regulamento

8
Elisa de Sousa Pedroso VII Prémio Nacional Violino e Piano Regulamento Apoios Patrocínios Organização JRV

Upload: premio-nacional-elisa-de-sousa-pedroso

Post on 21-Jul-2016

214 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

VII Prémio Nacional ESP

TRANSCRIPT

Elisa de Sousa PedrosoVII Prémio NacionalViolino e Piano

RegulamentoApoiosPatrocíniosOrganização

JRV

Condições de Participação • A edição de 2015 está aberta às classes de piano e violino.• Destina-se a concorrentes portugueses ou residentes em Portugal.• A idade dos concorrentes terá como referência o dia 31 de

dezembro de 2014.• Não poderão concorrer alunos cujos professores integrem o júri do

Prémio.• A ficha de inscrição deverá ser enviada, juntamente com fotocópia

do CC, 1 (uma) fotografia tipo passe e as partes das obras a apresentar (e parte geral no caso da modalidade de violino) para:

VII Prémio Nacional Elisa de Sousa Pedroso;Avenida Carvalho Araújo, 71;

5000-657 Vila Real.• O valor da inscrição para as categorias A, B e C é de 40 euros e para

alunos do CRMVR o valor é de 30 euros.• Em relação às categorias D e E o valor a pagar é de 30 euros e para

alunos do CRMVR o valor é de 20 euros.• No caso de o concorrente ser menor de idade, deverá ser enviada

também uma fotocópia do CC do seu encarregado de educação.• Em caso de desistência não será devolvido o valor da inscrição.• A inscrição só é considerada válida quando toda a documentação

estiver com o secretariado do concurso e o pagamento regularizado. Este poderá ser feito através de vale postal ou cheque, endossado a Conservatório Regional de Música de Vila Real.

• Serão admitidas, por ordem de chegada, as 7 primeiras inscrições para as categorias A, B e C. Para as categorias D e E serão aceites as primeiras 12 inscrições.

• A data limite de inscrição termina a 17 de junho, inclusive.• Em ambos os casos fará fé a data do carimbo dos correios.• Após o envio da inscrição, não poderá efetuar-se alteração ao

programa apresentado.

• A organização do concurso não disponibiliza pianista acompanhador, devendo o mesmo ser assegurado pelo concorrente.

• As provas terão lugar nas instalações do Conservatório Regional de Música de Vila Real e são abertas ao público.

• Cada concorrente só poderá inscrever-se numa categoria do concurso.

• Concorrentes agraciados com o 1º prémio em edições anteriores do concurso não poderão concorrer na mesma categoria em que foram premiados.

• Os concorrentes laureados terão de estar presentes na cerimónia de entrega dos prémios e os indicados pelo júri deverão participar no concerto de laureados.

• A ausência nesta cerimónia poderá ter como consequência a não atribuição do diploma e do respetivo prémio.

• A apresentação dos concorrentes será feita por ordem alfabética.• Todos os casos omissos no presente regulamento serão submetidos

à apreciação do Secretariado do Prémio, que se responsabilizará pela resolução dos mesmos.

Datas • O Prémio decorrerá entre 2 e 4 de julho de 2015.• O encerramento do Prémio será dia 4 de julho, pelas 19.00h com

a realização do concerto de l aureados, no qual serão entregues os prémios e diplomas a todos os participantes.

Júri O júri deste prémio é composto por:

Vitor Vieira | Manuela Gouveia | António Sérgio FerreiraO júri reserva-se o direito de interromper as provas dos concorrentes, bem como não apurar quaisquer concorrentes para a final. O júri reserva-se o direito de não atribuir qualquer prémio. As decisões do júri são soberanas e inapeláveis.

Categorias de Participação O Prémio está dividido em 5 (cinco) categorias para piano e para violino. As categorias D e E efetuam obras únicas. Realizar-se-ão duas provas para as categorias A, B e C, sendo a primeira eliminatória. Nenhuma obra executada nas provas eliminatórias poderá ser repetida nas provas finais*. A ordem de execução das obras apresentadas será à escolha dos concorrentes.

Categoria A - Até aos 21 anos | Categoria B - Até aos 18** anos | Categoria C - Até aos 14 anos

Categoria D - Até aos 11 anos | Categoria E - Até aos 9 anos

*Piano: É obrigatória a execução de memória do repertório.*Violino: Nas provas de caráter único e nas provas finais, é obrigatória a execução de memória.**Que não frequentem o ensino superior.

HoráriosO horário das provas será definido nos dias seguintes ao encerramento das inscrições e enviado para todos os concorrentes via e-mail. Também será publicado no Blog do Prémio:

premioelisapedroso.blogspot.com

Programa Violino Categoria A.

