rede de extensÃo tecnolÓgica de pernambuco sibratec pe.pdf · com as normas abnt (nbr 14715:2001,...

22
REDE DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO

Upload: phamque

Post on 20-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: REDE DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO Sibratec PE.pdf · com as normas ABNT (NBR 14715:2001, NBR 15758:2009 e NBR 15217:2009). Criada em 1988, a IGE- Indústria de Gessos Especiais

R E D E D E E X T E N S ÃO T E C N O L Ó G I C AD E P E R N A M B U C O

Page 2: REDE DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO Sibratec PE.pdf · com as normas ABNT (NBR 14715:2001, NBR 15758:2009 e NBR 15217:2009). Criada em 1988, a IGE- Indústria de Gessos Especiais

2

RE

DE

DE

EX

TE

NS

ÃO

TE

CN

OLÓ

GIC

A D

E P

ER

NA

MB

UC

O

Governo de Pernambuco

Paulo Câmara

Secretaria de Ciência,

Tecnologia e Inovação – SECTI

Lúcia Melo

Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP

Antonio Vaz

Ministério da Ciência,

Tecnologia e Inovação – MCTI

G i l b e r t o K a s s a b

Agência Brasileira da Inovação – FINEP

Marcos C intra

P E R N A M B U C O , 2 0 1 7

Page 3: REDE DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO Sibratec PE.pdf · com as normas ABNT (NBR 14715:2001, NBR 15758:2009 e NBR 15217:2009). Criada em 1988, a IGE- Indústria de Gessos Especiais

3

RE

DE

DE

EX

TE

NS

ÃO

TE

CN

OLÓ

GIC

A D

E P

ER

NA

MB

UC

O

R E D E D E E X T E N S Ã O T E C N Ó L O G I C A D E P E R N A M B U C O

R E A L I Z A Ç Ã O

F I N A N C I A D O R E S

A P O I O

Page 4: REDE DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO Sibratec PE.pdf · com as normas ABNT (NBR 14715:2001, NBR 15758:2009 e NBR 15217:2009). Criada em 1988, a IGE- Indústria de Gessos Especiais

4

RE

DE

DE

EX

TE

NS

ÃO

TE

CN

OLÓ

GIC

A D

E P

ER

NA

MB

UC

O

E Q U I P E T É C N I C A

Heitor Salvador de Oliveira (ITEP)Técnico do Sistema Brasileiro

de Tecnologia em Pernambuco

Nayza Raposo de Moraes Vital (IEL)Técnica Extensionista do SIBRATEC

J o r n a l i s t a R e s p o n s á v e l

Giselle Silverio

R e v i s ã o

Luciana de Souza Leão

P r o j e t o G r á f i c o

Laís Patrício

E X P E D I E N T E

A S S E S S O R I A D E C O M U N I C A Ç Ã O I T E P

Page 5: REDE DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO Sibratec PE.pdf · com as normas ABNT (NBR 14715:2001, NBR 15758:2009 e NBR 15217:2009). Criada em 1988, a IGE- Indústria de Gessos Especiais

5

RE

DE

DE

EX

TE

NS

ÃO

TE

CN

OLÓ

GIC

A D

E P

ER

NA

MB

UC

O

O Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, subsidia atividades de melhorias no processo produtivo das empresas com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), por meio de redes de extensão, implantadas nos estados e conveniadas com institutos públicos de pesquisa.

A execução do Projeto intitulado “Implantação e Consolidação da Rede Tecnológica de Pernambuco – RETEP” teve início em 2014, sendo composto pelo Instituto Euvaldo Lodi – Núcleo Regional de Pernambuco – IEL/PE , como convenente; ITEP (Instituto de Tecnologia de Pernambuco) como executor, SECTI (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação) como interveniente cofinanciador, SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco) como interveniente técnico e as demais instituições executoras que assinaram termo de adesão ao convênio: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/PE – Departamento Regional de Pernambuco, Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio do Instituto Nacional de Tecnologia – Coordenação Geral Regional Nordeste.

A Rede oferece atendimento para Extensão Tecnológica de Adaptação de Produto para o Mercado, Extensão Tecnológica Gestão da Produção e Extensão Tecnológica Tecnologias Limpas.

As metas do projeto estão em execução e, atualmente, são realizados 31 atendimentos distribuídos em todo o Estado, entre empresas de micro, pequeno e médio portes que receberam apoio tecnológico para melhorar seu desempenho e se tornarem mais competitivas no mercado nacional e/ou internacional.

Os resultados obtidos até maio deste ano demonstram que as metas da Rede de Extensão Tecnológica de Pernambuco (SIBRATEC) executadas pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) serão totalmente atingidas com um termo aditivo de mais 18 meses. São cerca de 90 atendimentos¹ em todo o Estado distribuídos entre micro-empresas, empresas de pequeno porte e empresas de médio porte, que receberão apoio tecnológico para melhorar seu desempenho e se tornarem mais competitivas no mercado nacional e/ou internacional.

A equipe executora está empenhada em potencializar as ações prezando pelo fortalecimento tecnológico das cadeias produtivas e das instituições que constituem a RETEP.

I N T R O D U Ç Ã O

¹ Já existem empresas prospectadas e com termo de adesão ao projeto assinados

Page 6: REDE DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO Sibratec PE.pdf · com as normas ABNT (NBR 14715:2001, NBR 15758:2009 e NBR 15217:2009). Criada em 1988, a IGE- Indústria de Gessos Especiais

6

RE

DE

DE

EX

TE

NS

ÃO

TE

CN

OLÓ

GIC

A D

E P

ER

NA

MB

UC

O

Qual é o papel do ITEP no Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC)?

O ITEP é a organização executora do projeto e atua na coordenação técnica. O trabalho realizado vem contribuindo para ampliar a oferta de serviços e soluções tecnológicas por extensão para as empresas, especialmente as localizadas nos Arranjos Produtivos Locais do Estado de Pernambuco, complementando as ações promovidas pelo ITEP nos Centros Tecnológicos. O SIBRATEC pretende realizar ações para viabilizar o aprimoramento do Itep, de modo a fortalecer os elos entre os atores e contribuir para o fortalecimento da RETEP.

