recebimento e separaÇÃo de processos - … · possuem os processos cíveis. apoio da...

8
Tipo: Procedimento Apoio Finalístico Código: MP – DDCP-INS 01 Versão: 00 Data versão inicial: 01/02/2016 Data versão vigente: 01/02/2016 Validade: 01/02/2017 Página: 1/8 Título:2 RECEBIMENTO E SEPARAÇÃO DE PROCESSOS Unidade de Aplicação: Departamento de Distribuição e Controle Processual Responsável(is) envolvido(s): Servidores, estagiários e funcionários terceirizados do Departamento de Distribuição e Controle Processual. Objetivo: Receber e separar os processos de 2º grau oriundos do Tribunal de Justiça, distribuindo-os aos servidores responsáveis pelo registro nos sistemas. Histórico de Revisão: Emissão inicial deste documento 1. PROCEDIMENTO Atividade Responsáveis Informações Complementares 1 Efetuar troca de caixas de processos entre MP e TJ. Funcionários terceirizados e estagiários Diariamente às 13 horas, o veículo do TJ chega para que se efetue a troca de caixas no estacionamento do MPPR. O funcionário terceirizado e os estagiários disponíveis, supervisionados por ao menos um servidor, são responsáveis por levar as caixas para o estacionamento do MP com os processos a serem retornados ao TJ e receber as caixas com os processos oriundos do TJ. A quantidade diária para troca é de 30 caixas, independente de estarem vazias. Nota 1: Na mesma atividade, devolvem-se os processos encaminhados erroneamente ao Departamento de Distribuição e Controle Processual em datas anteriores. 2 Receber do motorista do Tribunal de Justiça os recibos de envio de documentos assinados. Funcionários terceirizados e estagiários Os recibos deverão ser digitalizados e arquivados eletronicamente junto ao Apoio Administrativo do Departamento. Nota 2: Na mesma atividade, entregam-se as guias de encaminhamento de processos do TJ assinadas ao motorista, referentes aos processos já conferidos em dias anteriores. 3 Levar as caixas para o Departamento de Distribuição e Controle Processual. Funcionários terceirizados e estagiários O transporte das caixas com os processos é feito com o auxílio da plataforma de movimentação. 4 Enviar as caixas que possuem os processos Criminais aos servidores da distribuição. Apoio da Coordenação, funcionários terceirizados e estagiários O Apoio da Coordenação conta a quantidade de caixas com processos criminais e divide de forma igualitária entre os servidores da distribuição presentes. Os terceirizados e estagiários levam as caixas até as mesas dos servidores da distribuição. 5 Conferir as guias das caixas que possuem os processos Cíveis. Apoio da Coordenação, funcionários terceirizados e estagiários As guias ficam sobre os processos, e nelas deve ser verificado se estão de acordo os números dos processos e os volumes. Enquanto é feita a conferência das guias dos processos cíveis, os servidores da distribuição estão distribuindo os processos criminais (Conforme PAF MP DDCP-INS 02).

Upload: vocong

Post on 08-Nov-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Tipo:

Procedimento Apoio Finalístico

Código:

MP – DDCP-INS 01

Versão:

00Data versão inicial:

01/02/2016

Data versão vigente:

01/02/2016

Validade:

01/02/2017

Página:

1/8Título:2

RECEBIMENTO E SEPARAÇÃO DE PROCESSOS

Unidade de Aplicação:

Departamento de Distribuição e Controle Processual

Responsável(is) envolvido(s):

Servidores, estagiários e funcionários terceirizados doDepartamento de Distribuição e Controle Processual.

Objetivo:

Receber e separar os processos de 2º grau oriundos do Tribunal de Justiça, distribuindo-os aos servidores responsáveis pelo registro nos sistemas.Histórico de Revisão:

Emissão inicial deste documento

1. PROCEDIMENTO

Atividade Responsáveis Informações Complementares

1Efetuar troca de caixas de processosentre MP e TJ.

Funcionáriosterceirizados e

estagiários

Diariamente às 13 horas, o veículo do TJ chega para que se efetue a troca de caixas noestacionamento do MPPR.O funcionário terceirizado e os estagiários disponíveis, supervisionados por ao menos um servidor, são responsáveis por levar as caixas para o estacionamento do MP com os processos a serem retornados ao TJ e receberas caixas com os processos oriundos do TJ.A quantidade diária para troca é de 30 caixas, independente de estarem vazias.Nota 1: Na mesma atividade, devolvem-se os processos encaminhados erroneamente ao Departamento de Distribuição e Controle Processual em datas anteriores.

2Receber do motorista do Tribunal de Justiça os recibos de envio de documentos assinados.

Funcionáriosterceirizados e

estagiários

Os recibos deverão ser digitalizados e arquivados eletronicamente junto ao Apoio Administrativo do Departamento.Nota 2: Na mesma atividade, entregam-se as guias de encaminhamento de processos do TJ assinadas ao motorista, referentes aos processos já conferidos em dias anteriores.

