relatório proppi

17
Relatório Anual 2009 Universidade Federal Fluminense

Upload: thiagopetra

Post on 04-Jun-2015

590 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RelatóRio Proppi

Relatório Anual

2009

Universidade Federal Fluminense

Page 2: RelatóRio Proppi

ReitorRoberto de Souza Salles

Vice-ReitorEmmanuel Paiva de Andrade

Pró-Reitor de Assuntos AcadêmicosSidney Luiz de Matos Mello

Pró-Reitora de PlanejamentoMiriam Assunção de Souza Lepsch

Pró-Reitor de ExtensãoFábio Barboza Passos

Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e InovaçãoAntonio Claudio Lucas da Nóbrega

Superintendência de AdministraçãoLeonardo Vargas da Silva

Superintendência de Recursos HumanosJovina Maria de Barros Bruno

Superintendência de Arquitetura, Engenharia e PatrimônioMário Augusto Ronconi

Universidade Federal Fluminense

Page 3: RelatóRio Proppi

Relatório Anual 2009

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPi) é o

órgão central da Universidade Federal Fluminense responsável pela

coordenação, supervisão e estímulo às atividades de pesquisa e

pós-graduação. Em 2009, foi incluso o termo Inovação,

apresentando uma Pró-Reitoria criativa e propositiva.

Objetivando aumentar a eficiência interna e a visibilidade externa

da Universidade como um todo e, mais especificamente, das áreas

relacionadas à pesquisa e pós-graduação, foram estabelecidos

alguns princípios norteadores para a gestão da PROPPi em 2009:

?Funcionamento integrado entre as Coordenadorias da Pró-

Reitoria;

?Gerenciamento metodológico de processos, para evitar

retrabalho e otimizar as ações;

?Respostas produzidas para todas as demandas;

?Fluxo de decisões abertos e recursáveis;

?Decisões baseadas em critérios acadêmicos e estratégicos.

Neste relatório você conhecerá as principais ações desenvolvidas

pela PROPPi ao longo do ano de 2009. Esta é a versão resumida que

antecede a divulgação no início de 2010 de um documento mais

completo e detalhado.

Apresentação

PROPPiRua Miguel de Frias, nº 9, 3º andar - Sl 303 - Icaraí - Niterói - RJ - CEP 24220-000Telefone: 2629-5102Portal: www.proppi.uff.br

PROPPi

Page 4: RelatóRio Proppi

Estrutura da Proppi

A PROPPi está estruturada em um conjunto de coordenadorias:

* Coordenadoria de Pós-Graduação Stricto Sensu (CPGS)

Coordenadora: Suzana Moss de Oliveira

* Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu (CPGL)

Coordenador: Roberto Kant de Lima

* Coordenadoria de Pesquisa (CPQ)

Coordenadora: Maria Domingues Vargas

Coordenadora Adjunta: Izabel Paixão

* Coordenadoria de Capacitação Docente e Técnica (CCDT)

Coordenadora: Ana Maria Reis Ferreira

* Coordenadoria de Administração Financeira (CAF)

Coordenador: Vera Lucia Lavrado Cupello Cajazeiras

Em 2009, incorporou-se à estrutura da PROPPi, a:

* Agência de Inovação da UFF (Agir)

Diretora: Fabiana Rodrigues Leta

Vinculam-se, ainda, à Pró-Reitoria:

* Assessoria do Pró-Reitor

Assessora: Maria Leonor Veiga Faria

* Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento do HUAP

Coordenador: Beni Olej

* Editora da Universidade Federal Fluminense (EdUFF)

Diretor: Mauro Romero Leal Passos

Relatório Anual 2009 PROPPi

Page 5: RelatóRio Proppi

Relatório Anual 2009 PROPPi

Pesquisa

Foi criado em 2009 o Edital Jovens Pesquisadores, vinculado ao Fopesq, com o objetivo de apoiar a execução de projetos de pesquisa científica, tecnológica, ou de inovação, de jovens pesquisadores docentes da UFF, contratados a partir de 2006 e que obtiveram seu título de doutor a partir de 2004. Neste ano, foram submetidos 117 projetos por via eletrônica no E-Fomento da PROPPi, dos quais 97 foram enquadrados no Edital e estão distribuídos da seguinte forma entre as grandes áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Humanas; Lingüística, Letras e Artes; e Ciências da Saúde.

