região norte

32
Formações Vegetais Formações Vegetais Brasileiras: Região Brasileiras: Região Norte Norte Professor: Rosemildo Professor: Rosemildo Lima Lima

Upload: rosemildo-lima

Post on 04-Jun-2015

41.075 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

Características gerais da região Norte

TRANSCRIPT

Page 1: Região norte

Formações Vegetais Formações Vegetais Brasileiras: Região NorteBrasileiras: Região Norte

Professor: Rosemildo Professor: Rosemildo LimaLima

Page 2: Região norte
Page 3: Região norte

Regionalização do IBGERegionalização do IBGE

Page 4: Região norte

Os complexos RegionaisOs complexos Regionais

Nenhuma divisão feita no Brasil foi mais marcante do que essa dos três complexos regionais que identifica com bastante precisão o Brasil da Amazônia e sua intimidade com a natureza, o Brasil do Nordeste com os seus graves problemas sociais e o Brasil do Centro-Sul , dinâmico e forte na sua economia.

Page 5: Região norte

AmazôniasAmazônias 1 – Os Conceitos de 1 – Os Conceitos de

Amazônia:Amazônia: Região Norte ou Amazônia Região Norte ou Amazônia

clássica: divisão político-clássica: divisão político-administrativa, os limites administrativa, os limites entre os estados coincidem entre os estados coincidem com as fronteiras do norte com as fronteiras do norte e das demais regiões.e das demais regiões.

Amazônia Legal: região de Amazônia Legal: região de planejamento sendo área planejamento sendo área de atuação da SUDAM, de atuação da SUDAM, abrange todo o norte mais abrange todo o norte mais o oeste do MA e o norte do o oeste do MA e o norte do Mato Grosso.Mato Grosso.

Amazônia Internacional ou Amazônia Internacional ou Pan-Amazônia: abrange o Pan-Amazônia: abrange o Brasil e mais 9 países sul-Brasil e mais 9 países sul-americanos que possuem americanos que possuem características de características de Amazônia em seus Amazônia em seus territórios.territórios.

Page 6: Região norte
Page 7: Região norte
Page 8: Região norte

POSIÇÃO GEOGRÁFICAPOSIÇÃO GEOGRÁFICA

Page 9: Região norte

IntroduçãoIntrodução

Com 3.851.557 km² a região norte do Brasil é a Com 3.851.557 km² a região norte do Brasil é a mais extensa das regiões brasileiras, mais extensa das regiões brasileiras, correspondendo a pouco mais de 45% do território correspondendo a pouco mais de 45% do território nacional.nacional.

A área denominada Amazônia Legal apresenta uma A área denominada Amazônia Legal apresenta uma área próxima de 5,3 milhões de km² , abrangendo área próxima de 5,3 milhões de km² , abrangendo pouco mais de 64% do Brasil.pouco mais de 64% do Brasil.

São cerca de São cerca de 13 milhões de habitantes13 milhões de habitantes que que ocupam esse imenso território, sendo o Pará o ocupam esse imenso território, sendo o Pará o estado de maior população com pouco mais de 6 estado de maior população com pouco mais de 6 milhões de habitantes, seguido pelos estados do milhões de habitantes, seguido pelos estados do AM, RO e TO.AM, RO e TO.

Page 10: Região norte
Page 11: Região norte

Características NaturaisCaracterísticas NaturaisCLIMA:CLIMA: É dominantemente do tipo É dominantemente do tipo EQUATORIALEQUATORIAL. .

Caracteriza-se pela Caracteriza-se pela alta temperaturaalta temperatura com com média mensal, sempre superior aos 20ºC . média mensal, sempre superior aos 20ºC .

ApresentaApresenta chuvas regularmente chuvas regularmente distribuídas o ano todo.distribuídas o ano todo.

