relatório 1ºc

36
RELATÓRIO DE GRUPO 1º C 1º TRIMESTRE DE 2013

Upload: lilian-grandin

Post on 13-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

relatório 1º trimestre

TRANSCRIPT

Page 1: relatório 1ºC

RELATÓRIO DE GRUPO

1º C1º TRIMESTRE DE 2013

Page 2: relatório 1ºC

Alunos de 1º ano estão ocupados com a descoberta de COMO se escreve. Mas pretendemos também que aprendam o PORQUE se escreve!Escrevemos para registrar o que não queremos esquecer, para nos comunicarmos com um destinatário que não está presente, para relatarmos algo com mais minúcia…Enquanto estávamos escrevendo esse texto coletivo, um aluno comentou “minha mãe sempre pregunta como foi a escola, mas eu não gosto de ficar contando!”. Bom, então vamos escrever juntos esse relatório para contar por escrito o que fazemos aqui na escola, respondi. Acho que ficou bem clara essa função social da escrita!Então aí vai: o relato do que eles quiseram compartilhar com vocês, do jeito que eles quiseram contar, com suas palavras, transcritas por escribas mais experientes (professoras e alunos já fluentes na escrita).

Boa apreciação!Diana e Natália

Page 3: relatório 1ºC

NA ESCOLA TEM HORA CERTA PARA FAZER AS COISAS E ELAS FICAM ANOTADAS NA ROTINA!

ÁS VEZES A DIANA ESQUECE DE ESCREVER A ROTINA E A GENTE SE CONFUNDE!!

Page 4: relatório 1ºC
Page 5: relatório 1ºC
Page 6: relatório 1ºC

QUANDO UM DENTE DE UM AMIGO CAI A GENTE MARCA UMA BOLINHA NO “DENTÔMETRO”, NO CALENDÁRIO.

Page 7: relatório 1ºC

QUANDO ESTÁ SOL, A GENTE DESENHA UM SOL NO DIA QUE ESTAMOS, NO CALENDÁRIO. QUANDO ESTÁ CHUVA, A GENTE COLOCA UMA NUVEM E UNS PINGUINHOS E ASSIM POR DIANTE E ETC.

Page 8: relatório 1ºC

NOS CANTINHOS, A GENTE BRINCA DE UM MONTE DE COISAS. E AS BRINCADEIRAS QUE MAIS GOSTAMOS SÃO: CASINHA, UNO, CABELEREIRO, TAPÃO, BONECOS, TA TE TI, CONSTRUÇÃO COM ARAME E MICO.

Page 9: relatório 1ºC
Page 10: relatório 1ºC
Page 11: relatório 1ºC

QUASE SEMPRE NO FINAL DO DIA, A GENTE FAZ UMA BRINCADEIRA, AS MAIS LEGAIS FORAM “DETETIVE” E “MÊS”.

Page 12: relatório 1ºC

NAS ATIVIDADES, A GENTE COLA COISAS, DESENHA E ESCREVE.

NAS ATIVIDADES A GENTE SEMPRE COMEÇA COM NOME E DATA, É CLARO!

NA LIÇÃO DE CASA, A GENTE FAZ A LIÇÃO DE CASA... HAHAHAHA

E TEVE UM DIA DE LIÇÃO DE CASA QUE NÓS TROUXEMOS FOTOS DE

QUANDO ÉRAMOS BEBES.

Page 13: relatório 1ºC

A GENTE TAMBÉM FEZ MUITOS BILHETES PARA MANDAR PARA AS PESSOAS DA SALA. A GENTE ESCREVE NOS CANTINHOS, COLOCA NO BILHETEIRO E ESPERA ATÉ SEGUNDA, PARA PEGÁ-LOS.

Page 14: relatório 1ºC

QUANDO A GENTE RECEBE UM BILHETE, A GENTE FICA FELIZ!

Page 15: relatório 1ºC

VOCÊS JÁ SABEM BASTANTE DO LIVRO DE MATEMATICA PELAS LIÇÕES DE CASA. AS ATIVIDADES SÃO DIVERTIDAS. MAS ÁS VEZES TRABALHOSAS.EM GERAL, A GENTE SENTA EM DUPLAS, A DIANA ESCOLHE ALGUMAS VEZES E A GENTE ESCOLHE OUTRAS VEZES.A GENTE VIU NÚMEROS NAS BRINCADEIRAS, NA MÚSICA DOS INDIOZINHOS, E PARLENDAS COM NÚMEROS.SEPARAMOS AS QUANTIDADES, APRENDEMOS OS ALGARISMOS, E FIZEMOS PROBLEMAS MATEMÁTICOS.

