([relatorio] encontro de mulheres da cidade de deus e seus ... · mônica convidou os presentes a...

2
Encontro de Mulheres da Cidade de Deus e seus familiares no Sítio São Luiz, Petrópolis 16 de fevereiro de 2012 Idealizado por Leonícia & Teresinha de Jesus e com o apoio de Joelina Cândida, um encontro com a participação de 35 pessoas da comunidade Cidade de Deus debateu sobre promover a paz e transformação pessoal no Sítio São Luiz, nos dias 11 e 12 de Fevereiro de 2012. O lugar é inspirador e tem uma energia acolhedora, propício para refletir sobre os desafios que a sociedade carioca enfrenta e precisa de direção. Entre os participantes estavam mulheres da Obra Social de Apoio ao Menor de Cidade de Deus e ao Idoso (OSAMI), uma ONG cujo objetivo é a promoção social da família através de qualificação profissional, geração de renda, encaminhamento, orientação e esclarecimento. Também estiveram presentes moradores de outros bairros e participantes de Iniciativas de Mudança (IdeM). Mônica Heincke, jovem colombiana que tem estado trabalhando no Canadá nos últimos 12 anos, falou de sua experiência com IdeM Canadá, seu tempo no programa Caux Scholars e projetos sociais corporativos. Agora seu desejo é construir comunidades sustentáveis e eco vilas na Colômbia, além de apoiar trabalhos em todo o mundo. Os encontros incluíram uma abordagem geral sobre o movimento Iniciativas de Mudança, a experiência de transformação de Frank Buchman em 1908 a partir de um conflito pessoal e seu pedido de perdão, os 4 valores morais e a prática de reflexão silenciosa. Alline Serpa falou do livro O Legado de Frank Buchman, que trata as várias experiências que se sucederam e influenciaram a história mundial, enfatizando que a convicção profunda de uma pessoa gerou uma rede de homens e mulheres a serviço da transformação da sociedade a partir de suas próprias transformações pessoais. Também foi exibido o filme Jornada pela Liberdade (título original em inglês “Amazing Grace”), que retrata a verídica história de William Wilberforce, britânico abolicionista que deu sua vida pelo fim do tráfico negreiro e do trabalho escravo. As reflexões contidas no filme tinham relação com transformação pessoal e a ideologia de um mundo diferente, apesar das imposições econômicas da época. Finalmente, o encontro contou com os depoimentos sinceros de Reginaldo Souza e Robson Santos, que conheceram a ideia de IdeM (antes chamado de Rearmamento Moral) há muitos anos e promoveram profundas mudanças de caráter moral em suas relações com suas famílias, trabalho e vida social. Os participantes ficaram profundamente tocados e, depois de um momento de silêncio, cada um expôs seus sentimentos e reflexões. Eduardo, despachante, contou que “certa vez,

Upload: doancong

Post on 12-May-2018

213 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Encontro de Mulheres da Cidade de Deus e seus famil iares no Sítio São Luiz, Petrópolis 16 de fevereiro de 2012

Idealizado por Leonícia & Teresinha de Jesus e com o apoio de Joelina Cândida, um encontro com a participação de 35 pessoas da comunidade Cidade de Deus debateu sobre promover a paz e transformação pessoal no Sítio São Luiz, nos dias 11 e 12 de Fevereiro de 2012. O lugar é inspirador e tem uma energia acolhedora, propício para refletir sobre os desafios que a sociedade carioca enfrenta e precisa de direção. Entre os participantes estavam mulheres da Obra Social de Apoio ao Menor de Cidade de Deus e ao Idoso (OSAMI), uma ONG cujo objetivo é a

promoção social da família através de qualificação profissional, geração de renda, encaminhamento, orientação e esclarecimento. Também estiveram presentes moradores de outros bairros e participantes de Iniciativas de Mudança (IdeM). Mônica Heincke, jovem colombiana que tem estado trabalhando no Canadá nos últimos 12 anos, falou de sua experiência com IdeM Canadá, seu tempo no programa Caux Scholars e projetos sociais corporativos. Agora seu desejo é construir comunidades sustentáveis e eco vilas na Colômbia, além de apoiar trabalhos em todo o mundo.

