relatÓrio de atividades 2014 · missão, visão, valores prioridades estratégicas a relação com...

78
RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

Upload: vuongtuyen

Post on 21-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

Título: Relatório de Atividades 2014

Propriedade: Fundação Infantil Ronald McDonald™

Coordenação: Fundação Infantil Ronald McDonald™

Design: PITCH

Impressão: Production Partners APP

Tiragem: 500 exemplares

Copyright 2015 Fundação Infantil Ronald McDonald™

ÍNDICEOrgãos Sociais

Mensagem do Presidente do Conselho de Administração

Identidade Missão, Visão, Valores Prioridades Estratégicas A relação com a McDonald’s Portugal

História A Primeira Casa Ronald McDonald no mundo A Fundação Infantil Ronald McDonald (FIRM) em Portugal

Casas Ronald McDonald de Lisboa e do Porto Breve descrição Famílias acolhidas e sua origem Inquérito de satisfação às famílias Momentos vividos nas Casas Momentos que ajudaram a divulgar a FIRM e as Casas Voluntariado

Presença da FIRM nos Media

Angariação de Fundos e outras receitas

Quadro Pessoal

Agradecimentos

14 ... 15

18 ... 19

22 ... 27

30 ... 33

36 ... 55

58 ... 63

66 ... 71

74 ... 75

78 ... 79

ÓRGÃOS SOCIAIS

ÓRGÃOS SOCIAIS

. 14 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

ÓRGÃOS SOCIAIS

Os órgãos sociais da Fundação Infantil Ronald McDonald integram o Conselho de Administração, constituído por representantes dos Restaurantes McDonald’s™ em Portugal, da Sistemas McDonald’s Portugal e das comunidades médicas e locais; o Conselho Fiscal, constituído por um grupo de advogados e auditores; e um Conselho Consultivo, constituído por uma prestigiada equipa de profissionais de renome, ligados à área da criança, e que personificam a alma da Fundação.

ÓRGÃOS SOCIAIS

. 15 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

Conselho de Administração

Presidente

Jorge Ferraz Diretor Geral da Sistemas McDonald’s Portugal

Vogais

Fernando Leite Franquiado McDonald’s

Isabel Brito Gestora do Departamento de Comunicação da Sistemas McDonald’s Portugal

João de Sá Nogueira Diretor Executivo da FIRM

Luís de Almeida Nunes Médico, Diretor do Serviço de Genética do Hospital D. Estefânia

Maria Emília Santos Franquiada McDonald’s

Maria Isabel Freire de Andrade Diretora Financeira e IS da Sistemas McDonald’s Portugal

Regina Alves Franquiada McDonald’s

Sofia Mendoça Diretora de Recursos Humanos da Sistemas McDonald’s Portugal

Data de início do mandato: 03 de Janeiro de 2014

Data de fim do mandato: 02 de Janeiro de 2017

Conselho Fiscal

Presidente

Paulo da Costa Pinheiro

Vogais

João Carlos Miguel AlvesManuel Gibert Máximo Prates

Conselho Consultivo

Presidente

Nuno Cordeiro Ferreira

Armando Leandro Jaime Salazar de Sousa João Calheiros LoboJoão Falcão EstradaJosé Manuel Lemos PavãoMaria de Lurdes ChieiraMário Correia de AguiarTeresa Sustelo

Todos estes membros prestam a sua colaboração de forma voluntária e com grande disponibilidade, o que a FIRM regista muito reconhecidamente.

MENSAGEM DO PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

MENSAGEM DO PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Relatório de Atividades 2014

. 18 . @2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

MENSAGEM DO PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

. 19 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

A situação de crise vivida nos últimos três anos, com graves dificuldades económicas e financeiras, levou a que a taxa de risco de pobreza, nesse período, tenha aumentado, subindo mais acentuadamente para as famílias com crianças dependentes. Foi assim crucial o papel de muitas IPSS’s na correção dos fatores de desigualdades sociais, servindo, em boa parte, de amortecedor aos efeitos da crise, lançando e mantendo projetos que têm contribuído para a atenuação daqueles fatores de desigualdade social, para aumentar a inclusão social e para apoiar as famílias quando têm o seu plano de vida desestruturado.

Nesse contexto, foi muito importante para a Fundação Infantil Ronald McDonald poder iniciar o funcionamento da sua Casa Ronald McDonald do Porto, em janeiro de 2014. Alargou a sua ação no apoio às famílias, mais fracas e vulneráveis, das crianças que se deslocam da sua residência habitual para receberem tratamento hospitalar. Passou a cobrir as áreas de influência dos principais núcleos de assistência pediátrica do nosso país. Contribuiu para minorar os

problemas de muito mais famílias, que em momentos difíceis da sua vida encontram nas Casas Ronald McDonald de Lisboa e do Porto a sua “casa longe de casa”.

A partir de 2014 a preocupação fundamental foi a consolidação e a sustentabilidade das nossas atividades centradas nas Casas Ronald McDonald. É agora tempo para olhar o futuro. Um futuro que permita alargar o âmbito de atuação da Fundação chegando a mais crianças, em áreas geográficas onde agora não chegamos.

Todo o trabalho desenvolvido pela Fundação Infantil Ronald McDonald tem sido concretizado em conjunto com os seus mecenas, os seus voluntários, a sua estrutura humana e os seus amigos.

Esperamos continuar a merecer a confiança que todos têm depositado em nós, para que possamos, nestes momentos difíceis para muitas famílias portuguesas, continuar a ser sinal de afeto, de alegria e de esperança!

Jorge Ferraz Presidente do Conselho de Administração

MENSAGEM DO PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

IDENTIDADE

IDENTIDADE

. 22 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

IDENTIDADEA Fundação Infantil Ronald McDonald foi constituída em 2000, tendo sido oficialmente reconhecida como uma Instituição Particular de Solidariedade Social de Utilidade Pública em 2001. Tem por objetivo promover e realizar inciativas que contribuam para o bem-estar das crianças e das suas famílias, sendo o seu âmbito de ação, nacional. Este objetivo está presente na sua Missão e na adoção dos valores da sua Visão.

IDENTIDADE

. 23 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

Promoção e realização de iniciativas que contribuam para o bem-estar das crianças e suas famílias.

Os valores fundamentais da FIRM orientam o cumprimento da sua missão: : Gratidão aos seus colaboradores, voluntários e parceiros, por tornarem possível os programas que a FIRM proporciona; : Manutenção fiel à sua cultura de uma administração responsável; : Operação com rigor e transparência.

