rede de percursos pedestres percurso pedestre percurso ... · rede de percursos pedestres da...

2
Rede de Percursos Pedestres da Biodiversidade de Vila Real: ESTE PROJECTO FOI REALIZADO NO ÂMBITO DO PROGRAMA SEIVACORGO / PROTEGER É CONHECER 2013 1·Percurso Pedestre do Fojo do Lobo 2·Percurso Pedestre do Vale do Corgo Norte 3·Percurso Pedestre do Alvão 4·Percurso Pedestre das Três Aldeias 5·Percurso Pedestre do Mineiro 6·Percurso Pedestre do Carvalhal de Gontães 7·Percurso Pedestre das Florestas do Marão 8·Percurso Pedestre do Douro Vinhateiro [I, II e III] Porto IP4 Bragança IP4 Chaves A24 Peso da Régua/Viseu A24 IP4 IP4 A24 1 3 2 4 5 6 7 8 Samardã Vila Real Vilarinho da Samardã Adoufe Sigarrosa Lamas de Ôlo Barreiro Fortunho Águas Santas Vila Meã Linhares Pêpe Vila Cova Gontães Campeã Folhadela Nogueira Abaças Mosteirô www.cm-vilareal.pt/bio_diversidade Percursos Pedestres da Biodiversidade de Vila Real Percurso Pedestre que se desenvolve na área do Parque Natural do Alvão e oferece paisagens de rara beleza, permitindo o contacto com o mundo rural e um vasto património natural e cultural. Percurso Pedestre do Alvão [Circular] Barragem Cimeira Lamas de Ôlo Barreiro Ponto de maior altitude 1175m Alt Ponto de menor altitude 965m Alt ESCALA: 500m Rio Ôlo Rio Ôlo Plana dos Mijaceiros

Upload: trinhthu

Post on 10-Nov-2018

277 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Rede de Percursos Pedestres Percurso Pedestre Percurso ... · Rede de Percursos Pedestres da Biodiversidade de Vila Real: ESTE PROJECTO FOI REALIZADO NO ÂMBITO DO PROGRAMA SEIVACORGO

Rede de Percursos Pedestres da Biodiversidade de Vila Real:

ESTE PROJECTO FOI REALIZADO NO ÂMBITO DO

PROGRAMA SEIVACORGO / PROTEGER É CONHECER

2013

1·Percurso Pedestre do Fojo do Lobo2·Percurso Pedestre do Vale do Corgo Norte3·Percurso Pedestre do Alvão4·Percurso Pedestre das Três Aldeias

5·Percurso Pedestre do Mineiro6·Percurso Pedestre do Carvalhal de Gontães7·Percurso Pedestre das Florestas do Marão8·Percurso Pedestre do Douro Vinhateiro [I, II e III]

PortoIP4

BragançaIP4

ChavesA24

Peso da Régua/ViseuA24

IP4

IP4

A24

1

3

2 4

5

6

78

Samardã

Vila Real

Vilarinho da Samardã

Adoufe

Sigarrosa

Lamas de ÔloBarreiro

Fortunho

Águas Santas

Vila Meã Linhares

Pêpe

Vila Cova

Gontães

Campeã

Folhadela

Nogueira Abaças

Mosteirô

www.cm-vilareal.pt/bio_diversidade

Percursos Pedestresda Biodiversidade de Vila Real

Percurso Pedestre que se desenvolve na área do Parque Natural do Alvão e oferece paisagens de rara beleza, permitindo o contacto com o mundo rural e um vasto património natural e cultural.

Percurso Pedestre do Alvão [Circular]

Barragem Cimeira

Lamas de Ôlo

Barreiro

Ponto de maior altitude 1175m Alt

Ponto de menor altitude 965m Alt

ESCALA: 500m

Rio Ôlo

Rio Ôlo

Plana dos Mijaceiros

Page 2: Rede de Percursos Pedestres Percurso Pedestre Percurso ... · Rede de Percursos Pedestres da Biodiversidade de Vila Real: ESTE PROJECTO FOI REALIZADO NO ÂMBITO DO PROGRAMA SEIVACORGO

-

N.º 03

2013

-

PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE FAUNA, FLORA E HABITATS,

CONSULTAR SÍTIO DA BIODIVERSIDADE DE VILA REAL:

www.cm-vilareal.pt/bio_diversidade

-

FOTOGRAFIA: DIOGO BENTO

TEXTO: DIOGO BENTO

DESIGN: JORGE ALMEIDA

w w w. k o i a s t u d i o . c o m

Percurso Pedestre do Alvão [Circular]

