reciclagem de componentes do computador e periféricos

20
Reciclagem de componentes do computador e periféricos

Upload: luiz-henrique-vilarinho-neves

Post on 07-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Reciclagem de componentes do computador e periféricos

Reciclagem de componentes do computador e periféricos

Page 2: Reciclagem de componentes do computador e periféricos

A reciclagem dos computadores e seus periféricos podem ser feitas de diversas maneiras, e, uma delas é dar um segundo uso, às peças e componentes dos computadores, pra tal fazemos desde já uma sugestão bastante artística e pratica dos componentes ora reparem:

Arte e os 3 Rs

Page 3: Reciclagem de componentes do computador e periféricos
Page 4: Reciclagem de componentes do computador e periféricos
Page 5: Reciclagem de componentes do computador e periféricos
Page 6: Reciclagem de componentes do computador e periféricos
Page 7: Reciclagem de componentes do computador e periféricos
Page 8: Reciclagem de componentes do computador e periféricos
Page 9: Reciclagem de componentes do computador e periféricos
Page 10: Reciclagem de componentes do computador e periféricos
Page 11: Reciclagem de componentes do computador e periféricos

A reciclagem própriamente dita

Quase tudo num computador pode ser reciclado. Eis aqui alguns exemplos:

-O vidro do ecrã;-O plástico após separado dos diversos componentes;-O cobre;-O metal contido na torre -Alguns matérias como o níquel ouro e até prata contidos nos circuitos electrónicos por vezes também se conseguem reciclar;

Page 12: Reciclagem de componentes do computador e periféricos

Video de como decorre a reciclagem dos componentes do computador

Page 13: Reciclagem de componentes do computador e periféricos

Também é possivel reciclar por exemplo os tinteiros da impressora

Também podemos reciclar os nossos tinteiros, como, contributo imediato por termos um computador e uma impressora, que tantos recursos naturais gastam a ser fabricados.Eis as seguintes opções de reciclagem de tinteiros:Podemos ir a lojas da especialidade, e mandar reencher os tinteiros para nós os reusamos, até cerca de mais o menos oito vezes, depois torna-se pouco viável.Podemos também, comprar em qualquer loja de material informático, tinteiros já reciclados e prontos a usar.

Page 14: Reciclagem de componentes do computador e periféricos

Para quem gosta só de originais, vindos da fábrica, compre o original mas devolva o tinteiro vazio à loja, assim ajudando na sua reciclagem, e, posterior uso pela marca ou pelas marcas de compatíveis.

Também existe a possibilidade do faça você mesmo, pois existem vários kits de reenchimento disponíveis nas lojas da especialidade, sobre esse tema apresento agora dois vídeos de exemplo:

Page 15: Reciclagem de componentes do computador e periféricos
Page 16: Reciclagem de componentes do computador e periféricos
Page 17: Reciclagem de componentes do computador e periféricos

Dá que pensar

E se contudo isto não ficaste convencido a reciclar, que além de te poupar dinheiro, como por exemplo a poupança em tinteiros pode ir até 50% do custo original. Eis aqui alguns dados, da agressão ecológica dos computadores.

Page 18: Reciclagem de componentes do computador e periféricos

Fabricação de cada computador consome 1.800 quilos de materiaisAgostinho Rosa09/03/2007 Você sabe quanto pesa o seu computador? Embora possa não ter o dado preciso, você poderia fazer uma boa estimava, com uma grande possibilidade de não errar muito. Mas e quanto pesa todo o material gasto no processo produtivo que transformou todas as matérias-primas, até fazê-las tomar a forma de computador?O dado é impressionante e acaba de ser divulgado pela Universidade das Nações Unidas. Em um estudo coordenado pelo professor Ruediger Kuehr, os pesquisadores descobriram que nada menos de 1,8 tonelada de materiais dos mais diversos tipos são utilizados para se construir um único computador.O cálculo foi feito tomando-se como base um computador de mesa com um monitor CRT de 17 polegadas. Somente em combustíveis fósseis, o processo de fabricação de um computador consome mais de 10 vezes o seu próprio peso.São, por exemplo, 240 quilos de combustíveis fósseis, 22 quilos de produtos químicos e - talvez o dado mais impressionante - 1.500 quilos de água. O problema é que a fabricação dos chips consome uma enormidade de água. Cada etapa da produção de um circuito integrado, da pastilha de silício até o microprocessador propriamente dito, exige lavagens

Page 19: Reciclagem de componentes do computador e periféricos

seguidas em água extremamente pura. Que não sai assim tão pura do processo, obviamente.O estudo mostra que a fabricação de um computador é muito mais material- intensiva - em termos de peso - do que a fabricação de eletrodomésticos da linha branca, como refrigeradores e fogões, e até mesmo do que a fabricação de automóveis. Esses produtos exigem apenas de 1 a 2 vezes o seu próprio peso em combustíveis fósseis.

Metais preciosos nos computadoresAlém do ouro, da prata e do paládio, os computadores contêm cobre, estanho, gálio, índio e mais um família inteira de metais únicos e indispensáveis e, portanto, de altíssimo valor.O índio, um subproduto da mineração do zinco, por exemplo, é essencial na fabricação dos monitores de tela plana, ou LCD, e de telefones celulares. Ele está presente em mais de 1 bilhão de equipamentos fabricados todos os anos.Nos últimos cinco anos, o preço do índio aumentou seis vezes, tornando-o hoje mais caro do que a prata. E como sua produção depende da mineração do zinco, não é possível simplesmente produzir mais, porque não há produção suficiente de zinco. Além do que as reservas minerais são limitadas.

Page 20: Reciclagem de componentes do computador e periféricos

Graças a isso, alguns esforços de reciclagem do índio já estão sendo feitos na Bélgica, no Japão e nos Estados Unidos, com excelentes resultados. O Japão já consegue retirar metade de suas necessidades anuais do elemento a partir da reciclagem.E o índio não é o único exemplo. O preço de mercado de outros metais necessários à indústria eletrônica, mesmo que em pequenas quantidades, também disparou. Embora o preço do bismuto, utilizado em soldas sem chumbo, tenha apenas dobrado nos últimos dois anos, o preço do rutênio, utilizado em resistores e em discos rígidos, foi multiplicado por sete.

Retirado de uma publicação online brasileira