relatório anual aiesec em moçambique 2010/2011

28
AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

Upload: nuno-pereira

Post on 25-Mar-2016

266 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Relatório das actividades realizadas pela AIESEC em Moçambique no mandato 2010/2011.

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

Page 2: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

3 Mensagem do Presidente

4 O que é a AIESEC

7 Equipas de Expansão

8 Gestão de Talentos

11 Estrutura Organizacional

12 Estágios Internacionais

18 Eventos Externos

21 Comissão Honorária 22 Relatório Financeiro

23 Oportunidades de Parceria

24 Parceiros

26 O Futuro

Índi

ce

Page 3: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

Com este documento, pretendemos re-portar fielmente o progresso do projecto de abertura da AIESEC Moçambique aos nossos principais stakeholders, bem como dar a conhecer o impacto que a AIESEC já criou na sociedade moçambicana.

A AIESEC é uma Organização que proporciona experiências diferenciadoras e de impacto positivo, que marcam e mudam a vida dos jovens universitários.

Há 62 anos que prosseguimos a nossa missão de desenvolver o potencial de lide-rança nos jovens, para que estes tenham um impacto positivo na sociedade e pos-sam contribuir para o desenvolvimento da mesma.Este desenvolvimento é feito por meio de experiências práticas que desen-volvem competências nos jovens e alar-gam os seus horizontes, expondo-os a uma rede global de mais de 110 países e conectando-os a jovens de outros países.

Após 18 meses de implementação e ar-ranque do projecto, é com enorme alegria e confiança que hoje afirmamos que a AIESEC Moçambique é uma realidade e isso deve-se a um esforço conjunto de várias entidades e pessoas, às quais agra-decemos por todo o apoio e suporte.

Os primeiros meses de actividade da AIESEC em Moçambique caracterizaram-se pela criação de infra-estruturas, bem como pela angariação e formação dos membros da Organização.Foram igual-mente realizadas várias actividades e pro-jectos, com resultados concretos que vie-ram confirmar a relevância e necessidade de uma organização como a AIESEC em Moçambique.

Existe ainda um longo caminho pela frente, mas temos a certeza e confiança de que as bases para o sucesso estão

lançadas. Pretendemos continuar a criar e desenvolver projectos em Moçambique numa amplitude cada vez maior, visando melhor preparar os jovens moçambica-nos para que estes respondam as exigên-cias do mercado e de desenvolvimento da sua sociedade. Para tal, apelamos à sociedade moçambicana no geral (or-ganizações, universidades, governo, in-dividualidades, entre outros) para que se juntem a nós nesta missão de formar os futuros líderes de Moçambique, de África e do mundo.

Muito obrigado.

Daudo ValiPresidente e Fundador

AIESEC em Moçambique

Moçambique é oficialmente membro da maior Organização de jovens universitários

Mensagem

do Presidente

3

Page 4: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

O q

ue é

a A

IESE

C Mais de 60 anos de experiência a desenvolver os líderes do amanhã

Presente em mais de 110 países e territórios, com mais de 50,000 membros, a AIESEC é a maior organi-zação gerida por estudantes do mundo. Com foco em prover uma plataforma para o desenvolvimento de liderança nos jovens, a AIESEC oferece aos seus membros a oportunidade de participar em intercâmbios internacionais, experiências de liderança, isso tudo inserido num ambiente global de aprendizagem.

O que torna a AIESEC única é a experiência gerida por jovens que causa impacto nos seus participantes. A AIESEC é gerida por jovens e para jovens, fornecendo uma grande experiência para todos os seus parceiros.

- Os membros têm acesso à uma rede de contactos global. Eles têm a capacidade de contribuir para a mudança da sociedade enquanto exploram a sua própria visão para um impacto positivo na sociedade.

- Milhares de organizações parceiras em todo o mundo apóiam a AIESEC, e encontram nela o suporte ao desenvolvimento da liderança jovem e o acesso à grandes talentos internacionais, por meio do nosso programa de intercâmbios internacionais.

- Os nossos alumni são líderes dentro das suas organizações e comunidades. Por meio da experiência, habilidades e inspiração que a AIESEC lhes fornece, eles se tornam profissionais de alta performance e socialmente responsáveis.

Características

Global, não política, independente, sem fins lucrativos e com presença em cerca de 1.700 universidades de mais de 110 países e territórios, a AIESEC é hoje a maior organização inter-nacional gerida exclusivamente por estudantes universitários e recém-licenciados, sendo uma rede global formada por mais de 50.000 jovens que se interessam por assuntos globais, lide-rança e gestão. A AIESEC não discrimina com base em raça, cor, género, orientação sexual, crença, religião, nacionalidade e origem étnica ou social.

História e Visão

A AIESEC surgiu em 1948, após a 2ª Guerra Mundial, com o objectivo de criar uma nova ge-ração de líderes, que evitasse que novos conflitos eclodissem, desenvolvendo-os através de intercâmbios internacionais e promoção do entendimento de culturas. Por este motivo a visão da Organização é o alcance da Paz e a Realização do Potencial Humano.

Missão

Desenvolver o potencial de liderança dos jovens, para que estes tenham um impacto positivo na sociedade. Isto é alcançado por meio de uma plataforma integrada de oportunidades que compreende experiências práticas de liderança, estágios profissionais internacionais e partici-pação em um ambiente global de aprendizagem.

FOTO

4

Page 5: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

Nossos valores

Activar a Liderança: Nós lideramos pelo exemplo e inspiramos liderança através das nossas actividades. Temos plena responsabilidade em desenvolver o potencial de liderança jovem dos nossos membros.

Agir Sustentavelmente: Nós agimos de uma forma sustentável para a nossa organização e para a sociedade. Nossas decisões levam em conta as necessidades das gerações futuras.