Os encontros incluíram uma abordagem geral sobre o movimento Iniciativas de Mudança, a experiência de transformação de Frank Buchman em 1908 a partir de um conflito pessoal e seu pedido de perdão, os 4 valores morais e a prática de reflexão silenciosa. Alline Serpa falou do livro O Legado de Frank Buchman, que trata as várias experiências que se sucederam e influenciaram a história mundial, enfatizando que a convicção profunda de uma pessoa gerou uma rede de homens e mulheres a serviço da transformação da sociedade a partir de suas próprias transformações pessoais.

Também foi exibido o filme Jornada pela Liberdade (título original em inglês “Amazing Grace”), que retrata a verídica história de William Wilberforce, britânico abolicionista que deu sua vida pelo fim do tráfico negreiro e do trabalho escravo. As reflexões contidas no filme tinham relação com transformação pessoal e a ideologia de um mundo diferente, apesar das imposições econômicas da época.

Finalmente, o encontro contou com os depoimentos sinceros de Reginaldo Souza e Robson Santos, que conheceram a ideia de IdeM (antes chamado de Rearmamento Moral) há muitos anos e promoveram profundas mudanças de caráter moral em suas relações com suas famílias, trabalho e vida social. Os participantes ficaram profundamente tocados e, depois de um momento de silêncio, cada um expôs seus sentimentos e reflexões. Eduardo, despachante, contou que “certa vez,

num sinal de trânsito, fui surpreendido por um forte pensamento – o garoto que me pedia algo na janela do carro também era minha responsabilidade”. Vanderlei, bombeiro e eletricista por profissão, questionou: “Temos ou não temos a capacidade de mudar?”, exemplificando grandes feitos por pessoas comuns. Mônica ressaltou o exemplo como o mais poderoso no processo de transformação. “As crianças são as principais oportunidades de dar e receber

ensinamentos”, disse ela. Mônica convidou os presentes a tomarem pra si uma decisão alinhada com os valores de IdeM e realizarem-na, com convicção, como um resultado de transformação desse encontro. Maria de Lurdes contou emocionada sobre sua família. Ela perdeu dois filhos envolvidos com o tráfico de drogas e seu terceiro filho encontra-se numa cadeira de rodas, para o qual tem dedicado sua vida. A reflexão silenciosa também deu margem a agradecimentos pelo encontro, pelo lugar, pelo acolhimento e pela abertura e confiança dos que falaram sobre o mais íntimo em suas vidas.

Teresinha de Jesus, uma das organizadoras do encontro, determinou-se a realizar um trabalho contínuo na Cidade de Deus com Robson, Reginaldo e outros, usando seus exemplos pessoais de mudança para influenciar a realidade de jovens e adultos em situação de risco – envolvidos com o tráfico e o uso de drogas. Ela acredita que a lição de vida de alguém pode inspirar aqueles que desejam mudar e precisam de coragem.

Ao final todos foram convidados a escolher uma ação de transformação pessoal, anotando-a num papel para sempre consultá-la no dia-a-dia, a fim de num próximo encontro termos o retorno dessa experiência dos participantes. Com objetivo similar, a dinâmica Árvore da Vida convidou os presentes a livremente refletirem e escreverem, num painel ilustrado, os frutos que gostariam de ver a partir da realização desse encontro. Destacam-se, entre outros: transformação, paz, ouvir Deus através do silêncio, olhar para a família, perdão e superação das mágoas, entre outros.

O encontro deu oportunidade para cada um encontrar um lugar e refletir sobre suas questões pessoais, além de compartilhar com os novos amigos e aproveitar os momentos e os espaços de lazer. Um próximo encontro acontecerá em breve.