administração pública federal indireta que recebam recursos à conta dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social, ainda que prestados, total ou parcialmente, por intermédio de serviços próprios.”Relator: Deputado EDUARDO BOLSONARO

Sugestão de Emenda nº 10: Força Aérea Brasileira (Emenda de Texto) - Acres-centa uma Seção II (DEMAIS DESPESAS RESSALVADAS) ao Anexo III com o seguinte texto: “SEÇÃO II – DEMAIS DESPESAS RESSALVADAS: 1. Despesas do Programa Operação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. 2. Despesas do Programa de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuti-cos. Programa: 2058/Ação: 2913 (Fundo Aeronáutico).Relator: Deputado NELSON MARQUEZELLI

Sugestão de Emenda nº 11: Ministério das Relações Exteriores (Emenda de Texto) - Inserir um item 64 ao Anexo III com a seguinte redação: “64. Serviços Consulares e de Assistência a Brasileiros no Exterior, executadas no âmbito do Ministério das Relações Exteriores”.Relator: Deputado EDUARDO BARBOSA

* Apreciadas e aprovadas na Reunião Deliberativa Ordinária de 02 de julho de 2015.

Page 77: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

77

B- DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DAS SUGESTÕES DE EMENDAS À LEI ORÇAMENTÁRIA 2016 (LOA) – PL 007/2015-CN

Sugestão de Emenda nº 01 (apropriação) - Marinha do BrasilEmenta: PROSUB (Programa de Submarino Nuclear)Funcional/Ação/Subtítulo: Implantação de estaleiro e base naval e manutenção de submarinos convencionais e nuclearesRelator: Deputado CAETANO

Sugestão de Emenda nº 02 (apropriação) - Exército BrasileiroEmenta: Apoio ao prosseguimento da implementação do Projeto Estratégico GuaraniFuncional/Ação/Subtítulo: Aquisição de blindados guarani (51 unidades)Relator: Deputado EZEQUIEL FONSECA

Sugestão de Emenda nº 03 (apropriação) - Força Aérea BrasileiraEmenta: Projeto KC-390Funcional/Ação/Subtítulo: Aquisição de cargueiro tático militar de 10 a 20 to-neladas – Projeto KC-390Relator: Deputado EDUARDO BOLSONARO

Sugestão de Emenda nº 04 (apropriação) - Ministério das Relações Exteriores Ementa: Restauração de edifício – patrimônio Funcional/Ação/Subtítulo: Restauração do Palácio Itamaraty no Rio de JaneiroRelator: Deputado ARLINDO CHINAGLIA

* Apreciadas e aprovadas na Reunião Deliberativa Ordinária de 14 de outu-bro de 2015.

Page 78: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

78

Page 79: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

79

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Page 80: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

80

15 de abril de 2015Anexo II, Plenário 3 da Câmara dos Deputados

Horário: 14h30

1 - Audiência Pública“Debater questões referentes à segurança pública na faixa de fronteira”

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/impasses-de-acordo-comercial-com-europa-dominam-debates-em-forum-internacional

Alex FerreirA / CâmArA dos deputAdos

Page 81: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

81

Convidados:

Representante do Ministério das Relações Exteriores, Ministra MÁRCIA LOUREIRO - Coordenadora-Geral de Combate aos Ilícitos Transnacio-nais(*)

Representante do Ministério da Defesa, Coronel de Infantaria REGINAL-DO VIEIRA DE ABREU - Adjunto da Subchefia de Operações Conjuntas do Estado maior Conjunto das Forças Armadas (*)

Representante do Departamento de Polícia Federal, Delegado RUBENS JOSÉ MALEINER - Assistente da Divisão de Correições Judiciais (*)

Representante da Agência Brasileira de Inteligência, Oficial de Inteligên-cia EDGAR RIBEIRO DIAS (*)

Prefeito Municipal de Cáceres / MT, FRANCIS MARIS CRUZ (*)

Requerimento nº 010/15: Deputado EZEQUIEL FONSECA (PP/MT) e Deputado Rômulo Gouveia (PSD/PB)

Delegado defende atuação conjunta de países na fronteira para combater narcotráficoEm audiência pública Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, o repre-

sentante da Polícia Federal, delegado Rubens José Maleiner, assinalou que é preciso atuar de forma conjunta com os países da fronteira e com diversos órgãos brasileiros para combater o tráfico de drogas que é o principal problema na faixa de fronteira.

Para o autor do requerimento, deputado Ezequiel Fonseca (PP-MT), não adianta combater as drogas nos morros do Rio de Janeiro, é preciso impedir a entrada na fronteira. “Por isso, nós temos que juntar a força desta comissão, dos parlamentares. Nós buscarmos organismos para fazer com que a fronteira do Brasil não seja apenas uma faixa de fronteira de segurança nacional, que seja uma faixa de produção, de desenvolvimento, de qualidade de vida.”

Investimento em inteligência

O representante da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Edgar Ribeiro Dias, chamou a atenção para os problemas no Mato Grosso que faz fronteira com a Bolívia, que se tornou a principal entrada de drogas vindas do Peru e da Colômbia. “É preciso investir na proteção da fronteira para que essas drogas não cheguem ao Brasil onde são consumidas ou exportadas para outros países. Para combater o tráfico internacional de drogas e de armas carece de investimento na área de inteligência e de patrulhamento também, mas muito mais de inteligência porque com uma fronteira de mais de 16 mil quilômetros é impossível você colocar um homem a cada dois três metros.”

Page 82: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

82

30 de abril de 2015Anexo II, Plenário 3 da Câmara dos Deputados

Horário: 10h

2 - Audiência Pública“Debater a situação do Sahara Ocidental e o recon-hecimento da República Árabe Saharaui Democráti-ca pelo governo brasileiro”

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/saara-ocidental-audiencia-questiona-nao-reconhecimento-do-governo-brasileiro

ClAudiA Guerreiro

Page 83: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

83

Convidados:

Representante do Ministério das Relações Exteriores, Ministra MARIA LUISA ESCOREL DE MORAES;

Representante da Frente Polisário no Brasil, MOHAMED LAAROSI BAHIA;

Presidente do Conselho Mundial da Paz, SOCORRO GOMES COELHO .

Requerimento nº 37/2015, de autoria dos Deputados WADSON RIBEI-RO (PCdoB/MG), CHICO LOPES (PCdoB/CE) e JEAN WYLLYS (PSOL/RJ).

Saara Ocidental: audiência questiona não-reconhe-cimento do governo brasileiroDebater a situação do Saara Ocidental e o reconhecimento da Repú-

blica Árabe Saharaui Democrática pelo governo brasileiro. Estes foram os objetivos da audiência pública, realizada em 30/4.

Mohamed Laarosi explicou a crise vivida pelo povo saharaui há algu-mas décadas, ressaltando a sua luta pela independência e liberdade e as contínuas violações de direitos humanos perpetradas pelo país vizinho, Marrocos, que, em suas palavras, “em pleno século XXI, continua negando a solução democrática a um conflito de desconexão, não permitindo ao povo sarahaui o direito à livre autodeterminação e independência”.

Maria Luísa Escorel esclareceu que o Brasil não reconhecia a República Árabe Saharaui Democrática (RASD) por entender “que a solução sobre o status final do território deverá ser alcançada por meio do entendimento mútuo entre as partes, bem como por meio do tratamento da questão no âmbito do Conselho de Segurança”. No entanto, frisou que o governo brasileiro mantinha interlocução com a Frente Polisário, considerada parte legítima nas negociações relacionadas ao status definitivo do território.

“O governo brasileiro acompanha com interesse a situação do Saara Oci-dental e defende uma solução justa, pacífica e mutuamente aceitável, com base no princípio da autodeterminação”. Maria Luísa referiu-se ainda às doações já feitas pelo Brasil para os refugiados sarahuis: “300 mil dólares para a compra de bens essenciais, 1.400 toneladas de feijão e 400 toneladas de arroz”, apontou.

A presidente do Conselho Mundial da Paz Socorro Gomes afirmou que “reconhecer o Sahara Ocidental vai além da resolução da ONU, trata-se de uma questão de justiça, pois o povo saharaui vem lutando e enfrentando um verdadeiro martírio”.

Page 84: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

84

14 de maio de 2015Anexo II, Plenário 11 da Câmara dos Deputados

Horário: 10h

3 - Audiência Pública“Debater a perseguição aos cristãos por grupos radicais islâmicos”

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/comissao-discute-perseguicao-aos-cristaos

ClAudiA Guerreiro

Page 85: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

85

Convidados:

Diretor do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais do Mi-nistério das Relações Exteriores, Ministro ALEXANDRE PEÑA GHISLEN;

Coordenador do Projeto MAIS Refúgio, JOSÉ ROBERTO MARTINS PRA-DO;

Presidente da Associação Nacional de Juristas Evangélicos-Anajure, UZIEL SANTANA;

Presidente da Missão Mundo Muçulmano - M3, MÁISEL ROCHA; e

Presidente do Conselho de Ética da União Nacional Islâmica, UNI e Vi-ce-Presidente da União Mundial da Juventude Islâmica, WAMY, JIHAD HASSAN HAMMADEH.

Requerimento nº 24/2015, de autoria do Deputado ANTÔNIO JÁCOME.

Comissão discute perseguição aos cristãos“Para nós, Jesus nasceu de forma milagrosa, do Verbo de Deus, e foi

colocado no ventre de Maria. (...) Nasceu de forma milagrosa, cumpriu a sua missão e voltará um dia para reinar em paz. E todos os muçulmanos terão que seguir Jesus”. Com estas palavras, o presidente do Conselho de Ética da União Nacional Islâmica (UNI) e vice-presidente da União Mundial da Juventude Islâmica, Jihad Hassan Hammadeh, explicou o posicionamento da UNI na audiência pública para debater a perseguição aos cristãos por grupos radicais islâmicos.

Hassan Hammadeh explicou que quando aparecem estes grupos que se denominam Estado Islâmico ou Boko Haram, “eu não me reconheço neles”. Em sua opinião “estes fanáticos extremistas retiram os trechos que quiserem do Alcorão para usarem da maneira que lhes convém”. O presidente da UNI disse ainda que “eles matam muito mais muçulmanos do que cristãos”.

Outro participante da mesa, José Roberto Martins Prado, coordenador do Projeto MAIS Refúgio, ponderou que, de fato, esta perseguição dos grupos extremistas “não atinge somente os cristãos, mas é uma perseguição aos direitos humanos”. Por se tratar de direitos humanos fundamentais, garan-tidos em convenção da qual o Brasil é signatário, o tema merece destaque.

Apresentando dados recentes, o presidente da Missão Mundo Muçul-mano, Máisel Rocha, informou que atualmente existem1, 6 bilhão de muçulmanos no mundo, sendo sua esmagadora maioria composta por fiéis pacíficos. “Há que se separar o Islamismo – a religião – do muçulmano, o seu adepto”.

Page 86: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

86

20 de maio de 2015Anexo II, Plenário 3 da Câmara dos Deputados

Horário: 10h

4 - Audiência Pública“Debater temas afetos à formulação e à execução da política de defesa nacional”

“Tratar da implementação da Política Nacional de Defesa, da Estratégia Nacional de Defesa e do Livro Branco da Defesa”

“Explanar sobre o salário pago aos Militares da For-ças Armadas, o PIB para a Defesa Nacional e as condições de elegibilidade dos membros das corpo-rações militares”

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/ministro-da-defesa-fala-em-reuniao-da-comissao-1

ClAudiA Guerreiro

Page 87: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

87

Convidado

Ministro de Estado da Defesa, JAQUES WAGNER

Requerimentos nºs 02/15, de autoria da Deputada JÔ MORAES (PCdoB/MG); 29/15, de autoria dos Deputados RAUL JUNGMANN (PPS/PE) e CARLOS ZARATTINI (PT/SP); e 42/15, de autoria do Deputado Cabo Daciolo (PSOL/RJ)

Ministro da Defesa fala em reunião da ComissãoDurante audiência pública, o ministro da Defesa, Jaques Wagner

falou sobre a formulação e a execução da política de defesa nacional, a implementação da Política Nacional de Defesa, da Estratégia Nacional de Defesa e do Livro Branco da Defesa e, por fim, sobre o salário pago aos militares das Forças Armadas, o PIB para a Defesa Nacional e as condições de elegibilidade dos membros das corporações militares.

Wagner apresentou as conquistas, projetos e desafios do seu Minis-tério, reiterando o papel da indústria militar. “A indústria de defesa, no mundo inteiro, é geradora de valores acima de um trilhão de dólares em negócios. No mundo inteiro ela é propulsora da economia e da indústria civil. Ela é a alavanca da indústria de inovação e tecnologia”, afirmou.

O ministro falou da importância do fortalecimento do sistema de defesa para um país como o Brasil, uma das 10 primeiras economias do mundo, explicando que as três forças precisam estar “equipadas, motivadas e qua-lificadas” e que este é um esforço que “vem sendo feito nos últimos anos do Brasil desde a criação do Ministério da Defesa”.

A deputada Jô Moraes apresentou ao ministro três questões: a informa-ção de que o corte orçamentário previsto pelo governo recairia, em sua maior parte, sobre o Ministério da Defesa, com o adiamento da compra de equipamentos militares para as forças armadas, a criação de uma legis-lação antiterrorista e, por fim a falta de articulação entre os ministérios das Relações Exteriores, Defesa e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

O ministro explicou que a segurança do país está sendo monitorada, sobretudo com a proximidade dos Jogos Olímpicos de 2016: “Estamos trocando bancos de informações, nos qualificando. Vamos envolver 37 mil profissionais das forças armadas”. Jaques Wagner entende que o Brasil, como 7ª economia mundial não pode ser um mero comprador de produtos de defesa. Em sua opinião, “queremos ser produtor e exporta-dor. Temos Inteligência para isso. Hoje não teríamos a Embraer se não fossemos obsessivos e determinados”.

Page 88: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

88

27 de maio de 2015Anexo II, Plenário 3 da Câmara dos Deputados

Horário: 11h

5 - Audiência Pública“Discutir as medidas que o governo brasileiro está tomando diante de informações de que extremistas do Estado Islâmico estariam tentando recrutar jovens em território brasileiro”

“Tratar sobre ações de prevenção contra possíveis atentados terroristas por ocasião da realização de grandes eventos internacionais no Brasil”

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/comissao-discute-perseguicao-aos-cristaos

ClAudiA Guerreiro

Page 89: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

89

Convidados:

Presidente do Conselho de Ética da União Nacional Islâmica - UNI e Vice-Presidente da União Mundial da Juventude Islâmica - WAMY, Sheik JIHAD HASSAN HAMMADEH;

Jornalista e especialista em relações internacionais, estratégias e políticas de defesa, terrorismo e contrainsurgência, MARCELO RECH;

Mestre em economia pela Universidade de Brasília e especialista em con-traterrorismo e contrainsurgência, combate ao crime organizado transna-cional, governança global e segurança mundial, MARCUS REIS;

Analista de Assuntos Estratégicos; diplomado em inteligência estratégica pela Escola Superior de Guerra; consultor de organizações internacionais em assuntos de terrorismo e conflitos de baixa e média intensidade, AN-DRÉ LUÍS WOLOSZYN; e

Chefe do Departamento de Relações Internacionais da PUC de MInas Gerais, JORGE LASMAR.

Requerimentos nº 27 e 34, de 2015, de autorias dos Deputados RUBENS BUENO (PPS/PR), RAUL JUNGMANN (PPS/PR), ARLINDO CHINAGLIA (PT/SP) e CARLOS ZARATTINI (PT/SP).

Terrorismo volta à pauta da Câmara dos DeputadosA preocupação com o terrorismo voltou à pauta da Comissão de Re-

lações Exteriores e de Defesa Nacional. Especialistas reuniram-se para discutir as medidas do governo brasileiro diante de especulações sobre um possível recrutamento de jovens em território brasileiro por parte do grupo Estado Islâmico. O debate também se estendeu sobre as ações de prevenção contra possíveis atentados terroristas por ocasião da realização de grandes eventos internacionais no Brasil, como a Olimpíada de 2016.

Page 90: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

90

18 de junho de 2015Anexo II, Plenário 13 da Câmara dos Deputados

Horário: 11h

6 - Audiência Pública“Comemoração do dia nacional do imigrante japonês”

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/deputados-ressaltam-os-107-anos-da-chegada-dos-primeiros-imigrantes-japoneses

ANTÔNIO AUGUSTO (CD)

Page 91: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

91

Convidados:

Embaixador do Japão no Brasil, KUNIO UMEDA;

Cônsul Geral Honorário do Japão, WILSON NÉLIO BRUMER; e

Cônsul Honorário do Japão, ODECIL COSTA OLIVEIRA.

Requerimento nº 55, de 2015, de autoria do Deputado Luiz Nishimori (PR/PR).

Dia Nacional do Imigrante Japonês é comemorado em audiência pública da CREDN

Em homenagem ao dia da imigração japonesa, celebrado anualmente no dia 18 de junho, a CREDN promoveu audiência pública nesta quinta-feira para comemorar os 107 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao País e também os 120 anos da formalização do Tratado de Amizade Japão-Brasil.

Segundo dados do Portal Brasil, o Brasil tem a maior comunidade nipônica fora do Japão. São mais de um milhão e meio de japoneses que trocaram o país asiático pelo sul-americano. O Japão, por sua vez, acolhe a terceira maior comunidade de brasileiros no exterior, com mais de 175 mil imigrantes.

Brasil e Japão são fortes parceiros comerciais, com forte equilíbrio financeiro nas exportações e importações de cada um. A característica marcante dessa relação é que o Brasil exporta matéria prima, enquanto o Japão exporta, entre outras coisas, máquinas e automóveis, o que agrega mais valor ao produto japonês.

Page 92: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

92

30 de junho de 2015Anexo II, Plenário 10 da Câmara dos Deputados

Horário: 14h30

7 - Audiência Pública“Debater o exercício do direito ao voto dos cidadãos brasileiros residentes ou em trânsito no exterior; e debater encaminhamentos e providências que vêm sendo tomados para execução do plano de ação elaborado a partir da IV Conferência Brasileiros no Mundo.”

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/direitos-dos-brasileiros-no-exterior-sao-debatidos-com-ministros-do-itamaraty

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 93: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

93

Convidados:

Diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior do Minis-tério das Relações Exteriores, Ministra LUIZA LOPES DA SILVA;

Subsecretário-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior do Ministé-rio das Relações Exteriores, Embaixador CARLOS ALBERTO SIMAS MA-GALHÃES;

Presidente da Comissão Especial da Reforma Política Infraconstitucional - CEREFPOL, Deputado RODRIGO MAIA; e

Ministro do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, HENRIQUE NEVES

Requerimentos nsº 43 e 45, de 2015, de autoria dos Deputados EDUAR-DO BARBOSA (PSDB/MG) e RÔMULO GOUVEIA (PSD/PB).

