relatÓrio final - paulistano.org.br · ... testes de comerciais e outros materiais de propaganda,...

55
RELATÓRIO FINAL Pesquisa de Opinião e Satisfação sobre o Club Athletico Paulistano Junho-Agosto 2016

Upload: danghuong

Post on 21-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

RELATÓRIO FINAL Pesquisa de Opinião e Satisfação sobre o Club Athletico Paulistano

Junho-Agosto 2016

APRESENTAÇÃO

A APPCA APPC é uma empresa composta por profissionais experientes na área de pesquisa, mas sempre em busca de novos conhecimentos e inovações. Convidamos V.Sra. a conhecer o nosso site e saber mais sobre nosso trabalho:

www.appconsult.com.br

APRESENTAÇÃOApresentamos aqui o relatório final de um estudo que investigou a satisfação dos Sócios do Club Athletico Paulistano com relação a diversos aspectos do clube e da sua atual administração, a opinião dos Conselheiros sobre os mesmos temas, além da opinião dos gerentes de diferentes áreas a respeito da administração do clube, a fim de subsidiar a elaboração do novo Plano Diretor. A pesquisa contou com 4 metodologias complementares, abordadas de forma qualitativa e quantitativa. Assim, as conclusões do estudo foram fundamentadas em resultados completos e seguros. Nas próximas páginas, detalhamos as metodologias utilizadas e os principais resultados. Além deste relatório, foram entregues também os relatórios específicos de cada metodologia utilizada.

OBJETIVOSDestacamos como principais objetivos da pesquisa, investigar: 1) A satisfação do sócio com relação a: - Dependências; - Oferta e qualidade da programação cultural, eventos sociais e cursos de esportes; - Comunicação do clube com seus sócios; - entre outros aspectos do clube. 2) A relação do sócio com o clube: - Hábitos de uso do clube (frequência, como vem, etc.); - Principais motivos para frequentar o clube e participar de suas atividades; - Índice de recomendação (NPS). Foram tratados também temas sensíveis aos públicos de interesse: Do ponto de vista dos conselheiros, foram investigados esses mesmos temas, e outros referentes à sua participação nas decisões do clube. Por fim, com relação aos gerentes, foram tratados temas mais voltados à área administrativa.

METODOLOGIASO estudo cujos resultados apresentados neste relatório foi composto por 4 metodologias de pesquisa:

1. QUANTITATIVA

Entrevistas face-a-face (sócios)

Pesquisa tradicional, quantitativa, com abordagem pessoal. As entrevistas foram feitas por pessoal experiente neste tipo de metodologia, munidos de tablets equipados com um sistema confiável de gerenciamento, próprio para pesquisas, o que torna a entrevista mais dinâmica,, reduz a possibilidade de erros e aumenta a agilidade. AMOSTRA Para uma leitura confiável dos resultados, realizamos 202 entrevistas com sócios e dependentes maiores de 18 anos. As entrevistas foram realizadas entre terça (21 de junho) e domingo (26 de junho) em todos os períodos do dia, e distribuídas de acordo com o fluxo de sócios informado pelo clube. LOCAL DAS ENTREVISTAS As entrevistas foram realizadas em pontos de fluxo de sócios nas dependências do clube.

METODOLOGIAS

2. Entrevistas em profundidade (Conselheiros) Metodologia qualitativa que consiste em entrevistas mais longas e aprofundadas, com até 1h30’ de duração, conduzidas por profissionais altamente qualificados, e que permitem atingir públicos mais específicos, estudos exploratórios ou para tratar de assuntos mais delicados. O entrevistado é deixado totalmente à vontade, para que suas opiniões sejam tão espontâneas quanto possível. AMOSTRA Foram realizadas 20 entrevistas com conselheiros do clube, selecionados de forma intencional, de forma a ouvir diferentes perfis de conselheiros. RECRUTAMENTO O recrutamento foi feito por telefone, com base em listagem fornecida pelo clube. Aos conselheiros convidados foi garantindo o anonimato. Dessa forma, as opiniões aqui apresentadas não são identificadas. LOCAL DAS ENTREVISTAS As entrevistas foram realizadas nas dependências do clube, entre os dias 30 de junho e 4 de julho de 2016.

METODOLOGIAS

3. Grupos Focais (gerentes e sócios)

Metodologia qualitativa, na qual cerca de 8 pessoas são recrutadas de acordo com perfil pré-definido, para debater a respeito de temas relacionados ao objetivo da pesquisa. A discussão é moderada por profissional altamente qualificada e experiente neste tipo de pesquisa. Fornece resultados muito ricos para análises exploratórias de temas, testes de comerciais e outros materiais de propaganda, avaliação de imagem de empresas, governos e pessoas, entre outros. AMOSTRA Foram realizados 2 grupos focais, com os seguintes perfis: 1. Sócios-responsáveis: misto – homens e mulheres – de diferentes faixas etárias, a partir dos 30 anos. Os sócios serão recrutados nas dependências do clube. 2. Gerentes: misto – homens e mulheres – de diferentes áreas de atuação. Os gerentes poderão ser recrutados nas dependências do clube ou por telefone, sempre a partir de listagem fornecida pelo clube. LOCAL DOS GRUPOS Os grupos foram realizados em sala disponibilizada pelo próprio clube nos dias 14 e 22 de junho de 2016.

METODOLOGIAS

4. Enquete de satisfação online (sócios)

Além das metodologias acima, a fim de dar voz a qualquer sócio que se interessasse em opinar, também foi realizada uma pesquisa online de satisfação dos sócios em relação ao clube. O questionário aplicado foi uma forma simplificada daquele utilizado na pesquisa face-a-face. AMOSTRA Não foi definida amostra a priori. O questionário foi programado online e disponibilizado no site do clube. O questionário ficou disponível por cerca de 40 dias e obteve 162 respostas. A enquete online não tem o rigor estatístico da pesquisa face-a-face, mas pode trazer insights para a análise das demais metodologias, além de oferecer a todos os sócios a oportunidade de manifestarem sua opinião.