A FIRM acredita que quando se muda a vida de uma criança, se muda a vida de uma família, o que, por sua vez, pode mudar uma comunidade e, em última instância, o país.

Com especial atenção à prestação de cuidados centrados na família, a FIRM esforça-se por ser parte da solução na melhoria da vida das crianças e das suas famílias em Portugal, oferecendo programas que fortaleçam as famílias que atravessam momentos difíceis.

MISSÃO

VALORES

VISÃO

Familia João Gabriel (Zita), Ourém, 1 mês na Casa Ronald McDonald de Lisboa, 2014

“Este meu testemunho só pode ser de gratidão pura, dado que, quando mais necessitei, esta foi a minha “casa longe de casa”, o meu abrigo e refúgio mais próximo do meu filho.”

IDENTIDADE

. 24 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

A estratégia permanente da Fundação Infantil Ronald McDonald é continuar a prestar gratuitamente um serviço de alto nível às famílias, bem como localizar e identificar programas adicionais que abranjam ainda mais crianças.

Esta estratégia não só se baseia no sucesso da atividade da Fundação ao longo de catorze anos, mas também dá o suporte para se tornar mais forte e mais eficiente.

Com o fim de a concretizar, a FIRM concentrou-se em três prioridades estratégicas:

: Expandir a atividade, quer fortalecendo os programas existentes, quer, se possível, criando novos programas;

: Reforçar a organização, mediante o desenvolvimento pessoal e formação dos seus colaboradores, e garantir a sustentabilidade financeira FIRM;

: Mobilizar apoios que compreendam o valor dos programas da FIRM, permitindo apoiar mais crianças e famílias em todo o país.

AS PRIORIDADES ESTRATÉGICAS

Família de Leiria, Leiria, 1 mês na Casa Ronald McDonald do Porto, 2014

“Obrigada pelo apoio nos momentos difíceis, pela amizade e boa disposição das pessoas que representam esta Casa. A todos muitas felicidades e continuem assim porque estão a desempenhar muito bem o vosso papel. Partimos felizes porque o Tiago recuperou bem e sabemos que se precisarmos de voltar teremos sempre nesta Casa um porto seguro.”

IDENTIDADE

. 25 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

IDENTIDADE

. 26 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

A McDonald’s Portugal faz parte das comunidades que integra e a sua política de boa vizinhança envolve iniciativas que suportam o desenvolvimento e melhoria da comunidade em que cada restaurante está inserido, cumprindo o lema do seu fundador, Ray Kroc, de “retribuir à comunidade parte daquilo que ela nos dá”, sob a forma de parcerias e iniciativas conjuntas com várias instituições locais e nacionais.

Este contributo manifesta-se de diferentes formas, entre elas, na atribuição de donativos a instituições, oferta de refeições e patrocínios a clubes desportivos, bem como, ações que incentivam a prática de desporto junto das comunidades envolventes.

Para além deste envolvimento local, o grande projeto de responsabilidade social da McDonald’s Portugal e dos seus franquiados, a nível nacional, é a Fundação Infantil Ronald McDonald (FIRM).

A LIGAÇÃO ENTRE A

FUNDAÇÃO INFANTIL

RONALD McDONALD E

A McDONALD’S PORTUGAL

IDENTIDADE

. 27 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

Desde então, franquiados e colaboradores, sempre de forma voluntária, integram o Conselho de Administração, apoiam o funcionamento da Fundação e trabalham no desenvolvimento dos seus projetos; os serviços da Fundação partilham gratuitamente o espaço da sede da McDonald’s.

A McDonald’s Portugal e os seus franquiados não só têm contribuído com os seus donativos, como têm organizado anualmente campanhas de angariação de fundos, como é exemplo da campanha McSorriso, que consiste na oferta de uma parte das vendas de um fim-de-semana dos Restaurantes McDonald’s à Fundação Infantil Ronald McDonald.

De facto, todos os colaboradores da McDonald’s Portugal e os seus Franquiados consideram

a Fundação Infantil Ronald McDonald como causa sua, assumindo os seus valores e os seus projetos, como foi o caso do seu envolvimento total na concretização das Casas Ronald McDonald de Lisboa e do Porto. Um envolvimento que tem ajudado a impactar muitas vidas, dando apoio às crianças, a estabilidade e o melhor remédio de todos: as suas famílias!

No entanto, ainda que a McDonald’s seja, sem dúvida, o principal mecenas, e um amigo em vez de um parceiro, nenhuma empresa poderia manter sozinha um projeto como o da Fundação Infantil Ronald McDonald. É necessário o apoio de muitas outras empresas e da sociedade civil que se pode traduzir de diversas formas: dinheiro e/ou contribuições em espécie (materiais, serviços, tempo).

HISTÓRIA

HISTÓRIA

. 30 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

Quando uma parceria informal foi estabelecida em Filadélfia, em 1974, entre um médico, uma equipa da NFL (Liga Nacional de Futebol Americano), e uma cadeia de restaurantes, ninguém poderia imaginar que o sonho da Dra. Audrey Evans duma “casa longe de casa” para as famílias das crianças gravemente doentes, iria crescer tornando-se num fenómeno internacional.

Trabalhando como oncologista pediátrica no “The Children’s Hospital” de Filadélfia, a Dr. Audrey Evans via as famílias passarem noite após noite no hospital, enquanto os seus filhos recebiam o necessário tratamento médico. A Dr. Evans acreditava que tinha de haver uma maneira melhor, e imaginou uma casa simples onde as famílias pudessem ficar durante estes tempos angustiantes e incertos.

Ao mesmo tempo, a equipa do “Philadelphia Eagles” estava a angariar fundos para apoiar o jogador Fred Hill, cuja filha Kim estava em

A PRIMEIRA CASA RONALD McDONALD NO MUNDO

HISTÓRIAtratamento de uma leucemia no “St. Christopher’s Hospital for Children”. Quando o Diretor Geral dos Eagles, Jimmy Murray, abordou a Direção do Hospital de St. Christopher sobre fazer um donativo ao hospital, o Dr. Naiman Lawrence sugeriu que este fosse encaminhado para um fundo à guarda da Dra. Audrey.

Jimmy Murray conheceu a Dr. Evans e rapidamente compreendeu o seu conceito de uma casa para as famílias. Ele dirigiu-se à McDonald’s com a ideia de que eles poderiam oferecer parte das vendas do Shamrock Shake para apoiar esta nova casa. A McDonald’s concordou, e a Casa Ronald McDonald de Filadélfia nasceu em 15 de outubro de 1974.

