relatÓrio de realizaÇÕes - 2017 - exercício 2016 · - tributação na saúde - direito do ... o...

14
RELATÓRIO DE REALIZAÇÕES - 2017 - Exercício 2016 - São Paulo 15/01/2017

Upload: vandang

Post on 10-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

RELATÓRIO DE REALIZAÇÕES - 2017- Exercício 2016 -

São Paulo15/01/2017

Nosso Primeiro Relatório ----------------------------------------------------------------------------------------03 a. 2016, a construção dos alicerces -----------------------------------------------------------------------03

Organicidade dos Trabalhos Oferecidos a.Integração com agentes políticos e econômicos --------------------------------------------------------04 b.Acesso, interação e especialização ----------------------------------------------------------------------04 c.Conhecimento setorial, conhecimento aplicável -------------------------------------------------------04

Desenvolvimento e Implementação de Cursos e Conteúdos de Apoio a.In Company --------------------------------------------------------------------------------------------05 b.Presenciais ----------------------------------------------------------------------------------------------05 c.EAD ----------------------------------------------------------------------------------------------------05 d.Eventos -------------------------------------------------------------------------------------------------06 e.Publicações especializadas -----------------------------------------------------------------------------07 e.Apostilas ------------------------------------------------------------------------------------------------07

Gestão do Conhecimento a.Núcleo de Gestão, Pesquisa e do Conhecimento-------------------------------------------------------08 b.Relatórios Setoriais -------------------------------------------------------------------------------------08

Novos Canais de Conteúdo e de Relacionamento Institucional ------------------------------------------------09 a.Instituto IDEA -----------------------------------------------------------------------------------------09 b.Lei da Terra ---------------------------------------------------------------------------------------------09 c.IDEA News --------------------------------------------------------------------------------------------10 d.Direto do Direito ---------------------------------------------------------------------------------------10 e.Redes Sociais e delização ------------------------------------------------------------------------------10

2017, Nossos Próximos Passos -----------------------------------------------------------------------------------11

Agradecimentos -----------------------------------------------------------------------------------------12

02

SUMÁRIO

É com satisfação que apresentamos o 1º Relatório de Atividades e Resultados do Instituto de Direito Econômico Aplicado (IDEA). Da sua concepção e primeiros esboços dos serviços oferecidos ao mercado até a completa implementação de Cursos, Materiais, Conteúdos especializados e, mais importante, um Núcleo de Gestão e Pesquisa do Conhecimento, passaram-se apenas 2 anos e meio.

Entre meados de 2014 até nal de 2015, o IDEA foi a base para o grupo ter uma estrutura formal que facilitasse as diversas atividades prossionais que exerciam. Num segundo momento, funcionou como instrumento ou ambiente de encontro para discutirem as tendências e perspectivas do ambiente jurídico.

O ponto de virada foi outubro de 2015 quando seus fundadores deniram os interesses comuns e a cultura apta para fundar efetivamente o IDEA. Com o claro objetivo de formar conhecimento prático na fronteira do mundo jurídico e econômico, o ano de 2016 do IDEA foi planejado para ser o momento de construção dos alicerces que sustentaria a ideia do Instituto.

Todos os esforços em 2016 foram empregados para desenvolver cursos, debates e materiais, oferecendo ao mercado jurídico e empresarial um conhecimento que proporcionasse ação imediata na empresa, bem como conhecimento das políticas aptas a afetar o ambiente de negócios a curto , médio e longo prazo.

2016, a construção dos alicerces

Em 2016, o IDEA se transformou em um verdadeiro Instituto. Seus fundadores acolheram seus pares próximos em especialização e cultura investigativa e abriu-se ao mercado.

No primeiro bimestre, o IDEA criou seu Conselho Honoríco e, ao longo do ano, cooptou 32 docentes com altas especialidades para comporem seu quadro de professores e contribuírem no debate de propostas de ensino.

