postal 1024

8
Director Henrique Dias Freire • Ano XXIII • Edição nº 1024 • Semanário à quinta-feira • 10 de Março de 2011 • Preço 1 A RESPONSABILIDADE DE DAR DE BEBER AO ALGARVE 2 ÁGUAS DO ALGARVE APOSTA NA RELAÇÃO COM A POPULAÇÃO 2 ÁGUA DA TORNEIRA COM QUALIDADE DE EXCELÊNCIA 3 SISTEMA MULTIMUNICIPAL DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO ALGARVE 4 CLASSIFICADOS 6 CA SOLUÇÃO POUPANÇA ACTIVA Veja anúncio pág. 12 Cultura.Sul ÀS SEXTAS EM CONJUNTO COM O PÚBLICO POR 1,60 D.R. Especial Março Algarve bebe água de qualidade HOTELARIA CARNAVAL EM MARÇO FAZ CAIR RESULTADOS DA HOTELARIA EM FEVEREIRO Os resultados de Fevereiro ao nível da ocupação hoteleira foram prejudicados por um Carnaval tardio > 8 PUB DROGA PSP DÁ GOLPE NO TRÁFICO EM LOULÉ E APREENDE 10.500 UNIDADES DE HEROÍNA E COCAÍNA Mais uma vitória a somar ao palmarés da PSP no combate ao tráfico de estupfacientes, desta vez em Almancil e Quarteira > 8 ALTO PATROCÍNIO: • Conheça em pormenor o sistema regional de abastecimento de água • Saiba tudo sobre a qualidade e preço da água no Algarve PUB

Upload: postal

Post on 05-Mar-2016

252 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Especial Março: ALGARVE BEBE ÁGUA DE QUALIDADE • Conheça em pormenor o sistema regional de abastecimento de água • Saiba tudo sobre a qualidade e preço da água no Algarve • A responsabilidade de dar de beber • A aposta na relação com a população • Água da torneira com qualidade de excelência • Águas do Algarve vê reconhecida a qualidade da água • Evolução da tarifa cobrada pela Águas do Algarve »» Carnaval em Março faz cair resultados da hotelaria de Fevereiro »» PSP dá golpe no tráfico em Loulé e apreende 10.500 unidades de heroína e cocaína »» As últimas Nomeações do ALGARVE MAIOR na próxima edição !

TRANSCRIPT

Page 1: Postal 1024

Director Henrique Dias Freire • Ano XXIII • Edição nº 1024 • Semanário à quinta-feira • 10 de Março de 2011 • Preço € 1

A responsAbilidAde de dAr de beber Ao AlgArve 2 ÁguAs do AlgArve ApostA nA relAção com A populAção 2 ÁguA dA torneirA com quAlidAde

de excelênciA 3 sistemA multimunicipAl de AbAstecimento de ÁguA do AlgArve 4 clAssificAdos 6

CA SoluçãoPouPAnçA ACtivAveja anúncio pág. 12 Cultura.Sul

às sextas em conjunto com o Público Por €1,60

d.r.

Espe

cial

Mar

ço

. eDição De nAtAl . eDição De nAtAl . eDição De nAtAl . eDição De nAtAl . eDição De nAtAl .

Algarve bebe água

de qualidade

Hotelaria carnaval em março faz cair resultadosda Hotelaria em fevereiro

Os resultados de Fevereiro ao nível da ocupação hoteleira foram prejudicados por um Carnaval tardio > 8

PUB

droga PsP dá golPe no tráfico em loulé e aPreende 10.500 unidades de Heroína e cocaína

Mais uma vitória a somar ao palmarés da PSP no combate ao tráfico de estupfacientes, desta vez em Almancil e Quarteira > 8

Alto PAtrocínio:

• Conheça em pormenor o sistema regional de abastecimento de água

• Saiba tudo sobre a qualidade e preço da água no Algarve

PUB

Page 2: Postal 1024

2 | 10 de Março de 2011

ESPECIAL MARÇOÁGUAS DO ALGARVE

Águas do Algarve aposta na relação com a populaçãoComunicação garante atenção para a temática da água

Artur Ribeiro, administrador da Águas do Algarve

QUANDO SE FALA de água para consumo humano o tema é de superior importância. Mais no-tória se se tiver em conta que a quase totalidade dos algar-vios e milhões de visitantes da região são consumidores da água produzida pela Águas do Algarve (AdA).

A importância crucial da actividade da AdA reside exac-tamente na prestação de um verdadeiro serviço de primeira necessidade e, simultaneamen-te, na vertente educacional e formativa que deve co-habi-tar com a produção de água, no sentido de preservar este recurso.

Numa área sensível como é a da produção e distribuição de água para consumo humano, comunicar, informar, formar e educar são meios imprescin-díveis para que as populações possam fazer o melhor uso possível da água e a AdA tem neste campo uma política de intensa actividade, programa-da de forma a manter o tema da água sempre na agenda dos algarvios.

COMUNICAR É ESSENCIAL À frente da comunicação da empresa responsável pelo Sis-

A responsabilidade de dar de beberao Algarve

A ÁGUAS DO ALGARVE (ADA) é a empresa responsável pelos sistemas multimunicipais de abastecimento de água e de sa-neamento do Algarve e desde há 11 anos desenvolveu aquele que é ainda hoje um dos mais arrojados projectos de desen-volvimento estruturante na região.

Num investimento que se prevê que até 2013 alcance a ordem dos 626 milhões de eu-ros e que apesar da contenção que o país atravessa promete

não abrandar, com a empresa a poupar em todos os sectores para salvaguardar os investi-mentos em infra-estruturas, a AdA é um dos maiores inves-tidores da última década no Algarve.

Herdeira dos sistemas de abastecimento de águas deti-dos pelas empresas Águas do Sotavento e Águas do Barla-vento, a partir de 2000 a AdA desenvolveu o actual Sistema Multimunicipal de Águas do Algarve e nele investiu vastís-simos recursos fi nanceiros no sentido de o requalifi car, adap-tar e melhorar, preparando-o para um horizonte de longo prazo.

Com duas grandes metas em mente, a empresa, admi-nistrada por Artur Ribeiro, “apostou no fornecimento de água em quantidade e quali-dade tais que garantissem aos algarvios e ao turismo, princi-pal sector de actividade da re-gião, um futuro absolutamen-te seguro nesta área”.

“Tratam-se de sistemas - quer o de abastecimento de

água, quer o de saneamento - de dimensões únicas na re-gião”, salienta o responsável pela empresa, que destaca o investimento mais relevante da empresa na área de abaste-cimento de água, a Barragem de Odelouca, com um custo de mais 64,2 milhões de euros.