Prova eliminatóriaUm estudo de entre os métodos: Kreutzer, Fiorillo, Paganini, Wieniawski ou outro de dificuldade semelhante ou superior.Um andamento à escolha das Sonatas ou Partitas para Violino solo de J. S. Bach.Uma obra Portuguesa (peça ou um andamento de sonata) de livre escolha.Prova Final: Recital livre até 25 minutos.

Categoria B. Prova eliminatóriaUm estudo de entre os métodos: Mazas (estudos brilhantes), Kreutzer, ou outro de dificuldade semelhante ou superior.Uma peça de livre escolha com acompanhamento de Piano.Um andamento à escolha de Sonata para Violino e Piano.Prova Final: Recital livre até 20 minutos.

Categoria C. Prova eliminatóriaUm estudo de entre os métodos: Mazas, Kreutzer ou outro de dificuldade semelhante ou superior.Uma obra (peça ou um andamento de sonata) de livre escolha com acompanhamento de piano.Prova Final: Recital livre até 15 minutos.

Categoria DProva ÚnicaDuas obras de estilo contrastante (Peça, um andamento de Concerto/Concertino ou um andamento de Sonata/Sonatina) de livre escolha, com acompanhamento de piano.

Categoria EProva ÚnicaDuas obras de estilo contrastante (Peça, um andamento de Concerto/Concertino ou um andamento de Sonata/Sonatina) de livre escoha,com acompanhamento de piano.

Programa Piano

Categoria A

Prova Eliminatória: Um estudo e uma obra polifónica.Prova Final: Recital livre até 25 minutos.

Categoria B

Prova Eliminatória: Um estudo e uma obra polifónica.Prova Final: Recital livre até 20 minutos.

Categoria C

Prova Eliminatória: Um estudo e uma obra polifónica. Prova Final: Recital livre até 15 minutos.

Categoria D

Prova única: Uma obra polifónica e duas peças de estilo contrastante.

Categoria E

Prova única: Duas peças de estilo contrastante.

Em cada uma das categorias de piano as peças poderão ser substituídas por qualquer andamento de sonata ou sonatina.

PrémiosCada categoria tem direito a 3 (três) prémios a concurso, para além das menções honrosas e diplomas de participação.

Categoria A

1º Prémio: 300 Euros + Diploma2º Prémio: 200 Euros + Diploma3º Prémio: 140 Euros + Diploma

Categoria B

1º Prémio: 200 Euros + Diploma2º Prémio: 150 Euros + Diploma3º Prémio: 75 Euros + Diploma

Categoria C

1º Prémio: 120 Euros + Diploma2º Prémio: 80 Euros + Diploma3º Prémio: 60 Euros + Diploma

Categoria D e E

1º Prémio: Medalha + Diploma2º Prémio: Medalha + Diploma3º Prémio: Medalha + Diploma

Outros PrémiosO Prémio Elisa de Sousa Pedroso será entregue à melhor performance do concerto de laureados. Todos os concorrentes receberão diplomas de participação.

Elisa Baptista de Sousa Pedroso1881-1958

CRMVRConservatório Regional de Música de Vila RealComendador Manuel Correia Botelho, Associação CulturalMorada:Av. Carvalho Araújo, 715000 – 657, Vila Real

Contactos:Telf.: 259 309 210E-mail: [email protected]@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/CRMVR

Pianista e notável animadora da vida musical portuguesa, era natural de Vila Real, em Trás-os-Montes. Era filha do Visconde de Carnaxide, o jurisconsulto António Baptista de Sousa, e de sua esposa D. Josefa de Carvalho Baptista de Sousa. Foi mulher do advogado Alberto Pedroso. Desde jovem, dedicou-se à música, especialmente ao piano, tendo estudado com os professores Francisco Baía, Alexandre Rey Colaço e Vianna da Motta, e, mais tarde, em Paris, com Raul Pugno, Eduardo Risler, Ignaz Friedman e Alfredo Casella. A sua formação contempla ainda nomes como Pedro Blanch, Luís Felgueiras e Pablo Casals. Dona Elisa, que cresceu num ambiente artístico na casa de seu pai, violinista amador, foi grande colaboradora de seu marido quando este fundou, com outros, em 1917, a Sociedade de Concertos de Lisboa. Depois de enviuvar, em 1934, fundou o Círculo de Cultura Musical, de que foi eleita presidente vitalícia, e no qual realizou uma obra musical de projecção extraordinária. Revelou, ao público português, notáveis temperamentos musicais de todo o mundo, e incentivou os valores nacionais.

A. Lopes de Oliveira In Dicionário de Mulheres Célebres