recortes nº033 de 2011

9
Recortes nº 033 Índice – 16 de Fevereiro de 2011 -Porto de Lisboa presente na Intermodal South America -Porto de Lisboa regressa à Intermodal South America -Porto de Viana do Castelo melhora acessibilidade marítima -Daniel Bessa preside à Comunidade Portuária de Viana do Castelo -Daniel Bessa preside à Comunidade Portuária de Viana do Castelo -Edifer na corrida à plataforma logística de Leixões -‘Nos concursos de PPP há menos concorrência’ 1

Upload: porto-de-setubal

Post on 26-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

- Porto de Lisboa presente na Intermodal South America - Porto de Lisboa regressa à Intermodal South America - Porto de Viana do Castelo melhora acessibilidade marítima - Daniel Bessa preside à Comunidade Portuária de Viana do Castelo - Edifer na corrida à plataforma logística de Leixões - ‘Nos concursos de PPP há menos concorrência’.

TRANSCRIPT

Recortes nº 033Índice – 16 de Fevereiro de 2011

- Porto de Lisboa presente na Intermodal South America

- Porto de Lisboa regressa à Intermodal South America

- Porto de Viana do Castelo melhora acessibilidade marítima

- Daniel Bessa preside à Comunidade Portuária de Viana do Castelo

- Daniel Bessa preside à Comunidade Portuária de Viana do Castelo

- Edifer na corrida à plataforma logística de Leixões

- ‘Nos concursos de PPP há menos concorrência’

1

Newsletter APP, 15 de Fevereiro de 2011

Porto de Lisboa presente na Intermodal South AmericaO Porto de Lisboa vai participar, pelo quarto ano consecutivo, na Intermodal South America, que se realiza em São Paulo, no Brasil.

Considerada a mais importante feira da América Latina, a Intermodal de S. Paulo reúne os protagonistas mundiais dos sectores da logística, comércio externo e transporte. Com a presença de mais de 45.000 profissionais e 450 expositores de mais de 40 países, é possível contactar com o que há de melhor e mais moderno em áreas como tecnologia, informação, facilidades ou serviços ligados à logística, este evento constitui-se como uma excelente oportunidade para as empresas poderem aumentar a sua rede de relacionamentos ou ampliarem a sua carteira de clientes.

Integrado na Plataforma Logística de Madrid desde 2006, o Porto de Lisboa é líder nacional na carga contentorizada e nos granéis agro-alimentares. Neste certame estará acompanhado de empresas que operam no porto de Lisboa.

Com esta presença reforçada, a Administração do Porto de Lisboa irá contribuir para a afirmação do porto de Lisboa nas principais rotas marítimas do Atlântico e para o alargamento do seu hinterland na península ibérica.

A América Latina representa um mercado estratégico para o porto de Lisboa já que, no acesso ao hinterland ibérico, a posição atlântica do porto reforça a sua competitividade face a outras alternativas portuárias, representando uma poupança de um a dois dias de tempo de trânsito naqueles tráfegos.

Com efeito, o Porto de Lisboa assegurou há mais de 1 ano a ligação directa de Lisboa para o Brasil, Argentina e Uruguai em serviço regular de cargas contentorizadas, e mais recentemente assegurou ligação directa de Lisboa para o Chile, Peru e Colômbia.

Considerando o seu posicionamento geográfico, as excelentes condições operacionais bem como o dinamismo da sua comunidade portuária, o Porto de Lisboa encontra-se numa posição privilegiada para acolher os tráfegos com a América do Sul, quer numa perspectiva nacional, quer nas ligações a regiões espanholas, em particular, à região de Madrid, por forma a reforçar a sua posição de liderança no panorama portuário nacional.

2

Transportes & Negócios, 15 de Fevereiro de 2011

Porto de Lisboa regressa à Intermodal South AméricaPelo quarto ano consecutivo, o Porto de Lisboa estará presente na maior feira de logística da América do Sul, a Intermodal South America, que se realiza entre 5 e 7 de Abril, em São Paulo, Brasil. [+]

3

Cargo News, 15 de Fevereiro de 2011

Porto de Viana do Castelo melhora a acessibilidade marítima

Recentemente realizaram-se três operações de dragagem com vista à reposição das condições de acesso e manobra dos navios, em conformidade com os padrões de segurança e operacionalidade exigíveis no porto de Viana do Castelo.No total foi dragado um volume de 660.000 m3, a que corresponde um investimento global de aproximadamente 1,8 milhões de euros, correspondente às seguintes intervenções: uma dragagem de emergência na zona da barra, em

2009, com o volume de 100 000 m3; uma dragagem na zona da barra, no inicio de 2010, com o volume de 200 000 m3; e uma dragagem na barra, canal de acesso e bacias, no final de 2010, com o volume de 360 000 m3.É de salientar que um dos principais problemas a resolver em Viana do Castelo era o da acessibilidade marítima que se encontrava, no início de 2009, muito condicionada pela ausência, longa e continuada, de operações de dragagem. Estas dragagens de que aqui damos conta, primeiro de emergência e, depois, de manutenção, permitem, segundo a administração do porto da foz do Lima, "assegurar estarem repostas as condições de acesso marítimo e de manobra em condições de segurança".

4

Newsletter APP, 15 de Fevereiro de 2011

Daniel Bessa preside à Comunidade Portuária de Viana do CasteloMesmo sem estar formalmente constituída, a Comunidade Portuária de Viana do Castelo já tem presidente “eleito”. Daniel Bessa, economista emérito com ligações ao Alto Minho, é o escolhido, anuncia a "Transportes & Negócios".

O “pontapé de saída” para a constituição da Comunidade Portuária foi dado no final de Janeiro, numa reunião havida na sede da administração portuária. Convidadas para serem membros-fundadores foram a Câmara Municipal de Viana do Castelo (que já aceitou publicamente o convite), a Associação Empresarial de Viana do Castelo, a Comunidade Intermunicipal do Minho Lima, a Associação Industrial do Minho, a Agepor, o Conselho Português de Carregadores, a Câmara dos Despachantes Oficiais, a Antram, a Apat, a AAMC, a Celpap, a Novastiva e a APVC.

A constituição da Comunidade Portuária é um dos objectivos previstos no plano estratégico do porto de Viana do Castelo.

Entre os objectivos anunciados da Comunidade Portuária estão “contribuir para a racionalização, transparência e desburocratização dos procedimentos administrativos” e “promover a articulação entre os diferentes meios de transporte, tendo em vista dotar de eficiência e operacionalidade o transporte intermodal”.

Daniel Bessa será o segundo economista notável a presidir a uma comunidade portuária nacional, juntando-se a António Nogueira Leite, que preside à comunidade portuária de Aveiro. Leixões deu o mote há uns anos, quando elegeu para presidente Rui Moreira.

5

Transportes & Negócios, 14 de Fevereiro de 2011

Daniel Bessa preside à Comunidade Portuária de Viana do CasteloMesmo sem estar formalmente constituída, a Comunidade Portuária de Viana do Castelo já tem presidente “eleito”. Daniel Bessa, economista emérito com ligações ao Alto Minho, é o escolhido. [+]

6

Diário Económico, 16 de Fevereiro de 2011 – Pág. 26

7

Diário Económico, 16 de Fevereiro de 2011 – Pág. 27

8