A somar à barragem são quatro Estações de Tratamen-to de Água, captações de água subterrânea em Benaciate e Lagos, 29 estações elevatórias (EE), uma EE de água bruta e duas EEs reversíveis, 450 qui-lómetros de condutas, 20 re-servatórios de água tratada e 68 pontos de entrega de água em alta.

A isto, a empresa soma um trabalho inequívoco no con-trolo rigoroso da qualidade da água disponibilizada aos municípios para distribuição e o trabalho dá os seus frutos com a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resí-duos a considerar que a água fornecida pela AdA desde 2004 varia quanto à qualidade entre os 99,9 e os 100%.

O custo da água dispo-nibilizada pela Águas do Algarve aos muni-cípios é o quarto mais barato do paíse situa-se abaixo da ta-rifa média do sectorem Portugal DADOS DA ENTIDADE REGULADORA DOS SERVI-

ÇOS DE ÁGUAS E RESÍDUOS (2009)

Para 2011 estão já agenda-das importantes iniciativas comunicacionais da AdA, com destaque para a comemoração do Dia Mundial da Água em concertação com várias autar-quias do Algarve, o desenvol-vimento do projecto “Escolas Amigas da Água”, em parceria com a Quercus e as Olimpía-das do Ambiente, que este ano vêm ao Algarve com o apoio da AdA.

Chamada de atenção espe-cial para a obra musical enco-mendada pela AdA ao maes-tro Pedro Louzeiro, “Água – a Seiva da Terra”, que estreia no Teatro Municipal de Faro dia 22 de Março pelas 21.30 horas, comemorando o Dia Mundial

626milhões de euros será o investimento feito pela AdA até 2013.

626

67,2milhões de metros cúbicos de água fo-ram fornecidos pela AdA em 2010.

67,2

2000Foi o ano de criação da empresa Águas do Algarve.

2000

tema Multimunicipal de Abas-tecimento de Água da região está Teresa Fernandes, que ao POSTAL afi rma: “a preocupa-ção constante com a manuten-ção de um fl uxo adequado de informação entre a empresa e a população algarvia, de for-ma a que as mensagens sejam transmitidas de forma estru-turada e consistente, quer no conteúdo, quer no tem-po”.

“A comunicação aposta em iniciativas que cubram todos os escalões etários e todas os secto-res da sociedade e procura envolver a totalidade da população nas temáticas asso-ciadas à água”, refere Teresa Fernandes, sa-lientando o traba-lho desenvolvido com as crianças e jovens, dentro e fora das escolas e a política de respon-sabilidade social da empresa em prol da região e da sua população”.

INICIATIVAS EM DES-TAQUE Em 2010 destaque para o 10º Congresso da Água, que trouxe ao Algarve com par-ceria da AdA um dos eventos mais importantes do sector, associado à comemoração do Dia Mundial da Água.

O ano de 2010 fi cou ainda marcado pela disponibiliza-ção de um manual de gestão da água on-line, acessível no sítio da AdA na internet, e por uma iniciativa de grande ori-ginalidade, “Água da torneira - eu bebo”. Nesta iniciativa a empresa levou às praias algar-vias e à Fatacil um stand móvel onde as pessoas eram convida-das a experimentar a elevada qualidade da água da torneira, numa experiência coroada de sucesso no sentido de desmis-tificar a qualidade actual da água da rede pública.

ALTO PATROCÍNIO

Teresa Fernandes, responsávelpela comunicação da empresa

Textos: Ricardo Claro

Grafi smo: POSTAL

RICA

RDO C

LARO

RICARDO CLARO

Page 3: Postal 1024

10 de Março de 2011 | 310 de Março de 2011 | 3

Água da torneira com qualidade de excelência

Águas do Algarve vê reconhecida a qualidade da água>D.R.

ESPECIAL MARÇO I ÁGUAS DO ALGARVE

MUITO MAIS do que palavras, saber da qualidade da água para consumo humano tra-ta-se da análise de factos, de dados e da avaliação feita ao produto entregue para con-sumo por entidades, cuja ido-neidade, capacidade técnica e avaliativa são absolutamente reconhecidas.

A única forma de pôr termo à ideia de que a água da rede no Algarve tem uma baixa qualidade - fundada em mui-tos anos de consumo de uma água de menor qualidade de-vido essencialmente às fontes subterrâneas contaminadas com, por exemplo, nitratos – é a prova cabal e científica de que actualmente a água da rede no Algarve obedece in-tegralmente aos mais rígidos critérios de qualidade.

Com o objectivo de disponi-bilizar às populações algarvias e a quem nos visita uma água da rede que além de cumprir ultrapassa os parâmetros le-gais exigidos, a Águas do Al-garve (AdA) procurou certifi -car todas as fases do processo de produção de água e todos os procedimentos da empresa na sua actividade, bem como, submeteu-se enquanto em-presa e à água que produz ao escrutínio de entidades inde-pendentes capazes de atestar a qualidade da água dispo-nibilizada em alta aos muni-cípios para fornecimento ao público.

QUALIDADE RECONHECIDA O processo de reconhecimento externo da qualidade da água que é disponibilizada no Al-garve pela AdA foi um objec-tivo conseguido, mas a em-presa não se dá por satisfeita e mantém em permanência os padrões de excelência nesta área, assumindo para si a res-ponsabilidade de querer sem-pre os melhores resultados.

Depois de, em 2000, o pro-jecto do Sistema Multimunici-pal de Abastecimento de Água do Sotavento Algarvio (SMAA-SA) ter sido considerado pela Ordem dos Engenheiros uma das 100 obras da engenharia do século XX em Portugal, em que a empresa foi distinguida pela Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, em resulta-do do “Estudo da Avaliação da Satisfação e Benefícios Econó-micos dos Consumidores Fi-

nais do SMAASA”.Já em 2007, a AdA viu a água

que produz ser galardoada com o prémio de Qualidade da Água para Consumo Humano (2004-2006), atribuído, por unanimi-dade, por um vasto conjunto de entidades nacionais de indiscu-tível idoneidade.

CERTIFICAÇÃO Muito para além dos prémios, a AdA quer manter em permanência a qualidade atingida na água que fornece e neste capítulo a certifi cação de qualidade é fundamental.

Com destaque para a certifi -cação obtida especificamente para o produto água para con-sumo humano, a empresa está ainda certifi cada quanto aos sis-temas de gestão da qualidade, sistemas de gestão ambiental e sistemas de gestão de segurança alimentar, além das certifi cações que detém na área dos procedi-mentos internos da empresa.

