relatório de campo 2016 - missoesadmadureira.com.br o segundo curso de férias para cento e...

9
Relatórios de Campo 2016 Assembleia de Deus em Madureira e Congregações Secretaria de Missões SEMADEM 2016 Fazendo Missões com Oração e Ousadia!

Upload: phungmien

Post on 22-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Relatórios de

Campo 2016

Assembleia de Deus em Madureira e CongregaçõesSecretaria de Missões

SEMADEM 2016Fazendo Missões com Oração e Ousadia!

Burkina Faso, dezembro 2016.Relatório de Campo 2016

Olá queridos Mantenedores e Intercessores!

Por mais que façamos planos, não temos como presumir ou fazer garantias sobre o amanhã, porque ele não nos pertence. Nós, até certo ponto, teremos o controle da nossa vida, mas não possuiremos o domínio sobre os outros, sobre os eventos e nem sobre os fenômenos da natureza, o que nos deixa a mercê do porvir e numa posição de vítimas, coadjuvantes ou protagonistas, prefigurará as Escrituras.

Mesmo tendo o Senhor Aquele no comando de tudo, incertezas bateram a nossa mente, não concernente a retaguarda da Igreja brasileira, porque temos irmãos que caminham conosco. A razão de nossas inquietudes tem sido o clima de instabilidade que Burkina Faso vive desde setembro de 2015.

No ano passado houve uma forte manifestação popular e dias depois um golpe de estado, e em janeiro deste ano um atentado terrorista na capital. Nacionais e estrangeiros morreram e dentre estes, Missionários, porém nada se acometeu a comunidade brasileira. Todavia, estamos em alerta e orando para que sejamos guardados e que possamos continuar a nossa Missão.

Por conta desse atentado, conversarmos com a nossa liderança no Brasil e fomos aconselhados a diminuir nossas saídas à noite, até o clima se amenizar, e daí ficamos cinco meses sem fazer projeções de filmes, mas os cultos continuaram normalmente pela manhã.

Num dos comunicados que a Missão Antioquia nos deu, continha uma orientação sobre mudar a nossa rotina e ver a possibilidade de criar alternativas de atuação no Campo e aí calhou de colocarmos em ação um projeto que tínhamos em nosso coração e que se intensificou com o pastoreio em Lafiabougou, que era um pré-escolar, denominado em francês, Projet Aleph Beth.

E com a implantação desta nova atividade nós continuamos com as outras atividades da Igreja pela manhã, e durante o tempo de espera por calmaria nos centralizado nas cinquenta crianças e indiretamente nos seus pais e os resultados tem sido favoráveis.

O Aleph Beth tem nos alegrado, pois ele atende uma lacuna no contexto local e tem sido um meio de evangelização, só que agora, estamos orando para que o Senhor responda sobre a expansão desse trabalho. Mas, 2016 não foi só instabilidade ou preocupações sobre segurança livramento e graças ao Senhor, foi possível realizar outras atividades.

Dentre as quais:Um Curso de Música na Igreja em fevereiro;Um Café com as Mães das Crianças do Aleph Beth em março onde houve

conversões de mulheres muçulmanas aceitando a Jesus;Fizemos Doações de duzentos presentes do Samaritan's Purse em abril, para os diferentes grupos de crianças que

trabalhamos no futebol, na EBD e no Aleph Beth;Celebramos Três Batismos em lugares distintos entre março e maio. 31 novos membros foram integrados no nosso

ministério, dentre este número, cinco membros pertenciam a Igreja que dirigimos em Lafiabougou e estivemos cooperando com outros dois trabalhos e batismos em Hounde com duas almas e em Dogouna com quatro vidas;

Realizamos o Segundo Curso de Férias para cento e cinquenta alunos da segunda a sexta série em agosto; Comemoramos os 10 anos do Garçons d'Or com um torneio de futebol em agosto, e por ocasião desta data, entregamos certificados para os ex-integrantes que passaram pela Escolinha Meninos de Ouro.

Ainda sobre essa estratégia, tivemos a felicidade de ter dois dos nossos garotos passando pelas águas, o Ali e o Bernard; e em setembro, financiamos um curso de informática para outros dois rapazes, o Cedric e o Yayá.

Missionários Claudemir e EtelvinaBurkina Faso

E neste mês de novembro iniciamos uma Alfabetização para Adultos que desejam aprender a falar e a ler em francês, e estamos fazendo uma Atividade de Memorização de textos bíblicos na célula de oração com os meninos do futebol.

