realizações do governo

8
DIÁRIO DE S.PAULO - SÃO PAULO, DOMINGO, 19 DE DEZEMBRO DE 2010 - INFORME PUBLICITÁRIO transporte metropolitano Conheça o projeto completo das novas estações de trem e metrô saúde Já são 40 AMES em todo o Estado lei antifumo Ar 70% mais puro dentro de bares e restaurantes educação FATECs e ETECs tornam-se exemplo de ensino de qualidade gestão pública Nota Fiscal Paulista sorteará prêmios no Natal meio ambiente Mais árvores aumentam qualidade de vida em São Paulo habitação e saneamento Vila dignidade é moradia especial para a 3ª idade segurança pública Trabalho conjunto de polícia e comunidade aumenta segurança nas ruas cultura Virada Cultural Paulista é sucesso em mais de 30 cidades emprego Banco do Povo Paulista oferece crédito para pequenos empreendedores

Upload: raquel-francese

Post on 17-Mar-2016

252 views

Category:

Documents


20 download

DESCRIPTION

Caderno especial sobre as realizações do Governo de São Paulo entre 2006 e 2010 visando a próxima eleição. Textos sobre cultura, educação, saúde etc.

TRANSCRIPT

Page 1: Realizações do Governo

DIÁRIO DE S.PAULO - SÃO PAULO, DOMINGO, 19 DE DEZEMBRO DE 2010 - INFORME PUBLICITÁRIO

transportemetropolitanoConheça o projetocompleto das novasestações de trem emetrô

saúdeJá são 40 AMES emtodo o Estado

leiantifumoAr 70% mais purodentro de bares erestaurantes

educaçãoFATECs e ETECstornam-se exemplo deensino de qualidade

gestãopúblicaNota Fiscal Paulistasorteará prêmios no Natal

meioambienteMais árvores aumentamqualidade de vida emSão Paulo

habitação esaneamentoVila dignidade é moradiaespecial para a 3ª idade

segurançapúblicaTrabalho conjunto depolícia e comunidadeaumenta segurançanas ruas

culturaVirada Cultural Paulistaé sucesso em mais de30 cidades

empregoBanco do Povo Paulistaoferece créditopara pequenosempreendedores

Page 2: Realizações do Governo

DIÁRIO DE S.PAULO - SÃO PAULO, DOMINGO, 19 DE DEZEMBRO DE 2010 - INFORME PUBLICITÁRIO2

Mais rápidos,Mais rápidos,Mais rápidos,Mais rápidos,Mais rápidos,seguros eseguros eseguros eseguros eseguros eeficienteseficienteseficienteseficienteseficientesPlano de ePlano de ePlano de ePlano de ePlano de expansão de Me-xpansão de Me-xpansão de Me-xpansão de Me-xpansão de Me-trô e Companhia de Ttrô e Companhia de Ttrô e Companhia de Ttrô e Companhia de Ttrô e Companhia de TrensrensrensrensrensMetropolitanos promete mu-Metropolitanos promete mu-Metropolitanos promete mu-Metropolitanos promete mu-Metropolitanos promete mu-dar dia-a-dia do paulistanodar dia-a-dia do paulistanodar dia-a-dia do paulistanodar dia-a-dia do paulistanodar dia-a-dia do paulistano

O governo de São Paulo estácomprometido com o desa-fio de dar mais e melhorescondições de mobilidadepara os moradores das regi-ões metropolitanas. Por isso,nunca investiu tanto em

Plano de Expansão

O Governo do Estado está ex-pandindo e modernizando as li-nhas do Metrô e da CompanhiaPaulista de Trens Metropolita-nos (CPTM). Com isso, serápossível quadruplicar os 60 qui-lômetros de rede de 2007 che-gando a 240 quilômetros detrilhos com qualidade de me-trô. Entre as melhorias, está acriação da Linha 4-Amarela, doMetrô. O primeiro trecho já estáem operação e liga as estaçõesPaulista e Faria Lima.Metrô_ Os horários e mapa darede você encontra no sitewww.metro.sp.gov.br ou pelo te-lefone 0800-7707722

Novos trens

O Governo do Estado vaiadquirir, até 2011, um to-tal de 152 novos trens.Mais confortáveis e comtecnologia avançada, asnovas composições estãodeixando as viagens maisagradáveis e seguras. Vá-rias linhas já receberam asnovas unidades, entre elasestão, a Linha 3-Vermelha,do Metrô, e a Linha 12-Sa-fira, da CPTM. A nova Li-nha 4-Amarela do Metrôtambém recebeu trens no-vos, fabricados na Coréiado Sul, que possuem mo-derno sistema de operaçãopor controle remoto. A me-dida dispensa a necessi-dade de maquinistas e ga-rante maior segurançapara o transporte.CPTM_ Os horários e mapada rede você encontra no sitewww.cptm.sp.gov.br ou pelotelefone 0800 055 0121

Rapidez

A população já percebeenormes benefícios para odeslocamento entre os maisvariados pontos da regiãometropolitana, já que os no-vos percursos encurtaram asdistâncias. Um exemplo foia entrega estação Tamandu-ateí - das linhas 2-Verde, doMetrô, e 10-Turquesa, daCPTM. A obra possibilitouque os moradores da regiãodo ABC cheguem à avenidaPaulista, na capital, em ape-nas 15 minutos.

Acessibilidade

As estações do Metrô recebe-ram novos elevadores e a uni-dades da CPTM receberam si-nalizações táteis, de piso, sono-ras e visuais, novas escadas ro-lantes, rampas e corrimãos du-plos. Ganharam ainda telefonesadaptados e bancos para obe-sos em trens e estações. Osnovos trens e as composiçõesem reforma virão com todos ositens de acessibilidade.

Facilidades

A estações do Metrô e CPTMpossuem 30 locais onde ousuário pode alugar uma bici-cleta. Foram construídos 9 qui-lômetros de ciclovias e criadosos estacionamentos "E-Fácil",onde o usuário pode estacio-nar seu carro e seguir de Me-trô, facilitando seu desloca-mento na metrópole. Em al-guns horários durante a sema-na e nos finais de semana tam-bém é possível levar as bici-cletas nos trens do Metrô.Saiba mais_ E-Facil: www.metro.sp.gov.br, Bicicletários:www.stm.sp.gov.br.