Direitos dos brasileiros no exterior são debatidos com ministros do Itamaraty e do TSE

Como melhorar o acesso ao voto aos brasileiros que residem em ou-tros países em tempo de eleições? As remessas financeiras feitas por estas pessoas para o Brasil poderiam ser simplificadas? E as questões de gênero que surgem durante as migrações? Como combater a violência doméstica e familiar de brasileiras que casam com estrangeiros e passam a viver em países dos quais, não poucas vezes, não dominam a língua ou os costumes? Aproximadamente dois milhões de brasileiros vivem fora do país. Pouco mais de 350 mil estão inscritos nos consulados para exercer o direito ao voto e deste total, apenas 150 mil comparecem para votar.

Além destas, outras questões envolvendo a cidadania foram debatidas em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional nesta terça-feira, 30/6, que teve como convidados a ministra Luiza Lopes da Silva, diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o embaixador Carlos Alberto Simas Magalhães, subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior do MRE e Henrique Neves, ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Page 94: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

94

13 de Agosto de 2015Anexo II, Plenário 8 da Câmara dos Deputados

Horário: 10h

8 - Audiência Pública“Debater a Mensagem nº 357, de 2014, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o “Tratado so-bre Comércio de Armas, assinado pelo Brasil, no âm-bito da Organização das Nações Unidas, em Nova York, em 3 de junho de 2013”

Page 95: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

95

Convidados:

Chefe da Divisão de Desarmamento e Tecnologias Sensíveis do Ministé-rio das Relações Exteriores, Ministro João Marcelo Galvão de Queiroz;

Chefe da Assessoria para os Setores Estratégicos de Defesa do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Divisão Aderico Vis-conte Pardi Mattioli.

Delegado de Polícia Federal Tony Gean Barbosa;

Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNI-LA), Gustavo Oliveira Vieira.

Requerimentos nºs 56 e 63 de 2015, do Deputado EDUARDO BARBO-SA (PSDB/MG)

Page 96: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

96

26 de Agosto de 2015Anexo II, Plenário 3 da Câmara dos Deputados

Horário: 11h

9 - Audiência Pública“Debater a reforma das leis que disciplinam a migra-ção e o tratamento a estrangeiros no país”

LUIS MACEDO (CD)

Page 97: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

97

Convidados:

Secretario Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, Beto Vasconcelos;

Diretor da Missão Paz, Padre Paolo Parise; e

Diretora de Programas da Conectas Direitos Humanos, Juana Kweitel.

Requerimentos nºs 53 e 76, de 2015, do Deputado Heráclito Fortes (PSB/PI).

“O tema migração é intrínseco à natureza humana. Ao longo da histó-ria da humanidade, a migração é parte de um processo fundamental da existência humana. Nunca foi diferente”. As palavras de Beto Vasconcelos, secretário nacional do Ministério da Justiça, abriram a audiência pública sobre a reforma da legislação migratória e o tratamento dispensado aos es-trangeiros no país, por requerimento do Deputado Heráclito Fortes (PSB/PI).

Page 98: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

98

2 de Setembro de 2015Anexo II, Plenário 3 da Câmara dos Deputados

Horário: 11h

10 - Audiência Pública“Debater os dez anos do Acordo de Admissão de Títulos e Graus Universitários Para o Exercício de Atividades Acadêmicas nos Estados Partes do MER-COSUL”

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 99: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

99

Convidados:

Chefe da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Ex-teriores, Conselheira ALMERINDA AUGUSTA DE FREITAS CARVALHO;

Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Edu-cação Conselheiro LUIZ ROBERTO LIZA CURI;

Conselheiro Federal e membro da Comissão Nacional de Educação Ju-rídica da Ordem dos Advogados do Brasil JOSÉ ROSSINI CAMPOS DO COUTO CORRÊA;

Representante da Associação Nacional dos Pós-Graduados em Institui-ções Estrangeiras de Ensino Superior - ANPGIEES Professor VICENTE CE-LESTINO DE FRANÇA;

Requerimento nº 66/2015, de autoria dos Deputados EZEQUIEL FONSE-CA (PP/MT) e CHICO LOPES (PCdoB/CE)

Page 100: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

100

3 de Setembro de 2015Anexo II, Plenário 15 da Câmara dos Deputados

Horário: 10h

11 - Audiência Pública“Debater sobre ações para prevenção contra pos-síveis atentados terroristas por ocasião da realização de grandes eventos internacionais no Brasil”

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 101: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

101

CLÁUDIA GUERREIRO

Convidados:

Chefe da Assessoria Especial para Grandes Eventos do Estado-Maior Con-junto das Forças Armadas, General de Divisão LUIZ FELIPE LINHARES GOMES;

Subchefe de Inteligência Operacional do Estado-Maior Conjunto das For-ças Armadas, General de Divisão ÁLVARO GONÇALVES WANDERLEY;

Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência - ABIN, WILSON RO-BERTO TREZZA;

Diretor do Departamento de Contraterrorismo da ABIN, Oficial de Inteli-gência LUIZ ALBERTO SANTOS SALLABERRY;

Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, GABRIEL SAMPAIO; e

Diretora de Inteligência da Polícia Federal, CHRISTIANE CORREA MA-CHADO.

Requerimentos nºs 27/15 (de autoria dos Deputados Rubens Bueno e Raul Jungmann, subscrito pelo Deputado Pastor Eurico) e 34/15 (de au-toria dos Deputados Raul Jungmann, Arlindo Chinaglia, Rubens Bueno e Carlos Zarattini)

Page 102: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

102

23 de Setembro de 2015Anexo II, Plenário 3 da Câmara dos Deputados

Horário: 10h30

12 - Audiência Pública“Debater os recentes casos de ataques xenófobos no Brasil, em especial contra os imigrantes haitianos”

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/xenofobia-volta-a-pauta-de-discussoes-da-comissao

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 103: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

103

CLÁUDIA GUERREIRO

Convidados:

Representante do Conselho Mundial de Igrejas Cristãs no Brasil Pa. Romi Márcia Bencke;

Representante do Projeto Missão Paz - São Paulo Eliza Odina Conceição Silva Donda;

Representante da Secretaria de Igualdade Racial da Presidência da Repú-blica Magali Naves;

Centro de Referência e Assistência Social do Vale do Taquri - RS Renel Simon;

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo Juliana Felicidade Armede;

Requerimento nº 80/2015, de autoria dos Deputados IVAN VALENTE (PSOL/SP) e JEAN WYLLYS (PSOL/RJ)

Convidados discutem combate à xenofobia“É preciso ouvir os imigrantes. Para se criar leis, antes será preciso

ouvir aqueles para quem se cria”. Esta foi a mensagem deixada por Re-nel Simon, imigrante haitiano que vive há três anos no Brasil e atua no atendimento a refugiados no Centro de Referência e Assistência Social do Vale do Taquari (RS).

O debate sobre os recentes casos de ataques xenófobos no Brasil, em especial contra os imigrantes haitianos, aconteceu em 23/9, durante uma reunião extraordinária da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, solicitada pelos deputados Ivan Valente (PSOL/SP) e Jean Wyllys (PSOL/RJ).

Sob mediação da deputada Benedita da Silva (PT/RJ), participaram, além de Renel Simon, os convidados Romi Márcia Bencke, representante do Conselho Mundial de Igrejas Cristãs no Brasil, Eliza Odila Donda, representante do Projeto Missão Paz (SP), Magali Naves, representante da Secretaria de Igualdade Racial da Presidência da República e Juliana Felicidade Armede, representante da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo.

Page 104: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

104

29 de Setembro de 2015Anexo II, Plenário 14 da Câmara dos Deputados

Horário: 14h30

13 - Audiência Pública“Avaliar os balanços dos Programas de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH) imple-mentados no Brasil, Colômbia e México”

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/protecao-aos-defensores-dos-direitos-humanos-e-avaliada-em-reuniao

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 105: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

105

Convidados:

Diretor do Departamento de Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, FERNANDO MATOS;

Coordenadora-Geral do Programa de Proteção aos Defensores dos Di-reitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Sra. FERNANDA CALDERARO;

Chefe da Divisão de Direitos Humanos do Ministério das Relações Exte-riores, PEDRO SALDANHA; e

Procuradora-Chefe da República em Sergipe, LÍVIA TINÔCO

Requerimento nº 78/2015, de autoria do Deputado JEAN WYLLYS (PSOL/RJ)

Proteção aos defensores dos Direitos Humanos é avaliada em reuniãoA avaliação dos balanços dos Programas de Proteção aos Defensores

de Direitos Humanos (PPDDH) implementados no Brasil, Colômbia e México foi tema da pauta de reunião extraordinária da Comissão, realiza-da em 29/9. Requerido pelo deputado Jean Wyllys (PSOL/RJ), teve como participantes da mesa Fernando Matos, diretor do Departamento de Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Fernanda Calderaro, coordenadora-geral do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Pedro Saldanha, chefe da Divisão de Direitos Humanos do Ministério das Relações Exteriores, e Lívia Tinoco, procuradora-Chefe da República em Sergipe.

Em breves apresentações, os palestrantes mostraram os resultados e investimentos feitos. Fernanda Calderaro explicou que a “Secretaria de Direitos Humanos colabora com 80% dos recursos necessários à execução dos Programas” e falou das parcerias estabelecidas com outros órgãos e entidades para que os programas funcionem de forma efetiva. Os Progra-mas possuem um orçamento conjunto de R$ 5 milhões.

Com 10 anos de existência, os Programas de Proteção aos Defenso-res dos Direitos Humanos ainda precisam vencer desafios. Entretanto, Calderaro ressaltou três áreas tiveram significativos avanços: informação, metodologia e articulação. No primeiro caso está a construção de bancos de dados, no segundo, a gestão dos convênios que registrou, este ano, um aumento das contrapartidas estaduais e, por fim, a capacitação das equipes técnicas no uso do georreferenciamento, que permitirá o cruzamento dos bancos de dados dos estados participantes.

Page 106: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

106

30 de Setembro de 2015Anexo II, Plenário 3 da Câmara dos Deputados

Horário: 10h

14 - Audiência Pública“Explanar sobre as ações para prevenção contra pos-síveis atentados terroristas por ocasião da realiza-ção dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos; sobre a Política Nacional de Defesa, Livro Branco de Defesa nacional e Estratégia Nacional de Defesa; e sobre a restrição orçamentária tendo em vista os cortes ocor-ridos no presente ano”

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/ministro-da-defesa-explica-modificacao-em-texto-de-decreto

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 107: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

107

Convidado:

Ministro de Estado da Defesa, JAQUES WAGNER.

Requerimentos nºs 94/15, de autoria dos Deputados Major Olímpio (PDT/SP) e Pastor Eurico (PSB/PE); e 100/15, de autoria do Deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP)

Ministro da Defesa explica modificação em texto de decreto

Atendendo ao convite feito pelos deputados Major Olímpio (PDT/SP), Pastor Eurico (PSB/PE) e Arlindo Chinaglia (PT/SP), o ministro da Defesa, Jaques Wagner, compareceu à reunião ordinária da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) realizada em 30/9.

Em pauta, pedidos de explicações sobre as modificações no texto do Decreto nº 8.515/15, que delega competência da Presidente da República ao representante do Ministério da Defesa para a edição de atos relativos ao pessoal militar. Neste contexto, as explicações solicitadas ao ministro surgiram porque o Decreto em questão foi publicado sem o conhecimento e consentimento de Jaques Wagner.

O ministro explicou o equívoco que ocorreu, afirmando que o problema foi de pronto resolvido e mostrando que não era a primeira vez que isto ocorria. “Não há nenhum interesse de afronta aos comandantes das For-ças”, reiterou. As competências questionadas, pertencem à presidente da República, que é a comandante-em-chefe das Forças Armadas, cabendo, portanto, à Dilma Rousseff delegar tanto ao ministro da Defesa que, em seguida, delega aos comandantes como o contrário.

Outros pontos discutidos foram os aspectos relacionados à prevenção a atos terroristas durante a Olimpíada de 2016, à Política Nacional de Defesa, o Livro Branco de Defesa Nacional e a Estratégia Nacional de Defesa. Na ocasião também foi pedido a Wagner que falasse sobre o orçamento da sua área, após os cortes ocorridos este ano.

Page 108: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

108

21 de Outubro de 2015Anexo II, Plenário 3 da Câmara dos Deputados

Horário: 11h

15 - Audiência Pública“O papel do Exército brasileiro na Amazônia, na proteção da unidade nacional, das diversidades e das riquezas. A situação do controle de fronteiras, as ameaças do tráfico de drogas, armas e diversidade, a coordenação com as forças dos países limítrofes”

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/fronteiras-da-amazonia-protecao-e-soberania-devem-andar-juntas

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 109: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

109

CLÁUDIA GUERREIRO

Convidado:

General de Exército GUILHERME CALS THEOPHILO GASPAR DE OLI-VEIRA, Comandante Militar da Amazônia.

Requerimento nº 105/15, do Deputado ÁTILA LINS (PSD/AM), subscrito pelos Deputados PASTOR EURICO (PSB/PE) e EZEQUIEL FONSECA (PP/MT)

Fronteiras da Amazônia: proteção e soberania de-vem andar juntas

Território de riquezas incomensuráveis, a Amazônia brasileira é também uma das regiões mais vulneráveis do território nacional. O país tem quase 17 mil quilômetros de fronteiras e seu monitoramento é feito, sobretudo, pelo Exército, especialmente no Norte do país, área que engloba a densa floresta tropical. Com o intuito de discutir a questão das parcerias entre os diferentes órgãos de fiscalização das fronteiras e avaliar a disposição orçamentária para apoiar este trabalho, a Comissão de Relações Exte-riores e de Defesa Nacional (CREDN) organizou uma audiência pública para debater ‘o papel do Exército brasileiro na Amazônia, na proteção da unidade nacional, das diversidades e das riquezas; a situação do controle de fronteiras, as ameaças do tráfico de drogas, armas e diversidade e a coordenação com as forças dos países limítrofes’.

Solicitada pelo deputado Átila Lins (PSD/AM), e subscrita pelos depu-tados Pastor Eurico (PSB/PE) e Ezequiel Fonseca (PP/MT), a audiência teve como convidado o general de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar De Oliveira, comandante militar da Amazônia. Em sua fala, o general Cals explicou as dificuldades enfrentadas no desafio de monitorar as enormes fronteiras brasileiras com os parcos recursos – orçamentários, materiais, tecnológicos e humanos – existentes atualmente. “É missão nossa, do Exército, estar permanentemente atuando na fronteira”, lembrou.

Jô Moraes (PCdoB/MG), presidente da CREDN, lembrou que a Amazô-nia tem que passar a ser uma das preocupações centrais de qualquer projeto de desenvolvimento do país. Sobre as informações apresentadas pelo general acerca dos desafios a serem vencidos na proteção das fronteiras, a deputada comentou: “os dados das ameaças, do tráfico de drogas, dos armamentos e da fragilidade das fronteiras mostram como estas influenciam na realidade de violência dos centros urbanos. Assim, se buscamos paz, devemos começar protegendo as fronteiras daqueles que alimentam estes conflitos”, concluiu.

Page 110: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

110

27 de Outubro de 2015Anexo II, Plenário 5 da Câmara dos Deputados

Horário: 14h30

16 - Audiência Pública“Debater a política sobre drogas”

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/politica-sobre-drogas-e-alvo-de-debate-em-reuniao-da-comissao

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 111: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

111

CLÁUDIA GUERREIRO

Convidados:

Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Luiz Guilherme Mendes de Paiva;

Chefe da Coordenadoria-Geral de Combate aos Ilícitos Transnacionais do Ministério das Relações Exteriores, Conselheiro Gabriel Boff Moreira;

Secretário-Executivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, Sr. Cristiano Maronna;

Coordenador de Segurança Humana do Viva Rio, Sr. Ubiratan de Olivei-ra Angelo; e

Representante da Associação Juizes para a Democracia, Sr. José Henrique Torres.

Requerimento nº 74/2015 de autoria dos deputados Henrique Fontana PT/RS e Paulo Teixeira PT/SP

Política sobre drogas é alvo de debate em reunião da Comissão

Com a participação de cinco convidados, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), abriu a discussão acerca das políticas sobre drogas desenvolvidas atualmente e quais as opções a serem trabalhadas para melhorar o combate e a prevenção ao tráfico no Brasil. O debate ocorreu em 27/10.

A reunião ordinária foi resultado de um requerimento feito pelos deputa-dos Henrique Fontana (PT/RS) e Paulo Teixeira (PT/SP). Na mesa estiveram presentes Luiz Guilherme Mendes de Paiva, secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Gabriel Boff Moreira, conselheiro-chefe da Coordenadoria-Geral de Combate aos Ilícitos Transnacionais do Ministério das Relações Exteriores, Cristiano Maronna, secretário-executivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, Ubiratan de Oliveira Angelo, coordenador de Segurança Humana da Organização Não Governamental Viva Rio e José Henrique Torres, representante da Associação Juízes para a Democracia.

Nas falas dos participantes ficou clara que a política sobre drogas é constantemente confundida com criminalização (punição). Do mesmo modo a importância de se distinguir usuários de traficantes de drogas, quando a “prevenção deverá ser a de uso e não a do tráfico”, afirmou o coordenador do Viva Rio, Ubiratan de Oliveira, que aproveitou para explicar que “o maior número de homicídios ocorre por armas de fogo”.

Page 112: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

112

11 de Novembro de 2015Anexo II, Plenário 3 da Câmara dos Deputados

Horário: 9h30

17 - Audiência Pública“Os novos desafios na América Latina - aprofunda-mento da democracia, desenvolvimento inclusivo e sustentável e integração regional”

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/america-latina-integracao-passa-pela-politica-e-pela-educacao

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 113: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

113

CLÁUDIA GUERREIRO

Convidados:

Ex-senador e ex-ministro de Economia do Chile, CARLOS OMINAMI;

Cientista Político, Doutor em Relações Internacionais, Embaixador e ex-vice-ministro de Defesa do Chile, GABRIEL GASPAR;

Especialista em Relações Internacionais, ex-deputado e ex-ministro de Planejamento do Chile, Embaixador LUIS MAIRA;

Ex-ministro de Economia da Bolívia, HORST GREBE;

Embaixadora do México no Brasil, ex-senadora e ex-deputada, BEATRIZ PAREDES;

Doutor em Ciência Politica, Professor da UnB, EDUARDO VIOLA;

Doutor em Ciência Política, Professor da Universidade de Brasília, RO-BERTO GOULART MENEZES;

Assessor Especial da Presidência da República para Assuntos Internacio-nais, MARCO AURÉLIO GARCÍA; e

Diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do IPEA, BRAND ARENARI;

Requerimento nº 092/15, da Deputada JÔ MORAES

América Latina: integração passa pela política e pela educação

Um continente marcado pelos contrastes e pela desigualdade. Ao mes-mo tempo, um espaço para o desenvolvimento de novas - e positivas - ideias políticas, com grandes possibilidades de crescimento e posicionamento como modelo mundial. Este é o perfil da América Latina, que mais do que um conjunto de países ligados por histórias comuns, trazem o desafio de criar para a região um futuro muito diferente do passado.

