recantos do rio - correiocarioca.com.br · o carnaval carnaval é uma festa que se originou na...

12
Desde 2008 | Ano XI | Nº 120 | janeiro de 2018 Quais as tendências para 2018? Moda Pág. 3 Angústias na 3ª idade Odontologia Pág. 3 Anuncie! A partir de R$ 23,90! Classificados Pág. 9 Receitas para o verão. Culinária Pág. 5 Curso profissionali- zante de ator!!! Teatro Pág. 11 Quem é o lobo mau? Sexualidade Pág. 7 Verão é a época das férias, do sol, da alegria. E por que não “viajar” pela sua cidade? O Rio de Janeiro está repleto de recantos, alguns escondidos, para serem descobertos por você. Confira na Pág 2. RECANTOS DO RIO Foto: Correio Carioca RECANTOS DO RIO

Upload: dangcong

Post on 30-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RECANTOS DO RIO - correiocarioca.com.br · O CARNAVAL Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. ... como o maior carnaval do mundo. Em 1995,

Desde 2008 | Ano XI | Nº 120 | janeiro de 2018

Quais as tendências para 2018?

Moda Pág. 3

Angústias na 3ª idade

Odontologia Pág. 3

Anuncie! A partir de R$ 23,90!

Classificados Pág. 9

Receitas para o verão.Culinária Pág. 5

Curso profissionali-zante de ator!!!

Teatro Pág. 11

Quem é o lobo mau?Sexualidade Pág. 7

Verão é a época das férias, do sol, da alegria. E por que não “viajar” pela sua cidade? O Rio de Janeiro está repleto de recantos, alguns escondidos, para serem descobertos por você. Confira na Pág 2.

RECANTOS DO RIO

Foto: Correio Carioca

RECANTOS DO RIO

Page 2: RECANTOS DO RIO - correiocarioca.com.br · O CARNAVAL Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. ... como o maior carnaval do mundo. Em 1995,

CORREIO CARIOCA2 ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

RECANTOS ESCONDIDOS DO RIO

O imortal Ribeiro Couto tinha razão. O carioca não pre-cisa ir longe para conhecer lugares interessantes. Eles po-dem estar escondidos bem perto de casa, basta se aventurar.

Forte do Leme: Ofuscado pela fama do Forte de Copa-cabana, o Forte do Leme é pouco conhecido pelos morado-res do Rio. Mal sabem que, bem mais alto que o vizinho, aquele forte possui uma vista surpreendente. O caminho do passeio ecológico de subida é bem sinalizado, por isso as visitas são feitas sem a necessidade de guia, o que permite seguir o próprio ritmo, sem se preocupar com o tempo.

Na subida - com visões de ângulos incomuns das praias próximas ao Forte, algumas acessíveis apenas de barco -, esculturas de M. Azevedo retratam a Via Crucis. O forte foi erguido no século XVIII (1776-1779) sobre as ruínas do antigo Forte do Vigia. Não possui canhões e sim obuseiros, armamentos de trajetória curta destinados a transpor altas barreiras, como os Morros da Urca e do Pão de Açúcar. O elevador de armamentos, as galerias subterrâneas com ja-nelas estratégicas para visualizar o inimigo e o mapa dese-nhado no chão com a localização dos outros fortes e ilhas próximas ao Leme também devem ser procurados durante o passeio lá em cima. Uma curiosidade: Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, serviu ali em 1789, pouco tempo antes de ser preso. A localização do forte na linha de frente

“Todas as viagens são lindas, mesmo as que fizeres nas ruas de teu bairro. O encanto dependerá do teu estado de alma”.

do Forte de Copacabana já rendeu um acidente: em 1922, durante a Revolta do Forte de Copacabana, o Forte Duque de Caxias foi atingido por dois tiros oriundos de canhões daquela fortificação.

Parque Lage: Outro recanto imperdível bem no coração da zona sul e pouco visitado é o Parque Lage. Apesar da vantagem de ter entrada franca, muita gente prefere visitar o Jardim Botânico quando pensa em um local para caminha-das em meio à natureza. Pena, pois o Lage, que por sinal é vizinho do famoso Jardim, guarda encantos e história. Na antiga residência do empresário Henrique Lage, presente para a esposa e cantora lírica Gabriela Bezanzoni Lage, hoje funciona a Escola de Artes Visuais, em cujo pátio é ofereci-do um concorrido café da manhã com música ao vivo. As mesas se espalham pela área próxima à piscina de pedra, que já foi palco de filmes como Macunaíma e da minissérie JK. O ambiente é despojado, repleto de futons, almofadas e mesas baixinhas. Uma caminhada pelo parque ou mesmo um pique-nique também são bem-vindos. O parque faz par-te do complexo da Floresta da Tijuca, que conserva o que

Foto: Correio Carioca

CONTINUA NA PÁGINA 11

Page 3: RECANTOS DO RIO - correiocarioca.com.br · O CARNAVAL Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. ... como o maior carnaval do mundo. Em 1995,

CATARATAS DO IGUAÇUEla foi recentemente escolhida como uma das 7 ma-

ravilhas da natureza fundação New 7 Wonders of Nature. Trata-se de uma sucessão de 275 saltos em forma de fer-radura que brotam do Rio Iguaçu, na fronteira de Brasil e Argentina.