Edital Jovens Pesquisadores

Projeto de Publicação Científica

O Projeto de Publicação Científica foi criado em 2009 com o objetivo de aumentar quantitativa e qualitativamente a produção científica na UFF, uma vez que a publicação científica constitui um dos principais indicadores de produção acadêmica, com impacto no processo de transformação social das pesquisas, na competitividade dos docentes na busca por recursos, na avaliação dos programas de pós-graduação e na formação dos mestrandos e doutorandos. Duas ações concretas já foram desenvolvidas:?A realização do Seminário sobre Publicação Científica, com aproximadamente 500 inscritos;?Implantação de um serviço de tradução científica profissional para a língua inglesa.

Page 6: RelatóRio Proppi

Relatório Anual 2009 PROPPi

Pesquisa

A FINEP divulgou, em 20 de julho de 2009, a lista dos projetos aprovados no âmbito do Proinfra 2008/2009. A UFF foi contemplada com 8,425 milhões, que corresponde a um aumento de 111% em relação ao montante aprovado no anterior. Foram contemplados quatro sub-projetos que fizeram parte do projeto institucional submetido em março e elaborado pela Comissão Multidisciplinar de Projetos, sob a liderança da Coordenadoria de Pesquisa da PROPPi.

Pró-Infra: captação de 8,4 milhões

8.425

3.6433.000

1.720

3.983

2.548

3.880

Importação para Pesquisa Científica e Tecnológica

Considerando a importância estratégica da importação de equipamentos e insumos para pesquisa científica para o desenvolvimento da infra-estrutura e dos projetos conforme a Lei 8.010/90, que determina o uso exclusivo em programas de pesquisa científica ou tecnológica, a PROPPi passou a oferecer em 2009 assessoria aos pesquisadores para efetuarem importação na modalidade de pessoa física, a qual ocorre através do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), o que reduz os custos do processo e confere maior clareza na prestação de contas quanto a relação entre a fonte dos recursos e os itens importados. Esta característica, destacada pela PROPPi à FAPERJ, motivou sua incorporação pelo conselho superior daquela fundação aos seus procedimentos regulares.

Para informações complementares, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Page 7: RelatóRio Proppi

INCT-InEACInstituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Instituto de Estudos em Administração Institucional de Conflitos

Relatório Anual 2009 PROPPi

Pesquisa

Instituição do Prêmio UFF de Excelência Científica

A criação do Prêmio UFF de Excelência Científica foi uma iniciativa da PROPPi e teve como objetivos reconhecer e divulgar o mérito científico alcançado pelos seus mais destacados pesquisadores.

O Prêmio UFF de Excelência Científica foi lançado no dia 09 de julho em cerimônica realizada no Teatro da reitoria e outorgou ao Prof. Paulo Rangel Rios, Professor Titular da Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda, o primeiro prêmio na área de Engenharias e Ciências Exatas e da Terra. O evento homenageou os 51 docentes contemplados no ano de 2009 com a bolsa de Produtividade do CNPq.

A segunda edição do evento foi realizada no dia 05 de novembro do mesmo ano. Os três docentes que receberam o prêmio foram Edson dos Santos Marchiori (Medicina), Lúcia Helena (Literatura) e Vitor Francisco Ferreira (Química).

PIBIC

A PROPPi obtém anualmente, do CNPq, uma cota institucional de Bolsa de Iniciação Científica, além de disponibilizar bolsas adicionais com recursos próprios.

Em 2009 o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC -, através de uma ação direta da PROPPi, conquistou 36 bolsas extras para áreas estratégicas. A gestão do processo PIBIC tem sido modernizada com o novo sistema online.

Os Institutos Nacionais foram criados pelo Ministério de Ciência e Tecnologia para ocupar posição estratégica no Sistema Nacional de C&T, tanto pela sua característica de ter um foco temático em uma área de conhecimento para desenvolvimento a longo prazo como pela complexidade maior de sua organização e porte do financiamento. As propostas para formação de Institutos foram apresentadas por pesquisadores de reconhecida competência nacional e internacional na sua área de atuação e foram lastreadas em um programa bem estruturado e articulado que permita avanços científicos substanciais ou desenvolvimento tecnológico inovador, e não apenas em um projeto de pesquisa ou um conjunto de projetos de pesquisa, mesmo que aparentados ou vinculados.