PRODUTOSOs resultados da pesquisa foram entregues na forma de 6 relatórios:

1. PESQUISAQUANTITATIVARelatório composto por gráficos e t abe la s com os p r i nc ipa i s r e s u l t a d o s d a p e s q u i s a quantitativa (presencial)

2. GRUPO FOCAL:SÓCIOS RESPONSÁVEISRelatório em formato de texto com os principais resultados da discussão em grupo realizada com os sócios responsáveis

3. GRUPO FOCAL:GERENTESRelatório em formato de texto com os principais resultados da discussão em grupo realizada com os gerentes

4. ENTREVISTAS (EPs):CONSELHEIROSRelatório em formato de texto com os principais resultados das entrevistas em profundidade realizadas com os conselheiros

5. ENQUETE ONLINEQUANTITATIVARelatório composto por gráficos e t abe la s com os p r i nc ipa i s r e s u l t a d o s d a p e s q u i s a quantitativa online

6. RELATÓRIO FINAL:Trata-se do presente relatório, que traz análises com as principais conclusões do estudo, tendo por base os resultados obtidos em todas as metodologias acima. Para resultados mais detalhados, consultar os relatórios específicos de cada metodologia.

RESULTADOS

CARACTERIZAÇÃO DOS ENTREVISTADOS

12%

26%

35%

27%

Menos de 15 anos

Entre 15 e 29 anos

Entre 30 e 44 anos

45 anos ou mais

HÁ QUANTO TEMPO É SÓCIO?tempo médio: 34 anos e 5 meses

Em média, com que frequência vem ao clube Paulistano?

78%

18%

4%

0%

3 vezes por semana ou mais

1 ou 2 vezes por semana

1 a 3 vezes por mês

Menos de uma vez por mês

A amostra de entrevistados respeitou a distribuição por sexo, faixa etária, dias da semana e períodos, de acordo com o histórico recente de frequência ao clube. Isso é feito para que os resultados representem adequadamente as opiniões dos sócios frequentadores do clube. Dito isso, é interessante observar que esses sócios mantém uma relação de fidelidade e proximidade com o clube. Em média, são sócios há mais de 34 anos e 78% frequentam o clube pelo menos 3 vezes por semana. Ou seja, são grandes conhecedores das qualidades e das demandas do Paulistano.

LIGAÇÃO COM O CLUBE

Caracterizado pelos sócios como exclusivo pela localização estratégica e falta de similar na cidade ou país. O clube é uma referência e sua estrutura do Clube Paulistano é associada a uma viagem de navio ou a um resort, um ilha em meio ao caos da capital. Destaca-se pelo visual da piscina integrada aos ambientes e restaurantes e pelo cuidado percebido em detalhes como as orquídeas espalhadas pelo clube. É motivo de orgulho para seus sócios, pela diversidade de atividades que contempla e pela qualidade exemplar dos serviços oferecidos. Possuir o título de sócio do Clube Paulistano é privilégio, ‘um bem raro’ para quem tem, e, ‘cobiçado’ por quem não tem. O olhar do sócio e dos visitantes não é diferente, mas os sócios são mais atentos aos problemas, defeitos, coisas que só ele, enquanto sócio, é capaz de perceber e criticar com intuito de melhorar cada vez mais. “O sócio critica tudo no clube; procura cada rachadura que não deveria ter. Aí você traz alguém de fora que não está acostumado com o clube o cara senta e fica assim, ‘Jesus, que lugar é esse!?’. Traz criança de fora pra cá, criança de doze, treze anos, eles ficam alucinados. Você traz um adulto de qualquer lugar, alguém pra um encontro de trabalho, qualquer que seja, as pessoas se encantam com o Paulistano. Primeiro que eles não estão procurando os defeitos que a gente vê no dia a dia até pra melhorar, eles vem o lado bom do clube, se impressionam com a estrutura e os cuidados” (grupo – sócios) "Que é um lugar muito bom, muito aconchegante, e tem que um acolhimento maior do que os outros Clubes, eu tenho vários amigos de vários outros Clubes, e nenhum outro Clube tem essa pracinha que a gente está sentada aqui agora, esse umbigo do Clube que reúne as pessoas” (EP conselheiros) "E eu já ouvi, muitas vezes, essa palavra, uma ilha dentro da cidade de São Paulo, dentro de um bairro cheio de prédios, cheio de movimento e tudo mais” (EP conselheiros)

Qual meio de transporte mais utiliza para chegar ao clube?

(resposta única)

MEIO DE TRANSPORTE

68%

22%

3%

2%

2%

2%

0%

Carro particular

A pé

Táxi / Uber

Bicicleta

Moto

Outros

NS/NR

O meio de transporte preferido para chegar ao clube é o carro, utilizado por 68% dos entrevistados. Outros 22% vem a pé, o que indica que moram na vizinhança. Outro dado que mostra que os frequentadores estão nas redondezas do clube é o fato de que 93% levam menos de 30 minutos para chegar ali.

Quanto tempo, em média, leva no deslocamento para vir ao clube?

41%

52%

5% 1% 0%

Menos de 10 minutos

Entre 10 e 30 minutos

Entre 30 minutos e 1

hora

Mais de 1 hora

NS/NR

Qual a principal atividade que realiza no clube?(resposta espontânea, codificada, e única)

PRINCIPAIS ATIVIDADES – 1º LUGAR

36,6%

11,9%

10,9%

8,4%

7,9%

7,9%

2,0%

2,0%

2,0%

2,0%

1,5%

1,5%

1,5%

1,0%

2,0%

Academia

Ginástica / aeróbica/ spinning

Bares e restaurantes

Natação / atividades na piscina

Tênis

Caminhada / Corrida

Trazer/ acompanhar filho(s)/ neto(s)

Cinema

Futebol

Outras atividades esportivas

Salão de beleza

Pilates / fisioterapia

Social / encontrar amigos / conversar

Atividades culturais diversas

Outras respostas (menos de 1%)

1º LUGAR

O uso da academia foi a principal atividade realizada no clube para 36,6% dos entrev istados. Em segundo lugar ficou a ginástica, aeróbica e spinning, atividades também ligadas à academia, e citadas por 11,9% dos entrevistados. Esse dado ilustra bem a urgência da ampliação da academia, como veremos adiante. Na sequência, como principal atividade, vem o uso dos bares e restaurantes.