Hoje, existem mais de 300 casas em todo o mundo que apoiam as famílias como a Dra. Evans imaginou. A Casa Ronald McDonald de Filadélfia expandiu-se a partir da primeira casa de sete quartos, para as duas Casas atuais que apoiam 65 famílias cada noite.

Quarenta e um anos passados, no final de 2014 existiam já 344 Casas Ronald McDonald, construídas perto de Hospitais Pediátricos em 37 países, contando com a dedicação de mais de 30.000 voluntários, criando uma rede multinacional de programas centrados nas mais de sete milhões de crianças e suas famílias que apoiam anualmente.

ÓRGÃOS SOCIAIS

. 31 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

HISTÓRIA

. 32 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

A Fundação Infantil Ronald McDonald (FIRM) representa em Portugal a Ronald McDonald House Charities (www.rmhc.org), uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1984 nos EUA, com atividades em 50 países do mundo.

Seguindo este exemplo, no ano de 2000, foi criada em Portugal a Fundação Infantil Ronald McDonald. Em 2001 foi oficialmente reconhecida a sua utilidade pública.

Nos primeiros tempos, a FIRM começou por apoiar ações promovidas por outras instituições com vista ao bem-estar das crianças, mas sempre tendo em vista lançar em Portugal o seu projeto mais emblemático: as Casas Ronald McDonald, que acolhem gratuitamente as famílias mais carenciadas das crianças que se deslocam da sua residência habitual para receber tratamento hospitalar.

As Casas Ronald McDonald dispõem de quartos individuais com casa de banho, salas de estar e de jantar, lavandaria e cozinhas comuns. Nestas Casas as famílias têm onde descansar, tratar das suas roupas, preparar as suas refeições e conviver com outras famílias que estão a viver problemas

A FUNDAÇÃO INFANTIL RONALD McDONALD EM PORTUGAL

HISTÓRIA

. 33 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

semelhantes, partilhando alegrias e tristezas. Tudo é feito para que as famílias que estão longe de casa se sintam como se estivessem nas suas próprias casas – são verdadeiras “casas longe de casa”.

Uma Casa Ronald McDonald fornece apoio 24 horas por dia, 365 dias por ano. Tal apoio é assegurado pela equipa da Casa, das 8 às 20 horas nos dias úteis, e por uma equipa externa de seguranças com formação adequada, das 20 até às 8 horas da manhã, sábados, domingos e feriados. Este apoio é fundamental para que as famílias estejam sempre acompanhadas, se sintam em segurança, contando com ajuda para qualquer problema.

Estas Casas representam um refúgio em relação ao hospital, mas suficientemente próximas das crianças, pois de acordo com a generalidade da classe médica “o melhor para a recuperação de uma criança doente é o acompanhamento pelos pais ou familiares próximos durante os tratamentos hospitalares”. Este é o nosso propósito nas Casas Ronald McDonald! Para isso construímos as Casas Ronald McDonald de Lisboa e do Porto.

AS CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

. 36 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

A Casa Ronald McDonald de Lisboa

Situa-se no Largo do Conde de Pombeiro, junto ao Hospital D. Estefânia, e acolhe as famílias das crianças em tratamento no Centro Hospitalar Lisboa Central (Hospital D. Estefânia, Hospital de Santa Marta, Hospital dos Capuchos e Maternidade Alfredo da Costa). A Casa dispõe de 10 quartos com casas-de-banho e pode acolher dez famílias em simultâneo.

Desde a sua abertura, em 2008, e até ao final de 2014, a Casa Ronald McDonald de Lisboa acolheu 877 famílias, de Portugal Continental e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira. O tempo que as famílias permanecem na Casa Ronald McDonald de Lisboa varia consoante os tratamentos hospitalares. O tempo médio de estadia no ano 2014 foi de 19 dias e, desde a sua abertura, foi de 22 dias.

A Casa Ronald McDonald do Porto

Inaugurada em novembro de 2013, situa-se nos terrenos do São João e acolhe as famílias das crianças em tratamento no Centro Hospitalar de São João e no IPO-Porto, entidades que referenciam e encaminham as famílias para a Casa. A Casa dispõe de 12 quartos para acolher 12 famílias em simultâneo.

Desde a entrada da primeira família, a 20 de janeiro e até ao final de 2014, a Casa Ronald McDonald do Porto acolheu 127 famílias. À semelhança do que acontece na Casa Ronald McDonald de Lisboa, o tempo de permanência das famílias na Casa do Porto varia consoante os tratamentos hospitalares, hospitalares: desde a sua abertura em 2014, o tempo médio de estadia foi de 26 dias.

AS CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

BREVE DESCRIÇÃO

CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

. 37 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

. 38 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

877 Famílias acolhidas na Casa Ronald McDonald de Lisboa desde 2008 157 Famílias acolhidas na Casa Ronald McDonald de Lisboa no ano 2014

Número de ingressos em 2014: 157 famílias

Hospital D. Estefânia : 122 famílias Maternidade Alfredo da Costa : 17 famílias Hospital de Santa Marta : 18 famílias

Taxa de ocupação: 83%

Mais de 50% das crianças acolhidas na Casa em 2014 tinham entre 0-1 anos.

As famílias são referenciadas e encaminhadas pelos serviços sociais das referidas entidades, sob coordenação dos serviços sociais do Hospital D. Estefânia.

127 Famílias acolhidas na Casa Ronald McDonald do Porto em 2014

Número de ingressos em 2014: 127 famílias

Hospital de São João: 107 crianças IPO-Porto: 20 crianças

Taxa de ocupação: 78,5%

Em 2014, 45% das crianças acolhidas na Casa Ronald McDonald do Porto tinham entre 0-1 anos.

FAMÍLIAS ACOLHIDAS

E A SUA ORIGEM

Casa Ronald McDonald de Lisboa

Casa Ronald McDonald do Porto

CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

. 39 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

Açores [ 2]

Madeira [ 2]

Russia [ 1] Moçambique [ 1]

Origem das famílias

Origem das famílias

Faro [47]

Santarém [25]

Setúbal [10]Évora [15]

Leiria [12]

Portalegre [17]

Braga [3]

Porto [3]

Beja [16]

Lisboa [5]

Castelo Branco [ 1]

Aveiro [2]

Coimbra [1]

Viseu [8]

Leiria [5]

Viana do Castelo [6]Braga [35]

Porto [20]Vila Real [15]

Lisboa [1]

Castelo Branco [ 5]

Aveiro [15]

Bragança [ 11]

CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

. 40 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

INQUÉRITO DE SATISFAÇÃO ÀS FAMÍLIAS

Análise de AtendimentoLisboa Porto

Sim Não Não respondeu

Sim Não

(1) Ao entrar na CRM foi atendido e informado corretamente?