Page 16: relatório 1ºC
Page 17: relatório 1ºC

NÓS TIRAMOS AS MEDIDAS PRA SABER O TAMANHO DE CADA UM. A DORA É A MAIS ALTA DA SALA, DAS CRIANÇAS.

Page 18: relatório 1ºC

A GENTE LEU VÁRIOS LIVROS. “SOPA DE BOTÃO DE OSSO”, “O HOMEM DA CHUVA”, “PAPAI”, “ESSE COELHO PERTENCE A EMILIA BROWN”...

O MAIS MARCANTE FOI O “CONTOS DA RUA BROCÁ”, QUE AINDA ESTAMOS LENDO. É UM LIVRO QUE TEM MUITAS HISTÓRIAS. ATÉ FIZEMOS DUAS LIÇÕES DE CASA DESSE LIVRO, DE TANTO QUE A GENTE GOSTOU!

Page 19: relatório 1ºC

NA BIBLIOTECA ALGUNS LEEM E OUTROS VEEM A IMAGEM.

A GENTE LEVA LIVROS PRA CASA. QUANDO ESQUECE DE DEVOLVER, A GENTE RESERVA.

NA BIBLIOTECA TEM LIVROS INFORMATIVOS.

LÁ NÓS FAZEMOS UMA RODA PARA CONVERSAR SOBRE OS LIVROS. POR EXEMPLO, A GENTE CONHECEU A “CASA AMARELA”, QUE É UMA COLEÇÃO. E TAMBÉM A “QUEM TEM MEDO” E A “BRUXA ONILDA”.TAMBÉM CONVERSAMOS SOBRE EDITORAS E ESCRITORES.

Page 20: relatório 1ºC

É MUITO IMPORTANTE LER LIVROS PARA APRENDER COISAS E FICAR INTELIGENTE. AS HISTÓRIAS SÃO MUITO LEGAIS!

Page 21: relatório 1ºC

NÓS GOSTAMOS MUITO QUANDO PODEMOS LANCHAR FORA DA SALA DE AULA.

NOS ANIVERSARIOS AS COMIDAS SÃO MUITO BOAS, PRINCIPALMENTE, O BRIGADEIRO! É LEGAL FAZER FESTAS DE ANIVERSARIOS NA ESCOLA PORQUE A GENTE GOSTA DA ESCOLA.

Page 22: relatório 1ºC
Page 23: relatório 1ºC

NO RECREIO, A GENTE BRINCA DE BEY BLADE, TRASH PACK, FUTEBOL, PULAR CORDA E DE FAZ DE CONTA (NINJA GO E CASINHA).É IMPORTANTE BRINCAR!

Page 24: relatório 1ºC

ALGUMAS PESSOAS NÃO ERAM MUITO BOAS EM PULAR CORDA E AGORA ESTÃO MUITO CRAQUES. AS PROFESSORAS AJUDAM A BATER CORDA, MAS ALGUNS ALUNOS SABEM BATER BEM!ÁS VEZES UM PODE ENSINAR O OUTRO; NÃO PRECISA SER A PROFESSORA.

Page 25: relatório 1ºC
Page 26: relatório 1ºC

NO COMEÇO DO ANO, A GENTE NÃO SE CONHECIA BEM E BRINCAVA SEMPRE COM OS MESMOS AMIGOS.

AGORA A GENTE SE CONHECE MAIS E A GENTE BRINCA COM OS NOVOS AMIGOS.

Page 27: relatório 1ºC

ÁS VEZES, A GENTE BRINCA SÓ COM

UM AMIGO. MAS EM OUTRAS

BRINCAMOS COM UM MONTÃO DE

PESSOAS.

OU SOZINHO!

Page 28: relatório 1ºC

TCHAU 1º TRIMESTRE!

E VAMOS PARA O SEGUNDO!

