recortes nº 226 de 2011

12
Recortes nº 226 Índice –29 de Novembro de 2011 Linha NYK leva veículos VW para a China NYK Lineliga Setúbal à R-.P. China Linha NYK leva veículos VW para a China Porto de Leixões precisa de melhorar a atual ligação ferroviária Figueira da Foz - Porto quer atingir 1,70 milhões de toneladas Portimão reclama-se a única plataforma logística de carga rodada Autoeuropa planeia reforço de ligações ferroviárias Autoeuropa põe 900 carros num barco a caminho da China Cavaco avisa que crise não pode atrasar reformas do mar Cavaco e Passos querem Europa mais azul em tempo de crise Objectivo até 2020 – Cartografar o oceano Atlântico a três dimensões, de alto a baixo 1

Upload: porto-de-setubal

Post on 18-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

• Linha NYK leva veículos VW para a China• NYK Lineliga Setúbal à R-.P. China• Linha NYK leva veículos VW para a China• Porto de Leixões precisa de melhorar a atual ligação ferroviária• Figueira da Foz - Porto quer atingir 1,70 milhões de toneladas• Portimão reclama-se a única plataforma logística de carga rodada• Autoeuropa planeia reforço de ligações ferroviárias• Autoeuropa põe 900 carros num barco a caminho da China• Cavaco avisa que crise não pode atrasar reformas do mar• Cavaco e Passos querem Europa mais azul em tempo de crise• Objectivo até 2020 – Cartografar o oceano Atlântico a três dimensões, de alto a baixo

TRANSCRIPT

Page 1: Recortes Nº 226 de 2011

Recortes nº 226Índice –29 de Novembro de 2011

Linha NYK leva veículos VW para a China NYK Lineliga Setúbal à R-.P. China Linha NYK leva veículos VW para a China Porto de Leixões precisa de melhorar a atual ligação ferroviária Figueira da Foz - Porto quer atingir 1,70 milhões de toneladas Portimão reclama-se a única plataforma logística de carga rodada Autoeuropa planeia reforço de ligações ferroviárias Autoeuropa põe 900 carros num barco a caminho da China Cavaco avisa que crise não pode atrasar reformas do mar Cavaco e Passos querem Europa mais azul em tempo de crise Objectivo até 2020 – Cartografar o oceano Atlântico a três dimensões, de

alto a baixo

1

Page 2: Recortes Nº 226 de 2011

Newsletter APP – 28 de Novembro de 2011

PORTO DE SETÚBAL

Linha NYK leva veículos VW para a ChinaO Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal vai iniciar, a partir de hoje, 29 de Novembro, com a escala do navio “Themis Leader”, do operador de transporte marítimo NYK LINE, embarques quinzenais para exportação de viaturas fabricadas na Autoeuropa para o Extremo Oriente, nomeadamente, para os portos chineses de Shanghai e Tianjin Xingang.

O navio “Themis Leader”, agenciado pela Pinto Basto IV, tem 200 metros de comprimento e capacidade para 5 415 CEU (Car Equivalent Units). Irá carregar cerca de 1 000 veículos Volkswagen dos três modelos fabricados na Autoeuropa, num total previsto de mais de 20 mil veículos por ano, em 24 escalas. O “Themis Leader” navega desde Southampton (Reino Unido) e, depois de Setúbal, passará por Savona (Itália), donde seguirá para a China.

Com esta nova linha quinzenal, o Porto de Setúbal reforça a sua posição como um porto de primeira linha da rede logística da Volkswagen, com ligações directas para outros continentes, no caso, para portos da China, um país detentor de um mercado automóvel em franco crescimento.

2

Page 3: Recortes Nº 226 de 2011

Transportes & Negócios – 25 de Novembro de 2011

NYK Line liga Setúbal à R-.P. ChinaA partir de amanhã, o porto de Setúbal contará mais um serviço regular de transporte de viaturas, da responsabilidade da NYK Line. A nova linha ligará o porto português a Xangai e a Tianjin Xingang, com uma única passagem por Savona (Itália). O “Themis Leader”, o navio que fará a primeira escala em Setúbal, chegará proveniente de Southampton. Estão previstas 24 escalas anuais, para o transporte de mais de 20 mil veículos VW produzidos na Autoeuropa e destinados à R.P. China, que se assume cada vez mais como um dos mais importantes mercados de destino da fábrica de Palmela. Por regra, as viaturas da VW Autoeuropa exportadas pelo porto de Setúbal escalam Bremerhaven antes de seguirem para os destinos finais. Porém, nos últimos dias de Outubro fez-se a primeira experiência de ligação directa à R.P. China. Na altura foram carregadas 538 unidades num navio da Norwegian Car Carriers.  Com o estabelecimento da linha regular agora anunciada, o porto de Setúbal sobe à primeira linha da rede logística global da Volkswagen. A NYK Line é agenciada pela Pinto Basto IV.