Quais os principais ganhos com a implantação do programa em Pernambuco?

O SIBRATEC proporcionou uma maior fluidez no âmbito da extensão tecnológica, levando proposições de soluções tecnológicas para segmentos estratégicos da economia pernambucana em 19 municípios até o momento: Recife (e região metropolitana), Ribeirão, Venturosa, Lajedo, Garanhuns, São Bento do Una, Bom Conselho, Capoeiras, Arcoverde, Sanharó, Camocim de São Félix, Canhotinho, Pesqueira, Pedra, Lagoa dos Gatos, Iati, Brejão, Cachoeirinha e Araripina.

As ações do SIBRATEC também estão sendo

Entrevista com o coordenador Heitor

Salvador

H E I T O R S A LV A D O R | C O O R D E N A D O R T É C N I C O D O S I B R AT E C P E

Page 7: REDE DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO Sibratec PE.pdf · com as normas ABNT (NBR 14715:2001, NBR 15758:2009 e NBR 15217:2009). Criada em 1988, a IGE- Indústria de Gessos Especiais

7

RE

DE

DE

EX

TE

NS

ÃO

TE

CN

OLÓ

GIC

A D

E P

ER

NA

MB

UC

O

desenvolvidas com o objetivo de fortalecer a Rede Tecnológica de Pernambuco, fazendo com que as instituições parceiras, como NGPD, CETENE, SEBRAE, SECTI PE, UFPE, SDEC PE, FIEPE, CNPq, dialoguem e possam gerar estratégicas mais articuladas para o território. Além disso, o projeto está criando um banco de informações para posterior georeferenciamento pelo ITEP para uma gestão de informação e tomadas de decisão mais eficientes.

Em que segmentos o projeto atua prioritariamente?

O foco são os Arranjos Produtivos Locais de Alimentos e Bebidas, de Confecção e Vestuário, de Gesso, de Metalmecânica e de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Estado de Pernambuco. O atendimento às empresas abrange as modalidades de Extensão Tecnológica de Adaptação de Produto para o Mercado Interno/Externo; Gestão da Produção e Tecnologias Limpas. O programa também realizou reuniões, workshops e capacitações junto às empresas em áreas como normatização, gestão e qualificação de produtos e processos industriais.

Quais são os próximos desafios do SIBRATEC-PE?

O Sibratec está atento ao crescimento do mercado de cervejas artesanais no Brasil e em Pernambuco. Em atendimento ao segmento de Alimentos e Bebidas, o programa está desenvolvendo, além das atividades de extensão, ações de imersão tecnológica na Ekäut Cervejaria, que será atendida pelo projeto na modalidade de Gestão da Produção. É de fundamental importância que as cervejarias em

fase de desenvolvimento e expansão invistam em inovação e em soluções tecnológicas para apropriamento de suas expertises e aumento de competitividade mercadológica.

Neste contexto, se planeja primeiramente, de modo a identificar as interações do ITEP com o segmento microcervejeiro, realizar um estudo exploratório através do levantamento dos serviços tecnológicos prestados pela instituição. Numa segunda etapa, iremos avaliar o conhecimento das empresas sobre as políticas de incentivo à inovação e a relação das empresas com os Centros Tecnológicos.

Qual o legado que o SIBRATEC deixará para as empresas beneficiadas?

Com as redes de Extensão Tecnológica, as empresas vivenciam experiências proporcionadas pela solução de gargalos tecnológicos, no âmbito da Gestão do Processo Produtivo, de tecnologias mais limpas e da adequação de produto para o mercado interno e externo, motivando-as com temáticas sobre a importância da inovação em seus produtos e processos industriais. Além disso, subsidia a qualidade dos produtos colocados nos mercados, dando condições para o aumento da taxa de inovação e, assim, contribuindo para o aumento do valor agregado de faturamento, produtividade e competitividade no mercado.

O resultado ajuda a transformar conhecimentos científicos e tecnológicos em produtos, processos e protótipos com viabilidade comercial, como também o fortalecimento de uma Política de Desenvolvimento Produtivo nas indústrias e, em especial, nos setores estratégicos da economia do Estado.

Page 8: REDE DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO Sibratec PE.pdf · com as normas ABNT (NBR 14715:2001, NBR 15758:2009 e NBR 15217:2009). Criada em 1988, a IGE- Indústria de Gessos Especiais

8

RE

DE

DE

EX

TE

NS

ÃO

TE

CN

OLÓ

GIC

A D

E P

ER

NA

MB

UC

O

Saiba mais sobre as empresas do polo gesseiro beneficiadas pela Rede de Extensão Tecnológica de Pernambuco. A Supergesso e a IGE, tradicionais fabricantes de bloco de gesso, vêm ganhando em inovação com o desenvolvimento do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. A iniciativa estimulou ações como a produção de novos derivados de gesso, o desenvolvimento de novas aplicações para produtos já conhecidos e a reutilização de resíduos de embalagem e do próprio gesso hidratado. Já a empresa Trevo tem investido em novas plantas de produção de pré-moldados de gesso.

A Rede oferece serviços de consultoria especializada com foco em ensaios diversos em materiais de construção e sistemas construtivos inovadores. Além de fomentar a inovação, a Rede atua como agente potencializador da prestação de serviços, desenvolvimento e avaliação de produtos derivados do gesso, como bloco de gesso acústico e contrapiso autonivelante de gesso; e fabricação de produtos qualificados que atendam aos requisitos e critérios exigidos pelos órgãos regulamentadores, em especial a norma NBR 15.575, que estabelece requisitos para o desempenho de edificações habitacionais.

