relatório anual 2017 - solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/ra-solvi_2016-2017... · 2017....

31
ANUAL EXERCíCIO 2016 Relatório 2017

Upload: others

Post on 06-Nov-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

AnuAlE x E r c í c i o 2 0 1 6

Relatório2017

Page 2: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

AnuAlE x E r c í c i o 2 0 1 6

Relatório2017

Atuamos por meio de Unidades de Valorização Sustentáveis (UVSs), gerando valor para a sociedade com qualidade de serviços e gestão, relações de confiança,

projetos socioambientais e com uma comunicação democrática e transparente.”

Carlos Leal Villa, Presidente do Grupo Solví

Page 3: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

Sumário

4 5relatório Anual Solví 2017 relatório Anual Solví 2017

6 Sobre o relatório7 2016: ano de superação e de fortalecimento

das Unidades de Valorização Sustentáveis (UVSs)

Pilar institucional10 Quem somos12 Nossos serviços14 Onde estamos 16 Décadas de história18 Cultura de valores é a base e a força da marca Solví 24 Nossa governança corporativa 26 Nossa gente

Pilar Ambiental34 Geramos valor com práticas sustentáveis37 Preservação do meio ambiente

Pilar Social48 Responsabilidade social e Soluções para a vida 50 Programas e projetos sociais51 Serviços à comunidade

Pilar Econômico54 Desempenho econômico

56 GRI-G4 Índice remissivo58 Lista de contatos

Page 4: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

Sobre o relatório 2016: ano de superação e de fortalecimento das unidades de Valorização Sustentáveis (uVSs)

O Relatório Anual 2017 / Exercício 2016 apresenta os resultados gerados pelo Grupo Solví entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2016, divididos em quatro pilares: Institucional, Ambiental, Social e Econômico. Contempla as atividades de todas as empresas que compõem o Grupo.

No âmbito Institucional a publicação traz os dados pertinentes ao escopo e abrangência de atuação do Grupo, bem como de ações voltadas à valorização organizacional e aos conceitos de ética e governança. No aspecto Ambiental são apresentados projetos educacionais com foco no desenvolvimento sustentável, certificações e principais indicadores ambientais.

O pilar Social apresenta as iniciativas destinadas à melhoria da qualidade de vida de comunidades e regiões beneficiadas com o trabalho voluntário e projetos sociais oferecidos pelas empresas pertencentes ao Grupo Solví. E finalmente na esfera Econômica, o material relata o desempenho financeiro- -econômico anual, os resultados de eficiência e de receita.

Tal conteúdo reflete a atuação do Grupo, composto por mais de 50 empresas distribuídas em quase todos os estados brasileiros, além da Bolívia, Argentina e Peru – durante esse período.

Os temas que direcionaram a estratégia empresarial da empresa foram elegidos com base em sua Matriz de Materialidade, atualizada em 2016 (veja na página 23).

Em complemento às informações disponibilizadas na plataforma, foram realizadas entrevistas com porta-vozes do Grupo, responsáveis por disseminar as práticas aplicadas no exercício de sua atuação.

Além desse critério, foi inspirado pelas diretrizes GRI - G4, opção Essencial, garantindo informação de qualidade, uma vez que obedecem às normas rígidas para a elaboração de relatório de sustentabilidade. Os dados não foram submetidos à auditoria externa.

Assim, a partir destes quatro pilares – Institucional, Ambiental, Social e Econômico – cuja base é o fator sustentabilidade, o Grupo Solví apresenta, neste relato, todas as suas ações e seus impactos diretos na sociedade, no ambiente, na empresa e no crescimento do setor.

O relatório é elaborado anualmente, sendo a última edição: Relatório Anual 2016/ Exercício 2015.

O ano de 2016 foi atípico, marcado por acontecimentos que impactaram diretamente o setor produtivo e o crescimento real do País. Um ano de profundas mudanças no cenário político e com recorde negativo em nossa economia.

Apesar de todas as dificuldades, mantivemos firmes nosso eixo, formado pela união de nossos valores, nossa disposição ética e nosso compromisso em atuar em conformidade com as normas e leis que a sociedade e nossas organizações estruturaram. Atuamos como Unidades de Valorização Sustentáveis (UVSs), gerando valor para a sociedade com qualidade de serviços e gestão, relações de confiança, projetos socioambientais e com uma comunicação democrática e transparente.

Em um contexto fortemente impactado por desafiadoras taxas de desenvolvimento, a sustentabilidade é ainda mais essencial e, mais uma vez, orientou as decisões do Grupo na implementação de soluções geradoras de valores para a sociedade, empresas, comunidades e a população em geral atendidas pelos serviços em água, esgoto e resíduos oferecidos pelas empresas coligadas.

Durante o ano, ainda que em um cenário de contenção e auste-ridade, o Grupo Solví esteve à frente de iniciativas que alavanca-ram negócios, trouxeram novas perspectivas para a inovação em projetos de engenharia ambiental e contribuíram para a evolução da nossa atuação sustentável, cujo objetivo é a construção de uma sociedade mais justa e consciente, preservando os recursos ambientais e contribuindo com o fortalecimento do negócio.

Somos inquietos e, por isso, inovamos. Entre nossos projetos com visão de futuro, podemos citar o estudo de uma nova tecnologia de purificação de biogás para uso como combustível substituto ao gás natural (biometano). O objetivo é adaptar nossa frota de caminhões para, no futuro, utilizarmos este combustível. Também estamos em fase avançada de análise de colocação de placas de geração de energia solar em aterros encerrados, o que retornaria em energia para algumas de nossas operações e/ou para o entorno.

Entregamos Soluções para a vida em engenharia ambiental transformando a vida das pessoas, trabalhando com integri-dade para o bem. Nesse sentido, o ano de 2016, foi de intensa mobilização de nossas equipes em duas grandes frentes: a de fortalecimento do Programa de Integridade Solví (PIS) e a de implantação do conceito de Unidades de Valorização Sustentá-veis para todas as nossas unidades produtivas.

Entendemos que o Programa de Integridade Solví (PIS) norteia toda e qualquer ação empreendida na execução dos negócios.

Para tanto, sempre fomentamos entre nossos colaboradores uma cultura fortemente calcada em valores, sendo os principais: a integridade, a ética e o respeito.

Com foco no relacionamento transparente com a sociedade e na visão de que o desenvolvimento sustentável da empresa está diretamente associado ao desenvolvimento sustentável dos ter-ritórios em que a empresa atua, inspirados na IS0 26000 e outras normas internacionais de responsabilidade social empresarial, estruturamos o Programa Parceria Cidadã com a Sociedade – o PPCS que é a ferramenta principal para a consolidação de nossas operações como Unidades de Valorização Sustentáveis.

Assim como em anos anteriores, direcionamos grande parte dos nossos esforços à educação ambiental, promovendo parcerias com respeitadas instituições de ensino, levando palestras aos mais diversos públicos e investindo em projetos de sensibilização, a exemplo do “Nossa Vila Limpa”, que mudou a realidade dos moradores do Jardim Elisa Maria, na Vila Brasilândia (São Paulo, SP), por meio de atitudes ecologicamente responsáveis, como o descarte correto de resíduos. Mais de 80% das ruas do bairro foram beneficiadas pelo projeto, que contou com a participação de cerca de 5 mil pessoas em encontros e palestras de conscientização.

Trabalhamos com o que é essencial para vida: a destinação ambientalmente correta de resíduos e sua valorização energé-tica; recursos altamente eficazes no setor industrial; o acesso à água e ao esgotamento sanitário na frente de saneamento. Atividades sem as quais não seria possível o fortalecimento da qualidade de vida em meio ambiente urbano das populações, impactando o desenvolvimento sustentável das cidades.

Neste ano, tivemos a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica para o início da operação da Termoverde Caieiras. Por meio da valorização dos gases gerados pelo aterro sanitário, a termelétrica deverá gerar 250 mil MWh ao ano de energia limpa, que atende a uma cidade de aproximadamente 300 mil habitan-tes. Além disso, a Termoverde deverá gerar créditos de carbono.

Somos signatários do Pacto Global, através do qual orientamos nossas práticas de negócios com foco nos direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A atuação do Grupo Solví faz parte dessa mudança que quere-mos ver na sociedade.

Carlos Leal Villa Presidente do Grupo Solví

NOSSA MENSAGEM

7Relatório Anual Solví 20176 relatório Anual Solví 2017

SOBRE O RELATóRIO

Page 5: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

Pilar institucional

Somos mais de 19 mil colaboradores atuando em quatro países da

América do Sul. Juntos, formamos a identidade do Grupo Solví.

Resíduos Públicos, Soluções Industriais, Saneamento e Valorização

Energética são os segmentos para os quais o Grupo Solví desenvolve

soluções, que se multiplicam quando realizadas em parceria com empresas,

instituições e comunidades.

Nossos indicadores refletem a credibilidade dos resultados obtidos

em mais de 40 anos de atuação, o que permite ao Grupo Solví o

controle dos impactos gerados com suas ações, sempre com o olhar

voltado para a geração sustentável de riquezas para seus clientes, sociedade

e colaboradores, assegurando o equilíbrio entre as relações humanas,

o meio ambiente e o desempenho econômico e social.

Page 6: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

O Instituto Solví tem como missão atuar em conjunto com as empresas do Grupo Solví na promoção da melhoria da qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema produtivo, na preservação do meio ambiente e no incentivo à cultura, ao esporte e à saúde. Sua atuação apoia as empresas do Grupo Solví, estimulando a capacidade, de todos os membros da empresa, de transformar desafios em soluções altamente eficazes.

Nesse sentido, o Instituto também atua como gestor do fundo de investimento social do Grupo e auxilia suas unidades:

• Na análise de risco social no escopo do planejamento de novos negócios• No desenvolvimento de políticas, procedimentos e práticas com foco no público interno• No desenvolvimento de programas com foco nas comunidades• Na execução e avaliação das ações de responsabilidade socioambiental desenvolvidas

Assim, para multiplicar sua ação e estender seu impacto social (num dos países mais extensos do mundo, com mais de 8 milhões de metros quadrados), o Instituto Solví criou em cada uma das empresas coligadas, Comitês Locais de Responsabilidade Social, com representantes de várias áreas, a fim de assegurar o contínuo fortalecimento da responsabilidade social como um valor orientador da prática do dia a dia das empresas. Isto porque uma cultura baseada em valores, com a efetiva adoção de uma postura consciente, materializada a partir de práticas éticas e com foco no desenvolvimento sustentável é fundamental para que colaboradores e líderes sejam empreendedores de ações inovadoras e geradoras de riquezas para os clientes, a sociedade e para a própria empresa.

Engenharia Ambiental S.A.

Salvador

Quem somos

O Grupo Solví possui uma extensa plataforma de indicadores empresariais, econômicos e de manutenção, que refletem a realidade das operações desenvolvidas por suas empresas.

O gerenciamento desses dados, que abrange toda a cadeia de fornecedores, somando um total de 2.627 parceiros, é feito pelo Centro de Serviços Compartilhados (CSC), que garante o rigoroso acompanhamento de sua evolução, com agilidade e eficiência por meio de processos automatizados e ferramentas de controle.