Com um signicativo investimento em infra estrutura, pessoal e comunicação, o IDEA criou base de atuação para receber mais advogados, promover mais eventos e novos cursos, e efetivar parcerias com Instituições Setoriais, de Ensino e mídias especializadas.

O resultado prático foi a oferta estruturada ao longo do ano de Cursos In Company, Presencial, Debate com amplitude nacional, produção de materiais didáticos especializados e mídia própria de apoio.

Este Relatório quer demonstrar a qualidade dos alicerces que construímos e dar luz aos próximos passos que projetamos realizar. Este documento será aberto ao domínio público para que seja imã de atração a empresas, Instituições e prossionais que queiram trabalhar conosco.

Obrigado pela atenção,

Florence HaretDiretora-executiva IDEA

NOSSO 1º RELATÓRIO

03

Integração com agentes políticos e econômicos

O perl cultural e prossional dos 3 fundadores foi a base de criação dos 3 alicerces que estruturam o debate e o conhecimento do IDEA, a saber: · Integração com agentes econômicos e políticos do Agronegócio, · Integração com os principais advogados e bancas jurídicas que trabalham no mais alto nível de facilitação dos negócios e, · Integração com as principais Instituições de Ensino dedicadas a estudos avançados do Direito.

Em síntese, 2016 trouxe ao IDEA parcerias expressivas, sendo:

· 21 Corporativas, · 03 Institucionais de Ensino, · 06 de mídias especializadas

Acesso, interação e especialização

O acesso e a integração dos agentes políticos e econômicos, dos especialistas setoriais e das Instituições de Ensino deu ao IDEA a capilaridade necessária para criar grupo de debate setorial interno e externo ao Instituto. Disso resultou a oferta objetiva de cursos sob medida ao mercado empresarial e institucional nas modalidades:

· In Company· Presenciais com opção via transmissão web· Ensino a Distância (EAD)

Todos os cursos foram criados visando gerar conhecimentos práticos e focados na necessidade permanente que o mundo dos negócios tem para ampliar seu potencial de atuação e rentabilidade.

Conhecimento setorial, conhecimento aplicável

Os dois setores trabalhados pelo IDEA em 2016 foram- Agronegócio - Saúde

A escolha desses ramos da economia se deu com base na expertise dos fundadores do IDEA. Inicialmente, foram lançados os Cursos e realizadas parcerias do setor do Agro. À partir do 2º semestre, o setor da Saúde começou a ser ofertado ao mercado e a ganhar espaço dentro do Instituto.

Direta e indiretamente, o Agronegócio corresponde a cerca de 50% do mundo dos negócios do Brasil. Já a Saúde corresponde a 15% dos investimentos da economia do Brasil. Em ambos, o setor de Infra estrutura é ponto crítico, bem como o estudo de Patente Internacional. Esses dois novos temas, no âmbito do Agronegócio e Saúde serão incorporados para 2017.

A ORGANICIDADE DOS TRABALHOS OFERECIDOS

04

In CompanyAulas de grande impacto prático, esta modalidade teve cinco cursos realizados no exercício 2016, sendo duas no primeiro semestre e três no segundo semestre. Os temas desenvolvidos foram: - Mercado privado de títulos do agronegócio e relação com o mercado de capitais- Planejamento tributário do produto rural- Recuperação de Crédito no Agronegócio Brasileiro Conforme Cultura e Região- Procedimentos Fiscais para Cooperativas Agropecuárias

PresenciaisForam oito cursos realizados na cidade de São Paulo durante o ano, sendo três no primeiro semestre e cinco no segundo semestre quando integramos transmissão simultânea ao vivo (online). Foram em média doze alunos por curso e cinco online de todo o Brasil. Os temas oferecidos foram:

- Novos títulos do Agronegócio.- Noções práticas sobre a Lei de Defesa da Concorrência no Brasil.- Planejamento tributário dos prossionais da Saúde - Contratos Agrários- Cédula de Produto Rural- Tributação na Saúde- Direito do Consumidor Aplicado

No total, atendemos mais de 150 alunos pessoalmente e 25 remotamente através da modalidade Presencial Online.

DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS E CONTEÚDOS DE APOIO

05

Ensino a Distância (EAD)Um novo padrão de qualidade e de formato na produção dos cursos exclusivos online e reprodução das aulas presenciais no formato EAD ampliaram a oferta dessa modalidade de ensino em 200%. Isto é, saltamos de quatro cursos oferecidos em 2015 para onze cursos em 2016. O novo formato em EAD é composto de aulas de 1 hora

com conhecimento rico e condensado que visam aplicação imediata e oferecem ensinamento pontual e especializado. Os onze cursos são:

06

2015 - Tributação no Agronegócio (16 horas/aula)

2015 - Noções Práticas sobre a Lei de Defesa da Concorrência no Brasil (16 horas/Aula)

2015 - Direito do Consumidor Aplicado (16 horas/Aula)

2015 - Curso on-line de Cédula de Produto Rural (04 horas/Aula)

2016 – Curso on-line de Novos Títulos do Agronegócio (06 horas/Aula)

2016 - Contratos Agrários (08 horas/aula)

2016 – Curso on-line de Tributação na Saúde (08 horas/aula)

2016 - Planejamento Tributário do Prossional da Saúde (01 hora/aula) 2016 - Relações de Trabalho no Agronegócio (01 hora/aula)

2016 - Compliance no Agronegócio (01 hora/aula)

2016 - Questões práticas do Cadastro Ambiental Rural (01 hora/aula)

Até 30/11/2016 o Instituto obteve mais de 50 alunos que adquiriram nossas aulas.

Eventos

O IDEA, através de seus quadros, participou de cinco grandes eventos de Debate no formato Seminário, além de lançar em setembro/2016 seu próprio Evento intitulado “Debate do Direito”.Em um formato de confronto de ideias antagônicas de temas que estão na pauta do Congresso Nacional, o IDEA realizou com Fecomércio o debate “Impactos do projeto do Novo Código Comercial para o ambiente de negócios do Brasil” para 80 convidados no Auditório da instituição e teve cerca de 900 pessoas que acompanharam com a transmissão online. Para saberem mais sobre Direto do Direito acessem: http://diretododireito.net.br/

Os eventos que contaram com participação do IDEA foram:- Fórum das Cooperativas Agropecuárias, em São Paulo, junto com o grupo INFORMA- Congresso Nacional Jurídico Agronegocio, em São Paulo, junto com o grupo INFORMA- Desaos do Direito da Concorrência em Países em Desenvolvimento" para responder à pergunta: qual a política a ser seguida pelas Autoridades Brasileiras?, em São Paulo, junto com a Faculdade Presbiteriana Mackenzie- Caminhos para o agronegócio, em Campinas, junto com o escritório de advocacia Demarest e a Deloitte.

07

Publicações especializadasInicialmente como fonte de divulgação dos livros escritos pelos fundadores do IDEA, hoje, com a integração e interação entre os prossionais associados e as editoras especializadas, o Instituto gera massa crítica interna, tendo desenvolvido três novos livros para serem lançados em 2017. São eles:

- Abuso de poder econômico - A Responsabilidade Especial dos Agentes Econômicos Dominantes- Direito do Agronegócio - Multas scais

No site do Instituto já guram como disponíveis para compras online diversas publicações do Instituto produzidas em 2015 e 2016.