Novas tecnologias para o gesso do Araripe

GE

SS

O

Page 9: REDE DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO Sibratec PE.pdf · com as normas ABNT (NBR 14715:2001, NBR 15758:2009 e NBR 15217:2009). Criada em 1988, a IGE- Indústria de Gessos Especiais

9

RE

DE

DE

EX

TE

NS

ÃO

TE

CN

OLÓ

GIC

A D

E P

ER

NA

MB

UC

O

Excelente revestimento para as estruturas da casa como paredes e teto. Suas características permitem uma grande diversidade de usos, além de um ótimo resultado estético. Com ele, é possível fazer desde superfícies lisas e texturizadas, trazendo um bom acabamento final.

Utilizada, principalmente, para execução de forros e rebaixamento de teto na construção de edificações. A depender do pedido do cliente, as placas podem ter características especiais como: Placas hidrofugadas, reforçadas com fibras de vidro, texturizadas e acústicas.

PLACA LISA São específicos para locais de área molhada, tais como banheiros, lavabos, cozinhas, áreas de serviço, etc., também sendo destinados a execução da primeira fiada das vedações verticais em blocos de gesso.

BLOCOS HIDROFUGADOS

A Trevo Gesso foi constituída em 1993 pelo empresário Demontiê Alencar através de uma parceria com o Banco do Nordeste, que apostava nos primeiros passos de um empreendimento fadado ao sucesso. Desde a sua fundação, a empresa apresenta crescimento contínuo graças a sua tecnologia alemã e italiana de queima e do processo industrial, respectivamente.

A Trevo Gesso atua junto ao mercado de gesso para a construção civil, com excelente conhecimento no mercado Nacional. A partir de 1999, estimula o setor a formar um consórcio de exportação visando atuar em conjunto no comércio exterior. Nomeou o seu sócio Hildeberto Alencar para coordenar as ações e constituir o grupo de 18 empresas que compõem hoje o Programa PSI-Programa Setorial Integrado do Setor Gesseiro junto a APEX/SEBRAE. Em 2002, obteve os primeiros resultados nos mercados da África, Europa e dos Estados Unidos.

No conjunto das empresas que exportam gesso, a Trevo Gesso goza de bastante prestígio conquistado pela sua visão de conjunto, pela seriedade que encara os seus projetos

empreendedores e pela sua participação no plano de desenvolvimento do Polo Gesseiro do Araripe. Hoje, a empresa é referência do setor gesseiro pela excelência na qualidade dos produtos e pelo atendimento personalizado ao cliente, sendo líder no mercado de gesso de revestimento e de pré-moldados para construção civil brasileira. É fonte de referência ainda na inovação tecnológica e na forma de atuação do mercado, sendo a primeira empresa do setor a exercitar e implantar o sistema de produção integrado.

Sua atuação junto aos clientes faz com que a planta industrial esteja sofrendo constantes ampliações e a aproximação com o comércio exterior faz com que o dinamismo no aumento da produção e na tecnologia de agregação de valor seja em tempo real. Desta forma, a empresa está em constante processo de crescimento buscando parcerias e aprofundando as pesquisas de desenvolvimento junto a órgãos de pesquisa e universidades brasileiras.

Trevo Gesso | Rodovia PE 630, KM 3 |Trindade - PE/ CEP - 56250-000 Tel: (87) 3870-1244/3870-1604

Trevo Gesso é líder no mercado de gesso de revestimento e de pré-moldados no Brasil

GE

SS

O

Page 10: REDE DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO Sibratec PE.pdf · com as normas ABNT (NBR 14715:2001, NBR 15758:2009 e NBR 15217:2009). Criada em 1988, a IGE- Indústria de Gessos Especiais

10

RE

DE

DE

EX

TE

NS

ÃO

TE

CN

OLÓ

GIC

A D

E P

ER

NA

MB

UC

O

Sistema de Construção a Seco Trevo Drywall

Resistentes ao fogo RF

Resistentes à umidade RU

Standart ST

Trata-se de uma tecnologia que proporciona racionalização e otimização da construção civil na montagem de paredes, forros e revestimentos a seco em áreas internas de residências, cinemas, escritórios, bancos, hotéis, lojas, escolas, hospitais, indústrias etc.

A linha de produtos é constituída por três tipos de chapas utilizadas em construções novas ou reformas, as chapas Trevo Drywall

atendem às necessidades dos especificadores e às exigências dos códigos de obras e normas, por meio de ensaios, certificados, referências ou relatórios técnicos quanto à resistência ao fogo, ao isolamento termoacústico e à resistência mecânica. Todos os produtos são fabricados em conformidade com as normas ABNT (NBR 14715:2001, NBR 15758:2009 e NBR 15217:2009).

Criada em 1988, a IGE- Indústria de Gessos Especiais LTDA nasceu com o objetivo de produzir e oferecer ao mercado uma gama de produtos de gesso de alta tecnologia com características especiais. A empresa conta com uma unidade fabril moderna, dentro de padrões mundiais de produção de gessos beta e alfa, com equipamentos de última geração importados da França e Alemanha. A qualidade IGE agregada à prestação de um serviço ampliado de assistência técnica, com especialistas renomados no setor, fazem o diferencial quando o assunto é gesso especial.

O gesso é elaborado em uma planta industrial moderna e automatizada, capaz de produzir um gesso alfa e beta homogêneo de alto padrão. A qualidade está associada ao processo de

mineração específico, onde são selecionados minérios especiais de alta pureza. O processo de desidratação da gipsita para sua transformação no gesso alfa e gesso beta é executado em fase líquida, o que garante um perfeito controle de reação química, além de permitir mudanças completas na estrutura cristalina do gesso produzido graças à adição de aditivos e das condições termodinâmicas impostas.

Os principais produtos da IGE são voltados para Gesso Dental, Construção Civil, Agropecuária, Indústria de Fundição e Indústria Cerâmica.

Indústria de Gessos Especiais | Rod BR 316, s/nº km 28 - Zona Rural – Araripina – PE Tel: (87) 3873-2609

IGE é qualidade e inovação em gesso especial

Compostas de gesso e fibras e ideais para revestimento e rebaixamento de tetos.

Produto de moldes de gesso, com alta resistência mecânica, para indústria cerâmica de louça e porcelana.