E em segundo lugar? E em terceiro lugar?(respostas espontâneas, codificadas)

PRINCIPAIS ATIVIDADES – 2º E 3º LUGARES

22,3%

13,4%

11,4%

10,9%

7,4%

6,9%

4,0%

3,5%

3,5%

3,0%

2,0%

2,0%

2,0%

1,5%

1,0%

1,0%

1,0%

1,0%

1,0%

1,5%

Bares e restaurantes

Academia

Cinema

Natação / atividades na piscina

Ginástica / aeróbica/ spinning

Caminhada / Corrida

Salão de beleza

Tênis

Social / encontrar amigos /

Pilates / fisioterapia

Trazer/ acompanhar filho(s)/

Futebol

Snooker/ cartas / jogos de mesa

Shows / Festas / Eventos

Atividades culturais diversas

Ballet / Dança

Basquete

Biblioteca

Nenhuma/ nada mais

Outras respostas (menos de 1%)

2º LUGAR

14,4%

10,9%

9,5%

7,0%

5,0%

3,0%

2,5%

2,0%

2,0%

2,0%

1,5%

1,5%

1,5%

1,5%

1,0%

1,0%

1,0%

1,0%

Cinema

Social / encontrar amigos /

Natação / atividades na piscina

Nenhuma/ nada mais

Academia

Atividades culturais diversas

Salão de beleza

Caminhada / Corrida

Shows / Festas / Eventos

Biblioteca

Trazer/ acompanhar filho(s)/

Tênis

Futebol

Snooker/ cartas / jogos de mesa

Sauna

Outras atividades esportivas

Outras atividades não-esportivas

Outras respostas (menos de 1%)

3º LUGAR

Alguns clubes são mais voltados ao esporte, outros a parte social e cultural. Em sua opinião, como o

Paulistano se divide entre Esportivo, Social e Cultural?

MÉDIA DOS RESULTADOS

VOCAÇÃO DO CLUBE Esportivo x Social x Cultural

Pedimos aos entrevistados que dividissem 100 pontos entre Esportivo, Social e Cultural, conforme o que eles pensam ser o foco do c lube Paulistano. Como se vê no gráfico ao lado, o peso maior é o do esporte (40,4 pontos em média), seguido pelo social (37,3) e pelo cultural (22,3).

Esportivo40,4

Social37,3

Cultural22,3

VOCAÇÃO DO CLUBE Esportivo x Social x Cultural

Nas pesquisas qualitativas, predomina a visão de que o clube equilibra bem as partes esportiva, social e cultural. “O Paulistano conseguiu o equilíbrio perfeito entre o esportivo e o social, você tem o clube Pinheiros é fantástico na área esportiva, na parte social péssima, você tem o Harmonia que é um clube fantástico na parte social e no esportivo zero” (grupo Sócios) “O esportivo e social equilibrou, o cultural que ainda precisa mais” (grupo Sócios) A origem do clube, entretanto, é esportiva. A vontade dos fundadores era essa e isso deve ser respeitado. Manter um time de basquete profissional ou atletas militantes pode não ser unanimidade, mas esses atletas de alto-rendimento servem de exemplo principalmente para as crianças. De qualquer forma, incentivo ao esporte deve ter benefícios claros aos sócios e não devem prejudicar a parte social do clube. "A minha opinião é que a gente tem que achar um equilíbrio entre ter as modalidades esportivas, competitivas aqui, a nossa obrigação, como eu disse, é obrigação legal de manter esse tipo de formação de atletas e treinamentos de esportes olímpicos, a vontade dos fundadores que foi de ter um Clube Atlético com as outras atividades do clube” (EP conselheiro) Há quem ressalte ainda as obras sociais realizadas pelo clube, como doações de alimentos e o próprio time de basquete, que em sua torcida tem não-sócios.

NPS net promoter score

O NPS (net promoter score) O NPS é uma metodologia largamente utilizada em pesquisas de opinião para mensurar a satisfação e fidelidade de clientes/ consumidores. A explicação detalhada encontra-se no livro “A pergunta definita” (Ed. Elsevier, 2011), de Fred Reichheld, criador do NPS. O resultado é baseado no resultado de uma pergunta simples, que neste caso é a seguinte: Qual a probabilidade do(a) sr(a) recomendar o clube Paulistano a um amigo, parente ou colega, em uma escala de 0 (Jamais recomendaria) a 10 (Recomendaria com certeza)?

O cálculo do NPS à Notas de 0 a 6: DetratoresSão aqueles que criticam o clube em público, ou que consideram que a vida piorou após se tornarem sócios. à Notas 7 ou 8: NeutrosNão são entusiastas do clube, mas se beneficiam de seus produtos/ serviços. à Notas 9 e 10: PromotoresPassaram a ter uma vida melhor após o início do relacionamento com o clube. São leais, entusiasmados e defendem o clube em público. O NPS é o resultado da fórmla: NPS = % promotores - % detratores O resultado é interpretado da seguinte maneira: Zona de Excelência – NPS entre 75 e 100 Zona de Qualidade – NPS entre 50 e 74 Zona de Aperfeiçoamento – NPS entre 0 e 49 Zona Crítica – NPS negativo.

NPS net promoter score

Qual a probabilidade do(a) sr(a) recomendar o clube Paulistano a um amigo, parente ou colega, em uma escala de 0 (Jamais recomendaria) a 10 (Recomendaria com certeza)?

NPS = % promotores - % detratores

Zona de Excelência – NPS entre 75 e 100 Zona de Qualidade – NPS entre 50 e 74 Zona de Aperfeiçoamento – NPS entre 0 e 49 Zona Crítica – NPS negativo.

  TOTAL

SEXO FAIXA DE IDADE

Masculino Feminino 18 a 35 anos

36 a 52 anos

53 anos ou mais

Detratores (0 a 6) 5% 4% 6% 6% 0% 7%

Neutros (7 e 8) 14% 19% 10% 24% 14% 10%

Promotores (9 e 10) 81% 77% 85% 70% 86% 83%

NPS 76 72 79 64 86 76

NPS

76

E com relação ao clube como um todo, qual o seu nível de satisfação atualmente, em uma escala de 0 a 10 em que zero significa "muito insatisfeito" e 10 "muito satisfeito”?