AUTORIA / DIVULGAÇÃO:

PARQUE NATURAL DO ALVÃOBarragem Cimeira > Plana dos Mijaceiros > Barreiro > Rio Ôlo >Lamas de Ôlo > Barragem Cimeira

Coordenadas GPS [início do percurso]:41.3573 N · 7.7954 W

-Percurso Pedestre circular que tem início a norte da barragem Cimeira, entre as duas barragens, dispondo de um parque de merendas e estaciona-mento de viaturas nas proximidades.

-Este percurso oferece paisagens de rara beleza, permitindo o contacto com o mundo rural e um vasto património natural e cultural. O percurso desenvolve-se totalmente dentro da área do Parque Natural do Alvão, maioritariamente no concelho de Vila Real, penetrando no concelho de Mondim de Basto, de forma a alcançar a aldeia de Barreiro.

Poderá planear a realização deste percurso em duas etapas; numa primeira jornada atingindo a povoação de Barreiro, e noutra data finalizar o trajecto aproveitando para uma permanência mais demorada em Lamas de Ôlo.

-São de assinalar as barragens do Alvão, as áreas de matos, as aldeias rurais (Barreiro e Lamas de Ôlo), os campos de cultivo, os lameiros, bem como os carvalhais e pinhais.

Total do Percurso: 12,9km

Duração média: 3h15m

Dificuldade: 3 Paisagem: 3 Orientação: 5 Fauna e Flora: 3 Património: 3

-Iniciando-se junto às barragens, este percurso atravessa uma vasta zona planáltica onde se encontram predominantemente áreas baldias cobertas de urzais (Erica spp) e carqueijais (Chamaespartum tridenta-tum), constituindo suporte para rebanhos de cabras da raça bravia. Nas zonas mais frescas aparecem pequenos bosquetes de vidoeiros (Betula spp), bem como outras matas de resinosas, nomeadamente de pinheiro silvestre (Pinus sylvestris).A presença de bovinos da raça maronesa é uma constante nos campos de pastagem ou no baldio.

-Na zona de maior elevação do percurso, na encosta virada a Oeste, é possível avistar o monte Farinha com o santuário da Sra. da Graça e os cabeços da Ribeira e da Teixeira. Pequenos regatos cortam os caminhos precipitando as águas em campos agrícolas junto às aldeias.

-O percurso segue de início o estradão florestal que contorna por Sul o planalto do Alvão, com ligação para Oeste à extremidade do concelho no Alto do Velão. Deixando este estradão, rumando à direita em direcção a Barreiro, é possível observar grandes massas graníticas, modeladas por ventos e intempéries, que se estendem até à aldeia. Nas zonas mais baixas e abrigadas é de assinalar a presença de povoamentos florestais de certa dimensão em fase de exploração, dispostos em mosaico de folhosas com maior apetência de protecção e conservação, com resinosas mais susceptíveis de responder a objectivos de produção.

-O regresso a Lamas de Ôlo é feito ao longo da encosta da margem esquerda do rio Ôlo, donde se vislumbra a implantação da aldeia de Dornelas. Na aproximação a Lamas de Ôlo, cruza-se o Ôlo por ponte ancestral de granito de grande solidez, graças à dimensão das lajes que a constituem. A envolvente da aldeia é dominada por prados verdejantes, que recebem a água engenhosamente distribuída por toda a encosta; a própria aldeia, constituída por habitações de pedra, originalmente cobertas por colmo, é atravessada por fluxos de água de rega, convergindo num tanque de grande visibilidade assinalável no seu largo principal, antes de irrigar outros terrenos a jusante.

-Após o atravessamento da aldeia, o regresso ao local de partida coincide em cerca de um quilómetro com a estrada alcatroada de acesso.

10km6km 8km4km2km0km

Barr

agem

Cim

eira

107

5m A

lt

Barr

eiro

986

m A

lt

Lam

as d

e Ôl

o 10

10m

Alt

Barr

agem

Cim

eira

107

5m A

lt

Pont

o de

mai

or a

ltit

ude

1175

m A

lt

Pon

to d

e m

enor

alt

itud

e 96

5m A

lt

Plan

a do

s M

ijace

iros

1117

m A

lt