regulamenta as leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000 ...€¦ · •decreto nº 5.296/2004...

14
Decreto nº 5.296/2004 Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

Upload: others

Post on 13-Aug-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

•Decreto nº 5.296/2004

Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

Segundo o previsto no Decreto n° 5.296/2004, nos serviços de emergência dos estabelecimentos públicos e privados de atendimento à saúde, a prioridade de atendimento da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida A) fica condicionada ao pedido expresso da pessoa com deficiência ao ser registrada sua solicitação de atendimento no serviço de saúde. B) não está condicionada a qualquer avaliação, devendo ser observada. C) fica condicionada à avaliação do corpo de enfermagem responsável pelo atendimento inicial, que considerará as outras prioridades legais a serem atendidas na mesma oportunidade. D) não deve ser observada nos serviços de urgência ou emergência médica. E) fica condicionada à avaliação médica em face da gravidade dos casos a atender.

FCC - 2018 - TRT - 2ª REGIÃO (SP) - Analista Judiciário

O Decreto n° 5.296/2004, ao regulamentar a Lei n° 10.098/2000, previu que os semáforos para pedestres, instalados nas vias públicas com intenso fluxo de veículos, de pessoas ou que apresentem periculosidade, deverão estar equipados com mecanismo que sirva de guia ou orientação para travessias de pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência A) auditiva. B) visual. C) mental. D) física. E) intelectual.

FCC - 2018 - TRT - 2ª REGIÃO (SP) - Técnico Judiciário

A Prefeitura Municipal “X” está construindo um prédio visando novas instalações da Procuradoria Municipal, para melhoria do atendimento ao Público. De acordo com o Decreto no 5.296/2004, nessa construção, deverá ser garantido, livre de barreiras e de obstáculos que impeçam ou dificultem a sua acessibilidade:A) pelo menos, três acessos ao seu interior, com comunicação com todas as suas dependências e serviços, incluindo garagens e dependências de veículos.B) pelo menos, dois acessos ao seu interior, com comunicação com todas as suas dependências e serviços.C) todos os acessos ao seu interior, com comunicação com todas as suas dependências e serviços.D) todos os acessos ao seu interior, com comunicação com as principais dependências e serviços.E) pelo menos, um dos acessos ao seu interior, com comunicação com todas as suas dependências e serviços.

FCC - 2018 - TRT - 15ª Região (SP) - Técnico Judiciário

Dispõe o Decreto n° 5.296/2004 que nos teatros, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esporte, casas de espetáculos, salas de conferências e similares é obrigatória a destinação de dois por cento dos assentos para acomodação de pessoas portadoras de deficiência visual e de pessoas com mobilidade reduzida, incluindo obesos, em locais de boa recepção de mensagens sonoras, devendo todos ser devidamente sinalizados e estar de acordo com os padrões das normas técnicas de acessibilidade da ABNT. Segundo o referido Decreto, a pessoa com mobilidade reduzida é aquela que,

A) não se enquadrando no conceito de pessoa portadora de deficiência, tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentar-se, permanente ou temporariamente, gerando redução efetiva da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção.

B) se enquadrando no conceito de pessoa portadora de deficiência, tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentar-se, permanente ou temporariamente, gerando redução efetiva da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção.

C) se enquadrando no conceito de pessoa portadora de deficiência, tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentar-se necessariamente de forma permanente ou seja, com impossibilidade de reversão, gerando redução efetiva da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção.

D) não se enquadrando no conceito de pessoa portadora de deficiência, tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentar-se necessariamente de forma permanente, ou seja, com impossibilidade de reversão, gerando redução efetiva da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção.

E) se enquadrando no conceito de pessoa portadora de deficiência, tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentar-se, permanente ou temporariamente, gerando qualquer tipo de redução da mobilidade motora em qualquer grau ou nível específico de dificuldade ou inabilidade.

FCC - 2017 - TRF - 5ª REGIÃO - Analista Judiciário

Considere:I. postes de sinalização e terminais e pontos de acesso coletivo às telecomunicações;II. edificações destinadas às atividades de natureza hoteleira.Nos termos do Decreto n° 5.296/2004, os itens I e II tratam, correta e respectivamente, de A) elementos de urbanização e edificações de uso coletivo. B) elementos de urbanização e edificações de uso privado. C) mobiliários urbanos e edificações de uso privado. D) mobiliários urbanos e edificações de uso coletivo. E) elementos de urbanização e edificações de uso público.

FCC - 2017 - TST - Analista Judiciário

No que concerne ao conceito de pessoa com mobilidade reduzida, previsto no Decreto n°5.296/2004, considere:I. A dificuldade de movimentar-se, desde que preenchidos os requisitos legais, pode ser decorrente de qualquer motivo.II. A pessoa com mobilidade reduzida enquadra-se no conceito de pessoa portadora de deficiência.III. A dificuldade de movimentar-se gera redução efetiva da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção.IV. A pessoa com mobilidade reduzida tem dificuldade de movimentar-se permanentemente, pois a dificuldade de movimentar-se temporariamente não integra o conceito de pessoa com mobilidade reduzida.Está correto o que consta APENAS em A) I e IV. B) II, III e IV. C) I e III. D) II e III. E) II e IV.