SATISFAÇÃO COM O CLUBE

MÉDIA

8,8

0% 0% 0% 0% 0% 2% 1%

9%

29%

22%

37%

0 - Muito insatisfeito

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 - Muito satisfeito

Por que está satisfeito?(espontânea, codificada) - % do total de entrevistados

SATISFAÇÃO COM O CLUBE Justificativas para as notas 9 ou 10

9%

8%

8%

6%

5%

4%

4%

3%

3%

2%

1%

3%

Local de encontro/ fazer amigos

Tem tudo/ Variedade/ Oásis em SP

Boa oferta de atividades

Ambiente tranquilo/ bem frequentado

Segurança

Bem cuidado/ limpo/ organizado

Próximo de casa/ bem localizado

Tudo funciona bem

Bom atendimento/ funcionários atenciosos

Boa infraestrutura

Bom restaurante/ bar

Outras respostas

O que falta para que o(a) sr(a) dê nota 9 ou 10?(espontânea, codificada) - % do total de entrevistados

SATISFAÇÃO COM O CLUBE Justificativas para as notas 7 e 8

7%

4%

4%

3%

2%

3%

2%

2%

2%

1%

1%

2%

3%

Preços mais acessíveis

Academia - reforma/ melhorias

Melhor serviço nos bares e restaurantes

Muito lotado

Melhorar comunicação

Mais atenção para o esporte

Crianças: mais atividades e reforma do parquinho

Administração: mais alternância e/ou transparência

Limpeza e conservação

Mais eventos

Preconceito/ discriminação

Respostas genéricas

Outras respostas

SATISFAÇÃO COM O CLUBE Pesquisas qualitativas

A satisfação dos sócios com relação ao clube é alta, e isso é percebido tanto na pesquisa quantitativa quanto nas pesquisas qualitativas. As reclamações são sempre pontuais e atribuídas ao excesso de zelo dos sócios para com o clube ou ainda a uma minoria de sócios que reclamam de tudo. “O clube tem dois tipos de reclamações, uma reclamação é a saudosista, daquele pessoal que antigamente tomava um café com leite à tarde, com talheres de prata e bules de prata que era servido; e quando chega a época da política, da renovação começa a surgir essa crítica, ah tem rachadura ali, mas quem é de fora não vê isso, ele nunca viu como era antes!” (grupo Sócios) “As pessoas vão se acostumando com o dia a dia, então não sobra espaço pra elogio, então se falar alguma coisa ela vai criticar, ah tá tudo ótimo, mas não dá pra fazer isso, não dá pra fazer aquilo” (grupo Sócios) A principais reclamações dizem respeito aos Bares e Restaurantes, ao tamanho da academia e ao número restrito de vestiários. Porém, é consensual que os elogios superam as críticas. "Excepcional. O clube é excepcional. Feliz de quem desfruta a condição de ser sócio daqui. Nós temos uma escola aqui, tem escola de esportes, você tem quase quarenta modalidades de esportes, você tem cinema, cursos você tem de ikebana, línguas, você tem videotecas" (EP conselheiros)

Em relação aos bares e restaurantes, pensando na qualidade dos serviços oferecidos, quanto o(a) sr(a) está satisfeito, em uma escala de 0 a 10?

SATISFAÇÃO COM OS BARES E RESTAURANTES

MÉDIA

7,8

0% 0% 0% 1% 1% 3%

9%

21%

34%

12%

16%

0 - Muito insatisfeito

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 - Muito satisfeito

SATISFAÇÃO COM OS BARES E RESTAURANTES Pesquisas qualitativas

As principais reclamações percebidas pelos sócios-responsáveis e também pelos conselheiros entrevistados dizem respeito aos preços e ao atendimento dos bares e restaurantes. O problema é de difícil solução, dada a demanda elevada, mas uma sugestão oferecida por alguns conselheiros e também pelos gerentes pesquisados foi a ampliação da cozinha, que possibilitaria atendimento mais ágil e maior variedade no cardápio. "Antes você vinha nos bares e restaurantes aqui no clube e era uma coisa que era barata. Hoje o que você gasta aqui, você pode comer fora. Não que seja ruim, mas como tem movimento vinte e quatro horas por dia, acumula muito. Então se você for em um restaurante fora, você vai gastar o que você gasta aqui você é muito melhor bem atendido" (EP conselheiros) "Como a situação dos sócios vão aumentando em termos de conquistas, se você oferece alguma coisa tem sempre algo a desejar. Então existe uma crítica principalmente nesses setores de bares e restaurantes. As pessoas são muito exigentes e se tornam muito exigentes. Acham que podem exigir algo que o clube não tem condição de atender. É difícil realmente, a sofisticação existe, são exigidas, mas o clube as vezes não pode atender” (EP conselheiros) “Eu faria uma cozinha central, onde distribuiria para tudo; a cozinha central otimizaria tudo, porque a gente tem no primeiro andar uma cozinha gigante, três horas da tarde ela não é usada, porque é confeitaria” (grupo Sócios)

Atualmente utiliza a academia do clube, já utilizou ou nunca utilizou?

UTILIZAÇÃO DA ACADEMIA

73%

14%

13%Utiliza

Não utiliza, mas já utilizou

Nunca utilizou

Em relação à academia, pensando na qualidade e variedade de aparelhos, quanto o(a) sr(a) está satisfeito, em uma escala de 0 a 10?

BASE: 176 entrevistas (pessoas que utilizam ou já utilizaram a academia)

SATISFAÇÃO COM A ACADEMIA

MÉDIA

8,0

0% 0% 1% 1%

2%

6%

9%

12%

27%

23%

19%

2%

0 - Muito insatisfeito

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 - Muito satisfeito

NS/NR

A s a t i s f a ç ã o c o m a academia é relativamente alta. A questão observada em relação a ela diz respeito à superlotação, atribuída, entre outras coisas, à crise econômica. Os sócios passaram a f r e q u e n t a r m a i s a academia do clube, em detrimento de outras, que e m g e r a l t ê m mensalidades caras. Reconhecem, entretanto, que a diretoria vem se empenhando em ampliá-la.