Na UFF, apenas um projeto foi aprovado na primeira chamada: o Instituto de Estudos em Administração Institucional de Conflitos - InEAC -, coordenado pelo professor Roberto Kant de Lima. A implantação do Instituto tem recebido todo apoio da PROPPi, mais objetivamente na forma da articulação junto a EMATER-RIO na cessão de 8 salas situadas em um prédio comercial à Rua José Clemente nº 73, 9º andar, Centro de Niterói, pelo período mínimo de 10 anos para abrigar o InEAC.

Page 8: RelatóRio Proppi

Cresce o número de alunos nos cursos de Pós-Graduação da UFFUm levantamento da evolução histórica dos cursos de Pós-Graduação oferecidos pela UFF revelou um crescimento tanto no número de programas quanto no total de alunos matriculados que hoje ultrapassam 4.500 incluindo cursos de doutorado, mestrado acadêmico e mestrado profissional.

A criação de novos programas de Pós é resultado de um trabalho de longo prazo e depende da colaboração de diversos atores, particularmente do corpo docente, discente e de servidores diretamente envolvidos, mas tem sido facilitado por uma atitude de constante apoio às iniciativas por parte da administração central. Notadamente a partir de 2006, a UFF fortaleceu uma série de medidas para impulsionar o crescimento qualificado do número dos cursos e de vagas oferecidas, como a contratação de docentes com doutorado e a política de apoio financeiro através de editais coordenados pela PROPPi.

Número de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFF (dados de 2009 são parciais)

Relatório Anual 2009 PROPPi

Pós-Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF, em conjunto com as Universidades de Bérgamo (Itália), Perpignan (França), Tübingen (Alemanha) e Jawarahal Nehru (Índia), foi contemplado pelo edital aberto pela

Comissão Européia referente a projetos de Doutorado Internacional com a chancela Erasmus Mundus (Erasmus Mundus Joint Doctorate - EMJD).

Dentre os 160 projetos encaminhados a Bruxelas em abril deste ano, 13 foram contemplados, sendo que, no âmbito das Humanidades, apenas o consórcio de que participa o PPGCOM- UFF, como membro permanente. Além das 5 universidades principais acima citadas, outras 11 universidades estrangeiras integram o programa, na qualidade de participantes.

O projeto, intitulado "Cultural Studies in Literary Interzones", será coordenado pela Profa. Dra. Maria Cristina Franco Ferraz, tendo como áreas de concentração principais Literatura Comparada e Cultura Visual. A PROPPi tem colaborado na articulação interna com a Assessoria Internacional e exernamente com as instituições estrangeiras, uma vez que essa importante conquista projeta nossa Universidade em âmbito internacional e demonstra uma atitude de vanguarda.

Doutorado Internacional com participação do Programa de PG em Comunicação

Page 9: RelatóRio Proppi

Relatório Anual 2009 PROPPi

Pós-Graduação

Pós-Graduação Lato Sensu: regular para funcionar com qualidade, eficiência e segurança

A Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu (CPGL) da PROPPi tem a missão de regular academicamente o funcionamento dos cursos de especialização, garantindo a qualidade e eficiência dos mesmos através do atendimento às regras em vigor e da facilitação dos trâmites burocráticos envolvidos em sua criação e execução, trabalho este que contribui para o controle financeiro dos recursos captados. Orientados pelo Plano de Desenvolvimento Institucional da UFF, estabelecemos as seguintes metas para o ano de 2009: 1) definir de forma clara e objetiva as regras e procedimentos de regulação acadêmica e financeira dos cursos; 2) construir uma versão atualizada do Regulamento da Pós-Graduação Lato Sensu; 3) aumentar a eficiência gerencial da CPGL.

Meta 1) A atividade da CPGL ocorre em ambiente de forte tensão e insegurança jurídico-administrativa, em função das diferentes e até mesmo contraditórias interpretações das regras vigentes que determinam as relações entre a Universidade e suas Fundações de apoio. Por esta razão, foram realizadas inúmeras reuniões da PROPPi com coordenadores de cursos, PROGER, PROPLAN e FEC, buscando desempenhar um intenso trabalho de articulação para que seja possível construir instrumentos administrativos robustos, eficientes e duradouros de regulação e de garantia da qualidade dos cursos. Os roteiros resultantes elaborados pela CPGL estão disponíveis em e definem, entre outros aspectos, que a abertura de novas turmas está sujeita à regularização do referido curso, o que inclui a apresentação de relatórios acadêmicos anuais e de prestações de contas finais de cada turma, a serem encaminhados pela PROPPi ao Conselho de Curadores, de acordo com as normas em vigor (Resolução CUV nº 155/2008).

