região centro oeste

4
Região Centro-Oeste 1. Cultura e Costumes da Região Centro-Oeste A cultura do Centro-Oeste brasileiro é bem diversificada, pois recebeu contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada, no estado de Goiás; o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; além da culinária como o arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, Maria Isabel, entre outros. Em Goiás se destacam os eventos culturais, como a Cavalhada e a Procissão do Fogaréu. As Cavalhadas ocorrem na cidade de Pirenópolis, é uma apresentação teatral ao ar livre em que homens montados a cavalo representam uma luta medieval entre Cristãos e Mouros. Essa é uma das principais atrações turísticas da Festa do Divino de Pirenópolis, em Goiás. Durante as comemorações da Páscoa ocorre na cidade de Goiás a Procissão do Fogaréu, na quarta-feira da Semana Santa. Esse evento cultural atrai cerca de 10 mil turistas. Procissão do Fogaréu Em muitos lugares do Brasil o tear manual se tornou peça de museu. Porém, em alguns municípios ainda são encontradas tecelãs confeccionando várias peças de tecido, agora valorizadas pelo turismo.

Upload: valdecyr-santos

Post on 05-Nov-2015

3 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Trabalho Escolar

TRANSCRIPT

Regio Centro-Oeste

Regio Centro-Oeste

1. Cultura e Costumes da Regio Centro-Oeste

A cultura do Centro-Oeste brasileiro bem diversificada, pois recebeu contribuies principalmente dos indgenas, paulistas, mineiros, gachos, bolivianos e paraguaios. So manifestaes culturais tpicas da regio: a cavalhada, no estado de Gois; o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; alm da culinria como o arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, Maria Isabel, entre outros.Em Gois se destacam os eventos culturais, como a Cavalhada e a Procisso do Fogaru.As Cavalhadas ocorrem na cidade de Pirenpolis, uma apresentao teatral ao ar livre em que homens montados a cavalo representam uma luta medieval entre Cristos e Mouros. Essa uma das principais atraes tursticas da Festa do Divino de Pirenpolis, em Gois.

Durante as comemoraes da Pscoa ocorre na cidade de Gois a Procisso do Fogaru, na quarta-feira da Semana Santa. Esse evento cultural atrai cerca de 10 mil turistas.

Procisso do FogaruEm muitos lugares do Brasil o tear manual se tornou pea de museu. Porm, em alguns municpios ainda so encontradas tecels confeccionando vrias peas de tecido, agora valorizadas pelo turismo.Destacam-se entre os pratos principais goianos a galinhada com pequi e guariroba, o empado goiano e os diversos frutos do cerrado.O Mato Grosso apresenta como manifestao cultural o cururu, dana de provvel origem indgena, que homenageia santos padroeiros de cidades do interior do Mato Grosso. Os homens, nicos participantes da festa, danam em crculos ao som de viola de concho e reco-reco.

CururuOutros eventos culturais so a festa de So Benedito, Siriri, Rasqueado Cuiabano, Viola-de-Cocho.A culinria marcada pelo bolo de arroz, mojica de pintado, Maria Isabel e farofa de banana.O artesanato do Mato Grosso conhecido principalmente pela viola-de-cocho e pelas redes bordadas, que atualmente so vendidas at para outros pases. Se destacam tambm as bonecas de pano, artesanato em madeira e cermica.As manifestaes culturais no Mato Grosso do Sul apresentam aspectos parecidos com os do Mato Grosso. Destacam-se as danas como o cururu, siriri, guarnia e os pratos tpicos: arroz boliviano, caribeu, farofa de banana, sopa paraguaia, arroz carreteiro, farofa de carne.

Arroz carreteiroA populao do Distrito Federal oriunda de imigrantes de diversos estados brasileiros, esse fato o grande responsvel pela diversidade na culinria, sotaques, costumes, comidas tpicas e msicas. So principalmente nordestinos, goianos, mineiros e paulistas, havendo caractersticas culturais de todos esses locais.2. Regio Centro-Oeste - MicroregiesO termo Regio Centro-Oeste existe institucionalizado pelo Governo Federal, desde 1941, quando o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica fez a primeira diviso territorial do Brasil em macrorregies. Atualmente a regio formada pelos Estados de Gois, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal.

Ocupa uma rea de 1.604.852 km2 ( 18,5% da rea do pas ), entre as latitudes de 7,5 e 23 ao sul do equador e entre as longitudes de 65 e 45 a oeste de Greenwich, abrangendo a maior parte do Planalto Central com seus chapades recobertos por cerrados e clima tropical com estao seca bem definida.

A Regio Centro-Oeste limitada ao norte pelos Estados do Amazonas e Par, a noroeste pelo Estado de Rondnia, a nordeste pelo Estado de Tocantins, a leste pelo Estado da Bahia, a sudoeste pela Bolvia e Paraguai, a sudeste pelos Estados de So Paulo, Paran e Minas Gerais.

O total da populao residente em 1995 era de 10.320.755 de habitantes e a densidade demogrfica registrada em 1991 foi de 5,85 hab/km2.

Estados da Regio Centro-OesteGois: situado entre os Estados de Mato Grosso (oeste), Mato Grosso do Sul (sudoeste), Tocantins (norte), Bahia (leste) e Minas Gerais (leste e sudeste), ocupa uma rea total de 340.166 km2, dividida em 232 municpios reunidos em 20 microrregies.

Mato Grosso: situado entre os Estados do Amazonas e Par (norte), Tocantins e Gois (leste), Mato Grosso do Sul (sul) e Rondnia (oeste), contm parte da fronteira com a Bolvia a oeste. Ocupa uma rea total de 901.421 km2, dividida em 95 municpios reunidos em 22 microrregies.

Mato Grosso do Sul: situado entre os Estados de Mato Grosso e Gois (norte), Minas Gerais e So Paulo (leste), Paran (sudeste), contm parte da fronteira com o Paraguai ao sul e Paraguai e Bolvia a oeste. Ocupa uma rea total de 357.471 km2, dividida em 77 municpios reunidos em 11 microrregies.

Distrito Federal: situado no Planalto Central encravado em territrio goiano, apenas em seu limite sudeste faz fronteira com o Estado de Minas Gerais. Ocupa uma rea total de 5.794 km2. Embora seja a capital federal do pas abrigando as sedes dos poderes legislativo, executivo e judicirio, possui poderes executivo e legislativo prprios, como os outros estados da federao.