Com foco nos próximos desafios que enfrentará o bloco que corta as Américas de cima a baixo - do México ao Chile - foi realizada em 11/11 a audiência pública ‘Os novos desafios na América Latina - aprofundamen-to da democracia, desenvolvimento inclusivo e sustentável e integração regional’, em atendimento ao requerimento da deputada e presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Jô Moraes (PCdoB/MG).

Page 114: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

114

12 de Novembro de 2015Anexo II, Plenário 13 da Câmara dos Deputados

Horário: 9h30

18 - Audiência Pública“Debater sobre a passagem dos 20 anos da Confer-ência Mundial sobre a Mulher de Pequim (1995) e o atual estágio dos acordos e convenções assinados pelo Governo Brasileiro que tratam sobre a igual-dade de gênero nas relações de trabalho”

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/igualdade-de-genero-e-a-chave-para-um-mundo-mais-justo

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 115: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

115

CLÁUDIA GUERREIRO

Convidados:

Secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulhe-res, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, TATAU GODINHO;

Representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil EUNICE BOR-GES;

Coordenadora Nacional da União Brasileira de Mulheres, LÚCIA HELE-NA RINCON AFONSO.

Requerimento nº 97/2015, de autoria da Deputada JÔ MORAES (PCdoB-MG)

Igualdade de gênero é a chave para um mundo mais justo

Em 20 anos os avanços aconteceram. No entanto, ocorrem em ritmo muito lento e há muito ainda a se conquistar. Estas foram as considerações pontuadas pelo debate sobre a passagem dos 20 anos da Conferência Mundial sobre a Mulher (Pequim + 20) e o atual estágio dos acordos e convenções assinados pelo governo brasileiro que tratam sobre a igualdade de gênero nas relações de trabalho.

O encontro ocorreu em audiência pública realizada em 12/11, atenden-do ao requerimento da presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputada Jô Moraes (PCdoB/MG). Convidadas para compôr a mesa estavam Neusa Garalda Tito, secretária-adjunta de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres, da Secre-taria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Ionice Borges, representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil e Lúcia Helena Rincon Afonso, coordenadora nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM).

Presentes no encontro também estiveram as principais lideranças femininas das trabalhadoras, representadas pelas entidades União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e União Brasileira de Mulheres (UBM).

Page 116: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

116

24 de Novembro de 2015Anexo II, Plenário 16 da Câmara dos Deputados

Horário: 14h

19 - Audiência Pública“Debater e avaliar a regularização do VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado)”

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias?b_start:int=0

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 117: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

117

CLÁUDIA GUERREIRO

Convidados:

Coordenador-Geral de Planejamento da Navegação Aérea Civil da Secre-taria de Aviação Civil da Presidência da República, GIOVANO PALMA;

Gerente Técnico de Processos Normativos da Agência Nacional de Avia-ção Civil - ANAC, ROBERTO JOSÉ SILVEIRA HONORATO;

Gerente da Divisão de Tecnologias Sensíveis do Departamento de Ciên-cia e Tecnologia Industrial da Secretaria de Produtos de Defesa, Coronel GERALDO ANTONIO DINIZ BRANCO;

Presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil, WALTER BARTELS;

Presidente da Empresa Estratégica de Defesa FT Sistemas S.A., NEI SALIS BRASIL NETO

Requerimento nº 101/2015, de autoria do Deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB/PR)

Comissão discute regulamentação de Drones

Em atendimento ao requerimento do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB/PR), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), pro-moveu audiência pública, em 24/11, para debater a regularização de veículos aéreos não tripulados (VANTs), popularmente conhecidos como drones.

Para compor a mesa de debates, foram convidados Giovano Palma, coorde-nador-geral de Planejamento da Navegação Aérea Civil da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Roberto José Silveira Honorato, gerente técnico de Processos Normativos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Geraldo Antonio Diniz Branco, gerente da Divisão de Tecnologias Sensíveis do Departa-mento de Ciência e Tecnologia Industrial da Secretaria de Produtos de Defesa, Walter Bartels, presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil e Nei Salis Brasil Neto, presidente da Empresa Estratégica de Defesa FT Sistemas S.A.

Durante o diálogo, ficou clara a necessidade de regulamentação dos VANTs, de modo que ações de fiscalização possam ser efetuadas e os fabricantes dos veículos, homologados. Ao se pensar na proximidade dos Jogos Olímpicos de 2016, será muito importante todo o apoio da segurança pública para abordar os drones que eventualmente sobrevoem a cidade.

Os especialistas sugeriram a criação de uma cartilha, ou manual de orientação, a ser usado em abordagens de segurança e lembraram que os pilotos de VANTs devem ser habilitados e o aparelho, ter seu tráfego auto-rizado. Outro aspecto abordado foi o da indústria de tecnologia brasileira voltada para o desenvolvimento deste tipo de produto.

Page 118: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

118

2 de Dezembro de 2015Anexo II, Plenário 3 da Câmara dos Deputados

Horário: 10h

20 - Audiência Pública“Debater sobre o orçamento da Defesa; as estratégi-cas para a Defesa Nacional; a revisão dos documen-tos norteadores da Defesa; os planos, programas e projetos da gestão do Ministro frente ao Ministério”

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/aldo-rabelo-2018precisamos-do-apoio-do-congresso-e-da-comissao2019

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 119: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

119

CLÁUDIA GUERREIRO

Convidado:

Ministro de Estado da Defesa, Senhor ALDO REBELO.

Requerimentos nºs 109/15 e 110/15, de autoria dos Deputados Eduardo Barbosa, Cabo Daciolo, Carlos Zarattini, Luiz Carlos Hauly e Luiz Lauro Filho

Aldo Rebelo: precisamos do apoio do Congresso e da ComissãoConvidado a falar sobre os assuntos do seu ministério na Comissão de

Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), o ministro da Defesa, Aldo Rabelo, participou em 2/12 de audiência pública juntamente com os comandantes das Forças Armadas. Além do ministro, compuseram a mesa o almirante de esquadra Luiz Guilherme Sá de Gusmão, o general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, e o tenente-brigadeiro do ar, Nivaldo Luiz Rossato.

Em sua apresentação, Aldo Rebelo falou da importância das Forças Ar-madas e seu papel no desenvolvimento da segurança do país, destacando tanto seus aspectos técnicos quanto humanos: “Estas instituições têm a função dual de defender e prosseguir o esforço de construção do país. O companheirismo, a camaradagem, a solidariedade são valores construí-dos por estas instituições. A construção tecnológica do país tem sido uma contribuição importante das forças armadas”, afirmou.

Seu discurso seguiu pelas questões orçamentárias, hoje contingencia-das pelo governo. Aldo Rebelo mostrou que as três instituições, Marinha, Exército e Aeronáutica têm projetos especiais, estratégicos, que se não forem desenvolvidos se tornam obsoletos: “Se não têm equipamentos, se não têm meios, elas – as Forças Armadas – não cumprirão o seu papel. Precisamos de recursos, portanto”. Ainda neste contexto, Aldo lembrou que a média de gastos dos países dos BRICS com defesa está acima de 2% do orçamento. “Será que nós não deveríamos imaginar que ter um percentual do PIB como parte do orçamento para as forças armadas?” questionou.

No seguimento, o ministro sugeriu que fosse pensada a possibilidade de o Brasil seguir um plano parecido “para que os projetos não sofressem uma interrupção, ou pior, uma descontinuidade, que nos prejudicaria de forma incalculável”. Como exemplo de equipamentos que já deveriam fazer parte da realidade brasileira, Aldo Rebelo citou o veículo lançador de satélite e o submarino à propulsão nuclear. “Acho que nós já deveríamos ter alguns destes programas essenciais mais avançados”, disse.

Page 120: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

120

Page 121: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

121

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

CONJUNTAS

Page 122: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

122

07 de abril de 2015Anexo II, Plenário 5 da Câmara dos Deputados

Horário: 14h

1 - Audiência Pública Conjunta“Debater a repressão do turismo sexual durante a realização das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016”http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ctur/noticias/presidente-da-embratur-vicente-jose-de-lima-neto-participa-de-audiencia-publica-realizada-pela-comissao-de-turismo

LUIS MACEDO (CD)

Page 123: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

123

Comissão de Esporte

Participação

Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Na-cional

Comissão de Turismo

Requerimentos: 16/15 (CESPO); 8/15 (CTUR) e 31/15 (CREDN) dos depu-tados Hiran Gonçalves; Valadares Filho e Antônio Jácome

Convidados:

Vitor Neves Feitosa, Coordenador Geral de Treinamento Operacional da Diretoria de Operações da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça;

Carlos Henrique Maia, Coordenador de Grandes Eventos do Departamen-to de Polícia Federal do Ministério da Justiça;

Adelino Silva Neto, Coordenação Geral de Proteção à Infância do Minis-tério do Turismo;

Marcelo Nascimento, Coordenador Geral da Política de Fortalecimento de Conselhos, da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Crian-ça e do Adolescente, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR);

Pedro Paulo Bahia, Assessor Parlamentar da Polícia Rodoviária Federal - PRF;

Page 124: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

124

15 de abril de 2015Anexo II, Plenário 3 da Câmara dos Deputados

Horário: 10h

2 - Audiência Pública Conjunta“Debater sobre temas afetos à formulação e à execução da política externa brasileira”“Prestar esclarecimentos acerca das medidas adotadas pelo Governo brasileiro em relação à pena de execução imposta a cidadãos brasileiros condenados por tráfico de drogas na Indonésia”“Prestar esclarecimentos sobre a recusa do Governo Federal em efetuar pagamentos relativos à contribuição obrigatória à Organização dos Estados Americanos (OEA) e transferência do montante de R$ 16,24 milhões à União das Nações Lati-no-Americanas (Unasul), referentes ao ano de 2014”

GABRIELA KOROSSY (CD)

Page 125: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

125

Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Na-cional

Participação

Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado

Comissão de Fiscaliação Financeira e Controle

Convidado:

Ministro de Estado das Relações Exteriores, embaixador MAURO VIEIRA

Autora do Requerimento nº 003/15 (CREDN): Deputada JÔ MORAES (PCdoB/MG)

Autor do Requerimento nº 005/15 (CSPCCO): Deputado Delegado Wal-dir (PSDB/GO)

Autor do Requerimento nº 053/15 (CFFC): Deputado Vanderlei Macris (PSDB/SP)

Page 126: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

126

16 de abril de 2015Anexo II, Plenário 8 da Câmara dos Deputados

Horário: 10h

3 - Audiência Pública Conjunta“Implantação do Plano de Metas nas gestões dos chefes do Poder Executivo em cumprimento aos Objetivos de Desen-volvimento do Milênio”

ALEX FERREIRA (CD)

Page 127: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

127

Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Participação

Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional

Requerimento n.os 9/2015 - CMADS e 12/2015 - CREDN, dos Deputa-dos Arnaldo Jordy e Rubens Bueno

ExpositoresAMÉRICO SAMPAIO, Assessor de Projetos da Rede Nossa São Paulo

WAGNER CAETANO ALVES DE OLIVEIRA, Secretário Nacional de Re-lações Político-Sociais da Secretária Geral da Presidência da República

SERGEI SUAREZ DELLEN SOARES, Técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Page 128: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

128

29 de abril de 2015Anexo II, Plenário 7 da Câmara dos Deputados

Horário: 9h30

4 - Audiência Pública Conjunta“Debater assuntos pertinentes à pasta do Ministério da Saúde”

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/SAUDE/486946-MINISTRO-DA-SAUDE-DEFEN-DE-AMPLIACAO-DO-PROGRAMA-MAIS-MEDICOS.html

LUCIO BERNARDO JR (CD)

Page 129: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

129

Comissão de Seguridade Social e Família

Participação

Comissão de Fiscalização Financeira e Controle

Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Na-cional

Convidado:

ARTHUR CHIORO, Ministro de Estado da Saúde

Ministro da Saúde defende ampliação do Programa Mais Médicos

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, defendeu a ampliação do Programa Mais Médicos e negou que o governo tenha cortado investimentos na saúde básica.

O ministro enfatizou que o Programa Mais Médicos não é uma política paliativa do governo e sim uma política de estado. Ele reforçou a meta do ministério de elevar de 374 mil para 600 mil médicos, o que deixaria o Brasil com o patamar de 2,7 mil médicos por mil habitantes, acima dos atuais 1,8 mil.

Cooperação com Cuba

Durante a reunião, deputados questionaram a legalidade da cooperação do Brasil com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Cuba, no contexto do Mais Médicos.

Corte de investimentos

O ministro Arthur Chioro rebateu a afirmação do deputado sobre corte de investimentos. Segundo o ministro, o financiamento foi ampliado apesar do fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), em 2008.

Arthur Chioro também citou alguns caminhos que podem ser usados para aumentar os recursos do ministério. “Se colocam várias possibilidades: taxação de grandes fortunas, taxação progressiva das heranças, contribuições finan-ceiras, enfim, melhor utilização de recursos do DPVAT, existem milhares de possibilidades inclusive que podem ser isoladas e combinadas. O importante é que nós consigamos construir uma estratégia para que os recursos sejam permanentes e adequados às necessidades do nosso Sistema Único de Saúde,

mas gastos com muita qualidade, com muita transparência.”

Page 130: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

130

6 de maio de 2015Anexo II, Plenário 5 da Câmara dos Deputados

Horário: 10h

5 - Audiência Pública Conjunta“Debater assuntos pertinentes à pasta do Ministério do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comér-cio Exterior”

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/ministro-da-industria-e-comercio-explica-plano-nacional-de-exportacoes

LUCIO BERNARDO JR (CD)

Page 131: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

131

Comissão de Desenvolvimento Econômico, In-dústria e Comércio

Participação

Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Na-cional

Convidado:

ARMANDO MONTEIRO NETO, Ministro de Estado do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior.

Requerimento Deputados Jorge Côrte Real (Req. 10/2015 - CDEIC), Re-nato Molling (Req. 11/2015 - CDEIC) e Deputada Jô Moraes (Req. 4/2015 - CREDN).

Ministro da Indústria e Comércio explica Plano Na-cional de ExportaçõesReequilíbrio macroeconômico, melhoria da balança comercial, ciclo

de crescimento, políticas de inovação, diversificação e ampliação das exportações brasileiras. Estes foram alguns dos temas abordados por Ar-mando Monteiro Neto, ministro do Desenvolvimento, indústria e Comércio Exterior, durante audiência pública realizada nesta quarta-feira, 6/5, na Câmara dos Deputados.

Armando Monteiro falou sobre o Plano Nacional de Exportações e seus objetivos para o período de 2015 a 2018. Ele destacou o foco do ministério na ampliação, diversificação e valorização das exportações brasileiras e explicou a necessidade de haver “uma estreita coordenação com o setor privado, a partir de uma visão integradora das diversas regiões do país”.

Para Jô Moraes, presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, a fala de Armando Monteiro “tem um componente de otimismo, que pode ser no curto ou no médio prazo”. Do seu ponto de vista, “o grande desafio a este Plano, que me parece alvissareiro, talvez não no curto prazo, mas numa perspectiva futura, seja compreendermos com garantir este processo de inovação tecnológica e seu financiamento dentro da tão necessária política industrial”.

Page 132: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

132

9 de junho de 2015Anexo II, Plenário 5 da Câmara dos Deputados

Horário: 14h30

6 - Audiência Pública Conjunta“Avaliar, no âmbito do relacionamento econômico-comercial do Brasil, a propriedade intelectual, inova-ção e competividade nacional”

Page 133: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

133

Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Na-cional

Participação

Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática

Convidados:

Diretor de Marcas do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) VINICIUS BOGEA CÂMARA;

DIANA DE MELO JUNGMANN, Departamento de Propriedade Intelec-tual da Confederação Nacional da Indústria;

ELISABETH KASZNAR FEKETE, Presidente da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI);

RICARDO CASTANHEIRA, Diretor-Geral da Motion Picture Association América Latina;

CHRISTIANO BRAGA, Gerente de Exportação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-BRASIL).

Requerimentos nº 26, de 2015, de autoria do Deputado EDUARDO BAR-BOSA (PSDB/MG) e nº 22, de 2015, de autoria dos Deputados PEDRO CUNHA LIMA (PSDB/PB) e LUIZ LAURO FILHO (PSB/SP)

Page 134: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

134

11 de junho de 2015Anexo II, Plenário 1 da Câmara dos Deputados

Horário: 14h30

7 - Audiência Pública Conjunta“Debater os termos da Mensagem nº 36, de 2015, de autoria do Poder Executivo, que submete à apre-ciação do Congresso Nacional o texto do Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América para Melhoria da Observância Tributária Internacional e Implementação do FATCA (Lei de Conformidade Fiscal de Contas Estrangeiras), celebrado em Brasília, em 23 de setembro de 2014”

Page 135: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

135

Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Na-cional

Participação

Comissão de Finanças e Tributação

Convidados:

Diretor do Departamento de Assuntos Financeiros e Serviços do Minis-tério das Relações Exteriores, Embaixador CARLOS MÁRCIO BICALHO COZENDEY;

Coordenador-Geral de Relações Internacionais da Receita Federal do Bra-sil, FLÁVIO ANTONIO G. MARTINS ARAÚJO;

Vice-Presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), JOSÉ RICARDO DA COSTA AGUIAR ALVES;

Gerente-Executivo de Comércio Exterior da Confederação Nacional da Indústria (CNI), DIEGO BONOMO.

Requerimento nº 47/15-CREDN, de autoria do Deputado VICENTE CAN-DIDO (PT/SP), e Requerimento nº 47/15-CFT, de autoria do Deputado MANOEL JÚNIOR (PMDB/PB).

CREDN e CFT debatem vantagens de nova legisla-ção tributáriaAs Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Finanças

e Tributação debateram o texto do acordo entre o Brasil e os Estados Unidos para a melhoria da observância tributária internacional e a implementação da Lei de Conformidade Fiscal de Contas Estrangeiras – FATCA.

Criada a partir da crise financeira de 2008 com a finalidade de evitar a evasão fiscal nos Estados Unidos, a FATCA traz regras do governo ameri-cano para as transações feitas pelas contas bancárias de cidadãos estadu-nidenses fora do país. A norma determina que as instituições financeiras informem as operações destas contas para a Receita Federal dos EUA. Se não o fizerem, estes bancos estarão sujeitos a retenções de 30% de imposto sobre qualquer rendimento de fonte e, a partir de 2017, retenção de 30% sobre o provento bruto da venda de qualquer ativo financeiro que produza rendimento de fonte dos Estados Unidos.