100% 100%

(2) Considera suficiente a documentação entregue à chegada à CRM?

99% 1% 100%

(3) Teve algum problema de convivência com as restantes famílias da CRM?

2% 96% 2% 2% 98%

(4) Considera suficientes as normas de funcionamento estabelecidas pela gestão da CRM?

99% 1% 99% 1%

(5) Acredita que a estadia na CRM foi benéfica para a sua família?

97% 2% 100%

(6) Conhece a atividade da Fundação Infantil Ronald McDonald?

64% 32% 4% 78% 22%

Das 157 famílias que a Casa Ronald McDonald (CRM) de Lisboa integrou em 2014, 52 foram reentradas e 105 responderam ao inquérito de satisfação.

A Casa Ronald McDonald (CRM) do Porto integrou 127 famílias em 2014 e foram alvo de inquérito 120 famílias.

Família de Vila Franca de Xira, Vila Franca de Xira, 2 meses na Casa Ronald McDonald de Lisboa, 2014

“Estar nesta Casa foi uma benção para nós em todos os aspetos. Agradeço todo o apoio que nos deram nos momentos mais dificeis, levo daqui muito boas recordações para a vida.”

CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

. 41 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

Perg. (1) Perg. (2) Perg. (3) Perg. (4) Perg. (5) Perg. (6)

Lisboa - Sim

Porto - Sim

Lisboa - Não

Porto - Não

Lisboa - Não Respondeu

CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

. 42 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

Análise de Atendimento

Lisboa Porto

Alto Normal Baixo Não respondeu

Alto Normal Baixo

(1) Nível de qualidade do equipamento posto à sua disposição

81 23 0 1 103 17 0

(2) Qualidade de vida ao nível do bem-estar recebido

85 19 0 1 114 6 0

(3) Grau de satisfação pela atenção com que foi recebido

98 6 0 1 115 5 0

(4) Nivel de qualidade pelas atividades oferecidas

79 23 0 3 90 30 0

Lisboa - Alto

Lisboa - Normal

Lisboa - Não Respondeu

Porto - Alto

Porto - Normal

Perg. (1) Perg. (2) Perg. (3) Perg. (4)

José, Fafe, 3 meses na Casa Ronald McDonald do Porto, 2014

“Olá sou o José, eu gosto muito de estar aqui porque é sossegado, divertido e as pessoas são simpáticas. Com muito amor tudo se consegue vencer. ”

CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

. 43 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

Aspetos Positivos

Ambiente acolhedor, tranquilo

Proximidade ao hospital

Equipa sempre disponível, dedicada, atenciosa, amável, afetiva e carinhosa. Muito humana.

Convivência entre as famílias

Flexibilidade de horários nas entradas e saídas da Casa

Estadia gratuita

Esclarecimento das regras

Amplitude dos espaços comuns

Atividades oferecidas

Segurança

Privacidade

Boas instalações e conforto que a casa proporciona

Conhece a atividade da Fundação Infantil Ronald McDonald?

Serviço Social do hospital

Comunicação Social

Internet

Casa Ronald McDonald

Outras Famílias

Restaurantes McDonald´s

Aspetos negativos ou suscetíveis de melhoria:

Desaparecimento de produtos alimentares do frigorífico

Sinal sonoro do elevador ouve-se muito no silêncio da noite

Máquina de secar avariada

Não existir TV nos quartos

Resultado das perguntas abertas Casa Ronald McDonald de Lisboa

CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

. 44 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

Aspetos positivos a destacar durante a estadia:

Apoio prestado por toda a equipa

Boa convivência entre as famílias

Proximidade Casa/ Hospital S. João e IPO Porto

Conforto que a Casa proporciona

Estadia gratuita

Flexibilidade de horários nas entradas e saídas da Casa

Aspetos negativos ou suscetíveis de melhoria:

Falta de internet

Não existir Tv nos quartos

Ausência de parque de estacionamento

As carpetes deveriam ser removidas

Falta de armário no WC

Necessidade de tocar à campainha para entrar

Limpeza dos espaços comuns

Conhece a atividade da Fundação Infantil Ronald McDonald?

Comunicação social

Internet

Serviço Ação Social do hospital

Casa Ronald McDonald

Teve algum problema de convivência com as restantes famílias da Casa?

Furto

Divisão de espaços, nem sempre respeitados

Resultado das perguntas abertas Casa Ronald McDonald do Porto

João e Alexandre Agostinho, Abrantes, 4 meses na Casa Ronald McDonald de Lisboa, 2014

“Esta Casa foi sem qualquer reserva a nossa segunda casa. Sentimo-nos muito bem, e foi sem dúvida um apoio significativo que nunca mais esqueceremos. Queremos continuar a ajudar para que esta Casa, que foi nossa durante 120 dias, continue a fazer o bem a muitas outras famílias.”

CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

. 45 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

. 46 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

MOMENTOS VIVIDOS

NAS CASAS: Carnaval: elaboraram-se máscaras e fizeram-se pinturas faciais com a ajuda de uma voluntária.

: Dia do Pai: com a ajuda das mães e duma voluntária, preparou-se a oferta para os pais - uma fotografia da cirança e o contorno da mão do seu filho.

: Páscoa: com a ajuda de duas voluntárias, decorou-se a Casa e ofereceram-se ovos de chocolate.

: Ação de sensibilização e informação sobre saúde oral.

: Dia da Mãe: cada mãe recebeu um fio com uma medalha com a inicial do nome do seu filho.

: Dia da Família: celebrado com a presença de parceiros, vizinhos e amigos da Casa. À tarde, o Lisboa Ginásio Clube oferceu uma aula de dança às famíias, e a Pastelaria Bénard um lanche. À noite, as famílias foram todas jantar fora, a convite do Restaurante McDonald’s do Saldanha.

: Dia da Criança: o Jardim de Infância da freguesia dos Anjos (JIFA) convidou as famílias da Casa a assistirem a um espetáculo infantil.