Em 2016, o CSC prestou atendimento a 67 empresas. Os 110 colaboradores atuam nas áreas de administração de pessoal, atendimento ao cliente, contabilidade, demonstrações financeiras, obrigações fiscais, Projetos de Inteligência em Processos, tecnologia da informação. Entre os principais marcos do ano estão:

• Implementação de nova plataforma tecnológica, garantindo aumento de performance, redução de custos e mais segurança da informação

• Evolução do controle de orçamento de despesas e planejamento de materiais, possibilitando melhor gestão dos gastos

• Utilização do SAP para a elaboração das Demonstrações Financeiras, o que contribuiu para a diminuição no prazo de elaboração em 30 dias

• Utilização de softwares para controle de obrigações fiscais e auditorias di-gitais, trazendo ainda mais agilidade e confiabilidade para as informações.

Em 2016, trabalhamos com uma nova estrutura e conseguimos contribuir com eficácia para a implementação de novos processos e sistemas que resolvem problemas e melhoram o dia a dia das empresas.”

Elaine Gabarrão, Diretora do cSc

Centro de Serviços Compartilhados (CSC)

11Relatório Anual Solví 201710 Relatório Anual Solví 2017

PILAR INSTITUCIONAL

Page 7: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

Solví Soluções Industriais• Aterros Classes I e II• Coleta Industrial / Comercial• Compostagem• Coprocessamento• Dessorção Térmica• Gerenciamento de Resíduos• Incineração• Manufatura Reversa• Produção de Adubos Organominerais• Recuperação de Metais• Remediação de Áreas Contaminadas• Triagem e Reciclagem

Solví Resíduos Públicos• Aterros Sanitários • Coleta Domiciliar • Coleta Hospitalar • Coleta Seletiva• Reciclagem• Compostagem• Limpeza Especial• Manutenção de Áreas Verdes• Transbordo• Tratamento de Resíduos e Saúde• Limpeza de Vias Públicas

Solví Valorização Energética• Termelétricas a Biogás de Aterros Sanitários• Créditos de Carbono

Solví SaneamentoÁgua• Captação de Água Bruta • Tratamento • Reservação • Adução • Estações Elevatórias • Distribuição • Monitoramento da Qualidade da Água Potável

Esgoto• Rede Coletora• Tratamento• Estações Elevatórias• Disposição• Monitoramento da Qualidade de Efluentes

Gestão comercial• Leitura de Hidrômetros• Impressão e Entrega de Faturas• Ações de Cobrança • Controle de Fraudes• Manutenção do Parque de Hidrômetros• Manutenção da Base Cadastral• Atendimento ao Cliente

nossos serviçosAtuar como uma Unidade de Valorização Sustentável,

gerando riquezas para o negócio e para a sociedade de

forma sustentável é o que determina nossas atividades

no tratamento e destinação de resíduos, saneamento

básico e energia e projetos de engenharia ambiental.

Gerando valor

13 milhões – população atendida por serviços de coleta domiciliar de resíduos

10 milhões – clientes comerciais e industriais servidos pela coleta de resíduos

3,8 milhões – toneladas de resíduos domiciliares coletados

10,7 milhões – toneladas de resíduos destinados para aterros

2,6 milhões – população atendida por abastecimento de água e coleta de esgoto

13Relatório Anual Solví 201712 Relatório Anual Solví 2017

PILAR INSTITUCIONAL

Page 8: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

S O LV Í H O L D I N G

S O LV Í Va LO r I z aç ãO E N E rG é t I c a

S O LV Í S a N E a m E N tO

S O LV Í r E S Í D u O S P ú b L I c O S

S O LV Í S O L u ç õ E S I N D u S t r I a I S

S A N TA C RU z D E L A S I E R R A : V E G a

BolíViA

C OA R I : G r I

M A N AU S : G r I • m a N au S a m b I E N ta L

• r I O N E G rO a m b I E N ta L

Am

L I M A : I N N OVa

T RU J I L LO : I N N OVa

PEru

A L E X Â N I A : G r I

A PA R E C I DA D E G O I Â N I A : r E S Í D u O

z E rO a m b I E N ta L

G UA P ó : r E S Í D u O z E rO a m b I E N ta L

Go

A L AG O I N h A S : G r I

C A M Aç A R I : G r I

F E I R A D E S A N TA N A : G r I

P I R A Já : G r I

S A LVA D O R : ÁG ua S c L a r a S a m b I E N ta L • b at t r E

• r E V I ta • t E r m OV E r D E S a LVa D O r

S ãO F R A N C I S C O D O C O N D E : G r I • H E r a

a m b I E N ta L

S I M õ E S F I L h O : G r I

V I Tó R I A DA C O N Q U I S TA : G r I

BAA LTO S : P I au Í a m b I E N ta L

Pi

M A R I T U B A : G ua m Á

PA R AG O M I N A S : G r I

PA

J OãO P E S S OA : r E V I ta

PB

M AC E I ó : G r I

Al

C E I L Â N D I A : G r I

DF

G O I A N A : G r I

I P O J U C A : G r I

PE

S E R R A : G r I

V I L A V E L h A : G r I

ES

A L F E N A S : a L f E N a S a m b I E N ta L

A R A X á : G r I

B E T I M : E S S E N c I S • G r • V I a S O LO

C O N C E I ç ãO D O M ATO D E N T RO : G r I

C O N G O N h A S : G r I

C O N S E L h E I RO L A FA I E T E : E c OV I a • G r I

C O N TAG E M : G r I

I PAT I N G A : G r I

J U I z D E F O R A : E S S E N c I S

M O N T E S C L A RO S : V I a S O LO

O U RO B R A N C O : G r I

R I B E I R ãO DA S N E V E S : E m t r

S A B A R á : V I a S O LO

S A N TO A N Tô N I O D O G R A M A : G r I

S E T E L AG OA S : G r I

TO M B O S : G r I

U B E R A B A : G r I

U B E R L Â N D I A : G r I

mG

B A R R A M A N S A : G r I

B E L F O R D ROXO : b O b a m b I E N ta L

I TA B O R A Í : G r I

I TAT I A I A : G r I

M AC A é : E S S E N c I S • G r I • KO L E ta

M AG é : E S S E N c I S

P O RTO R E A L : G r I

R E S E N D E : G r I

R I O D E JA N E I RO : E S S E N c I S • G r I

• KO L E ta

VO LTA R E D O N DA : G r I

rJC A N OA S : G r I

C A P E L A D E S A N TA N A : E S S E N c I S

G I RUá : c r V r

G R AVATA Í : G r I

I B I RU B á : G r I

M I N A S D O L E ãO : b I Ot é r m I c a E N E rG I a • c r V r

P O RTO A L E G R E : c r V r ( E S c r I tó r I O)

R I O G R A N D E : r I O G r a N D E a m b I E N ta L

S A N TA M A R I A : c r V r

S ãO G A B R I E L : S ãO G a b r I E L S a N E a m E N tO

S ãO L E O P O L D O : c r V r

rS

AG UA Í : G r I

A R Aç AT U B A : G r I

B A RU E R I : G r I • KO L E ta

C A I E I R A S : E S S E N c I S • t E r m OV E r D E c a I E I r a S

C A R AG UATAT U B A : G r I

C O ROA D O S : O rG a N O S O LV Í

C U B ATãO : G r I

G UA R á : G r I

G UA R AT I N G U E Tá : G r I

I TAQ UAQ U E C E T U B A : r E V I ta

JAC A R E Í : G r I

J U N D I A Í : G r I

PAU L Í N I A : G r I

Q UATá : r E V I ta

S A N TO S : G r I

S ãO B E R N A R D O D O C A M P O : G r I • S b c Va LO r I z aç ãO D E r E S Í D u O S

S ãO C A R LO S : S ãO c a r LO S a m b I E N ta L

S ãO J O S é D O S C A M P O S : E S S E N c I S • G r I

S ãO PAU LO : G r I • I N OVa • KO L E ta • LO G a • SEDE DO GruPO SOLVÍ

S U z A N O : G r I

TA B OãO DA S E R R A : E S S E N c I S

TAT U Í : G r I

TAU B AT é : G r I

SP

A R AQ UA R I : G r I

J O I N V I L L E : E S S E N c I S

SC

RO S á R I O : L I m Pa r

ArGEntinAA R AU C á R I A : G r I

C U R I T I B A : E S S E N c I S

P O N TA G RO S S A : G r I

S ãO J O S é D O S P I N h A I S : G r I

S ãO M AT E U S D O S U L : G r I

Pr

onde estamos

Grupo Solví em números

6 usinas de triagem

39 Aterros em operação

1 incinerador

4 Coprocessamentos em fornos de cimento

5 Estações de transferência

17 Garagens de coleta

3 Plantas de compostagem

4 unidades de tratamento de resíduos de serviço de saúde

3 termelétricas

14 15Relatório Anual Solví 2017 Relatório Anual Solví 2017

PILAR INSTITUCIONAL PILAR INSTITUCIONAL

Page 9: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

2015 20161997 201320041998 20122000 20022001 201020092005 2006 2007 2008 201420111999 2003

Aquisição sitA / suez

Engenharia Ambiental S.A.

Catarinense

remediações

CoproCessamento

soluções

eCossistema

eCototal

san isidoro

Salvador

manufatura reversa

maCaé serviços e projetos ambientais

miraflores

inCineração

Anos 2010A filosofia e os valores incorporados pelo Grupo foram traduzidos por meio da criação de uma estrutura sólida de Governança Corporativa e, em 2010, a empresa apresentava ao mercado o Modelo de Empresariamento Solví (MES).

Ainda nesta mesma década, outras conquistas foram alcançadas:

2012 – Início das operações na Bolívia.

2013 – Criação do programa “Ser Solví”, que define os conceitos de identidade da marca e seu propósito de atuação.

2014 – Aquisição do controle acionário da empresa Essencis, passando a atuar ao lado da GRI, da Koleta e da Organosolví.

2015 – Inauguração da primeira termelétrica a biogás de aterro sanitário do estado do Rio Grande do Sul.

2016 – Autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para início da operação da maior termelétrica movida a biogás da América do Sul, Termoverde Caieiras, com potência instalada de 29,5 megawatts (MW).

Anos 1990Em 1997 ocorreu a primeira associação que deu início à formação do Grupo: a incorporação das empresas de limpeza pública Vega Engenharia e Relima pela multinacional Suez (companhia franco-belga com forte atuação na área energética). Neste mesmo período, o Grupo ingressou no ramo de resíduos industriais, com a criação da GRI –Gerenciamento de Resíduos Industriais; e da empresa Essencis Soluções Ambientais, nos anos de 1998 e 1999, respectivamente.

Anos 2000Logo no início da década, em 2003, foi criada a empresa Suez Ambiental, responsável por gerenciar todos os negócios do Grupo Suez nas áreas de resíduos – público e privado – e saneamento.

Mais tarde, em 2006, a equipe de diretores no Brasil (management buyout) adquire as ações da empresa franco--belga, surgindo assim, o Grupo Solví. Neste mesmo ano tem início seus investimentos na criação de energia renovável, estando à frente dessa operação mais uma empresa oriunda do Grupo: a Solví Valorização Energética.

Em 2008, a criação da Academia de Excelência Solví foi mais um marco na trajetória do Grupo, levando até seus colaboradores programas de capacitação e liderança. No ano seguinte foi apresentado o Documento Solví 2020, contendo as estratégias que norteariam os próximos passos rumo à conclusão do planejamento de metas e objetivos.

O documento foi modernizado, com a construção coletiva do Código de Conduta da empresa. Tal inciativa estimulou ainda mais o envolvimento de colaboradores e gestores com relação às propostas de atuação do Grupo, uma vez que mostrou, de forma transparente e objetiva, a importância do papel de cada um para o crescimento conjunto.