É sensacional contemplar um dos cenários naturais mais espetaculares do mundo. O visitante caminha por passarelas que o levam a poucos metros da maior de to-das as quedas d’água, batizada de “Garganta do Diabo”. A vista das quedas a partir do mirante brasileiro é indes-critível.

O CARNAVALCarnaval é uma festa que se originou na Grécia em

meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C. É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carna-val era marcado pelo “adeus à carne” ou do latim “car-ne vale” dando origem ao termo “carnaval”. Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de esco-las de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque.

O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Reci-fe, como o maior bloco de carnaval do mundo.

3CORREIO CARIOCA

ANGÚSTIAS DA TERCEIRA IDADE

A INFLUÊNCIA DA MODA EM 2018

O problema que mais acomete as pessoas nesta faixa etária é a doença periodontal (aquela em que os dentes vão se abalando por causa do tártaro ou outros fatores) que provoca o uso das famosas próteses (dentaduras, pererecas, ou como queiram chamá-las). É aí que come-ça o problema, pois prótese nunca será dente.

Muitas vezes, nesse momento, a pessoa resiste e pede para manter um trabalho que não tem mais jeito (exemplo: uma ponte fixa, que não pode ser mantida com os dentes abalados). Então, recomenda-se fazer uma prótese inteira que, às vezes, machuca, sendo ne-cessário ajustá-la. Quando são provisórias e colocadas logo após a extração do dente não ficam muito justas, já que a gengiva vai “murchando”, e conseqüentemente a dentadura “afrouxando”. Para resolver este empecilho é importante aguardar algum tempo até que a prótese definitiva possa ser colocada.

Por isso tudo eu digo que é necessário ter “paciên-cia de monge”, pois perder dentes não é coisa fácil. As pessoas ficam angustiadas, deprimidas e irritadas. Mas como é preciso banir esta doença da boca deve existir o esforço de aceitar e tentar acostumar-se à mudança.

Quando está muito difícil eu indico o implante den-tário, que dependendo da saúde do paciente, pode ser feito.

Espero que esta coluna ajude a esclarecer suas dú-vidas e peço: tenham paciência, pois esta é uma fase difícil na vida do ser humano.

Beijos,Dra. Renata Pescadinha

As tendências primavera/verão 2018 já estão sendo delfi-nadas pelos influenciadores de moda e as peças que chegam às araras dos magazines e dominam o street style seguiram um longo caminho até esse estágio final.

Os chamados consultores de moda trabalham em busca do que irá fazer sucesso com o consumidor final nas próximas temporadas de moda. Comece a preparar o seu guarda-roupa para adquirir algumas peças da nova tendência.

As estampas com desenhos geométricos presentes nas polainas nos anos 80 surge como forte tendência da moda pri-mavera/verão 2018. A década que marcou o cenário reaparece através de estampas figurativas com toque lúdico e também por meio de prints geométricos.

Ombros estruturados bailam nas passarelas internacionais. Essa silhueta marcada por mangas bufantes e ombreiras foi uma forte tendência dos anos 80, e surge em peças de alfaiataria como em looks de festas.

O slip dress promete dar o que falar.Uma tendência da moda que aposta em conjuntos que tem uma carinha de pi-jama. Os tecidos serão bem confortáveis e as estampas terão um ar inusitado.

O romantismo vai tomar conta! Os babados surgem em camada de peças como saias, vestidos e até blusas. Os babados podem ser usados em mangas ou até em golas.

As flores pequenas saem de cena e deixam espaço para as estampas com motivos grandes e com aplicações. Esse tipo de estampa vai estar bailando nas quatro estações do ano.

Não podemos esquecer das listras, uma forte tendência primavera/verão. Essa estampa aparece em diferentes com-posições e maneiras, tanto em versões coloridas e em looks de duas cores.

Segundo a estilista e consultora de moda Bruna Lioncio, o marco de 2018 é o pink yarrow, uma espécie de rosa vibrante que tem como objetivo tornar o visual mais alegre e descolado.

Por Eliz França [email protected] e 97961-0456.