O CONTROLO Por outro lado, a AdA e o produto água que fornece na região são alvo de um rigoroso controlo interno e externo à empresa.

O laboratório da AdA verifi -ca a qualidade da água em 14 mil amostras anuais, recolhi-das ao longo de todo o sistema da origem aos pontos de entre-ga e leva a cabo cerca de 125

mil análises por ano, estando acreditado para a análise a 121 parâmetros laboratoriais.

Nada menos do que a exce-lência é o objectivo e por isso a AdA submete a água ao con-

trolo externo do laboratório do Instituto Superior Técnico e vê validados os resultados

Vista geral da Estação de Tratamento de Água de Tavira, uma das unidades responsáveis pela qualidade da água no Algarve

ALTO PATROCÍNIO

2009 2010 2011

0,42

6

0,45

0,45

63

0,02

5

0,03

0,01

4

-0,8

1,4

2,2

Preço/m3 (euros)

Aumento face ao ano anterior (%)

Inflacção (%)

Evolução da tarifa cobrada pela Águas do Algarve

Muitos algarvios queixam-se do preço da água, não obstante a análise dos fac-tos demonstra que a tarifa cobrada pela Águas do Al-garve (AdA) por cada metro cúbico de água disponibili-zado às Câmaras, em 2011, é de 0.4563 euros.De acordo com os últimos dados disponíveis (2009), a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos coloca a tarifa da Águas do

Algarve como sendo a quar-ta mais baixa do país e que acresce ser inferior à média do sector em Portugal.Relativamente a aumen-tos da água disponibiliza-da pela Águas do Algarve, estes situaram-se em 2009 nos 0.025%, 0.030% em 2010 e 0.014% em 2011, valores sempre abaixo dos verifi-cados na infl ação, excepção feita a 2009, ano em que Portugal passou por uma

situação de defl ação.Os preços praticados pela Águas do Algarve no que respeita à água são resultan-tes da estipulação dos mes-mos por parte da entidade reguladora do sector que os defi ne sob proposta da em-presa, que tem uma estru-tura accionista em que to-das as autarquias da região têm assento e que na admi-nistração as autarquias têm sempre um representante.

Dados: POSTAL * Valor da inflacção para 2011 é o previsto no Orçamento de Estado

pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, registando resultados de 100% na qualidade da água forneci-da e no cumprimento das aná-lises legalmente impostas.

O MITO DA ÁGUA DE FRACA QUA-LIDADE É com base nestes re-sultados que a AdA consegue provar, para lá de qualquer dúvida, que o mito da água da rede algarvia de abastecimento ter falta de qualidade é apenas isso mesmo, um mito.

A qualidade da água da rede de abastecimento corresponde em pleno às exigências nacio-nais e comunitárias na maté-ria, cumprindo requisitos que estão entre os mais elevados do mundo e que atestam a sua excelência nos mais diversos parâmetros de avaliação.

A água do sistema multi-municipal de abastecimento de água não tem hoje nitratos ou quaisquer outros agentes ou substâncias acima dos li-mites rigorosos da lei e não apresenta teores de calcário que sejam superiores à média dos resultados nacionais.

Uma água de qualidade, es-sencialmente proveniente de captações à superfície (barra-gens) e que rivaliza em termos qualitativos com as melhores, porque como os responsáveis da empresa fazem questão de destacar “o nosso objectivo é a excelência permanente”.

0.4563euros é o custo co-brado às Câmaras pela AdA por cada metro cúbico de água.

0.014é a percentagem do aumento da tarifa cobrada pela AdA em 2011-03-09

3cêntimos por metro cúbico foi o aumen-to da água entre 2008 e 2011.

Page 4: Postal 1024

ESPECIAL MARÇO ı ÁGUAS DO ALGARVE

A Barragem da Bravura é outra das fontes de água do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água (SMAA) do Algarve e fi ca si-tuada no concelho de Lagos, tendo entrado em funciona-mento em 1958.

Com uma capacidade de armazenamento de 34 milhões de metros cúbicos fornece água para consumo

humano ao SMAA que com-plementa a água disponi-bilizada pelas albufeiras de Odelouca e Funcho.

A exploração da barragem está a cargo da Associação de Regantes e Beneficiários do Alvor, o que faz com que a empresa tenha de pagar à associação a água que usa para consumo humano.

O paredão é constituído

por um arco de betão com uma altura acima da fun-dação de 41 metros, tem

um comprimento de 150 metros e cinco metros de largura.

Concluída em 2010, Ode-louca é a barragem com maior capacidade de ar-mazenamento de água da região.

A albufeira de Odelouca está ainda em fase de enchi-mento - um processo evolu-tivo que resulta do paredão da barragem ser de aterro zonado (terra e rochas), ten-do de consolidar-se progres-sivamente - e actualmente só pode armazenar água até à cota 91. Quando en-cher à cota máxima (102) a barragem armazenará 157 milhões de metros cúbicos de água.

Um paredão com 420 metros de extensão e 11 de largura, eleva-se a uns im-pressionantes 76 metros de altura e garante que mesmo num cenário da maior cheia dos últimos cinco mil anos, a água ficará a 2,69 metros abaixo do topo do paredão, ainda que uma das compor-tas esteja inoperacional.

O projecto de Odelouca começou em 1972 (fase de projecto) e a construção, que teve início em 2001, sofreu algumas vicissitudes. A obra viria a ser entregue à Águas do Algarve (AdA) em 2007 e em três anos a empresa completou-a na sua totali-dade, incluindo os projectos de minimização, compensa-

ção e sobrecompensação dos impactos ambientais. Onze milhões de euros foi o inves-timento da AdA na vertente ambiental do projecto.

Odelouca é uma “peça cha-ve do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água”, destaca Artur Ribeiro, admi-nistrador da AdA. Trata-se de uma reserva estratégica capaz de abastecer todos os conce-lhos do barlavento e parte do concelho de Loulé, podendo abastecer o sotavento em caso de necessidade através das es-tações elevatórias reversíveis que ligam as duas partes da região.

A barragem quando está a funcionar em pleno poderá fornecer entre 50 e 55 mi-lhões de metros cúbicos de água por ano, o que garante a auto-suficiência do SMAA mesmo em períodos de seca e num horizonte de necessi-dades de muito longo prazo.

