relatório de biologia

4
Relatório de Biologia Data: 18/10/2013 Autor: Miguel Rodrigues

Upload: miguel-rodrigues

Post on 24-Oct-2015

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório de Biologia

Relatório de Biologia

Data: 18/10/2013

Autor: Miguel Rodrigues

Ano e turma: 11º A

Page 2: Relatório de Biologia

Introdução

O DNA ou ADN, é o ácido desoxirribonucleico, é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas. Os segmentos de DNA que são responsáveis por carregar a informação genética são denominados genes. O restante da sequência de DNA está envolvido na regulação do uso da informação genética.

E esta actividade experimental, tem como objectivo extrair o DNA que se encontra no núcleo das células vegetais do kiwi, visualizar o material genético e aplicar os conhecimentos obtidos sobre a estrutura da membrana celular.

Material

- Kiwi - Tubo de ensaio- Almofariz - Água destilada- Bisturi (ou faca) - Detergente da louça- Gaze - Cloreto de sódio (sal)- Proveta de 100 ml - Fucsina básica- Lâminas e lamelas - Trituradora- Copo

Procedimento experimental

1- Descascar um kiwi, cortá-lo em pequenos cubos;2- Colocar os pedaços de kiwi3- Adicionar 100 ml de água destilada, 10 ml de detergente de loiça e 3 g

de sal;4- Triturar o preparado anterior durante 5 min;5- Filtrar o líquido resultante para uma proveta;6- Adicionar, lentamente, o álcool etílico 5 ml frio na proveta;7- Deixar repousar até se observar a ascensão de uma camada gelatinosa.

Page 3: Relatório de Biologia

Discussão dos resultados

O objectivo desta actividade experimental foi cumprido, visto que foi possível a observação do filamento do DNA retirado do kiwi.Depois desta actividade experimental fiquei a saber qual a função dos reagentes (cloreto de sódio, detergente e etanol).

A adição do cloreto de sódio (sal), no inicio da actividade, proporciona um ambiente favorável ao DNA, pois o cloreto de sódio contribui com iões positivos que neutralizam a carga negativa do DNA (devido ao grupo fosfato). Assim, impede-se a repulsão eléctrica entre as moléculas de DNA, de modo a formar filamentos mais espessos e compridos, para uma melhor visualização. O adicionamento do detergente afecta as membranas celulares e nucleares, pois elas são constituídas por lípidos e com a ruptura das mesmas, o conteúdo celular solta-se e dispersa-se na solução. Já o etanol, permite a separação do DNA, dado que esta molécula é insolúvel no álcool (etanol) a esta concentração. Assim, quando se adiciona lentamente etanol, surgindo mais próximos da superfície. Além disso, a formação de bolhas de ar, devido ao ‘’choque térmico’’ ajuda à ascensão do DNA.

Conclusão

Assim podemos concluir que a molécula do ADN:

-É pouco solúvel no álcool-É muito pouco densa (ascendeu, mesmo para além do álcool, que já é pouco denso)-Tal como esperado, as células vegetais, mais propriamente as do Kiwi contém ADN na sua constituição.A realizou-se sem problemas, sendo possível obter os resultados esperados. Conseguiu-se separar o ADN das proteínas, e observá-lo numa proveta.Pretendia-se com este trabalho efectuar a remoção e observação do ADN das células vegetais do kiwi, e foi conseguido.