3Levar as caixas para o Departamento de Distribuição e Controle Processual.

Funcionáriosterceirizados e

estagiários

O transporte das caixas com os processos é feito com o auxílio da plataforma de movimentação.

4Enviar as caixas que possuem os processos Criminais aos servidores da distribuição.

Apoio daCoordenação,funcionários

terceirizados eestagiários

O Apoio da Coordenação conta a quantidade de caixas com processos criminais e divide deforma igualitária entre os servidores da distribuição presentes.Os terceirizados e estagiários levam as caixasaté as mesas dos servidores da distribuição.

5Conferir as guias das caixas que possuem os processos Cíveis.

Apoio daCoordenação,funcionários

terceirizados eestagiários

As guias ficam sobre os processos, e nelas deve ser verificado se estão de acordo os números dos processos e os volumes.Enquanto é feita a conferência das guias dos processos cíveis, os servidores da distribuiçãoestão distribuindo os processos criminais (Conforme PAF MP DDCP-INS 02).

Tipo:

Procedimento Apoio Finalístico

Código:

MP – DDCP-INS 01

Versão:

00Data versão inicial:

01/02/2016

Data versão vigente:

01/02/2016

Validade:

01/02/2017

Página:

2/8Título:2

RECEBIMENTO E SEPARAÇÃO DE PROCESSOS

6Assinar as guias de remessa oriundas do TJ.

Apoio daCoordenação,funcionários

terceirizados eestagiários

Preenchendo as datas de recebimento e entregando-as ao Apoio Administrativo.

7 Arquivar as guias de remessa.Apoio

Administrativo

As guias são digitalizadas e arquivadas eletronicamente.Caso a guia venha sem o processo ou com o volume incorreto, o Apoio Administrativo deve entrar em contato com o TJ e solicitar o envio do processo correto na próxima entrega.Se o processo for encaminhado sem a respectiva guia, conferir se ele foi destinado corretamente ao Departamento de Distribuição e Controle Processual. Se positivo, entrar em contato com o TJ, solicitando envio da guia por email, encaminhando o processo para distribuição, caso contrário, encaminhar o processo ao TJ no dia útil subsequente (através da troca de caixas), afixando bilhete de aviso sobre o destino.

8

Separar os processos cíveis de forma equitativa, verificando se há processos com datas de vista posteriores.

Apoio daCoordenação,funcionários

terceirizados eestagiários

Realizar a separação dos autos em quantidades iguais entre os servidores da distribuição presentes no dia.As quantidades separadas serão compostas pela totalidade dos processos enviados por uma ou mais câmaras, até que se complete a fração destinada aquele servidor para registro no sistema.

8.1Se houver processos com datas de vistas posteriores, colocar em armário específico.

Apoio daCoordenação,funcionários

terceirizados eestagiários

É comum o TJ encaminhar processos com data de vista posterior a corrente. Esses processos devem ser colocados em armário específico para distribuição em datas posteriores, com folha indicativa do dia da vista.

9Verificar se há processos das 4ª e 5ª Câmaras Cíveis.

Apoio daCoordenação,funcionários

terceirizados eestagiários

Os processos das 4ª e 5ª Câmaras Cíveis sãoseparados para triagem específica do Diretor.Nota 3: Tal triagem existe em razão de especificidades daorganização dos grupos de Procuradores do MPPR, que não estabelece correspondência direta com a estrutura doTJPR.

9.1Se houver processos das 4ª e 5ª Câmaras Cíveis, colocar na mesa doDiretor.

Apoio daCoordenação,funcionários

terceirizados eestagiários

x-x-x-x

9.2 Realizar triagem dos processos da 4ªe 5ª Câmaras Cíveis e informar na capa do processo o destino.

Diretor Encaminhar para o 2º Grupo Cível os processos relativos à matéria de Direito Público. Encaminhar para o 6º Grupo Cível os processos relativos à Improbidade Administrativa. Encaminhar para o 7º Grupo Cível as ações civis públicas (exceto aquelas relativas a medicamentos e à improbidade administrativa, que deverão ser direcionadas

Tipo:

Procedimento Apoio Finalístico

Código:

MP – DDCP-INS 01

Versão:

00Data versão inicial:

01/02/2016

Data versão vigente:

01/02/2016

Validade:

01/02/2017

Página:

3/8Título:2

RECEBIMENTO E SEPARAÇÃO DE PROCESSOS

ao 2º Grupo Cível e 6º Grupo Cível, respectivamente).

9.3Separar os processos triados de forma equitativa.

Apoio daCoordenação,funcionários

terceirizados eestagiários

Realizar a separação dos autos triados em quantidades iguais entre os servidores presentes no dia que realizarão a distribuição dos processos. Nota 4: Para separar e movimentar a carga de processos de cada servidor da distribuição, são utilizadas as caixas do TJPR disponíveis no setor.