Page 136: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

136

14 de julho de 2015Anexo II, Plenário 9 da Câmara dos Deputados

Horário: 14h30

8 - Audiência Pública Conjunta“Tratar sobre a posição do Brasil na 28ª Reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU e a política externa brasileira.”

Page 137: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

137

Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Na-cional

Participação

Comissão de Direitos Humanos e Minorias

Convidados:

Diretor do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais do Mi-nistério das Relações Exteriores, Ministro ALEXANDRE PEÑA GHISLENI;

Chefe da Assessoria Internacional do Gabinete da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, RODRIGO DE OLIVEIRA MO-RAIS;

Coordenadora de Política Externa e Direitos Humanos do Conectas Direi-tos Humanos, CAMILA ASANO.

Requerimentos nº 35/2015 (CREDN) de autoria dos Deputados Raul Jungmann (PPS/PE) e Rubens Bueno (PPS/PR); e nº 32/2015 (CDH), de autoria do Deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA)

Page 138: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

138

16 de julho de 2015Anexo II, Plenário 3 da Câmara dos Deputados

Horário: 10h

9 - Audiência Pública Conjunta“Debater sobre os problemas na área de segurança pública, oriundos da entrada de haitianos e demais imigrantes pela fronteira do Acre, reunindo autori-dades e lideranças que dominem o tema e possam oferecer a este Colegiado uma visão do atual cenário e a possibilidade de contribuir com ideias e su-gestões pertinentes à área”

Page 139: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

139

Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Na-cional

Participação

Comissão de Direitos Humanos e Minorias

Convidados:

Secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, BETO VASCON-CELOS;

Ouvidor da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Acre, ANTÔNIO TORRES;

Coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Erra-dicação do Trabalho Escravo e Refúgio da Secretaria Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo, JULIANA FELICIDADE ARMEDE;

Delegado do Departamento de Inteligência da Polícia Civil da Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo, MAURÍCIO CORREALI; e

Imigrante haitiana, NADINE TALLEIS.

Requerimento nº 32/2015 (CREDN), de autoria dos Deputados Rocha (PSDB-AC) e Subtenente Gonzaga (PDT-MG); e nº 73/2015 (CDH), de autoria do Deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA)

Page 140: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

140

12 de Agosto de 2015Anexo II, Plenário 9 da Câmara dos Deputados

Horário: 14h

10 - Audiência Pública Conjunta“Discutir a aplicação da Convenção sobre os Aspec-tos Civis do Sequestro Internacional de Crianças, nos casos em que mães brasileiras voltam para o país com seus filhos em razão de violência doméstica”

Page 141: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

141

Comissão de Direitos Humanos e Minorias

Participação

Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Na-cional

Convidados:

Coordenador-Geral de Adoção e Subtração Internacional de Crianças e Adolescentes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Repú-blica, GEORGE LIMA;

Secretária Adjunta de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres, ALINE YAMAMOTO;

Advogada CLÁUDIA GRABOIS;

Mãe de criança repatriada ELIANA APARECIDA ROGRIGUES-MÄRZ;

Pai cuja criança foi levada pela mãe para o exterior e nunca mais retor-nou, DANILO COELHO;

Professora de Direito Internacional Privado, NADIA DE ARAUJO (autora de diversos livros na área).

Requerimentos:

CDHM - nº 97/2015 - de iniciativa dos Deputados Daniel Coelho e Mara Gabrilli e nº 107/2015 - de iniciativa do Deputado Paulo Pimenta, ambos subscritos pelo Deputado Jean Wyllys.

CREDN - nº 69/2015 - de iniciativa do Deputado Daniel Coelho e 13/2015 - de iniciativa do Deputado Jean Wyllys, subscrito pelos Deputados Cabo Daciolo, Takayama, Heráclito Fortes e Raul Jungmann.

Page 142: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

142

27 de Agosto de 2015Anexo II, Plenário 5 da Câmara dos Deputados

Horário: 9h30

11 - Audiência Pública Conjunta“Debater aspectos do Plano Nacional de Exportações”

Page 143: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

143

Comissão de Desenvolvimento Econômico, In-dústria, Comércio e Serviços

Participação

Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Na-cional

Convidados:

Secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, In-dústria e Comércio Exterior - MDIC, DANIEL GODINHO;

Secretária de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento- MAPA, TATIANA PALERMO;

Subsecretário Geral de Cooperação, Cultura e Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores - MRE, HADIL DA ROCHA VIANNA.

Diretor de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX-BRASIL, ANDRÉ FAVERO;

Requerimentos:

Requerimentos 31/2015 - CDEIC e Req 70/2015 - CREDN

Iniciativa: Dep. Luiz Lauro Filho

Page 144: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

144

15 de Setembro de 2015Anexo II, Plenário 11 da Câmara dos Deputados

Horário: 10h

12 - Audiência Pública Conjunta“Debater os preparativos para a Segunda Conferên-cia Global de Alto Nível sobre segurança no Trân-sito”

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 145: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

145

Comissão de Viação e Transporte

Participação

Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional

Comissão de Seguridade Social e FamíliaConvidados:

Conselheiro do Ministério das Relações Exteriores CARLOS FERNANDO GALLINAL CUENCA;

Coordenadora-Geral de Avaliação da Secretaria de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, KÁTIA MATSUMOTO TAN-CON;

Coordenadora-Geral de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis e Promo-ção da Saúde, do Ministério da Saúde, MARTA MARIA ALVES DA SILVA; e

Chefe de Gabinete do Departamento Nacional de Trânsito - Denatran, re-presentando o Ministro de Estado das Cidades, RONALDO CAMARGO.;

Chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Ministério das Cida-des, FLÁVIO DOLABELLA.

Requerimentos:

Requerimento nº 71/2015 - CVT - do Deputado Hugo Leal

Requerimento nº 75/2015 - CREDN - da Deputada Jô Moraes subscrito pelo Deputado Hugo Leal

Requerimento nº 174/2015 - CSSF - da Deputada Christiane Yared subs-crito pelos Deputados Odorico Monteiro, Leandre e Raquel Muniz.

Comissões debatem os preparativos para a Segunda Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no TrânsitoEm audiência pública conjunta das Comissões de Relações Exteriores

e Defesa Nacional (CREDN), de Seguridade Social e Família (CSSF) e de Viação e Transportes (CVT), foram debatidos “Os preparativos para a Se-gunda Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito”. A reunião aconteceu a partir dos requerimentos feitos pelos deputados Hugo Leal (PROS/RJ), Jô Moraes (PC do B/MG) e Christiane Yared (PTN/PR), em 15/9.

Page 146: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

146

Page 147: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

147

SEMINÁRIOS

Page 148: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

148

1 - Seminários

XXII Fórum Brasil-Europa“Brasil e União Europeia - Parceiros na política mundial”

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/impasses-de-acordo-comercial-com-europa-dominam-debates-em-forum-internacional

17 de março de 2015Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados

Horário: 9h

GABRIELA KOROSSY /CÂMARA DOS DEPUTADOS

Page 149: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

149

GABRIELA KOROSSY /CÂMARA DOS DEPUTADOS

Mesa de abertura - 9.30 - 10.00

Eduardo Cunha

Presidente da Câmara dos Deputados, Congresso Nacional do Brasil

Jorge Viana

Vice Presidente do Senado, Congresso Nacional do Brasil

Aloysio Nunes Ferreira

Presidente da Comissão de Relações Exteriores- CRE, Senado, Congresso Nacional do Brasil

Jô Moraes

Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional - CREDN, Câmara dos Deputados, Congresso Nacional do Brasil

Eduardo Barbosa

Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-União Europeia, Congresso Na-cional do Brasil

José Flávio Sombra Saraiva

Diretor do Instituto de Relações Internacionais, Universidade de Brasília

Ana Paula Zacarias

Chefe da Delegação da União Europeia no Brasil

Felix Dane

Representante da Fundação Konrad Adenauer no Brasil

Mesa-redonda - 10.00 - 11.30, Auditório

Brasil e União Europeia - Parceiros na política mundial

Mesa redonda - 11.45 - 13.00

A economia e o meio ambiente

Mesa-redonda - 14.30 - 15.45

Espaços Globais transformados pela Educação, Ciência e Tecnologia

Page 150: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

150

Mesa-redonda - 16.15 - 17.30

Brasil e Europa - Governança de Ciberespaço e Democracia Virtual

Considerações finais - 17.30 - 18.00

Coquetel e lançamento do livro série relações Brasil-Euro-pa 4 -18.00 - 19.00

Impasses de acordo comercial com Europa dominam debates em fórum internacional

Entraves para um acordo comercial entre os países do Mercosul e os países europeus estão nos problemas apresentados pela Argentina, que quer reduzir os impostos de importação.

As relações entre o Brasil e os 28 países da União Europeia foram o tema do 22º Fórum Brasil Europa, que reuniu diplomatas, especialistas, estudantes e parlamentares nesta terça-feira (17), na Câmara dos Deputados.

O encontro discutiu assuntos que já são abordados em diversas negocia-ções bilaterais, como meio ambiente e troca de tecnologias, mas a maior preocupação foi mesmo com a economia. Em especial os impasses do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

Há mais de 15 anos, os dois blocos econômicos negociam a formação de uma área de livre comércio. Isso poderia aumentar as vendas entre o Brasil e os países europeus, que hoje gira em torno de 100 bilhões de dólares por ano. As negociações estão praticamente paradas há mais de um ano em função da crise internacional. Com um agravante: o governo argentino quer mais tempo para que os impostos de importação sejam reduzidos.

Amarrado

José Flávio Sombra Saraiva, diretor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, explica qual a consequência disso para o Brasil. “O Brasil está amarrado na parte comercial ao Mercosul, e o Mercosul im-pede, sobretudo o maior sócio e amigo do Brasil, chamado Argentina, que se amplie isso”, afirma.

Segundo ele, “os argentinos têm medo de um afogamento econômico, que é a entrada de produtos de maior valor agregado na Argentina. O Brasil já se preparou para isso três ou quatro vezes, já acertou com a União Europeia

Page 151: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

151

em nome do Mercosul e, no dia de assinar, os argentinos não assinam”.

Prejuízos

O deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG) é o presidente do Grupo Par-lamentar Brasil-União Europeia. Ele acha que o Brasil já tem prejuízos com a falta de um acordo que permita o aumento do comércio com a Europa.

“Os entraves que têm dentro do Mercosul são justamente em relação à Argentina. Tanto o Uruguai quanto o Paraguai estão aflitos por este acor-do, mas a Argentina tem sido um entrave e essa questão não é explicitada claramente. Com isso, nós estamos ficando para trás”, critica o parlamentar.

Protecionismo

Mas não é só a falta de entusiasmo da Argentina que dificulta o acordo, principalmente em tempos de crise econômica. Alguns setores, como a agrícola e o automobilístico, enfrentam muitas medidas protecionistas dos dois lados. Ano passado, por exemplo, a União Europeia denunciou o Brasil na Organização Mundial do Comércio por conta da desoneração do IPI de automóveis e eletrodomésticos.

E, enquanto os nós comerciais não se desatam, a relação entre o Brasil e a Europa avança em outras áreas, como nas telecomunicações, tecnologia e meio ambiente. Daí o otimismo da embaixadora Ana Paula Zacarias, chefe da delegação da União Europeia no Brasil.

“Entre a União Europeia e o Brasil não temos entraves. Neste momento o acordo União Europeia-Mercosul está um pouco no impasse. Precisamos encontrar uma solução que passa, talvez, pela continuidade das reuniões técnicas e também precisamos encontrar a vontade política de ambos os lados”, explica a embaixadora.

Prioridade

A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) é presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara e diz que uma das prioridades da comissão este ano será defender o acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

“A maioria dos países do Mercosul está voltada para acelerar este pro-cesso. Decidimos que esta deverá ser uma pauta a ser tratada e agilizada pela Comissão de Relações Exteriores, porque não apenas interessa à União Europeia intensificar esse entendimento, mas interessa sobretudo ao Brasil, pela importância que tem esses acordos bilaterais”, ressalta Jô Moraes.

O Fórum Brasil-Europa também discutiu o Marco Civil da Internet, apro-vado pela Câmara no ano passado.

Reportagem – Antonio Vital

Edição – Newton Araújo

Agência Câmara de Notícias

Page 152: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

152

2 - Seminários

Seminário com a participação da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público“Novos fluxos de trabalhadores migrantes no Brasil - De-safios para políticas públicas”

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/seminario-debate-os-novos-fluxos-de-trabalhadores-migrantes-no-brasil

22 de Outubro de 2015Anexo II, Plenário 2 da Câmara dos Deputados

Horário: 9h

CLAUDIA GUERREIRO

Page 153: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

153

Requerimento nº 86/2015, de autoria dos Deputados MAJOR OLÍMPIO (PDT/SP) e SUBTENENTE GONZAGA (PDT/MG)

Objetivo do Seminário: Discutir o contexto atual das mi-grações internacionais no Brasil, especialmente a ques-tão dos novos fluxos migratórios, que se intensificaram no início da presente década, tendo como exemplo o caso dos haitianos.

Programação

9h30 - Mesa de Abertura:

Exmº Sr. Miguel Rossetto, Ministro de Estado do Trabalho e Previdência Social;

Deputada Jô Moraes, Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados;

Deputado Benjamin Maranhão, Presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados;

Deputado Eduardo Barbosa, Presidente da Subcomissão Permanente so-bre Migração;

Deputada Bruna Furlan, Presidente da Comissão Especial da Lei de Imi-gração;

Deputado Orlando Silva, Relator da Comissão Especial da Lei de Imigra-ção;

Embaixador da Espanha, Manuel de La Camara Hermoso.

Beto Vasconcelos, Secretário Nacional de Justiça.

10h30 - Lançamento do relatório anual do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra).

As migrações internacionais no Brasil e a inserção no mercado de traba-lho.

Page 154: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

154

14h - Mesa Redonda

A experiência da gestão migratória nos países que mais receberam imi-grante na primeira década do século XXI no ocidente: Estados Unidos e Espanha.

16h30 - Mesa Redonda

Perspectivas e propostas para políticas migratórias no Brasil.

18h30 - Encerramento

Convidados:

Deputada Jô Moraes, Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados;

Paulo Sergio de Almeida - Presidente do CNIg;

Beto Vasconcelos, Secretário Nacional de Justiça - Ministério da Justiça.

Seminário debate os novos fluxos de trabalhadores migrantes no Brasil

“O Brasil é um país forjado e construído em migrações. Esta é a nossa identidade. Esta é a nossa essência. Esta é a nossa natureza. Temos feito nos últimos anos, muito com relação à atenção à imigração e aos imi-grantes no país. Traremos a conscientização de que somos um país plural, diverso, humanista e solidário”. Com estas palavras, Beto Vasconcelos, secretário nacional de Justiça, mostrou aos presentes a posição brasileira em relação aos novos fluxos migratórios que chegam ao país.

Organizado em atendimento ao requerimento de autoria dos deputa-dos Major Olímpio (PDT/SP) e Subtenente Gonzaga (PDT/MG), ambos membros da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), o Seminário, realizado em 22/10, contou com a participação, em sua mesa de abertura, além do secretário nacional de Justiça, Miguel

Page 155: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

155

Rossetto, ministro do Trabalho e Previdência Social, Manuel de La Camara Hermoso, embaixador da Espanha e os deputados Jô Moraes (PCdoB/MG), presidente da CREDN, Benjamin Maranhão, Eduardo Barbosa, Bruna Furlan e Orlando Silva (PCdoB/MG). Presentes também estavam representantes das embaixadas da Espanha, Costa Rica e Haiti.

O secretário nacional de Justiça lembrou a campanha lançada pelo Ministério da Justiça que trabalha a questão da miscigenação brasileira: “Cabe esclarecer que manifestações de xenofobia não combinam com a nossa natureza; manifestações de racismo são inadmissíveis em um país como o Brasil”.

As palestras da mesa abordaram as migrações de maneira ampla, mas com foco no crescimento e destaque do Brasil neste cenário e nos recentes casos de ataques a imigrantes haitianos. No contexto do debate, os convidados frisaram que há hoje no mundo 230 milhões de imigrantes. Este número é crescente em função das crises políticas e sociais vividas por certos países e, como já alertado pela ONU, é a pior crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial: 60 milhões de pessoas foram obrigadas a deixar suas ca-sas e 20 milhões tiveram que deixar seus países. Durante os debates foram expostas as situações migratórias e as legislações de outros países, como Espanha e Estados Unidos.

Para a presidente da Comissão, o Seminário foi uma oportunidade ímpar para se compreender o processo migratório para além das questões meramente trabalhistas. “Saio daqui com a convicção de que para além da Lei de Imigração nós teremos que partir para a formulação de uma política nacional de imigração”, destacou.

Jô Moraes acrescentou que “pelos problemas aqui apresentados, pelas questões que exigem uma abordagem que vai além da Lei de Imigração, ela (a Lei) não será suficiente”. E continuou: “O seminário extrapolou a visão centrada no fluxo dos trabalhadores e fez uma abordagem bem mais ampla. Nós já temos uma massa crítica suficiente para dar um passo mais significativo. A política nacional não é fruto apenas da necessidade: ela é decorrência de uma acumulação de experiências que as instituições públi-cas, as organizações da sociedade, as universidades, vêm realizando neste processo”, encerrou.

Page 156: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

156

Page 157: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

157

OUTROSEVENTOS

Page 158: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

158

15 de abril de 2015Anexo II, Plenário 8 da Câmara dos Deputados

Horário: 15h

1 - Outros eventos“Visita oficial da Delegação Parlamentar da Associa-ção Europeia de Livre Comércio - EFTA”

Objetivo: Obter informações sobre o que pensam os parlamentares brasileiros a respeito de um possível acordo entre a Associação Europeia de Livre Comér-cio e o Mercosul.