CURIOSIDADES...ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

Page 4: RECANTOS DO RIO - correiocarioca.com.br · O CARNAVAL Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. ... como o maior carnaval do mundo. Em 1995,

CONCELOS.Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em

São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vascon-celos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelên-cia em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo sexto ano consecutivo em 2016.

correiocarioca.com.br4 CORREIO CARIOCAANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

O ar condicionado é um alívio nos dias de temperaturas elevadas, principal-mente no verão. Para os alérgicos, no en-tanto, a sensação pode ser um verdadeiro tormento. A alergologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Yara Mello, explica que o ar gelado e seco pro-voca o ressecamento da mucosa do nariz, piorando o quadro.

Além dessas particularidades, quem possui o problema sofre ainda por outro fator: a falta de higienização do equipa-mento. A combinação entre pó e umidade no duto do ar condicionado cria um am-

ALÉRGICOS SOFREM MAIS COM AR CONDICIONADO

biente favorável para a proliferação de microrganismos.“O pó e a umidade acabam ajudando na prolifera-

ção de fungos e ácaros. Para quem é alérgico, esses fa-tores estimulam a crise, principalmente pela presença dos ácaros”, ressalta a especialista.

A irritação, porém, não se restringe ao ambiente refrigerado. A mudança de temperatura do ambien-te também tende a estimular as crises alérgicas. Yara Mello esclarece que é possível que o processo fisioló-gico do organismo para manter estável a temperatura ideal do corpo seja um agravante para quem tem rinite alérgica.

“O nariz caracteriza-se por ser muito vasculariza-do, e o processo de vasoconstrição e vasodilatação, para manter a temperatura normal do organismo, pode provocar sintomas nasais”, conclui.

Para evitar estas situações indesejadas e aproveitar o ambiente mais fresco, é indicado não abusar das bai-xas temperaturas, mantendo o local em torno de 24ºC. A alergologista lembra que a hidratação é outro grande aliado por diminuir o ressecamento da mucosa.

COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VAS-

Page 5: RECANTOS DO RIO - correiocarioca.com.br · O CARNAVAL Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. ... como o maior carnaval do mundo. Em 1995,

5CORREIO CARIOCA

SALADA ITALIANAIngredientes: tomates tipo cereja, bolinhas de mussarela de búfala, folhas de manjericão, azeite, sal, pão francês ou torra-das e orégano. Modo de fazer: num refratário coloque os to-mates cereja, as bolinhas de musssarela e as folhas de manje-ricão. Regue com bastante azeite e coloque um pouco de sal. Por cima espalhe pedaços de pão francês cortados em cubos ou torradas também cortadas em cubos. Opcional: se desejar adicione um pouco de orégano.

MAIONESE DE BACALHAUIngredientes: meio quilo de bacalhau, um quilo de batatas co-zidas, 150 gramas de presunto, 150 gramas de azeitonas sem caroço, um vidro de maionese, azeite e 250 gramas de picles (opcional). Modo de fazer: coloque o bacalhau de molho de um dia para o outro, trocando a água várias vezes. No dia se-guinte, coloque-o no fogo, afervente-o e retire as peles e espi-nhas, desfiando-o. Cozinhe as batatas cortadas em cubos com água e sal, escorra-as e junte-as ao bacalhau. Adicione então os outros ingredientes, regue com muito azeite e misture bas-tante maionese até formar uma massa homogênea. Coloque num refratário, enfeite a gosto e leve à geladeira.

SALADA RUSSA DE FRANGOIngredientes: três ou quatro peitos de frango, sal, uma cebola, um tomate, meio pimentão, um pouco de salsinha picada, um vidro de maionese, azeite, um vidro de palmitos picados e três maças descascadas e picadas em pequenos cubos.Modo de fazer: cozinhe os peitos de frango com água, sal, cebola, tomate e pimentão. Deixe esfriar e desfie-os. Junte então os outros ingredientes, regue com bastante azeite e adicione a maionese até ficar bem homogênea. Enfeite com folhas de salsa e leve à geladeira.

SALPICÃO DE FRANGO

Ingredientes: três peitos de frango, sal, num refratário, junte a cebola, um tomate, meio pimentão, 300 gramas de presunto partidinho, uma lata de ervilhas, um vidro de maionese, um pacote de batata palha e uma caixa de creme de leite (opcio-nal).Modo de fazer: cozinhe os peitos de frango com água, sal e os temperos. Espere esfriar e desfie-os. Então, coloque num refratário e misture bastante maionese. Leve à geladeira.