Dentre suas ações pioneiras, destacam-se, neste período, a inauguração em São Paulo da primeira central mecanizada de triagem de resíduos recicláveis da América Latina, com investimento de R$ 26 milhões; e a realização do 1º Leilão de Energia Verde: venda de energia produzida a partir do biogás, originário de resíduos.

Engenharia Ambiental S.A.

montes Claros

Décadas de históriaEm 2006 nascia a marca que uniu todas as operações das empresas que, hoje, formam o Grupo Solví. Sua história teve origem há muito mais tempo, em 1972, quando nascia uma de suas empresas, somando mais de quatro décadas de conquistas, superação e resultados.

16 17

PILAR INSTITUCIONAL PILAR INSTITUCIONAL

Page 10: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

Cultura de valores é a base e a força da marca Solví Ao longo de mais de quatro décadas, enfrentamos desafios e acreditamos na integridade dos recursos naturais e na segurança humana e ambiental como condições estruturantes para a realização de negócios que devem apoiar a criação e sustentação do bem-estar social. As áreas em que atuamos – Resíduos Públicos, Soluções Industriais, Saneamento e Valorização Energética –, interferem diretamente na preservação do meio ambiente e na inserção – com dignidade – de populações vulneráveis.

missãoOferecer soluções em resíduos,

saneamento, valorização energética e engenharia, operando

e gerenciando concessões e contratos para clientes

públicos e privados. Promover o desenvolvimento de nossos

colaboradores e comunidades, criando valor para acionistas,

clientes, fornecedores e governo, por meio de crescimento

sustentável e respeito ao meio ambiente.Visão

Ser o melhor grupo de empresas de gestão em engenharia de Soluções para a vida e referência na oferta de serviços diferenciados, integrados e inovadores.

ValoresDINAMISMO

EquIPE

ExCELêNCIA

INOVAçãO

INTEGRIDADE

PARCERIA

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTALPrincípios

de Gestão Harmonizar as expectativas dos

clientes e usuários com a busca de resultados empresariais

e o desenvolvimento de nossos colaboradores, por meio de

operações descentralizadas, planejadas e controladas

corporativamente.

Nos orgulhamos de verificar que mais do que apenas a oferta de serviços, construímos ao longo dos anos uma rede de atuação capaz de mudar o futuro de milhões de pessoas impactadas positivamente por nossas ações. Esse é o orgulho e a força da nossa marca: estar a serviço do desenvolvimento, trabalhando com integridade para o bem das pessoas e do planeta.

Apesar do cenário político e econômico instável, o Grupo Solví está investindo e trabalhando para o futuro, repensando e estruturando sua cultura.

O ano de 2016 foi difícil, mas podemos afirmar que foi bastante importante como amadurecimento empresarial. Superamos nossos

desafios e estamos ainda mais fortes.”Eleusis Di Creddo, Diretor Técnico e de Gestão de conhecimento e Presidente do instituto Solví

Valores em ação O Modelo de Empresariamento Solví (MES) estabelece as diretrizes para a atuação dos líderes do Grupo Solví dentro do nosso modelo de Governança Corporativa, para fortalecer a cultura de empreendedorismo, meritocracia e excelência em nossas empresas. Ele apoia e sustenta todas as nossas práticas, a partir da liderança.

O Programa de Integridade Solví (PIS) é amplamente disseminado entre todos os colaboradores para consolidar e perenizar a prática da atuação transparente e ética do Grupo. Por meio do PIS, são desenvolvidos projetos e ações que materializam os nossos valores.

Em 2016, organizamos nossas práticas e unimos todas as empresas do Grupo para atuarem como uma Unidade de Valorização Sustentável (UVS). O grande desafio é que sejamos uma unidade de geração de valor para a sociedade nos âmbitos social, ambiental, institucional e econômico – e sermos percebidos desta forma pela sociedade.

19Relatório Anual Solví 201718 Relatório Anual Solví 2017

PILAR INSTITUCIONAL

Page 11: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

nossos valores

Integridade

Manter postura ética e relação de transparência com todos, zelando pelos princípios morais e trabalhando com integridade para o bem.

A prática da integridade está presente em todas as ações do Grupo Solví – na relação entre os colaboradores, no atendimento ao cliente, no respeito à sociedade. Agimos de forma íntegra para o bem.

Dinamismo

Comportar-se de forma rápida, integrada, flexível e proativa, adaptando-se às necessidades e movimentações de clientes e mercado.

Em 2016, a Solví realizou adequações estratégicas na gestão de forma ágil para se preparar e adequar ao cenário econômico instável e adverso. Mostrou sua agilidade em tomar decisões, em realizar mudanças de forma consistente. O programa FOCO, estruturado neste ano, representa um dos mais importantes direcionadores de gestão, que condensa nosso dinamismo e nossa visão de futuro. Busca o alinhamento com os requisitos da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que prevê um sistema de gestão por excelência. Por meio dele, atuamos de forma consistente para nos mantermos fortes.

Somos inquietos, e estamos sempre nos adaptando e buscando melhores tecnologias e soluções para o nosso negócio. A tecnologia de osmose para o tratamento do percolado, por exemplo, está consagrada no Grupo Solví,

contando com mais de cinco aterros com tecnologia instalada. Ainda assim, estamos estudando novas tecnologias alternativas de tratamento, que sejam tão adequadas como a osmose, com menor custo.

Equipe

Possuir um time de colaboradores especializados nas diversas áreas, que se complementam de forma harmônica e solidária, promovendo uma abordagem detalhada e integral na análise de situações e desenvolvimento de soluções para o mercado.

O ano de 2016 foi muito importante para olharmos para nossa gente e disponibilizarmos o suporte necessário para sua atuação e para o nosso desenvolvimento. Preparamos as pessoas para a excelência e para efetivamente trabalhar como um único time.

O time de aproximadamente 50 profissionais da Vega se uniu para uma verdadeira revolução na limpeza urbana dos mercados públicos de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia). Os centros de abastecimento correspondem a 15% da geração de resíduos da cidade (cerca de 240 ton/dia). O projeto atende a 90 ton/dia, com previsão de ampliá-lo de forma gradativa, até atingir todos os centros de abastecimento da cidade. Com o projeto “Atmosfera Saudável”, equipes “invadiram a cidade” com roupas especiais e distribuíram recipientes de coleta em 14 pontos estratégicos próximos aos mercados – áreas demarcadas pela municipalidade, de domínio público. Por onde passava, a caminhonete de apoio ao projeto espalhava jatos d´agua, com sabão e aromatizante. A limpeza e higienização das áreas contribuem para a saúde pública, reduzindo os vetores no ambiente e conscientizando a sociedade sobre a importância de se realizar o descarte de forma correta.

Excelência

Atuar de forma extraordinária em todas as ações, serviços e posturas, e ser referência para o mercado buscando aperfeiçoamento contínuo.

Nosso desenvolvimento só é atingido a partir das pessoas. Por isso, nos voltamos (e nos desafiamos) a sempre aumentar o conhecimento pessoal. Esta é, para nós, a base e o caminho da excelência.

Desenvolvemos uma nova metodologia de Sistema de Gestão, treinamos pessoas, e continuamos buscando nos aprimorar, sempre. é a base do que utilizamos atualmente na avaliação de resultados, sinalizando a importância de que seja, efetivamente implementado e mantido entre as práticas dos líderes em todas as unidades. Implementamos Sistema de análise contemplando as frentes: operacional, tática e a estratégica, implantando uma nova forma de análise de todos os indicadores, que permite avaliar a correlação entre cada frente e os impactos de cada uma delas nos resultados empresariais. Acreditamos num Modelo de Gestão eficaz, que pode ser integrado a outros requisitos de gestão. Acreditamos que, para termos sucesso, precisamos trabalhar de forma organizada, priorizando objetivos estratégicos com respeito às pessoas e ao meio ambiente.

Os resultados são compartilhados entre as lideranças, para que possam se tornar uma fonte de aprendizado contínuo. Procuramos atingir a raiz das nossas questões, para que elas sejam efetivamente discutidas e levem ao aprendizado, sejam internalizadas e promovam mudanças.

Inovação

Buscar novas formas de fazer, avaliando, redesenhando e atualizando continuamente seus processos, sistemáticas, metodologias e tecnologias.

O Grupo Solví está testando algumas formas de cobertura temporária por meio de mantas geossintéticas, com custo reduzido. Elas protegem o aterro, evitam que a chuva penetre no maciço, gerando menos percolado e reduzindo o odor. A ideia é que esta inovação seja implementada em todos os aterros do Grupo. Somos os únicos no Brasil a utilizar este tipo de manta.

Outra inovação do Grupo Solví refere-se à pré-análise realizada em macrorregiões a serem atendidas com aterros regionais, realizada por meio de um software de georreferenciamento. Ele permite fazer a seleção das áreas mais favoráveis à implantação de um aterro (possibilitando identificar, inclusive, áreas com restrição ambiental). Com isso, reduzimos o tempo para a escolha dos locais para aterros e temos melhor critério técnico referente às áreas ambientalmente adequadas.

Também utilizamos a inovação para reduzir os impactos dos veículos utilizados pela Loga na cidade de São Paulo e para conquistarmos melhor produtividade. Nossa parceria há cerca de 20 anos com a MAN Latin America possibilitou implementarmos, em 2016, algumas inovações:

• Gás Natural Veicular (GNV): em aproximadamente seis meses de operação, a nossa empresa Loga, em SP, registrou:

✔ Redução de 95% das emissões de material particulado, 70% de óxido de nitrogênio (NOx) e 20% de gás carbônico (CO

2)

• Caminhão Centopeia: a implementação de um quarto eixo possibilitou:

✔ Melhorar a distribuição da carga✔ Reduzir a quilometragem na coleta e o consumo de combustível

• Suspensão traseira pneumática: este tipo de suspensão elimina feixes de mola e melhora a performance.

✔ Redução de potência e de RPM✔ Contribui para a diminuição do ruído

As inovações nos caminhões da Loga garantiram uma economia de 615 litros por mês, o que representa, no período de um ano, redução de r$ 1,27 milhão no custo com combustível.

21Relatório Anual Solví 2017

PILAR INSTITUCIONAL

20

PILAR INSTITUCIONAL

Page 12: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

Programa de Parceria Cidadã com a Sociedade: estabele-cemos neste ano, também, o Programa Parceria Cidadã com a Sociedade (PPCS), que traz inteligência ao negócio para capacitar a liderança a fazer uma análise do ambiente interno e externo da atuação da empresa sob a perspectiva de valor gerado nas partes interessadas e de interesse da empresa.

O Programa, implementado pelo Instituto Solví, tem como objetivo trazer dados consistentes para contribuir com a liderança no planejamento de suas ações com a sociedade – iniciativas, comunicação e relacionamento. Também apoia o gestor na elaboração de seus planos de ação, ao incorporar a perspectiva da sociedade e mensurar os resultados das iniciativas. Ele contribui para o gestor realizar análises estratégicas do ambiente de atuação da empresa sob a perspectiva de valor gerado entre as partes.

• Prêmio Solví de Inovação: para impulsionar ainda mais a inovação, a Solví possui o prêmio Solví de Inovação. Foram rece-bidos 93 projetos, referentes a 2016. Neste ano, reduzimos as categorias de critério e as adequamos seu formato às premissas de inovação internacionais. A Geração de Riquezas foi incluída como indicador, para que as boas práticas sejam valorizadas e reconhecidas. A análise dos projetos agora passa por um jurado especializado, que dá seu parecer à comissão, contribuindo, desta forma, para uma análise ainda mais criteriosa.