Meta 2) Com as sucessivas modificações das regras e procedimentos para funcionamento dos cursos de especialização ocorridas entre 2007 e 2008 (novas resoluções do CES/CNE, Portaria Interministerial MEC/MS e decisões do CUV), além de fatos novos como a criação das residências multiprofissionais e o acelerado crescimento dos cursos à distância, foi necessário dar início à construção coletiva de um novo Regulamento para a Pós-graduação Lato Sensu, cuja minuta foi apresentada, pela PROPPi, aos coordenadores para que fizessem considerações, as quais serão consolidadas e submetidas ao CEP no início de 2010 para o devido encaminhamento.

Meta 3) Dotar a CPGL de maior eficiência gerencial tornou-se ainda mais relevante em função do grande crescimento que experimentou este setor da UFF. Neste sentido, houve acréscimo do pessoal administrativo, treinamento em gestão de processos e construção de um novo sistema acadêmico atualizado tecnologicamente e integrado aos bancos de dados da Universidade, capaz de reduzir o retrabalho, maximizar a eficiência na regulação e facilitação do funcionamento dos cursos, agilizar o andamento dos processos internos e atender com rapidez e precisão às demandas de coordenadores e alunos que hoje chegam a 7.506 matriculados.

http://www.proppi.uff.br/cpg-lato-sensu/apresentacao/apresentacao

Page 10: RelatóRio Proppi

A Universidade Federal Fluminense recebeu aprovação do seu Plano Institucional de Formação de Quadros Docentes (Planfor), obrigatório para a submissão de propostas ao Programa de Formação Doutoral Docente - Prodoutoral.

O Planfor é um documento no qual a instituição estabelece os princípios, objetivos e metas relacionados à formação de quadros docentes, definido no Prodoutoral - programa voltado para a capacitação e aprimoramento da qualificação docente, visando à consolidação de grupos de pesquisa e à formação de programas de Pós-graduação.

Além da gestão do Prodoutoral, a ação institucional desta Pró-Reitoria será estimular, ainda mais reiteradamente, a capacitação dos docentes da UFF, para reduzir a demanda reprimida de qualificação, buscando aumentar o número proporcional de mestres e doutores.

Aprovação Prodoutoral

Relatório Anual 2009 PROPPi

Capacitação

Page 11: RelatóRio Proppi

Título

Criação da Agência de Inovação (Agir)

A partir de um movimento crescente de diferentes setores da UFF, a Agência de

Inovação (Agir) foi criada formalmente no dia 02 de abril de 2009 como uma

proposta de ampliar as ações da PROPPi na direção do estímulo à iniciativas

institucionais de inovação tecnológica e social. Para tanto, a estrutura da Agir

incorporou a Incubadora de Empresa (INITIA) e o Escritório de Transferência do

Conheciento (ETCO). Além disso, a criação da Agir atende às exigências da Lei

10.973, de 2 de dezembro de 2004, denominada “Lei da Inovação”, que prevê a

criação de uma unidade, em cada Instituição Científica e Tecnológica Federal

(ICT), com a incumbência de executar a lei no âmbito da entidade. Como posto

em seu artigo 16, “A ICT deverá dispor de núcleo de inovação tecnológica, próprio

ou em associação com outras ICTs, com a finalidade de gerir sua política de

inovação”.

Durante o primeiro ano de

existência, a Agir já realizou as

seguintes atividades:

•Elaboração do Catálogo da Agir

•Reuniões periódicas do Fórum

de Agentes de inovação

•Desenvolvimento do Portal da

Agir www.proppi.uff.br/portalagir.