Apostilas

Dos cursos In Company e dos Presenciais nasceram as Apostilas Especializadas (sendo constantemente atualizadas) como uma modalidade de apoio aos prossionais e alunos que desejam a um baixo custo obter um manual ou cartilha para acompanharem a evolução jurídica de temas especializados. São elas:

Apostilas produzidas :- 1a edição - Tributação no agronegócio- 2a edição - Tributação no agronegócio- Relações de consumo no comércio eletrônico

Apostilas a partir de fevereiro/17:- Planejamento tributário do prossional da saúde.- Cédula de crédito rural- Noções básicas de direito concorrencial

Nossas Apostilas também são ofertadas em e-commerce no site do Instituto. Até 30/11/2016 o IDEA chegou a marca de duzentas unidades adquiridas por usuários do IDEA.

Além disso, em nossos Cursos Presenciais e In Company são produzidas edições especiais de apostilas, com material didático atual a ser tratado em aula, sendo distribuídas aos alunos de nossos cursos como forma de ser mais um veículo de aprendizado e consolidação da matéria.

08

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Núcleo de Gestão, Pesquisa e de Conhecimento

O conceito central do Instituto é estudar o melhor desenvolvimento dos negócios no âmbito das leis. Isso signica acompanhar os movimentos do Legislativo em Brasília, bem como participar das discussões junto aos grupos que promovem o debate e propõem as mudanças das Leis. Nesse contexto, o IDEA estruturou um Núcleo para analisar e estudar os impactos dessas mudanças e transformar isso em novos cursos e em massa crítica para promover o Debate do Direito.

O 1º Núcleo estruturado é do Agronegócio e o segundo será do setor Saúde.Membros do IDEA já possuem participação ativa em grupos de estudos de projetos de lei, tais como:- Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) - http://www.fpagropecuaria.org.br/- Diretoria Jurídica da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG)- Diretoria do Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (IBRAC) - Instituto PENSAR AGRO- Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) - http://www.bovespa.com.br/- Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio)-http://www.fecomercio.com.br/- Serviço Social da Indústria (SESI) - http://www.sesisp.org.br/

Relatórios setoriais

Em setembro de 2015, com a estrutura do IDEA consolidada para o setor de Agronegócio, o Grupo de Gestão e Pesquisa do Conhecimento começou a trabalhar no projeto do 1º Relatório Setorial do Agronegócio. O projeto em curso irá oferecer ao mercado e aos associados do IDEA um serviço de inteligência jurídica visando potencializar o ambiente de negócios do setor. O projeto do Relatório possui as seguintes características:

- Reports mensais sobre as pautas no Legislativo Federal e Estaduais, acompanhado de análise sobre as perspectivas de cada tema

- Report semestral com as medidas e consequências das mudanças efetivadas no primeiro semestre, acompanhado de análise sobre as perspectivas de cada tema

- Report anual com todas as medidas e consequências das mudanças do ano, acompanhado de análise sobre as perspectivas de cada tema

O IDEA oferecerá ao mercado a opção de compra individualizada de cada relatório, opções de pacotes e, ainda, opção de acesso a todos os materiais produzidos aos Associados Mantenedores do Instituto.

NOVOS CANAIS DE CONTEÚDO E DE RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL

09

Instituto IDEA

O Canal Ocial do Instituto passou por remodelagem no início de 2016 e permanece constantemente sendo atualizado no mesmo ritmo que avançam os negócios do Instituto. As novas áreas de Cursos EAD, Eventos e Agenda, além de ampliação das demais atividades de pesquisa e publicações, proporcionaram mais conteúdo e melhor navegação aos usuários. Os números crescentes de acesso geraram:- 82,000 páginas visualizadas- 8,000 usuários únicos e cerca de 4,000 usuais delizados

Somam-se 20,000 emails efetivos da base de relacionamento de cada fundador, colaborador e conquistados no site ao longo do ano. Isso representa excepcional força de divulgação para nossos serviços e nossos parceiros.