Expresso turístico

Operado pela CPTM, é um ser-viço ferroviário que integra pon-tos turísticos ao longo da malhaa bordo de vagões da décadade 50. Há três opções: Luz-Pa-ranapiacaba, Luz-Jundiaí ouLuz-Mogi das Cruzes. Mais in-formações pelo www.cptm.sp.gov.br ou 0800 055 0121.

EMTU

O governo do Estado tambéminveste na implantação doscorredores viários das regiõesmetropolitanas do Estado. Umdeles é Corredor Metropolita-no Sumaré-Campinas, que re-cebeu R$ 150 milhões e tem33 quilometros de extensão.A obra está melhorando mui-to o dia a dia dos moradoresque usam ônibus entre as ci-dades de Campinas, Horto-lândia, Sumaré, Nova Odessa,Monte Mor e Americana.Saiba mais_ Sobre itinerári-os nas Regiões Metropolita-nas de São Paulo, BaixadaSantista e Campinas. acesseo sitewww.emtu.sp.gov.br

tra

nsp

ort

es

me

tro

po

litan

os

Novo trem chega à estação Vila Madalena, linha Verde do Metrô

transporte público como nosúltimos anos, principalmenteno sistema metro-ferroviário.Afinal, só na grande SãoPaulo são mais de 6 mi-lhões de trabalhadores quedependem do Metrô e dostrens metropolitanos todosos dias, uma demanda quenão para de crescer. Até2011, serão aplicados R$23 bilhões para a comprade novas composições,aperfeiçoamento da infraes-trutura e expansão da redesobre trilhos. É mais facili-dade de acesso, rapidez,segurança e conforto paratodos os paulistas.

CR

IS C

AS

TEL

LO B

RA

NC

O/G

OV

ER

NO

DO

ES

TAD

O S

P

::: Este produto é parte integrante do Jornal DIÁRIO DE S. PAULO e não pode ser vendido separadamente. Todo conteúdo editorial deste produto é de total responsabilidadeda jornalista Maria Raquel Francese, MTB 50.467/SP. Produto encartado no jornal DIÁRIO DE S. PAULO na edição de 19/12/2010. Produção Gráfica: Equipe de Operações Comerciaisdo jornal Diário de S. Paulo. Distribuição autorizada pelo artigo 26, § 2° da Lei 14.517/2007.

Estação Calmon Viana da CPTM, em Poá, funciona como terminal da linha 12

MIL

TON

MIC

HID

A

Page 3: Realizações do Governo

33DIÁRIO DE S.PAULO - SÃO PAULO, DOMINGO, 19 DE DEZEMBRO DE 2010 - INFORME PUBLICITÁRIO

São PSão PSão PSão PSão Paulo éaulo éaulo éaulo éaulo émais saúdemais saúdemais saúdemais saúdemais saúdeAAAAAtitudes como a criação detitudes como a criação detitudes como a criação detitudes como a criação detitudes como a criação de37 novos AM37 novos AM37 novos AM37 novos AM37 novos AMEs tornam oEs tornam oEs tornam oEs tornam oEs tornam oatendimento à populaçãoatendimento à populaçãoatendimento à populaçãoatendimento à populaçãoatendimento à populaçãomais rápido e eficientemais rápido e eficientemais rápido e eficientemais rápido e eficientemais rápido e eficiente

Em apenas quatro anos o Go-verno de São Paulo criou umarede inédita de 37 Ambulatóri-os Médicos de Especialidades,espalhada pelo Estado. Comisso, está desafogando os hos-pitais: agora as consultas, exa-mes e pequenas cirurgias sãofeitos no lugar certo, e bem maisperto de casa. O Estado inves-tiu também em mais hospitais,mais leitos, mais UTIs (para adul-tos e crianças) e uma rede sópara cuidar de pessoas com de-ficiências, além de muita tecno-logia e equipamentos de últimageração, para diagnósticos maisrápidos e precisos.

AMEs (Ambulatórios Médicosde Especialidades)Eles já estão presentes em to-das as regiões do Estado, econtinuam crescendo. No AME,você precisa passar por umaUnidade Básica de Saúde dasua cidade, para então ser en-caminhado para o médico es-pecializado. E ainda pode es-colher o dia e horário mais con-venientes para o atendimento.No site http://sistema.saude.sp.gov.br/consulta_cnes/ vocêencontra a unidade mais pertoda sua casa.

Mais hospitaisEm Américo Brasiliense, Ribei-rão Preto, São José do Rio Pre-to, Itanhaém, Cotia, Porto Prima-vera, Presidente Prudente eFranco da Rocha. Itu ganhou oCentro de Desenvolvimento doPortador de Doença Mental eSão José do Rio Preto, o Hos-pital da Criança. O Governotambém reformou e ampliouhospitais já existentes, ofere-cendo mais leitos e novas es-pecialidades clínicas.

Rede de ReabilitaçãoLucy MontoroInaugurada em 2008, oferecetratamento multidisciplinar de úl-tima geração para pessoas comdeficiência física. Já estão aten-dendo as unidades do Morumbi,Vila Mariana, Lapa e Jardim Uma-rizal (em São Paulo), Campinas,Ribeirão Preto e Jaú. Em outrascidades, uma unidade móvel ca-paz de fazer consultas, preparare ajustar órteses e próteses aten-de diretamente. Para saber mais:h t tp ://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br.

Instituto do CâncerOctávio Frias de OliveiraMaior centro especializado emcâncer da América Latina, foiinaugurado em 2008 e tam-bém tem foco em pesquisa eensino de oncologia. Endere-ço: Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cer-queira César - São Paulo. Site:www.icesp.org.br.

Diagnóstico por imagemUma unidade central, localizadana zona sul da capital, recebeas imagens enviadas por hospi-tais de todo o Estado e emite osdiagnósticos rapidamente, viaonline. Os médicos ficam deplantão 24 horas, acelerandotratamentos de diversas espe-cialidades em todo o Estado. OServiço Estadual de Diagnósti-co por Imagem (Sedi) fica naRua Vergueiro, 1.421, bloco Tor-re Sul, 9º andar, Paraíso. Parasaber mais: www.saude.sp.gov.br.

