recife cartum postal

1
Para amar uma cidade é preciso conhecê-la. Para valorizá-la é preciso saber difundi-la. Conhecemos uma cidade quando percorremos suas ruas, caminhamos suas calçadas, curtimos seus parques e praias, mergulhamos no burburinho dos seus mercados, feiras e áreas comerciais, falamos com seus habitantes, participamos das suas festividades, comemos suas comidas, compramos seus produtos, observamos seus personagens, sentamos nos seus bares, torcemos pelos seus times, entramos nos seus edifícios, analisamos sua arquitetura, passeamos nos seus jardins e lugares públicos, brincamos no seu carnaval, cantamos suas músicas, dançamos seus ritmos, lemos seus jornais, navegamos seus rios, estudamos sua historia, fotografamos suas paisagens, visitamos seus museus e espaços culturais, assistimos aos seus espetáculos e eventos... Em definitiva, quando sentimo-nos participes da sua vida urbana e cultural. A difundimos quando a desenhamos, pintamos, fotografamos e filmamos, falamos dela com nossos amigos, promovemos seus eventos, convidamos seus visitantes, construímos seus edifícios, escrevemos acerca dela... Em fim, quando atuamos como agentes de cultura. A obra de Terciano Torres constitui uma iniciativa criativa e abrangente, que resgata e atualiza antigos modos de desenhar as cidades e oferece uma excelente oportunidade, entre seria e lúdica, de conhecer e difundir Recife e Olinda. Destinada ao público de todas as espécies, crianças e adultos, leigos e especialistas, combina o rigor e a precisão da técnica axonométrica com a sensibilidade e a emoção do traço a mão livre, a colorimetría naif e a inserção de desenhos que enriquecem a compreensão com motivos heráldicos, históricos, informativos e alegóricos à cultura popular. Nela é possível verificar o patrimônio tangível que as cidades nos oferecem, ao mesmo tempo em que podemos imaginar suas vivências e valores intangíveis. Uma visão fenomenológica e existencialista, entre nostálgica e positiva, permeia a produção que aqui se apresenta. Uma obra na qual os moradores de Recife e Olinda podem se reconhecer e valorizar e os visitantes podem descobrir e desfrutar as alternativas que elas oferecem. Um trabalho que eleva a auto-estima de cidades profundamente marcadas por suas expressões culturais. Um presente que temos o privilégio de ganhar a fazemos questão de difundir e valorizar. RECIFE CARTUM POSTAL Roberto Ghione Apresentação da exposição de Terciano Torres no Centro Cultural Correios, Recife, de 31 de julho a 31 de outubro de 2010

Upload: marilia-muniz

Post on 17-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

RECIFE CARTUM POSTAL

TRANSCRIPT

Para amar uma cidade é preciso conhecê-la. Para valorizá-la é preciso saber difundi-la.

Conhecemos uma cidade quando percorremos suas ruas, caminhamos suas calçadas, curtimos seus parques e praias, mergulhamos no burburinho dos seus mercados, feiras e áreas comerciais, falamos com seus habitantes, participamos das suas festividades, comemos suas comidas, compramos seus produtos, observamos seus personagens, sentamos nos seus bares, torcemos pelos seus times, entramos nos seus edifícios, analisamos sua arquitetura, passeamos nos seus jardins e lugares públicos, brincamos no seu carnaval, cantamos suas músicas, dançamos seus ritmos, lemos seus jornais, navegamos seus rios, estudamos sua historia, fotografamos suas paisagens, visitamos seus museus e espaços culturais, assistimos aos seus espetáculos e eventos... Em definitiva, quando sentimo-nos participes da sua vida urbana e cultural.

A difundimos quando a desenhamos, pintamos, fotografamos e filmamos, falamos dela com nossos amigos, promovemos seus eventos, convidamos seus visitantes, construímos seus edifícios, escrevemos acerca dela... Em fim, quando atuamos como agentes de cultura.

A obra de Terciano Torres constitui uma iniciativa criativa e abrangente, que resgata e atualiza antigos modos de desenhar as cidades e oferece uma excelente oportunidade, entre seria e lúdica, de conhecer e difundir Recife e Olinda. Destinada ao público de todas as espécies, crianças e adultos, leigos e especialistas, combina o rigor e a precisão da técnica axonométrica com a sensibilidade e a emoção do traço a mão livre, a colorimetría naif e a inserção de desenhos que enriquecem a compreensão com motivos heráldicos, históricos, informativos e alegóricos à cultura popular. Nela é possível verificar o patrimônio tangível que as cidades nos oferecem, ao mesmo tempo em que podemos imaginar suas vivências e valores intangíveis.

Uma visão fenomenológica e existencialista, entre nostálgica e positiva, permeia a produção que aqui se apresenta. Uma obra na qual os moradores de Recife e Olinda podem se reconhecer e valorizar e os visitantes podem descobrir e desfrutar as alternativas que elas oferecem. Um trabalho que eleva a auto-estima de cidades profundamente marcadas por suas expressões culturais. Um presente que temos o p r i v i l é g i o d e g a n h a r a f a z e m o s q u e s t ã o de difundir e valorizar.

RECIFE CARTUM POSTAL

Roberto Ghione

Apresentação da exposição de Terciano Torres no Centro Cultural Correios, Recife, de 31 de julho a 31 de outubro de 2010