Responsabilidade Socioambiental

Promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas e comunidades, atuando de forma responsável e sustentável e preservando o meio ambiente para as gerações atuais e futuras.

Na Vega, localizada na Bolívia, o time se uniu com o poder público para agregar valor e conscientizar as pessoas sobre a importância do descarte correto dos resíduos. O projeto, intitu-lado “Vega visita seu bairro”, aumentou a eficiência da coleta e a satisfação do cliente. “Foi um grande desafio, pois envolvemos o governo e a sociedade para deixarmos a cidade mais bonita, mais limpa e melhor para viver. A boa limpeza não é só ter caminhão na rua, mas é saber lidar e promover a educação da comunidade”, enfatiza João Paulo Mota, Gerente de Operações.

Parceria

Estabelecer relacionamento forte e perene junto a clientes, fornecedores e comunidades, lastreado em postura íntegra, compartilhamento de causas e fluidez de comunicação.

Empresas do Grupo Solví são operadoras de políticas públicas e atuam em nome do Estado, assegurando o interesse comum, porém com fins lucrativos. Voltados para o futuro da sociedade,

temos apoiado as instituições de classe do poder público e do nosso setor na formulação de estratégias para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a otimização tributária e o fortalecimento de políticas públicas.

Esta atuação se dá por meio da parceria com associações do setor, como:

ABCON Associação Brasileira das concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto

ABDIBAssociação Brasileira da infraestrutura e indústrias de Base

AbetreAssociação Brasileira de Empresas de Tratamento de resíduos e Efluentes

ABLPAssociação Brasileira de resíduos Sólidos e Limpeza Pública

AbrelpeAssociação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e resíduos Especiais

Selur Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo

Contribuímos, por meio de subsídios técnicos de análises, para que as entidades representativas do setor possam avaliar soluções que assegurem o investimento adequado, ao encontro da implementação da PNRS.

Os principais temas atuais de estudos são: a cobrança pelo serviço direto para o munícipe, rastreabilidade de resíduos e regionalização de soluções de destinação final, tratamento e valorização de resíduos.

A adequação da taxa social (taxa subsidiada para população socialmente vulnerável) permite a promoção da justiça social e também o fortalecimento de outras políticas públicas básicas pela otimização tributária que assegura a não concorrência de tributos.

Estamos voltados a promover sistemas de rastreabilidade do resíduo urbano, essencial para a política reversa, economia circular e a sustentabilidade.

Somos operadores de política pública, pois atuamos em nome do Estado. Isso nos dá uma responsabilidade ainda maior, pois estamos focados nos interesses públicos.”

Lucas Feltre, Diretor da Solví resíduos Públicos

A implementação do programa orienta tecnicamente o planejamento, execução e avaliação de três planos tático-operacionais: o de geração de riquezas, o de ações socioambientais e o de comunicação. Esses planos são desenvolvidos com a participação da sociedade que provê insumos para esse desenvolvimento e participa conosco na evolução da implementação das ações e de seus resultados.

Ao estender o diálogo com a comunidade, o Grupo Solví pretende aumentar o grau de conhecimento deste público com relação à sua operação, às riquezas geradas e ao valor sustentável de sua atuação.

Em 2016, nossas campanhas institucionais, que complementam a comunicação com a sociedade, impactaram mais de 14 milhões de pessoas e o índice de aceitação e percepção positiva da marca chegou a 75% do nosso público.

Para a análise e elaboração do planejamento, realizado pela liderança, identificamos os temas relevantes para o público de interesse versus priorização.

Também construímos um Mapa de Riquezas, elaborado de forma coletiva com toda a liderança. Representa a orientação para o líder analisar se está gerando valor para a sociedade, por meio de riquezas previamente mapeadas. Confira algumas delas:• Empregos diretos gerados• Fortalecimento do mercado local de comércio e serviços• Promoção de conscientização/educação ambiental• Promoção do desenvolvimento humano, profissional e outras iniciativas voltadas ao colaborador• Fortalecimento de entidades do terceiro setor/ONGs locais

Relevância para o Grupo Solví

Rel

evân

cia

par

a o

s st

akeh

olde

rsB

AIX

AA

LTA

BAIXA ALTA

12

34

5

6

78

9

10

1– Segurança ambiental2– Qualidade de vida das populações atendidas3– Educação ambiental4– Ética e conformidade5– Apoios e projetos sociais para inclusão de comunidades e desenvolvimento de políticas públicas

6– inovação e tecnologia7– Saúde e segurança8– Melhorias e promoção de áreas verdes da cidade9– Geração de empregos10– Uso eficiente de recursos

Atualização e consolidação da Matriz de Materialidade

Nas frentes de relacionamento institucional e de comunicação para o fortalecimento das PNRs, trabalhamos de forma transparente e com divulgação de informações e canais de diálogo para ampliar o conhecimento das

populações sobre nossos serviços.

A Matriz de Materialidade foi elaborada ao longo de 2016, por meio de técnicas de escuta aos stakeholders prioritários da empresa. Representa o consolidado do estudo realizado em todas as empresas do Grupo.

23Relatório Anual Solví 2017

PILAR INSTITUCIONAL

22

PILAR INSTITUCIONAL

Page 13: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

ConselhoPrincipal esfera deliberativa

da organização.

nossa governança corporativa Assegurando que todas as empresas atuem de forma íntegra, ética e transparente a partir dos princípios e valores do Grupo, a Governança Corporativa da Solví institui esferas e alçadas de atuação de todos os órgãos colegiados e executivos da organização, estruturando e parametrizando a forma pela qual as empresas colocam em prática suas estratégias de negócios.

Desde que foi reestruturada, em 2010, a Governança Corporativa da Solví reflete a responsabilidade de cada profissional em todas as unidades do Grupo. Isso significa que todas as diretrizes estratégicas são desenvolvidas com base no escopo de trabalho das empresas, de acordo com seu segmento, objetivos e perspectivas de investimentos.

Um trabalho que requer disciplina e plena compreensão das políticas internas do Grupo, obedecendo aos princípios de ética e transparência, alicerces para a tomada de quaisquer decisões. Tais princípios são extensivos a todas as empresas controladas – direta ou indiretamente – pela Solví e a controladas conjuntas, aprovadas pelo Conselho Consultivo ou órgão equivalente.

As normas internas que compõem a Governança Corporativa são periodicamente avaliadas pelo núcleo de gestores responsáveis, uma vez que devem acompanhar a evolução das relações de trabalho, sendo necessária sua atualização e adequação às atividades desempenhadas por todos os seus colaboradores. Essa avaliação permite, também, o constante monitoramento da aplicação de tais regimentos.

O Código de Conduta do Grupo visa estabelecer critérios unificados sobre nossos valores, a fim de que todos sigam os mesmos preceitos éticos e morais dentro da empresa junto às suas comunidades.

Em 2016, 96% dos colaboradores de todas as empresas do Grupo (13.748) receberam treinamento sobre o Código de Conduta do Grupo.

O Comitê recebeu, em 2016, 81 denúncias/consultas – em média, 6,75 por mês. Destas, 78 foram finalizadas e 3 ainda estão em apuração. 33 % destas denúncias tinham procedência (em parte ou totalmente).

Neste ano, constatamos o fortalecimento do canal, que está sendo utilizado de forma a contribuir para que nossos valores se perpetuem em nossas atitudes.

Papel do Comitê de Conduta

Canais de acesso ao Comitê de Condutacodigodecondutasolvi.com

Caixa Postal nº 31.256 – São Paulo (SP)

[email protected]

0800 333 0776 – Argentina800 100 872 – Bolívia0800 721 0742 – Brasil0800 555 89 – Peru

• Atuar com confidencialidade, independentemente do assunto, incluindo o sigilo em relação aos que identifiquem e denunciem condutas em desalinho com este código de conduta, visando preservar direitos e proteger o denunciante e a neutralidade das decisões

• Garantir respostas às denúncias e/ou consultas recebidas

• Encaminhar, para a instância de decisão adequada da empresa envolvida na denúncia, as recomendações para os casos analisados

• contribuir, em caráter não exclusivo, com a atualização do código de conduta da Solví e com os demais regulamentos internos da companhia que tenham como objetivo disciplinar a ética e a conduta dos colaboradores e terceiros

• Atuar preventivamente sugerindo ações corretivas decorrentes dos questionamentos recebidos, junto à gestão das empresas do Grupo.

• informar periodicamente ao conselho consultivo sobre a situação dos casos analisados pelo comitê de conduta. o comitê de conduta tem seus procedimentos detalhados em regimento interno aprovado pelo conselho consultivo

O Comitê de ética e Conduta atua como um agente consultivo na

esfera do Conselho de Administração do Grupo, formado por membros do Conselho e por

representantes da liderança. Durante os encontros mensais, os participantes debatem temas de relevância

para nós e, em casos de assuntos mais delicados, discutem e levam adiante propostas de solução.

Esse núcleo atua ainda no recebimento de denúncias (feitas por intermédio de uma empresa independente,

com metodologia própria e sob anonimato) que também são discutidas no âmbito do Conselho,

apto a analisar caso a caso e, assim, conduzir as medidas pertinentes para a

resolução.

Gere

VALO

RES

, Có

DIG

O D

E C

ON

DUTA, C

ONCEITOS DO PROGRAMA

DE

INTE

GRI

DAD

E SOLV

Í – PIS – E POLÍTICAS)

CANAIS DE DENúNCIAS*Canal externo independente

Gerencia

Assessora

CO

NSELh

O D

E AD

MIN

ISTR

ãO

(NA

S QU

ESTõ

ES

QUE ENVO

LVEM VA

LOR

ES é

TIC

OS E

DE

CO

ND

UTA

)

Comitê de Conduta

ComitêsContribuem com informações estratégicas e

análises relevantes para o processo decisório.

COMITê DE INVESTIMENTOS E NOVOS NEGóCIOS

COMITê DE RISCOS E AUDITORIA

COMITê DE PESSOAS

COMITê DE CONDUTA

24 25Relatório Anual Solví 2017 Relatório Anual Solví 2017

PILAR INSTITUCIONAL PILAR INSTITUCIONAL

Page 14: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

Nossa gente é formada por um time de colaboradores que somam mais de 19 mil pessoas atuando em quatro países da América do Sul, em prol da melhoria da qualidade de vida da sociedade em harmonia com o meio ambiente.