Page 29: relatório 1ºC

AULAS ESPECÍFICAS

Page 30: relatório 1ºC

MÚSICAQUANDO PERGUNTEI ÀS CRIANÇAS SOBRE A LEMBRANÇA QUE TINHAM DAS AULAS DE MÚSICA, RESPONDERAM A CERCA DAS ATIVIDADES RECENTES. AOS POUCOS A MEMÓRIA VEIO SE DESENROLANDO COMO UM BRINQUEDO E DESSE RITMO VEIO UMA ENXURRADA DE LEMBRANÇAS MUSICAIS.LEMBRARAM DAS BRINCADEIRAS MUSICAIS: CAMALEÃO; MONJOLO; BINGO DOS SONS; DO JOGO DA BOLA.LEMBRARAM DOS CONTOS SONOROS: A VALSA DA CONDESSA; O CONTO DOS SAPATOS; DOS SALTIMBANCOS E OS 4 HERÓIS.DOS COMPOSITORES E SUAS OBRAS, AS QUAIS NOS FIZERAM RIR, CANTAR, SER ATORES E ATRIZES, COMO: PIXINGUINHA; CHIQUINHA GONZAGA; VINÍCIUS DE MORAES; CHICO BUARQUE.DO “VENTINHO”, UM INSTRUMENTO GOSTOSO DE CONSTRUIR E DE FAZER SOAR...DOS ADORADOS INSTRUMENTOS QUE TOCAMOS, EXPERIMENTANDO REGER, TENTANDO DOSAR A INTENSIDADE DAS BATIDAS, PERCEBENDO COM ORGULHO A QUALIDADE DOS SONS, SE AQUELA NOTA É AGUDA OU GRAVE E DE COMO UM SOM PODE SER TANTA COISA! SER OUVIDO DE MANEIRA MAIS AGUÇADA...

Page 31: relatório 1ºC

CABE RESSALTAR QUE ESTE PRIMEIRO TRIMESTRE POSSIBILITOU ÀS CRIANÇAS UMA VIVÊNCIA EM GRUPO, CHEIA DE APRENDIZAGENS. NEM SEMPRE TÃO FÁCEIS, AFINAL ESTAR NUM A SALA DE AULA DEMANDA INVARIAVELMENTE, ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO, ESCUTA E MEDIAR TANTOS DESEJOS E NECESSIDADES É UM GRANDE DESAFIO PARA AMBOS. FICO SATISFEITA EM PERCEBER O QUANTO APRECIAM ESTA DISCIPLINA, A ESPONTÂNEA DEMONSTRAÇÃO DE AFETO DOS MENINOS E MENINAS E A CONFIANÇA QUE VEJO DEPOSITAREM A CADA DIA NESTA RELAÇÃO, A QUAL DE MINHA PARTE, SERÁ PARA ALÉM DISSO, PROPOR A VIVÊNCIA DAQUILO QUE É ESTRUTURANTE NA MUSICALIZAÇÃO: PERCEPÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DOS PARÂMETROS SONOROS, DESENVOLVIMENTO MELÓDICO, RÍTMICO, CONHECIMENTO DA MPB, DO CANCIONEIRO INFANTIL E SUAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS.

Profª Monica Huambo

Page 32: relatório 1ºC

HISTÓRIAS E BRINCADEIRASPERGUNTEI ÀS CRIANÇAS: “O QUE VOCÊS ACHARAM DOS NOSSOS ENCONTROS? DO QUE MAIS LEMBRAM?” AS RESPOSTAS VIERAM RÁPIDO E MOSTRARAM QUE AS BRINCADEIRAS APRENDIDAS E HISTÓRIAS CONTADAS FICARAM BEM MARCADAS NA MEMÓRIA... –A AMARELINHA AFRICANA!–PULAR CORDA... E EU BATIA CORDA, PORQUE ESTAVA COM A PERNA QUEBRADA!–PULAR CORDA COM DUAS CORDAS!–É, MAS A GENTE PULOU CORDA DE UMA SÓ TAMBÉM...–CAÇA AO TESOURO! AS NOSSAS “PIZZAS”...–“NINJA GO”! A GENTE PRECISAVA DAS FAIXAS... AÍ A GENTE BRINCAVA DE GOLPES... IÁÁÁ! –ISSO AÍ É COISA DELE, NÃO É COISA NOSSA...–“COBRA-CEGA”!–É CABRA-CEGA!