Gessos Alpha e Beta com alta resistência e baixa expansão, ideais para confecção de modelos para ortodontia.

Gesso alfa especial extra branco para fabricação de ataduras gessadas.

PLACAS DE GESSO GESSO ARTÍSTICO GESSO DENTAL GESSO ORTOPÉDICO

GE

SS

O

Page 11: REDE DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO Sibratec PE.pdf · com as normas ABNT (NBR 14715:2001, NBR 15758:2009 e NBR 15217:2009). Criada em 1988, a IGE- Indústria de Gessos Especiais

11

RE

DE

DE

EX

TE

NS

ÃO

TE

CN

OLÓ

GIC

A D

E P

ER

NA

MB

UC

O

É aplicado sobre alvenaria convencional ou elemento de concreto, com a função de substituir o chapisco e a massa única, deixando a superfície pronta para receber a pintura.

Utilizada para o acabamento das paredes e tetos, substituindo a massa corrida convencional.

Cola feita para pré-moldados de gesso com tecnologia europeia. É resistente e de fácil de aplicação.

Prático, econômico e resistente a impactos e chamas, também proporciona conforto acústico.

Paredes divisórias inteligentes usadas pelas maiores construtoras do país pela praticidade, economia e o conforto termoacústico que proporciona ao ambiente.

Solução ideal e natural para recuperar o solo e aumentar os lucros.

Gesso agrícola natural ideal para recuperar o solo e aumentar a resistência a pragas e a longos períodos de estiagem.

Usado no revestimento interno de paredes construídas com o sistema supergesso, alvenaria tradicional, pré-moldados de gesso, lajes, vigas e colunas de concreto etc.

SUPERJETE

MASSA DE ACABAMENTO

SUPERCOLA

BLOCO DE GESSO

SUPERBLOCO

GESSO AGRÍCOLA

SUPERAGRO

GESSO REVESTIMENTO

Fundada em 25 de fevereiro de 1982, a Supergesso é uma empresa brasileira, com sede em Araripina-PE, que atua nos ramos de materiais para construção civil e gessos industriais.

Com o crescimento da empresa e a mudança no mercado de produção de gesso do Sudeste para a região do Araripe, passou a investir no processo de produção de gessos especiais e derivados.

O desenvolvimento tecnológico dos processos produtivos levou a Supergesso a entrar fortemente nos mercados de construção civil, convencional, cerâmico, alpha e odontológico. Atuando em todo território nacional e iniciando sua trajetória

na América Latina e Europa, a Supergesso vem se consolidando no mercado como empresa de renome internacional e vanguarda tecnológica, sendo assim, sinônimo de qualidade.

A Supergesso foi a primeira empresa no segmento de fabricação de gesso no Brasil a receber a Certificação de Qualidade ISO 9001. Seus principais produtos são voltados para construção civil, produtos primários, agropecuária, indústria de fundição e indústria cerâmica.

Supergesso S.A. | BR-316, Araripina – PE Tel: (87) 3873-1330

Supergesso alcança reconhecimento internacional na área de gessos industriais

GE

SS

O

Page 12: REDE DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO Sibratec PE.pdf · com as normas ABNT (NBR 14715:2001, NBR 15758:2009 e NBR 15217:2009). Criada em 1988, a IGE- Indústria de Gessos Especiais

12

RE

DE

DE

EX

TE

NS

ÃO

TE

CN

OLÓ

GIC

A D

E P

ER

NA

MB

UC

O

Utilizado para fabricação e bandagens de alta resistência, matrizes para indústria de peças automotivas, fundição de joias, cerâmicas, matéria-prima para gesso odontológico, fundição de metais e reves-timentos refratários.

Sistema construtivo ágil, inovador, limpo e ecologicamente correto, com vantagens como alvenaria térmica e acústica, custo reduzido em média 20%, blocos com en-caixe perfeito e capacidade hidrométrica.

Solução ideal e natural para recuperar o solo e aumentar os lucros.

GESSO ALPHACASA DE GESSOPAREDES DE VEDEÇÃO INTELIGENTES

Consultoria especializada melhora desempenho dos blocos de gesso

Para se manter no mercado da construção civil de forma sustentável e competitiva, as vedações em blocos de gesso precisam atender às especificações da norma NBR 15.575 Edificações – Desempenho. Esse foi o propósito da contratação, via SIBRATEC, de empresa de consultoria especializada em ensaios diversos em materiais de construção com ênfase em materiais e sistemas construtivos inovadores. Os resultados foram satisfatórios, com o desenvolvimento de tipologias de vedações que atendem em vários níveis de desempenho os tipos de vedações caracterizados na norma.

A NBR 15.575 propõe a diferença padronizada de nível ponderada para o nível de desempenho acústico dos sistemas de

vedações verticais internas. A norma também recomenda que os ensaios realizados em laboratório em componentes, elementos e sistemas construtivos utilizados para sistema de vedações entre ambientes atendam aos valores de referência.

Uma avaliação dos resultados (medidos na MCA-T30 e corrigidos) quanto ao atendimento das exigências da NBR 15.575 apontam que as três classificações necessárias (C1, C2 e C3) foram obtidas em todos os níveis, exceto para a classificação C1, para a qual o nível atingido foi o intermediário. O trabalho atesta que as vedações em blocos de gesso alcançaram níveis de desempenho preconizados na norma.

Medição do ruído para determinação da resistência da vedação (Rw)

Sistema de fixação das paredinhas com grampos especiais

Detalhes da utilização de lã de vidro como enchimento

Execução de vedações em câmara acústica normalizada

Detalhes da utilização de lã de vidro como enchimento em câmara acústica normalizada

GE

SS

O

Page 13: REDE DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO Sibratec PE.pdf · com as normas ABNT (NBR 14715:2001, NBR 15758:2009 e NBR 15217:2009). Criada em 1988, a IGE- Indústria de Gessos Especiais

13

RE

DE

DE

EX

TE

NS

ÃO

TE

CN

OLÓ

GIC

A D

E P

ER

NA

MB

UC

O

A Facilit Tecnologia é uma empresa de TIC que desenvolve soluções de software para as áreas de Gestão e Monitoramento do Planejamento Estratégico. Localizada no Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, a Facilit Tecnologia se destaca na criação de soluções tecnológicas inovadoras para grandes e médias organizações. Com mais de 20 anos de atuação, a empresa trabalha na melhoria contínua das soluções pautadas em tecnologias inovadoras e na constante interação com os clientes.