Em termos geográficos, a região sudeste é a que abriga a maior parte dos colaboradores (11.479), por gerar o maior volume de resíduos e que demandar mais foco e atenção.

nossa gente

Colaboradores por região geográfica

Centro-oeste – 120,06%

nordeste – 3.10916,21%

19.176colaboradores

Sudeste – 11.47959,86%

Argentina – 5652,95%

Bolívia – 1.1255,87%

Peru – 1.1666,08%

norte – 8664,52%

Sul – 8544,45%

Colaboradores por divisão de negócios

Colaboradores por tempo de serviço (anos trabalhados no Grupo Solví)

Soluções industriais11,45% - 2.196

resíduos Públicos82,43% - 15.807

Energia0,14% – 27

Holding/CSC0,69% - 133

Engenharia0,67% - 128

Saneamento4,62% – 885

9,87%

7,44% 7,05% 3,73%

51,85%9.942

2 - 5

1.893

6 - 10

1.427

11 - 15

1.351

16 - 20

715

+ 20

20,07%3.848

0 - 1

26 27Relatório Anual Solví 2017 Relatório Anual Solví 2017

PILAR INSTITUCIONAL PILAR INSTITUCIONAL

Page 15: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

Colaboradores por faixa etária

Colaboradores com necessidades especiais

Colaboradores por grau de escolaridade

Colaboradores acima de 45 anos

Colaboradores por sexo

mulheres do Grupo Solví

4.110

2015

5.007

2014

2016Mulheres19,02%

3.648

Homens80,98%

15.528

3.648

2016

mulheres em cargo de chefia

mulheres em atividade após a maternidade

2015

29,85%

2014

20,38% 2016

36,06%

2015

60,83%

2014

42%

58%

20169.049

7.506

7.1342016

2015

2014

De 26 A 34

De 35 A 44

De 45 A 54

ACiMA De 55AtÉ 25 ANos

10% 14%1.978

2.692

24%4.480

29%5.584

23%4.442

ENSINO FUNDAMENTAL II

PóS-GRADUAçãO

UNIVERSITáRIO COMPLETO OU CURSANDO

ENSINO MéDIO

ENSINO FUNDAMENTAL I

ANALFABETOS

213

6.737

5.467

393382

345

1.380

5.364

15

20152014 2016

28 29Relatório Anual Solví 2017 Relatório Anual Solví 2017

PILAR INSTITUCIONAL PILAR INSTITUCIONAL

Page 16: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

O ano de 2016, ainda que desafiador, não impediu que nossas equipes mantivessem o seu padrão de excelência na prestação de serviços.

Este trabalho se deve, principalmente, à missão da Academia de Excelência Solví, juntamente com cada Unidade de Valorização Sustentável (UVS), na busca constante pela otimização de nosso desempenho hoje e desenvolvimento das competências necessárias para fazermos frente aos novos desafios que despontam no horizonte.

Fundada em 2007, a Academia de Excelência Solví prima pela capacitação e desenvolvimento de todos os colaboradores do

Programas EaD em 2016Adicionalmente aos Programas Presenciais, intensifica-mos a oferta de conhecimento, extrapolando barreiras físicas e regionais, através dos programas via EAD.

Desenvolvimento dos colaboradores

Programas Presenciais em 20166 programas | 42 temas | 60 turmas

1.176 inscritos

976 certificados

10.065 horas de treinamento

98% avaliações positivas

20.901 horas de treinamento foram oferecidas para os colaboradores da solví soluções industriais

Estratégia EAD Minuto Academia

conceito

Módulos de treinamento

realizados no portal ead.solvi.com

Esquetes de treinamentos

transmitidos via TV Solví

Temas 8 8

inscritos + 20.000Disponibilizado para todos colaboradores

certificados + 1.000 -

Horas+ 9h de cursos

disponibilizadas+ 3h de vídeos

veiculadas

Programa Foco números

Integrador Alinhamento cultural 2.221

Estágios Atração e desenvolvimento de jovens talentos84 estagiários

262 certificações

Técnico Desenvolvimento de habilidades técnicas e áreas específicas 517

Gerencial Desenvolvimento de habilidades de gestão 153

Qualificar e liderar Formação de novos líderes 44

Coaching e Mentoring Aperfeiçoamento de líderes atuais 12

Operacionais e específicos capacitações específicas de diversas áreas das UVS 6.467

Promoção da saúde e segurança do trabalhador conscientização e treinamentos na área de saúde e segurança do trabalho 70.791

DESEnVOLVImEnTO hUmAnO E PrOFISSIOnAL nO AmbIEnTE DE TrAbALhO (número de colaboradores capacitados por programa)

Grupo em seus diversos níveis de atuação, desde o estagiário até as posições de liderança.

Ao todo, são seis programas corporativos, além das diversas iniciativas e capacitações específicas de cada UVS. Esforços unidos que promovem o desenvolvimento e engajamento de nossos colaboradores com o compromisso de entregar melhores soluções de engenharia para a vida e sustentabilidade, da sociedade e do planeta.

Saúde e segurança

Em 2016, foi implantado o Programa de Auditoria Comportamental, que tem como objetivo a observação e interação com os colaboradores em relação a comportamentos e condições inseguras. Visamos a conscientização e melhoria contínua do desempenho de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), além do desenvolvimento técnico sobre o assunto.

Assim, todas as unidades do Grupo receberam treinamento técnico, com o apoio da Academia de Excelência Solví. O Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho foi ministrado para líderes operacionais e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), como intuito de desenvolver habilidades na área, por meio de compreensão e aplicação das leis regulamentadoras, e também garantindo a melhoria contínua nos resultados.

Para os processos operacionais também foram realizados treinamentos (8 horas/homem por ano) nos requisitos e procedimentos de SST. Todos os colaboradores operacionais participaram e deram suas contribuições.

No ano, foi obtida redução de aproximadamente 30% nos acidentes, o que evidencia que segurança é tema essencial para o Grupo Solví.

A partir do conhecimento adquirido, as unidades desenvolve-ram projetos para a Campanha de Saúde e Segurança. Tam-bém receberam visitas técnicas, garantindo o cumprimento dos itens das Normas Regulamentadoras, além da mitigação dos riscos na operação.

Na Solví Soluções Industriais, os colaboradores participaram de capacitações na área de Qualidade e Segurança do Trabalho em metodologias de prevenção de acidentes, o que proporcionou uma melhora nos índices de segurança da SSI, superando as metas de redução previstas para a Taxa de Gravidade e a Taxa de Frequência.

Também foram implantadas metodologias de segurança operacional e, como resultado, não houve registro de acidente em algumas de nossas operações como a Essencis MG e a Essencis Sul.

70.791 participações em treinamentos especializados em segurança do trabalho durante o ano de 2016.

taxa de frequência (nº de acidentes com afastamento x 1.000.000/horas trabalhadas)

7,63 6,6513,29

taxa de gravidade (nº de dias perdidos x 1.000.000/horas trabalhadas)

504

858

5042016

2015

2014redução de

26% dos acidentes

com afastamento e

50% dos dias perdidos.

Eu dou palestras durante a Integração. As pessoas se identificam comigo, e

eu posso ensinar a elas o caminho adequado para trabalhar sem

acidentes. Eu consegui isso, todos também podem.”

Antonio da Silva Souza, coletor da revita Engenharia

20152014 2016

Antonio da Silva Souza, coletor da Revita Engenharia, trabalha na empresa há cerca de 20 anos, sem nenhum registro de acidente. Além de participar de palestras, sua atuação responsável permitiu tornar-se um multiplicador de boas práticas.

30 31Relatório Anual Solví 2017 Relatório Anual Solví 2017

PILAR INSTITUCIONAL PILAR INSTITUCIONAL

Page 17: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

Pilar Ambiental

O Grupo Solví acredita no Brasil. Apesar do

momento de instabilidade econômica e financeira,

a empresa manteve o plano de investimentos no País. O início da operação

da Termoverde Caieiras materializa nossa crença e prática, voltada para o

desempenho econômico, social e ambiental.

Page 18: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

Com um investimento de mais de R$ 100 milhões, a Termoverde Caieiras é a maior termelétrica movida a biogás de aterro sanitário do Brasil e uma das maiores do mundo.Começou a operar no mês de julho, com capacidade de atender 300 mil habitantes, com potência instalada de 29,5 MW.

A Termoverde Caieiras foi construída em uma área de 15 mil m² e consolida o Grupo Solví no segmento de valorização energética. Trata-se de um empreendimento pioneiro em termos tecnológicos e com alto investimento voltado à segurança ambiental.

O Grupo Solví também investiu no sistema de captação e tratamento dos gases (a partir dos resíduos), aumentando a concentração e disponibilidade do metano para a transformação em energia, a contribuição com o ambiente (evitando a geração de gases de efeito estufa) e a produção dos créditos de carbono. Trata-se da maior captação e geração de energia a partir do biogás da América Latina, obtida a partir de uma gestão forte e sinérgica entre os aterros, os sistemas/redes de captação e o processo de transformação em energia, realizado na térmica.

termelétrica a biogásA usina utiliza como combustível para a geração de energia o gás metano do biogás decorrente da decomposição dos resíduos orgânicos depositados no aterro. A geração de energia a partir do metano é uma forma sustentável de valorização dos gases do aterro, além de gerar créditos de carbono.

Geramos valor com práticas sustentáveis

Celso Pedroso, Presidente da Solví Soluções industriais

Utilizar o biogás como fonte de energia reduz a emissão de gases de efeito estufa e contribui na matriz energética do País. A UVS Caieiras e a Termoverde Caieiras fecharam o ciclo de sustentabilidade dos clientes.”

unidades de Valorização SustentáveisA empresa continua acreditando e investindo em Unidades de Valorização Sustentáveis (UVSs): duas novas unidades estão pre-vistas para iniciar a instalação, são as UVSs regionais de Marília (SP) e de Caraguatatuba (SP) no Litoral Norte de São Paulo.

As novas UVSs estão em fase final do Licenciamento Ambiental, ambas possuem projetos majoritariamente voltados para o tratamento de materiais residuais passíveis de reinserção na atividade econômica, com foco na disposição final dos resíduos sólidos domiciliares, nos recicláveis não absorvidos pelas cooperativas e catadores, nas podas originárias dos serviços de

manutenção paisagística e remoção de vegetação para execução de obras. Em menor escala, será possível ainda segregação de resíduos rotulados com algum tipo de restrição ambiental, caso de lâmpadas, pneus, solventes orgânicos, maximizando significativamente o ganho ambiental da atividade.

A proposta para as novas UVSs é pautada não apenas na capacidade de realização de atividades produtivas, mas no vínculo dessas atividades com componentes pedagógicos, possibilitando a multiplicação de instrumentos voltados ao resgate da cidadania e ao desenvolvimento sustentável. O conceito multifinalitário incorpora aos projetos espaços como auditório, escritórios e corredores, ligando as atividades da UVS e democratizando acessos. Isso permitirá um entendimento histórico do problema e tornará permissiva a elaboração de um conjunto de ações voltadas para a sociedade, integrantes de uma prestação de serviço regional adequada e modernizada.

O empreendimento da Revita em Marília recebeu a Licença Prévia pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) em 2016, logo após dois anos da concepção do empreendimento. A UVS Marília foi projetada em escala regional e atenderá inicial-mente a 13 municípios. Para maximizar a capacidade produtiva poderemos atender as indústrias da região para recebimento de resíduos com baixa periculosidade ambiental. Ao todo serão beneficiadas diretamente mais de 600 mil pessoas através da destinação adequada para 650 toneladas de resíduos por dia.

A Unidade de Valorização Sustentável de Caraguatatuba também recebeu Licença Prévia em 2016. Atenderá quatro municípios do Litoral Norte de São Paulo, região que concentra o maior remanescente de Mata Atlântica do Brasil. O projeto foi concebido para atender a demanda regular e sazonal, benefi-ciando os moradores e os turistas que visitam as praias todos os anos. O projeto contribui para o saneamento ambiental regional atingindo em média 700 mil usuários, melhora a qualidade da prestação do serviço, minimiza os riscos associados ao trans-porte de resíduos em rodovias e apoia a criação de infraestru-tura adequada na região. A UVS atenderá aos municípios e se tornará uma opção para destinação final de resíduos gerados em ambiente portuário.

A Revita tem compromisso com a gestão sustentavél dos proje-tos, encaminhando soluções que contribuam para a diminuição dos impactos ambientais e promovam benefícios sociais. Alia-mos as melhores práticas tecnológicas com sólida experiência para construção de uma abordagem multidisciplinar.

A atuação internacional, em linha com a estratégia brasileira, está orientada a buscar soluções para o tratamento de resíduos sólidos domiciliares.