Programa Dose CertaDistribui gratuitamente 67 re-médios básicos, além de medi-camentos para saúde mental,saúde da mulher e o kit contra-cepção de emergência. Procu-re a Unidade Básica de Saúdeda sua cidade para se cadas-trar ou na Grande São Paulonas estações do metrô.

FURPReferência mundial na fabrica-ção de remédios, a Fundaçãopara o Remédio Popular(FURP), produz remédios distri-buídos no programa Dose Cer-ta e no Sistema Único de Saú-de (SUS). A unidade de Guaru-lhos, inaugurada em 2007, re-cebeu um investimento de R$40 milhões e tem capacidadepara produzir até 1 bilhão de uni-dades farmacêuticas por ano. Afábrica de Américo Brasiliense,que foi inaugurada em 2008, éa primeira fábrica pública de me-dicamentos genéricos do Bra-sil. Ela está passando pelo pro-cesso de certificações, registrose validações para começar aproduzir comercialmente.

Rede de ReabilitaçãoLucy Montoro

Capital_Instituto(unidade Morumbi)R. Jandiatuba, 580Vl. AndradeInstituto – 3905-8700Unidade LapaR. Guaicurus,1274 – LapaLapa – 3873-6760

Unidade Vila MarianaR. Diderot, 43Vl. MarianaVl. Mariana – 5549-0111

Unidade UmarizalR. Guaramembé,589 – Jd. UmarizalUmarizal – 5841-7414

Unidade ClínicasHospital das Clínicas,R. Particular, Portão 3 do pré-dio do InradClínicas – 3069-7557

Interior_CampinasR. Márcia Mendes, 61Cidade UniversitáriaBarão GeraldoSem telefone aberto ao pú-blico até o momento

Ribeirão PretoAv. Bandeirantes, 3900Hosp. das Clínicas de Ribei-rão PretoCampus UniversitárioSem telefone aberto ao pú-blico até o momento

JaúRua Campos Salles, 738antigo clube Santa Casa deJaú

saú

de

São PSão PSão PSão PSão Pauloauloauloauloaulolivre dolivre dolivre dolivre dolivre docigarrocigarrocigarrocigarrocigarroEm vigor há quase doisEm vigor há quase doisEm vigor há quase doisEm vigor há quase doisEm vigor há quase doisanos, Lanos, Lanos, Lanos, Lanos, Lei Antifumo temei Antifumo temei Antifumo temei Antifumo temei Antifumo temaprovação de 9aprovação de 9aprovação de 9aprovação de 9aprovação de 96% dos6% dos6% dos6% dos6% dospaulistanospaulistanospaulistanospaulistanospaulistanos

Aprovada por 96% dospaulistas e 70% dos pró-prios fumantes (segundoPesquisa Ibope realizadaem outubro de 2010, en-comendada pela Secreta-ria Estadual da Saúde), aLei Antifumo acabou coma incômoda (e muito noci-va) fumaça de cigarro norestaurante, na balada, noescritório e em todos osdemais ambientes fecha-dos de uso comum. O re-sultado? Mais saúde para

lei

an

tifu

mo

todos. Uma medida tãoacertada que começa a seespalhar por outras cida-des brasileiras.

Benefícios da Lei Antifumo� Redução de mais de73% nos níveis de monóxi-do de carbono no interiorde bares, restaurantes ecasas noturnas, segundoestudo do Incor

� Metade dos fumantescontam que passaram a fu-mar menos desde que a Leientrou em vigor, e milharesresolveram abandonaram ovício do cigarro, segundopesquisa do Ibope enco-mendada pela SecretariaEstadual da Saúde

Faça partePara informar o descum-pr imento da Lei l igue:0800-771-3541 ou aces-se www. le iant i fumo.sp .gov.br e clique no link do-wnloads para baixar e im-primir o aviso oficial da LeiAntifumo. Coloque-o numlocal de destaque em seuestabelecimento comercial.

Quer deixar de fumar?Busque ajuda no Cratod(Centro de Referência deÁlcool, Tabaco e OutrasDrogas), que oferece ori-entação profissional. Va-gas l imi tadas . Telefone0xx11-3329-4455.E-mai l : c [email protected]

Os ambientes fechados de uso coletivo agora estão livres do tabaco

CIE

TE

SIL

RIO

/ G

OV

ER

NO

DO

ES

TAD

O D

E S

ÃO

PA

ULO

Page 4: Realizações do Governo

DIÁRIO DE S.PAULO - SÃO PAULO, DOMINGO, 19 DE DEZEMBRO DE 2010 - INFORME PUBLICITÁRIO4

Ensino:Ensino:Ensino:Ensino:Ensino:qualidade equalidade equalidade equalidade equalidade evalorizaçãovalorizaçãovalorizaçãovalorizaçãovalorizaçãoReforma curricular e políti-Reforma curricular e políti-Reforma curricular e políti-Reforma curricular e políti-Reforma curricular e políti-ca de bca de bca de bca de bca de bonificação por méri-onificação por méri-onificação por méri-onificação por méri-onificação por méri-to tornam cada vez melhorto tornam cada vez melhorto tornam cada vez melhorto tornam cada vez melhorto tornam cada vez melhora vida de profa vida de profa vida de profa vida de profa vida de professores e alu-essores e alu-essores e alu-essores e alu-essores e alu-nos da rede públicanos da rede públicanos da rede públicanos da rede públicanos da rede pública

O Governo de São Pauloacredita que capacitar e es-timular o profissional do ma-gistério e oferecer melhor in-fraestrutura às cerca de 5 milunidades escolares são inici-ativas fundamentais para selevar qualidade de ensinopara dentro das salas. Paraisso, além da informatização,reforma, ampliação e cons-trução de unidades escola-res, foi adotada uma políticaeducacional voltada ao reco-nhecimento do empenho doprofessor, com o sistema deavaliação pelo mérito. A gra-de curricular dos alunos tam-bém foi aperfeiçoada, comlaboratórios de informática,línguas e visitas e participa-ção em eventos culturais.