Para chegar à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Alcantarilha, a água captada em Odelouca percorre dois per-cursos. Inicialmente é transportada até perto da Barragem do Funcho pelo túnel Odelouca-Funcho com 8,5 quilómetros de ex-tensão e capacidade para transportar até

7,8 metros cúbicos de água por segundo através de tu-bos de betão com 2,4 metros de diâmetro.

Chegada à entrada do adutor Funcho-Alcantarilha, a água de Odelouca e a cap-tada na Barragem do Funcho seguem pelo adutor Funcho-

Alcantarilha até à ETA de Alcantarilha. O adutor tem 11,5 quilómetros de compri-mento e um diâmetro de 2,5 metros e faz chegar à ETA a água bruta (assim denomi-nada porque ainda não se encontra tratada) de ambas as barragens.

Odelouca, a rainha das barragens

Vista aérea da Barragem de Odelouca

Inaugurada em 1999, a Es-tação de Tratamentos de Água (ETA) de Alcantarilha foi dimen-sionada a pensar no horizonte populacional de 2025, o que se traduz na capacidade máxima de servir 620 mil habitantes e produzir um caudal de três me-tros cúbicos por segundo, num total de 259 mil metros cúbicos de água por dia.

Como todas as infra-estru-turas do Sistema Multimu-nicipal de Abastecimento de Água, a ETA foi dimensionada para dar resposta aos picos de afl uência turística da região,

um sobrecusto que é ca-racterística presente em todos os investimentos

feitos no sistema.A ETA de Alcantarilha

está assim equipada com

três linhas de tratamento para-lelas que podem ser accionadas consoante as necessidades.

A água produzida na ETA de Alcantarilha destina-se a todos os concelhos do sotavento e à área ocidental do concelho de Loulé e pode em caso de necessi-dade produzir água para suprir necessidades do sotavento em caso de avaria ou incapacidade da ETA de Tavira.

A tecnologia e o rigoroso controlo laboratorial garantem a qualidade da água produzida nesta como em todas as ETAs do sistema.

Descarga de superfície da Barragem da Bravura

A Águas do Algarve (AdA) é reconhecida pela qualidade da água que disponibiliza à população algarvia e a manutenção do elevado padrão de qua-lidade é garantida pelo la-boratório acreditado da empresa, que dispõe de duas unidades nas ETAs de Tavira e Alcantarilha.

O laboratório é respon-sável pela análise de 14 mil amostras anuais, obtidas em cerca de 250 pontos de recolha ao longo de todo o sistema, da origem aos

pontos de entrega.Um esforço em prol da

qualidade que leva o la-boratório da AdA a rea-lizar aproximadamente 125 mil análises anuais, respondendo a 42 indica-dores de qualidade físico-químicos, 12 microbioló-gicos e 2 biológicos.

Além destas análises, a qualidade da água é ainda garantida por análises pe-riódicas realizadas por um laboratório independente de referência, o do Instituto Superior Técnico.

6Barragem da Bravura ajuda no barlavento

Laboratórios, a chave da qualidade

1 2

5

4 | 10 de Março de 2011

Estação de Tratamento de Alcantarilha

ALTO PATROCÍNIO

68é o número de pon-tos de entrega de água da AdA

68

64,2m i l h õ e s d e e u -ros foi o custo da obra da Barragemde Odelouca.

64,2

D.R.

D.R.

humano ao SMAA que com-humano ao SMAA que com-plementa a água disponi-plementa a água disponi-bilizada pelas albufeiras de bilizada pelas albufeiras de Odelouca e Funcho.Odelouca e Funcho.

A exploração da barragem A exploração da barragem

que ligam as duas partes da região.

A barragem quando está a funcionar em pleno poderá fornecer entre 50 e 55 mi-lhões de metros cúbicos de água por ano, o que garante a auto-suficiência do SMAA mesmo em períodos de seca e num horizonte de necessi-dades de muito longo prazo.

Para chegar à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Alcantarilha, a água captada em Odelouca percorre dois per-cursos. Inicialmente é transportada até perto da Barragem do Funcho pelo túnel Odelouca-Funcho com 8,5 quilómetros de ex-tensão e capacidade para transportar até

adutor Funcho-Alcantarilha, a água de Odelouca e a cap-tada na Barragem do Funcho seguem pelo adutor Funcho-

água bruta (assim denomi-nada porque ainda não se encontra tratada) de ambas as barragens.

A Águas do Algarve (AdA) é reconhecida pela qualidade da água que disponibiliza à população algarvia e a manutenção do elevado padrão de qua-lidade é garantida pelo la-boratório acreditado da empresa, que dispõe de duas unidades nas ETAs de

pontos de entrega.Um esforço em prol da

qualidade que leva o la-boratório da AdA a rea-lizar aproximadamente 125 mil análises anuais, respondendo a 42 indica-dores de qualidade físico-químicos, 12 microbioló-gicos e 2 biológicos.

Barragem da Bravura ajuda no barlavento

Laboratórios, a chave da qualidade5D.R.

6

1

25

Page 5: Postal 1024

ESPECIAL MARÇO I ÁGUAS DO ALGARVE

Situada a norte da cida-de de Tavira é a responsável pelo tratamento da água oriunda das barragens de Odeleite e Beliche e oferece uma capacidade máxima de tratamento de 190 mil me-tros cúbicos diários.

A produção de água encon-tra-se dividida, quatro linhas

de tratamento, com uma ca-pacidade total de 2,2 metros cúbicos por segundo.

A produção para que a ETA de Tavira foi dimensionada permite garantir uma popu-lação de 530 mil habitantes (previsão para o ano 2024) e actualmente serve nos picos turísticos uma população es-

timada de 460 mil.As duas maiores unida-

des de tratamento de água do SMAA são as ETAs de Alcantarilha e Tavira, mas o sistema dispõe de mais duas unidades, as ETAs de Fonta-ínhas e Beliche, de menor

capacidade de produção e situadas respectivamente nos concelhos de Portimão e Castro Marim.

Na sua totalidade, as ETAs do SMAA podem produzir no máximo 727.960 metros cúbicos de água por dia.

As barragens de Odeleite e Beliche têm respectivamen-te capacidade para 130 e 48 milhões de metros cúbicos de água e estão situadas no concelho de Castro Marim, sendo a primeira a montan-te da segunda.

A captação de água para consumo humano faz-se so-mente em Beliche, mas a Bar-ragem de Odeleite mantém a reserva de reforço desta bar-ragem de menor dimensão, sendo a água alvo de trans-vase de Odeleite para Beliche

sempre que necessário.Odeleite, que iniciou a

operação em 1997, e Beliche, que começou a funcionar em 1986, formam assim um con-junto que é a principal fonte abastecimento do Sistema Multimunicipal de Abaste-cimento de Água (SMAA) no sector do sotavento.