Gosto pela Participação: Nós criamos um ambiente dinâmico formado pela participação ac-tiva de diferentes indivíduos. Nós gostamos de estar envolvidos na AIESEC.

Procura da excelência: Nós queremos entregar, com elevados padrões de qualidade, quais-quer actividades em que estejamos envolvidos. Através de criatividade e inovação nós procura-mos constante melhoria no nosso trabalho.

Demonstrar integridade: Nós somos consistentes e transparentes nas nossas decisões e acções. Nós cumprimos com o que nos comprometemos, além de agirmos de acordo com o que é coerente aos nossos ideais.

Viver a diversidade: Nós procuramos aprender através das diferentes visões do mundo re-presentados em nosso ambiente multicultural. Respeitamos e encorajamos activamente a con-tribuição de cada individuo.

AIESEC em números

1.700 Universidades

470 Conferências

110 Países

800.000 Alumni

55.000 Membros

4.500 Parceiros

12.000 Intercâmbios Internacionais

10.000 Posições de Liderança

O que é a A

IESEC

5

Page 6: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

Page 7: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

Transformação do sonho em realidadeO projecto iniciou-se em Outubro de 2009, após ter sido aprovado oficialmente pela AIESEC Inter-

nacional no seu 62º Congresso Internacional que decorreu em Kuala Lumpur, na Malásia. Antes da sua aprovação, foi realizado um estudo de mercado, obrigatório, de modo a garantir que estavam reunidas as condições e apoios necessários para iniciar actividades da AIESEC em Moçambique. Realçar que o projecto de abertura da AIESEC em um outro país, deve ter o apoio de um outro país membro da Organização, sendo que no caso de Moçambique o projecto foi apoiado e apadrinhado, desde o início, pela AIESEC Brasil.

Todo o processo, desde o estudo de mercado até as actividades que hoje acontecem, foi coorde-nado e liderado por um grupo de 8 jovens voluntários, provenientes de 4 países diferentes, que após as suas experiências e desenvolvimento na AIESEC, decidiram abraçar o projecto de abrir a AIESEC em Moçambique, como forma de proporcionar as oportunidades e experiências que viveram na AIESEC aos jovens de Moçambique

Daúdo Vali – Moçambicano (Presidente)Edgard Melquiades – Brasileiro (Director de Marketing)

Jessica Patrick – Canadiana (Directora de Gestão de Talentos)Ligia Lunardi – Brasileira (Directora do Programa de Intercâmbios Internacionais)

Lilian Bilinski – Brasileira (Directora de Relações Corporativas)Marco Silva – Português (Director de Projectos)

Pedro Arteiro – Português (Director de Relações Não Corporativas)Silvia Ferreira – Moçambicana (Directora Financeira)

“O projecto tem sido tudo muito intenso e gratificante. Fui muito bem recebido em Moçambique e tenho tido a oportunidade de conhecer pessoas bastante simpáticas e acolhedoras, com vontade de partilhar

a sua rica e fantástica cultura, assim como envolver-me nas suas actividades diárias. Os moçambicanos são um dos melhores povos que já conheci, e ter feito parte da equipa de Fundação da AIESEC em

Moçambique fez-me sentir que dei um grande contributo para o desenvolvimento dos jovens moçam-bicanos que tem uma grande responsabilidade no futuro e desenvolvimento do seu país.”

Marco Silva, Director de Projectos

Equipa de expansão (co-fundadores)

A equipa

7

Page 8: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

Ges

tão

de T

alen

tos O ciclo de desenvolvimento na AIESEC

A AIESEC é uma organização que procura desenvolver o potencial de liderança dos jovens, para que eles criem um impacto positivo na sociedade. Ao se tornarem membros da AIESEC, os estudantes e recém-licenciados passam a fazer parte de uma rede global de aprendizagem, e têm a oportunidade de viver experiências de liderança e realizar estágios internacionais. Cada pessoa passa por uma experiência única, criada a partir dos seus objectivos pessoais e profissionais.

Introdução à AIESEC

Ao serem seleccionados para fazer parte da organização, os jovens participam de apresen-tações e formações que têm como objectivo apresentar à AIESEC a eles. Ainda, os recém ingresssos conhecem as oportunidades da AIESEC e planeiam quais serão os seus próximos passos, de acordo com as habilidades, conhecimentos e competências que querem aprender.

Assumindo Responsabilidades

Os novos membros são alocados em uma das áreas funcionais dos escritórios locais (Gestão de Talentos, Relações Corporativas, Relações Não-Corporativas, Intercâmbios Estudantis ou Finanças) e passam a desenvolver actividades semanais junto à sua equipa. Em paralelo, os membros podem assumir responsabilidades em projectos.

Posição de liderança

Após oferecer aos nossos membros a oportunidade de aprenderem a trabalhar em equipa, são lhes apresentados desafios maiores: a liderança de áreas funcionais, projectos e iniciativas. Cada posição de liderança pode durar entre dois meses e um ano, e o líder pode gerir uma equipa, com mínimo de 3 pessoas, ou uma estratégia nacional.

Estágio Internacional

É o momento no qual a pessoa vai viver uma experiência de estágio em empresas, organi-zações e projectos em outros países. Os intercâmbios podem durar entre 1,5 e 18 meses.

Preparando-se para o Futuro

Na etapa de desenvolvimento da AIESEC, os membros refletem sobre a aprendizagem que tiver-am ao longo das etapas anteriores e planeam os seus próximos passos no mercado de trabalho.

Experiência de AIESEC: O desenvolvimento na AIESEC é formado por 5 etapas, ao longo das quais os membros recebem formações em habilidades e conhecimentos requeridos pelo mercado de tra-balho actual. Além disso, os jovens têm a oportunidade de participar em conferências nacionais e internacionais de formação e de con-viver com estagiários de diversos países.