A empresa foi beneficiada com os serviços prestados pela Rede de Extensão Tecnológica de Pernambuco, com a contratação, via SIBRATEC, de serviços de consultoria na modalidade “Adequação de produto ao mercado”, voltados à adaptação do produto plataforma Target ao mercado interno privado.

O Target é uma plataforma que possibilita a execução de um Escritório de Projetos (PMO) estratégico, tático e operacional, visando potencializar a atuação da alta gestão e transformar as estratégias em ações e resultados. A solução permite visualizar as ações e os resultados de forma simples e rápida, proporcionando reuniões mais ágeis e encaminhamentos automáticos das decisões e tarefas para todos os envolvidos.

Com poucos cliques, o gestor tem acesso ao status dos projetos, indicadores de desempenho e aos dados dos responsáveis por cada tarefa, tornando acompanhamentos muito mais simples. A ampla visibilidade dos resultados também contribui para um maior comprometimento dos colaboradores na execução dos planos, tornando-os mais produtivos.

Com mais de 10 anos de mercado, o Target é desenvolvido em plataforma web com as tecnologias mais robustas e seguras do mercado e está sendo utilizado em mais de 25 grandes

organizações, com mais de 4 mil usuários ativos. O planejamento pode ser acessado on-line em computadores, tablets e smartphones. A plataforma também permite consultar o status do planejamento de forma off-line, durante voos ou em locais sem internet. O modelo de reunião de monitoramento do Target permite ser rápido e eficaz na tomada de decisão para corrigir desvios de rota e perdas.

A consultoria via Sibratec permitiu a implantação integral do sistema em nuvem e a adoção de um conjunto de funções de parametrização e eliminou a alocação de recursos da equipe de desenvolvimento em demandas de baixo valor agregado, permitindo um foco maior em demandas finalísticas geradoras de maior valor agregado para os clientes.

A simplificação da implantação do sistema, adequando às especificidades de cada cliente tornou-se significativamente mais célere, trazendo inúmeros benefícios.

A adaptação tornou a plataforma acessível também às empresas privadas que precisam, constantemente, tomar decisões assertivas e de impacto.

A consultoria buscou alcançar, com o desenvolvimento e a adaptação de algumas funcionalidades, benefícios que são fundamentais para a comercialização do produto no mercado privado. O trabalho abrangeu a adequação do valor do produto ao mercado, com redução dos custos de implantação, alocação de forma eficiente dos recursos e evolução do produto para novas linguagens.

As certificações conquistadas pela Facilit comprovam o perfil inovador de seus processos e a melhoria contínua de suas soluções:

Plataforma otimiza gestão e monitoramento de projetos

Plataforma Target

TI

Page 14: REDE DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO Sibratec PE.pdf · com as normas ABNT (NBR 14715:2001, NBR 15758:2009 e NBR 15217:2009). Criada em 1988, a IGE- Indústria de Gessos Especiais

14

RE

DE

DE

EX

TE

NS

ÃO

TE

CN

OLÓ

GIC

A D

E P

ER

NA

MB

UC

O

Conheça os principais benefícios do Target

Planejamento da Estratégia | Aderência total ao Balanced Score Card BSC, gestão estratégica da empresa através de mapas estratégicos, indicadores (KPIs), programas, projetos, portfólios de projetos, Project Model Canvas, priorização de projetos, entre outros.

Monitoramento e controle dos projetos de forma clara e rápida | Consolida informações da execução de um projeto em uma única página, tais como: notas técnicas, repositório de dados e documentos, cronogramas, gráficos diversos das fases dos projetos, indicadores, gestão de riscos, linha do tempo, gráfico de gantt e muito mais.Reunião de monitoramento e apresentações – Criação de apresentações para status report dos projetos e resumo da sua organização com suporte a atas de reuniões colaborativas com notificações e acompanhamento das deliberações definidas em reunião.

Gestão da comunicação | Através de notificações, permite auxiliar no processo de rastreabilidade da informação.

Possui integração com o Telegram, enviando alertas de prazos dos projetos, tarefas e atividades para os responsáveis de forma automática, rápida e dinâmica.

Dashboards | Visualização do resultado da organização de forma consolidada, com resumo navegável, capaz de rastrear o cumprimento de metas, descendo até o nível operacional, de modo a garantir a observância da estratégia na execução dos projetos.

Acompanhamento dos KIPs (Indicadores-chave de desempenho) | Eficácia no acompanhamento de indicadores quantificáveis e verificáveis que ajudam as empresas a medir e gerenciar a evolução do negócio. Gráficos configuráveis, criação de formulas, composição de indicadores entre os departamentos com metas, realização, desempenho/ performance e sincronização de resultados.

Facilit Tecnologia | R. Domingos José Martins, 75 - Recife, PE | Tel: (81) 3224-3010

A Recicletool é uma startup pernambucana que desenvolve soluções ambientais na área de logística reversa, oferecendo uma alternativa para destinação correta de resíduos oriundos do consumo final de diversos produtos. Por meio do desenvolvimento de tecnologia inovadora e brasileira, a empresa traz ao mercado uma máquina de captação de resíduos sólidos que, instalada em supermercados e locais públicos em geral, é capaz de recolher material de reciclagem das pessoas interessadas, identificando o produto

recolhido e creditando as pessoas de acordo com o volume de material depositado na máquina - o que possibilita que os usuários possam monetizar suas ações de reciclagem, transformando consciência ambiental em dinheiro.