Alguém de sua família utiliza ou já utilizou o Recanto Infantil?

UTILIZAÇÃO DO RECANTO INFANTIL

18%

39%

43%Utiliza

Não utiliza, mas já utilizou

Nunca utilizou

Em relação ao Recanto Infantil, pensando na qualidade dos serviços oferecidos, quanto o(a) sr(a) está satisfeito, em uma escala de 0 a 10?

BASE: 115 entrevistas (pessoas cujos familiares utilizam ou já utilizaram o Recanto)

SATISFAÇÃO COM O RECANTO INFANTIL

MÉDIA

8,8

0% 0% 0% 0% 0% 3% 3%

8%

22%

16%

43%

6%

0 - Muito insatisfeito

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 - Muito satisfeito

NS/NR

Muito elogiado, motivo de orgulho para o clube. Utiliza bem o espaço destinado a ele. Uma sugestão foi a de criar espaços que pudessem ter outros fins em horários em que a escola está fechada. "É uma tradição, eu acho que ela existe há mais de cinquenta anos, eu acho que é interessante pras crianças, inclusive criar amizades dentro dos sócios" (EP conselheiros)

Foi lida uma lista de dependências do clube para os entrevistados, que avaliaram, em cada caso, se deveria haver mais dependências como aquela, menos ou se tem o suficiente.

DEPENDÊNCIAS oferta e demanda

50%

26%

24%

22%

17%

16%

13%

10%

9%

8%

6%

5%

2%

44%

72%

26%

62%

82%

63%

61%

86%

82%

56%

90%

59%

60%

1%

6%

1%

1%

1%

5%

5%

1%

50%

16%

20%

20%

4%

7%

34%

4%

34%

32%

Academia

Vestiários e banheiros

Salão para festas infantis

Salas para atividades culturais

Bares e restaurantes

Quadras poliesportivas

Quadras de tênis

Vagas de estacionamento

Auditórios

Boate

Piscinas

Sala Jovem

Sala de jogos

Deveria ter mais Tem o suficiente Poderia ter menos NS/NR

OFERTA E DEMANDA DE DEPENDÊNCIAS Pesquisas qualitativas

Como vimos, a academia é a maior demanda do clube atualmente. Na pesquisa quantitativa, 50% dos sócios afirmam que ela deveria ser ampliada. Os sócios responsáveis ouvidos no grupo focal sugerem ocupar o local onde atualmente é o Frontão. A utilização da quadra de pelota basca é cobiçada, mas reconhecem que isso seria difícil. O espaço atualmente utilizado pela academia poderia ser destinado à ginástica olímpica ou à esgrima. Outra questão já apontada é a demanda por mais vestiários e banheiros, percebida tanto na pesquisa quantitativa quanto na qualitativa.

50% 44% 5% Academia

Deveria ter mais Tem o suficiente Poderia ter menos NS/NR

26% 72% 1% Vestiários e banheiros

Deveria ter mais Tem o suficiente Poderia ter menos NS/NR

OFERTA E DEMANDA DE DEPENDÊNCIAS Pesquisas qualitativas

A maioria dos ouvidos nas diversas fases da pesquisa desconhecem que exista um espaço destinado a festas infantis. Alguns consideram que seja um espaço multiuso, mas o espaço é inadequado para esse tipo de evento. A ideia de haver um espaço para esse fim, no entanto, divide opiniões. De um lado, aqueles que acham que o clube não tem essa finalidade e, de outro, aqueles que consideram que o sócio deva ter esse direito – não de uma sala específica para isso, mas que possa ser utilizada também para festas. O número de salas para atividades culturais é considerado suficiente para o que é oferecido hoje, porém, a maior disponibilidade de espaços poderia ser utilizada para ampliar ainda mais o leque de opções de atividades.

24% 26% 50% Salão para festas infantis

Deveria ter mais Tem o suficiente Poderia ter menos NS/NR

22% 62% 16% Salas para atividades culturais

Deveria ter mais Tem o suficiente Poderia ter menos NS/NR

OFERTA E DEMANDA DE DEPENDÊNCIAS Pesquisas qualitativas

Conforme já apontado, a questão principal em relação aos bares e restaurantes seria o tamanho da cozinha, que, como é hoje, limita as opções de cardápio e causa demora no atendimento. Foram dadas ainda sugestões de um bar exclusivo para shakes e sucos, de utilizar o espaço onde hoje é a sala de jogos para um novo bar, e ainda a instalação de quiosque para servir bebidas e petiscos na área próxima ao beach tennis. “Não é subutilizado, pelo contrário. Só alguns pontos de vendas são subutilizados. Do próprio snooker, do próprio salão de chá. O que é subutilizado aquele terraço que tem no Bulevar, aquele terraço é pouco utilizado” (grupo Sócios) “É ridículo, é desumano o espaço, tudo vai emperrar em estrutura, tudo. A tapioca é uma coisa mais ridícula de se fazer, você precisa de uma frigideira e um fogão e mais nada, não tem lugar pra colocar isso, porque ou faz a tapioca ou faz o mexidinho” (grupo Sócios)

17% 82% 1% Bares e restaurantes

Deveria ter mais Tem o suficiente Poderia ter menos NS/NR

OFERTA E DEMANDA DE DEPENDÊNCIAS Pesquisas qualitativas

As piscinas, as quadras poliesportivas e as quadras de tênis trabalham no limite da demanda. É frequente a lotação desses espaços. Porém, é unânime o reconhecimento com relação à impossibilidade de se construir mais espaços como esses devido ao tamanho restrito do terreno do clube.

16% 63% 20% Quadras poliesportivas

13% 61% 6% 20% Quadras de tênis

Deveria ter mais Tem o suficiente Poderia ter menos NS/NR

6% 90% 4% Piscinas

OFERTA E DEMANDA DE DEPENDÊNCIAS Pesquisas qualitativas

A reforma da garagem é tida como um marco na história do clube. Segundo os pesquisados, a frequência do clube aumentou muito após a construção da garagem. Os problemas percebidos são pontuais: - Pouca segurança na entrada de motos; - Portões são abertos sem controle, quando há alguma falha; - Estacionamento de motos ficou prejudicado após ceder espaço para as bicicletas. O número de vagas dificilmente aumentará, já que o espaço é limitado. Porém, o estacionamento hoje dá conta da demanda, a não ser em dias de grandes festas, shows e eventos, o que é compreensível para os pesquisados.