Page 33: relatório 1ºC

– GATO-MIA!– AS FANTASIAS DE PRINCESA...– RIO VERMELHO!– AQUELA CABRA-CEGA COM OS SONS DE ANIMAIS...– TEVE AQUELE CAÇA-AO-TESOURO QUE A GENTE ACHOU AQUELES

NEGOCINHOS PRA GENTE BRINCAR DE PEGA-PEGA PUXA-RABO!– TEVE A HISTÓRIA DO GIGANTE DO PASSO GRANDE...– E AQUELA HISTÓRIA DO MELHOR ATIRADOR DO MUNDO!– E A ROUPA NOVA DO REI! EU TENHO ESSE LIVRO, SABIA? EU NÃO SABIA QUE

EU TINHA, DEPOIS EU DESCOBRI...– E A HISTÓRIA DAQUELA PANTERA QUE APRONTAVA UM MONTE DE COISAS?– É A HISTÓRIA DO BICHO-FOLHARAL, QUE A PATRÍCIA CONTOU!

PENSO NO BRINCAR COMO UMA LINGUAGEM. TAL COMO A LÍNGUA MATERNA, A MATEMÁTICA, A EXPRESSÃO PLÁSTICA E MUSICAL E TANTOS OUTROS DOMÍNIOS DO CONHECIMENTO, A BRINCADEIRA POSSUI CONCEITOS PRÓPRIOS QUE SÓ PODEM SER ACESSADOS E APROFUNDADOS ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA CONCRETA. É ESSA EXPERIÊNCIA QUE PROCUREI PROPORCIONAR NAS AULAS DE HISTÓRIAS E BRINCADEIRAS.

Profº. Angelo Mundy

Page 34: relatório 1ºC

ARTES PLÁSTICAS

NAS AULAS DE ARTES PLÁSTICAS, NÓS OUVIMOS A HISTÓRIA ‘’O MENINO QUE GANHOU UM RIO’’ DE MANOEL DE BARROS. A PARTIR DELA, FIZEMOS VÁRIAS REPRESENTAÇÕES DE RIOS E BARCOS EM DESENHO, PINTURA, DOBRADURA E ESCULTURA.

GOSTAMOS MUITO DE FAZER DESENHO LIVRE, POIS ASSIM TRABALHAMOS NOSSA PRÓPRIA ARTE E APRENDEMOS A FAZER COISAS DIFERENTES COM OS DESENHOS DOS COLEGAS.

OLHAMOS OBRAS DE ARTE EM LIVROS E A PARTIR DELAS INVENTAMOS TANTAS HISTÓRIAS QUE PODERIAM ESTAR ACONTECENDO NA CENA, DESENHAMOS, PINTAMOS E COMPARTILHAMOS NOSSAS IDEIAS.

VOCÊ SABIA QUE OBSERVAR E DESENHAR AS IMAGENS DOS COLEGAS PODERIA SER UMA BOA IDEIA PARA OS PRÓXIMOS ASSUNTOS DE ARTES?

Profª. Eloise Guazzelli

Page 35: relatório 1ºC

EDUCAÇÃO FÍSICANAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, O 1º ANO C VAI PARA A QUADRA GRANDE OU PEQUENA, PARA APRENDER NOVAS BRINCADEIRAS, SE EXERCITAR E TAMBÉM FAZER ESPORTES. É MUITO LEGAL BRINCAR NA QUADRA, PODEMOS NOS DIVERTIR E CORRER MUITO FAZENDO O “LIMPA CASA, JÓ QUEM PÔ GIGANTE, RIO VERMELHO, MÃE DA RUA, ZUMBI...”.NOS JOGOS DE IMAGINAÇÃO, IMITAMOS BICHOS, BRINCAMOS DE SOL E LUA, MÁQUINA DO TEMPO E BAMBOLÊ MÁGICO.O DESAFIO DO GRUPO É CUIDAR E RESPEITAR OS AMIGOS... AS VEZES UM POUQUINHO DE CUIDADO AJUDA MUITO!

TEXTO COLETIVO PRODUZIDO PELOS ALUNOS DO 1º ANO C.Profº. Vanderlei Aguiar

Page 36: relatório 1ºC