As actividades da organização são planeadas dentro de um Mod-elo Global de Competências, que visa desenvolver nos nossos mem-bros: atitude empreendedora, aprendizagem proactiva, responsabili-dade social, visão global e inteligência emocional.

Cada característica contribui de maneira distinta para formar o agente de mudança, e a evolução delas em cada membro é medida periodicamente.

8

Page 9: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

Ao longo de 2010 foram feitos quatro processos seletivos em cada um dos escritórios locais (UEM e ISCTEM). Cerca de 500 pessoas participaram das etapas de seleção, que incluíram avaliação de formulário de inscrição, dinâmica de grupo e entrevista. Atualmente temos cerca de 60 membros nos escritórios locais, oito pessoas no escritório nacional da AIESEC e três moçambicanos vivendo ex-periências de intercâmbio.

No ano de 2010, os membros da AIESEC Moçambique tiveram a oportunidade de assumir dezenove posições de liderança de iniciativas, projectos e áreas funcionais , sendo que doze dessas posições foi para gerir equipas formadas por três até cinco pessoas.

Os membros receberam ainda cerca de 100 horas de formação, distribuidas em seis conferências organizadas pelo escritório nacional da AIESEC. Pouco mais da metade desse tempo foi in-vestido em formações sobre liderança, gestão de equipas, gestão de projec-tos, planeamento estratégico e táctico, gestão de tempo, comunicação efectiva e branding, como dar e receber feed-backs, planeamento de carreira, com-petências e habilidades valorizadas no mercado de trabalho. As horas restantes foram dedicadas à treinamentos sobre a AIESEC e suas atividades práticas.

Gestão de Talentos

Conheça o perfil dos membros

Evolução dos membros em Moçambique

9

Universidades Áreas de estudo

Page 10: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

Test

emun

ho

É com muita honra que, em representação do Governo, apoiamos a Associação Internac-ional de Estudantes em Ciências Económicas e Empresariais de Moçambique – AIESEC dentro do leque de iniciativas que esta vem desenvolv-endo em Moçambique, particularmente no seio da camada jovem.

A sua experiência em estimular liderança nos jovens, habilidades multifuncionais, auto-conhecimento, e eficiência , constitui para nós um valor acrescentado se tivermos em conta que todo o nosso país, todo o nosso povo, el-egeu a pobreza como alvo principal a combater e a educação como uma das armas principais para vencê-la.

A realização de intercâmbios internacionais que a AIESEC Moçambique tem vindo promov-er constitui uma oportunidade para galvanizar a troca de experiências, reforçar desenvolvimen-to de competências, a aquisição de experiên-cias profissionais bem como um melhor con-hecimento recíproco das realidades nacionais e da cultura dos respectivos povos.

Permitam-me que congratule a AIESEC, a

sua Direcção e os seus membros, pelo lança-mento desta associação que, estamos certos, vai contribuir para o reforço das acções com vista a uma melhor integração dos jovens e cri-ação de um ambiente no qual todos sintam que são úteis e que têm algo a dar em prol do de-senvolvimento sócio-económico do País.

Força AIESEC Moçambique!

Zeferino de Alexandre MartinsMinistro da Educação30 de Junho de 2010

O governo parabeniza a iniciativa da AIESEC!

Page 11: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

Estrutura de funcionamento

Estrutura Organizacional

A AIESEC Moçambique está estruturada em órgãos, que regem o seu funcionamento, sendo os principais:- A Assembleia-Geral: Órgão deliberativo, constituído pelos representantes de todos os associados. Sendo os associados nacionais os Comités Locais.- Os Comités Locais: Só poderão ser estabelecidos em estabelecimentos de ensino superior, legal-mente constituídos em Moçambique, competindo aos mesmos a organização dos membros para o desempenho dos fins a prosseguir pela AIESEC. Actualmente existem 2 comités locais na AIESEC Moçambique, a destacar AIESEC Maputo ISCTEM e AIESEC Maputo UEM.- O Comité Nacional: Constitui a Direcção Nacional, cabendo à mesma liderar e coordenar as ac-tividades da AIESEC em Moçambique, bem como representar a mesma perante à AIESEC África e AIESEC Internacional.- Conselho Consultivo: Órgão de aconselhamento da AIESEC Moçambique, composto por individuali-dades de Organizações parceiras e membros alumni da AIESEC Moçambique.

Entenda a estrutura da organização

Legalidade

A AIESEC Moçambique (Associação Internacional de Estudantes em Ciências Económicas e Empresariais) é uma organização estudantil, sem fins lucrativos, acreditada pelo Estado moçam-bicano, conforme presente nos seus estatutos publicados em Boletim da República (Publicação oficial da República de Moçambique – Série III, Número 38 de 20 de Setembro de 2000).

Cada núcleo da AIESEC está estruturado em áreas funcionais, conforme demonstra a figura abaixo, sendo cada área constituídas por um director e os respectivos membros, que realizam as suas activi-dades, de modo a permitir que mais experiências da AIESEC sejam vividas em Moçambique.

Para além das áreas funcionais, os membros podem igualmente ser enquadrados em projec-tos, tendo sempre um Presidente da Comissão Organizadora do projecto em causa, que pode ser uma conferência/ciclo de workshops, uma feira de empresas, etc.

- Ao Presidente cabe a responsabilidade de coordenar e liderar os Directores e representar a AIESEC no meio externo.

- Área de Gestão de Talentos: Realiza as cam-panhas de recrutamento e selecção de novos mem-bros, sendo ainda responsável pelo ciclo de formação e desenvolvimento dos membros.