Hidrografia:Hidrografia: maior bacia hidrográfica do mundomaior bacia hidrográfica do mundoRevelo:Revelo: é predominantemente plano, mas existem é predominantemente plano, mas existem

várias serras. É lá que se encontra o ponto várias serras. É lá que se encontra o ponto mais alto do território brasileiro, o Pico da mais alto do território brasileiro, o Pico da NeblinaNeblina

Hidrografia:Hidrografia:possui a maior bacia hidrográfica do mundo. possui a maior bacia hidrográfica do mundo. Com destaque para o rio Amazonas que é o Com destaque para o rio Amazonas que é o maior em volume de água do mundo.maior em volume de água do mundo.

Grandes extensões de rios navegáveis e grande Grandes extensões de rios navegáveis e grande potencial hidroelétrico já avaliado e parcialmente potencial hidroelétrico já avaliado e parcialmente utilizado.utilizado.

Solo:Solo: Os solos são frágeis, arenosos e pobres em Os solos são frágeis, arenosos e pobres em

nutrientes minerais mas estão protegidos por nutrientes minerais mas estão protegidos por uma manta orgânica formada pela floresta que uma manta orgânica formada pela floresta que evita a erosãoevita a erosão

VegetaçãoVegetação:: destaca-se a floresta Amazônica.destaca-se a floresta Amazônica.

Page 12: Região norte

A mais espetacular formação A mais espetacular formação vegetal do planetavegetal do planeta

Page 13: Região norte

A Floresta AmazônicaA Floresta Amazônica É a maior floresta tropical É a maior floresta tropical

do Mundos.do Mundos. Possui a maior diversidade Possui a maior diversidade

biológica (biodiversidade) biológica (biodiversidade) do planeta;do planeta;

É considerada: densa, É considerada: densa, perene, heterogênea e perene, heterogênea e latifoliada:latifoliada:– Densa: possui uma grande Densa: possui uma grande

quantidade de vegetação bem quantidade de vegetação bem próximas umas das outras;próximas umas das outras;

– Perene: que nunca fica Perene: que nunca fica totalmente sem folhagem;totalmente sem folhagem;

– Heterogênea: possui vários Heterogênea: possui vários tipos de espécies vegetais;tipos de espécies vegetais;

– Latifoliada: de folhas grandes Latifoliada: de folhas grandes e largas.e largas.

Page 14: Região norte

Os tipos de floresta da Os tipos de floresta da AmazôniaAmazônia

A Floresta amazônica pode ser dividida em três A Floresta amazônica pode ser dividida em três tipos distintos: a floresta de igapó, a floresta de tipos distintos: a floresta de igapó, a floresta de várzea e a floresta de terra firme.várzea e a floresta de terra firme.

Page 15: Região norte

Igapó –Igapó – parte que se assenta na parte que se assenta na parte mais baixa da floresta, em parte mais baixa da floresta, em áreas permanentemente alagadas.áreas permanentemente alagadas.

Page 16: Região norte

Várzea – Várzea – ocupa a parte de média ocupa a parte de média altitude do relevo, em áreas altitude do relevo, em áreas periodicamente inundadas.periodicamente inundadas.

Page 17: Região norte

Terra firmeTerra firme – – localiza-se na parte mais localiza-se na parte mais elevada do relevo, por não ser inundada elevada do relevo, por não ser inundada é a que possui a vegetação mais é a que possui a vegetação mais exuberante e desenvolvido da floresta.exuberante e desenvolvido da floresta.

Page 18: Região norte

POPULAÇÃO DO POPULAÇÃO DO BRASILBRASIL O quadro humano da Amazônia é marcado O quadro humano da Amazônia é marcado

por pequena população absoluta e relativapor pequena população absoluta e relativa

Page 19: Região norte

A OCUPAÇÃO DA REGIÃOA OCUPAÇÃO DA REGIÃO A ocupação pelos portugueses se deu posteriormente A ocupação pelos portugueses se deu posteriormente

à ocupação de outras regiões do Brasil pelos à ocupação de outras regiões do Brasil pelos seguintes motivos:seguintes motivos:

O difícil acesso e a falta de conhecimento da Região;O difícil acesso e a falta de conhecimento da Região; A região norte não proporcionava grandes A região norte não proporcionava grandes

possibilidades de lucros à Coroa portuguesa;possibilidades de lucros à Coroa portuguesa; Não foram encontrados metais preciosos como ouro e Não foram encontrados metais preciosos como ouro e

prata;prata; O solo não era favorável ao cultivo de cana-de-açúcar;O solo não era favorável ao cultivo de cana-de-açúcar; Os primeiros produtos a serem explorados foram as Os primeiros produtos a serem explorados foram as

chamadas “drogas do sertão”: pimenta, castanha-do-chamadas “drogas do sertão”: pimenta, castanha-do-pará, ervas medicinais, essências e etc.pará, ervas medicinais, essências e etc.