E para finalizar temos as confraternizações de fim nos projetos que pretendemos realizar, Deus provendo.

Bem irmãos, aqui está o nosso relatório anual e nós queremos agradecer a diretoria da SEMADEM, aos líderes de missões e a você que está lendo e que nos apoia com orações e contribuições. Recebam o nosso fraternal abraço e votos de um fim de ano repletos de ricas bênçãos. Tenham um feliz natal e um 2017 com muitas promessas do Pai.

Missionários Claudemir e EtelvinaBurkina Faso

Em Cristo e com saudades da terrinha,

Missionários Claudemir e Etelvina Pr. Renato ConceiçãoDiretor da SEMADEM

Olá queridos Mantenedores e Intercessores! Saudações calorosas do Senegal!

Amados da SEMADEMA paz do Senhor.O tempo voa, parece que foi ontem que mandei o relatório de 2015, e já

chegamos de novo em dezembro. Ao mesmo tempo que passa tão rápido, muitas coisas aconteceram nesse tempo. Algumas experiências maravilhosas, outras um pouco difíceis, momentos de muita alegria, outros de lágrimas de tristeza, porém a doce presença do Senhor nos acompanhou em todos os momentos, nos guiando, nos consolando e muitas vezes o Senhor nos carregou em Seus braços quando nos faltaram forças no meio do caminho.

Queridos, antes de relatar 2016, queremos primeiramente agradecê-los por todo o apoio que vocês têm sido pra nós. Admiramos a perseverança de vocês, quando muitos têm parado no meio do caminho devido às dificuldades pelas quais as Igrejas têm passado, a SEMADEM continua engajada na Ordem Suprema.

Oramos sempre por vocês, e cremos que o Senhor os recompensará, pois Ele é Fiel! Vocês colherão com certeza tudo o que têm semeado para o cumprimento da Grande Comissão.

REALIZAÇÕES EM 2016JaneiroØTodos os anos tem um encontro com todos os líderes da JOCUM na África Ocidental, e cada ano, fazemos em

um dos países da região. Este ano foi no Mali onde Albert e os demais líderes se reuniram durante uma semana. É um tempo muito especial para a nossa missão, pois nesse período, cada líder compartilha o que está acontecendo em seu Campo, as vitórias e desafios, e juntos buscam o que está no coração de Deus para cada país de nossa região na África.

Fevereiro a Junho Dirigimos a Escola de Treinamento Evangelismo e Discipulado com 9 alunos de diferentes países. Entre

fevereiro e Abril foi a parte teórica, em sala de aula. Nós dois ministramos algumas matérias e contamos com a intervenção de vários outros preletores que vieram ministrar módulos semanais. Esse período teórico costuma ser muito intenso para nós, pois ficamos a disposição praticamente 24 horas por dia. Maio e Junho Nós os enviamos para o interior do Senegal, para a parte prática do Curso. Nos primeiros dias do prático, nós estivemos com eles e depois deixamos os alunos sob a responsabilidade de dois obreiros. Final de Junho foi formatura. Dia de grande satisfação e alívio ao entregarmos os diplomas, e saber que o Senhor nos ajudou a conduzi-los durante toda a Escola. Mais uma Igreja foi implantada nesse tempo, e pudemos reforçar alguns trabalhos que havíamos começado e que hoje estão nas mãos de pastores locais. Lembrando que nosso papel aqui não é trabalharmos independentes, mas sim em parceria com a Igreja local, e principalmente apoiando os pastores nacionais.

Maio Tivemos uma grande reunião de todos os líderes da JOCUM do continente Africano na Uganda para definir

juntos algumas mudanças a nível da Missão, oramos juntos pelo continente Africano. Como o Albert é o presidente da Missão aqui no Senegal, ele precisou estar presente. Apesar de ser uma semana de reuniões e reuniões, ele voltou bem encorajado para o Senegal ao ouvir o que Deus está fazendo em outros países da África.