- Relações Empresarias: Efectua reuniões em empresas para angariação de patrocínios e abertura de posições de estágios para jovens internacionais.

- Relações Não-Corporativas: Tem a mesma responsabilidade que a área anterior com foco em Organizações não Corporativas.

- Área Financeira: Elabora e gere o orçamento, controla os movimentos financeiros e analisa políti-cas de investimentos.

- Relações Internacionais: Responsável por garantir o envio de jovens moçambicanos para estágios internacionais, seu acompanha-mento e reintegração em Moçambique.

11

Page 12: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

Está

gios

Int

erna

cion

ais

Jovens inseridos no mercado globalCom o objectivo de fornecer aos estudantes universitários e recém-licenciados a oportunidade

de trabalhar na sua área de interesse, inseridos em outra cultura, deixando-os com maior visão do mundo, a AIESEC organiza o programa de trainees internacionais, que consiste em estágios que a-contecem em organizações parceiras da AIESEC, em qualquer um dos mais de 110 países em que a AIESEC está presente.

Esses estágios permitem que as organizações parceiras da AIESEC tenham acesso à jovens dinâmicos, talentosos e empreendedores, que trarão internacionalização, deixando essa organi-zações mais competitivas no mercado, além de um constante acompanhamento da qualidade do estágio pela AIESEC.

Tive a oportunidade de trabalhar com a AIESEC durante o ano de 2010 em Moçam-bique confesso que foi uma experiência bastante positiva. Os trainnes da AIESEC são pessoas corajosas, inteligentes que rapida-mente percebem o caminho que devem trilhar dentro das organizações onde estão inseridos e, embora sem grande experiencia profissional, acabam por contribuir sobremaneira em marcar a diferença .

Não penso que o perfil dos jovens trainees da AIESEC possam colaborar e marcar a dife-rença somente em grandes corporações como a nossa. Creio que pequenos empresários e, empreendedores também podem se tornar bem sucedidos através dos jovens da AIESEC porque, sendo os jovens criativos que são eles podem aplicar as lições aprendidas nas uni-versidades e ajudar a desenvolver um pequeno negócio com bastante sucessos.

Creio que iremos continuar a nossa parece-ria com a AIESEC em Moçambique por muito tempo. Desejo que os jovens moçambicanos possam aproveitar a experiencia da AIESEC no mundo e trazer para Moçambique um novo jeito de fazer negócios”.

Iraci JaneHuman Resources ManagerVale Moçambique

12

Page 13: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

Estágios Internacionais

Trainees recebidos: Sector CorporativoEntre Outubro de 2009 e Fevereiro de 2011, a AIESEC foi responsável pela vinda de 12 trainees inter-

nacionais para actuar em empresas em Moçambique. Essas empresas firmam parceria com a AIESEC com o objectivo de aumentar a sua competitividade, ter acesso à jovens talentos internacionais, e de investir na formação de novos líderes.

As áreas de atuação desses trainees foi bem diversificada: desde o desenvolvimento de planea-mento estratégico de cinco anos até a implementação de um software e criação de um planeamento de marketing, passando pelo planeamento da construção de um novo aeroporto em Moçambique.

A origem da maioria dos trainees é brasileira, devido principalmente à aproximação entre a AIESEC Moçambique e seu país parceiro, AIESEC no Brasil, além da facilidade de comunicação linguistica.

Empresas que receberam trainees

13

‘‘Atravessar o Atlantico para conhecer pessoas e lugares incríveis em um país como Moçam-bique, tão distante e tão próximo culturalmente do Brasil, é com certeza uma experiência que marcou minha vida. A oportunidade de entender um continente tão dinâmico como África é algo que vivi com muita intensidade e que já está impactando meu futuro.”

Jorge Augusto

Vale Moçambique: principal parceiro de intercâmbios da AIESEC Moçambique, recebeu oito trainees internacionais, cinco brasileiros, um português, um argentino e um polonês. Os trai-nees tinham como funções: orçamentação da área de recursos humanos e outros projectos, desenvolvimento e modelos financeiros para diversas áreas, suporte directo ao gestor de logis-tica da África e criação de um sistema de documentação e gestão de conhecimento.

Mabuko: recebeu uma trainee, que foi responsável pela criação de um planeamento estra-tégico de longo prazo para a empresa.

TTI – Tait Transportes Ibérica: foi responsável pela vinda de três trainees brasileiros, encar-regados de gerir a área comercial da empresa, além das operações logísticas e de transporte da mesma.

Odebrecht: recebeu um trainee brasileiro que participou do planeamento da construção do aeroporto de Nacala, na província de Nampula.

Super Steel: recebeu dois trainees brasileiros que trabalham com gestão logística e do serviço de atendimento ao cliente de uma loja de auto-peças.

GFK Intercampus: recebeu uma trainee, responsável por análise e estudos de mercado.

Além dessas, empresas, BCI e Leader Tread já firmaram parceria com a AIESEC para receber trainees ainda em 2011.