10Aguardar o término da distribuição dos processos criminais.

Apoio daCoordenação,funcionários

terceirizados eestagiários

Ver PAF MP DDCP-INS 02.

11Levar os processos cíveis para a mesa dos servidores.

Funcionáriosterceirizados e

estagiários

Retirar da mesa dos servidores os processos criminais já distribuídos e levar os cíveis, considerando a separação equitativa já realizada.

2. SIGLAS E DEFINIÇÕES

2.1 Câmaras (Cíveis/Criminais): denominação utilizada pelo Tribunal de Justiça para identificar um grupo composto por um colegiado de Desembargadores, que se reúnem para analisar e julgar processos em nível de segundo grau.

2.2 DDCP: Departamento de Distribuição e Controle Processual.2.3 Grupos (Cíveis/Criminais): Forma de organização das Procuradorias de Justiça no MPPR. Visa distribuir os

serviços de forma equitativa, proporcional e alternadamente entre os Procuradores de Justiça. Estabelecida pela resolução 34/2013 do Colégio de Procuradores de Justiça do MPPR.

2.4 MPPR: Ministério Público do Estado do Paraná.2.5 TJ: Tribunal de Justiça.

3. DOCUMENTOS A SEREM ARQUIVADOS

Documento ResponsávelTipo dearquivo

Local dearquivo

Ordenação

Diretrizes para DGD

CódigoPrazo

ArquivoCorrente

DestinoApós oPrazo

Recibo de envio deDocumentos

ApoioAdministrativo

CópiaEletrônica

ArquivoRecibos de

envio deDocumentos

Data

Guias de remessado TJ

ApoioAdministrativo

CópiaEletrônica

Arquivo Guiasde remessa do

TJData

4. CONTROLES DE PROCESSO

Não há controles de processo estabelecidos para este documento.

5. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Referência Título/ Descrição Dispositivo(s)

MOFManual de Orientação Funcional do MPPR http://www.mppr.mp.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=555

Verbetes: 13, 14, 18, 20 e 24.

Tipo:

Procedimento Apoio Finalístico

Código:

MP – DDCP-INS 01

Versão:

00Data versão inicial:

01/02/2016

Data versão vigente:

01/02/2016

Validade:

01/02/2017

Página:

4/8Título:2

RECEBIMENTO E SEPARAÇÃO DE PROCESSOS

6. ANEXOS E/OU MODELOS

Número Descrição Disponível em:

01 Fluxograma do ProcessoAo final deste Procedimento.

02 Recibo de Envio de Documentos – Cópia EletrônicaAo final deste Procedimento.

03 Guia de Remessa do TJAo final deste Procedimento.

7. VALIDAÇÃO

Colaboração Elaboração Revisão DDOServidores, Estagiários e Terceirizados do Departamento de Distribuição e Controle Processual.

Equipe DDO (Ainoan Arlindo, Alcides Santos Neto,Bianca Schwerdt Zilli).

Sandra MancinoDiretora

Análise Departamento AprovaçãoSilvestre SchindaDiretor

Murilo Cezar Soares e SilvaPromotor de Justiça -Núcleo de Assessoramento da SUBPLAN

Assinatura: Assinatura:

Tipo:

Procedimento Apoio Finalístico

Código:

MP – DDCP-INS 01

Versão:

00Data versão inicial:

01/02/2016

Data versão vigente:

01/02/2016

Validade:

01/02/2017

Página:

5/8Título:2

RECEBIMENTO E SEPARAÇÃO DE PROCESSOS

ANEXO 1 – FLUXOGRAMA

Tipo:

Procedimento Apoio Finalístico

Código:

MP – DDCP-INS 01

Versão:

00Data versão inicial:

01/02/2016

Data versão vigente:

01/02/2016

Validade:

01/02/2017

Página:

6/8Título:2

RECEBIMENTO E SEPARAÇÃO DE PROCESSOS

Tipo:

Procedimento Apoio Finalístico

Código:

MP – DDCP-INS 01

Versão:

00Data versão inicial:

01/02/2016

Data versão vigente:

01/02/2016

Validade:

01/02/2017

Página:

7/8Título:2

RECEBIMENTO E SEPARAÇÃO DE PROCESSOS

ANEXO 2 – RECIBO DE ENVIO DE DOCUMENTOS

Tipo:

Procedimento Apoio Finalístico

Código:

MP – DDCP-INS 01

Versão:

00Data versão inicial:

01/02/2016

Data versão vigente:

01/02/2016

Validade:

01/02/2017

Página:

8/8Título:2

RECEBIMENTO E SEPARAÇÃO DE PROCESSOS

ANEXO 3 – GUIA DE REMESSA DO TJ