InvestimentoSomando as escolas cons-truídas e as ampliações fei-tas pelo Governo do Esta-do desde 2007, o Estadode São Paulo ganhou maisde 160 mil vagas. Esse éum dos resultados dos maisde R$2 bilhões investidos,que permitiram a constru-ção de 140 escolas e maisde 14 mil intervenções deampliação e reformas emdiversas unidades.

Mais qualidadeO + Qualidade na Escola estádividido em duas fases. Numaprimeira etapa, instituiu a Es-cola de Formação de Profes-

sores, criou novas jornadas detrabalho, abriu novas vagaspara cargos efetivos e regu-lamentou a situação dos pro-fessores temporários, queagora passam por exame paraa distribuição de aulas, dan-do prioridade na escolha aosmais bem preparados.O Escola de Formação deProfessores contribui para aatualização, aperfeiçoamentoe desenvolvimento continua-do do profissional. Nowww.escoladeformacao.educacao.sp.gov.br você co-nhece os cursos oferecidos.Você também pode obtermais detalhes da 2 etapa doprograma Computador doProfessor, que oferece aaquisição de equipamentos apreços subsidiados, pelowww.computadordoprofessor.sp.gov.br

Dedicação reconhecidaNuma segunda fase, o +Qualidade na Escola implan-tou o programa de Valoriza-ção pelo mérito. Com avalia-ções a cada dois ano, o pro-fessor poderá quase quadru-plicar a remuneração ao lon-go da carreira, que pode che-gar a R$ 7 mil mensais.

Bonificação por desempenhoA política de bonificação eavaliação de resultados dasunidades escolares criadapelo Governo observa o de-sempenho geral de cada es-cola, e os resultados positi-vos passam a resultar no pa-gamento de bônus de até 3salários a mais.

Reforma curricularO aluno foi beneficiado comnovo material didático e pro-gramas que buscam melho-rar a grade curricular, avaliaro aprendizado e despertar ointeresse pelo conhecimen-to em atividades extraclasse:

� Programa Ler e EscreverEnvolve a formação continu-ada, orientação curricular,professor auxiliar na 1ª sériee material de apoio a alunose professores - 1ª a 4ª sériesdo ensino fundamental.

� Cultura é CurrículoÉ um programa que leva maiscultura através de três proje-tos: Lugares de Aprender eEscola Sai da Escola: passeioa museus e outras institui-ções culturais; Escola emCena, com apresentaçõesteatrais; e Cinema Vai à Es-cola, apresentação de filmeseducativos.

� SarespO Sistema de Avaliação deRendimento Escolar do Es-tado de São Paulo forneceinformações periódicas ecomparáveis sobre a situaçãoda escolaridade. Participamalunos da segunda, quarta,sexta e oitava séries do ensi-no fundamental e da terceirasérie do ensino médio de es-colas estaduais, municipais eparticulares.

� Acessa EscolaTransforma as salas de infor-mática das escolas da redepública estadual em espaçosde acesso livre à internet.Programa já chegou em 1,7mil escolas no Estado Os alu-nos do 1º ou 2º anos do En-sino Médio da rede estadualinteressados em estagiar noprograma devem acessar owww.fundap.sp.gov.br

� Escola de Línguas (CELs)cursos de espanhol, italiano,francês, alemão, japonês einglês. Os cursos têm dura-ção de três anos, com exce-ção do de inglês, que temduração de um ano, Os inte-ressados devem se inscreverem um dos 97 CELs. Aa re-

ed

uca

ção

lação das unidades e conta-tos estão disponíveis noh t tp : //cenp .edune t . sp .gov.br/CEL/Default.asp

Saiba Mais_Mais detalhessobre os programas nowww.educacao.sp.gov.br

Ensino técnicoEnsino técnicoEnsino técnicoEnsino técnicoEnsino técnicoe tecnológicoe tecnológicoe tecnológicoe tecnológicoe tecnológicoO ensino que dá empregoO ensino que dá empregoO ensino que dá empregoO ensino que dá empregoO ensino que dá emprego

Alunos das FATECs e ETECsconcluem o curso com mais de80% de chances de ingressarno mercado de trabalho

As escolas estaduais de en-sino técnico e tecnológicose multiplicaram, aumentan-do o número de vagas e oscursos que oferecem, volta-dos para as necessidadesregionais de mão-de-obra.Com isso, os alunos dasETECs e FATECs estão con-

seguindo chegar ao merca-do de trabalho ainda maispreparados, e mais depres-sa. De cada 5 alunos for-mados numa ETEC, 4 já es-tão empregados em menosde um ano. Nas FATECs, se-gundo pesquisa do CentroPaula Souza, órgão que ad-ministra o ensino técnico etecnológico no Estado deSão Paulo, são 9 em cada10 com emprego garantido.

Fique por dentro_Entre nosite do Centro Paula Souzae saiba de tudo o que asETECs e FATECs oferecempara você: cursos, programas,e as datas dos vestibulares evestibulinhos. Acessewww.cent ropau lasouza .sp.gov.br

ETECs_ Oferecem atual-mente 81 cursos de nívelmédio, com mais de 200 milvagas em 198 escolas eclasses distribuídas por todoo Estado. Para ingressar,você precisa estar cursandoo 2º ano ou já ter concluído oEnsino Médio. A remunera-ção média mensal de um re-cém-formado, segundo oCentro Paula Souza, é de 2,2salários mínimos.

FATECs_ Oferecem 47 cur-sos de graduação tecnológi-ca de nível superior, em 49unidades distribuídas por 46Municípios.Os cursos têmduração de 3 anos e contamatualmente com 40 mil alu-nos. De acordo com pesqui-sa do Centro Paula Souza, oganho médio mensal de umrecém-formado é de 4 salá-rios mínimos.

