reflex mono-objetiva digital_dslr

1
Reflex mono-objetiva digital (dSLR) ecoclics.com.br /2012/11/06/ref lex-mono-objetiva-digital-dslr/ O complicado titulo deste artigo, originário do inglês Single- Lens Reflex, refere-se ao tipo de câmera mais indicado para aqueles que levam a fotografia a sério. A foto ao lado mostra uma das primeiras lançadas no mercado, com capacidade de apenas 6 MP, e que foi empregada para tirar uma boa parte das fotos do Ecoclics. A maioria das compactas não dispõem de visor, assim o sensor precisa receber a luz das lentes para que seja mostrado o enquadramento na tela de LCD. Já numa reflex, espelhos e um pentaprisma refletem a luz que atravessa as lentes para o visor. Somente quando o botão do obturador é pressionado, um dos espelhos é momentaneamente removido, permitindo que os raios luminosos sejam direcionados para o sensor. Este é mantido protegido, portanto, durante troca de objetivas, a qual se constitui em uma das vantagens das dSLR, que possibilitam o uso de lentes intercambiáveis para diversas finalidades (paisagens, close-ups etc.). Além disso, as dSLR das marcas tradicionais apresentam as seguintes vantagens principais: Grandes sensores, chegando-se a utilizar full-frame nos modelos profissionais; Disponibilidade de variados acessórios, tais como, flash e controle remoto; Obtenção de fotos no formato RAW, que apresenta qualidade superior ao JPEG (assunto de outro Blog ). A grande desvantagem desse sistema é o fato da câmera ser relativamente grande e a quase obrigação de carregar todos os acessórios, Assim, além da falta de mobilidade chama-se muito a atenção, o que dificulta tirar fotos em muitas circunstâncias. Desde a sua introdução no mercado, as dSLR vem sendo objeto de melhoramentos constantes. Hoje dispõe-se, por exemplo de objetivas com redução de vibração, que permitem obter fotos mais nítidas, e sistema live view, com o qual é possível realizar enquadramentos (ainda com restrições) utilizando-se a tela de LCD. Isso sem falar na filmagem em HD. Para finalizar por ora o tema “câmeras”, é importante informar sobre um novo tipo de máquina que é uma tentativa de se produzir fotos da qualidade de uma dSLR sem os inconvenientes acima. São as Micro Quatro Terços (do inglês Micro Four Thirds, por causa do sensor de 4/3 pol. ou 13,3 mm), principalmente, que não apresentam jogo de espelhos, o que permite diminuição no seu tamanho e, consequentemente, das lentes intercambiáveis, ainda de variedade restrita. Como todo novo sistema, ainda há necessidade de tempo para que, com aceitação dos consumidores, se melhore a oferta de acessórios e os fabricantes tradicionais de dSLR venham a aderir ao sistema (há rumores que a Canon o fará em breve). Vale a pena, contudo, ao menos pesquisar mais sobre essas pequenas notáveis.

Upload: pedro-trindade

Post on 15-Jul-2015

21 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Reflex mono-objetiva digital_dSLR

Reflex mono-objetiva digital (dSLR)ecoclics.com.br /2012/11/06/ref lex-mono-objetiva-digital-dslr/

O complicado titulo deste artigo, originário do inglês Single-Lens Reflex, refere-se ao tipo de câmera mais indicado paraaqueles que levam a fotografia a sério. A foto ao lado mostrauma das primeiras lançadas no mercado, com capacidade deapenas 6 MP, e que foi empregada para tirar uma boa partedas fotos do Ecoclics.

A maioria das compactas não dispõem de visor, assim osensor precisa receber a luz das lentes para que sejamostrado o enquadramento na tela de LCD. Já numa reflex,espelhos e um pentaprisma refletem a luz que atravessa aslentes para o visor. Somente quando o botão do obturador épressionado, um dos espelhos é momentaneamenteremovido, permitindo que os raios luminosos sejamdirecionados para o sensor. Este é mantido protegido, portanto, durante troca de objetivas, a qual se constitui emuma das vantagens das dSLR, que possibilitam o uso de lentes intercambiáveis para diversas finalidades(paisagens, close-ups etc.).

Além disso, as dSLR das marcas tradicionais apresentam as seguintes vantagens principais:

Grandes sensores, chegando-se a utilizar full- frame nos modelos profissionais;

Disponibilidade de variados acessórios, tais como, flash e controle remoto;

Obtenção de fotos no formato RAW, que apresenta qualidade superior ao JPEG (assunto de outro Blog).

A grande desvantagem desse sistema é o fato da câmera ser relativamente grande e a quase obrigação decarregar todos os acessórios, Assim, além da falta de mobilidade chama-se muito a atenção, o que dificulta tirarfotos em muitas circunstâncias.

Desde a sua introdução no mercado, as dSLR vem sendo objeto de melhoramentos constantes. Hoje dispõe-se,por exemplo de objetivas com redução de vibração, que permitem obter fotos mais nítidas, e sistema live view,com o qual é possível realizar enquadramentos (ainda com restrições) utilizando-se a tela de LCD. Isso sem falarna filmagem em HD.

Para finalizar por ora o tema “câmeras”, é importante informar sobre um novo tipo de máquina que é uma tentativade se produz ir fotos da qualidade de uma dSLR sem os inconvenientes acima. São as Micro Quatro Terços (doinglês Micro Four Thirds, por causa do sensor de 4/3 pol. ou 13,3 mm), principalmente, que não apresentam jogode espelhos, o que permite diminuição no seu tamanho e, consequentemente, das lentes intercambiáveis, aindade variedade restrita. Como todo novo sistema, ainda há necessidade de tempo para que, com aceitação dosconsumidores, se melhore a oferta de acessórios e os fabricantes tradicionais de dSLR venham a aderir aosistema (há rumores que a Canon o fará em breve). Vale a pena, contudo, ao menos pesquisar mais sobre essaspequenas notáveis.