A água proveniente des-tas barragens é captada em Beliche e depois levada até à Estação de Tratamento de Água de Tavira, onde, depois de submetida a diversos tra-

tamentos, é disponibilizada em alta aos municípios para a distribuição em baixa às populações de todos os con-

celhos do sotavento, poden-do servir ainda o barlavento em caso de necessidade.

Para efectuar a transferên-cia de água do sotavento para o barlavento, a Águas do Al-garve dispõe de estações ele-vatórias reversíveis que criam um sistema de comunicação entre os sectores do SMAA, permitindo manter a quan-tidade e qualidade da água sempre em elevados padrões e garantindo a subsistência da efi ciência do sistema em todas as situações.

Sistema Odeleite-Beliche, a nascente do sotavento

Pormenor da Barragem de Odeleite

Inaugurada em 1999, a Es-tação de Tratamentos de Água (ETA) de Alcantarilha foi dimen-sionada a pensar no horizonte populacional de 2025, o que se traduz na capacidade máxima de servir 620 mil habitantes e produzir um caudal de três me-tros cúbicos por segundo, num total de 259 mil metros cúbicos de água por dia.

Como todas as infra-estru-turas do Sistema Multimu-nicipal de Abastecimento de Água, a ETA foi dimensionada para dar resposta aos picos de afl uência turística da região,

um sobrecusto que é ca-racterística presente em todos os investimentos

feitos no sistema.A ETA de Alcantarilha

está assim equipada com

três linhas de tratamento para-lelas que podem ser accionadas consoante as necessidades.

A água produzida na ETA de Alcantarilha destina-se a todos os concelhos do sotavento e à área ocidental do concelho de Loulé e pode em caso de necessi-dade produzir água para suprir necessidades do sotavento em caso de avaria ou incapacidade da ETA de Tavira.

A tecnologia e o rigoroso controlo laboratorial garantem a qualidade da água produzida nesta como em todas as ETAs do sistema.

Estação de Tratamento de Água de Tavira

A Estação de Tratamento pode abastecer 530 mil habitantes

3

4

10 de Março de 2011 | 5

ALTO PATROCÍNIO

450quilómetros de con-dutas compõem o Sistema Multimu-nicipal de Abasteci-mento de Água.

5é o número de bar-ragens que abaste-cem o Algarve.

728milhões de litros de água por dia é a ca-pacidade aproxima-da de produção de água nas Estações de Tratamento de Água da AdA.

728

5

82,9milhões de litros é a capacidade de arma-zenamento de águas tatada nos reservató-rios da AdA.

Sistema Multimunicipal de Abastecimentode Água do Algarve

D.R.

D.R.

D.R.

Situada a norte da cida-Situada a norte da cida-de de Tavira é a responsável de de Tavira é a responsável pelo tratamento da água pelo tratamento da água

de tratamento, com uma ca-de tratamento, com uma ca-pacidade total de 2,2 metros pacidade total de 2,2 metros cúbicos por segundo.cúbicos por segundo. timada de 460 mil.timada de 460 mil. capacidade de produção e capacidade de produção e

cia de água do sotavento para o barlavento, a Águas do Al-garve dispõe de estações ele-vatórias reversíveis que criam um sistema de comunicação entre os sectores do SMAA, permitindo manter a quan-tidade e qualidade da água sempre em elevados padrões e garantindo a subsistência da efi ciência do sistema em todas as situações.

Estação de Tratamento de Água de Tavira

A Estação de Tratamento pode abastecer 530 mil habitantes

4

450quilómetros de con-dutas compõem o Sistema Multimu-nicipal de Abasteci-mento de Água.

728 728

450

82,9milhões de litros é a capacidade de arma-zenamento de águas tatada nos reservató-rios da AdA.

82,9

Sistema Multimunicipal de Abastecimentode Água do AlgarveSistema Multimunicipal de Abastecimentode Água do AlgarveSistema Multimunicipal de Abastecimento

5 4

3

Page 6: Postal 1024

ANÚNCIOS I CLASSIFICADOS

Acordos com:Medis, Multicare,C.G.D.

Tractor - Rega, Lda

ACUPUNCTURAFISIOTERAPIAOSTEOPATIA

Desconto 30% valor consulta em sede de IRS; Protocolos com diversas entidades.

Junto às Ruínas de Milreu 8005-443 ESTOI-FAROWeb: http://osteofala.weebly.com · Tlm: 969 260 836

DESINFESTAÇÕES, LDA.Olhão

Farmáciaem Tavira

PRECISAde farmacêutico-adjunto

Contacto: 281 325 846

FARMÁCIA NA ZONA SERRANA DE TAVIRA

PRECISA farmacêutico-adjunto

Tel. 926 184 393

MINISTÉRIO DAS FINANÇASDIRECÇÃO GERAL DOS IMPOSTOS - DGCIJUSTIÇA TRIBUTÁRIA

Serviço de Finanças de TAVIRA-1139

2ª Publicação

ANÚNCIOVENDA E CONVOCAÇÃO DE CREDORES

Identifi cação do(s) Bem(ns):N.º da Venda: 1139.2011.46

Prédio urbano - lote de terreno denominado lote 12 - destinado a construção urbana, sito em Urbanização Quinta das Salinas, freguesia de Santa Maria do Concelho de Tavira, a confrontar do Norte com o lote 11, Sul com o lote 13 e Nascente e Poente com zonas verdes. Tem a área total de 1.225,8840 m2. Inscrito na matriz sob o artigo predial urbano com o artº 3.660 e descrito na Conservatória do Registo Predial sob o registo nº 538/19870903.

Teor do AnúncioMaria Suzel Gonçalves Nobre Andrez, Chefe de Finanças do Serviço de Finan-ças TAVIRA-1139, sito em RUA AMALIA RODRIGUES 4, TAVIRA, faz saber que irá proceder à venda por meio de propostas em carta fechada, nos termos dos artigos 248.º e seguintes do Código de Procedimento e de Processo Tributá-rio (CPPT), do bem acima melhor identifi cado, penhorado ao executado infra indicado, para pagamento de divida constante em processo(s) de execução fi scal.

É fi el depositário(a) o(a) Sr(a) MARIA JOÃO PINTO COELHO, residente em PAÇO DE ARCOS, que deverá mostrar aquele bem a qualquer potencial inte-ressado (249.º/6 CPPT), entre as 10:00 horas do dia 2011-03-01 e as 16:00 horas do dia 2011-05-11.