Nove em cada dez alunos saem da FATEC comemprego garantido

ETEC de Santo Amaro oferece ensino médio e cursos técnicos

RG

IO A

ND

RA

DE

/GO

VE

RN

O D

O E

STA

DO

SP

SE

CO

M

Page 5: Realizações do Governo

55DIÁRIO DE S.PAULO - SÃO PAULO, DOMINGO, 19 DE DEZEMBRO DE 2010 - INFORME PUBLICITÁRIO

VVVVVocê vai eocê vai eocê vai eocê vai eocê vai eresolveresolveresolveresolveresolvePPPPPoupatempo ofoupatempo ofoupatempo ofoupatempo ofoupatempo oferece maiserece maiserece maiserece maiserece maisde 4de 4de 4de 4de 400 serviços com menos00 serviços com menos00 serviços com menos00 serviços com menos00 serviços com menosfila e menos burocraciafila e menos burocraciafila e menos burocraciafila e menos burocraciafila e menos burocracia

A expansão das unidadesdo Poupatempo e a ampli-ação e melhora na qualida-de dos serviços oferecidosfacilita a vida de quem pre-cisa tirar um documento deidentidade, Carteira de Tra-balho, atestado de Antece-dentes Criminais, renovarou retirar a carteira de mo-torista. Hoje já são mais de400 serviços disponibiliza-dos pelas 20 unidades fi-xas e outras sete móveisespalhadas por todo o Es-tado. Menos fi la, menosburocracia e mais confor-to para todos. Agilidadeque surpreende!

Saiba Mais_ Nowww.poupatempo.sp.gov.brvocê pode encontrar maisdetalhes sobre os serviços eendereços das 20 unidadesespalhadas pelo Estado. Ou-tra opção é o Disque Poupa-tempo: 0800 772 36 33 - aligação é gratuita.

PPPPPostos deostos deostos deostos deostos deAAAAAtendimentotendimentotendimentotendimentotendimentodo Pdo Pdo Pdo Pdo Poupatempooupatempooupatempooupatempooupatempo

Capital_SéPraça do Carmo, s/nºHorário de atendimento: segun-da a sexta, das 7 às 19 horas esábado, das 7 às 13 horas.

ge

stão

blic

aLuzPraça Alfredo Issa, 57 - próxi-mo à Estação Luz do MetrôHorário de atendimento: segun-da a sexta, das 7 às 19 horas esábado, das 7 às 13 horas.

ItaqueraAv. do Contorno, 60 - ao Ladoda Estação Corinthians-Ita-quera do MetrôHorário de atendimento: segun-da a sexta, das 7 às 19 horas esábado, das 7 às 13 horas.

Santo AmaroRua Amador Bueno, 176/258- São Paulo - próximo ao LargoTreze de maioHorário de atendimento: segun-da a sexta, das 7 às 19 horas esábado, das 7 às 13 horas

Cidade AdemarAv. Cupecê, 5497 – JardimMiriamHorário de atendimento: segun-da a sexta, das 7 às 19 horas, esábado, das 7 às 13 horas

Grande São Paulo_São Bernardo do CampoRua Nicolau Filizola, 100 -Centro - ao lado da Rodoviá-ria MunicipalHorário de atendimento: segun-da a sexta, das 7 às 19 horas esábado, das 7 às 13 horas

GuarulhosRua José Campanella, 189 -Bairro MacedoHorário de atendimento: segun-da a sexta, das 7 às 19 horas esábado, das 7 às 13 horas

OsascoAv. Hilário Pereira de Souza, 664- Vila Iara - Osasco - Próximo àAv. dos Autonomistas e à Esta-ção Presidente Altino da CPTMHorário de atendimento: segun-da a sexta, das 8 às 18 horas esábado, das 8 às 14 horas

Litoral_SantosRua João Pessoa, 246 -Centro - Santos - SPHorário de atendimento: segun-da a sexta, das 9 às 18 horas esábado, das 9 às 14 horas

CaraguatatubaAv. Rio Branco, 955 - BarroIndaiáHorário de atendimento: segun-da a sexta, das 9 às 18 horas, esábado, das 9 às 13 horas

Interior_Campinas – CentroAv. Francisco Glicério, 935 -Campinas - próximo ao CorreioHorário de atendimento: segun-da a sexta, das 8 às 18 horas esábado, das 7 às 13 horas

Campinas ShoppingRua Jacy Teixeira de Camargo,940 - Jardim do LagoHorário de atendimento: segun-da a sexta, das 9 às 19 horas esábado, das 8 às 14 horas

São José dos CamposAvenida São João, 2.200 - Sho-pping ColinasHorário de atendimento: segun-da a sexta, das 10 às 20 horase sábado das 9 às 15 horas.

Ribeirão PretoAv. Presidente Kennedy, 1.500- Novo Shopping CenterHorário de atendimento: segun-da a sexta, das 9 às 19 horas esábado das 9 às 15 horas

BauruAv. Nações Unidas, 4-44 -Centro - esquina com a RuaInconfidênciaHorário de atendimento: segun-da a sexta, das 8 às 17 horas, esábado, das 8 às 13 horas

São José do Rio PretoRua Antônio de Godoy, 3.033 -CentroHorário de atendimento: segun-da a sexta, das 8 às 17 horas esábado, das 8 às 13 horas

JundiaíAv. União dos Ferroviários, 1760- Centro - Complexo FepasaHorário de atendimento: segun-da a sexta das 9 às 18 horas, esábado das 9 às 13 horas

TaubatéAv. Bandeirantes, 808 - Jd. Ma-ria Augusta -Complexo ShibataHorário de atendimento: segun-da a sexta, das 9 às 18 horas, esábado, das 9 às 13 horas

PiracicabaPraça José Bonifácio, 700 -CentroHorário de atendimento: segun-da a sexta, das 9 às 18 horas, esábado, das 9 às 13 horas

AraraquaraAv. Maria Antonia Camargo Oli-veira, 261 - Jardim Nova Amé-ricaHorário de atendimento: segun-da a sexta, das 9 às 18 horas, esábado, das 9 às 13 horas

Nota FiscalNota FiscalNota FiscalNota FiscalNota FiscalPPPPPaulistaaulistaaulistaaulistaaulista

VVVVVai querer Cai querer Cai querer Cai querer Cai querer CPPPPPF na nota?F na nota?F na nota?F na nota?F na nota?