: 6º aniversário da Casa: foram convidados parceiros, voluntários, amigos e famílias que estavam e estiveram na Casa. Alguns voluntários tiveram oportunidade de dar o seu testemunho.

: A Casa Ronald McDonal de Lisboa, preparou um Encontro com as famílias que ao longo de 6 anos passaram pela Casa. Foi uma tarde repleta de recordações e de partilhas.

CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

. 47 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

: Famílias da Casa visitaram a GNR que ofereceu jogos e livros.

: Marinheiros Americanos limparam os estores da Casa, visitaram a Casa e ficaram a conhecer melhor o projeto.

: A Casa do Porto recebeu a visita de um elemento da Coats & Clark que trouxe mantas e almofadas produzidas por funcionários da fábrica.

: A CRM Porto celebrou o dia internacional da família com uma aula de Zumba e uma largada de balões em representação do número de famílias que já tinham passado pelas Casas Ronald McDonald até à data.

: Dia Mundial da Criança: contadores de histórias proporcionaram momentos únicos.

: Confeção de um jantar para os famílias da Casa, com uma vertente de workshop e convívio.

: Jantar comemorativo do S. João para as famílias da Casa, em que todos os produtos foram oferecidos por voluntários e amigos.

: Primo e irmão de criança internada ofereceram uma noite musical para as famílias e as crianças que estavam na Casa.

: Comemoração dos 6 meses de abetura da Casa: almoço oferecido e prepardo pela voluntária Flávia Pomelli Torres, atuação da Tuna Académica da Faculdade de Medicina do Porto e do grupo recreativo do São João.

CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

. 48 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

: Comemoração do Dia Mundial dos Avós: Lanche para promover o convívio entre os avós e as crianças da Casa. Ofertas elaboradas pelas crianças com a ajuda de voluntários.

: No âmbito do Programa de Voluntariado de Verão da Associação Nacional de Estudantes de Medicina, durante duas semanas uma voluntária esteve na Casa do Porto a dar apoio gratuito na àrea de pedopsicologia.

: Preparação dum jantar para comemoração do Dia de S. Martinho.

: Sessão de Ilusionismo: o Sr. Matias, voluntário da Casa, proporcionou momentos de magia num final de tarde diferente.

: A Voluntária Catarina Violas esteve na Casa para um workshop de bolachinhas artesanais que fizeram as delicias das crianças da Casa.

: Montagem da árvore e presépio de Natal.

: Momento de leitura infantil com a nossa voluntária Dr.ª Manuela Santos.

: Momento musical com temas natalicios e oferta de presépio de Natal.

CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

. 49 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

: Início dum ciclo de concertos com o nome “Caixinha de Música” que tem como o Maestro Victor Dias. Uma vez por mês, os finais de tarde na Casa Ronald McDonald do Porto foram diferentes e cheios de música: Quarteto Opus Quatro, José Flávio Martins & Amigos, Rubim e o Coro dos Pequenos Cantores da Maia.

: Voluntária organiza Workshop de bolachas natalicias na Casa e faz as delicias dos mais pequenos.

: Momento de leitura infantil com a voluntária Dr.ª Manuela Santos.

: O Coro dos pequenos cantores da Maia, dão vida a mais um momento “ Caixinha da Música” com temas natalícios e um tema especial “Porta do Sorriso”.

: Atuação da Tuna Feminina da Universidade Católica.

: O Coro Infantil de Pevidem atuou na Casa Ronald McDonald para as famílias.

CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

. 50 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

MOMENTOS QUE AJUDARAM A DIVULGAR A FIRM E AS CASAS

: A voluntária Flávia Pomelli promoveu um workshop de culinária , em que uma parte do valor das inscrições reverteram a favor da FIRM.

: A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina do Porto promoveu uma semana solidária na faculdade, vendendo os artigos da Coleção Solidária.

: Presença na palestra subordinada ao tema: Laboratório de Investimento Social, organizada pelo Centro Português de Fundações.

: Presença na 4ª Corrida Dona Estefânia - Dia da Mãe, com o objetivo de divulgação da FIRM duma forma lúdica.

: Organização de visitas às Casas Ronald McDonald de estagiários dos vários hospitais com que a FIRM tem protocolos.

: Alunos do 8º ano do Colégio Pedro Arrupe visitaram a Casa Ronald McDonald de Lisboa e recolheram informação para a realização de um trabalho escolar.

: A FIRM e o Neya Lisboa Hotel assinaram um protocolo que visa a colaboração com a Casa de Lisboa.

: Alunos do Curso de Animação Sociocultural da Escola Profissional Gustave Eiffel visitaram a Casa e recolheram informação para a realização de um trabalho escolar.

: Presença da FIRM nas instalações da sede da Prosegur com a Coleção Solidária.

: A FIRM esteve presente no evento organizado pelo GRACE (Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial) no Mercado do Bom Sucesso, Porto.

: Presença da FIRM no grande evento anual “Serralves em Festa”, onde apresentou a Coleção Solidária e deu a conhecer os seus projetos.

: Visita dos alunos do colégio Efanor à Casa do Porto afim de conhecerem os projetos da FIRM. Venda dos artigos da Coleção Solidária no colégio durante a Charities Week.

CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

. 51 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

. 52 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

. 53 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

: À semelhança de anos anteriores, a FIRM foi uma das insituições beneficárias através da consignação do IRS das pessoas singulares. As famílias que estavam nas Casas Ronald McDonald de Lisboa e do Porto ajudaram a FIRM nesta divulgação! A comunicação da campanha desenvolveu-se em vários eixos: website, facebook, mailings e campanha de meios pro-bono.

: A FIRM marcou presença no evento Barrigas de Amor que dcorreu no Parque dos Poetas, em Oeiras. Esta foi mais uma forma, de com a ajuda de voluntários, a FIRM dar a conhecer os seus projetos, e ao mesmo angariar fundos para os mesmos.

: No dia 1 de outubro, por ocasião da celebração do Dia Europeu das Fundações, abrimos as portas das Casas Ronald McDonald de Lisboa e do Porto para dar oportunidade a todos aqueles que ainda não conheciam estas “casas longe de casa”.

: Sob a organização da Green Trekker, decorreu no Parque Nacional de Sintra uma caminhada solidária a favor da Fundação. Duma forma descontraída e com uma paisagem deslumbrante, muitas foram as pessoas que ficaram a conhecer melhor a FIRM.