•Participação na Niterói

Fenashore

•Apoio à realização do II

Desafio Inovação

•Apoio ao Seminário

Internacional Conhecimento &

Inovação

•Ciclo de Seminários sobre

Inovação: Oportunidades e Desafios

AGIR/Agência de InovaçãoDireção: Profa. Fabiana LetaTelefone: 2629-5103www.proppi.uff.br/portalagirwww.twitter.com/AgirUFF

Inovação

Relatório Anual 2009 PROPPi

Page 12: RelatóRio Proppi

Desenvolvimento do projeto Parque

Tecnológico de Niterói

Título

Inovação

O projeto Parque Tecnológico de Niterói é uma

parceria entre o Exército, a Universidade

Federal Fluminense e a Prefeitura de Niterói

tendo por objetivo o desenvolvimento sócio-

econômico local e regional sustentável,

pautado na inovação a partir da pesquisa

científica e tecnológica em um espaço atualmente ocupado no Barreto

pelo 19ºBatalhão Logístico do Exército.

O projeto do Parque encontra-se em construção, a partir de reuniões

coordenadas pela PROPPi/Agir com os representantes de cada instituição

diretamente envolvida.

Desenvolvimento do projeto Pólo Tecnológico

e de Indústrias Criativas em Niterói

A proposta de criação de um Polo Tecnológico e

de Indústrias Criativas em Niterói tem como

objetivo contribuir para o desenvolvimento local

de Ciência e Tecnologia em mídias, fomentar a

criação e atração de pequenas, médias e grandes

empresas, desenvolver atividades para inclusão

social e capacitação técnica de profissionais das

comunidades carentes da região, entre outras

medidas.

Na etapa atual, a proposta encontra-se em fase de articulação junto ao

governo municipal e estadual, mais diretamente com as secretarias de

Ciência e Tecnologia e de Cultura.

Relatório Anual 2009 PROPPi

Page 13: RelatóRio Proppi

2Núcleo de Tecnologia da Proppi (NTP )

Título

2?O Núcleo de Tecnologia da PROPPi (NTP ) vem desenvolvendo na

Universidade Federal Fluminense aplicações com a utilização da

plataforma Java Enterprise Edition e o Sistema de Gerenciamento de 2Conteúdo Drupal. Em 2009, o NTP produziu:

?o novo sistema eletrônico do PIBIC (em

desenvolvimento);

?o sistema acadêmico da Pós-Graduação

(em desenvolvimento);

?o novo portal da PROPPi;

?novo site da Agir;

?sites de cursos de Pós-Graduação;

?sistema de controle de despesas dos

cursos de Pós-Graduação;

?automatização do preenchimento das

informações do relatório anual do Lato Sensu;

?Pingifes: Coleta de informações de diversas bases para a Universidade

informar sua matriz orçamentária do MEC (esta solução despertou o

interesse de outras universidades que possuiam o mesmo problema);

?sistema E-Fomento de submissão de demandas e emissão de

pareceres via internet, utilizado no Jovens Pesquisadores como piloto.

Relatório Anual 2009

Tecnologia

PROAC - PROPPi - UFF

NTP2

Núcleo de Tecnologia

A PROPPi entende a tecnologia da informação como uma área estratégica para o desenvolvimento da Universidade. Sendo assim, criou um Núcleo de Tecnologia, em conjunto com a PROAC e o NTI, segundo uma filosofia de trabalho integrada e baseada em código aberto com a participação predominante de alunos na construção de soluções perenes e renováveis, que permanecerão como um legado para a UFF.

PROPPi

Page 14: RelatóRio Proppi

Encontro de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação do Rio de Janeiro

A UFF sediou no dia 14 de outubro de 2009 o Encontro Regional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, com a presença do Pró-reitor da UFF, Profº Antonio Claudio Lucas da Nóbrega; da UFRJ, Profª Angela Uller; da Uni-Rio, Profª Maria Tereza Barbosa; da Uenf, Prof. Edson Silva; da UFRRJ, Profª Áurea Lima; do CEFET-Rio, Prof. Pedro Manoel Pacheco e as representantes da Uerj, Profª Maria del Carmen Corrales e Profª Elizabeth Macedo; da Unigranrio, Profª Jacqueline Lima e Cristina Souza, do Cefet.

O evento abordou temas como participação das fundações de apoio em projetos de pesquisa com financiamento público, importação para pesquisa, Programa de Apoio à Pós-Graduação - PAPG e avaliação da Capes, dentre outros.

Relatório Anual 2009 PROPPi

Eventos e Destaques

Evento reuniu os grandes desenvolvedores do mundo Java, como Francisco Gioielli, da Google.