3

Page 4: Recortes Nº 226 de 2011

Cargo News – 28 de Novembro de 2011

Linha NYK leva veículos VW para a ChinaO terminal Ro-Ro do porto de Setúbal vai iniciar, a partir de 29 de novembro, com a escala do navio “Themis Leader”, do operador de transporte marítimo NYK LINE, embarques quinzenais para exportação de viaturas fabricadas na Autoeuropa para o Extremo Oriente, nomeadamente, para os portos chineses de Shanghai e Tianjin Xingang.

O navio “Themis Leader”, agenciado pela Pinto Basto IV, tem 200 metros de comprimento e

capacidade para 5 415 CEU (Car Equivalent Units). Irá carregar cerca de 1 000 veículos Volkswagen dos três modelos fabricados na Autoeuropa, num total previsto de mais de 20 mil veículos por ano, em 24 escalas. O “Themis Leader” navega desde Southampton (Reino Unido) e, depois de Setúbal, passará por Savona (Itália), de onde seguirá para a China.

Com esta nova linha quinzenal, o porto de Setúbal reforça a sua posição como um porto de primeira linha da rede logística da Volkswagen, com ligações directas para outros continentes, no caso, para portos da China, um país detentor de um mercado automóvel em franco crescimento.

4

Page 5: Recortes Nº 226 de 2011

Cargo News – 28 de Novembro de 2011

Porto de Leixões precisa de melhorar a atual ligação ferroviária

A Administração dos Portos de Douro e Leixões (APDL) admitiu hoje a necessidade de "melhorar" a atual ligação ferroviária daquela estrutura de forma a permitir o crescimento para a região espanhola de Castela e Leão.

"O Porto de Leixões precisa de melhorar o serviço ferroviário para Castela e Leão, área para a qual quer alargar o seu interland [área de carga]", admitiu à Lusa o administrador, João Matos

Fernandes.

O administrador falava em Viana do Castelo, à margem encontro em cidades portuárias, (RETE) que Viana do Castelo acolheu este fim dd  semana, garantiu que já existem "contactos" para alargar o "interland" de Leixões para aquela região espanhola.

5

Page 6: Recortes Nº 226 de 2011

Newsletter APP – 28 de Novembro de 2011

FIGUEIRA DA FOZ

Porto quer atingir 1,70 milhões de toneladasO porto comercial da Figueira da Foz, apesar da sua dimensão média, é um dos que regista maior crescimento a nível nacional, com uma sistemática subida do volume de mercadorias, dando assim razão aos que sempre pugnaram pela melhoria das infra-estruturas.

6

Page 7: Recortes Nº 226 de 2011

Cargo News – 27 de Novembro de 2011

Portimão reclama-se a única plataforma logística de carga rodada

Portimão marca presença na Conferência do Atlântico, que tem lugar no Centro de Congressos de Lisboa hoje, 28 de Novembro e amanhã, subordinada ao tema “Economia e Ciência Marítimas do Atlântico para um Desenvolvimento Sustentável da Europa”.

Este porto algarvio assume-se como a única plataforma logística de transporte de passageiros e carga rodada entre Portugal Continental, a

Madeira e as Canáriautomóveis..

O município esta representado pela ATP – Associação Turs, através das viagens semanais do ferry “Volcán de Tijarafe”, agenciado pela Luís Branco Navegação e Trânsitos, que em três anos transportou mais de 80 mil passageiros e 43 mil veículos aismo de Portimão, num espaço onde realça o facto de ser a porta marítima do Algarve e reforçado o posicionamento do município no contexto da economia do mar, com destaque para o porto de Portimão.

Organizada pelo Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território com o apoio do Fórum Empresarial da Economia do Mar, a conferência internacional, pretende gerar uma discussão pública envolvendo representantes dos diversos Estados membros da União Europeia, assim como responsáveis ao mais alto nível das regiões e ainda cientistas e agentes económicos.

7

Page 8: Recortes Nº 226 de 2011

Diário Económico – 29 de Novembro de 2011 – Pág. 32

8

Page 9: Recortes Nº 226 de 2011

Jornal de Negócios – 29 de Novembro de 2011 – Pág. 28

9

Page 10: Recortes Nº 226 de 2011

Diário de Notícias – 29 de Novembro de 2011 – Pág. 11

10

Page 11: Recortes Nº 226 de 2011

PÚBLICO – 29 de Novembro de 2011 – Pág. 10

11