A Logística Reversa, base da atuação da empresa é a preocupação ambiental em se destinar de forma responsável o resultado final do consumo de produtos industrializados: as embalagens ou rejeitos. Assim, a Recicletool está tanto junto aos clientes finais das indústrias brasileiras quanto

Máquina transforma lixo em dinheiro e incentiva a reciclagem

TI

Page 15: REDE DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO Sibratec PE.pdf · com as normas ABNT (NBR 14715:2001, NBR 15758:2009 e NBR 15217:2009). Criada em 1988, a IGE- Indústria de Gessos Especiais

15

RE

DE

DE

EX

TE

NS

ÃO

TE

CN

OLÓ

GIC

A D

E P

ER

NA

MB

UC

O

auxiliando as indústrias na construção de Planos de Gestão de Resíduos Sólidos Industriais que alcancem os consumidores, colaborando para efetividade do Marketing Ambiental institucional das empresas e para sua aplicação no final da cadeia de consumo. Além de ser uma solução corporativa para as obrigações instituídas pela Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) para as indústrias brasileiras, a Recicletool atua fortemente na mitigação de passivos ambientais, reduzindo exposição a riscos nessa área.

A empresa foi beneficiada com os serviços prestados pela Rede de Extensão Tecnológica de Pernambuco, com a contratação, via SIBRATEC, de serviços de consultoria para adequar a Máquina Automatizada de Captação de Resíduos Sólidos “Recicletool”, enquadrada na área de conhecimento de “Adequação de produto para o Mercado Interno / Externo” no SIBRATEC. A adequação engloba a estruturação e funcionamento de aplicação para smartphone

articulado com banco de dados na nuvem. Com a adaptação, a máquina “RecicleTool” terá uma maior aceitação no mercado, favorecendo sua exposição em supermercados e shoppings para que sirva como ponto automatizado de captação de resíduos sólidos (inicialmente garrafas PET e latas de alumínio e aço), com impressão de ticket de crédito em dinheiro para as pessoas que depositarem seus resíduos no equipamento.

Buscando estabelecer novas práticas em ambientes fechados, a máquina também pode ser utilizada em condomínios residenciais e áreas fechadas como hospitais e escolas, com o objetivo de transformar os resíduos recicláveis produzidos em dinheiro, mitigando custos com taxas condominiais, por exemplo, dos moradores que mais reciclarem.

Recicletool - Rua Ramiro Costa, nº 140 - Prado, Recife/PE. Tel: (81) 99920-2008

Máquina da Recicletool Recicletool na Academia R2

Recicletool na Startup Weekend Caruaru

Tela de cadastro

Tela de cadastro Recicletool em parceria com o Metrorec – Estação Central do Recife

Demonstração do funcionamento da máquina da Recicletool

TI

Page 16: REDE DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO Sibratec PE.pdf · com as normas ABNT (NBR 14715:2001, NBR 15758:2009 e NBR 15217:2009). Criada em 1988, a IGE- Indústria de Gessos Especiais

16

RE

DE

DE

EX

TE

NS

ÃO

TE

CN

OLÓ

GIC

A D

E P

ER

NA

MB

UC

O

Ekäut produz cerveja artesanal de altíssima qualidade em Pernambuco

A Ekäut é uma cervejaria artesanal que se propõe a oferecer cervejas e chopes frescos preparados cuidadosamente com insumos de altíssima qualidade. A empresa acredita que é possível proporcionar uma experiência de beber uma cerveja local com sabores inspirados nas melhores receitas das escolas alemãs, belgas, inglesas e americanas.

Os sócios são apaixonados por cerveja, por isso o desejo de explorar novas possibilidades, entregando produtos autênticos e com alto nível de qualidade. A fábrica, localizada no bairro da Guabiraba, traz ao público cervejeiro duas pilsners inspiradas em receitas alemães e tchecas e uma IPA (India Pale Ale) irreverente, feitas com insumos de altíssima qualidade, vindos dos melhores recantos cervejeiros do mundo. A empresa vai trabalhar também com matérias-primas vindas da República Tcheca, Bélgica e Estados Unidos.

Para produzir as bebidas, a cervejaria convocou a mestre cervejeira Kátia Jorge, uma das mais requisitadas do país e com formação nas mais tradicionais escolas europeias. Os produtos fabricados pela Ekäut são comercializados em forma de chope e em garrafas, tudo com o selo premium que a marca propõe.

A empresa foi beneficiada com os serviços

prestados pela Rede de Extensão Tecnológica de Pernambuco, com a contratação, via SIBRATEC, de empresa de consultoria para a realização de ajustes das curvas de temperatura durante a etapa de mostura (processo de produção), para o desenvolvimento de processos de higienização e de prevenção de oxidação do chope e da cerveja, da determinação da exposição adequada dos produtos a unidades de pasteurização, da padronização da carbonatação dos chopes e cervejas e, por fim para a proposição de aumento do tempo de prateleira dos produtos através de processos e possíveis conservantes químicos.

O atendimento à empresa ainda não foi concluído. Recentemente, foi realizado o mapeamento dos processos e identificação de riscos, com realização do levantamento de dados e acompanhamento da rotina e dos processos adotados na cervejaria, desde armazenamento de insumos, sala de brasagem, adega de fermentação, finalização da cerveja, envase, cerveja finalizada, sistema de CIP, concentração de agentes de limpeza, controle de processos, controle de qualidade, tanques de água e sistema de frio. Os principais riscos do processo produtivo e manipulação de equipamentos e reagentes químicos foram identificados nessa etapa da consultoria.

CE

RV

EJ

AR

IA

Page 17: REDE DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO Sibratec PE.pdf · com as normas ABNT (NBR 14715:2001, NBR 15758:2009 e NBR 15217:2009). Criada em 1988, a IGE- Indústria de Gessos Especiais

17

RE

DE

DE

EX

TE

NS

ÃO

TE

CN

OLÓ

GIC

A D

E P

ER

NA

MB

UC

O

É uma cerveja puro malte e de baixa fermentação. Elaborada artesanalmente, é uma das mais tradicionais no sul da Alemanha e foi, inicialmente, produzida em 1894 em Munique. É uma larger leve e cristalina que, pelo seu caráter refrescante, vai bem nos climas quentes, como em uma boa praia.

