recolhimento de pneus ji-parana

4
Material é transformado em cimento no Mato Grosso” Nos primeiros 10 meses do ano o Econponto ligado a secretaria de Meio Ambiente (Semeia) da prefeitura de Ji-Paraná, já registrou o recebimento de 54 toneladas de pneus usados (54 mil quilos), recolhidos pela equipe da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O material é depositado no prédio do antigo Feirão do Produtor da rua, T-20 no bairro, Jorge Teixeira, segundo distrito deste município. Segundo a secretária titular da Semeia, Kátia Casula desse total 10% já representam material recolhido em outras cidades da região central. Os pneus recolhidos são encaminhados para ser transformados em cimento em indústria de Cuiabá, Mato Grosso. O traalho do Ecoponto da Semeia é incentivar proprietários de concessionárias, borracharias, oficinas de veículos (automóveis\motocicletas\ bicicletas) em não deixar esse material abandonado pela cidade, e assim, evitando que o mesmo se transforme em criadouro do mosquito da Dengue através do acúmulo de água. Essa orientação também é passada pela equipe de servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que passa semanalmente pelos estabelecimentos comerciais citados, e recolhendo os pneus velhos sem mais utilização. “Estamos encontrando excelente receptividade”, garante a secretária.

Upload: ronei-silva

Post on 09-Apr-2016

8 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Recolhimento de Pneus em Ji-Parana

TRANSCRIPT

Page 1: Recolhimento de Pneus Ji-parana

Material é  transformado em cimento no Mato Grosso” Nos primeiros 10 meses do ano o Econponto ligado a secretaria de Meio Ambiente (Semeia) da prefeitura de Ji-Paraná, já registrou o recebimento de 54 toneladas de pneus usados (54 mil quilos), recolhidos pela equipe da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O material é depositado no prédio do antigo Feirão do Produtor da rua, T-20 no bairro, Jorge Teixeira, segundo distrito deste município. Segundo a secretária titular da Semeia, Kátia Casula desse total 10% já representam material recolhido em outras cidades da região central. Os pneus recolhidos são encaminhados para ser transformados em cimento em indústria de Cuiabá, Mato Grosso.O traalho do Ecoponto da Semeia é incentivar proprietários de concessionárias, borracharias, oficinas de veículos (automóveis\motocicletas\bicicletas) em não deixar esse material abandonado pela cidade, e assim, evitando que o mesmo se transforme em criadouro do mosquito da Dengue através do acúmulo de água. Essa orientação também é passada pela equipe de servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que passa semanalmente pelos estabelecimentos comerciais citados, e recolhendo os pneus velhos sem mais utilização. “Estamos encontrando excelente receptividade”, garante a secretária.

Page 2: Recolhimento de Pneus Ji-parana

 ReaproveitamentoMais nem todos os pneus estão tendo como destino a cidade de Cuiabá (MT). Kátia Casula lembrou que parte desse material está sendo aproveitado na decoração de praças públicas do município, citando o exemplo a praça Jardim dos Migrantes (primeiro distrito) e o Centro Desportivo e Lazer (Cedel) do bairro, Mario David Andreazza (BNH) no segundo distrito onde foram confeccionados e instalados vários tipos de brinquedos, estando sendo usados, especialmente pelas crianças visitantes dos dois locais. “Temos parquinhos prontos e utilizados pela nossa sociedade em um trabalho desenvolvido pela primeira dama, Lilian Pires”, declarou.

Page 3: Recolhimento de Pneus Ji-parana

 CimentoRecolhidos em vários pontos da cidade, os pneus velhos são levados para o Ecoponto da secretaria de Meio Ambiente (Semeia). Posteriormente, o produto é encaminhado para Cuiabá (MT) através da empresa Reciclanip ligada a Associação Nacional de Indústria Pneumáticos, com sede em São Paulo. “Esses pneus são reaproveitados e transformados em vários produtos, sendo a maior parte em cimento”, disse.Como participarKátia Casula conclamou toda a comunidade, em especial, as empresas que trabalham com este tipo de produto que participem com a retirada de pneus velhos, e com isso, colaborando com a melhoria do Meio Ambiente. Segundo ela, caso a pessoa não tenha condições de levar o produto até o Ecoponto, basta ligar na Funasa (3424-4824 \3424-3029) e na própria Semeia através do telefone (69) 3411-4204, em horário comercial. “Estamos satisfeitos com esse trabalho em decorrência de outras cidades já terem iniciado o envio do material para o nosso Ecoponto”, concluiu.

Page 4: Recolhimento de Pneus Ji-parana