Julho a meados de Agosto. A carteira de estrangeiro de Albert venceu, o que o obrigou a ir ao Brasil para renová-la. Ele aproveitou esse

tempo para visitar as Igrejas e alguns irmãos que estão envolvidos conosco nos apoiando em nosso ministério. Julho a setembro

Clarice trabalhou na elaboração do projeto de extensão do Posto de Saúde, que inclui uma maternidade e um consultório odontológico. A parte administrativa aqui no Senegal não é tão rápida como gostaríamos, então pra juntar todos os documentos, isso levou quase três meses. Confesso que houve momentos em que pensei abandonar o projeto, pois a pressão e a opressão foram grandes. Mas vimos o Senhor nos dando a vitória a cada passo. Nesse mesmo tempo, demos início a novas atividades no Posto de Saúde, trazendo o atendimento cardiológico. Um médico cristão amigo tem vindo consultar. Conseguimos comprar um aparelho, com isso podemos realizar os eletrocardiogramas aqui mesmo na base. Tem sido uma benção.

Senegal, dezembro de 2016.Relatório de Campo 2016

Ø

Ø

Ø

Ø

Missionários Albert e ClariceSenegal

Como todos os anos. É o mês que os adolescentes e jovens aguardam com muita expectativa. Realizamos mais um acampamento aqui na base. Na verdade, aqui no Senegal há pouquíssimas atividades para os jovens, e esses acampamentos têm ajudado os jovens no relacionamento com Deus, ao mesmo tempo em que aprendem música. Sem contar a alegria de se encontrarem com jovens de vários locais e denominações diferentes. Este ano, Clarice ministrou uma parte na área espiritual, e como Albert estava voltando do Brasil (chegou doente aqui), não pôde se envolver.

Outubro Loren, o fundador da JOCUM, juntamente com a equipe co-fundadora, convocou uma grande reunião de toda

a família Jocumeira no Togo por duas semanas, para falar sobre o DNA da missão. Clarice não pode ir, por causa do projeto com a Embaixada do Japão, mas Albert foi levando consigo o grupo do Senegal. São momentos como esses, que ajudam os novos obreiros a terem uma melhor compreensão da missão. Albert estava responsável pelo louvor, e também fazia parte da equipe organizadora do evento.

Novembro Assinatura do contrato aprovando o financiamento pela Embaixada do Japão! Grande vitória alcançada.Fizemos algumas viagens a nível pastoral visitando a nossa equipe no interior do país.Realização de vários seminários sobre crianças em risco. Tivemos duas Missionárias que vieram do Brasil

para dar o seminário, e nós trabalhamos na tradução.Dezembro :

Fizemos o fechamento do ano nos dias 16 e 18 aqui na base, com um encontro nacional de todos os nossos Missionários para um tempo de jejum e consagração ao Senhor.

Essas sao atividades pontuais que ocorreram durante 2016. E como líderes da Missão e Diretor da ONG JOCUM, trabalhamos ao mesmo tempo, na re-estruturacao da mesma aqui no Senegal, e isso tem tomado grande parte de nosso tempo. Lembramos que todo o trabalho social que desenvolvemos aqui está todo ligado a ONG. O governo tem andado de olho nas ONGs, e já fecharam várias.

Louvamos ao Senhor por mais um ano que pudemos encerrar na graça do Pai. Pedimos que continuem orando por nós.- Por nossa saúde. Temos sentido o nosso físico bem cansado, e esse ano, nossa saúde não andou muito boa.- Por nossos filhos. Pela graça do Senhor em seus estudos, e pelo relacionamento deles com Deus, para que nunca se

esfriem na fé.- Por nossas necessidades. Suprimentos.- Pelo projeto de extensão do Posto de Saúde. Tenho enfrentado muitas dificuldades para que esse projeto se realize.

As exigências da Embaixada são bem altas, estou tendo dificuldade para conseguir o último documento (do banco), para que o financiamento seja liberado. Tenho prazo de 12 meses para construir, equipar, recrutar as pessoas, e inaugurar. Mas já se passou um mês desde a assinatura.

- Por todas as nossas atividades em 2017. Estamos com a nossa agenda bem carregada, porém com poucas pessoas ao nosso lado.

- Por mais obreiros. Precisamos realmente de reforço.Obrigada amados por todo o trabalho que cada um da SEMADEM tem feito, permitindo que tanto nós como vários

outros Missionários possam permanecer no Campo onde o Senhor nos plantou.Desejamos a vocês, um final de ano rico da presença do Senhor. Que Deus vos conceda muita paz, harmonia e saúde.Um grande abraçoCom carinho e gratidão

Missionários Albert e Clarice.