É uma cerveja puro malte e de alta fermentação. Recebe uma generosa dose de lúpulos e passa por processo de dryhop garantindo um aroma e teor alcoólico. A receita original da IPA, proveniente de viagens comerciais inglesas às Índias, tinha alta concentração de lúpulo para resistir aos vários dias de navegação.

Pertence ao estilo Czech Pale Lager, é uma cerveja puro malte e de baixa fermentação. Esta cerveja elaborada artesanalmente possui aroma intenso de malte e uma generosa dose de lúpulo Saaz (República Tcheca). Uma legítima pilsen inspirada em tradicionais receitas tchecas.

A APA 1817 é uma receita criada em homenagem a Revolução Pernambucana de 1817, que foi um dos mais importantes movimentos emancipacionista do período colonial brasileiro. É uma American Pale Ale clássica puro malte que tem por características o equilíbrio entre maltes especiais e lúpulos americanos. É uma cerveja de alta fermentação que passa por um processo de dryhop com os lúpulos Centennial e Cascade, garantindo um aroma cítrico e fresco. Com esta cerveja, a Ekäut ganhou prata no Festival Brasileiro de Cerveja, considerado um dos três mais importantes do mundo.

Saiba mais sobre as cervejas produzidas pela Ekäut

Munich Helles

American Ipa

Czech Pilsener

American Pale Ale

CE

RV

EJ

AR

IA

Page 18: REDE DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO Sibratec PE.pdf · com as normas ABNT (NBR 14715:2001, NBR 15758:2009 e NBR 15217:2009). Criada em 1988, a IGE- Indústria de Gessos Especiais

18

RE

DE

DE

EX

TE

NS

ÃO

TE

CN

OLÓ

GIC

A D

E P

ER

NA

MB

UC

O

Conheça as empresas de laticínios e queijarias do Agreste de Pernambuco beneficiadas com os serviços prestados pela Rede de Extensão Tecnológica de Pernambuco. Entre as soluções contratadas estão serviços de consultoria (pessoa jurídica) para implantação de um sistema de tecnologia da informação

em plataforma livre e de fácil compreensão, que otimizam os processos administrativos na gestão das empresas. Com o sistema é possível criar um banco de dados com uma série de informações que dão suporte para a padronização de processos e controles internos, possibilitando maior eficiência e melhores resultados financeiros.

Tecnologia da informação a favor da bacia leiteira

de Pernambuco

LA

TIC

ÍNIO

S

Page 19: REDE DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO Sibratec PE.pdf · com as normas ABNT (NBR 14715:2001, NBR 15758:2009 e NBR 15217:2009). Criada em 1988, a IGE- Indústria de Gessos Especiais

19

RE

DE

DE

EX

TE

NS

ÃO

TE

CN

OLÓ

GIC

A D

E P

ER

NA

MB

UC

OQueijaria artesanal situada no município de Venturosa, Agreste de Pernambuco, fundada no ano 2000. Conhecida pelo potencial produtor de leite, queijo e derivados lácteos, tem como principal produto comercializado o Queijo Coalho Tipo B. A qualidade do queijo produzido foi reconhecida com o 1º Lugar na categoria Melhor Queijo Artesanal no 13° Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados, que contou com a participação de empresas de laticínios de todo o Nordeste.

A Cia da Coalhada é um empreendimento da Fazenda Vale do Jatobá, localizada na PE-103, Km 12, em Camocim de São Félix. A fazenda conta com uma área de 30 hectares, destacando-se por seu manancial hídrico de altíssima qualidade e terras férteis favoráveis ao cultivo de hortaliças e árvores frutíferas, bem como o desenvolvimento da pecuária (caprinos, bovinos e aves).

Conta com plantel de vacas mestiças da raça girolanda de alta lactação, numa produção média diária de 500 litros de leite, destinados à base dos produtos comercializados na Cia da Coalhada, sob a marca NUTRIFLORA. Os lacticínios - coalhada, iogurte, queijos e ricotas - são inspecionados para manter sua constante qualidade e padrão de higiene. A fabricação e elaboração das receitas são acompanhadas por especialistas para unir sabor e saúde.

A empresa também oferece produtos doces dos mais variados sabores, ovos de galinha capoeira, guiné, peruas, coco verde e frutas da estação como jaca, banana e caju. Todos os vegetais estão sempre frescos, pois são colhidos da horta da fazenda e postos à venda na Cia da Coalhada.

Os produtos NUTRIFLORA podem ser encontrados em supermercados, lanchonetes, padarias, pousadas e hotéis. Também é possível adquirir os produtos na própria sede da empresa, que dispõe de estacionamento, playground, lanchonete e um atendimento personalizado e acolhedor.

Os principais produtos comercializados são Queijo Coalho tipo A, Ricota, Minas, bebida láctea, requeijão, Queijo Muçarela, Manteiga de Fazenda, Muçarela Lacinho e Coalhada.

A Laticínio Luiza é uma empresa individual de responsabilidade limitada (de natureza empresária) de Venturosa – PE. Fundada em 13 de janeiro de 2014, tem como atividade principal a fabricação de laticínios.

Os principais produtos comercializados são: Queijo Coalho Tipo B, Queijo Manteiga, Manteiga da Fazenda e Manteiga de garrafa.

Romildo Albuquerque Bezerra LaticíniosFazenda Angico, Centro, Venturosa – PETel: (81) 99686-2410

Santo Antonio Industria & Comércio LTDA – ME | Rod. PE 103, KM 12, s/nº, Faz Vale do Jatobá, Zona Rural, Camocim de São Félix – PE Tel: (81) 99696- 8019

L de Almeida Araújo Laticínios EIRELLI MESítio Riacho da Luiza, s/nº, Zona Rural, Venturosa – PETel: (87) 99119-1574

Laticínio Luiza

LEITE NOBRENUTRIFLORA

PRINCIPAIS PRODUTOS COMERCIALIZADOS

LA

TIC

ÍNIO

S

Page 20: REDE DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO Sibratec PE.pdf · com as normas ABNT (NBR 14715:2001, NBR 15758:2009 e NBR 15217:2009). Criada em 1988, a IGE- Indústria de Gessos Especiais

20

RE

DE

DE

EX

TE

NS

ÃO

TE

CN

OLÓ

GIC

A D

E P

ER

NA

MB

UC

O

LA

TIC

ÍNIO

S

Queijo Coalho Tipo A, Queijo Manteiga, Leite e Bebida Láctea.