JOSUé NOGUEIRA/ ASSESSOR DE IMPRENSA CDEIC

Page 159: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

159

Comissão de Desenvolvimento Econômico, In-dustria e Comercío

Participação:

Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Na-cional

Delegação Oficial:

1.Deputado Elfried Hasler, Liechtenstein, Chefe da Delegação

2.Deputado Guðlaugur Þór Þórðarson, Islândia

3.Deputado Árni Páll Árnason, Islândia

4.Deputado Svein Roald Hansen, Noruega

5.Deputado Gunnar Gundersen, Noruega

6.Deputado Harry Quaderer, Liechtenstein

7.Deputado Thomas Aeschi, Suíça

8.Deputada Karin Keller-Sutter, Suíça

9.Deputado Eric Nussbaumer, Suíça

10.Sra. Camilla Langsholt, Secretariado EFTA

11.Sra Trine Berggren, Secretariado EFTA

12.Sr. Céduc Shicky, Secretariado EFTA

13.Sra. Sandra Gerber-Heuenberger, Secretariado -EFTA

14.Intérprete 1

15.Intérprete 2

Delegação Acompanhante:

16.Embaixador André Regli, Chefe da Missão Diplomática suíça no Brasil

17.Embaixadora Aud Marit Wiig, Chefe da Missão Diplomática norue-guesa no Brasil

18.Segunda-Secretária Natasha Fröjd, Embaixada da Suíça

19.Segundo-Secretário Anders Heggernes Ask, Embaixada da Noruega

Page 160: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

160

19 de maio de 2015Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados

Deputado Carlos Zarattini (PT/SP)Horário: 14h30

2 - Outros eventos

Palestra“A Segurança e a Defesa: Suas implicações para o desenvolvimento nacional”

Page 161: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

161

Mesa de abertura - 14h30

Palestrantes

Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câma-ra dos Deputados e Presidente da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional, Deputada JÔ MORAES;

Segundo Vice-Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Na-cional da Câmara dos Deputados e Presidente da Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional, Deputado CARLOS ZARATTINI;

Assessora Especial do Ministério da Defesa; presidiu a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados no ano de 2012, ex-Deputada Federal PERPÉTUA ALMEIDA.

Page 162: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

162

24 de Agosto de 2015Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados

Horário: 10h30

3 - Outros eventos

Palestra“Atual conjuntura das atividades desenvolvidas pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacio-nal, notadamente no que tange ao eixo temático da Defesa Nacional”

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/jo-moraes-faz-palestra-para-militares-do-exercito

CLAUDIA GUERREIRO

Page 163: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

163

Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Na-cional

Palestra dirigida aos Oficiais Alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro.

Palestrante:

Deputada JÔ MORAES, Presidente da Comissão de Relações Exte-riores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional.

Jô Moraes faz palestra para militares do Exército

“A sociedade ainda não tem consciência da importância das políticas de defesa”. Assim a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Jô Moraes, destacou um dos principais desa-fios enfrentados pelo Brasil na atualidade. O tema foi um dos focos de sua palestra dirigida a um grupo de oficiais militares, alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, em 24/8, em Brasília.

Ao longo de sua apresentação, Jô comentou que as pessoas em geral precisam conhecer o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), por exemplo, um dos principais Projetos Estratégicos do Exército, que monitora e controla a movimentação nas fronteiras terrestres brasileiras. Ela explicou que quando a sociedade perceber que este trabalho garante a soberania e impede os tráficos de armas e drogas, apoiará seu desenvol-vimento. “É importante compartilhar nossas preocupações sob a ótica da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. É como se enfrenta cotidianamente os desafios da área. A política externa e a política de defesa são os dois pilares da construção de nossa soberania nacional”, afirmou.

Aproveitando o ensejo, Jô lembrou uma fala do ex-secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan: “Se a guerra é o fracasso da diplomacia, en-tão... diplomacia bilateral e multilateral é a nossa primeira linha de defesa. O mundo hoje gasta bilhões preparando para a guerra; Não deveríamos gastar um ou dois bilhões de preparação para a paz”?

Page 164: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

164

CláudiA Guerreiro

4 - Outros eventos

Objeto do encontro: análise da atual con-juntura e das perspectivas no âmbito das relações bilaterais Brasil-Paraguai.

“Visita de parlamentares e de empresários integrantes de missão político-empresarial do Paraguai, orga-nizada pela Fundação paraguaia “Desarrollo en De-mocracia” (DENDE)”

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/paraguai-parlamentares-visitam-a-camara-e-encontram-se-com-membros-da-comissao

15 de Setembro de 2015Anexo II, Plenário 7 da Câmara dos Deputados

Horário: 16h30

Page 165: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

165

Delegação:

Alberto Acosta Garbarino, Presidente Desarrollo en Democracia - DENDE

Setor Político:

José Molinas Vega, Ministro Secretaria Técnica de Planificación - STP

Rodney Acevedo Rodriguez Viceministro, Secretaría de Informacion y Co-municación - SICOM

Adolfo Ferreiro Sanabria, Senador Concertación Avanza País

Arnaldo Giuzzio Benitez, Senador Partido Democrático Progresista

Lilian Samaniego González, Senadora Asociación Nacional Republicana - Partido Colorado

Luis Alberto Castiglioni, Senador Asociación Nacional Republicana - Par-tido Colorado

Ramón Romero Roa, Diputado Asociación Nacional Republicana - Partido Colorado

Héctor Lesme Delgado, Diputado Partido Liberal Radical Auténtico

15 de Setembro de 2015Anexo II, Plenário 7 da Câmara dos DeputadosHorário: 16h30

Page 166: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

166

Enrique Riera Escudero, Presidente Consejo de la Magistratura

Setor Empresarial

Alejandro Peralta Vierci, Director General Grupo AJ Vierci- (Multimedia)

Beltran Macchi Salin, Presidente Federacion de la Produccion, la Industria y el Comercio - FEPRINCO

Ernesto Freixosa, Asesor Tabacalera del Este S.A.-Tabesa

Ernst Bergen Schmidt, Director Record Electric y Ex Ministro de Hacienda.

Fabio Fustagno Viola, Director Nuestra Señora de la Asunción (Transporte)

Federico Gonzalez Caballero, Director Paraguay Trade Fairs - PTF - (Even-tos y Convenciones)

Jorge Heisecke Velazquez, Director Camara Paraguaya de Exportadores y Comercializadores de Cereales y Oleaginosas - CAPECO

Jose Ortiz, Presidente Tabacalera del Este S.A.-Tabesa

Victor Gonzalez Acosta, Presidente Acosta & Woods - (Construcción)

Setor SocialAlba Cavina de Llano, Directora Ejecutiva Desarrollo en Democracia - DENDE

Armando Rivarola Cáceres, Jefe de Redaccion Diario ABC Color

Teresa Rivarola de Velilla, Directora Fundación Juntos por la Educacion - Financiera el Comercio

Maria Estela Gonzalez de Rassmusen, Directora Fundación DENIDE - Sho-pping del Sol

Maria Victoria Rivas, Directora Ejecutiva Centro de Estudios Judiciales - CEJ

Maria Raquel Ramirez Agüero, Coordinador General Desarrollo en De-mocracia - DENDE

Page 167: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

167

Paraguai: parlamentares visitam a Câmara e encon-tram-se com membros da ComissãoUma delegação de 25 parlamentares paraguaios em visita à Câmara dos

Deputados, participou de um encontro com representantes da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

Na reunião, ocorrida em 15/9, foram reforçadas as intenções de es-treitar laços entre os dois países e desenvolver estratégias para fortalecer o Mercosul. O objetivo do encontro foi aprofundar o conhecimento das lideranças paraguaias sobre o funcionamento das instituições públicas e privadas brasileiras.

A convite da presidente da Comissão, deputada Jô Moraes (PC do B/MG), a senadora paraguaia, Lília Gonzalez, explicou que a representação feminina em diversas áreas de atuação, como a política, ainda é pequena, ressaltando que “nossa luta não é fazer confrontação de gênero, mas quere-mos, sim, que seja reconhecido às mulheres a representação em diferentes áreas sociais. Neste sentido, na política, buscamos consolidar os vínculos com o Brasil. Oxalá, o grupo de amizade Brasil – Paraguai possa trazer desenvolvimento e convivência pacífica em temas inerentes aos setores social, econômico e político”.

Page 168: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

168

FrederiCo AndrAde

5 - Outros eventos

Mesa RedondaSubcomissão Permanente de Comèrcio Exterior

“Debater os aspectos da exportação brasileira a partir do Aeroporto de Viracopos, em Campinas”

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/debate-em-campinas-propoe-melhorias-para-agilizar-o-setor-de-exportacao-no-aeroporto-de-viracopos

2 de Outubro de 2015Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas - SP

Horário: 10h

Page 169: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

169

Requerimento nº 81/2015, do Deputado LUIZ LAURO FILHO (PSB/SP)

Mesa de Debate:

JONAS DONIZETTE - Prefeito Municipal de Campinas / SP;

GUSTAVO MÜSSNICH - Diretor-Presidente do Aeroporto de Viracopos;

PEDRO IVO SEBBA RAMALHO - Diretor-Adjunto da Anvisa;

JOSÉ NUNES FILHO - Diretor Regional do CIESP e Diretor Regional do DEPAR/FIESP;

FLÁVIO SCORZA - Representante da APEX/MDIC;

TATIANA LIPOVETSKAIA PALERMO - Secretária de Relações Internacio-nais do MAPA;

LUIZ ALBERTO KÜSTER - Membro do Conselho de Administração de Vi-racopos.

Apresentação equipe de Viracopos :

MARCELO MOTA - Diretor de Operações da ABV;

ADAM CUNHA - Assessor de Negócios de Carga;

ELSON ISAYAMA - Representante da Diretoria do Sindasp;

JÚLIO GÂNDARA - Vice-Presidente da 3M;

YUNES BAPTISTA - Chefe da Anvisa em Viracopos.

Debate em Campinas propõe melhorias para agilizar o setor de exportação no aeroporto de ViracoposA Subcomissão Permanente de Comércio Exterior, que funciona junto

à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, deve propor um estudo para a criação de um “canal verde” para o setor de importação e exportação de cargas da Anvisa como medida para agilizar e conferir mais eficiência ao trâmite de volumes no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A medida está entre as prin-cipais soluções que foram debatidas e apresentadas durante a mesa-redonda realizada no último dia 02 de outubro, no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas.

Page 170: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

170

6 - Outros eventos

Painel de Relações Internacionais - inte-grante do Global Peace Leadership Con-ference (Conferência de Liderança Global da Paz).

“Países emergentes e o papel dos BRICS”

12 de Novembro de 2015Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados

Horário: 14h

Page 171: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

171

Requerimento nº 079/15, de autoria do Deputado Nelson Marquezelli (PTB/SP)

Convidados:

JÔ MORAES - Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional;

JAIME PAZ ZAMORA - Ex-Presidente da Bolívia (1989-1993);

LUIS ALBERTO LACALLE - Ex-Presidente do Uruguai (1990-1995);

NELSON MARQUEZELLI - Deputado Federal (PTB/SP), Ouvidor-Geral da Câmara dos Deputados;

DANILLO ALARCON - Coordenador do Departamento de Relações Inter-nacionais da PUC/GO;

RODRIGO REIS - Fundador do Instituto Global Attitude; e

MASSIMO TROMBIN - CEO da Global Peace Foundation Brasil.

Page 172: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

172

7 - Outros eventos

Painel “Debater o atual estágio da Resolução nº 181 da As-sembléia das Nações Unidas, de 29 de novembro de 1947, presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha, que aprovou o Plano de Partilha da Palestina”

3 de Dezembro de 2015Auditório Freitas Nobre, Anexo IV da Câmara dos Deputados

Horário: 10h

Page 173: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

173

Requerimento nº 121/2015, de autoria dos Deputados Jô Moraes, Paulo Pimenta, Carlos Marun, Ivan Valente, Wadson Ribeiro e Chico Lopes.

Convidados:

Embaixadora LIGIA MARIA SHERER - Diretora do Departamento do Orien-te Médio, do Ministério das Relações Exteriores; e

WALID RABAH - Diretor de Relações Institucionais da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal).

Page 174: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

174

Page 175: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

175

VISITASDIPLOMÁTICAS

Page 176: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

176

Page 177: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

177

1 - Eduardo Barbosa discute comércio com a embaixadora da Albânia

O deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), presidente da Comissão de Rela-ções Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, rece-beu a embaixadora da Albânia no Brasil, Tatiana Gjonaj, com quem conversou sobre temas da agenda bilateral. Trata-se da primeira embaixadora residente no Brasil desde o estabelecimento de relações bilaterais, em 1961.

Na oportunidade, Barbosa agradeceu o apoio da Albânia às candidaturas bra-sileiras em organismos multilaterais como a FAO e a OMC com José Graziano da Silva e Roberto Azevêdo.

Os dois trataram ainda do interesse recíproco de Brasil e Albânia em apro-fundar o comércio bilateral que é bastante limitado. Atualmente, este volume alcança os US$ 42 milhões, dos quais US$ 40 milhões são exportações do Brasil para aquele país.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/eduardo-barbosa-discute-comercio-com-a-embaixadora-da-albania

11 de fevereiro de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

EDILSON HOLANDA

Page 178: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

178

2 - Brasil e Burundi: estreitamento de laços beneficiarão os dois países

O embaixador da República do Burundi, Gaudence Sindayigaya, país africano com crescentes relações diplomáticas com o Brasil fez visita oficial à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

Na ocasião, Sindayigaya felicitou a deputada Jô Moraes (PCdoB) pela sua eleição à presidência da Comissão e reiterou sua satisfação com o crescimento das frentes de relacionamento entre o Brasil e a África.

A deputada destacou que a diplomacia brasileira, desde 2003, tem se em-penhado em contribuir para o fortalecimento destes laços, particularmente no campo da educação. Jô Moraes também afirmou que as relações internacionais terão particular atenção da Comissão de Relações Exteriores ao longo deste ano, e lembrou que existem projetos de cooperação nas Nações Unidas nos quais o Brasil é modelo.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/brasil-e-burundi-estreitamento-de-lacos-beneficiarao-os-dois-paises

1º de abril de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLAUDIA GUERREIRO

Page 179: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

179

3 - Brasil e Reino Unido buscam intensificar acordos nas áreas de audiovisual e combate ao tráfico de armas

Parcerias nas áreas cinematográfica e audiovisual, crescimento das exporta-ções e incremento nos acordos. Estes foram os temas que pautaram a reunião da presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Jô Moraes (PCdoB/MG), com Alex Ellis, embaixador do Reino Unido no Brasil.

Ellis demonstrou preocupação com o tráfico de armas e comentou sobre um tratado sobre o assunto que está em trâmite no Congresso Nacional. O embai-xador destacou que o Brasil sempre foi grande aliado no combate a este tipo de ação e que este é um acordo no âmbito das Nações Unidas.

Jô Moraes reafirmou a grande importância da cooperação nesta área e lem-brou que a realização de um fórum entre parlamentos antes das reuniões dos líderes dos blocos União Europeia (UE) e Mercosul seria de muita valia para o estreitamento de relações e entendimentos entre os países.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/brasil-e-reino-unido-buscam-intensificar-acordos-nas-areas-de-audiovisual-e-combate-ao-trafico-de-armas

7 de abril de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 180: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

180

4 - Brasil e Vietnã: parcerias beneficiam os dois países

A presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Jô Moraes, recebeu o embaixador da República Socialista do Vietnã, Nguyen Van Kien, para uma reunião. Durante o encontro, o representante vie-tnamita falou do seu grande interesse em tornar o seu país mais conhecido dos brasileiros, revelando seu interesse em estreitar laços nas áreas de cooperação.

Para a presidente da Comissão, estes acordos são importantes “Sobretudo os de cooperação na área de educação”, pontuou. Ela destacou também as parcerias interessantes que poderiam se desenvolver nas áreas da agricultura e da pecuária.

Nguyen Van Kien considerou importante a divulgação das discussões ocorri-das no âmbito da 132ª Assembleia da União Interparlamentar (UIP), que ocorreu este ano em Hanói, no Vietnã. Do seu ponto de vista, “um maior contato entre os congressos contribuirá para que os povos brasileiro e vietnamita se conheçam melhor”.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/brasil-e-vietna-parcerias-beneficiam-os-dois-paises

8 de abril de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLAUDIA GUERREIRO

Page 181: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

181

5 - Relações comerciais e políticas são pauta do encontro com o embaixador do Equador

Reforçar os laços entre os parlamentos brasileiro e equatoriano e estreitar as relações entre as Comissões de Relações Exteriores dos países-membros do Parlasul. Estes foram os temas que nortearam a conversa com o embaixador do Equador, Horacio Sevilla-Borja, no âmbito do desenvolvimento de políticas comuns aos países do Mercosul.

“A Unasul é elemento fundamental na manutenção da democracia na região”, afirmou o embaixador, enquanto explicava a importância do fortalecimento de organismos multilaterais como Mercado Comum do Sul (Mercosul) e da Comu-nidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e seus processos de negociação com a União Europeia (UE) e os Estados Unidos.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/relacoes-comerciais-e-politicas-sao-pauta-do-encontro-com-embaixador-do-equador

16 de abril de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLAUDIA GUERREIRO

Page 182: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

182

6 - Agência Espacial da Ucrânia discute cooperação com o Brasil

A presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Jô Moraes, recebeu representantes da Agência Espacial da Ucrânia. O grupo foi acompanhado pelo embaixador daquele país, Rostyslav Tronenko.

O tema principal do encontro foi a cooperação entre as Agências Espaciais brasileira e ucraniana para a construção do bico de lançamento de foguetes no Centro de lançamento de Alcântara e a troca de conhecimentos na área de ciência e tecnologia.

O diretor ucraniano para o programa de cooperação, Oleksandr Serdyuk, da Alcântara Cyclone Space, mostrou-se preocupado com a implementação do acordo que embora já tenha sido ratificado, ainda não foi posto em prática.

Para a deputada Jô Moraes (PC do B/MG), “o Brasil tem necessidade de re-forçar esta parceria aeroespacial”.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/agencia-espacial-da-ucrania-discute-cooperacao-com-o-brasil

28 de abril de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLAUDIA GUERREIRO

Page 183: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

183

7 - Comissão discute segurança e inteli-gência com americanos

Uma comitiva dos Estados Unidos da América reuniu-se com representantes da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional na quinta-feira, 30/4, para avaliar o andamento da aprovação de um acordo na área de segurança pú-blica entre os dois países. Além da presidente da Comissão, deputada Jô Moraes (PC do B/MG), participaram da reunião os deputados Heráclito Fortes (PSB/PI) e Nelson Marquezelli (PTB/SP).

Durante o encontro, Jô Moraes destacou a importância da presença do grupo e da experiência dos EUA “para a construção de uma segurança com os cuidados necessários que envolvem as atividades de inteligência”. “Esta parceria, hoje, no mundo, é necessária”.

O subsecretário adjunto de Defesa para Políticas, Brian Mc Keon, comentou que o governo norte-americano ficará “muito satisfeito se o acordo for aprovado nas próximas semanas”.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/agencia-espacial-da-ucrania-discute-cooperacao-com-o-brasil

30 de abril de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLAUDIA GUERREIRO

Page 184: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

184

8 - Embaixador pede criação de Grupo de Amizade Brasil-Iraque

Em reunião na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, o embaixador iraquiano pediu apoio para a criação de Grupo de Amizade Brasil-Iraque. O encontro com a presidente da Comissão, Jô Moraes, aconteceu nesta terça-feira, 12/05, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Durante a conversa, Adel Mustafa Kamil AlKurdi, embaixador da República do Iraque, destacou áreas onde gostaria de ver estabelecida uma parceria entre o seu país e o Brasil: agricultura, defesa e educação seriam prioritárias.