10% 86% 0% 4% Vagas de estacionamento

Deveria ter mais Tem o suficiente Poderia ter menos NS/NR

OFERTA E DEMANDA DE DEPENDÊNCIAS Pesquisas qualitativas

O espaço do auditório, que se converte em cinema, é bom, bem equipado e também bem utilizado. Atende à demanda. “Se for pra dar nota dez pro clube seria a parte de cinema do clube” (grupo Sócios) A boate é outro espaço bem aproveitado e suficiente para a demanda atual. Uma reclamação comum tem a ver com o gazebo, área anexa, cuja construção ocupou o espaço de um antigo jardim, e ficou fora do padrão estético do restante do prédio.

9% 82% 1% 7% Auditórios

Deveria ter mais Tem o suficiente Poderia ter menos NS/NR

8% 56% 1% 34% Boate

Deveria ter mais Tem o suficiente Poderia ter menos NS/NR

OFERTA E DEMANDA DE DEPENDÊNCIAS Pesquisas qualitativas

Bem equipada e bem frequentada. Alguns acham que o clube não deveria ter essa sala para estimular os jovens a saírem dos computadores e praticarem esportes. Outros acham que é uma das poucas opções para os adolescentes e faz com que eles acompanhem as famílias ao clube. "Tem a sala jovem junto com o setor de computador aí para as crianças, eu acho que precisaria ser mais áreas para os jovens estudarem" (EP conselheiros) "Eu acho que é superinteressante, eu vejo ela sempre cheia passando por ali, claro que tem pico, porque criança não é o horário que tá na escola, mas na hora do almoço, no final da tarde e fim de semana está sempre lotada" (EP conselheiros) "A sala jovem eu acho que é maravilhosa, só deveria ter uma prateleira com livros e revistas infanto-juvenis pra dar um pouco de leitura pra essas crianças, mas eu acho que ela é muito útil pra muitos pais, eu acho que o espaço dela é bastante interessante" (EP conselheiros)

5% 59% 1% 34% Sala Jovem

Deveria ter mais Tem o suficiente Poderia ter menos NS/NR

OFERTA E DEMANDA DE DEPENDÊNCIAS Pesquisas qualitativas

Fica em uma área nobre do clube, e fica fechada até as 14hs. É usado por poucos adeptos, o que gera controvérsias. Alguns acham que deve ser mantida onde está pela tradição. Outros acham que deveria ir para uma área menos nobre do clube, dando espaço para um salão de convívio. "Eu tiraria, diminuiria essa sala, a pessoa vinha a muito tempo, isso existe desde a época da criança do clube, mas eu não faço questão nenhuma dessa sala, eu acho que uma sala menor já poderia sair” (EP conselheiros) "Ela é uma tradição do clube. Tem um grupo aqui no clube que critica muito. É lógico, tá em uma área nobre do clube. Mas é uma tradição do clube o espaço, as mesas, as pessoas que frequentam”(EP conselheiros) “Tem um problema com a sinuca, porque a sinuca é num lugar super nobre, ela é gigante, ela é muito grande mesmo, a sinuca abre só na parte da tarde, ela tem um público minúsculo, quem usa são sempre os mesmos, meia dúzia no gamão e meia dúzia na sinuca, ela tem um barzinho que tem dois garçons exclusivos, que também é um lugar que eu acho que deveria procurar uma nova vocação praquilo, faz um pub lá dentro” (grupo Sócios)

2% 60% 5% 32% Sala de jogos

Deveria ter mais Tem o suficiente Poderia ter menos NS/NR

OUTRAS DEPENDÊNCIAS

MUSEU A ideia de criar um novo museu para o clube agrada por mostrar sua rica história, pouco conhecida por muitos sócios. O museu existente é pouco conhecido e desorganizado. Sugestões comuns nas pesquisas qualitativas foram instalações itinerantes, revezando troféus e outras peças históricas em locais de circulação, ou mesmo a locação de um imóvel nas redondezas para a instalação de um museu aberto ao público, que poderia inclusive oferecer algumas oficinas de arte, como um serviço à sociedade prestado pelo clube. FRONTÃO Espaço também é polêmico. Tombado devido a seu valor histórico, é o único em que a opinião de subutilização é consensual. Uma sugestão surgida nas pesquisas qualitativas – não sabem se é viável – seria a de construir uma quadra igual em outro local da cidade, aberta ao público e com um professor que ensinasse aos interessados a pelota basca. O serviço à comunidade poderia ser oferecido em troca da utilização do Frontão para outros fins.

Do mesmo modo que foi feito para as dependências, os entrevistados avaliaram a oferta de atividades no clube:

ATIVIDADES oferta e demanda

44%

39%

35%

29%

27%

21%

49%

54%

47%

50%

36%

59%

3%

19%

1%

1%

8%

3%

17%

2%

37%

18%

Atividades culturais

Shows

Cursos e palestras diversas

Festas e eventos abertos a não sócios

Atividades para as crianças

Cursos de esportes

Deveria ter mais Tem o suficiente Poderia ter menos NS/NR

OFERTA E DEMANDA DE ATIVIDADES Atividades para crianças

As crianças tem opções que atendem às suas necessidades. Talvez uma brinquedoteca mais moderna fosse bem-vinda. Há sugestões no sentido de aumentar a atenção para o público pré-adolescente, que estaria defasado de atividades. "Tem bastante. Essa escola de esporte é excelente, e os monitores são vinte, trinta, quarenta crianças saindo, vão fazer passeios. Porque hoje em dia as crianças que moram em prédios não conhecem nem os animais. Então fazem viagens para conhecer sítios e conhecer os bichos" (EP conselheiros) "Eu acho que falta lugar pra eles, eu acho que tem que ter mais espaço, hoje a criança tá vindo muito sozinha, vem com babá, falta tamanho de espaço, então criar aquele fundo lá pra criança tem que colocar" (EP Conselheiros) Os sócios apontam a possibilidade de uma escola de esportes que iniciasse as crianças em diversas modalidades, com os professores dessas modalidades, assim as crianças poderiam conhecer melhor os esportes e, quem sabe, começar a praticar algum.