MONTANHA DE NEVEIngredientes massa: uma xícara (chá) de margarina, duas xícaras (chá) de açúcar, quatro gemas, duas xícaras (chá) de farinha de trigo, um pacote de fécula de batata, duas xícaras (chá) de leite e uma colher (sopa) de fermento em pó. Modo de fazer massa: bata o açúcar com a margarina, junte as gemas e continue ba-tendo até ficar esbranquiçado. Adicione então o leite, a farinha, a fécula e o fermento. Bata bem e leve para assar num tabuleiro untado e enfarinhado. Ingredientes glacê: quatro claras e açúcar.Modo de faze glacê: bata as quatro claras em neve e vá juntan-do o açúcar até dar o ponto. Cubra o bolo frio com este glacê e coco ralado. Ingredientes recheio: uma lata de leite condensado cozido e coco ralado. Aplicação do recheio: corte o bolo ao meio espalhando o recheio na primeira metade. Cubra com a outra metade, colocando o glacê por cima.

RECEITAS DE VERÃO

ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

SALVE UMA VIDA. DOE SANGUE!

Page 6: RECANTOS DO RIO - correiocarioca.com.br · O CARNAVAL Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. ... como o maior carnaval do mundo. Em 1995,

correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCA6 ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

O INÍCIO DO VÔLEI CAMPEÃOO país do futebol passou a ser, a

partir dos anos 1990, também, o do vôlei. E tudo começou com um gru-po de garotos em 1992. Nos jogos olímpicos daquele ano, em Barcelo-na, eles fizeram pela primeira vez o Brasil ganhar a medalha de ouro no esporte.

É verdade que oito anos antes, nos jogos de Los Angeles, o time de Bernard e Renan, com a medalha de prata, iniciou o processo de valori-zação do esporte e o aumento das transmissões pela TV, porém, nada pode ser comparado com a conso-lidação do vôlei no país a partir da conquista de 1992.

A seleção era formada por Mau-rício e Talmo, os levantadores, Car-lão, Paulão, Douglas, Amauri e Jor-ge Édson, que jogavam pelo meio, e Marcelo Negrão, Pampa, Tande, Giovane e Janelson, pontas. O trei-nador era José Roberto Guimarães,

que também treinou a seleção femi-nina.

Na final dos jogos de Barcelona, disputada no dia 9 de agosto, a se-leção derrotou a fortíssima Holanda por 3 sets a 0 (15/12, 15/8 e 15/5). O ponto decisivo foi marcado de sa-que por Marcelo Negrão. Essa ima-gem ficou na memória dos amantes do esporte. Esse título fez com que o voleibol “explodisse” no Brasil. A partir da conquista aumentou consi-deravelmente o número de garotos e garotas procurando escolinhas para praticar o esporte. O futebol acabou ganhando um rival de peso.

Mais tarde, a seleção super cam-peã do treinador Bernardinho, que como jogador conquistou a medalha de prata nos jogos olímpicos de Los Angeles, continuou empolgando e trazendo medalhas, mas o início de tudo foi há 20 anos com aquele grupo de garotos.

Símbolo de vida e trabalho, o pão tem significado importante para várias religiões. Uma das primeiras comidas preparadas pelo homem, o pão come-çou a ser assado (em fornos de barro) no Egito, 7000 anos antes de Cristo. Foi no Egito também que teve início o uso do fermento.

O comércio entre egípcios e gregos fez com que o pão chegasse à Antiga Roma, de onde ele se difundiu para gran-de parte da Europa. O pão chegou ao Brasil com os portugueses, mas seu con-sumo só se popularizou no século XIX, tendo a panificação se expandido com a vinda dos imigrantes italianos no século XX.

Cereais como o trigo, centeio, aveia e cevada contêm uma proteína chamada glúten. Quando trabalhamos a massa do pão, estamos desenvolvendo o glúten, responsável por deixar a massa do pão elástica e esponjosa, permitindo assim o crescimento. As pessoas que sofrem de doença celíaca não podem ingerir glúten.

Os ingredientes básicos do pão são farinha, água e sal, mas outros ingredien-tes podem ser acrescentados. A farinha de trigo do tipo I apresenta menor quan-tidade de impurezas. O fermento mais

usado na panificação é o biológico, que consiste em uma levedura que libera gás carbônico e álcool. O sal dá sabor e inibe a ação do fermento, evitando, assim, a fermentação excessiva. Açúcar ajuda na coloração (caramelização) e na fermentação, pois alimenta as bactérias presentes no fermento biológico. A gor-dura (na proporção de 3% do peso to-tal da massa) reforça a elasticidade do glúten, deixando a massa macia e úmi-da, impedindo a evaporação do líquido, deixando o pão fresco por mais tempo (pães pobres em gordura endurecem rá-pido). Os ovos dão sabor, cor, e confe-rem maior durabilidade e maciez à mas-sa devido à gordura presente nas gemas.

Nádia Lamashttp://vieirasetrufas.blogspot.com

Gastronomia: O PÃO

Page 7: RECANTOS DO RIO - correiocarioca.com.br · O CARNAVAL Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. ... como o maior carnaval do mundo. Em 1995,

7CORREIO CARIOCA ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

SALVE UMA VIDA. DOE SANGUE!