AgostoØ

Ø

Ø

Ø

Ø

Ø

Ø

Missionários Albert e ClariceSenegal

Pr. Renato ConceiçãoDiretor da SEMADEM

Columbia, dezembro de 2016.

Olá queridos Mantenedores e Intercessores!A paz do Senhor!É com grande alegria que escrevemos mais uma vez para

compartilhar as nossas notícias e expressar a nossa gratidão a Deus pela vida dos irmãos. Saibam que é para nós um grande privilégio caminharmos na companhia de vocês no desenvolvimento da Obra Missionária.

Graças ao Senhor, estamos progredindo em nosso período de estudos. Felizmente, estamos chegando ao fim do semestre de aulas de forma satisfatória e nos sentindo mais aptos para lidar com o desenvolvimento da tarefa Missionária entre os muçulmanos. Agora restam mais três semestres até o fim da nossa jornada de qualificação Missionária aqui nos EUA e para o nosso retorno ao Campo.

A família vai bem e já nos sentimos bem adaptados ao nosso novo contexto de vida. A nossa leitura é que Deus usou uma série de circunstâncias para nos trazer aqui e, ao término do nosso período, esperamos sair mais fortalecidos e em melhores condições de frutificar entre os ainda não alcançados com o evangelho.

Uma grande alegria que o Senhor nos concedeu aqui foi a de iniciar um trabalho com os refugiados sírios da cidade onde estamos residindo. Esse tem sido um diferencial do nosso tempo aqui. Sentimo-nos privilegiados em poder estender a mão e abraçar pessoas que carregam tanto sofrimento e que são vítimas da ação de grupos extremistas como o Estado Islâmico.

No último domingo tivemos mais uma oportunidade de atender às necessidades dos nossos amigos refugiados. A pequena Igreja que estamos frequentando está oferecendo aulas de inglês e um ambiente de comunhão. Esta é a primeira vez que a maioria dos sírios está tendo a oportunidade de ter acesso a uma Igreja, em sua experiência de vida. Vânia e eu estamos servindo como tradutores, professores e motoristas.

Uma vez que não temos família aqui, os sírios estão se tornando família para nós. Além das atividades regulares na Igreja, temos visitado as famílias de refugiados de forma individual ao longo da semana. O nosso esforço tem sido no sentido de

comunicar Cristo a eles por meio das nossas ações e palavras.O inverno ainda não chegou oficialmente, mas o frio já chegou com intensidade. As temperaturas baixas expõem os

refugiados a uma realidade que eles não estavam preparados. Em uma visita que fizemos percebemos que uma das famílias tinha apenas um cobertor para ser compartilhado com sete pessoas. Assim, iniciamos uma campanha com a Igreja e estamos mobilizando pessoas e reunindo doações de agasalhos e cobertores. Domingo, entregamos a última parte das doações que conseguimos e foi providencial. No período da noite, as temperaturas estavam abaixo de zero.

Um motivo de gratidão é que amigos americanos nos emprestaram um veículo para ser usado durante o nosso tempo aqui. O carro é bem espaçoso, tem 7 assentos. No início, pensamos, “Qual a necessidade de um carro tão grande? Um carro com 3 assentos já seria suficiente”. Depois, entendemos que Deus nos concedeu um carro grande porque queria que o carro fosse utilizado, também, em nosso trabalho com os refugiados sírios. Queridos, Deus trabalha de maneiras muito mais inteligentes e surpreendentes do que somos capazes de imaginar.

Ao avaliar os quatro meses que estamos aqui, estamos percebendo que Deus tinha propósitos bem específicos para este tempo e o investimento nos estudos era apenas o propósito mais visível.

Relatório de Campo 2016

Refugiados Sírios

Missionários Jairo e VâniaEUA/Brasil

Portanto, que o Senhor continue guiando os nossos passos e usando a nossa vida de acordo com a Sua vontade

Um grande abraço com carinho e saudades! Em Cristo,

Missionários Jairo, Vânia e Mateus.

boa, agradável e perfeita.

Finalizamos agradecendo ao Senhor pela vida dos irmãos que fielmente nos apoiaram em nossa jornada Missionária ao longo de mais um ano. Que o Senhor os abençoe e continue usando suas vidas no trabalho de proclamação do evangelho a todos os povos.

Desejamos a todos vocês um Natal e um 2017 repleto das bênçãos do Senhor!