: A KidZania é um parque temático dirigido a famílias, com crianças dos 3 aos 15 anos. Nesta cidade construída à sua escala, as crianças podem “brincar aos adultos” num ambiente altamente realista. No âmbito da política de responsabilidade social da KidZania, decorreu uma ação solidária a favor da FIRM, que resultou em ofertas de entradas na KidZania para as famílias da Casa Ronald McDonald de Lisboa.

: A FIRM esteve presente neste Congresso no IPO-Porto e na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - a Gestora da Casa Ronald McDonald do Porto foi uma das oradoras convidadas.

: No âmbito do Programa de vountariado de verão da Associação Nacional de Estudantes de Medicina, uma estudante esteve duas semanas na Casa Ronald McDonald de Lisboa.

: No âmbito da semana das praxes, alunos da Escola Superior de Enfermagem estiveram na Casa e arranjaram o jardim e limparam vidros.

: Workshop de pizzas com o Chef Telmo Mellert.

: Técnicos do serviço social do Centro Hospitalar Lisboa Central realizram um jantar solidário na Casa, cujos fundos reverteram para a FIRM.

CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

. 54 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

. 55 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

McDONALD’S: No decorrer dos Cursos de Formação de Serviço ao Cliente da McDonald’s Portugal, realizados ao longo do ano, a equipa da FIRM apresentou um módulo sobre a Fundação Infantil Ronald McDonald e as suas atividades.

: Integração duma visita à Casa Ronald McDonald de Lisboa nos Cursos de Gestão de Turnos Avançada da McDonald’s Portugal, realizados ao longo do ano.

: Presença da FIRM na Convenção Nacional de Gerentes dos Restaurantes McDonald’s.

: Jantar oferecido pelas equipas de funcionários (com a ajuda dos respetivos familiares) dos Restaurantes McDonald’s de Famalicão, Paços de Ferreira e Penafiel - ação mensal, que decorreu durante todo o ano, denominada “Operação Pirex”.

: Campanha McSorriso - esta campanha realiza-se anualmente em todos os Restaurantes McDonald’s de Portugal e, desde 2002, o valor angariado reverte para a Fundação Infantil Ronald McDonald. Em 2014, decorreu de 17, 18 e 19 de outubro. Durante estes dias, por cada McMenu™ vendido, os restaurantes McDonald’s entregaram 0,25 € à FIRM. Totalizou a quantia de 95.575 €.

Em 2014 a campanha teve como protagonista a família Cravide, uma família das Caldas da Rainha que esteve na Casa Ronald McDonald de Lisboa. Desta forma, reforça-se a importância que as Casas Ronald McDonald têm tido para as muitas famílias que fizeram destas as suas “casas longe de casa” durante os tratamentos hospitalares das suas crianças.

Para divulgar mais uma edição da Campanha McSorriso, foram desenvolvidas ações de ativação nos Restaurantes McDonald’s e a FIRM contou com o apoio pro-bono de campanhas de televisão, rádio, imprensa e internet.

CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

. 56 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

Durante o ano 2014, as Casa Ronald McDonald de Lisboa e do Porto contaram com a colaboração de muitos voluntários e amigos que ofereceram o seu tempo em prol do bem-estar das famílias que fazem destas Casas a sua “casa longe de casa” durante o tratamento hospitalar das suas crianças. A Fundação Infantil Ronald McDonald agradece a desinteressada e valiosa colaboração destes voluntários. Algumas das áreas em que os voluntários colaboraram e que tão importantes são para o bem-estar das familias.

: Apoio no estudo: Babysitting : Cabeleireiro, Manicure: “Caixinha de música” - serões musiciais: Contadores de histórias: Jantares, lanches: Jardinagem: Massagens de relaxamento: Massagem de cadeira: Organização da biblioteca: Pinturas: Reiki: Yoga, Zumba, Pilates

VOLUNTARIADO NAS CASAS

RONALD McDONALD

CASAS RONALD McDONALD DE LISBOA E DO PORTO

. 57 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

PRESENÇA DA FIRM NOS MEDIA

PRESENÇA DA FIRM NOS MEDIA

. 60 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

Cada vez mais as Fundações precisam de transmitir a sua face real, mostrando com transparência o seu trabalho e onde estão a ser aplicadas as doações recebidas da sociedade. Para isso, necessitam de uma capacidade de comunicação que lhes permita fornecer aos media aquilo que eles precisam, na forma e no tempo corretos, de acordo com as suas especificidades.

Daí a importância de uma parceria com uma agência de comunicação, que saiba tornar um assunto em notícia, que indique a informação relevante e tenha parte pro-ativa no planeamento estratégico da comunicação. Uma Fundação com imagem consolidada

consegue com mais facilidade obter apoios, angariar donativos e voluntários, estabelecer parcerias e beneficiar de campanhas nacionais e, até, internacionais.

O trabalho pro bono da LPM Comunicação tem tido uma grande importância em ajudar a dar visibilidade à Fundação e aos seus principais projetos, as Casas Ronald McDonald.

Os elementos seguintes, preparados pela LPM Comunicação, fazem o balanço dos resultados mediáticos da Fundação Infantil Ronald McDonald (FIRM), obtidos no ano de 2014 em Órgãos de Comunicação Social.

PRESENÇA DA FIRM NOS MEDIA

PRESENÇA DA FIRM NOS MEDIA

. 61 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

PRESENÇA DA FIRM NOS MEDIA

Esta análise quantitativa compreende todos os temas/ações que foram mediatizadas neste ano:

: Dia Internacional das Famílias : Entrada das primeiras famílias Casa Ronald McDonald do Porto : Presença no Evento “Serralves em Festa” : Campanha McSorriso : Aniversários das Casas Ronald McDonald de Lisboa e do Porto : Trabalhos pontuais

Em 2014 os temas comunicados proativamente pela FIRM foram os seguintes:

Janeiro: Entrada das primeiras famílias na Casa Ronald McDonald Porto

Maio: Dia internacional das Famílias : Presença evento Serralves

Junho/Julho: Aniversário Casa Ronald McDonald Lisboa : Presença no evento “Barrigas de Amor”

Setembro : Ciclo de concertos Maestro Victor Dias

Outubro : Campanha McSorriso

Novembro : Inauguração Casa Ronald McDonald Porto

PRESENÇA DA FIRM NOS MEDIA

. 62 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

Para além destes temas, foram desenvolvidos outros trabalhos pontuais.