QUEM É O LOBO MAU?!O abuso sexual é uma conduta mantida por uma

pessoa mais velha.Por vezes sutil visando o prazer sexual através de ameaça ou convencimento.É preci-so tomar cuidado com o reducionismo em achar que todos que foram abusados serão abusadores. Mas certo seria dizer que elas terão problemas relaciona-dos com a sexualidade.

Os estudiosos afirmam que as crianças abusadas têm a sexualidade despertada num momento em que não estão preparadas para isso, ou seja, são estímu-los inadequados a sua idade e desenvolvimento psi-cossocial onde não há capacidade emocional e nem mesmo cognitiva para o julgamento.

Às vezes, há um medo de denunciar o fato às au-toridades. Mas o silêncio tampona não só isso como a vergonha. Quando se consegue falar, sussura-se a alguém de confiança que por sua vez não sabe o que fazer. Além disso, o abusador pode estar de tal forma

entrelaçado naquela família que muitas optam em re-ajustar o seu funcionamento.

Os responsáveis devem prestar atenção em mu-danças bruscas de comportamento, no sono e no ape-tite. Deve-se ensinar as crianças a zelarem pela sua segurança e deixar claro que respeitar os mais velhos não significa concordar com iniciativas de manter contato físico, ainda que sejam amigos ou parentes.

Somado a isso, nem sempre reconhecer o abuso é fácil, já que por vezes não há sinais que evidenciem o fato. As marcas podem ser mais psicológicas do que físicas. Por isso, um profissional pode ser indi-ciado para ajudar na superação. O trauma do abuso tem consequências que precisam ser levadas a sério e na terapia tem-se um espaço onde as lembranças se tornam passíveis de transformações, percebendo a vivência traumática como algo que faz parte do passado, não precisando assim, ser revivenciado em seus relacionamentos atuais, podendo, dessa forma, reconquistar a confiança um dia perdida.

Dra. Ana Paula Veiga

Page 8: RECANTOS DO RIO - correiocarioca.com.br · O CARNAVAL Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. ... como o maior carnaval do mundo. Em 1995,

correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCA8 ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

SALVE UMA VIDA. DOE SANGUE!

TURISMO: CAMPOS DO JORDÃO

Campos do Jordão se encontra na Serra da Man-tiqueira, possuindo uma altitude de 1700 metros, tor-nando-se o mais alto município brasileiro. Partindo de São Paulo, são aproximadamente duas horas e meia de carro, com cerca de 182 quilômetros de viagem.

Saindo do Rio de Janeiro, o trajeto é mais longo: 334 quilômetros de carro, em um pouco mais de qua-tro horas na estrada.

A cidade possui uma peculiaridade: é uma cida-de ideal para se visitar em qualquer estação do ano. Evidentemente, um dos grandes atrativos da cidade é o frio. Para quem gosta, o período ideal para visitar Campos do Jordão compreende entre maio e agosto, e não é à toa que é neste período que recebe o maior número de visitantes de todas as partes do mundo.

Campos do Jordão possui um clima frio e seco, e no inverno é freqüente os termômetros registrarem temperaturas negativas. Durante o verão, não faz tan-to frio, e suas médias variam entre 26º C durante o dia e 14º C à noite. Até mesmo no verão a demanda de turistas procura ser grande.

Atrativos não faltam na cidade: a Pedra do Baú,

apesar de estar localizada em São Bento de Sapucaí, um dos municípios de Campos do Jordão, é uma das principais atrações. É também o cenário ideal para a prática de escalada e mountain bike. A Pedra do Baú oferece uma deslumbrante vista panorâmica da cidade de Campos do Jordão.

No mês de julho, o evento principal é o Festival de Inverno, que ocorre anualmente na cidade, tocando os mais variados gêneros.

Um dos cartões postais da cidade por seus atrati-vos e rara beleza é o Parque Estadual de Campos do Jordão, que possui uma área destinada especialmente para as crianças se divertirem. O Parque Estadual dista 12 km do centro de Capivari e é uma das maiores re-servas de araucária de São Paulo.

Campos do Jordão também possui ótimas dance-terias que esquentam o clima da cidade durante o ano inteiro. Porém, preparem seus bolsos, pois uma balada em Campos do Jordão tem um custo acima da média.

A cidade também se destaca por sua ótima rede ho-teleira e opções de restaurantes, com destaque para as trutas.