O Programa Nota Fiscal Pau-lista, criado em 2007 pelo go-verno de São Paulo, é inéditono Brasil. Ele devolve até 30%do ICMS pago, direto para oconsumidor. Para isso é só pe-dir o documento fiscal na horada compra (veja no box comoparticipar). É uma maneiraprática e eficiente de reduzira carga tributária e combatera sonegação fiscal.

Sorteios

Para participar dos sorteios deprêmios mensais, você deveacessar o sistema da Nota Fis-cal Paulista no site(www.nfp.fazenda.sp.gov.br) eaderir ao regulamento.A cada R$ 100,00 em Nota Fis-

cal/Cupom Fiscal registrados, oconsumidor ganha um bilheteeletrônico para concorrer a prê-mios em dinheiro. É tudo auto-mático, você não tem que fazernada – só pedir informar o CPF/CNPJ a cada compra.Os valores dos prêmios vari-am de R$ 10,00 a R$50.000,00. Em datas come-morativas, o maior prêmiochega a R$ 200.000,00!Tire suas dúvidas pela Cen-tral de Atendimento (0800-170110) ou pelo sitewww.nfp.fazenda.sp.gov.br, cli-cando em Dúvidas freqüentes.

Como participarPasso 1_Acesse o site daSecretaria da Fazenda(www.nfp.fazenda.sp.gov.br) efaça seu cadastro de pessoafísica ou jurídica.

Passo 2_Em cada compra,informe seu CPF/CNPJ esolicite sua Nota Fiscal/Cu-pom Fiscal, ou ainda a NotaFiscal on-line.

Passo 3_Após o recolhimen-to do ICMS pelo estabeleci-mento, a Secretaria da Fazen-da credita a parcela do impos-to a que você tem direito, pro-porcional ao valor da compra.

Passo 4_O crédito fica dis-ponível por cinco anos, epode ser utilizado para redu-zir o valor do seu IPVA,transferido para a conta cor-rente ou poupança, transfe-rido para uma outra pessoaou ainda ser doado a enti-dades sociais. Todos os me-ses, você ainda concorre aprêmios em dinheiro.

Há 20 postos do Poupatempo no Estado, sendo três na Capital

Page 6: Realizações do Governo

DIÁRIO DE S.PAULO - SÃO PAULO, DOMINGO, 19 DE DEZEMBRO DE 2010 - INFORME PUBLICITÁRIO6

Um estadoUm estadoUm estadoUm estadoUm estadomais verdemais verdemais verdemais verdemais verdeSão Paulo é o Estado pionei-ro na criação de programas eleis rigorosa em defesa domeio ambiente. Com uma po-lítica baseada na economiaverde, o Governo prioriza ati-vidades que evitam a devas-tação do ecossistema e te-nham baixa emissão de gasescausadores do efeito estufa.Com iniciativas como o reflores-tamento de matas ciliares e pro-teção de rios, córregos e nas-centes da degradação, é possí-vel acompanhar dia-a-dia o au-mento da qualidade do ar naregião e, consequentemente, daqualidade de vida da população.É o povo paulista cada vez maisconsciente da importância daluta por um Estado mais verde.

Projetos AmbientaisEstratégicosMedidas de recuperação e pre-servação de mananciais, matasciliares, águas subterrâneas,fortalecimento do ecoturismo ecombate permanente ao co-mércio ilegal de madeira ama-zônica dentro do Estado. Co-nheça em detalhe as 21 açõesem http://www.ambiente.sp.gov.brprojetos.php.

Política Estadual de Mu-danças Climáticas (PEMQ)É a primeira legislação específi-ca no Brasil tem como meta aredução de 20% dos gases doefeito estufa em todos os seto-res da economia até 2020. Issosignifica que 24 milhões de to-neladas de CO2 deixarão de seremitidas. Saiba mais em www.ambiente.sp.gov.br.

Lei da BillingsCriada para preservar o ma-nancial Billings, que é respon-

sável pelo abastecimento de1,8 milhão de moradores. A leiregulariza e disciplina o uso eocupação do solo na região,melhora a qualidade da águae expande o sistema de cole-ta de esgotos.

Lei do CerradoDota o Estado de critérios rí-gidos quanto à utilização epreservação do cerrado.

Mais parques para a famíliaO Governo de São Paulo ad-ministra e investe na criaçãode novos parques. Além deproporcionar o bem-estar,áreas de lazer e cultura, osparques são unidades deconservação de matas e aju-dam a absorver a água daschuvas evitando enchentes.

me

ioam

bie

nte

Segurança e conforto nas rodovias

As 10 melhores estradas doBrasil ficam em São Paulo.Não por acaso, as 10 maisseguras também, segundopesquisa realizada pela CNT –Confederação Nacional doTransporte, em 2010. Ao lon-go dos últimos anos, o Gover-

no implantou o mais modernoe exigente Programa de Con-cessões Rodoviárias do País,e esse é o resultado. Tambémcuidou da recuperação das es-tradas vicinais e criou soluçõescomo o Rodoanel, para tirar daregião metropolitana da Capi-tal o tráfego pesado de cami-nhões e carretas. Afinal, quali-dade de vida tem tudo a vercom melhor mobilidade.

Investimentos que você vêEm 12 anos do Programa deConcessões, São Paulo levouas concessionárias a investirR$18 bilhões em infraestrutu-ra. Até 2010 foram feitas 637obras como pontes e viadutos,além de 142 passarelas.Foram recapeados 5 mil quilô-metros de pistas, 2 mil quilôme-tros de acostamentos; foramainda construídos 750 quilôme-tros em duplicações e 130 qui-lômetros de novas rodovias.

Represa Billings, um dos pontos por onde passa o trecho sul do Rodoanel

rod

ovi

as

Viaje tranquiloOs motoristas encontramestradas seguras e bem si-nal izadas. E elas estãocada vez mais equipadas emonitoradas com serviçosrápidos e eficientes pres-tados aos usuários – doguincho ao pronto-socorro.Em 10 anos, os acidentescaíram 20,6% e o índicede mortes nas estradaspaul istas d iminuiu pelametade.