No Peru, iniciamos um novo projeto para disposição final em 2016 e já preparamos outro para este ano. Na Bolívia também foram realizados investimentos e estão sendo preparados mais dois novos projetos com o conceito UVS. Estamos consolidando nossa presença na América Latina através do desenvolvimento de soluções sustentáves para as cidades.

O foco do Grupo Solví para 2017 está no investimento em novas tecnologias para otimizar as operações existentes e desenvolver novos negócios que utilizem os resíduos para novas atividades produtivas. Nossa meta para os próximos três anos incluem a construção de 12 novas Unidades de Valorização Sustentável no Brasil e América Latina.

logística reversaO Jogue Limpo é um sistema de Logística Reversa de Embalagens de Lubrificante pós-consumo, operacionalizado pela GRI desde 2013. Trata-se de uma iniciativa dos fabricantes e importadores de óleo lubrificantes para a destinação correta de suas embalagens. Em 2016, foram encaminhadas pela GRI, 990 toneladas (cerca de 19,8 milhões de embalagens). A logística reversa ocorreu em 1.486 municípios dos Estados de Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Bahia, Espirito Santo e Distrito Federal.

A GRI em parceria com o Instituto Jogue Limpo, decidiu operacionalizar de maneira inédita no Brasil os PEVs para embalagens de lubrificantes, para atender a uma necessidade da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos hídricos do Estado de Alagoas, criando-se uma nova opção de destinação para os geradores informais e aumentando a captação de embalagens e a eficiência do sistema.

Letícia Tavares Theotônio, Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios regional Sudeste da Solví resíduos Públicos

Aliamos as técnicas mais avançadas à preservação ambiental para o desenvolvimento social e econômico da região.”

benefícios da operação conjunta (aterro e biotérmica)

• Proteção do clima

• Geração de energia alternativa

• Comercialização de créditos de carbono

• Minimização de riscos ambientais

35Relatório Anual Solví 2017

PILAR AMBIENTAL

34

PILAR AMBIENTAL

Page 19: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

Caminhão douradoEm 2016, a Loga e a Ecourbis, em parceria com a prefeitura de São Paulo e a EcoUrbis, lançaram a campanha SP Cidade Gentil, para promover a conscientização da população sobre a coleta seletiva e o descarte correto dos resíduos na capital. Para a divulgação, foram apresentados dois “caminhões dourados”, que se tornaram um dos ícones do projeto. Eles foram utilizados como estúdios móveis de um webséries com participação de personalidades, sociedade e colaboradores das empresas que foram entrevistados sobre sua relação com a gestão de resíduos.

Ao todo, foi investido R$ 1,2 milhão no projeto.

Tivemos um aumento de investimento em proteção ao meio ambiente, se compararmos com 2015. Isso se deve, principalmente, à Manaus Ambiental, que investiu RS 16 milhões em obras de saneamento.

Preservação do meio ambiente

nossa imagem no Facebook

+ de 66 mil seguidores

investimentos em proteção ao meio ambiente (R$/mil)

Consumo de energia por volume de água distribuída (MWh/mm3)

2016

129.791

2015

97.842

2014

175.729Coleta, tratamento e disposição final de resíduos públicos

Coleta, gereciamento, tratamento e destinação final de resíduos privados

Tratamento e distribuição de água e tratamento de esgotos

Comprimento da rede

3.76320

14

3.860

3.948

2015

2016

COLETA DE ESGOTO (Km)

DISTrIbUIçãO DE áGUA (Km)

507

508

2014

2015

5522016

61929,7

52023,8619

22,0

2015 20152014 20142016 2016

Consumo de energia por volume de esgoto coletado e tratado (MWh/mm3)

36 37Relatório Anual Solví 2017 Relatório Anual Solví 2017

PILAR AMBIENTAL PILAR AMBIENTAL

Page 20: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

resíduos dispostos em aterros (t)

9.000

12.000

8.000

11.000

7.000

10.000

6.000

4.000

5.000

2.000

3.000

1.000

11.892.422totAL

2014

12.114.093totAL

2015

10.685.567 totAL

2016

Resíduo domiciliar (t)

Resíduo comercial e industrial não perigoso (t)

Resíduo perigoso (t)

Resíduo inerte (t)

A quantidade de resíduos em aterro (industrial e domiciliar) registrou queda também em virtude do cenário econômico que indica redução do consumo e, consequentemente, do descarte.

resíduos coletados (t)

Resíduos de serviços de saúde

Resíduos comerciais/industriais

Resíduos de coleta seletiva

Resíduos públicos 3.791.968

4.014.324TOTAL

144.880

47.499

29.977

A quantidade de resíduos coletados diminuiu em relação a 2015, principalmente pela orientação estratégica da empresa, que planejou e, neste ano, o encerramento dos contratos em Araçatuba (SP), Divinópolis (MG), Pelotas (RS), Santa Maria (RS), Teresina (PI) e San Isidro (Argentina). Todas as desmobilizações das unidades estavam planejadas e representam a mudança de perfil da atuação da empresa.

181.852

tratamento de resíduos antes da disposição final (t)

eNtRADAs NAs usiNAs De ReCiCLAgeM

2016

O aumento do tratamento de resíduos antes da disposição final, com o encaminhamento para as usinas de reciclagem, sinaliza que esta alternativa está, efetivamente, crescendo e se consolidando na cultura do País. O mercado da construção civil, embora pouco aquecido na economia, aumentou consideravelmente seus indicadores de reciclados: de 109.176 em 2015 para 130.719 em 2016. O aterro da Revita Itaquaquecetuba foi uma das mais impactadas por este crescimento.

2016

181.852sAíDAs DA usiNA De ReCiCLAgeM

TOTAL

671

1.181

4.2928.174167.534

Metal

Vidro

Plástico

Papel/papelão

Outros e reciclados da construção civil

38 39Relatório Anual Solví 2017 Relatório Anual Solví 2017

PILAR AMBIENTAL PILAR AMBIENTAL

Page 21: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

Emissões de gases (degradação do resíduo por biogás) Tratamento de percolado

Valorização energética dos resíduos

Volume de percolado anual tratado internamente (m3)

Geração de energia elétrica a partir do biogás (MWh)

Emissões de metano evitadas nos aterros do Grupo Solví (t CO

2 eq/t)

2016

1.810.391

20141.751.179

20151.704.853 669.697576.078 583.167

Em 2016, as empresas do Grupo Solví estiveram focadas em abaixar significativamente o volume de líquido percolado armazenado. Mais que um cumprimento legal, as empresas têm a responsabilidade ambiental de melhorar as condições dos resíduos e reduzir o impacto ao ambiente e à população. houve então um aumento do tratamento realizado externamente (para atender à demanda), o que impactou no volume de tratamento realizado internamente. O Grupo Solví é uma das poucas empresas no País que realiza a maior parte do tratamento deste resíduo internamente.

2014 2015 2016

2014 2015 2016

147.762110.726 280.569

40 41Relatório Anual Solví 2017 Relatório Anual Solví 2017

PILAR AMBIENTAL PILAR AMBIENTAL

Page 22: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

Auditoria ambiental Educação ambiental Contribuir para a formação de cidadãos conscientes e preparados para lidar com a manutenção de recursos naturais faz parte da nossa orientação estratégica. Em 2016, investimos cerca de R$ 2 milhões em programas de educação e conscientização ambiental junto às comunidades, somando 29.446 iniciativas e projetos desenvolvidos pelas empresas no Brasil, Argentina Bolívia e Peru.

Certificações em 2016

31 empresas certificadaspela iSo 9001

24 empresas certificadaspela iSo 14001

2 empresas certificadaspela iSo 17025

Conscientização e Educação Ambiental

Fortalecimento de Comunidades

436.186

29.446

r$ 2.085.740

Outras Ações

200

1 r$ 52.792

718

18 r$

107.322

Patrocínio pelas Leis de Incentivo

5

r$ 1.308.000

19.877

59 r$

292.461

Voluntariado

NúMeRo De Ações PessoAs AteNDiDAs iNvestiMeNto APLiCADo

Em 2016, a São Carlos Ambiental criou o Projeto de Educação Patrimonial e Ambiental, uma série de atividades envolvendo arqueologia, resíduos e educação ambiental. é executado pelo Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA) da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) da UFSCar e pela Fundação Araporã de Araraquara.

As ações desenvolvidas têm como principal objetivo trazer à luz temas relacionados a cultura material, provocando uma análise desde o período pré-colonial da história e sobre como entendemos a relação homem versus meio ambiente.

A proposta é de que esses temas sejam disseminados nos ciclos de cultura inseridos nos grupos sociais do projeto e, com isso, seja aberto um espaço de reflexão sobre o comportamento de cada um com relação às questões mais relevantes sobre o meio ambiente.

Na SSI, o programa dedica-se à conscientização dos professores de escolas municipais que, em parceria com a Equipe Técnica da UVS Caieiras, desenvolvem o modelo para atingir alunos e, também, suas famílias. Em 2016, iniciou-se o projeto com a EMEF Escola Carlos Bayerlein, sendo realizadas pa-lestras de sensibilização sobre o meio ambiente voltadas aos professores, além de uma visita a UVS Caieiras.

BAttRe

CRvR giRuÁ

CRvR MiNAs Do Leão

CRvR PoRto ALegRe

CRvR sANtA MARiA

CRvR são LeoPoLDo

esseNCis – egA

esseNCis – seDe CoRPoRAtivA

esseNCis BetiM

esseNCis CAieiRAs

esseNCis CAPeLA

esseNCis CuRitiBA

esseNCis JoiNviLLe

esseNCis MAgÉ

esseNCis são JosÉ Dos CAMPos

esseNCis tABoão

gRi – FoRD CAMAçARi

gRi – MAN

gRi – seDe

iNNovA PeRu

KoLetA RJ

KoLetA sP

LiMPAR

LogA

RevitA sALvADoR

Rio gRANDe AMBieNtAL

são CARLos AMBieNtAL

são gABRieL sANeAMeNto

sBC

soLví – seDe

viAsoLo BetiM

BAttRe

CRvR giRuÁ

CRvR MiNAs Do Leão

CRvR PoRto ALegRe

CRvR sANtA MARiA

CRvR são LeoPoLDo

esseNCis – egA

esseNCis – seDe CoRPoRAtivA

esseNCis BetiM

esseNCis CAieiRAs

esseNCis CAPeLA

esseNCis CuRitiBA

esseNCis JoiNviLLe

esseNCis MAgÉ

esseNCis são JosÉ Dos CAMPos

esseNCis tABoão

gRi – FoRD CAMAçARi

gRi – MAN

gRi – seDe

iNNovA PeRu

KoLetA RJ

KoLetA sP

LiMPAR

Rio gRANDe AMBieNtAL

esseNCis – egA

PRAMeq

Em linha com as metas do Programa Unidade Modelo da Qualidade – dentre elas a redução de não conformidades e atendimento ao máximo ao que exige a certificação – das 16 contingências apontadas, todas foram sanadas.

100%

das empresas do Grupo foram auditadas durante o ano de 2016.