Page 9: RECANTOS DO RIO - correiocarioca.com.br · O CARNAVAL Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. ... como o maior carnaval do mundo. Em 1995,

RELIGIÃO E ESOTERISMO

GASTRONOMIA E EVENTOS

CONTABILIDADE

VESTUÁRIO

9CORREIO CARIOCA CLASSIFICADOS

AULAS

ESTÉTICA

SOM, IMAGEM E INFO

IMÓVEIS

VENDA DE PRODUTOS

SAÚDE

Page 10: RECANTOS DO RIO - correiocarioca.com.br · O CARNAVAL Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. ... como o maior carnaval do mundo. Em 1995,

10 CORREIO CARIOCA

> EDIFÍCIO OPEN (Prédio Comercial)Rua 28 de Setembro, 44 - Vila Isabel.> CONDOMÍNIO VARANDAS DA VILARua 28 de Setembro, 86 – Vila Isabel> JULIO’S COIFFEURAv. 28 de Setembro, 134 – Vila Isabel. Tel. 2568-4995.> SALÃO TOP VILARua Sousa Franco, 386 A – Vila Isabel. Tel. 2577-4252.> CONDOMÍNIO VILA SPACE CENTERRua Sousa Franco, 425 - Vila Isabel. Tel. 3879-0728> PADARIA VILLAS GARDENAv. 28 de Setembro, 253/255 – Vila Isabel. 2234-7734> VILA SHOPPING – GALERIA 226Av. 28 de Setembro, 226- Vila Isabel.> ÓTICA APOLOAv. 28 de setembro, 258 lj D – Vila Isabel. Tel. 2576-0726.> OFFICE PHOTOCOPY TRADER. Teodoro da Silva, 507 A – Vila Isabel. Tel. 2576-3099.> VILA TRADE CENTERRua 28 de setembro, 389 – Vila Isabel.> VILA TRADE SQUARER. Barão de São Francisco, 373 - Vila Isabel. 3879-5600.> CENTRO EMPRESARIAL THE OFFICER. Visconde de Santa Isabel, 20 – Vila Isabel. Tel. 3879-5570> CONDOMÍNIO VILA TRADE OFFICER. Barão de São Francisco, 322 – Vila Isabel. 2576-4624.> SEBO LIVROS EREVISTA – NOVOS E USADOSRua Luís Barbosa, 14 – Vila Isabel. Tel. 2298-9297.> LOJA EDUARDO - MERCEARIARua Vega, 16, loja 02 – Tijolinho – Vila Isabel. 2578-7555> GALERIA SAN REMORua Barão de Mesquita, 891 – Andaraí. Tel. 2238-3986.> NUTRIDEAL TORTASRua Uruguai, 151 – Andaraí. Tel. 2208-4908.> CRIE FABRIKR. Barão de Mesquita, 663, lj 18 – Andaraí. Tel. 3507-7689.> ENCANTO DOS ORIXÁSRua Farias Brito, 8, loja C – Grajaú. Tel. 2571-4566.> GRAJAÚ TÊNIS CLUBEAv. Engenheiro Richard, 83 – Grajaú. Tel. 2577-2365.> MUNDO VERDE GRAJAÚRua Barão de Mesquita, 1061 – Grajaú. Tel. 2258-7065. > LOTERIA DO MATHEUSRua Barão de Mesquita, 948 – Grajaú. Tel. 2571-9852.> RENASCER LOTERIAS

PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO DO CORREIO CARIOCAEstes parceiros contribuem com a informação no seu bairro.

Praça Edmundo Rêgo – Grajaú. Tel. 2571-3713.> ANTUNES LOTERIASRua Uruguai, 329 – Tijuca. Tel. 2575-9453.> DISK KI-SOPARua Desembargador Izidro, 49 B – Tijuca. Tel. 3684-1211.> LABORATÓRIO RICHETRua Pinto de Figueiredo, 55 lj A – Tijuca. Tel. 3184-3000.> LIVRARIA ELDORADORua Conde de Bonfim, 383, lj B – Tijuca. Tel. 2569-4747.> LOTERIA CHIANELLORua General Roca, 894 – Tijuca. Tel. 2568-0384.> VILA CENTER SHOPPING Rua Silva Pinto, 49. > MARINA’S ADVANCED – INSTITUTO DE BELEZARua Conde de Bonfim, 746 lj A – Tijuca. Tel. 2278-3809.> HOSPITAL DOS ÓCULOSR. Conde de Bonfim, 310, lojas C e D - Tijuca. 2234-0265 > CENTRO COMERCIAL SAENS PEÑAR. Conde de Bonfim, 310 - Tijuca 2568-5993> EDIFÍCIO SAENS PENA MEDICAL CENTERRua Conde de Bonfim, 255 – Tijuca. Tel. 2196-0255> GALERIA THORRua Conde de Bonfim, 142 - lj 13– Tijuca. > ESPAÇO DAS ARTES DE A a ZRua Araújo Pena, 88 – Tijuca. Tel. 3872-3735> DENTISTA MONIQUERua Major Ávila, 455 / lj G – Tijuca. Tel. 3474-4757> ESTRELUZRua Santo Afonso, 153 / lj A – Tijuca. 3359-5305> CRECHE E ESCOLA PEQUENO POLEGARRua Carvalho Alvim, 653 – Tijuca. Tel. 3172-3003.> CONSULTÓRIO DENTÁRIO DR. RAFAELRua Costa Pereira, 3 – Tijuca. 3904-4844.> ELETRICISTA JAIRTv. Soledad, 32 - Maracanã. 3149-8988 / 99553-2777.> AULAS PARTICULARES R. Maxwell, 202 - Vila Isabel. Tel: 2572-7510 / 9133-0406> IMANTADO DIGITALRua Conde de Bonfim 831, lj D - Tijuca. Tel. 3592-2900.> EMPÓRIO Rua Almirante Cóchrane, 146 - Tijuca.> GRAJAÚ COUNTRY CLUBR. Prof. Valadares, 262 - Grajaú. Tel: 2576-1996.

ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

O projeto pioneiro da Prefeitura Rio+Seguro completou um mês de atuação em Copacabana e Leme.

O programa coordenado pela Secretaria Munici-pal de Ordem Pública (Seop), que reforça o trabalho da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) e Polícia Militar (Pmerj) no patrulhamento das vias, já resultou em 42 pessoas presas por diversos crimes como furtos, ameaça, desacato, dano qualificado, além de foragidos da justiça que foram recapturados. No período, mais de 700 pessoas foram abordadas sob fundada suspeita e 13 menores apreendidos. Foram aplicadas ainda 161 multas e mais de 2.500 materiais apreendidos pela GM-Rio.

Para coibir o comércio ilegal, a Coordenadoria de Gestão dos Espaços Urbanos (Cgeu), ligada à Secreta-ria Municipal de Fazenda (SMF), que integra o progra-ma, fiscalizou 705 ambulantes autorizados e 423 não autorizados. Também foram aplicadas 83 infrações e 44 notificações. Além disso, 896 produtos diversos fo-ram recolhidos e 90 kg de perecíveis. A Coordenadoria

de Licenciamento e Fiscalização (CLF) realizou 219 fiscalizações, 14 vistorias, 114 advertências, 10 autu-ações e aplicou 51 multas. Equipes da Subsecretaria de Vigilância Sanitária realizaram 910 inspeções em bares, restaurantes, supermercados, clínicas médicas, salões de beleza, óticas e hotéis. Foram inutilizados 228 quilos de alimentos inutilizados, aplicadas 209 multas e interditados 15 estabelecimentos.

As equipes da Secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) realizaram 650 abordagens de população em situação de rua, em Copacabana e no Leme, no primeiro mês de ação do programa Rio+Seguro. Desse total, 148 pessoas fo-ram acolhidos nos abrigos do órgão. Destes, 22 eram crianças e adolescentes, que foram encaminhados ao Conselho Tutelar. A SMASDH participa do programa Rio+Seguro com ações se abordagens diárias em Co-pacabana e no Leme. Uma equipe fica de plantão 24 horas por dia, fazendo os acolhimentos e oferecendo serviços sociais, como retirada de documentos e enca-minhamento para capacitação. Além da base fixa do Plano Verão, que já fica no Arpoador, foi implantada mais uma na Rua República do Peru, em Copacabana, específica do Rio+Seguro. As equipes contam com um assistente social, um supervisor e seis educadores.

Programa da Prefeitura, que integra ações de diversos órgãos, também resultou em 13 menores apreendidos em mais de 2.500 materiais apreendidos.

RIO+SEGURO COMPLETA UM MÊS DE ATUAÇÃO COM MAIS DE 40 PRESOS E 700 ABORDAGENS

Page 11: RECANTOS DO RIO - correiocarioca.com.br · O CARNAVAL Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. ... como o maior carnaval do mundo. Em 1995,

11CORREIO CARIOCA ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

restou da mata atlântica e alguns segredos: grutas, cór-regos, trilhas, ruínas e um aquário. A entrada é gratuita, mas o estacionamento é pago. Endereço: Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico.

Parque da Chacrinha: O Parque Estadual da Chacri-nha, por sua vez, fica em Copacabana, em meio à confusão daquele movimentado bairro. Ali, porém, pode-se ouvir o canto dos pássaros e sentir a tranqüilidade da natureza. Si-tuado ao lado da ladeira do Leme, onde antes era a antiga Chácara do Leme, o parque abriga algumas espécies como o mico-estrela, o gambá, o tatu, o gavião-carijó, a coruja, o anu-branco, o anu-preto e o sanhaço. Do parque saem trilhas que dão acesso ao alto do Morro de São João.