OFERTA E DEMANDA DE ATIVIDADES Festas e eventos abertos a não-sócios

De modo geral, são contrários a uma abertura total. Da forma como é feito hoje, é favorável: existe a opção da compra de ingressos para eventos, por um valor relativamente alto. De qualquer modo, a entrada de não sócios deve ser limitada, de modo que não impeça a entrada de sócios, que devem sempre ter a preferência. Os gerentes pesquisados apontam que a abertura maior a não sócios poderia aumentar as fontes de receita do clube. "Olha, eu acho que não pode fechar, mas também não pode facilitar demais, se não eu acho que vai prejudicar o sócio, um evento grande vem muito sócio, se facilitar pra quem vem de fora acaba ficando inviável, mas também fechar eu sou contra" (EP Conselheiros) "Eu não sou contra não, eles sempre fazem uma porcentagem, não é que assim, ilimitado, eu acho legal, porque você traz, tipo assim, a tua filha está namorando, aí o namorado não é sócio, se eles não abrem pra gente comprar acaba perdendo, a tua filha não vai vir mais, porque ela vai querer vir com o namorado. Eu acho ate que o cinema deveria cobrar alguma coisinha, tipo, dez por cento da capacidade de vender um ingresso não sei por quanto pra entrar no cinema" (EP Conselheiros)

Para cada item abaixo, foi perguntado se o horário de funcionamento deveria ser reduzido, ampliado ou se está adequado. Nenhum entrevistado optou pela redução de horário, em qualquer dos casos:

HORÁRIOS ampliação, manutenção ou redução

14%

13%

10%

8%

65%

87%

79%

65%

21%

11%

27%

Salas de atividades culturais

Bares e restaurantes

Academia

Quadras, campo e outros espaços esportivos

Ampliado Está adequado NS/NR

Para cada frase abaixo, os entrevistados respondiam se concordavam ou discordavam. A opção “não concorda nem discorda” era espontânea (não era estimulada pelas entrevistadoras).

ARGUMENTOS concorda ou discorda das frases

76%

49%

41%

40%

9%

7%

6%

13%

15%

43%

51%

42%

1%

1%

6%

O pagamento extra para atividades e serviços oferecidos no clube é justo pois paga apenas quem

usa

As áreas administrativas que não tem interação direta com os sócios deveriam ser transferidas para outro imóvel, fora do clube, e seus espaços destinados a

outros fins

O ginásio deveria ser transformado em uma espécie de arena multiuso, para abrigar shows e eventos do

clube

A academia deveria ser transferida para um local mais amplo, em outra parte do clube

Concorda Não concorda nem discorda (ESPONT.) Discorda NS/NR

Em geral, a pesquisa qualitativa também apontou que a cobrança de pagamentos extras para algumas atividades é justa. As vozes dissonantes foram poucas. A referência é o clube Pinheiros, onde até mesmo para se utilizar uma quadra é cobrado um valor. "Tem que ter, eu acho que com isso não enche demais, se não teria que ser uma coisa muito grande, então tem que cobrar” (EP Conselheiros) "É, mas não dá, a gente não paga academia, não paga pra jogar futebol, não paga pra jogar tênis, no Pinheiros paga tudo, você vai fazer academia o Pinheiros cobra pra fazer academia" (EP conselheiros) “Eu acho normal. Eu acho que tem que ter. É um preço justo” (grupo Sócios) “O valor que é cobrado, se for fazer fora é maior, natação é ridículo o preço que você paga aqui” (grupo Sócios)

ARGUMENTOS Pagamento extra para atividades e serviços oferecidos no clube

Consensual a aprovação da medida, que foi citada espontaneamente como sugestão. Com a tecnologia, muitas áreas não precisam mais ocupar espaços no clube. Ideal seria alugar salas na rua Augusta, 9 de Julho ou redondezas.

"Há muito tempo eu acho que devia sair daqui, já perdemos oportunidades aí de comprar uma casa e eu acho que devia tirar, é a única maneira de organicamente a gente crescer" (EP Conselheiros) "Eu acho que alguns setores sim, eu acho que não tem essa necessidade de estar todo dia direto no clube, eu acho que não teria problema nenhum de você ter um escritório fora e trabalhar fora" (EP Conselheiros) “Em algum momento foi cogitada a compra de um imóvel, aqui na frente, passaria uma parte do Clube, a parte administrativa pra esse lado, eu entendo que isso seja uma boa solução. Seleção pessoal, financeiro, compras sem contato associado. Poderia ser perto, ideia antiga quer não foi iniciada” (grupo Gerentes)

ARGUMENTOS Transferência de setores administrativos para outro imóvel, fora do clube

Ideia divide opiniões. Além do problema que seria enfrentado em razão do tombamento da construção, alguns já consideram o ginásio multiuso, ou avaliam que seria necessária uma reforma quase geral. Há ainda os contrários à transformação do ginásio, por conta do custo da obra e da manutenção elevada que teria uma arena multiuso. "A reforma do ginásio é necessária, ele tá com um problema estrutural. A polêmica é justamente por causa da coisa da prefeitura" (EP Conselheiros) "Eu sou 100% favorável a esse tipo de reforma, porque a gente consegue primeiro aumentar o espaço. Segundo, se você tiver uma arena que agregue eventos de fora. Por tradição o Paulistano é contra abrir o clube para pessoas de fora. Essa é a nossa limitação. Mas a partir do momento que você tem um ginásio que posso atender um show ou alguma coisa grande, você pode reverter isso em custeio para o próprio Paulistano.” (EP Conselheiros) "Eu acho o seguinte, se isso for possível, é uma grande conquista. (...) E o ginásio é tombado, teria que se fazer um trabalho também pra que isso fosse revertido. Aí caberia no espaço subterrâneo para eventos sociais. Festas e shows e em cima você colocaria a quadra como ela tá ai hoje. Mas eu acho que essa obra é uma obra, primeiro muito cara e, segundo, pelas dificuldades legais, está longe de ser alcançada” (EP Conselheiros ) "Você não vai conseguir ter recursos suficiente pra ficar o tempo inteiro reformando, readequando, reconfigurando, eu acho isso completamente fora de cogitação. Alias, tem outra limitação também legal, o ginásio eu acho que tem o tombamento dele também aí que precisa dar uma olhada com calma, não sei se pode fazer isso" (EP Conselheiros)

ARGUMENTOS Transformação do Ginásio em Arena Multiuso

EVENTOS melhor local

Em sua opinião, qual desses é o melhor local do clube para a

realização de grandes festas e eventos?