Jô Moraes confirmou seu apoio na decisão de se criar um Grupo de Amizade entre os dois países e afirmou que “o Brasil tem todo o interesse em estreitar laços” com Iraque, reiterando que as cooperações são sempre ”importantes para este movimento”.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/embaixador-pede-criacao-de-grupo-de-amizade-brasil-iraque

12 de maio de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLAUDIA GUERREIRO

Page 185: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

185

9 - Embaixador Sírio destaca relações com o Brasil

O embaixador da Tunísia, Sabri Bachtobji, reuniu-se com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Jô Moraes, para avaliar a reinstalação do Grupo de Amizade Brasil-Tunísia.

Sabri Bachtobji destacou as sempre boas relações entre os dois países, a valo-rização da democracia brasileira, “considerada uma das mais fortes do mundo”, e reiterou a sua intenção de ser “um intermediário na negociação de acordos de co-operação”, disponibilizando a embaixada para todos os movimentos neste sentido.

Para o embaixador, o grupo de amizade estreitaria as relações entre os países e ajudaria a estabelecer parcerias, sobretudo nas áreas econômica e cultural.

Jô Moraes comentou a estabilidade da ‘Primavera Tunisina’ e reconheceu a importância do grupo, que já existiu e precisaria ser restabelecido e se dispôs a trabalhar no sentido de concretizar esta construção.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/reinstalacao-de-grupo-de-amizade-e-tema-de-encontro

21 de maio de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLAUDIA GUERREIRO

Page 186: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

186

10 - Síria busca apoio brasileiro em ajuda humanitária

O embaixador da Síria, Ghassan Nseir, reuniu-se com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Jô Moraes, para falar sobre o relacio-namento entre os dois países. O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 20/5, em Brasília. Na ocasião, Ghassan Nseir frisou a importância das relações Brasil-Síria, “um país muito amigo, com uma imensa comunidade síria que considera o Brasil o seu próprio país”.

O embaixador falou sobre a crise no seu país, explicando o intenso ataque terrorista que assola a Síria, “um terrorismo internacional, praticamente universal, que não aceita o próximo. O que estes grupos terroristas têm feito é inominável: massacres, degolas e crucificação de pessoas, escravização de mulheres e estupro de crianças, destruição de locais históricos e tudo o que isto implica quando o terrorismo entra na vida de um país”. Nseir informou que os terroristas são das mais diversas nacionalidades “82 ou mais”, afirmou. Segundo ele, o povo sírio está determinado a resistir e combater este terrorismo que é perpetrado pelos mais diversos grupos: Estado Islâmico, Frente Islâmica, entre outros tantos, todos ligados à Al Qaeda.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/siria-busca-apoio-brasileiro-em-ajuda-humanitaria

20 de maio de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLAUDIA GUERREIRO

Page 187: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

187

11 - Irã e Brasil: 112 anos de bom relacio-namento

Um profícuo relacionamento de 112 anos. Assim definiu o embaixador iraniano, Mohammad Ali Ghanezadeh, sobre as relações entre o seu país e o Brasil, durante a reunião ocorrida na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

Ghanezadeh destacou que Brasil e Irã sempre mantiveram excelentes acordos econômicos, especialmente durante o governo do ex-presidente Lula: “neste período assinamos 27 acordos e nossa balança comercial passou de US$ 400 milhões para US$ 2, 4 bilhões”.

Jô Moraes, presidente da Comissão, refletiu que “as atuais dificuldades eco-nômicas pelas quais passa o Brasil afetam as relações comerciais com outros países”, mas que o país busca sempre uma aproximação com os países no de-senvolvimento de uma política de relações exteriores multilateral.

O embaixador do Irã avaliou que seria interessante a criação de um grupo de amizade entre Brasil e Irã, no que foi apoiado pela presidente da Comissão: “para nós, o grupo de amizade é muito importante”.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/ira-e-brasil-112-anos-de-bom-relacionamento

21 de maio de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLAUDIA GUERREIRO

Page 188: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

188

12 - Jô Moraes acompanha visita de presi-dente do Uruguai

Convidada pelo Palácio do Planalto para acompanhar a primeira visita do presidente do Uruguai, Tabaré Vasquez, ao Brasil, a deputada Jô Moraes, pre-sidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, participou dos diálogos sobre as relações entre o Mercosul e a União Europeia.

Em pauta estavam temas como a parceria entre Brasil e Uruguai e as nego-ciações, que já acontecem, para ampliação do fluxo comercial, concretização de projetos conjuntos, especialmente os das áreas de infraestrutura e energia.

Tabaré Vásquez criticou algumas posições do Mercosul e defendeu a revi-talização do grupo. Do seu ponto de vista, o bloco não pode ficar “reduzido a reuniões e discursos” e precisa se integrar à nova realidade política e econômica do continente.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/jo-moraes-acompanha-visita-de-presidente-do-uruguai

21 de maio de 2015Palácio do Planalto

ROBERTO STUCKERT (PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA)

Page 189: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

189

13 - Letônia abrirá embaixada no Brasil

Em breve visita à Comissão de Relações Exteriores nesta terça-feira, 26/5, a embaixadora da Letônia, Alda Vanaga, anunciou a abertura de uma embaixada do país em Brasília. Atualmente a Letônia tem apenas uma representação con-sular no Brasil.

Vanaga sugeriu à deputada Jô Moraes, presidente da Comissão, a criação de um Grupo de Amizade Brasil-Letônia e a realização de um diálogo com os deputados brasileiros e letões para o desenvolvimento de acordos e cooperações em assuntos comuns aos dois países.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/ira-e-brasil-112-anos-de-bom-relacionamento

26 de maio de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLAUDIA GUERREIRO

Page 190: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

190

14 - Refugiados: Comissão recebe repre-sentantes de Agência da ONU

Em reunião ocorrida na Câmara dos Deputados, a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Jô Moraes, recebeu grupo de representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). A conversa abrangeu temas relacionados ao refúgio, apatridia e le-gislação concernente.

O encontro teve como objetivo avaliar as possibilidades de apoio a grupos de refugiados palestinos que vivem em situação precária na Síria e cuja sobre-vivência encontra-se ameaçada com os crescentes conflitos armados existentes no país.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/refugiados-comissao-recebe-representantes-de-agencia-da-onu

26 de maio de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLAUDIA GUERREIRO

Page 191: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

191

15 - Comissão recebe embaixadores de países árabes

Embaixadores representantes do Grupo de Amizade Brasil-Países Árabes, liderados pelo deputado Wadson Ribeiro (PC do B/MG), reuniram-se com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Jô Moraes.

A partir da esquerda: embaixadores do Sultanato de Omã, Khalid Said Sa-lem Aljaradi, e da Líbia, Khaled Dahan; a presidente da Comissão, Jô Moraes, deputado Wadson Ribeiro, e os embaixadores da Tunísia, Sabri Bachtobji, e do Iraque, Adel Mustafa Kamil AlKu

No encontro o grupo, composto por representantes da Tunísia, Líbia, Omã e Iraque, conversou sobre a preocupação com a atuação de grupos extremistas islâmicos e a imagem dos países muçulmanos junto ao parlamento brasileiro.

Os diplomatas fizeram questão de reforçar que os valores do Islã estão ba-seados na paz e que grupos radicais são minoria e não representam a essência pacífica de seus países.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/comissao-recebe-embaixadores-de-paises-arabes

26 de maio de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLAUDIA GUERREIRO

Page 192: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

192

16 - Família imperial do Japão prepara vi-sita ao Brasil

Os 120 anos da imigração japonesa no Brasil e a visita oficial da família imperial do Japão ao País. Estes foram os temas de abertura da conversa entre o embaixa-dor japonês, Kunio Umeda, e a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Jô Moraes. O encontro aconteceu na Câmara dos Deputados e contou com a presença do deputado Luiz Nishimori (PR/PR).

Kunio Umeda destacou a parceria e cooperação existentes entre os dois países e os investimentos feitos pelo Japão no Brasil. “Três estaleiros japoneses estão vindo para o Brasil para construir navios. Atualmente existem mais de 700 empresas japonesas atuando no Brasil”, explicou.

O embaixador também falou sobre os financiamentos feitos pelo governo japonês em projetos brasileiros, e comentou sobre a visita do primeiro-ministro japonês ao País no ano passado, destacando os investimentos em recursos hu-manos e capacitação técnica em sete áreas do conhecimento, com particular destaque para a construção naval.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/familia-imperial-do-japao-prepara-visita-ao-brasil

21 de maio de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLAUDIA GUERREIRO

Page 193: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

193

17 - Delegação chinesa visita Comissão

Delegação diplomática da China visitou a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Na ocasião, a presidente da Comissão, deputada Jô Moraes, destacou a importância do Grupo de Amizade entre as duas nações e reforçou a continuidade do estreitamento dos laços existentes com aquele país.

Jô Moraes cumprimentou o representante chinês, Wang Wei, ministro da Embaixada, “pelo êxito alcançado com a visita do primeiro-ministro da China, Li Keqiang, ao Brasil”, este mês. O diplomata, por sua vez, agradeceu a “sem-pre presente ajuda e cooperação amistosa” brasileira e destacou que a visita resultou em “mais de 30 acordos assinados em diversas áreas de cooperação, totalizando US$ 27 bilhões”.

Em 2014, as relações comerciais entre o Brasil e a China movimentaram US$ 77,9 bilhões. O país oriental pretende ainda instalar uma siderúrgica com tecnologia de ponta, no Maranhão.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/delegacao-chinesa-visita-comissao

28 de maio de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLAUDIA GUERREIRO

Page 194: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

194

18 - Parlamentares russos virão ao Brasil em junho

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional recebeu o embai-xador da Rússia, Sergey Akopov. Entre os assuntos tratados com a presidente Jô Moraes estavam as relações bilaterais entre os dois países, o grupo de amizade Brasil-Rússia e os BRICS.

Akopov comentou que os governos russo e brasileiro já começaram os tra-balhos conjuntos para o Arranjo Contingente de Reservas do Novo Banco dos BRICS. Esta reserva é feita para a manutenção da estabilidade financeira do grupo em eventual crise no mercado mundial.

Na ocasião, o embaixador russo destacou que no próximo mês de junho o presidente do parlamento russo visitará o Brasil para, entre outras coisas, trocar conhecimentos com seus pares brasileiros.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/parlamentares-russos-virao-ao-brasil-em-junho

28 de maio de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLAUDIA GUERREIRO

Page 195: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

195

19 - Chile e Brasil: parcerias fortalecem a balança comercial

Enfrentar desafios comuns nas áreas política e econômica, trocar experiências e estreitar laços. Estes foram os temas discutidos no encontro entre a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Jô Moraes e o em-baixador do Chile, Jaime Gazmuri.

Durante o encontro, foram apresentadas propostas para enfrentar o atual e complexo contexto econômico e o desafio do trabalho conjunto para a conver-gência de dois importantes processos de integração da região: o Mercosul e a Aliança do Pacífico.

Jaime Gazmuri explicou que apesar de “o Brasil ser o principal parceiro co-mercial do Chile e o Chile ser o segundo do Brasil”, atrás apenas da Argentina, “os investimentos brasileiros naquele país ainda são baixos”. A balança comercial entre as duas nações gira em torno de US$ 10 bilhões, sendo que o principal produto comprado pelo Chile é o petróleo e, no caso do Brasil, o cobre.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/chile-e-brasil-parcerias-fortalecem-a-balanca-comercial

11 de junho de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLAUDIA GUERREIRO

Page 196: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

196

20 - República Dominicana: reforma mi-gratória pode atender ao Brasil

Debater questões migratórias e a efetivação de acordos bilaterais entre os dois países. Estes foram os temas que permearam a pauta do encontro entre a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Jô Moraes e o embaixador da República Dominicana, Alejandro Arias Zarzuela, ocorrida em 1/7, em Brasília, que classificou como “excelente” o relacionamento com o Brasil.

Durante a conversa, Zarzuela destacou a parceria nas áreas social e cultural, que já ocorrem, e pontuou uma agenda comum em outros campos que deverá ser intensificada a partir do momento em que entrarem em vigor outros nove projetos de cooperações bilaterais, já assinados. O último acordo entre Brasil e República Dominicana data de 2011 e o embaixador antecipou que o próximo será na área de transportes aéreos.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/republica-dominicana-reforma-migratoria-pode-atender-ao-brasil

1º de julho de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLAUDIA GUERREIRO

Page 197: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

197

21 - Turismo e riquezas naturais são pon-tos comuns entre Brasil e Caribe

Representantes do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Países Caribenhos, que inclui Barbados, Guiana, Haiti, Jamaica, República Dominicana, Suriname e Trinidad & Tobago, reuniram-se com parlamentares brasileiros para a reinstalação do grupo. O encontro contou com a participação da presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Jô Moraes (PCdoB/MG), além da primeira-secretária do grupo, deputada Keiko Ota (PSB/SP) e das deputadas Maria Helena (PSB/RR) e Rosângela Gomes (PRB/RJ), organizadora do evento.

Na ocasião, o embaixador do Suriname, Mohamed-Hoesein, agradeceu o empenho para a reinstalação do grupo e destacou a importância desta interação: “Ontem foi instalado no Suriname o novo parlamento e 32% dos assentos serão ocupados por mulheres. Será um prazer compartilhar essa experiência com o Parlamento brasileiro”, afirmou.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/turismo-e-riquezas-naturais-sao-pontos-comuns-entre-brasil-e-caribe

1º de julho de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

DOUGLAS GOMES

Page 198: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

198

22 - Parlamentares portugueses visitam a comissão

Grupo de parlamentares portugueses, em visita à Câmara dos Deputados, reuniu-se com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputada Jô Moraes, para discutir as relações entre os dois parlamentos e ações desenvolvidas no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que inclui, além de Brasil e Portugal, outros sete Es-tados: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Participaram ainda os deputados Rosângela Gomes (PRB/RJ), Átila Lins (PSD/AM), Paes Landim (PTB/PI) e Otávio Leite (PSDB/RJ). Em discussão esteve a reativação do Grupo de Amizade Brasil – Portugal, sugerida por Jô Moraes, “importante para a manutenção dos laços entre os dois países”, cuja presidência poderia ficar a cargo de Paes Landim. A presidente da CREDN lembrou ainda que, “neste momento não há nenhum acordo entre os dois países tramitando pelo Congresso”.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/grupo-de-amizade-brasil-2013-portugal-devera-ser-reinstalado-em-breve

8 de julho de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLAUDIA GUERREIRO

Page 199: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

199

23 - Países do sudeste asiático querem acordos de cooperação com o Brasil

Mercado potencial de mais de 600 milhões de consumidores distribuídos por 10 países com economias crescentes, PIB de US$ 2.4 trilhões e vontade de fazer acor-dos nas áreas de energias renováveis, comércio, indústria, educação e cultura com o Brasil. Este foi o perfil apresentado pelos países-membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN (em inglês, Association of Southeast Asian Nations), durante a reunião realizada na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

Durante duas horas, embaixadores de seis dos 10 países participantes do bloco (Indonésia, Malásia, Mianmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietnã) falaram sobre as economias de seus países e expressaram seu interesse em es-treitar laços com o Brasil. Do encontro participou também, além da presidente da Comissão, deputada Jô Moraes, o deputado Átila Lins (PSD/AM), que sugeriu de pronto a criação de um Grupo de Amizade Brasil – ASEAN de maneira a fortalecer as relações com seus países-membros. Jô Moraes, por sua vez, avaliou a importância de se ter presentes membros do Itamaraty que possam avaliar as áreas de interesse para o estabelecimento de acordos de cooperação.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/paises-do-sudeste-asiatico-querem-acordos-de-cooperacao-com-o-brasil

16 de julho de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

DOUGLAS GOMES

Page 200: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

200

24 - Comissão recebe visita de diplomatas africanos

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) recebeu a visita de 13 representantes diplomáticos de diversos países africanos. O grupo, acompanhado pelo embaixador Sérgio Moreira Lima, veio conhecer a sede do poder legislativo, como parte do curso desenvolvido pela Fundação Alexandre Gusmão (Funag) para diplomatas estrangeiros.

Durante o encontro com a presidente da Comissão, deputada Jô Moraes, o grupo mostrou-se agradavelmente surpreso com a pujança da democracia brasileira, assim como com o seu funcionamento dinâmico. Jô Moraes então, lembrou que “há uma lacuna na formação universitária privada brasileira em relação aos cursos e publicações sobre política e economia do Brasil”, e sugeriu que os participantes da visita fizessem sugestões de temas para serem debatidos nos seus respectivos grupos de trabalho dentro do curso da Fundação.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/comissao-recebe-visita-de-diplomatas-africanos

12 de agosto de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

MINISTéRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES

Page 201: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

201

25 - Costa Rica se interessa por modelo brasileiro de agricultura familiar

“Gostaríamos que o Brasil ficasse como o modelo de relacionamento que a Costa Rica quer ter com o mundo”. A declaração, feita pelo embaixador cos-tarriquenho no Brasil, Jairo Valverde Bermudez, ocorreu durante sua visita à Comissão de Relações Exteriores e de Justiça (CREDN), em 10/9. Além da pre-sidente da CREDN, deputada Jô Moraes (PC do B/MG), participou do encontro o deputado Edinho Bez (PMDB/SC).

Bermudez destacou o interesse de seu país em conhecer melhor e aprender com a experiência brasileira na redução da pobreza por meio de programas focados na agricultura familiar. Bez, por sua vez destacou a exuberância das florestas costarriquenhas e lembrou que, proporcionalmente em relação ao seu território, a Costa Rica é o país que possui a maior área de floresta do mundo.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/costa-rica-se-interessa-por-modelo-brasileiro-de-agricultura-familiar

10 de setembro de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

MINISTéRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES

Page 202: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

202

26 - Equador pede que Brasil apoie senten-ça contra a empresa Chevron

Em encontro realizado em 23/9, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), um grupo de representantes do governo equatoriano reuniu-se com a deputada Jô Moraes (PC do B/MG) – presidente da CREDN – e com o deputado Edinho Bez (PMDB/SC) para discutir a homologação pelo Brasil de sentença pronunciada pela justiça do Equador, condenando a gigante do petróleo Chevron ao pagamento de US$ 9 bilhões por danos causados ao meio ambiente e populações indígenas daquele país.