Programa Pró-VicinaisO Governo do Estado veminvestindo R$ 5 bilhões narecuperação de 12 mil qui-lômetros de estradas vici-nais. Tudo para facilitar o de-senvolvimento regional, me-lhorando o escoamento daprodução e o transporte emtodo o Estado. Saiba mais nosite www.saopaulo.sp.gov.br/pro-vicinais.

Nova Marginal Tietê diminuiu o tempo que o paulistano passa no trânsito

DE

RS

A/

DIV

ULG

ÃO

OD

AIR

FA

RIA

/SA

BE

SP

Rota do desenvolvimentoCom os trechos Oeste e Sul doRodoanel, já deu para sentir amelhora no transporte de cargasna Grande São Paulo. É que oRodoanel está mudando a logís-tica do transporte pesado do in-terior para o litoral do Estado evice-versa, com rotas mais rápi-das para os caminhões, maisprodutivas para as empresastransportadoras – e deixando oar mais puro para quem vive emSão Paulo. Disque-Rodoanel:(11) 3702-8364 ou 0800-7266300 - seg. à sex. das 9hàs 17h- www.rodoanel.sp.gov.br.

Nova MarginalÉ primeira grande readequa-ção viária em 30 anos com aconstrução de 46 km de umanova pista central, com trêsfaixas de rolamento, com in-vestimentos de R$1,9 bi.Mais Informações no sitewww.novamarginal.sp.gov.br.

Page 7: Realizações do Governo

77DIÁRIO DE S.PAULO - SÃO PAULO, DOMINGO, 19 DE DEZEMBRO DE 2010 - INFORME PUBLICITÁRIO

hab

itaçã

o e

san

eam

en

to

VVVVViver comiver comiver comiver comiver comqualidadequalidadequalidadequalidadequalidadeCriação de novas moradi-Criação de novas moradi-Criação de novas moradi-Criação de novas moradi-Criação de novas moradi-as e crescimento da redeas e crescimento da redeas e crescimento da redeas e crescimento da redeas e crescimento da redede saneamento básico au-de saneamento básico au-de saneamento básico au-de saneamento básico au-de saneamento básico au-mentam qualidade de vidamentam qualidade de vidamentam qualidade de vidamentam qualidade de vidamentam qualidade de vidaem São Pem São Pem São Pem São Pem São Pauloauloauloauloaulo

Os programas habitacionaise de saneamento do Gover-no do Estado estão promo-vendo uma grande mudan-ça na vida de famílias em si-tuação de extrema vulnera-bilidade social. Milhares jáconquistaram um novo lar esaíram de áreas onde corri-am riscos. Outras milharescontinuam em suas comuni-dades, mas agora moram emcasas de verdade, de tijolo,com água, luz elétrica e sa-neamento básico. Atualmen-te 125 municípios atendi-dos pela Sabesp já têm ser-viços de àgua e esgoto uni-versalizados, melhorando aqualidade de vida da popu-lação e contribuindo paraintensificar o desenvolvi-mento econômico.

Mais moradiasNos últimos quatro anos,mais de 80 mil ganharamnovas casas, e outras 58 milunidades estão em constru-ção. Muitas já seguem onovo padrão de empreendi-mentos da CDHU (Compa-nhia de DesenvolvimentoHabitacional e Urbano) comaté três dormitórios, medidorindividual de água e acessoà internet. Saiba como ad-quirir um imóvel now w w . h a b i t a c a o . s p .gov.br, clicando no ícone - Acasa é sua.

Urbanização de favelasPrograma promove urbani-zação e melhoria das mo-

radias em favelas. Aproxi-madamente 24 mil famíliasforam beneficiadas e ago-ra vivem com água tratada,luz e saneamento básico.www.habitacao.sp.gov.br

Vila DignidadeDispõe de casas equipadascom itens de segurança eacessibilidade. 29 novasVilas serão oferecidas à po-pulação idosa de baixa ren-da pelo Estado. Mais deta-lhes pelo www.habitacao.sp.gov.br.

Programa De MicrobaciasEm parcer ia do BancoMundial, visa promover odesenvolvimento rural sus-tentável com a recuperaçãoambiental das áreas degra-dadas com participaçãodas comunidades. Mais de-talhes no site www.cati.sp.gov.br.

Recuperação da Serra Do MarJá removeu mais de 500famílias de áreas de risco.Em breve levará outras 5,3mil para áreas mais segu-ras e confortáveis. O meio-ambiente também é bene-ficiado com a recuperaçãode áreas degradadas. Maisdetalhes: www.habitacao.sp.gov.br

Onda LimpaMaior programa recupera-ção ambiental do l itoralbrasileiro. Foi criado parauniversalizar a coleta e tra-tamento de esgoto da Bai-xada Santista (obras já en-tregues) e litoral norte (emexecução). Contribui paraoferecer mais saúde e qua-lidade de vida ao litoralpaulista. Mais sobre o pro-grama e as cidades bene-f ic iadas no www.ondalimpa.com.br/

segu

ran

çap

úb

lica

PPPPPolícia eolícia eolícia eolícia eolícia ecomunidadecomunidadecomunidadecomunidadecomunidadeunidasunidasunidasunidasunidasTTTTTrabalho conjunto resultarabalho conjunto resultarabalho conjunto resultarabalho conjunto resultarabalho conjunto resultaem redução de homicídios,em redução de homicídios,em redução de homicídios,em redução de homicídios,em redução de homicídios,roubroubroubroubroubos e furtos, além de nú-os e furtos, além de nú-os e furtos, além de nú-os e furtos, além de nú-os e furtos, além de nú-mero recorde em apreensãomero recorde em apreensãomero recorde em apreensãomero recorde em apreensãomero recorde em apreensãode drogasde drogasde drogasde drogasde drogas

São Paulo é o Estado bra-sileiro que mais investe einova em Segurança Públi-ca. Por isso, vem colhendoos melhores resultados anoa ano, com redução dos ho-micídios, roubos e furtos,além de recordes seguidosem apreensões de drogas.Nestes últimos anos, o Go-verno Paulista qualificoumuito mais e melhor osseus policiais e agentes,ampliou a frota de helicóp-teros e viaturas, elevou osinvestimentos em arma-mentos e promoveu umavanço sem precedentesna Polícia Científica, quepassou a empregar as tec-

nologias mais avançadasdisponíveis. Todas as sedesdo Comando de Policia-mento do Interior possuempelo menos um helicópte-ro. Além de atuar em açõesostensivas, as aeronavescolaboram em operaçõesde socorro médico e vigi-lância ambiental. Conse-guimos, por causa destasiniciativas diminuir 70%dos homicídios dolosos nosúltimos 10 anos.