52%

25%

9%

12%

Campo de futebol

Piscina

Ginásio

NS/NR

O campo de futebol é considerado o local mais adequado para grandes eventos e festas na pesquisa quantitativa. Nas qualitativas, a piscina aparece como o local mais agradável para festas. Entretanto, no grupo de gerentes foi levantada a questão estrutural na p i s c i n a , q u e n ã o s u p o r t a r i a g r a n d e s aglomerações, o que pode gerar grandes problemas no futuro. O ginásio, mesmo que fosse reformado, não é um local agradável para festas.

EVENTOS rotatividade ou local fixo

Atualmente, cada show ou grande evento é realizado em um local diferente.

Em sua opinião, esses eventos deveriam continuar a ser realizados em rotatividade ou deveriam ser realizados em um local único,

mais preparado para esse fim?

81%

15%

3%

Rotatividade

Local único

NS/NR

O resultado quantitativo se repetiu na pesquisa qualitativa: A rotatividade quebra a monotonia das festas e dá a cada uma, uma singularidade, tornando-as mais atrativas. "Eu gosto, eu acho que quebra a rotina do clube e eu acho que fica interessante. A festa junina eu achei que ficou muito boa e eu acho que o pessoal tem gostado, eu acho que não deve mudar muito isso não" (Eps Conselheiros) "Eu acho que é inevitável, porque a festa do tipo da festa junina não cabe em outro lugar que não seja o campo de futebol. Por exemplo, um show, um show não cabe se não for aqui no bar térreo entendeu? E tem também as limitações, em relação, a lei do silêncio, não tem jeito, ela tem que ser itinerante, porque ela tem que se adequar ao tamanho, ao espaço” (Eps Conselheiros)

COMUNICAÇÃO meios que conhece

Quais meios de comunicação do clube com os sócios o(a) sr(a) conhece?RESPOSTAS ESPONTÂNEAS (pré-codificadas) E

MÚLTIPLAS (cada entrevistado poderia citar quantos meios quisesse)

75%

47%

37%

20%

19%

18%

23%

Revista

Site

E-mail

Facebook

Murais de avisos

Cartazes

Outros (telefone, conversas com amigos…)

COMUNICAÇÃO meios que conhece

Qual é o principal meio que utiliza para se informar sobre eventos e notícias do clube?RESPOSTA ESPONTÂNEA (pré-codificada) E ÚNICA

48%

15%

12%

5%

5%

2%

7%

4%

Revista

Site

E-mail

Murais de avisos

Facebook

Cartazes

Outros

NS/NR

COMUNICAÇÃO meios que conhece

Qual é o principal meio que utiliza para se informar sobre eventos e notícias do clube?RESPOSTA ESPONTÂNEA (pré-codificada) E ÚNICA

X

sexo e idade do entrevistado

  TOTAL

SEXO FAIXA DE IDADE

Masculino Feminino 18 a 35 anos

36 a 52 anos

53 anos ou mais

Revista 48% 39% 57% 38% 53% 50%

Site 15% 17% 13% 14% 22% 11%

E-mail 12% 12% 13% 8% 14% 14%

Murais de avisos 5% 6% 5% 4% 2% 9%

Facebook 5% 6% 4% 14% 2% 2%

Cartazes 2% 3% 2% 2% 3% 2%

Outros 7% 10% 5% 12% 2% 9%

NS/NR 4% 6% 3% 8% 2% 4%

Em uma escala de 0 a 10, que nota dá para a atual administração do clube?

AVALIAÇÃO DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO

MÉDIA

8,1

0% 0% 0% 0% 1%

3%

7%

10%

30%

20%

16%

12%

0 - Péssimo

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 - Excelente

NS/NR

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os sócios do Paulistano têm orgulho do clube e se consideram privilegiados. Como poucos, o clube é equilibrado entre as partes esportiva, social e cultural, e oferece bons serviços em todas. As reclamações são poucas, e sempre visando a excelência na prestação dos serviços. Em termos de dependências, todos sabem que o espaço do clube é limitado tanto pela área restrita como pelo tombamento de algumas construções. O crescimento desordenado, sem um plano diretor que o orientasse, gerou problemas que hoje são de difícil solução. O número de sócios não tem aumentado, mas o de frequentadores, sim. Hoje o sócio tem facilidade para estacionar e procura ali todo tipo de serviço, desde cabeleireiro até, em alguns casos, consultas médicas. Além, é claro, das atividades esportivas, culturais e sociais, o encontro entre amigos nas piscinas ou nos bares e restaurantes. Com isso, algumas dependências funcionam no limite da demanda. A academia é o maior exemplo disso, e sua ampliação é a mudança mais desejada. Com relação a quadras de tênis e poliesportivas, os sócios não veem solução possível. Os bares e restaurantes também são outro ponto crítico. Ampliações na cozinha poderiam agilizar atendimentos e aumentar o número de opções no cardápio. Enfim, há um sentimento geral de que a gestão do clube se modernizou e vem se aperfeiçoando nos últimos 20 anos, e de que o clube não pode ficar parado no tempo. O que pode ser corrigido, precisa ser feito de forma profissional, planejada, diferente do que era feito no passado, e isso é o que esperam do novo plano diretor.

www.appconsult.com.br

(11) 3065-3100

Av. Pedroso de Morais, 272 – conj. 15 Pinheiros – São Paulo/SP

05420-000