O valor base da venda (250.º CPPT) é de m 196.588,62.

As propostas deverão ser enviadas via Internet, mediante acesso ao “Portal das Finanças”, em www.portaldasfi nancas.gov.pt na opção “Venda de bens penhorados” ou entregues neste Serviço de Finanças, em carta fechada di-rigida ao Chefe do Serviço de Finanças, mencionando o número da venda no envelope e na respectiva proposta, indicando nesta última, nome, morada e número de identifi cação fi scal do proponente. O prazo para recepção de propostas termina às 11:00 horas do dia 2011-05-12 procedendo-se à sua abertura pelas 11:00 horas do dia 2011-05-12, na presença do Chefe do Servi-ço de Finanças (253.º/a CPPT). Não serão consideradas as propostas de valor

inferior ao valor base da venda (250.º/c CPPT).

Se o preço mais elevado, com o limite mínimo do valor base para venda, for oferecido por mais de um proponente, abre-se licitação entre eles, salvo se declararem que pretendem adquirir o(s) bem(ns) em compropriedade (253.º/b CPPT).

Estando presente só um dos proponentes do maior preço, pode esse cobrir a proposta dos outros, caso contrário proceder-se-á a sorteio (253.º/c CPPT).

A totalidade do preço deverá ser depositada, à ordem do órgão de execução fi scal, no prazo de 15 dias, contados do termo do prazo de entrega das pro-postas, mediante guia a solicitar junto do órgão de execução fi scal, sob pena das sanções previstas na lei do processo civil (256.º/e CPPT e 898.º Código de Processo Civil - CPC).

No caso do montante superior a 500 unidades de conta, e mediante reque-rimento fundamentado, entregue no prazo de 5 dias, contados do termo do prazo de entrega de propostas, poderá ser autorizado o depósito, no prazo mencionado no parágrafo anterior, de apenas a uma parte do preço, não infe-rior a um terço, e o restante em até 8 meses (256.º/f CPPT).

A venda pode ainda estar sujeita ao pagamento dos impostos que se mostrem devidos, nomeadamente o Imposto Municipal Sobre as Transmissões One-rosas de Imóveis, o Imposto do Selo, o Imposto Sobre o Valor Acrescentado ou outros.

Mais, correm anúncios e éditos de 20 dias (239º/2 e 242º/1 CPPT), contados da 2.ª publicação (242º/2), citando os credores desconhecidos e os sucesso-res dos credores preferentes para reclamarem, no prazo de 15 dias, contados da data da citação, o pagamento dos seus créditos que gozem de garantia real, sobre o bem penhorado acima indicado (240º/CPPT).

Identifi cação do Executado:N.º de Processo de Execução Fiscal: 1139200701039962

NIF/NIPC: 501591451

Nome: APOLO URBANISMO E IMOBILIÁRIA LDA

Morada: RUA 25 DE ABRIL, LOTE 1, R/C, DTO. - TAVIRA - TAVIRA

2011-02-25

O Chefe de Finanças: Maria Suzel Gonçalves Nobre Andrez

(POSTAL do ALGARVE, nº 1024, de 10 de Março de 2011)

6 | 10 de Março de 2011

Page 7: Postal 1024

ANÚNCIOS I NECROLOGIA

281 322 652 / 281 962 330 281 962 432 918 530 058 / 966 088 324 [email protected]

TAVIRA

ANTÓNIO HENRIQUE PIRES

DA FONSECA SOARES

24/07/1938 - 25/02/2011

AGRADECIMENTOA família agradece reconhecidamente a todos os que

acompanharam o seu ente querido até à sua última

morada, assim como a todos aqueles que manifesta-

ram o seu pesar.

A cerimónia fúnebre realizou-se no dia 1 de Março, sain-

do da Igreja do Carmo para o Cemitério de Tavira.

Reze 9 Ave-Marias com uma vela acessa durante 9 dias, pedindo 3 desejos, 1 de negócios e 2 impossíveis ao 9º dia

publique este aviso, cumprir-se-á mesmo que não acredite. L.P.

Serviços Prestados Funerais Trasladações Cremações Preparação estética do falecido Manutenção de jazigos e campas

SERVIÇOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

ALAGOAA G Ê N C I A F U N E R Á R I A

281 322 652968 700 767918 530 058 / 966 088 [email protected]

Trav. Zacarias Guerreiro nº 2(Largo de S. Francisco)(Centro de Tavira)8800 – 740 Tavira

SERVIÇO PERMANENTE24 H

Sempre a seu ladonos momentos difíceis da vida...

Então, esqueceu a sua velha amiga?Aquela que trata bem. Antiga Agência Puga

trata o seu ente querido como ninguém,

temos um serviço personalizado.

Agência Alagoa - Fica junto ao Hospital Velho em Tavira

V.N.CACELA – V.R. STO ANTÓNIOSANTA MARIA – TAVIRA

IDALINA MARTINS RELEGO FERNANDES

30-05-1926 / 02-03-2011

AGRADECIMENTOOs seus familiares vêm, por este meio, agradecer a todos quantos a acompanharam em vida e nas suas cerimónias exéquias ou que de algum modo lhes ma-nifestaram o seu sentimento e amizade.

IDALINA MARTINS RELEGO FERNANDES

AGÊNCIA FUNERÁRIA

[email protected]

[email protected]

[email protected]

Empresarecomendada

TAVIRARua Dr. Miguel Bombarda n.º 25

Tel. - 281 323 983 - 281 381 881LUZ DE TAVIRA

EN 125, n.º 32 – Tel. - 281 961 455VILA REAL STO. ANTÓNIO

Rua 25 de Abril n.º 32 – Tel. - 281 541 414FUNERÁRIA PATROCÍNIO

Tlm. - 968 685 719Rua João de Deus, n.º 86 – Tel. -281 512 736

RESPONSÁVEL TÉCNICO IDALÉCIO PEDROTlm. - 964 006 390

Serviços FúnebresUrna pinho estofada – 500 €

Urna pinho e caixão zinco estofado – 900 €OFERTA de coroa de fl ores artifi ciais, cartões memoriais e livro de condolências

Solicite orçamento antes de decidir

TaviraTlm. – 969 003 042

Emergência 24 horasPedro - 965 040 428

Vila Real Sto. AntónioTlm. – 962 406 031

ALUGA-SE Apartamento T0 Luz-TaviraContactar: 918 617 269

CÂMARA MUNICIPAL DE TAVIRAEDITAL Nº 14 / 2011

Jorge Manuel do Nascimento Botelho, Presidente da Câmara Municipal de Tavira

TORNA PÚBLICO, que em reunião de Câmara Municipal, rea-lizada no dia 02 de Março de 2011, foram tomadas as seguintes deliberações:

1. Aprovada por unanimidade a proposta número 45/2011/CM, referente à atribuição de apoios a várias entidades - Car-naval 2011 / aprovação de minuta de protocolo entre o Muni-cípio de Tavira e a Associação de Ritmo do Algarve; 2. Aprovado por unanimidade proposta número 46/2011/CM, referente ao apoio ao abrigo do RMAAD – Clube de Ciclismo de Tavira;3. Aprovada por unanimidade a proposta número 47/2011/CM, referente à regularização das transferências efectuadas em 2010 para as freguesias;4. Aprovada por unanimidade a proposta número 48/2011/CM, referente à alteração à tabela de preços - T.U.T. - Trans-portes Urbanos de Tavira;5. Aprovada por unanimidade a proposta número 49/2011/CM, referente à parecer prévio para a abertura de procedi-mento com vista à celebração de contrato de prestação de serviços de Higiene e Limpeza de Instalações Municipais - Departamento Administrativo e Financeiro;6. Aprovada por unanimidade a proposta número 50/2011/CM, referente ao parecer prévio para a abertura de procedi-mento com vista à celebração de contrato de prestação de serviços de impressão e entrega de 10 edições mensais da agenda municipal - Gabinete de Comunicação e Relações Públicas;7. Aprovada por unanimidade a proposta número 51/2011/CM, referente ao parecer prévio para a celebração de con-tratos de prestação de serviços - Departamento de Cultura Património e Turismo;

Para constar e produzir efeitos legais se publica o presente Edital e outros de igual teor que vão ser afi xados nos lugares de costume. Paços do Concelho, 02 de Março do ano 2011

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL,Jorge Manuel Nascimento Botelho

(POSTAL do ALGARVE, nº 1024, de 10 de Março de 2011)

IDALINA MARTINS RELEGO FERNANDESIDALINA MARTINS RELEGO FERNANDES

TAVIRA

MANUEL LAURÊNCIO RODRIGUES

79 ANOS

AGRADECIMENTO

A sua querida família cumpre o doloroso dever de agra-decer reconhecidamente a todas as pessoas que assisti-ram ao funeral do seu ente querido, realizado no dia 4 de Março, para o Cemitério de Tavira, bem como a todos os amigos que manifestaram o seu pesar e solidariedade. Agradecem também a todos que rezaram Missa do 7º Dia, pelo seu eterno descanso, dia 10 de Março, quinta-feira, pelas 9 horas, na Igreja de Santiago em Tavira.

“Paz à sua Alma”

“Serviços Fúnebres efectuados pela Agência Funerária Pedro & Viegas, Ldª”

Tavira • Luz • V.R.Stº AntónioTelm. 964 006 390 - 965 040 428

Serviços Prestados Funerais Trasladações Cremações Preparação estética do falecido Manutenção de jazigos e campas

SERVIÇOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

ALAGOAA G Ê N C I A F U N E R Á R I A

281 322 652968 700 767918 530 058 / 966 088 [email protected]

Trav. Zacarias Guerreiro nº 2(Largo de S. Francisco)(Centro de Tavira)8800 – 740 Tavira

SERVIÇO PERMANENTE24 H

Sempre a seu ladonos momentos difíceis da vida...

Então, esqueceu a sua velha amiga?Aquela que trata bem. Antiga Agência Puga

trata o seu ente querido como ninguém,

temos um serviço personalizado.

Agência Alagoa - Fica junto ao Hospital Velho em Tavira

10 de Março de 2011 | 7

Page 8: Postal 1024

O FACTO de este ano o Carna-val se comemorar em Março pode ter contribuído para a descida de 2,6% na taxa de ocupação hoteleira registada em Fevereiro deste ano com-parativamente ao mesmo mês do ano anterior.

Em comunicado divulgado na passada sexta-feira, a maior associação hoteleira da região refere que a taxa de ocupação global média por quarto foi de 31,3% e que, por categoria, as unidades de cinco estrelas fo-

ram as mais afectadas.Por zonas geográficas, as

maiores quebras verifi caram-se nas zonas de Carvoeiro e Arma-ção de Pêra (menos 25%) e de Vilamoura, Quarteira e Quinta do Lago (menos 19,2%).

ALBUFEIRA MANTEVE NÍVEL DE OCUPAÇÃO A zona de Albufei-ra registou um nível de ocupa-ção semelhante ao verifi cado no ano anterior, acrescenta a Associação de Hotéis e Em-preendimentos Turísticos do

Algarve (AHETA).As zonas de Monte Gordo e

Vila Real de Santo António fo-ram as que registaram a taxa de ocupação mais elevada, com 61,6%, enquanto as de Carvoeiro e Armação de Pêra foram as que registaram a mais baixa, com 16,1%.

O volume de negócios na região durante esse mês teve uma descida mais acen-tuada do que as ocupações, diminuindo 8,2%, conclui a AHETA. MAD

Carnaval atraiu muitos visitantes em Março

Carnaval tardio faz hotelaria cair em FevereiroMaiores quebras em Carvoeiro e Armação de Pêra

LUÍS FORRA

FICHA TÉCNICA

Sede: Rua Dr. Silvestre Falcão, n.º 13 C - 8800-412 Tavira - Algarve Tel: 281 320 900 | Fax: 281 320 909 E-mail: [email protected]

Director: Henrique Dias (CP 3259). Director Comercial: Basílio Pires Editor: Ricardo Claro (CP 9238). Redacção: Cristina Men-donça (CP 3258), Geraldo de Jesus (CO 630), Helga Simão. Design: Profissional Gráfica. Colaboradores fotográficos: José A. N. Encarnação “MIRA” Colaboradores: Beja Santos (defesa do consumidor), Nel-son Pires (CR26). Departamento Comercial, Publicidade e Assinaturas: Anabela Gonçal-ves, José Francisco. Propriedade do título: Henrique Manuel Dias Freire, inscrito sob o nº 211 612 no Registo das Empresas Jornalísticas. Edição: Postal do Algarve - Publicações e Editores, Lda. Contribuinte nº 502 597 917. Depósito Legal: nº 20779/88. Registo do Título (dgcs): nº 111 613. Impressão: Coraze - Oli-veira de Azeméis Distribuição: Banca - Logista, à sexta-feira com o Público/VASP - Sociedade de Transportes e Distribuição, Lda e CTT.Membro: APCT - Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação; API - Associação Portuguesa de Imprensa; AIRA - Associação da Imprensa Regionalista Algarvia.

