reflexoes de genesis 5-8

2
Texto Base – cap 1-4 de Gênesis É importante pensar a ordem dos acontecimentos, buscando ver nos fatos acontecidos, um acontecimento prático para nossa vida. 1) Deus criou todo o universo. Por mais que a ciência queira provar que Deus não existe, e que existe uma racionalidade lógica para tudo, cabe nós como seus filhos acreditar ou não. E defender isso, independente do que pensem. 2) Deus nos fez igual a sua imagem e semelhança. Deus poderia ter feito o homem de qualquer forma, mas quis fazer igual a ele, nos deu aparência como filhos, e isso é um fato notável. Deus foi maravilhoso em tudo que fez, principalmente nós. Só nos resta agradecer. 3) Quando Deus faz a mulher, a faz como parceira do homem. Sendo parceira do homem, o homem se torna seu parceiro, então os dois se ajudam. Isso é um princípio básico de qualquer relacionamento, poder contar com a ajuda do outro, do cônjuge. 4) Aqui está um fato importante: a queda do homem (cap. 3). A mulher deixou-se enganar e enganou o homem. Aqui cria-se duas características principais do homem, que se espalharam por toda nossa geração: o homem carnal engana, e também tende a ser enganado. A partir desse fato, precisamos ter cuidado pra não estar em nenhum dos dois papéis. Deus nos fez puros, mas a raça humana resolveu tomar outro rumo. Aqui também aparece o desejo inconsciente de querer tornar-se ”deuses” elevando-se a categoria de querer conhecer o bem e o mal como nosso criador. Cabe ressaltar que somos seus filhos, não ELE. Ele é quem merece a adoração, a honra, e a tomada de decisões em nossas vidas, até porque são os pais que definem nossa vida, em nossos primeiros momentos. 5) O primeiro erro trouxe muitas conseqüências à raça humana: 1) a serpente acabou andando rastejando (se fizemos uma leitura inversa, podemos acreditar que se locomovia de outras formas.) A mulher ganhou de presente às dores do parto (provavelmente o parto seria algo como um espirro, acredito eu rs). E o homem, teve de aprender a se socializar, a trabalhar, buscar comida, buscar seus

Upload: lucas-da-silva-martinez

Post on 23-Dec-2015

213 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

REFLEXÕES DA BIBLIA

TRANSCRIPT

Page 1: REFLEXOES DE GENESIS 5-8

Texto Base – cap 1-4 de Gênesis

É importante pensar a ordem dos acontecimentos, buscando ver nos fatos acontecidos, um acontecimento prático para nossa vida.

1) Deus criou todo o universo. Por mais que a ciência queira provar que Deus não existe, e que existe uma racionalidade lógica para tudo, cabe nós como seus filhos acreditar ou não. E defender isso, independente do que pensem.

2) Deus nos fez igual a sua imagem e semelhança. Deus poderia ter feito o homem de qualquer forma, mas quis fazer igual a ele, nos deu aparência como filhos, e isso é um fato notável. Deus foi maravilhoso em tudo que fez, principalmente nós. Só nos resta agradecer.

3) Quando Deus faz a mulher, a faz como parceira do homem. Sendo parceira do homem, o homem se torna seu parceiro, então os dois se ajudam. Isso é um princípio básico de qualquer relacionamento, poder contar com a ajuda do outro, do cônjuge.

4) Aqui está um fato importante: a queda do homem (cap. 3). A mulher deixou-se enganar e enganou o homem. Aqui cria-se duas características principais do homem, que se espalharam por toda nossa geração: o homem carnal engana, e também tende a ser enganado. A partir desse fato, precisamos ter cuidado pra não estar em nenhum dos dois papéis. Deus nos fez puros, mas a raça humana resolveu tomar outro rumo. Aqui também aparece o desejo inconsciente de querer tornar-se ”deuses” elevando-se a categoria de querer conhecer o bem e o mal como nosso criador. Cabe ressaltar que somos seus filhos, não ELE. Ele é quem merece a adoração, a honra, e a tomada de decisões em nossas vidas, até porque são os pais que definem nossa vida, em nossos primeiros momentos.

5) O primeiro erro trouxe muitas conseqüências à raça humana: 1) a serpente acabou andando rastejando (se fizemos uma leitura inversa, podemos acreditar que se locomovia de outras formas.) A mulher ganhou de presente às dores do parto (provavelmente o parto seria algo como um espirro, acredito eu rs). E o homem, teve de aprender a se socializar, a trabalhar, buscar comida, buscar seus interesses, invés de simplesmente aproveitar a natureza que Deus tinha feito para que ele apenas governasse.

6) Caim também não foi certo em matar seu irmão. O primeiro homicídio na bíblia aparece em muitas passagens. Caim resolveu levar plantas e frutos para o sacrifício, enquanto Abel trouxe carne e gordura. Deus se agradou mais e ele se sentiu injustiçado. Moral: não é porque não fomos bem sucedidos que precisamos sufocar e matar a bem sucessão de outro. Caim foi deserdado da sua parentela, e ainda ganhou uma marca de presente (alguns acreditam que essa marca pode ser aquela marca que os indianos carregam na testa, mas isso é uma perspectiva criada pelo homem, até hoje não vi nada bíblia que confirme). Quando Caim se apresenta a Deus, Deus diz que o sangue fala. E pensando desta forma, o sangue de Jesus também falou por nós. Remiu nossos pecados, e nos levou a uma nova categoria humana: de criatura à filho. De mero espectador de Jesus, à servo, seguidor, discípulo, abençoado por ele. Seu sangue comprou a melhor maravilha do mundo, e não são aquelas sete constituídas culturalmente, mas sim o paraíso. Não aquele paraíso inicial, como muitos citam o Jardim do Éden. Mas um lugar maravilhosamente melhor.