Em 2014 registaram-se 83 notícias: 10 peças de televisão, 21 na imprensa escrita, 4 peças de rádio e 48 nos meios online.

Print | 25% - 21 Notícias

Rádio | 5% - 4 Peças

TV | 12% - 10 Peças

Web | 58% - 48 Notícias

Família de Viseu, Tabuaço - Viseu, 4 meses na Casa Ronald McDonald do Porto, 2014

“Nós gostamos muito da Casa, tem muitas coisas bonitas. As pessoas que estão cá, são muito simpáticas, as salas são bonitas e os quartos também, as cozinhas têm tudo que nós precisamos. É tudo um sonho real.”

PRESENÇA DA FIRM NOS MEDIA

. 63 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

TELEVISÃO

RÁDIO

4 Peças de Rádio Total

00:52:49 Tempo Total de Transmissão | TELEVISÃO

PRESENÇA DA FIRM NOS MEDIA

. 64 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

TIPO DE MEIO

Sociedade | 62%

Marketing e Publicidade | 7%

Social | 2%

Outros | 29%

AAV - AUTOMATIC ADVERTISING VALUE*

Notícias Imprensa 71.848 €

Notícias Rádio 2.500 €

Notícias TV 369.933 €

Notícias Online 6.616 €

TOTAL 450.897 €

*AAV - AUTOMATIC ADVERTISING VALUE Valor publicitário equivalente ao espaço ocupado pela notícia calculado automaticamente a partir do custo de uma página par sem cor na imprensa, 1 segundo na televisão ou rádio e CPM (custo por mil contatos) nos meios online. Este valor é meramente indicativo do custo publicitário médio no respetivo OCS não devendo servir como base de cálculo de retorno de investimento ou de avaliação de ações de comunicação. Valor calculado pela empresa de monitorização CISION.

PRESENÇA DA FIRM NOS MEDIA

. 65 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

Família da Flor, Porto, 6 meses na Casa Ronald McDonald de Lisboa, 2014

“Após 6 meses de estadia na Casa é com muita pena minha que vou regressar a casa. Pena, no sentido de que vou e deixo muito do que aqui construí nestes 6 meses de estadia. Muitas amizades daqui levo, senti-me nesta Casa como se estivesse na minha própria casa. Senti-me sempre muito acarinhada e apoiada por todos. Por tudo o que me deram durante estes 6 meses, eu agradeço. Muito obrigada a todos.”

ANGARIAÇÃO DE FUNDOS EOUTRAS RECEITAS

ANGARIAÇÃO DE FUNDOS E OUTRAS RECEITAS

. 68 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

ANGARIAÇÃO DE FUNDOS EOUTRAS RECEITAS

No ano de 2014 a Fundação Infantil Ronald McDonald recebeu 752.687,30€. Este valor permitiu financiar e manter os projetos das Casas Ronald McDonald de Lisboa e do Porto.

Restaurantes McDonald’s | 46,48%

Venda Óleos Usados | 17,06%

Caixas-mealheiro | 22,95%

Outras empresas e instituições | 8,97%

Particulares | 3,45%

Consignação IRS | 0,78%

Venda de energia | 0,28%

Juros depósitos prazo | 0,03%

Donativos em Dinheiro 2014

0

10

20

30

40

50

0

5

10

15

20

Outras Receitas 2014

ANGARIAÇÃO DE FUNDOS E OUTRAS RECEITAS

. 69 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

Os principais mecenas da FIRM, a Sistemas McDonald’s Portugal e os Franquiados da McDonald’s Portugal (através dos restaurantes McDonald’s), entregaram donativos em dinheiro para a FIRM que ascenderam a 349.854,51€.

Como já foi referido no presente relatório, a FIRM precisa do apoio de muitas outras empresas e instituições para poder prosseguir com os seus objetivos. Nesse sentido, em 2014 a FIRM contou com donativos no valor de 172.735,46€.

Através das caixas-mealheiro (existentes nos restaurantes McDonald’s, onde os consumidores podem colocar os seus donativos), a FIRM angariou 67.512,46€. Recebeu ainda 25.960,29€ de outros particulares.

Restaurantes McDonald’s 349 854,51

Outras empresas e instituições 172.735,46

Caixas-mealheiro 67 512,46

Particulares 25 960,29

616 062,72

Venda Óleos Usados (venda com lucro zero) 128 438,64

Consignação IRS 5 892,38

Venda de energia 2 076,04

Juros depósitos prazo 217,52

136 624,58

Donativos em Dinheiro 2014

Outras Receitas 2014

Da Consignação de 0,5% do IRS relativa ao ano 2012 e entregue pelos contribuintes em 2013, a FIRM recebeu 5.892,38€.

ANGARIAÇÃO DE FUNDOS E OUTRAS RECEITAS

. 70 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

Mecenas Tipo de donativo Breve descrição

Florette Produto Saladas e legumes

Kraft Foods Produto Gelatinas

Unilever ProdutoSopas congeladas, tomate enlatado,polpa de tomate

Ecolab Produto Produtos de limpeza

Altafix Produto Sacos de plástico

Aluline Produto Produto para a caixa de gorduras

Electrorecâmbio Serviço Manutenção do Ar Condicionado

Central de Cervejas Produto Águas

Renova Produto Papel higiénico, guardanapos

Nestlé Produto Cafés

La Roche Posay Produto Cremes, shampoos, protectores solares

Sanofi Produto Mytosil

Pingo Doce Produto Jantar

São Bernardo Produto Jantar

Continente Bom dia Produto Produtos de alimentação, higiene e limpeza

Grupo Portucel / Soporcel Produto Papel

Jardim Zoológico de Lisboa Em géneros Bilhetes

Kidzania Em géneros Bilhetes

Daikin Portugal, SA Produto Ar Condicionado

Impresa Publishing, SA Serviços Publicidade

Pluritema Serviços Consultoria Gestão RH

Para além de donativos em dinheiro, a FIRM recebeu durante o ano 2014 donativos em espécie (bens ou serviços), onde se exclui o donativo dos óleos usados, que totalizaram 36.136,33€. De seguida apresentamos alguns dos produtos e serviços que nos ofereceram em 2014:

ANGARIAÇÃO DE FUNDOS E OUTRAS RECEITAS

. 71 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

Mecenas Tipo de donativo Breve descrição

McCain Foods Produto Batatas fritas

SO Intervenção e Saúde Ocupacional

ServiçoConsultoria na área de medicina no trabalho

Vieira de Almeida & Associados

Serviço Consultoria na área juridica

Xerox Serviço Máquina multifunções

AJ Graça Serviço Serviços de construção civil

Hotel v Produto e Serviços Jantares no hotel, bolos

Panike Produto Pão

Pastelaria Bénard Produto Bolos de aniversário e dias comemorativos

Toshiba Produto Comandos de Ar Condicionado

Socunha-Tecidos e Enxovais, Lda

Produto Resguardos para as camas

Steelcase Produto Peças fixação monitor

Vitacress Produto Saladas e legumes

Salvat Editores Produto Livros infantis

Construtório Serviços Assistência técnica especializada.