FCC - 2017 - TST - Analista Judiciário

Robson apresenta perda auditiva bilateral, parcial, de quarenta e cinco decibéis (dB), aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz. Já Reinaldo possui acuidade visual inferior a 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica. Nos termos do Decreto n° 5.296/2004, Robson A) apresenta deficiência auditiva e Reinaldo apresenta deficiência visual, qual seja, cegueira. B) apresenta deficiência auditiva e Reinaldo apresenta deficiência visual, qual seja, baixa visão. C) e Reinaldo não são considerados pessoas com deficiência. D) não apresenta deficiência auditiva e Reinaldo apresenta deficiência visual, qual seja, baixa visão. E) não apresenta deficiência auditiva e Reinaldo apresenta deficiência visual, qual seja, cegueira.

FCC - 2017 - TST - Analista Judiciário

O que é Marketing?• “Mercadologia”• AMA: “a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar,

comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade como um todo.”

• Kotler: O marketing pode ser visto como

a identificação, a criação, a comunicação, a entrega e o monitoramentodo valor para o cliente.

• Administração de Marketing: a arte e a ciência de selecionar mercados-alvo e captar, manter e fidelizar clientes por meio da criação, entrega e comunicação de um valor superior para o cliente.

O que não é Marketing?

Marketing: conceitos básicos

• Tarefas de administração de marketing:o Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing;o Captação de oportunidades de marketing;o Conexão com os clientes;o Construção de marcas fortes;o Desenvolvimento das ofertas de mercado;o Entrega de valor;o Comunicação do valor;o Sucesso de longo prazo;

Marketing: conceitos básicos

• Valor: conceito central do marketingo Valor percebido pelo cliente é a diferença entre a avaliação que o cliente

potencial faz de todos os benefícios (tangíveis e intangíveis) e custos (sacrifícios financeiros e emocionais) relativos a um produto e a alternativas percebidas.

o Tríade do valor para o cliente = qualidade, serviço e preço.

• Satisfação: comparação de uma pessoa sobre o desempenho percebido de um produto em relação as suas expectativas. o Desempenho < Expectativas = decepçãoo Desempenho = Expectativas = satisfaçãoo Desempenho > Expectativas = encantamento

Marketing: conceitos básicos

• Ambiente de marketing:o Microambiente: participantes imediatos envolvidos na produção, na

distribuição e na promoção da oferta: a empresa, os fornecedores, os distribuidores, os revendedores e os clientes-alvo.

o Macroambiente: não envolvidos diretamente.§ Seis componentes: ambiente demográfico, ambiente econômico,

ambiente sociocultural, ambiente natural, ambiente tecnológico e ambiente político-legal.

Marketing: conceitos básicos

Avalie as proposições abaixo e a relação entre elas.I. O Marketing vem antes da mercadoria, relaciona-se com ela e vai além delaPORQUEII. antes da criação da mercadoria há a pesquisa de mercado. O marketing se relaciona com a mercadoria em sua essência pensando na satisfação do consumidor e também compreende as atividades de financiamento, manuseio e distribuição da mercadoria.É correto afirmar queA) a primeira proposição é verdadeira, a segunda é falsa e não há relação entre elas.B) as duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.C) as duas proposições são falsas e não há relação entre elas.D) a primeira proposição é falsa, a segunda é verdadeira e não há relação entre elas.E) as duas proposições são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

FCC - 2018 - Câmara Legislativa do Distrito Federal - Consultor Técnico

Considere as afirmações abaixo.I. Um grande mal-entendido na aplicação do marketing em organizações de serviço, especialmente bibliotecas, é confundir uma orientação para o marketing com uma orientação para vendas.II. É necessário, tanto na Biblioteconomia como em todos os setores de atividade, um aprofundamento da dinâmica associada à percepção do marketing.Em relação ao uso do marketing em unidades de informação,A) as afirmações I e II estão corretas.B) as afirmações I e II estão incorretas.C) a afirmação I está correta e a II não leva em consideração que as proposições do marketing sempre tiveram caráter geral e abrangente, visando sua aplicação em todas as áreas do mercado.D) a afirmação II está correta e a I desconsidera que atualmente os bibliotecários avançaram muito no entendimento das proposições do marketing.E) a afirmação I está correta e a II está incompleta, por não considerar o desenvolvimento científico do marketing nos últimos anos, que o tornou muito mais permeável ao setor de serviços.

FCC - 2016 - TRF - 3ª REGIÃO - Analista Judiciário - Biblioteconomia