Na sequência dos gravíssimos danos ambientais ocorridos na Amazônia Equatoriana, mais de duas mil pessoas morreram com diversos tipos de câncer na região. Outros 30 mil aborígenes e população local foram profundamente afetados em sua saúde e modo de vida, uma vez que exploração petroleira cau-sou o desmatamento de dois milhões de hectares e derramou mais de 650 mil barris de resíduos tóxicos – metais pesados resultantes da atividade – nas matas e rios, contaminando os mananciais de água. Hoje, etnias como os Cofanes, Sionas e Secoyas estão praticamente extintas.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/equador-pede-que-brasil-apoie-sentenca-contra-a-empresa-chevron

23 de setembro de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 203: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

203

27 - Parlamentares kwaitianos visitam Câ-mara dos Deputados

Com o objetivo de aprofundar as relações bilaterais e reforçar os laços de ami-zade entre os dois países, um grupo de parlamentares do Kwait, acompanhados pelo embaixador do país no Brasil, Ayadah AlSaidi, em visita à Câmara, reuniu-se com membros da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN).

O encontro, ocorrido em 29/9, contou com a participação dos deputados Átila Lins (PSD/AM), Leonardo Quintão (PMDB/MG) e a presidente da CREDN, Jô Moraes (PC do B/MG). A conversa girou em torno da ativação de acordos bilaterais entre os dois Estados, com particular ênfase nos temas relativos ao comércio, esporte, meio ambiente e isenção fiscal.

Durante a reunião, Jô Moraes destacou a importância da educação naquele país, frisando que “cuidar do futuro é cuidar da educação”. O Kwait, possui 3, 7 milhões de habitantes e um índice de alfabetização que alcança 93,9% da população.

Por sua vez, o deputado Átila Lins confirmou que o campo para parcerias, acordos e cooperações é grande e que “poderemos fazer ótimos negócios com o Kwait”.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/parlamentares-kwaitianos-visitam-camara-dos-deputados

29 de setembro de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLÁUDIA GUERREIROCLÁUDIA GUERREIRO

Page 204: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

204

28 - Secretário-Geral da Unasul, Ernesto Samper, visita a Comissão

O secretário-geral da União das Nações Sul Americanas (Unasul) e ex-pre-sidente da Colômbia, Ernesto Samper, reuniu-se, em 14/10, com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Jô Moraes (PCdoB/MG). Participaram do encontro outros cinco deputados, todos membros da Comissão: Bruna Furlan (PSDB/SP), Carlos Zarattini (PT/SP), Vicente Cândido (PT/SP), Benito Gama (PTB/BA) e Heráclito Fortes (PSB/PI).

Abrindo o diálogo, Jô Moraes destacou a presença do Secretário no Brasil “em um momento bastante oportuno”, e manifestou o desejo do parlamento brasi-leiro de estreitar os laços com os parlamentos dos países-membros da Unasul.

Durante a conversa, Samper apresentou a atual agenda da Unasul, centrada em três eixos principais: paz, democracia e direitos humanos. “A partir destes eixos, são organizados os 12 conselhos setoriais que formulam políticas públicas para a região com foco nos aspectos sociais, econômicos e políticos”, explicou. O objetivo é promover a inclusão social, a competitividade econômica com as demais regiões do mundo e a efetivação de uma participação cidadã no subcontinente.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/secretario-geral-da-unasul-ernesto-samper-visita-a-comissao

14 de outubro de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 205: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

205

29 - Crise na Palestina exige imediata in-terrupção das ações de guerra de Israel

“Os palestinos precisam de proteção internacional contra as ações de guer-ra de Israel, a interrupção imediata da ocupação colonizadora e o respeito às fronteiras estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU)”. Esta foi a mensagem deixada pelo embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, ao parla-mento brasileiro, durante encontro com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Jô Moraes (PCdoB/MG).

Na reunião, ocorrida em 21/10, Jô Moraes reafirmou “a tradição do trabalho desenvolvido pelo parlamento brasileiro junto a seus pares no mundo, na busca de uma saída pacífica para esta crise que se arrasta há décadas”.

Jô garantiu a Alzeben que a Comissão estará atenta para os desdobramentos dos diálogos suíços e suas possíveis oportunidades para que se alcance o cami-nho da paz nas negociações.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/crise-na-palestina-exige-imediata-interrupcao-das-acoes-de-guerra-de-israel

23 de outubro de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 206: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

206

30 - Parlamentares iranianos buscam par-ceria na agricultura

Parlamentares iranianos acompanhados pelo embaixador do Irã no Brasil, Mohammad Ali Ghanezadeh, visitaram em 28/10 a Comissão de Relações Ex-teriores e de Defesa Nacional (CREDN). Membros da Comissão também estive-ram presentes no encontro do grupo, liderado pelo deputado Wadson Ribeiro (PCdoB/MG), presidente do Grupo de Amizade Brasil-Irã.

O grupo de iranianos demonstrou especial interesse em parcerias nas áreas de agricultura e energia. O embaixador Ghanezadeh lembrou a centenária relação entre os dois países e destacou a importância de se restabelecer a agenda de co-operação entre os dois países, incluindo a de energia nuclear para fins pacíficos.

Participando do encontro, o deputado William Woo (PSDB/SP) comentou que na agropecuária o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de gado vivo e que esta seria uma área desejada pelo Brasil para estabelecer negócios com o Irã.

O chefe da missão parlamentar iraniana, destacou a evolução do seu país, sobretudo na luta contra o terrorismo, afirmando o empenho do seu governo na instalação da paz e segurança no seu território.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/parlamentares-iranianos-buscam-parceria-na-agricultura-1

28 de outubro de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 207: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

207

31 - Economia e migrações: diálogo entre deputados brasileiros e europeus

Parlamentares da União Europeia (UE), em vista ao Congresso Nacional, reuniram-se com os deputados Eduardo Barbosa (PSDB/MG), presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-União Europeia, Jô Moraes (PCdoB/MG) e Bruna Furlan (PSDB/SP), respectivamente presidente e vice-persidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), para discutir pautas de interesse recíproco relativas aos atuais contextos político e econômico do Brasil e da Europa.

O encontro ocorrido em 4/11, contou com a presença dos representantes da UE: Paulo Rangel (Portugal), presidente da delegação, Pablo Zalba Bidegain (Espanha), relator permanente do Acordo da Associação UE-Mercosul, António Marinho e Pinto (Portugal) , Carlos Zorrinho (Portugal), Ashley Fox (Reino Unido) e Inês Zuber (Portugal).

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/economia-e-migracoes-dialogo-entre-deputados-brasileiros-e-europeus

4 de novembro de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 208: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

208

32 - Embaixadora dos EUA faz visita de cortesia à Comissão

Em visita de cortesia, a embaixadora dos Estados Unidos, Liliane Ayalde, reuniu-se com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Jô Moraes (PCdoB/MG), em 5/11.

Durante o encontro, Liliane Ayalde realçou o bom relacionamento nas áreas comercial e de defesa existente entre os dois países, citou a compra dos jatos da Embraer pelo governo americano e convidou Jô Moraes a conhecer e participar de uma visita guiada ao sistema de combate naval AEGIS.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/embaixadora-dos-eua-faz-visita-de-cortesia-a-comissao

5 de novembro de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 209: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

209

33 - Paz e clima: as pontes de diálogo en-tre Brasil e Canadá

O representante diplomático do Canadá no Brasil, embaixador Rick Savone, em visita de cortesia à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), reuniu-se com Jô Moraes, presidente da CREDN, e outros três parla-mentares, os deputados Marcelo Squassoni (PRB/SP), Luiz Lauro Filho (PSB/SP) e Bruno Covas (PSDB/SP), todos eles membros do Grupo de Amizade Brasil-Canadá.

Durante o encontro Rick Savone comentou que o Canadá foi um país bastante fechado até a década de 1980, quando então se abriu ao comércio mundial. Por sua vez, Jô Moraes explicou que o país tem interesse em parcerias – especial-mente nas áreas de educação e tecnologia –, destacando que “o Brasil continua acreditando que fóruns multilaterais são melhores”.

Savone sublinhou que assuntos como a manutenção da paz, as mudanças climáticas e a aliança Ártico-Amazonas, são um bom exemplo de temas a serem desenvolvidos pelos dois países.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/paz-e-clima-as-pontes-de-dialogo-entre-brasil-e-canada

25 de novembro de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 210: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

210

34 - Cabo Verde intensifica conexões com o Brasil

Em visita à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) o embaixador de Cabo Verde, Domingos Dias Pereira Mascarenhas, reiterou o interesse do país em receber investimentos brasileiros.

O encontro, promovido pelo deputado Marcus Vicente (PP/ES), contou com – além da participação da presidente da CREDN, Jô Moraes (PCdoB/MG) – a presença dos deputados Esperidião Amin (PP/SC), Júlio Lopes (PP/RJ), Mário Negromonte (PP/BA) e Jaime Martins (PSD/MG).

Em pauta figuraram temas como as parcerias e investimentos entre Brasil e Cabo Verde, países próximos cultural e geograficamente, o desenvolvimento do turismo, cujo incremento de voos feito pelo governo cabo-verdiano deverá, em breve, apresentar resultados e o acordo para a cessão de terreno em Brasília para a construção da embaixada daquele país.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/cabo-verde-intensifica-conexoes-com-o-brasil

1º de dezembro de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 211: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

211

35 - Equador traça estratégias para a reunião de grupo de amizade

O embaixador do Equador, Horacio Sevilla-Borja, encontrou-se em 1/12 na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), com o deputado Vinícius Carvalho (PRB/SP), presidente do Grupo de Amizade Brasil-Equador, para estabelecer a agenda de trabalho do grupo para o próximo ano.

Sevilla-Borja lembrou que a primeira reunião já ocorreu em Quito, e pediu para que a próxima seja em Brasília, durante o mês de março de 2016 e que inclua membros da comissão equatoriana.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/equador-traca-estrategias-para-a-reuniao-de-grupo-de-amizade

1º de dezembro de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 212: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

212

36 - Representantes de Angola visitam Comissão

A deputada Jô Moraes (PCdoB/MG) presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), recebeu em 1/12 a visita de um gru-po de representantes do governo Angolano, acompanhados pelos deputados Damião Feliciano (PDT/BA), presidente do Grupo de Amizade Brasil-Angola, e Márcio Marinho (PRB/BA).

A conversa girou em torno das relações de amizade e parceria estratégica entre os dois países, especialmente no que tange aos acordos de cooperação técnica. Atualmente, 66 empresas brasileiras atuam em Angola e a tendência é de crescimento de investimentos no país africano.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/representantes-de-angola-visitam-comissao

1º de dezembro de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 213: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

213

37 - Meio ambiente é foco de interesse da China

Autoridades chinesas da província de Qinghai interessadas em conhecer os programas ambientais brasileiros, visitaram a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional em 8/12.

Acompanhada pelos deputados William Woo (PV/SP), Herculano Passos (PSD/SP) e Chico Lopes (PCdoB/CE), a reunião conduzida pela presidente da Comissão, Jô Moraes (PCdoB/MG), teve foco nas relações de amizade e parceria entre os dois países.

Jô Moraes destacou que este é um dos grandes debates da atualidade brasileira, que conta com uma legislação ambiental extremamente valiosa no auxílio aos assuntos relacionados à área de biodiversidade, mas que não abrange as questões socioambientais. “O caso da exploração mineral é um exemplo disso”, afirmou.

Por sua vez, William Woo lembrou a positiva experiência do Brasil relacionada à criação de gado no Pará, que pode ser uma “referência para a China”, sugeriu.

No encerramento, o representante chinês frisou que o desenvolvimento da pro-teção ao meio ambiente é fundamental para a sobrevivência da espécie humana.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/meio-ambiente-e-foco-de-interesse-da-china

8 de dezembro de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 214: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

214

Page 215: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

215

MISSÕES OFICIAIS E VISITAS TéCNICAS

Page 216: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

216

Page 217: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

217

MISSÕES OFICIAIS E VISITAS TéCNICAS

1) Missão oficial com o propósito de participar da 48ª Sessão da Comissão de População e Desenvolvimento das Nações Unidas (CPD).

Objetivo: integrar a delegação brasileira, decorrente de convite da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, que participará do evento 48ª Sessão da Comissão de População e Desenvolvimento das Nações Unidas (CPD), com o tema Integrating population issues into sustainable development, including in the post-2015 development (integrando as questões populacionais ao desenvolvimento sustentável, inclusive na agenda de desenvolvimento pós-2015). A delegação que representará o Brasil no evento buscará apresentar as políticas públicas empreendidas no Brasil em prol do desenvolvimento susten-tável em matérias demográficas, além de colher experiências bem sucedidas nessa área, que possam ser aplicadas no nosso País.

• Data: 13 a 17 de abril de 2015

• Local: Nova Iorque – EUA

• Participante: Deputado Newton Cardoso Júnior (PMDB/MG)

2) Missão oficial com o propósito de participar da Feira Internacional de Defesa e Segurança LAAD Defence & Security 2015 (14-17 de abril de 2015)

Objetivo: integrar a comitiva de parlamentares na Cerimônia Oficial de Aber-tura da Feira Internacional de Defesa e Segurança LAAD Defence & Security 2015 e visita oficial à área de exposições.

• Data: 14 de abril de 2015

• Local: Rio de Janeiro / RJ

• Comitiva:

Deputada Jô Moraes (PCdoB/MG), PresidenteDeputado Carlos Zarattini (PT/SP), 2º Vice-PresidenteDeputado Cabo Daciolo (S.Part/RJ)Deputado Eduardo Bolsonaro (PSC/SP)Deputado Eduardo Cury (PSDB/SP)Deputado Pastor Eurico (PSB/PE)Deputado Jair Bolsonaro (PP/RJ)Deputada Rosângela Gomes (PRB/RJ)

3) Missão oficial com o propósito de participar da Feira Aeronáutica Interna-cional de Le Bourget.

Objetivo: realização de missão oficial a Paris, França, decorrente de convite do Governo Francês, com o propósito de que membros deste Colegiado Parla-mentar possam participar da tradicional Feira Aeronáutica Internacional de Le Bourget. A delegação buscará conhecer tanto o que há de mais moderno na área da indústria aeronáutica e aeroespacial, como também para participar das

Page 218: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

218

oficinas e dos workshops que acontecerão em paralelo às exposições, além de ser palco para a divulgação de grandes contratos internacionais no comércio exterior. Esta viagem impulsionará os laços de cooperação parlamentar com deputados franceses, em especial com os integrantes do grupo de amizade Brasil-França e, ainda, permitirá a realização de encontros com autoridades do governo francês.

• Data: 15 a 21 de junho de 2015

• Local: Paris – França

• Comitiva:

Deputada Jô Moraes (PCdoB/MG), PresidenteDeputado Carlos Zarattini (PT/SP), 2º Vice-PresidenteDeputado Claudio Cajado (DEM/BA)Deputado Heráclito Fortes (PSB/PI)Deputado Waldir Maranhão (PP/MA), 1º Vice-PresidenteDeputado Marcelo Castro (PMDB/PI)

4) Missão oficial a com o propósito de participar da Assembleia de Parlamen-tares para a não-proliferação nuclear e desarmamento – Edição 2015.

Objetivo: integrar a delegação brasileira, decorrente de convite de membros do Parlamento da República Tcheca para participar da Assembleia de Parlamen-tares para a não-proliferação nuclear e desarmamento – Edição 2015, evento organizado pelo Ministério das Relações Exteriores da República Tcheca e por pesquisadores de instituições acadêmicas. A delegação que representará o Bra-sil no evento buscará subsídios para o aprimoramento dos trabalhos inseridos no campo temático desta Comissão e contribuir para o desenvolvimento das ações políticas voltadas a essa questão.

• Data: 14 a 17 de outubro de 2015

• Local: Praga – República Tcheca

• Participante: Deputado Pastor Eurico (PSB/PE)

5) Missão oficial com o propósito de participar do 20º Meeting Internacional em Montevidéu.

Objetivo: realização de missão oficial a Montevidéu, Uruguai, decorrente de convite para participar do 20º Meeting Internacional. O evento reúne, há quase duas décadas, líderes de grandes empresas e membros do setor público com o objetivo de fortalecer relacionamentos e promover oportunidades de negócios bilaterais. Anualmente, leva líderes brasileiros a países com potencial de inter-câmbio econômico, comercial e cultural e é um importante estímulo às rela-ções econômicas e diplomáticas do País, além de propiciar o estabelecimento de novas parcerias.

• Data: 8 a 11 de outubro de 2015

Page 219: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

219

• Local: Montevidéu – Uruguai

• Participante: Deputada Jô Moraes (PCdoB/MG), Presidente

6) Missão Oficial Parlamentar à República do Cazaquistão e à Geórgia.Objetivo: realização de Missão Oficial Parlamentar à República do Cazaquis-tão e à Geórgia, com o objetivo de consolidar as relações de cooperação entre o Brasil e os citados países. A visita institucional, além de estreitar os laços de amizade e de cooperação entre as Instituições Legislativas, destinar-se-á, tam-bém, a sedimentar as relações bilaterais e a prospectar oportunidades de novos acordos em áreas de interesse recíproco.

• Data: 1º a 5 de dezembro de 2015

• Local: República do Cazaquistão e Geórgia

• Comitiva:

Deputado Cláudio Cajado (DEM/BA)Deputado Antonio Imbassay (PSDB/BA)

7) Visita Técnica ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e à Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (EMBRAER)

Objetivo: realização de visita técnica ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e à Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (EMBRAER), à convite do Comando da Aeronáutica. A visita tem o objetivo de apresentar aos membros da comitiva uma visão do trabalho desenvolvido na área de ciência e tecnologia aeronáutica, especificamente o andamento do projeto aeroespacial brasileiro, o desenvolvimento e construção da aeronave de transporte aéreo tático militar KC-390 e a modernização da aeronave de ataque A-1M.

• Data: 20 de novembro de 2015

• Local: São José dos Campos e Gavião Peixoto – São Paulo

• Comitiva:

Deputado Carlos Zarattini (PT/SP), 2º Vice-PresidenteDeputado Luiz Lauro Filho (PSB/SP)Deputado Pastor Eurico (PSB/PE)

Page 220: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

220

Page 221: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

221

ATIVIDADES NA CREDN

Page 222: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

222

Page 223: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

223

1 - Jô Moraes destaca as questões de Es-tado como agenda da CREDN

“A CREDN trata de questões de Estado e é integrada por uma diversidade de opiniões que têm de ser levadas em consideração sobre o que se passa no mundo e o papel do Brasil”. Foi com esta mensagem que a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) eleita para a presidência da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, assumiu o cargo.

Aos 68 anos, Jô Moraes está em seu terceiro mandato pelo PCdoB, partido ao qual é filiada desde 1972. A deputada já foi líder do partido na Câmara e presi-diu ainda a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre a violência contra a mulher. Ela destacou que sua gestão será marcada pelo diálogo e pela execução de um plano de trabalho que contemple as prioridades das políticas Externa, de Defesa e de Inteligência, ouvidas todas as bancadas.