Projetos AçõesPessoas

AtendidasInvestimento

(R$)

1. Conscientização e Educação Ambiental

Portas Abertas 555 9.547 48.910

Ecoescola 318 59.553 309.973

Incubadora de Projetos 6 282 68.400

Mobilização Comunitária 144 8.092 701.113

Sensibilização Ambiental (Porta a Porta)

28.423 358.712 957.344

2. Fortalecimento de Comunidades

Consultoria Voluntária 15 657 31.842

Cooperativas Sustentáveis 3 61 75.480

3. Outras Ações 1 200 52.792

4. Patrocínio pelas Leis de Incentivo

5 - 1.308.000

5. Voluntariado 59 19.877 292.461

TOTAL 29.529 456.981 3.846.315

42 43Relatório Anual Solví 2017 Relatório Anual Solví 2017

PILAR AMBIENTAL PILAR AMBIENTAL

Page 23: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

De acordo com dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2014, da Associação Brasileira das Empresas de

Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada brasileiro produziu em média 1,062 kg de resíduos sólidos por dia.

São Carlos na prática

Uma das frentes direcionadas à educação ambiental em São Carlos são as visitas à Central de Valorização de Resíduos do município. Crianças e universitários conseguem ter uma dimensão do volume de resíduos gerados na área urbana e, com isso, desenvolver o senso crítico em busca de soluções para minimizar este impacto. As visitas proporcionam um contato mais aprofundado com os processos de cuidado com o aterro, como impermeabilização, estrutura e formas de manutenção.

Projeto nossa Vila limpaO ano de 2106 foi um período de muitas transformações. Uma delas, em especial, para os moradores do Jardim Elisa Maria, na Vila Brasilândia, em São Paulo (SP), que puderam contar com um trabalho voltado à conscientização ambiental, por meio do descarte correto de materiais, visando despertar a responsabilidade compartilhada em relação ao tema. O projeto foi idealizado pelas empresas Inova Gestão de Serviços Urbanos e Loga – Logística Ambiental de São Paulo S.A., com o apoio do poder público. A proposta é promover uma mudança cultural na relação diária das pessoas com os resíduos.

Inicialmente, foram realizados diagnósticos do local, para identificar as peculiaridades da região e das comunidades, possíveis lideranças, mapeamento dos pontos críticos, este último, parte importante de todo o trabalho a ser desenvolvido.

A partir desse levantamento as empresas Inova e Loga colocaram em prática, com ajuda da prefeitura local, uma série de ações, tais como:

Sensibilização dos moradores por meio de reuniões nas ruas e instituições

Articulação com órgãos públicos e lideranças

Sensibilização dos profissionais de educação e das Unidades Básicas de Saúde

Seminários e palestras com a sociedade civil

Formação de equipes de varredores voluntários

Parcerias com catadores e cooperativas

teatro nas escolas O projeto Teatro nas Escolas nasceu no ano de 2014, fruto de uma parceria entre a empresa São Gabriel Saneamento e a Associação Cultural dos Pampas – grupo teatral da cidade de São Gabriel. Visa educação e conscientização da população para temas relevantes para a sociedade.

Em 2016, o projeto trouxe, entre seus personagens, o mosquito da dengue, umas das maiores preocupações com relação às doenças trazidas em razão de água parada e sem tratamento.

Ao todo, foram 25

apresentações ao longo do ano,

impactando diretamente

1300 pessoas

Para 2017, o objetivo é impactar ainda mais jovens e crianças, em processo de formação, com mensagens educativas e de conscientização.

resultados

+ de 80% das 85 ruas

do bairro foram beneficiadas com as ações do

Projeto Nossa Vila Limpa

5 mil pessoas participaram dos encontros

e palestras de conscientização

2 mil famílias atendidas com fornecimento

de sacos de lixo

90 pedreiros participaram dos

seminários sobre construção

400 obras atendidas com orientações

sobre o descarte correto de materiais

44 45Relatório Anual Solví 2017 Relatório Anual Solví 2017

PILAR AMBIENTAL PILAR AMBIENTAL

Page 24: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

Pilar Social

O Grupo Solví adota um modelo de gestão

que incorpora a busca pelo atendimento às

demandas de segmentos da sociedade relacionados ao negócio da empresa e à

preservação ambiental. E, desta forma,

contribui não só para a sustentabilidade das

comunidades onde atua, mas também para a

sustentabilidade da companhia.

Page 25: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

O ano de 2016 revelou um expressivo avanço nos resultados das ações sociais e do trabalho voluntário.

As iniciativas de responsabilidade social implantadas ao longo de 2016, que abrangem conscientização/educação ambiental e fortalecimento das comunidades, impactaram 456.981 pessoas.

A UVS Caieiras participou da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, em parceria com a Prefeitura de Caieiras. Teve como objetivo potencializar a coleta de materiais que poderiam acumular água nos bairros de Caieiras (SP).

responsabilidade social e Soluções para a vida

Além de criar condições para que todos os colaboradores da empresa fossem verdadeiros empreendedores socioambientais, o Grupo Solví também reconhece o resultado desse trabalho, com a entrega do Prêmio Solví de Excelência em Responsabilidade Social.

Uma oportunidade para que as pessoas sejam reconhecidas e ações inovadoras sejam disseminadas por todas as unidades como exemplo de boas práticas, reconhecidas pelo Grupo que podem se desdobrar em outras iniciativas em projetos futuros.

Prêmio Solví de Excelência em responsabilidade Social

A empresa foi responsável pela coleta e destinação de todos os resíduos recolhidos nessa campanha.

Se considerarmos somente projetos desenvolvidos na área de voluntariado (59), tivemos um alcance direto de quase 20 mil pessoas (confira tabela página 43).

O Dia do Voluntariado em 2016, ação idealizada pelo Instituto Solví e pelos comitês de Responsabilidade Social desde 2008, é considerado um dos projetos realizados pela empresa de maior impacto social. As ações, espalhadas pelo País, mobilizaram 1.908 colaboradores (9,94%) e beneficiaram quase 20 mil pessoas, de 59 instituições.

eNgAJAMeNto e sAtisFAção Dos CoLABoRADoRes que ResPoNDeRAM à PesquisA DuRANte os eveNtos

92% engajamento 98% satisfação

9,94%1.908

2016

8,42%2.124

2013

10,23% 2.580

8,64%2.179

8,80%2.220

201220112010

10,49%2.300

2015

7,36%1.900

2014

número de participações voluntárias (Dia do Voluntariado)

o prêmio contempla duas categorias

ProjetosProjetos desenvolvidos pelas empresas do Grupo Solví, nas modalidades: Projeto Destaque Social e Projeto Eco Consciência empresas do Grupo Solví.

Projetos vencedores em 2016

Destaque Social: Gri – nossa Creche, minha Casa

Projeto Eco Consciência: Inova – Compostagem de resíduos em feiras livres (FLV)

Gestão Socialmente responsável (ranking)

Avaliação geral do Relatório de Avaliação de Resultados e Programas de Metas das empresas do Grupo Solví.

Gestão premiada em 2016: battre

49Relatório Anual Solví 2017

PILAR SOCIAL

48

PILAR SOCIAL

Page 26: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

As mulheres da comunidade de Salvador que participavam até 2015 do Design Sustentável, projeto apoiado pela pela Battre e pela Termoverde, se fortaleceram e tornaram-se microempreendedoras, e fabricam itens de vestuário e acessórios, a partir de tecidos reaproveitados. A Battre contribui com os uniformes, que tornam-se matérias-primas para as empresárias.

Promovemos a melhoria da qualidade de vida das pessoas e comunidades de forma responsável e sustentável, gerando riquezas para o negócio e para a sociedade.

Programas e projetos sociais

Serviços à comunidade

Pessoas atendidas pelos serviços essenciais à vida(2016, número de habitantes)

Distribuição de água (População atendida)

Geração de energia População atendida (estimativa de pessoas atendidas com consumo médio de 360 KWh/ano)

resíduos industriais Número de clientes comerciais/industriais servidos pela coleta

Serviços de coleta

Coleta de esgoto (População atendida)

2.169.483 422.088

9.902

13.113.904 3.796.513Número de habitantes servidos pela coleta

(excluindo coleta seletiva)Número de habitantes servidos

pela coleta seletiva

O projeto Trans(in)formar Cidadãos, idealizado e implementado pela Revita Salvador em 2016, estimula o protagonismo infanto-juvenil a partir de atividades de educação, conscientização e estímulo à leitura. Temas como cidadania, meio ambiente, sustentabilidade e consumo foram abordados em 20 encontros, com a participação de cerca de 90 jovens do Instituto Fatumbi, na comunidade de Alto das Pombas.

Além das oficinas, o Projeto Trans(in)formar Cidadãos fornece ainda informações para os jovens sobre o mercado de trabalho e funcionamento dos serviços nos setores de comunicação e gerenciamento de resíduos.

Cerca de 20 educadores do Instituto Fatumbi participaram de atividades de integração do projeto, para aproximá-los da Revita e compartilhar as propostas do projeto, bem como apresentar as oficinas realizadas pelos participantes do projeto.

Prêmios e reconhecimentos

Anuário Época negócios 360ºO Grupo Solví conquistou 1º lugar na dimensão

Responsabilidade Socioambiental, 2º lugar na Dimensão Governança Corporativa e 3º em

Desempenho Financeiro.

579.358

roseli Oliveira, colaboradora da Battre à frente do projeto

Conseguimos promover o empoderamento das comunidades, sem ser assistencialistas. Para a empresa é bom, pois demonstra o legado para sua comunidade e cumpre seu papel como empresa responsável.”

50 51Relatório Anual Solví 2017 Relatório Anual Solví 2017

PILAR SOCIAL PILAR SOCIAL

Page 27: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

Pilar Econômico

O Grupo Solví acredita na sustentabilidade como

princípio e fim de suas atividades. Por meio de

práticas responsáveis em todas as etapas das nossas

atividades (e dos nossos parceiros estratégicos),

nos perpetuamos e solidificamos nossa atuação.

Nossos resultados - muitas vezes influenciados por

desempenho do cenário econômico - advém das

nossas práticas sustentáveis, que tornaram-se diferenciais

dos nossos serviços.

Page 28: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

Nosso principal desafio no ano foi nos mantermos firmes na materialização do nosso planejamento, apesar do cenário econômico instável. Investimos e operamos apesar da crise (temos 12 aterros em fase avançada de implantação, por exemplo). Colhemos resultados de quem acredita na força da sua marca e nas pessoas.

Na Solví Resíduos Públicos, por exemplo, tivemos o melhor resultado histórico da empresa a partir da melhoria das margens de lucro obtidas com austeridade, e a implementação de um novo Sistema de Gestão descentralizado e de projetos como o FOCO.

A partir do fortalecimento da liderança, nos voltamos à gestão contratual, para fortalecer nossas relações com os clientes e contribuir para mantermos o equilíbrio financeiro da empresa.

Na Solví Soluções Industriais, apresentamos uma margem consolidada superior à de 2015, mesmo realizando uma receita inferior. O Lucro Líquido do ano foi 17% superior ao ano anterior. Este resultado deve-se a uma forte gestão de custos implantada em todas as operações da unidade, por meio do

Desempenho econômico

EBitDA (em R$/mil)

Participação na receita bruta (%) receita bruta (em R$/mil)

Distribuição do DVA (% e em R$/mil)

Ativos (em R$/mil)

68%PúBliCo

PriVADo32%

Programa de Gestão de Excelência em Desempenho (PED) – com a implementação e análise de indicadores de controle operacional (KPIs e Planos de Ação).

Por meio da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), investimos na ampliação da capacidade de operação para aterro em Minas do Leão (RS) para 4 mil toneladas de recebimento/dia. Com a licença de operação concedida em 2016, atenderemos a demanda existente no Estado.