A cultura aberta e colaborativa do Instituto IDEA se reete na organização de seus Canais de Comunicação e acompanharam a trajetória e modelos de negócios diferenciados do Instituto. Ao longo de 2016, o Instituto produziu quatro canais de acordo com as características do parceiro e seu público alvo:

- O site do Instituto recebe conteúdo de estudos e cursos, - o blog Lei da Terra no site do Canal Rural recebe artigos pontuais do mercado, - o blog IDEA News recebe conteúdos de colaboradores e notícias de outros canais, - o site Direto do Direito recebe conteúdo dos Debates e assinaturas de acordo com seus parceiros especícos.

Todos se comunicam horizontalmente, cada um trabalhando de acordo com os diferentes objetivos de seu público-alvo e de seus parceiros.

Lei da Terra

Canal dos prossionais IDEA feito para o Canal Rural. Com publicação semanal de 1 ou 2 artigos, os resultados expressivos destacam-se na seção:

- Média de 2.000 visualizações por artigo- Média de 200 compartilhamentos

Foi o crescimento de visualizações e acessos de março a dezembro/2016

Publicação de 42 artigos

10

IDEA News

Braço de notícias sobre todo o ambiente jurídico e de negócios, o site é fonte de agregação de conteúdos IDEA e do mercado em geral.

Em novembro/2016 iniciou-se programa de Colaboradores para publicação de artigos de outros advogados no canal. No agregado de 2016, o IDEA News obteve:- 8.000 visualizações- 1.200 visitantes

Direto do Direito

Um site especialmente produzido para ser o Canal de Debates do IDEA aberto a outras instituições para participarem das realizações dos eventos presenciais e on-line gerados. Nesta 1ª Edição obteve-se:

- 900 usuários acompanharam Debate Online- 1.500 acessos apenas no dia do Debate- Divulgação por email para 45,000 usuários- 3.500 visualizações nos artigos do site IDEA- 3h30 de debate em vídeo- 8 apoiadores institucionais- 2 patrocinadores

Redes Sociais e delização

O IDEA mantém e produz conteúdo social em 4 canais com números expressivos de usuários, compartilhamento e alcance:

FacebookLinkedinVimeoYoutube

NOVOS CANAIS DE CONTEÚDO E DE RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL

Foi o aumento da audiência entre março a dezembro/2016

N E W S

vídeo espectadores assistiram Ao Vivo

Totais de usuários atingidos nas redes

6.000

Se o ano de 2016 foi a construção dos alicerces do Instituto, o ano de 2017 será o de pavimentar a cultura de estudos setoriais agregando mais parceiros ao Instituto. Mais que ampliar os serviços oferecidos, o IDEA objetiva aumentar sua estrutura de atuação cooptando mais colaboradores e parceiros que pensem, estudem e produzam conteúdo, dinamizando o ambiente de negócios do Brasil.

O Direito Aplicado só se efetiva com a ação sistemática de pesquisa e divulgação das ações do Legislativo, e com debate e abertura para o contraditório.

Nossos desaos para 2017 já estão lançados e planejados dentro da lógica e dos aprendizados que 2016 nos proporcionou em um caminho contínuo para o desenvolvimento de conteúdo reetido e especializado.

O planejamento do IDEA para o próximo exercício foi elaborado sob quatro premissas:

1 - Ampliar o atendimento do público com:a. Cursos presenciais regionais;b. Produção de novas aulas de EAD dos setores de Saúde e Agronegócio;c. Produção de novos debates relevantes através do Direto do Direito.

2 - Ampliar os setores de estudo atendidos e ofertar ao mercado cursos, com conteúdos desenvolvidos, a saber:a. Infra-estrutura;b. Inovação, Propriedade Intelectual e Patentes.

3 - Lançar os Relatórios Setoriais, um serviço de inteligência jurídica e estratégica fundamental paranortear a tomada de decisão dos agentes políticos e econômicos. Os setores serão:a. Relatório Setorial do Agronegócio;b. Relatório Setorial da Saúde.

4 - Abrir o Instituto para Associados Mantenedores, empresas e instituições que desejem contribuir para a manutenção das operações de estudo, pesquisa e divulgação do Instituto.