Pr. Renato ConceiçãoDiretor da SEMADEM

Missionários Jairo e VâniaEUA/Brasil

Paraguai, dezembro de 2016.

Relatório de Campo 2016

“E quando chegaram e reuniram a Igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles e como abrira aos gentios a porta da fé” ( At 14.27).

Queridos mantenedores e intercessores,

A Paz do Senhor Jesus.Segue relatório anual das atividades da Frente Missionária no Paraguai em

2016. Como vocês já sabem não se trata de relatório estatístico e sim de um resumo das atividades restritas a nossa esfera de atuação no ministério de apoio, onde em todas as atividades realizadas há a participação de obreiros e irmãos nacionais ao nosso lado:

A) RESUMO DAS ATIVIDADESØBairro Nueva Esperanza – Hernandarias.

Conclusão do Projeto de Verão “Jugando y Aprendiendo”: Projeto de reforço escolar concluído do final de janeiro. Alcançou 24 crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O Projeto foi oferecido de forma gratuita onde enfocou três áreas: formação para a vida, língua castelhana e matemática.

Realização de cultos evangelísticos: Realização de campanha e programação ás quintas-feiras de janeiro a dezembro.

Visitas a lares: atividades esporádicas realizadas durante a semana.Realização de EBD: Ministração de temas bíblicos com atividades práticas aos domingos pela manhã para

crianças e adolescentes seguido de lanche (café com leite, pão, bolo, etc.).Igreja Central - Hernandarias.Trabalho auxiliar: participação nos cultos de doutrina, libertação e de finais de semana (sábado e domingo),

realização de cultos de missões a cada primeiro sábado do mês e ministração de mensagens, ensino e prestação de serviços diversos nas áreas administrativas da Denominação a nível nacional;

Eventos: 1) VIII Congresso Nacional de Missões: Realizado durante três dias no mês de fevereiro.2) Evangelismo e Discipulado: Realização de visitas ao Hospital distrital de Hernandarias e realização de

discipulado de maneira formal na Igreja Central em Hernandarias.3) Batismo: Assessoramos em dois batismos: 03 irmãos batizados em Santa Rosa de Mbutuy e 28 na Igreja

Central;4) Ministério com mulheres: Participação de cultos e consagrações duas vezes por semana e apoio ao II

Congresso Nacional de Irmãs com participação direta da Mis. Ivânia.5) Ministério com Jovens: Organização e realização do III Congresso Nacional de Jovens e II Encontro de

motociclistas; Concurso de canto, Ensaios, palestras e ministério com teatro em Pantomima.6) Aniversário do Templo: Apoio prestado nas atividades de comemoração do 22º aniversário de fundação do

trabalho no Paraguai.Apoio as Igrejas do CampoRemansito – Ciudad del Este (a 20Km): Ministração de palestras em 1 Corintios durante seis meses a cada

terça-feira.Ciudad Nueva – Ciudad del Este (a 25km): Participação do I Encontro de Jovens local e ministração de

mensagens e em campanhas de avivamento. Presidente Franco (a 30km): Participação de santa ceia a cada segundo domingo no primeiro semestre. Santa Rosa del Mbutuy (a 300km): Viagem para realização de batismo.Capitán Bado e Pedro Juan Caballero (a 600 km, fronteira com Mato Grosso do Sul): Realização de uma

viagem para ministração e assessoria de trabalhos administrativos.B) PERSPECTIVAS PARA 2017

Continuação e dinamização dos trabalhos na Congregação em Nueva Esperanza;

Ø

Ø

Ø

Ø

Ø

Ø

Ø

Ø

Ø

Ø

Ø

Ø

Ø

Ø

Missionários Otoniel e IvâniaParaguai

Missionários Otoniel e IvâniaParaguai

Pr. Renato ConceiçãoDiretor da SEMADEM

ØApoio aos trabalhos da Denominação a nível local, regional e nacional segundo planejamento da Denominação;

Agradecemos a Deus, ao nosso Presidente Pr. Abner Ferreira, a toda Diretoria, a todos os Líderes de Núcleos da SEMADEM e a você mantenedor e intercessor por seguirmos juntos no trabalho transcultural aqui no Paraguai.

Em Cristo Jesus,

Missionários: Pr. Otoniel, Miss. Ivânia e filhos Levi e Larissa.