“O Brasil tem consolidada sua política de paz e de oposição à disseminação dos conflitos e precisamos fortalecer esta agenda. Além disso, vamos trabalhar para que as nossas relações políticas e comerciais sejam ampliadas com foco no desenvolvimento do país”, afirmou Jô Moraes.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/jo-moraes-destaca-as-questoes-de-estado-como-agenda-da-credn

MARCELO RECH

4 de março de 2015Anexo II, Plenário 3 da Câmara dos deputados

Page 224: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

224

2 - Comissão aprova acordo educacional assinado entre Brasil e Macedônia

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou acordo de cooperação educacional assinado entre o governo brasileiro e o governo da Macedônia, país europeu situado na região dos Bálcãs, que possui 2,1 milhões de habitantes.

Primeiro acordo assinado entre os dois países na área educacional, o texto prevê o intercâmbio, com bolsas específicas, de professores, pesquisadores, leitores, estudantes e gestores educacionais. Também possibilita a troca de experiências em programas desenvolvidos pelos ministérios de Educação de cada país.

Marquezelli fez apenas uma ressalva ao acordo bilateral: o fato de ele não prever a validação de diplomas e títulos acadêmicos de nível superior, que se submeterão à legislação de cada país.

O acordo foi assinado pelo vice-presidente da República, Michel Temer, com o primeiro-ministro da Macedônia, Nikola Gruevski, quando este visitou o Brasil em 2013.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/comissao-aprova-acordo-educacional-assinado-entre-brasil-e-macedonia

DOUGLAS GOMES

18 de março de 2015Anexo II, Plenário 3 da Câmara dos deputados

Page 225: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

225

3 - Comissão recebe representante da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

A presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câ-mara dos Deputados, deputada Jô Moraes (PC do B – MG), recebeu nesta terça-feira, 31/3, o secretário de Relações Internacionais da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Divanilton Pereira.

Durante o encontro, o secretário informou à deputada que a CTB está orga-nizando um Seminário em comemoração aos 70 anos da Federação Sindical Mundial, que acontecerá no mês de outubro, em São Paulo, e comentou que a próxima missão ao exterior da Central será à Rússia, para conhecer as atuais experiências de organização dos trabalhadores naquele país.

Divanilton explicou também que a CTB tem acompanhado a evolução das negociações no âmbito dos BRICS e espera que o grupo, em breve, conte com instâncias participativas do movimento sindical e movimentos sociais em geral.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/comissao-de-relacoes-exteriores-recebe-representante-da-central-de-trabalhadores-e-trabalhadoras-do-brasil-1

CLÁUDIA GUERREIRO

1º de abril de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

Page 226: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

226

4 - Deputada Jô Moraes recebe medalha da Ordem do Mérito Militar

Em cerimônia realizada no dia 01/04, a deputada federal e presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Jô Moraes (PC do B/MG), foi agraciada com a medalha de Alta Distinção da Ordem do Mérito Militar, oferecida pelo Superior Tribunal Militar.

A comenda destina-se a agraciar integrantes da Justiça Militar da União (JMU), instituições e personalidades civis e militares, brasileiras e estrangeiras, que se destacaram no desempenho de suas atribuições.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/deputada-jo-moraes-recebe-medalha-da-ordem-do-merito-militar

1º de abril de 2015Superior Tribunal de Justiça

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 227: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

227

5 - Deputada Jô Moraes defende aproxi-mação entre a FAB e o legislativo

A Deputada Federal Jô Moraes (PCdoB/MG) esteve no gabinete do Comandan-te da Aeronáutica, na manhã desta terça-feira (07/04), para discutir os projetos da FAB, como o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE). O objetivo da Deputada, que é a atual Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDEN), é aproximar a FAB do poder legislativo, para sensibilizar parlamentares e sociedade sobre as necessidades da Força e a importância dos projetos que estão sendo desenvolvidos.

“A Aeronáutica tem programas imprescindíveis que devem estar na pauta de debate público, e uma das funções da Câmara é dialogar com a sociedade e o governo. Precisamos ir além de números e valores, e falar sobre a importância dos projetos para o Brasil”, afirma a Deputada.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/deputada-jo-moraes-defende-aproximacao-entre-a-fab-e-o-legislativo

7 de abril de 2015Gabinete do Comandante da Aeronáutica

AGÊNCIA FORÇA AéREA

Page 228: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

228

6 - Apoio a brasileiros que vivem no exte-rior é tema importante para a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional

Fortalecer os Conselhos de Cidadãos e Cidadania brasileiros e formular polí-ticas de apoio aos brasileiros residentes no exterior. Este foi o tema do encontro da presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, deputada Jô Moraes, e a representante da Hellebust, Consultoria Internacional, a advogada, Celma Hellebust, ocorrido nesta quinta-feira, 09/4, em Brasília.

O ponto central da conversa foi a proteção aos Direitos Humanos, com foco no Plano de Ação estabelecido pela IV Conferência Brasileiros no Mundo. O item 19 deste documento, que trata da defesa dos direitos de menores brasilei-ros no exterior, foi apresentado como uma referência para o fortalecimento dos Conselhos no exterior.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/subcomissao-de-imigracao-da-comissao-de-relacoes-exteriores-e-defesa-nacional

9 de abril de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLAUDIA GUERREIRO

Page 229: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

229

7 - Debate sobre mudanças climáticas e a importância das pesquisas na Antártica movimenta a Comissão

O Professor Jefferson Cardia Simões que leciona Geografia Polar no Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul se reuniu com a deputada Jô Moraes (PCdoB/MG), que é a presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara Federal.

Na pauta do encontro, as pesquisas do Programa Antártico Brasileiro. O Professor Simões, que é representante brasileiro no Comitê Internacional de Pesquisas da Antártica, explicou que a relevância dos estudos na região se dá uma vez que o nosso clima é gerado pela circulação do ar e dos oceanos - e, nesse aspecto, a região da Antártica é tão importante para o Brasil quanto a Amazônia. Se-gundo ele, o Programa Antártico Brasileiro está se reestruturando para atender questões que afetam o ambiente e o cotidiano da população do país, com foco no aperfeiçoamento das previsões climáticas e meteorológicas. Os estudos são feitos, por exemplo, com medições da variação do gelo - já que o derretimento aumenta o nível do mar e afeta diretamente a costa do Brasil.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/debate-sobre-mudancas-climaticas-e-a-importancia-das-pesquisas-na-antartica-movimenta

16 de abril de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLAUDIA GUERREIRO

Page 230: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

230

8 - Mulheres sindicalistas buscam apoio para igualdade de trabalhadoras

Um grupo de representantes do Fórum Nacional das Mulheres das Centrais Sindicais (FNMT) participou de um encontro com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Jô Moraes (PC do B/MG), em 23/4, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

As participantes, representando as organizações União Geral dos Traba-lhadores (UGT), Força Sindical, Nova Central e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), pediram à deputada Jô Moraes que organize uma audiência pública para debater as convenções internacionais que tratam das matérias do interesse das mulheres trabalhadoras, já ratificadas pelo Brasil, que, entretanto, não são postas em prática no país.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/mulheres-sindicalistas-buscam-apoio-para-igualdade-de-trabalhadoras

23 de abril de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

ASSESSORIA DA CREDN

Page 231: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

231

9 - Aprovado texto que cria o Banco dos BRICS

Foram aprovados na reunião deliberativa da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realizada nesta quinta-feira, 7/5, os textos do acordo sobre o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), e do tratado para o estabelecimento do Arranjo Contingente de Reservas dos BRICS. Ambos foram celebrados em julho do ano passado, em Fortaleza (CE).

Raul Jungmann (PPS/PE), relator do texto, explicou que “barreiras diversas têm impedido o equilíbrio entre oferta e demanda. O Novo Banco de Desen-volvimento tem potencial de funcionar como uma conexão entre investidores e mutuários nos países-membros, aumentando a confiança do setor privado para buscar financiamentos de projetos de longo prazo”.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/aprovado-texto-que-cria-o-banco-dos-brics

6 de maio de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

LUCIO BERNARDO JR.

Page 232: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

232

10 - Políticas para brasileiros no exterior são discutidas na Comissão

Um grupo de representantes das comunidades brasileiras no exterior reuniu-se na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) para discutir as questões de gênero na imigração brasileira. O encontro com a presidente da Comis-são, deputada Jô Moraes, ocorreu em 23/6, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Durante a conversa foi explicada a importância da I Conferência sobre Ques-tões de Gênero na Imigração Brasileira no sentido de alertar para o problema da violência doméstica e de gênero vivido por mulheres brasileiras no exterior. O grupo pediu o desenvolvimento de políticas públicas que atendam os brasileiros que vivem no exterior, que abranjam principalmente os problemas de violência doméstica, o tráfico de seres humanos e as questões relacionadas às crianças.

A ministra Luíza Lopes da Silva, diretora do Departamento Consular de Brasileiros no Exterior do Ministério das Relações Exteriores (MRE), também presente na reunião, falou sobre os cortes nas verbas destinadas ao Itamaraty e de como isto afeta os consulados brasileiros e a qualidade do atendimento social que o MRE desenvolve no exterior.

Jô Moraes sugeriu que se estabelecesse uma dinâmica de inclusão no orça-mento do MRE de valores voltados para as políticas para imigrantes.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/politicas-para-brasileiros-no-exterior-sao-discutidas-na-comissao

23 de junho de 2015Sala de reuniões da presidência da CREDN

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 233: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

233

11 - Jô Moraes e Mangabeira Unger con-versam sobre inteligência e defesa

Jô Moraes, presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Na-cional, reuniu-se com o ministro Mangabeira Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Em pauta estiveram temas relacionados ao desenvolvimento, à defesa nacional e a política nacional de inteligência.

Mangabeira Unger ressaltou a necessidade de que o país pense uma nova estratégia de desenvolvimento pós-ajuste. Para ele existem três questões a serem destacadas: a primeira é a qualificação do ensino básico; a segunda é a demo-cratização da atividade produtiva e o terceiro aspecto está na regionalização do desenvolvimento.

O ministro fez questão de destacar que a política de defesa ainda não é co-nhecida nem compreendida no país e que este debate será reforçado quando da revisão da estratégia de defesa, prevista para ser feita este ano, pela legislação que a orienta.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/jo-moraes-e-mangabeira-unger-conversam-sobre-inteligencia-e-defesa

25 de junho de 2015Plenário 3 da Câmara dos Deputados

ANTÔNIO AUGUSTO (CD)

Page 234: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

234

12 - Orçamento da defesa não deve ser cortado

“A solicitação de emenda ao orçamento pelo cumprimento de compromissos já assumidos pelo Estado brasileiro é de fundamental importância para a estra-tégia nacional de defesa”, com essas palavras o deputado Jarbas Vasconcelos deu seu parecer à aprovação das emendas apresentadas ao projeto de lei de diretrizes orçamentárias 2016. Além de debates relacionados à defesa, agricul-tura, educação e cooperação humanitária, outros temas foram apresentados na reunião ordinária deliberativa da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realizada em 2/7.

As solicitações de emendas apresentadas focavam principalmente nas mis-sões de paz onde o Brasil atua – Haiti e Líbano – e na manutenção de recursos para o desenvolvimento de pesquisas estratégicas no continente antártico. Jô Moraes destacou a “importância da Antártica e da cooperação internacional no desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e, sobretudo no papel que o Brasil pode ter neste esforço científico”.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/orcamento-da-defesa-nao-deve-ser-cortado

2 de julho de 2015Plenário 3 da Câmara dos Deputados

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 235: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

235

13 - Pesquisa e soberania são fundamentais para a presença brasileira na Antártica

Esforço contínuo, trabalho ilimitado e muita disposição em nome da ciência e da soberania brasileira. Este é o papel das forças armadas, em especial da Ma-rinha e da Aeronáutica, nas missões de apoio logístico ao Programa Antártico Brasileiro, o Proantar. Criado em 1982, o Programa coordena e apoia a pesquisa e na Antártica e mantém uma estação de pesquisa durante todo o ano na região. Sob todos os aspectos estes princípios são valores apoiados pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

Para suprir às necessidades de manutenção dos habitantes temporários (pes-quisadores, militares e técnicos de diferentes áreas) da estação brasileira, men-salmente são organizadas viagens para o lançamento de carga – com gêneros alimentícios e outros materiais. Entretanto, o clima antártico é que determina se este objetivo será cumprido ou não.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/pesquisa-e-soberania-sao-fundamentais-para-a-presenca-brasileira-na-antartica

4 de Agosto de 2015Plenário 3 da Câmara dos Deputados

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 236: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

236

14 - Comissão aprova moção de apoio ao MERCOSUL

Foi aprovado, na última semana, o Requerimento nº 2735/2015, de autoria do Deputado Luiz Lauro Filho (PSB/SP), solicitando o envio de Moção de Apoio aos países membros do Mercosul – Mercado Comum do Sul. O documento exorta o fortalecimento das relações comerciais intrabloco e extrabloco.

A pedido do Deputado, a Moção também sugere a elaboração de uma agenda para o bloco, a fim de reforçar os laços comerciais, expandir acordos bilaterais e multilaterais sem desvalorizar o Mercado Comum do Sul.

“Acredito, verdadeiramente, que para o Brasil e os países do Mercosul a ex-portação não seja apenas o fruto de uma oportunidade, mas o melhor caminho para a geração de empregos, renda e desenvolvimento.”

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/comissao-aprova-mocao-de-apoio-ao-mercosul

9 de Setembro de 2015Anexo II, Plenário 3 da Câmara dos Deputados

LUCINDA ULHOA

Page 237: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

237

15 - Presidente da Comissão aprova re-jeição de embaixador

“A presidente Dilma Rousseff explicita ao governo de Israel a inconveniên-cia de ter em Brasília, representando aquele país, um homem que defende a apropriação de terras em território palestino e que nelas vive”. Jô explicou que “o mundo inteiro é consciente do drama das populações alijadas dos territórios palestinos hoje ocupados”, e que a atitude da presidente é corajosa, pois se dá no momento em que seu governo vive uma crise sem precedentes. “Ela se mantém firme e fiel aos princípios democráticos, de respeito à autonomia dos povos e em acordo com os acertos bilaterais do Brasil”, afirmou a parlamentar.

A presidente da CREDN já havia se posicionado contra a indicação do em-baixador. Anteriormente ela declarou que a atitude do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, de indicar Dani Dayan para o cargo de embaixador daquele país em Brasília, representava uma “afronta às posições históricas do Brasil, que respeitam acertos bilaterais, mas é favorável à criação de um estado palestino, conforme o estabelecido pela Organização das Nações Unidas”, ao avaliar que Israel deveria reconsiderar a indicação.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/presidente-da-comissao-aprova-rejeicao-de-embaixador

20 de Setembro de 2015Anexo II, Plenário 3 da Câmara dos Deputados

AGÊNCIA SENADO

Page 238: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

238

16 - Aos vencedores do Nobel da Paz

As comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) e de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados(CDHM), representa-das pelos seus presidentes, Jô Moraes (PCdoB/MG) e Paulo Pimenta (PT/RS), enviaram em 10/12 uma mensagem conjunta à Tunísia, por intermédio de seu embaixador no Brasil, Sabri Bachtobji, parabenizando o país e as quatro orga-nizações tunisianas vencedoras do Prêmio Nobel da Paz 2015.

Trata-se do Quarteto para o Diálogo Nacional da Tunísia, constituído pelo sindicato União Geral Tunisiana do Trabalho (UGTT), o patronato União Tuni-siana da Indústria, do Comércio e do Artesanato (Utica), a Ordem Nacional dos Advogados da Tunísia (ONAT) e a Liga Tunisiana dos Direitos Humanos (LTDH).

“Esta homenagem é o reconhecimento dos esforços desenvolvidos pelo povo da Tunísia para assegurar o desenvolvimento da democracia no país, mesmo com ameaças terroristas”, destacou Jô Moraes, autora do requerimento de en-vio de Moção de Congratulação aprovada durante reunião conjunta das duas comissões. Para ela, o empenho e a determinação do Quarteto em promover a união de diferentes setores da sociedade foram fundamentais para a superação de uma grave crise que ameaçava o país e seu povo.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/aos-vencedores-do-nobel-da-paz

11 de Dezembro de 2015Anexo II, Plenário 3 da Câmara dos Deputados

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 239: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

239

17 - Jô Moraes fala das conquistas e desa-fios da Comissão ao longo de 2015

Em um discurso marcado pelas mudanças vividas este ano no contexto internacio-nal, Jô Moraes (PCdoB/MG), fez um balanço de sua participação ao longo de 2015 como presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN).

Em um ambiente, no âmbito mundial, “marcado pela multipolaridade e acirramento da tensão entre grandes potências, especialmente no oriente médio, pela crise migra-tória, a ameaça mundial do terrorismo, o aprofundamento da crise econômica mun-dial e a integração societária pela informação acelerada pela inovação tecnológica”, somada “a uma persistente crise econômica que fragilizou as economias nacionais, principalmente dos países emergentes, e as conquistas dos trabalhadores nos países desenvolvidos”, desafiaram o trabalho da Comissão.

Jô explicou que a comissão realizou 34 reuniões deliberativas, nas quais foram apreciadas 92 proposições, incluindo projetos de lei, mensagens, projetos de decreto legislativo e requerimentos diversos. Além disso, 32 audiências públicas ocorreram. Estas contaram com a participação de 122 convidados – dentre os quais cinco ministros de estado e outras altas autoridades governamentais – que atuaram como expositores e debateram as principais preocupações acerca das relações internacionais e da defesa nacional.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/aos-vencedores-do-nobel-da-paz

16 de Dezembro de 2015Plenário da Câmara dos Deputados

CLÁUDIA GUERREIRO

Page 240: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

240

Page 241: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

241

CORPOTéCNICO

Page 242: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

242

Page 243: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

243

CORPO TéCNICO

SECRETÁRIO-EXECUTIVO

Edilson Holanda

SERVIDORES

Adriana G. M. ChavesAlexandre Alcides da CostaAna Cláudia de AraújoAna Maria PrestesAntonio Alves Ferreira JúniorClesione Alves Gomes Federico Daniel Vazquez FernandezJuliana Fernandes CamapumLuís Rodrigo de Medeiros GuimaráesMaria do Carmo SouzaMarinete Duarte P. M. CorreaSebastião Pereira dos SantosWashington Carlos Maciel da Silva

ASSESSORA DE IMPRENSACláudia Guerreiro

ESTAGIÁRIAS

Carolina Coelho JordãoKim AndradeRaquel Viana BorsoiThais de Castro de Barros

PRÓ-ADOLESCENTES

Janaína Alves BorgesJéssica Pereira Nathalia Silva dos SantosSueny Estefany Barbosa da Silva

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONALLocal: Câmara dos Deputados, Anexo II, Pav. Superior, Ala A, Sala 131 Cep: 70160-900Telefones: (61) 3216-6733 a 6741 - Fax : (61) 3216-6745 E-mail: [email protected]

Page 244: RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E …

244