The Developer’s Conference 2009

Da idéia à publicação científica na área médica

Numa iniciativa conjunta da PROPPi e da Unidade de Pesquisa Clínica do Huap, o Prof. Ricardo Pietrobon (foto), da Universidade de Duke, Carolina do Norte. O palestrante apresentou no dia 10 de dezembro de 2009 para pesquisadores da área de saúde um sistema de ferramentas tecnológicas, composto de plataformas operacionais, cujo o objetivo é aumentar e qualificar a produção de artigos originais na área.

Page 15: RelatóRio Proppi

Visita do Diretor de Avaliação da CAPES à UFF

No dia 9 de outubro de 2009 coordenadores e representantes de 34 Programas de Pós-graduação da UFF estiveram presentes à reunião promovida pela PROPPi com o professor

Lívio Amaral, Diretor de Avaliação da CAPES.

Alguns importantes esclarecimentos foram dados a respeito da próxima avaliação trienal da CAPES, a saber: i) haverá um período de ajuste para que os comitês de área da CAPES revejam a classificação dos periódicos de acordo com o critério Qualis; ii) haverá, também para os comitês de área, a possibilidade de relacionar os livros considerados mais importantes para as Pós-graduações (a elaboração de um critério Qualis-livro foi descartada, pelo menos para a próxima avaliação trienal); iii) haverá um período para correções nos dados do Coleta CAPES de 2008; correções aos dados de 2007 poderão também ser relacionadas no "caderno F".

Relatório Anual 2009 PROPPi

Eventos e Destaques

O Chefe do Departamento de infra-estrutura das Universidades da FINEP, Sr. Ricardo Rosa, esteve no Auditório Ismael Coutinho, do Instituto de Letras, no dia 16/12, a convite da PROPPi, para apresentar um histórico das Chamadas Públicas do PROINFRA e as novidades da Chamada Pública 2009.

A realização do encontro, aberto a todos os pesquisadores e diretores de Unidades, teve como objetivo conhecer a perspectiva da FINEP na organização das Chamadas Públicas CT-INFRA / PROINFRA, com vistas a aumentar a eficiência da Universidade Federal Fluminense na captação e execução financeira desses recursos.

Novidades sobre as Chamadas Públicas CT-Infra / Pro-Infra

Inauguração de novas instalações para NTP2Foi inaugurado no dia 17 de dezembro o setor de desenvolvimento dos sistemas acadêmicos no Núcleo de Tecnologia da PROPPi, com aparato tecnológico de ponta. O investimento é tido como importante e estratégico para o desenvolvimento da UFF.

Page 16: RelatóRio Proppi

Relatório Anual 2009 PROPPi

Eventos e Destaques

Seminário de Publicação CientíficaEm novembro a PROPPi realizou no teatro da UFF o 1º Seminário de Publicação Científica, evento que teve aproximadamente 500 inscritos e contou com a presença do Prof. Rogério Meneghini, dietor científico da Scielo, entre outros convidados externos.

O objetivo da PROPPi foi fornecer elementos para que o docente e, principalmente, o aluno de Pós-graduação aumentem sua capacidade de publicar com qualidade.

A grande procura dos alunos e docentes em participar do evento foi considerado um ponto positivo, pois não só confirma uma demanda antiga por um espaço de discussão sobre o assunto como o grande interesse da comunidade acadêmica da UFF em produzir conhecimento e divulgá-los através de publicações científicas.

Ocorreu em Brasília, no dia 16 de dezembro de 2009, na sede da ANDIFES, o I Encontro do Colégio de Pró-reitores de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação – COPROPPI/Andifes -, que congrega os Pró-Reitores das 58 IFES.

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF foi escolhida a representante da região sudeste no Colégio.

Planejamento estratégico orienta ações da PROPPiO ano de 2009 iniciou com um seminário interno, com a participação de todos os coordenadores e funcionários da PROPPi, com o objetivo de construir um planejamento estratégico participativo, orientado pelo Programa de Desenvolvimento Institucional da UFF.

O planejamento definiu missão, visão, valores e programas, como resultado de um trabalho coordenado pelo subsecretário municipal de inovação de Niterói e ex-diretor da FINEP, Hugo Túlio Rodrigues e contou com a presença do professor Waldimir Pirró e Longo, ex-Pró-Reitor da PROPP.

UFF foi escolhida representante da região sudeste no COPROPPI/ANDIFES

Page 17: RelatóRio Proppi

http://www.proppi.uff.br