Rio a Pé: Conhecer um pouco mais da história da cida-de também pode ser um programa interessante para mora-dores. Uma boa opção é participar de caminhadas guiadas, proporcionadas por projetos da prefeitura, de universidades e de historiadores. Engana-se quem acredita que é coisa de turista. Participam do passeio em sua maioria aposentados e moradores, e os lugares passam longe dos tradicionais pon-tos turísticos.

Enfim, o Rio é encantador, da zona norte ao Centro, e do Centro à zona sul, e o carioca, às vezes, conhece mais a cidade vizinha do que a sua própria e maravilhosa casa.

CONTINUAÇÃO DA PÁGINA 2

RECANTOS ESCONDIDOS DO RIO

Foto: Correio CariocaINSCRIÇÕES ABERTAS !! CURSO PROFISSIONALIZANTE DE TEATRO

A Sede da Cia de Teatro Contemporâneo (CTC) abre inscrições para o curso profissionalizante de formação de ator com uma filosofia prática de te-atro.

O curso da CTC é o único do Rio de Janeiro que coloca o aluno em contato direto com o fazer teatral desde o primeiro momento em que ele entra no cur-so, criando possibilidades de estágio em várias ati-vidades do teatro dando assim uma visão completa de todo o fazer teatral, que sem dúvida reflete no seu trabalho de ator, com uma compreensão total da atividade, impedindo uma alienação da estrutura e formando um profissional mais completo.

O curso profissionalizante da Cia. de Teatro Contemporâneo com DRT definitivo busca desen-volver a capacidade do ator se tornar um artista em-preendedor capaz de desenvolver um trabalho con-sistente e sólido e de abrir caminhos para a sua arte.

“Teatro: um lugar onde podemos ser felizes, nos

desenvolver intelectualmente, emotivamente e so-cialmente”.

Maiores informações: www.ciadeteatrocontem-poraneo.com.br. Sede da Cia de Teatro Contempo-râneo: Rua Conde de Irajá 253 – Botafogo. Tel: 21 2537-5204.

Page 12: RECANTOS DO RIO - correiocarioca.com.br · O CARNAVAL Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. ... como o maior carnaval do mundo. Em 1995,

CORREIO CARIOCA12 ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

SETUR-RJ DIVULGA INTERIOR EM PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE

Mais um ponto turístico da cidade do Rio de Janeiro ofereceu, no princípio de janeiro, infor-mações sobre os atrativos do interior do Estado.

Além do Píer Mauá, os turistas que visitaram o Pão de Açúcar foram recebidos por profissionais da Secretaria de Estado de Turismo do Rio/Turis-Rio, onde conhecerqm o Projeto Cidades Maravi-lhosas. A ideia da ação é apresentar os principais destinos do interior aos visitantes que estão na cidade. Os primeiros municípios a participar da edição 2018 foram Três Rios e Petrópolis.

Os representantes dos municípios, que estive-ram presentes na ação, além de mostrar as belezas e atrações da região, levaram as atrações do car-naval de suas cidades para mostrar aos visitantes.

Para o secretário de estado de Turismo do Rio, Nilo Sergio Felix, essa é uma grande oportunida-de para se captar turistas para visitarem as cida-des do interior.

- O Projeto Cidades Maravilhosas, que acon-tece desde 2015, é sempre um sucesso entre os turistas que vem para a cidade. Nossa estimati-va é de atender cerca de cinco mil pessoas todos os sábados, sempre sugerindo passeios próximos, como por exemplo, uma visita ao Museu Imperial, em Petrópolis ou um passeio de rafting em Três Rios, no único delta triplo da América Latina.

O município de Três Rios, localizado na re-gião de Caminhos Coloniais, é conhecido pela sua natureza, atividades ao ar livre e os espor-tes radicais. A cidade fica a 136 km de distância da capital do Rio de Janeiro, em um percurso de cerca de 2 horas. Já Petrópolis, localizada aproxi-madamente há 1 hora, encanta pelo clima ameno, gastronomia, construções históricas e abundante

SALVE UMA VIDA. DOE SANGUE!

Projeto Cidades Maravilhosas apresentou Três Rios e Petrópolis.

vegetação.O Projeto Cidades Maravilhosas acontece

durante as férias de verão sempre aos sábados, das 9h às 13h na estação do Bondinho do Pão de Açúcar, na Praia Vermelha. Lá, representantes das secretarias de turismo dos municípios vão apre-sentar as belezas e peculiaridades dos municípios do Estado.

Já estão confirmadas para os próximos sába-dos os municípios de Vassouras, Niterói e Cam-pos. No Píer Mauá, os turistas que desembarcam, estão desde dezembro recebendo dos técnicos da TurisRio o Guia Rio+3, uma publicação que pro-move roteiros e destinos turísticos que ficam a até três horas da capital do estado.