Page 20: Região norte

O medo dos PortuguesesO medo dos Portugueses A ocupação da Amazônia se A ocupação da Amazônia se

deu com a construção de um deu com a construção de um forte que deu origem a cidade forte que deu origem a cidade de Belém em 1616.de Belém em 1616.

Havia preocupação com as Havia preocupação com as invasões estrangeiras, pois invasões estrangeiras, pois eram comuns as expedições de eram comuns as expedições de franceses e holandeses que franceses e holandeses que não aceitavam o Tratado de não aceitavam o Tratado de Tordesilhas e queriam se Tordesilhas e queriam se apropriar das terras do novo apropriar das terras do novo mundomundo

Page 21: Região norte

Estratégia de OcupaçãoEstratégia de Ocupação Na Amazônia, os colonizadores portugueses criaram uma estratégia de Na Amazônia, os colonizadores portugueses criaram uma estratégia de

posse e exploração do território:posse e exploração do território: Construção de fortes: para garantir o domínio sobre a bacia hidrográfica;Construção de fortes: para garantir o domínio sobre a bacia hidrográfica; Missões religiosas: eram comandadas pelos jesuítas e tinha por objetivo Missões religiosas: eram comandadas pelos jesuítas e tinha por objetivo

catequizar os índios e utiliza-los no trabalho de coleta das “drogas do catequizar os índios e utiliza-los no trabalho de coleta das “drogas do sertão”.sertão”.

Os rios eram as principais vias de transportes para levar matérias-prima Os rios eram as principais vias de transportes para levar matérias-prima e produtos para a Europa. Por isso era necessário o controle da foz do rio e produtos para a Europa. Por isso era necessário o controle da foz do rio Amazonas.Amazonas.

Foram construídos fortes que vigiavam a entrada e a saída dos barcos Foram construídos fortes que vigiavam a entrada e a saída dos barcos em Belém, Macapá e Gurupá.em Belém, Macapá e Gurupá.

Page 22: Região norte

Produção Econômica da Produção Econômica da BorrachaBorracha

Foi a primeira atividade Foi a primeira atividade econômica importante que se econômica importante que se desenvolveu depois da desenvolveu depois da independência;independência;

O auge da produção se deu O auge da produção se deu entre 1870 e 1910. nesse entre 1870 e 1910. nesse período o Brasil tornou-se o período o Brasil tornou-se o maior fornecedor mundial de maior fornecedor mundial de látex:látex:– Látex: matéria-prima extraída Látex: matéria-prima extraída

da seringueira, árvore nativa da seringueira, árvore nativa da Amazônia.da Amazônia.

Page 23: Região norte

Conseqüências da Exploração Conseqüências da Exploração da Borrachada Borracha

Maior migração para a região;Maior migração para a região; Crescimento das cidades Crescimento das cidades

pontuarias de Belém e Manaus;pontuarias de Belém e Manaus; Ampliação do território brasileiro Ampliação do território brasileiro

com a compra do território, que com a compra do território, que hoje é o Acre, da Bolívia além da hoje é o Acre, da Bolívia além da promessa da construção da promessa da construção da ferrovia Madeira-Mamoré.ferrovia Madeira-Mamoré.

No início do século XX, o Reino No início do século XX, o Reino Unido passou a produzir látex no Unido passou a produzir látex no Sudeste Asiático. Isso contribuiu Sudeste Asiático. Isso contribuiu para a decadência dessa para a decadência dessa atividade no Brasil. Com isso a atividade no Brasil. Com isso a região Norte ficou relativamente região Norte ficou relativamente isolada do restante do Brasil.isolada do restante do Brasil.