Page 14: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

Está

gios

Int

erna

cion

ais Trainees recebidos: Sector Não-Corporativo

”Trabalhei durante seis semanas parti-lhando conhecimento sobre a prevenção da SIDA e a importância da higienização

da água em bairros da periferia de Ma-puto. Os Moçambicanos são muito abertos

e amigaveis para estrangeiros.Aqui pude perceber que meu trabalho

pode realmente fazer a diferença na vida das pessoas”

Tiago VerissimoPortuguês

Âmbito: capacitação de ONGs em Moçambique através da integração de jovens talentos nos seus quadros.Objectivos: gerar oportunidades de desenvolvimento de competências pessoais e profissio-nais em Moçambique para que jovens talentos se tornem lideres socialmente responsáveis.Trainees internacionais tomam responsabilidades (estratégicas e operacionais) nas áreas de gestão e tecnologias com foco na implementação de novas metodologias, dinamização e efec-tivação de processos chave para o sucesso das actividades realizadas pela organização em causa. O inicio do estágio é à conveniência da entidade angariadora. Os estágios profissionais têm uma duração mínima de 6 meses e máximas de 18.Entidades que se associaram ao Projecto: N’weti Comunicação para Saúde, CARE Interna-tional, ADRA Moçambique.Resultados: 5 estágios abertos. Vinda de quatro trainees de Holanda, Nigéria, Colômbia e Ar-gentina. Os trainees vieram trabalhar em áreas diversas como monitoria e avaliação, recursos humanos e informática.

Projecto Juventude Milénio

Projecto Capacidade de Desenvolvimento

14

A Declaração do Milénio, adoptada em 2000, por todos os 189 Estados Membros da Assembleia Geral das Nações Unidas, veio lançar um processo decisivo da cooperação global no século XXI. Nela foi dado um enorme impulso às questões do Desenvolvimento, com a identificação dos desafios centrais enfrentados pela Humanidade no limiar do novo milénio, e com a aprovação dos denominados Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) pela comunidade internacional, a serem atingidos num prazo de 25 anos.

A AIESEC Moçambique desenvolveu um projecto denominado Juventude do milênio que visa trazer jovens de outras realidades para sensibilizarem a comunidade local sobre novas formas de actuação e a importância da sociedade civil no alcance dos ODM.

Neste Projecto já trouxemos 16 jovens da Alemanha, Brasil, Noruega, Portugal e Di-namarca

Page 15: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

Estágios Internacionais

Moçambicanos que participaram de estágios internacionais

Possibilitar que cada vez mais moçambicanos possam realizar estágios internacionais é um dos grandes objectivos traçados pela equipa de 2010 e 2011 da AIESEC Moçambique. O país tem se destacado como um dos focos de investimento de empresas estrangeiras na África, e é importante que os jovens daqui se preparem para entrar nesse novo mercado, mais competitivo e exigente em relação à formação dos jovens talentos.

Por meio de um estágio internacional, os estudantes e recém graduados têm uma experiência profissional diferenciada, trazem para Moçambique uma visão nova de como trabalhar com pro-cessos e iniciativas, e muitas vezes têm a oportunidade de aprender ou melhorar o seu nível de inglês. Além disso, eles voltam mais independentes, autônomos e flexíveis, pois aprendem a lidar sozinhos com situações muito distintas das que viviam no seu dia-a-dia.

No ano de 2010 foram dados os primeiros passos para possibilitar que os estudantes moçam-bicanos, que no geral não têm reservas financeiras suficientes para financiar a viagem rumo ao país do intercâmbio, tivessem acesso a essas oportunidades.

A empresa Odebrecht financiou a viagem de Ivan Ferreira para o Brasil, para que ele fizesse um estágio de três meses na filial de São Paulo. Na volta, o jovem foi contratado pela empresa.

“A AIESEC contribuiu para o meu desenvolvi-mento por meio de um estágio internacional. Ganhei experiência profissional, ao mesmo tempo em que tive contacto com formas de pensar diferentes das quais estava habitua-do, o que contribuiu para o meu crescimento pessoal.Após o meu estágio internacional, fui efecti-vado na empresa.”

Ivan Ferreira

A Moçambicana Anastacia Pedro esteve nas Ilhas Maurícias para um estágio de um mês e meio na qual ele esteve a trabalhar em um projecto educacional junto a outros 25 jovens de diversos países.

15

Page 16: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

Está

gios

Int

erna

cion

ais

A Vale Moçambique também contribuiu para o desenvolvimento dos jovens Moçambicanos, através do envio de dois estudantes da Universidade Eduardo Mondlane para um estágio de 12 meses no Brasil completamente financiado pela empresa. Simão Muhorro e Nilza Estevão foram ao Brasil serem treina-dos no processos de Gestão da Vale, para depois implementarem o aprendizado em Moçambique, ao mesmo tempo em que são integrados nos quadros da empresa em Maputo.

Já a organização norueguesa Fredskorpset, que financia intercâmbios entre a Noruega e países em desenvolvimento, viabilizou um projecto da AIESEC Noruega, na qual sete jovens – três do Quênia, dois do Cambodia e dois de Moçambique – foram à Noruega trabalhar em Organizações Não-Governa-mentais durante seis meses, com todos os custos pagos, com o objectivo de reaplicar o conhecimento adquirido no país de origem deles. Sete noruegues também estão viajando para os três países com o mesmo objectivo.

Moçambicanos que participaram de estágios internacionais

Estou a ter uma boa experiencia aqui. No início foi um bocado complicado. Tive que começar a pensar em uma nova língua pela primeira vez, me adaptar a uma nova perce-pção de vida e à baixa temperatura.

Mas aqui a equipa da AIESEC Noruega nos tem ajudado através de seminários e sessões sobre adaptação a um novo país. A organi-zação na qual irei trabalhar tem bom ambiente, sendo todo pessoal muito acolhedor e disposto a partilhar.A partir de Fevereiro começo o tra-balho e se inicia a etapa do desenvolvimento profissional. Por enquanto tenho tido bastante desenvolvimento pessoal.