Queijo Coalho Tipo B e Queijo Manteiga.

Queijo Coalho tipo B, Queijo Manteiga, Queijo Muçarela e de Manteiga da Fazenda.

Leite, Queijos Tradicionais, Iogurtes, Requeijão, Manteiga, Coalhada, Queijos Especiais e Doces.

Queijo Coalho tipo B.

Breno Alapenha de Miranda – EPP | PE – 218, KM 43, Distrito Industrial, Bom Conselho – PE

Tel: (87) 98826-0638

Joaquim Claudino Maciel –MESítio Várzea, s/nº, Zona Rural, Capoeiras – PE

Tel: (87) 99955-5510

J Lourenço Filho ME Sítio Estivas, nº 2674, Zona Rural, Garanhuns – PETel: (87) 99921-5749

Rodovia PE 064, Km 48 | Faz Nossa Senhora Soledade, Ribeirão – PE Tel: (81) 99781-6789

Emanuel Cloves João dos Santos –MESítio Queimadinha, s/nº, Zona Rural, Lajedo – PETel: (87) 99915-3415

ALAMI

Capitulino

Bom Paladar

FACO

Cajueiro

PRINCIPAIS PRODUTOS COMERCIALIZADOS

PRINCIPAIS PRODUTOS COMERCIALIZADOS

PRINCIPAIS PRODUTOS COMERCIALIZADOSPRINCIPAIS PRODUTOS COMERCIALIZADOS

PRINCIPAIS PRODUTOS COMERCIALIZADOS

Page 21: REDE DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO Sibratec PE.pdf · com as normas ABNT (NBR 14715:2001, NBR 15758:2009 e NBR 15217:2009). Criada em 1988, a IGE- Indústria de Gessos Especiais

21

RE

DE

DE

EX

TE

NS

ÃO

TE

CN

OLÓ

GIC

A D

E P

ER

NA

MB

UC

O

LA

TIC

ÍNIO

S

Queijo Coalho tipo B.

A. M Holanda RabeloFazenda Cachoeirinha, Venturosa – PETel: (87) 9 8120 5388

Holanda

PRINCIPAIS PRODUTOS COMERCIALIZADOS

LA

TIC

ÍNIO

S

Queijo Coalho Tipo B e Queijo Manteiga.

Queijo Coalho Tipo B, Queijo Manteiga, Manteiga de Fazenda e Manteiga de garrafa.

Queijo Coalho Tipo B e Queijo Manteiga.

Queijaria Rio Branco – LTDA | Avenida Conselheiro João Alfredo, n°158 - Centro – Arcoverde - PE. Tel: (87) 3822-3397

Geraldo Macedo de Almeida – EIRELLIR- Joaquim Nabuco, nº680, Prado, São Bento do Uma – PETel: (81) 99981-0470

Laticínios Rodeio – LTDA | R- Bejamin Constante, nº 580, Centro, Canhotinho – PE Tel: (87) 3781-1920

RIO BRANCO

Santa Tereza

RODEIO

PRINCIPAIS PRODUTOS COMERCIALIZADOS

PRINCIPAIS PRODUTOS COMERCIALIZADOS

PRINCIPAIS PRODUTOS COMERCIALIZADOS

Queijo Coalho Tipo B.

Bebida láctea e Iogurte.

Sandro Airon Almeida Cintra – ME | BR 232, KM 198, Zona Rural, Sanharó – PE

Tel: (87) 3836-2005

Alexandre Martins Silva – MEAv. Manoel Hermínio de Almeida, nº208, Lajedo – PETel: (81) 3773 - 2491

LACA

GAROA

PRINCIPAIS PRODUTOS COMERCIALIZADOS

PRINCIPAIS PRODUTOS COMERCIALIZADOS

Page 22: REDE DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DE PERNAMBUCO Sibratec PE.pdf · com as normas ABNT (NBR 14715:2001, NBR 15758:2009 e NBR 15217:2009). Criada em 1988, a IGE- Indústria de Gessos Especiais

facebook.com/itepnoticias

A v . P r o f L u i z F r e i r e , 7 0 0C i d a d e U n i v e r s i t á r i a

R e c i f e - P E | C E P 5 0 . 7 4 0 - 5 4 5

(81) 3183.4391 | 3183.43343183.4233 | [email protected]

facebook.com/sibratec.retepwww.itep.brwww.portalinovacao.mcti.gov.br/sibratec

Fundado em 1942, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) é uma organização sem fins lucrativos dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias para a sustentabilidade ambiental, visando a entrega de valor à sociedade, setor público e empresarial. Desde a década de 90, o ITEP já incubou mais de 150 projetos, contribuindo para a difusão de tecnologias, inovação e melhoria da competitividade empresarial e territorial.

Atuando nas áreas de Alimento Seguro e Sustentável, Engenharia Sustentável, Sustentabilidade em Matrizes Ambientais, Gestão Territorial Sustentável e Energia Sustentável, o ITEP oferece soluções tecnológicas inovadoras e especializadas alinhadas às tendências de mercado e à estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco. O instituto também implementa programas de apoio à gestão de arranjos e cadeias produtivas locais em diferentes municípios de Pernambuco, que contam com o suporte dos Centros Tecnológicos e Incubadoras de Empresas gerenciados pelo ITEP.

A busca pela melhoria contínua, o atendimento às normas de qualidade reconhecidas mundialmente, a infraestrutura de ponta e uma equipe técnica qualificada e em constante especialização endossam a qualidade das atividades desenvolvidas.

S O B R E O I T E P