Page 24: Região norte
Page 25: Região norte
Page 26: Região norte

GARIMPOGARIMPO Uma atividade de coleta de resíduos Uma atividade de coleta de resíduos

minerais comercializáveis rejeitados minerais comercializáveis rejeitados pelas mineradoras, muito comum na pelas mineradoras, muito comum na obtenção da obtenção da cassiteritacassiterita (estanho) (estanho)

principalmente em Rondônia. principalmente em Rondônia.

O garimpo do O garimpo do ouroouro tem produzido tem produzido muitos problemas ambientais por muitos problemas ambientais por

onde passa devido ao uso de onde passa devido ao uso de mercúrio metálico no processo de mercúrio metálico no processo de

separação.separação.

Page 27: Região norte

Dragas para mineração de ouro no Dragas para mineração de ouro no

rio Urariquerario Urariquera

Page 28: Região norte

AGRICULTURAAGRICULTURA No sudeste do Amazonas, os migrantes do No sudeste do Amazonas, os migrantes do

sulistas implantaram culturas novas com sulistas implantaram culturas novas com destaque para a destaque para a sojasoja que foi aclimatada. que foi aclimatada.

A produção desce o rio Madeira rumo ao A produção desce o rio Madeira rumo ao Amazonas indo ao porto fluvial graneleiro de Amazonas indo ao porto fluvial graneleiro de Itacoatiara , de onde é encaminhada à Itacoatiara , de onde é encaminhada à exportação.exportação.

Outro destaque está nas culturas de Outro destaque está nas culturas de pimenta pimenta do reino do reino dos imigrantes japoneses em Tomé dos imigrantes japoneses em Tomé Açu e Castanhal na Zona Bragantina, próxima a Açu e Castanhal na Zona Bragantina, próxima a Belém do Pará.Belém do Pará.

O ponto negativo da agricultura local está nos O ponto negativo da agricultura local está nos grandes grandes desmatamentos e queimadasdesmatamentos e queimadas com com finalidade agropecuária , gerando paisagens finalidade agropecuária , gerando paisagens lunares em vários pontos da Floresta Equatorial.lunares em vários pontos da Floresta Equatorial.

Page 29: Região norte

PECUÁRIAPECUÁRIA

Praticada em vários pontos do Norte, Praticada em vários pontos do Norte, principalmente o gado bovino criado nas principalmente o gado bovino criado nas pastagens naturais dos campos e pastagens naturais dos campos e cerrados de Boa Vista em RR .cerrados de Boa Vista em RR .

Notável a presença de Notável a presença de búfalosbúfalos na foz do na foz do rio Amazonas marcando a rio Amazonas marcando a Ilha de Ilha de MarajóMarajó como um dos mais tradicionais como um dos mais tradicionais centros de bubalinos do país.centros de bubalinos do país.

Page 30: Região norte
Page 31: Região norte

MINERAÇÃOMINERAÇÃO

Muito desenvolvida em grandes projetos Muito desenvolvida em grandes projetos como a área polivalente de como a área polivalente de CarajásCarajás , , com importantes reservas em exploração com importantes reservas em exploração de ferro, manganês, cobre, ouro, bauxita, de ferro, manganês, cobre, ouro, bauxita, estanho, níquel, etc.estanho, níquel, etc.

Ocorrência de Ocorrência de bauxitabauxita na Região Norte, na Região Norte, notadamente às margens do Rio notadamente às margens do Rio Trombetas em Oriximiná, levado por via Trombetas em Oriximiná, levado por via fluvial à região de Belém onde é fluvial à região de Belém onde é industrializado nas usinas da ALBRÁS E industrializado nas usinas da ALBRÁS E ALUNORTE e posteriormente exportado ALUNORTE e posteriormente exportado pelo porto de Belém .pelo porto de Belém .

Page 32: Região norte

Reforma Agrária não é discutir um pedaço de terra, mas é discutir a vida do ser humano como um todo”.

“ não é suficiente distribuir terra e deixar os agricultores se virarem por conta. A terra precisa vir acompanhada de um conjunto de políticas de apoio e cooperação”