Tem sido possível interagir com o pessoal dos outros países e saber um pouco mais so-bre a cultura deles. Já deu para perceber que entre Mocambique e Quênia não há muitas diferenças, a não ser o facto de eles serem mais agarrados às tradições do que nós. Quan-to aos cambodianos, eles também têm algu-mas semelhanças conosco, e agora entendo porque o projecto foi baseado nestes países, porque embora de realidades diferentes, eles enfrentam os mesmos desafios... “

Ivandro MangoveTrainee Moçambicano

16

Page 17: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

Page 18: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

Even

tos

Exte

rnos

Durante seu período de expansão, a AIESEC Moçambique investiu em eventos externos de for-mação, com o objectivo de preparar os jovens moçambicanos para tendências globais, exigidas pelo mercado de trabalho actual.

AIESEC a aproximar estudantes moçambicanos ao mercado de trabalho

“Global Issues for Future Leaders” foi o primeiro evento a ser realizado, em novembro de 2009, apenas um mês depois da chegada da AIESEC em Moçambique.

O evento discutiu três temas Internacionalização, Empreendedorismo e Liderança, através da partilha de experiências dos painelistas, todos representantes do mercado ex-terno. O evento permitiu um ambiente dinâmico de aprendizagem, onde os 60 estudantes presentes e empresários puderam dividir idéias e opiniões.

Nos dias 11 e 16 de Março, a AIESEC Moçambique realizou duas versões do Developing Lea-ders Day, dois dias totalmente dedicados à formação de estudantes sobre os desafios e exigências do mercado de trabalho, bem como a preparação adequada durante o período académico.

O evento contou com formações da Ernst&Young, MCel, Austral Seguros e ICC, bem como workshops realizados pela VALE, Odebrecht, CETA e DDB.

Este foi o primeiro evento de formação da AIESEC em 2010, e superamos nossas expecta-tivas ao contar com mais de 150 participantes durante os dias.

As presenças das empresas formadoras foram fundamentais para a atração e formação destes estudantes, tendo em vista também os óptimos feedbacks recebidos do estudantes, dos quais muitos se tornaram membros da AIESEC após esse evento.

Global Issues for Future Leaders

Developing Leaders Day

18

Page 19: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

No segundo semestre de 2010 foi realizado o evento externo da AIESEC Moçambique com maior adesão de estudantes, a Feira Global. O evento teve duas versões, uma no dia 28 de Outubro (UEM) e a outra 16 de Novembro (ISCTEM), tendo como objectivos:

- aproximar o meio corporativo e global aos estudantes universitários através de uma feira com a exposição de diversas empresas e embaixadas. Além disso, a feira contou com uma agenda de workshops a decorrerem durante o dia, de forma a criar um ambiente rico em inter-acção, formação e captação de futuros colaboradores.

A iniciativa contou com uma participação total de mais de 500 estudantes, oriundos de diver-sas instituições de ensino superior de Maputo, como o ISRI, ISCTEM, UEM, ISTEG e USTM. Os estudantes participantes da Feira Global tiveram a oportunidade de conhecer melhor as oportunidades de carreira nas empresas parceiras da AIESEC e do projecto, de aprender mais sobre a cultura de outros países, através das embaixadas representantes, além de desenvolver algumas habilidades e discutir sobre temáticas actuais, através das sessões de formação e workshops que faziam parte da agenda do evento.

Feira Global

Eventos Externos

Youth to Business Forum

No dia 28 de Abril foi realizado na Universidade A Politécnica o Youth to Business Forum, em parceria com a Tecnicol Moçambique. O evento tinha como objectivo conectar os jovens uni-versitários moçambicanos às organizações e empresas, além preparar melhor os participantes para os atuais desafios do mercado de trabalho.

O Youth to Business Forum contou com a presença da sua Excelência, o Primeiro Ministro Aires Ali, além de importantes empresários do mercado Moçambicano, como Mário Machungo (PCA Millenium BIM), Celso Correia (PCA Grupo Insitec) e Ismael Faquir (Country Manager

Page 20: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

Test

emun

hos Conheça as experiências dos membros

Na AIESEC tive a oportunidade de participar de uma conferência internacional de formação, na

índia, com a presença de mais de 600 outros jovens de 100 países diferentes “

Francisco Maibaze

Na AIESEC pude aprimorar as minhas competências pessoais e profissionais além de perceber que as pessoas com quem trabalho também estão a desenvolver as suas potencialidades. Recomendo a AIESEC a todos que querem se tornar lideres e agentes de impacto postivo na sociedade.“

Tamires Cabral

Page 21: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

As condições de aprendizagem foram variando, em África, desde os tempos coloniais, passando primeiro pelos anos da luta anti-colonial, pacífica ou violenta, depois pelos fracassos e vitórias das lutas para vencer os desafíos com que se confron-tavam nos primeiros anos da Independência dos seus países até as experiências desta nova era das novas formas de globalização em que vivemos.

Hoje aos jovens se oferecem novas condições para acelerarem a sua aquisição de conhecimento ao nível nacional e internacional, de novas oportu-nidades para desenvolverem as suas capacidades e responsabilidade de contribuir para um mundo cada vez melhor, com cada vez mais riqueza e me-lhor distribuida, o que leva a eliminação progresiva da pobreza.

A AIESEC proporciona os primeiros desses instrumentos que aceleram a compreensão dos ensinamentos da escola através da troca de ex-periências profissionais internacionais, sociais, culturais bem como sobre a forma de conceber e desenvolver actividades empresariais.

A transmissão de conhecimentos e de criação de plataformas para debate nas quais os jovens se exercitam na arte de reflectir em volta de problemas candentes que lhes digam respeito ou das mais va-riadas preocupações da humanidade permite uma progressiva capacidade de emprender, de criar e de realizar, de dar resposta aos actuais e futuros de-safíos, abraçando valores éticos que lhes tornam em pessoas íntegras e respeitadas.

A AIESEC acumula experiência de décadas que pode ser aproveitada para permitir aos nossos jo-vens competir melhor e com sucesso no mundo

global em que vivemos vencendo os desafios que aí se apresentam.