PUB

PUB

Tribunal Judicial de TaviraSecção Única

Rua Dr. Silvestre Falcão – 8800-412 TaviraTelef: 281 320 970 Fax: 281 325 313 Mail: [email protected]

Processo: 878/09.2TBTVRAcção de Reconhecimento/Execução de Decisão EstrangeiraN/Referência: 1043799Data: 08-02-2011

2ª Publicação

ANÚNCIOA Mm.ª Juíza de Direito Dr.ª Telma Capa de Brito, da Secção Única do Tribunal Judicial de Tavira:

FAZ SABER que na Acção de Reconhecimento/Execução de Decisão Estrangeira n.º 878/09.2TBTVR, em que são:

Requerente: Manuel Antunes

Requerida: Amélia Silva Barreira Antunes

correm éditos de 30 dias, contados da data da segunda

e última publicação do anúncio, citando: Amélia da Silva Barreira Antunes, com última residência conhecida em Urbanização do Lagar, 1.º andar, letra B, lote 51, Concei-ção, 8800-082 Conceição de Tavira, para no prazo de um mês, decorrido que seja o dos éditos, interpor recurso da decisão, nos termos e para os efeitos dos Artº 35º e 36º da Convenção de Lugano e que em substância a decisão declara executória a sentença proferida pelo Tribunal de Primeira Instância de Geneve, na Suíça, no processo em que foi requerente Manuel Antunes e requerida Amélia da Silva Barreira Antunes, tudo como melhor consta do duplicado da petição e sentença que se encontram nesta Secretaria, à disposição do citando.

O prazo acima indicado suspende-se, no entanto, nas férias judiciais.

A Juiz de Direito,

Dr(a). Telma Capa de Brito

A Escrivã Auxiliar,

Andrea Sousa

(POSTAL do ALGARVE, nº 1024,

de 10 de Março de 2011)

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIAAVISO

CONVOCATÓRIA

Vitor Manuel Nascimento Minhalma, Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Tavira.

Em conformidade com o disposto no n.º1 do art. 30º do Compromisso, convoca a Assembleia Geral, para a sessão ordinária a realizar no dia 24 de Março de 2011 pelas 16 horas no edifício do Lar/Centro de Dia, situado na Rua da Atalaia n.º5 com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1 - Apreciação e votação do relatório e contas de gerência de 2010;

2 - Informações Gerais (Edifício do Hospital – Igreja de S. José e da Mise-ricórdia.

Não se encontrando presente à hora indicada, a maioria do número legal dos Irmãos, a Assembleia funcionará de acordo com o preceituado no n.º2 do art. 28º do Compromisso, uma hora depois, em segunda convocatória, no mesmo local e com qualquer número de Irmãos.

Para constar e produzir os efeitos legais se passou o presente aviso e outros de igual teor que vão ser afi xados nos lugares públicos do costume, publicado em jornal local e informados por escrito os Irmãos da Misericórdia.

Tavira, 07 de Março de 2011

O Presidente da Assembleia Geral,Vitor Manuel Nascimento Minhalma

(POSTAL do ALGARVE, nº 1024, de 10 de Março de 2011)

Santa Casa da Misericórdiade Tavira

Instituição fundada em 1498

ARS/ALGARVE TENTA RESOLVER

PSD/Algarve denunciafalsos recibos verdes na SaúdeA ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE/ALGARVE assegurou na passada quinta-feira que vai tentar obter “um acordo que permita ultrapassar as divergências” com a empresa privada através da qual foram contratados funcionários que estão alegadamente sem rece-ber os salários desde o início do ano.

Em causa está a alegada uti-lização de falsos recibos ver-des na Secção de Conferência de Facturas de Farmácias da

ARS/Algarve, cujos trabalhado-res não recebem desde Janeiro, denunciou o PSD/Algarve em comunicado.

Contudo, segundo o PSD, para tentar diminuir os tra-balhadores a recibos verdes na Administração Pública foi “imposta” aos funcioná-rios “a obrigação de se cons-tituírem como sociedades unipessoais para manterem o seu posto de trabalho”.

Como os funcionários não o fizeram, a solução en-

contrada pela ARS foi a de contratar os funcionários através de uma empresa, mas, em Fevereiro de 2010, cinco desses elementos fo-ram “despedidos”, segundo o PSD.

Em comunicado enviado à Lusa, fonte do Conselho Directivo da ARS, confi rma ter contratado a empresa New Link, Consultadoria e Engenharia, SA para reali-zar o trabalho de conferên-cia de facturas, em regime de tarefa.

A ARS diz ter tomado conhecimento da situação laboral dos trabalhado-res da empresa e que está a “desenvolver contactos com as partes envolvidas” tendo em vista a “obtenção de um acordo que permita ultrapassar as divergências surgidas”.

MARTA DUARTE

CRIME

PSP apreendeheroína e cocaínaA PSP DE FARO anunciou a detenção, na passada segun-da-feira, de quatro suspeitos de tráfi co de estupefacientes e a apreensão de 10 mil e 500 doses de cocaína e he-roína, em Almancil e Quar-teira

Fonte da PSP disse à Lusa que as detenções de dois homens e duas mulheres fo-ram o culminar de uma ope-ração que decorria há mais de seis meses na região, sendo os detidos suspeitos de “abastecer de drogas du-ras as zonas entre Tavira e Quarteira”.

Além do produto estupe-faciente, as autoridades po-liciais apreenderam na posse dos suspeitos, cinco mil eu-ros em dinheiro, oito tele-móveis, um veículo, três ba-lanças de precisão e “diverso equipamento relacionado com a actividade ilícita”.

Segundo a mesma fonte, os quatro detidos foram ou-vidos na passda terça-feira pelo juiz de instrução crimi-nal para aplicação de even-tuais medidas de coação.

As apreensões de heroí-na em Portugal têm vindo a registar maiores quanti-dades este ano do que nos anos anteriores, neste que é um estupefaciente cujo consumo tem progressiva-mente baixado em Portugal e no Algarve, como confir-mou ao POSTAL a respon-sável regional do Instituto da Droga e da Toxicode-pendência.

A questão é a de saber se o aumento de apreensões se deve a maior eficácia no controlo ou a um efec-tivo aumento do tráfico e se o destino final da hero-ína será Portugal ou outro destino.

últimaTiragem desta edição:

10.196 exemplares