Fundação Portugal Telecom Produtos e ServiçosComputador e pagamento de faturas de telecomunicações

MEO Serviços Serviço de televisão

Prosegur Produtos e Serviços Extintores e sua manutenção

Continente Produto Produtos alimentares de higiene e limpeza

Família de Beja, Beja, 20 dias na Casa Ronald McDonald de Lisboa, 2014

“Deixamos aqui o nosso mais sincero testemunho de como esta Casa foi importante neste momento da nossa vida. Agradecemos de todo o coração todo o apoio, amizade e companheirismo. Podemos dizer que nos sentimos em nossa casa!”

ANGARIAÇÃO DE FUNDOS E OUTRAS RECEITAS

. 72 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

Mecenas Tipo de donativo Breve descrição

Balões Festa - Artigos Publicitários, Lda

Produtos Balões

Gallo Worldwide, Lda. Produtos Azeite

IBERIAN SALADS AGRICULTUR (Vitacress)

Produtos Saladas e batata e cenouras

MARS PORTUGAL, LDA Produtos Chocolates

MENDES GONÇALVES,SA Produtos Molhos, Vinagre, temperos

PANIKE SA Produtos Pão

UNILEVER JERÓNIMO M. LDA Produtos Mousse de Chocolate

Pampilar - Papéis de Portugal, Lda

ProdutosGuardanapos, Lenços papel, rolo de cozinha, papel higienico

Pop Lavandarias Serviço Serviço de lavandaria

Ricardo Couto Jardins Serviço Serviço de Jardinagem

Somelos Tecidos, SA ProdutosTecidos para a confeção dos artigos da coleção solidária

PITCH Serviços Desenvolvimento criativo e artes finais

Sistemas McDonald’s Portugal Produtos Mobiliário

Pavigrés Cerâmicas, SA Produtos Material de construção

Família de Felgueiras, Felgueiras, 3 meses na Casa Ronald McDonald do Porto, 2014

“Melhor que palavras bonitas é a gratidão que resta desta estadia. Num momento tão difícil os dias foram bem mais fáceis de ultrapassar. Levo o coração mais cheio e a alma mais rica, levo a certeza de que no mundo também existem pessoas boas, que em troca de nada fazem os outros felizes. Quero agradecer do fundo do coração à Paulinha, pelo companheirismo e amizade, pelas risadas e pela ajuda constante. À Dr.ª Isabel e à Diana pelo profissionalismo aliado à humanidade. Esta Casa seria só uma Casa confortável se não fosse representada por pessoas incrivelmente especiais assim é um lar, uma família. Nunca esquecerei a família Ronald.”

ANGARIAÇÃO DE FUNDOS E OUTRAS RECEITAS

. 73 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

DrautexEB ConsultoresFt Carvalho Fundação Calouste GulbenkianFundação MontepioHavi LogisticsH&R ManufacturingOSI Food Solutions Spain SLRivaz Química

OUTROS APOIOS

EM DINHEIRO EM 2014

QUADRO PESSOAL

QUADRO PESSOAL

. 76 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

QUADRO PESSOAL

Família de Braga, Braga, 5 meses na Casa Ronald McDonald do Porto, 2014

“Sejam unidos para serem felizes e para terem forças para lutar, porque a união faz a força.”

Márcia Jacinto Estagiária na área administrativa com com estágio através do IEFP com início dia 11 de Junho

João de Sá NogueiraDiretor Executivo

Margarida Vieira MartinsConsultora de Comunicação e Relações Públicas

QUADRO PESSOAL

. 77 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

Família de Braga, Braga, 15 dias na Casa Ronald McDonald do Porto, 2014

“Numa viagem ao destino, pela causa de melhor viver, encontramos-te no caminho, lá estavas para nos receber. Conforto tinhas para nos dar, sem colocares uma condição, de portas abertas foi só entrar, tiraste-nos uma preocupação. Ganhamos mais força e vontade, para a causa que viemos seguir , encontramos em ti amizade, pessoas a falar, dispostas a ouvir. De tudo o que nos deste, e de todos guardamos lembrança, a ti nossa casa obrigada, a todos saúde, sorte e esperança. ”

Ana PatachoGestora da Casa Ronald McDonald de Lisboa

Sandra Baptista Assistente da Casa Ronald McDonald de Lisboa

Isabel AragãoGestora da Casa Ronald McDonald do Porto

Diana LeiteAssistente da Casa Ronald McDonald do Porto

AGRADECIMENTOS

AGRADECIMENTOS

. 80 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

AGRADECIMENTOS

. 81 .

Relatório de Atividades 2014

@2015 Fundação Infantil Ronald McDonald

O Conselho de Administração da Fundação Infantil Ronald McDonald manifesta o seu grande reconhecimento a todos que, de qualquer forma, apoiaram e ajudaram a concretizar as suas atividades durante o exercício de 2014:

: à Sistemas McDonald’s Portugal, sua instituidora, e aos seus colaboradores, pela entrega incondicional ao projeto;

: aos franquiados da McDonald’s Portugal e às suas equipas, pelo apoio, confiança e colaboração demonstrados;

: aos órgãos sociais pela colaboração e disponibilidade demonstradas;

: aos mecenas pelo apoio essencial à prossecução dos objetivos da FIRM e por acreditarem que de facto a FIRM faz a diferença na vida de muitas famílias;

: aos voluntários, que de uma forma desprendida ofereceram o seu tempo em prol das famílias que estão longe das suas casas a acompanhar as suas crianças em tratamento hospitalar;

: aos colaboradores da Fundação que, através da sua dedicação e empenho, são responsáveis pelo sucesso atingido.

: a todos os que, em menor ou maior escala, apoiaram a Fundação e os seus projetos.

Jorge Ferraz Isabel Freire de Andrade Presidente do Conselho de Administração Administradora

AGRADECIMENTOS