Os nossos jovens devem estar preparados para a competitividade não só ao nível nacional ou re-gional mas também ao nível global.

Desejo muitos sucessos à AIESEC Moçam-bique na formação dos nossos futuros líderes, empresários, empreendedores e gestores de Moçambique.

Siga em frente AIESEC Moçambique!

Dr. Joaquim Alberto ChissanoO Ex-Presidente

República de Moçambique30 de Junho de 2010

AIESEC: Fonte de conhecimento e de oportunidades

A Comissão Honorária é composta por individualidades que tenham desenvolvido um trabalho relevante para a AIESEC e/ou que se tenham distinguido de forma inequívoca pelos serviços e apoios prestados, quer à AIESEC Moçambique quer à comunidade em gera, sendo estes uma refe-rência para a Organização.

Enquanto tal, eles dão à AIESEC uma motivação suplementar para realizar actividades cada vez melhores e mais profissionais em prol do desenvolvimento de Moçambique, bem como a demonstração pública da confiança que tem no nosso projecto e da sua importância para Moçambique.

São membros da Comissão Honorária:

- Dr. Joaquim Alberto Chissano

- Dr. Enêas Comiche

- Dr. Joaquim de Carvalho

- Prof. Dr. Lourenço do Rosário

- Dr. Mário Machungo

- Dr. Salim Omar

A organização conta com o apoio delesC

omissão H

onorária

21

Page 22: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

Relatório financeiro Fi

nanç

as

Proveitos

A principal fonte de receitas são as parcerias Institucionais anuais que representaram cerca de 43% do total de proveitos, seguindo-se os parceiros de intercâmbio que embora com menor val-or apresenta maior diversificação no portfólio de parceiros. A rúbrica Projectos e Iniciativas aco-moda os proveitos provenientes de organizações que apoiam actividades/projectos especifi-cos, e que apesar de orçamentados individualmente permitem re-investimento do saldo sobre os custos no orçamento geral de forma a gerar maior sustentabilidade a outras actividades de base inerentes aos projectos e a prosecussão sustentável das actividades da AIESEC. Como o outros proveitos valores provenientes de doações de alumni, recuperação de despesas do ano anterior, e comparticipação dos estudantes nas actividades de formação.

Proveitos 2010 (MT)

Empresas e organizaçõesParceiros de estágiosProjectos e iniciativasOutros proveitos

Resultado Líquido (MT)

983.222,63669.252,00257.753,00391.852,92

2.302.080,55

43%29%11%17%

100%

398.442,68

Despesas

A rúbrica de recursos humanos com maior peso nos gastos de 2010 reflete desde o pagamento de despesas de alojamento, alimentação, bolsa mensal da equipa nacional que trabalha a full-time para a AIESEC Moçambique e que se reflete na capacidade de gerar receitas criadas ao longo do ano de 2010. Para a criação de estrutura física e humana, foi feito um Investimento de aproximadamente 221.000MT na realização de várias reuniões de formação para os membros, bem como de 184.000MT aproximadamente para enviar jovens moçambicanos para reuniões de formação internacionais. Na rúbrica outros custos encontramos despesas com legallidade, como vistos , despesas bancárias, e despesas a reaver no exercicio económico seguinte.

Recursos humanosComunicaçãoTransporteEscritórioFormação de membrosConferências InternacionaisProjectos e IniciativasOutros custos

614.344, 7769.875,3063.003,50

115.641,87221.585,70184.306,72291.890,56342.989,45

1.903.637,87

32%4%3%6%

12%10%15%18%

100%

Despesas 2010 (MT)

22

Page 23: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

A AIESEC conta globalmente com mais de 4700 parceiros, que permitem a realização das nossas ac-tividades e contribuem para o crescimento da organização e dos membros, beneficiando os escritórios da AIESEC e as regiões onde ela está inserida.

Em Moçambique, mais de 20 organizações já se tornaram parceiras da AIESEC, nos mais diferentes sectores: ONGs, Construção, Transportes, Bancário, Agências de Comunicação, Consultorias etc.

Ao se tornar parceira da AIESEC, uma organização adquire uma série de beneficios, entre eles:

- Posicionamento de Marca, entre organizações parceiras e estudantes universitários.- Investimento em responsabilidade social corporativa.- Acesso à altos talentos – nacionais e internacionais.- Suporte na formação profissional de jovens moçambicanos.

Existem várias modalidades de parceria com a AIESEC Moçambique:

Oportunidade de parcerias

Torne-se parceiro da AIESEC

Patrocinio Nacional – apoiam financeiramente a AIESEC e permitem que as operações da organização sejam realizadas. Escolhem os projectos em que irão participar, além de possuírem posicionamento de logótipo em todos os materiais de divulgação. Também têm a opção de ações customizadas, de acordo com a necessidade da empresa.

Programa de Trainees Internacionais – consiste na recepção de trainees internacionais para fazer parte do quadro de funcionários da empresa. Esses intercâmbios duram de 1,5 a 12 meses, com perfil do trainee internacional definido pela empresa. Inclui desde a selecção do trainee, até o suporte logistico e integração cultural do mesmo em Moçambique.

Parceria de Formação – consiste na elaboração, planeamento e execução de programas de formação para os membros da AIESEC Moçambique. Essas formações podem ser de perfil mais técnico e funcional, , ou de habilidades e competências mais relacionadas à gestão, como Lide-rança, Comunicação e Gestão de Tempo.

23

Page 24: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

Par

ceir

os

O Standard Bank Group é um banco global com raízes africanas. É o maior banco da África do Sul, reconhecido por suas extensivas operações em 17 países africanos e 16 países fora da Africa - com grande foco em países emergentes.