Iniciamos as atividades da Rio Negro Ambiental, empresa controlada pela Companhia de Saneamento do Norte integrante do Grupo Solví. O contrato assinado com o Governo do Amazonas em regime de concessão para a prestação dos serviços públicos de produção, fornecimento de água tratada por atacado tem duração de 30 anos. Abasteceremos 33 bairros da zona leste de Manaus, e que atualmente beneficia mais de 500 mil famílias.

Alinhado com seu planejamento estratégico, em 2015, Grupo Solví manteve investimentos para ampliação de atividades.

4.429.317

2015

4.496.830

2016

2016

2016

tributos e contribuições (em R$/mil)

investimentos (em R$/mil)

2015 2016

224.076249.836

25,99%

39,03%

0,23%

26,15%

551.985

828.885

555.212

4.803

Governo

Colaboradores

Acionistas (dividendos efetivamente pagos)

Financiadores (aluguéis + Juros)

2,39%

6,21%

50.803

131.887

Lucro retido (parte dos não controladores)

Lucro retido (parte da controladora)

3.067.309

2015

2.995.082551.985552.731

2015 2016

563.915

599.475

2015

2016

2.123.575TOTAL

136.690

-4.803

Lucro do exercício (parte da controladora)

(-) Dividendos efetivamente pagos

54 55Relatório Anual Solví 2017 Relatório Anual Solví 2017

PILAR ECONôMICO PILAR ECONôMICO

Page 29: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

Conteúdo Geral Página | resposta

Pacto Global

ISO 26000

Estratégia e Análise

G4-1 Mensagem do Presidente 7 Princípio 7, 8, 9 6.2G4-2 Principais impactos, riscos e oportunidades 19, 23 - -Perfil Organizacional

G4-3 Nome da organização 10 - -

G4-4 Principais marcas, produtos e serviços 10, 13 - -

G4-5 Localização da sede da organização 58 - -

G4-6Países nos quais a organização está localizada e opera, relevantes para os tópicos de sustentabilidade

14, 15, 23 - -

G4-7 Natureza da propriedade e forma jurídica da organização 10, 11 - -

G4-8 Mercados em que a organização atua 12, 13 - -G4-9 Porte da organização 15 - 6.2G4-10 Perfil dos empregados 26 - -G4-11 Percentual de empregados cobertos por acordos de negociação coletiva 27 - -G4-12 Cadeia de fornecedores da organização 10 - -

G4-13Mudanças significativas ocorridas no decorrer do período coberto pelo relatório em relação ao porte, estrutura, participação acionária ou cadeia de fornecedores da organização

7 - -

Compromissos com Iniciativas Externas

G4-14 Como a organização adota a abordagem ou princípio da precaução 34, 35 Princípio 7 -

G4-15Cartas, princípios ou outras iniciativas desenvolvidas externamente que a organização subscreve ou endossa

7, 42 - -

G4-16 Participação em associações e organizações nacionais ou internacionais 7 - -Aspectos Materiais Identificados e Limites

G4-17 Entidades incluídas nas demonstrações financeiras consolidadas 54 - -G4-18 Processo adotado para definir o conteúdo do relatório e os limites dos Aspectos 6 - -G4-19 Lista dos Aspectos Materiais 23 - -G4-20 Limite do Aspecto Material dentro da organização 23 - -G4-21 Limite do Aspecto Material fora da organização 23 - -G4-22 Reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores 6 - -

G4-23Alterações significativas em relação a períodos cobertos por relatórios anteriores em Escopo e Limites do Aspecto

6 - -

Engajamento de Stakeholders

G4-24 Lista de grupos de stakeholders engajados pela organização 22, 23 - 6.2G4-25 Base utilizada para a identificação e seleção de stakeholders para engajamento 23 - -G4-26 Abordagem adotada pela organização para engajar stakeholders 23 - -G4-27 Tópicos e preocupações levantadas durante o engajamento (por grupo de stakeholders) 23 - 6.2Perfil do Relatório

G4-28 Período coberto pelo relatório 6 - -G4-29 Data do relatório anterior mais recente 6 - -G4-30 Ciclo de emissão de relatórios 6 - -G4-31 Ponto de contato para perguntas sobre o relatório ou seu conteúdo 58 - -Sumário de conteúdo da GRI

G4-32Opção “de acordo” escolhida pela organização e localização do Sumário de Conteúdo da GRI

6, 56, 57 - -

G4-33Política e prática adotadas pela organização para submeter o relatório a uma verificação externa

24 - -

Governança

G4-34 Estrutura de governança da organização 6, 56, 57 - 6.2

Ética e Integridade

G4-56Descreva os Valores, princípios, padrões e normas de comportamento da organização, como códigos de conduta e de ética

20, 22 - -

G4-57Mecanismos internos e externos adotados pela organização para orientações sobre ética e em conformidade

24, 25 Princípio 10 -

G4-58Mecanismos internos e externos adotados pela organização para comunicar preocupações sobre comportamentos não éticos

24, 25 - -

Gri-G4 índice remissivoConteúdo Padrao Específico Página |

respostaPacto Global

ISO 26000

Econômica

Desempenho Econômico

G4-EC1 Valor econômico direto gerado e distribuído 54 -6.8 - 6.8.3

6.8.7 - 6.8.9Impactos econômicos indiretos

G4-EC8 Impactos econômicos indiretos significativos da organização 34, 35, 43 -

6.3.9 - 6.86.8.3 - 6.8.46.8.5 - 6.8.66.8.7 - 6.8.9

Ambiental

Energia

G4-EN7Reduções obtidas nos requisitos energéticos de produtos e serviços vendidos durante o período coberto pelo relatório

37, 40 - 6.5 - 6.5.4

Emissões

G4-EN17 Emissões indiretas de Gases de Efeito Estufa 40 Princípio 8 6.5 - 6.5.5G4-EN19 Reduções de emissões de Gases de Efeito Estufa 39, 40 Princípio 8 6.5 - 6.5.5Produtos e Serviços

G4-EN27 Mitigação de impactos ambientais no decorrer do período coberto pelo relatório37, 38, 38,

40, 41Princípio

7, 8, 96.5 - 6.5.4

6.6.6Transportes

G4-EN30Impactos ambientais significativos decorrentes do transporte de produtos e empregados

21, 35, 36 - -

Geral

G4-EN31 Total de investimentos e gastos com medidas de proteção ambiental 37 Princípio 7,8 6.5Avaliação ambiental de fornecedores

G4-EN32 Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios ambientais 10 - -G4-EN33 Fornecedores submetidos a avaliações de impacto ambiental 10 - - Social – Práticas trabalhistas e trabalho decente

Emprego

G4-LA1 Número total e a taxa de novas contratações de empregados 26 - 6.4 - 6.4.3G4-LA3 Taxa de retorno ao trabalho após licença maternidade/paternidade 28 - - Saúde e Segurança no trabalho

G4-LA6 Taxa de lesões e doenças ocupacionais 31 6.4 - 6.4.6 Treinamento e educação

G4-LA9 Treinamento realizado pelos empregados da organização 30, 31 - -G4-LA10 Programas para aperfeiçoar as habilidades de empregados 30, 31 - - Diversidade e igualdade de oportunidades

G4-LA12 Responsáveis pelos órgãos de governança da organização 24 - -G4-LA10 Programas para aperfeiçoar as habilidades de empregados 30 - - Social – Direitos Humanos

Práticas de Segurança

G4-HR7Percentual do pessoal de segurança que recebeu treinamento formal nas políticas ou procedimentos específicos de direitos humanos e sua aplicação na segurança

31 - -

Social – Sociedade

Comunidades Locais

G4-SO1Percentual de operações que implementaram programas de engajamento da comunidade, de avaliação de impactos e de desenvolvimento local

22, 23, 43, 44, 45, 48

-6.3.9 - 6.8

6.8.5 - 6.8.7

56 57Relatório Anual Solví 2017 Relatório Anual Solví 2017

GRI-G4 ÍNDICE REMISSIVO GRI-G4 ÍNDICE REMISSIVO

Page 30: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

lista de contatos

Coordenação Editorial Grupo Solví

Claudia Sérvulo Dias e Luana Viana

redação e Design

Global Conteúdo Estratégicowww.globalconteudo.com.br

Direção de arte

David Esperidião de Araujo

Edição

Claudia Sérvulo Dias

revisão

Jaques Lemos

imagens

Arisson Marinho

Arquivo Grupo Solví

Juliano Mendes

O conteúdo completo deste Relatório pode ser acessado também no site: www.solvi.com/biblioteca/relatorio-anual

Solicitações de informações adicionais, sugestões ou comentários a respeito deste Relatório podem ser

enviados para a área de Comunicação e Responsabilidade Social do Grupo Solví: [email protected]

GruPo SolVíPresidente: Carlos Leal VillaDiretoria de Auditoria Interna, Riscos e Controle: Celia Maria B. Francini VasconcelosDiretor Financeiro: José Francivito DinizDiretor de Pessoas: Lucas RadelDiretor Técnico e de Gestão de Conhecimento: Eleusis Bruder Di CreddoAvenida Gonçalo Madeira, 400Jaguaré – São Paulo – SPCEP 01415-000 Tel.: (11) [email protected]

SolVí rESíDuoS PúBliCoSDiretor de Operações: Lucas Feltre Avenida Gonçalo Madeira, 400Jaguaré – São Paulo – SPCEP 01415-000Tel.: (11) 3124-3600

SolVí SoluÇÕES inDuStriAiSPresidente: Celso PedrosoRua Gandavo, 363Vila Clementino – São Paulo – SPCEP 04023-001Tel.: (11) 3138-5959

ESSEnCiSwww.essencis.com.br(11) [email protected]

KolEtA AmBiEntAlwww.koleta.com.brRio de Janeiro(21) [email protected]ão Paulo(11) [email protected]

Gri – GErEnCiAmEnto DE rESíDuoS inDuStriAiS(11) [email protected]

orGAnoSolVí(18) [email protected]

SolVí SAnEAmEntoDiretor de Operações: Lucas Feltre Avenida Gonçalo Madeira, 400Jaguaré – São Paulo – SPCEP 01415-000Tel.: (11) [email protected]

SolVí VAloriZAÇÃo EnErGÉtiCADiretor de Operações: Lucas Feltre Avenida Gonçalo Madeira, 400Jaguaré – São Paulo – SPCEP 01415-000 Tel.: (11) [email protected]

CSC – CEntro DE SErViÇoS ComPArtilHADoSDiretora Executiva: Elaine Gabarrão Avenida Gonçalo Madeira, 400Jaguaré – São Paulo – SPCEP 01415-000Tel.: (11) [email protected]

inStituto SolVíPresidente: Eleusis Bruder Di CreddoAvenida Gonçalo Madeira, 400Jaguaré – São Paulo – SPCEP 01415-000Tel.: (11) [email protected]

Agradecemos a todos os que contribuem,

diariamente, para construirmos o

nosso futuro. Aos que trabalharam

comprometidos para ampliarmos a

capacidade de atendimento das demandas

da sociedade. Aos que inovaram, conosco,

nas soluções em engenharia ambiental

para a destinação final de resíduos e

geração de energia limpa. Nosso obrigado

a todos vocês que constroem nossa

história e fizeram do ano de 2016, um ano

de superação, relatado neste documento.

58 Relatório Anual Solví 2017

LISTA DE CONTATOS

Page 31: Relatório AnuAl 2017 - Solvísolvi.com/wp-content/uploads/2017/08/RA-Solvi_2016-2017... · 2017. 8. 8. · qualidade de vida, na integração de comunidades excluídas do sistema

Avenida Gonçalo Madeira, 400Jaguaré – São Paulo – SPCEP 01415-000