2017, NOSSOS PRÓXIMOS PASSOS

11

AGRADECIMENTOS

12

Durante o ano de 2016 todos os colaboradores do IDEA mantiveram-se em constante trabalho de construção dos três alicerces que sustentam as operações do Instituto, a saber: sua estrutura funcional, uma rede de prossionais de ensino e pesquisa, bem como a sedimentação da conança institucional de instituições, empresas e clientes.

Damos por cumprido nossa meta em construir todos esses três alicerces citados acima mas, mais importante, é constatar que essas três realizações só foram possíveis pela colaboração e conança de todos que zeram parte da história do IDEA. Só agora, ao nal do ano é que temos a real dimensão do salto dado nesse período.

O Instituto dos 3 fundadores idealizado ao nal de 2015 é agora o Instituto de mais de 30 professores, prossionais e pesquisadores da área jurídica, de mais de 30 empresas e instituições que nos deram apoio ou se coligaram em ações especícas, de mais de 200 alunos que demandaram nossos cursos e materiais, de mais de 12,000 leitores de nossos sites que demandaram por informações pontuais ou conteúdos profundos da área do Direito e, por último e não menos importante, de mais de 30 prossionais diretos e indiretos, xos ou por ações, que trabalham conosco no dia a dia do Instituto.

Este Relatório não poderia ser nalizado com números e estatísticas, pois nossa matéria prima é composta por pessoas e foi por essas pessoas que o Instituto se criou. Gratidão!

A todos que participam do IDEA em qualquer de nossas ações, em qualquer nível de atuação, queremos agradecer pela conança e pelo apoio que nos foi dado. Foi a soma deste trabalho empenhado, seja como colaborador, prestador de serviço ou cliente, que nos proporcionou construir a base na qual nalizamos o ano.

Hoje, sabemos o que fazer a mais, o que melhorar e até o que não podemos ou não precisamos mais fazer. Foi a soma da participação de todos que produziu a realidade do Instituto IDEA e nos projetou como será o ano de 2017.

Muito obrigado a todos,

Renato BuranelloFlorence HaretBruno Drago

www.institutoidea.net.br

SOCIO FUNDADORESBRUNO DE LUCA DRAGO

FLORENCE HARETRENATO BURANELLO

CONSELHO HONORÍFICOFÁBIO ULHOA COELHOJOSÉ MAURÍCIO CONTIJOSÉ ROBERTO VIEIRA

PAULA ANDREA FORGIONIPAULO AYRES BARRETO

CORPO DOCENTEARGOS SIMÕES

BRUNO DE LUCA DRAGOCARLOS HENRIQUE OLIVEIRACATARINA ROSA RODRIGUESCLÁUDIO OLIVEIRA MATTOS

CRISTIANO CARVALHOFÁBIO CALCINI

FERNANDA TEODORO ARANTESDOUGLAS MOTA

FABÍOLA EMILIN RODRIGUESFLORENCE HARET

FRANCISCO SATIRO DE SOUZA JUNIORGUILHERME ADOLFO DOS SANTOS MENDES

IRIS VANIA ROSAIVO WAISBERG

JOSÉ ANTONIO BALIEIRO LIMAJOSÉ ROBERTO ROSA

LUIZ ROBERTO PEROBALOURDES DE ALCÂNTARA MACHADO

LUIS FERNANDO NEVESLUIS FLAVIO NETO

LUIZ ROBERTO DOMINGOMARCELO GUEDES NUNES

MÁRCIA WALKYRIAPEDRO GUILHERME G. DE SOUZA

RAFAEL MOLINARI RODRIGUES RENATA BREDA

RENATO BURANELLORENATO POLTRONIERI

RODRIGO FROTA DA SILVEIRATATHIANE DOS SANTOS PISCITELLI

VICENTE BAGNOLI WILSON FAILLA

ANEXO I