A PHC é uma Software House que se dedica ao desenvolvimento de Software de Gestão. A PHC tem por base uma aposta contínua na utilização das melhores ferramentas tec-nológicas e adaptação das suas aplicações às necessidades.

A EUROSIS presta consultoria eformação em gestão, e nas áreas de planeamento estratégico e operacional, desenvolvi-mento institucional, processos de gestão, gestão de RH, planeamento estratégico e sistemas

O Grupo HUBEL visa Promover o desen-volvimento económico, colocando no mer-cado produtos e serviços especializados, que potenciem valor acrescentado aos cli-entes e à sociedade em geral, nas áreas do uso e gestão da água e da produção agrícola.

A Odebrecht é uma organização brasileira composta por negócios diversificados, com atuação e padrão de qualidade globais. Está em presente em Moçambique desde 2005, onde é responsável pelo construção de infraestrutura do projecto de extração de carvão em Moatize, e desenvolvimento do aeroporto de Nacala e porto de Beira.

24

A Xero Serviços (XEROX) é uma empresa de tecnologia em processamento e impressão de documentos que oferece soluções de escritório para um mundo em transformação.

FDS-Fim de Semana é uma consultora líder e profissional na área de Relações Públicas, Comunicação Empresarial e Assessoria de Imprensa em Moçambique.

Cotur é a maior empresa moçambicana de agencia-mento de viagens e turismo e está activa no mercado moçambicano há 15 anos.

Page 25: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

Parceiros

A Ernst & Young é um líder global em serviços de assurance, tax, transaction e ad-visory, presente em mais de 140 países. Está em Moçambique desde 2001, e já foi distinguida como a melhor empresa moçambicana em consultoria de negócios e em contabilidade e auditoria.

A ICC é uma empresa de consultoria que fornece serviços aos governos, comuni-dade doadora, empresas do sector priva-do e instituições financeiras para promov-er desenvolvimento económico e redução da pobreza em África.

O grupo OPWAY relaciona-se à concep-ção, financiamento, construção, recupe-ração, gestão de equipamentos e infra-estruturas. A OPWAY propõe-se abordar o negócio da construção, de uma forma integrada e global, procurando optimizar as sinergias entre as diversas áreas e Em-presas do seu universo.

A Portugal Telecom é um operador global de telecomunicações líder a nível nacional (Pórtugal) em todos os sectores em que actua. Comunicações fixas, móveis, mul-timedia, sistemas de informação, investi-gação e desenvolvimento, comunicações via satélite e investimentos internacionais são as suas áreas de actuação.

A FORMEDIA é uma empresa de formação de executivos, empresários e gestores es-pecializada em e-learning.Tem actividades regulares nos países de língua portuguesa, em especial Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e S. Tomé e Príncipe, em regime presencial e a distância, online, com recurso à internet e multimédia. .

A DDB é uma das agências de publicidade mais criativas e premiadas do mundo. Conta com empresas especializadas em todas as áreas da comunicação e está pre-sente em 97 países com 206 escritórios.

A Moçambique Celular é a empresa líder da telefonia móvel em Moçambique. A mcel tem sido responsável pelo crescimento ex-plosivo do serviço de telefonia móvel celu-lar no nosso País.

25

Page 26: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

Como Presidente eleita da AIESEC Moçam-bique para o mandato 2011-2012, quero an-tes de mais agradecer a todos que tornaram esta oportunidade possível, tanto para mim como para muitos mais jovens moçambica-nos. Aos nossos membros, aos nossos alum-ni, aos nossos parceiros, a todas instituições que acreditam na relevância da AIESEC em Moçambique, a todas estas pessoas,

OBRIGADO!!

A AIESEC ainda que com pouco tempo de existência já impactou vidas, gerando experiências que com certeza mudaram histórias, e proporcionaram oportunidades de desenvolvimento. Posso afirmar que eu faço parte do grupo dessas pessoas, pessoas que se descobriram e hoje podem acreditar não só no que já fizeram, mas também no que ainda podem fazer pelo país, pelos outros e por sí próprios.

Sobre a AIESEC Moçambique,

A AIESEC em Moçambique procura atráves da sua plataforma de aprendizagem hoje proporcionar mais experiências diferenciado-ras, para mais pessoas, em mais pontos do país, acreditando cada vez mais no potencial de liderança jovem.

Com a entrada da nova direcção (2011-2012) a partir de Julho deste ano, as principais conquistas serão :

- Proporcionar experiências de liderança desafiadoras inseridas num programa de de-senvolvimento dos nossos membros;

- Mais jovens moçambicanos com a ex-periência de intercâmbio internacional;

- Mais Organizações que beneficiem dos membros melhor preparados para o mercado

de trabalho e que invistam nas nossas iniciati-vas por acreditarem na relevância do produto que a AIESEC oferece que é o conjunto de experiências que os jovens vivenciam ao lon-go tempo que permanecem na organização e replicam directamente na sociedade.

As áreas foco refletem as primeiras metas depois que Moçambique passa de expansão para país oficial, e a cada dia assumindo maior compromisso com os jovens, com a rede de 110 países em que AIESEC está presente, com o cada vez maior número de parceiros, e com a sociedade em geral.

É com este compromisso e responsabli-dade de gerar mais e melhores experiências diferenciadoras para jovens que a AIESEC Moçambique se inspira para trabalhar...

Por uma AIESEC Moçambique lendária!

Silvia FerreiraPresidente Eleita

2011/2012

AIESEC em Moçambique : a gerar cada vez mais impactoO

Fut

uro

26

Page 27: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

Page 28: Relatório Anual AIESEC em Moçambique 2010/2011

AIESEC Moçambique - Relatório da Expansão

www.aiesec.org/mozambique