Delegacia EletrônicaVocê acessa no site da Se-cretaria da Segurança Pú-blica – www.ssp.sp.gov.br– para registrar queixas defurto de veículo, desapare-cimento de pessoas, furtoou perda de documentos,furto ou perda de celular,furto ou perda de placa deveículo e encontro de pes-soas desaparecidas. Outrasocorrências devem ser re-gistradas em delegacias.

Disque DenúnciaCriado para que a populaçãopossa denunciar criminososou policiais, por telefone ouinternet, com sigilo garantido.Na Região Metropolitana deSão Paulo, ligue 181. No res-to do Estado, ligue 0800-15-63-15. Ou acesse o site –www.ssp.sp.gov.br – e cliqueno link Denúncias.

Pessoas DesaparecidasPara auxiliar nas buscas, a2ª Delegacia de PessoasDesaparecidas coloca nainternet a foto da pessoaque está sendo procurada.Acesse o site www.ssp.sp.gov.br ou l igue para011-3311-3544 ou3311-3545.

190 EmergênciaO telefone vale para todasas regiões do Estado. Sejaobjetivo e claro ao trans-mitir a ocorrência. Tambémé possível fazer a comuni-cação via internet aces-sando o site www.policiamilitar.sp.gov.br

193 BombeirosO telefone vale para todoo Estado. Além de comba-ter incêndios, os bombei-ros são t re inados paraprestar socorro e resgatarvítimas em todos os tiposde acidentes. Transmita aocorrência com clareza eobjetividade.

Atestado de antecedentesO atestado informa se, na-quele momento, a pessoaque o solicita possui ounão pendências jurídicasou criminais. A solicitaçãopode ser fe i ta no s i tewww.ssp.sp.gov.br ou nospostos do Poupatempo.

Crianças jogam bola na inauguração de conjunto habitacional em Heliópolis

RG

IO A

ND

RA

DE

/GO

VE

RN

O D

O E

STA

DO

SP

Cada comando da PM conta com pelo menos um helicópteroSÉRGIO ANDRADE/GOVERNO DO ESTADO SP

Page 8: Realizações do Governo

DIÁRIO DE S.PAULO - SÃO PAULO, DOMINGO, 19 DE DEZEMBRO DE 2010 - INFORME PUBLICITÁRIO8

Cultura maisCultura maisCultura maisCultura maisCultura maisacessívelacessívelacessívelacessívelacessível

Com VCom VCom VCom VCom Virada Cultural comoirada Cultural comoirada Cultural comoirada Cultural comoirada Cultural comocarro-ccarro-ccarro-ccarro-ccarro-chefhefhefhefhefe, ações de di-e, ações de di-e, ações de di-e, ações de di-e, ações de di-vulgação cultural espa-vulgação cultural espa-vulgação cultural espa-vulgação cultural espa-vulgação cultural espa-lham-se pelo Estadolham-se pelo Estadolham-se pelo Estadolham-se pelo Estadolham-se pelo Estado

Cultura é tão importantepara o Governo do Estadoque essa é a área em que oorçamento proporcional-mente mais aumentou nosúltimos anos. Isso foi neces-sário para que se viabilizas-sem espaços culturais deformação artística e açõesinovadoras como a ViradaPaulista e os roteiros itine-rantes, que levaram cinema,música, teatro e literatura adezenas de municípios. Sãoações que divertem, trazemconhecimento, preservamidentidades e melhoram avida de todos.

Virada Cultural PaulistaÉ maior celebração artísti-ca e cultural simultânea doPaís. Todos os anos, em ummesmo final de semana,em 30 cidades, são maisde mil atrações gratuitasem praças, praias, teatros,cinemas, salas de exposi-ções e outros espaços pú-blicos e privados. Mais in-formações: www.cultura.sp.gov.br.

Viagem LiteráriaPrograma leva oficinas decriação literária a mais de70 cidades do interior, pro-movendo encontro entregrandes escritores e a po-pulação paulista. Mais in-formações pelo www.cultura.sp.gov.br ou pelo te-lefone (11) 2627-8172.

Museu Do FutebolEspaço exclusivo com a fi-nalidade preservar e retra-tar a história do esporte esua contribuição para a cul-tura do Brasil . O acervomultimídia traz a trajetóriados craques e os momen-tos mais importantes destapaixão nacional.Endereço: praça CharlesMiller, s/n, Estádio do Pa-caembu, São Paulo - SP.Saiba mais pelo www.museudofutebol.org.br.

CataventoAo percorrer o espaço, si-tuado no antigo Paláciodas Indústrias, você viven-cia a ciência por meio devídeos, painéis e maque-tes, experimentos de quí-mica, manipulação de en-genhocas que comprovamas leis da física, cinema3D, entre outros atrativos.Público alvo: crianças eadolescentes. Fica ParqueDom Pedro I I, São Paulo.Saiba mais : www.cataventocultural.org.br.

SP Cia de DançaAbriga, no bairro do BomRetiro, mais de 80 profis-sionais, entre bailarinos,diretores, técnicos, produ-ção. Repertório traz re-montagens de clássicos dedança e peças inéditas. ACompanhia tem por obje-tivo tornar a dança acessí-vel ao grande público, pormeio de espetáculos e pro-gramas educativos. Maisinformações sobre datasdos espetáculos e outrostrabalhos do grupo pelowww.saopaulocompanhiadedanca.art.br.

SP Escola de TeatroOferece oito cursos regu-lares. Funciona provisoria-mente na Avenida RangelPestana, 2.401, no bairrodo Brás. Em breve ocuparáedifício na da Praça Roo-sevelt, número 210. Saibamais sobre cursos e comopart ic ipar pelo www.spescoladeteatro.org.br

Fábricas de CulturaUnidades espalhadas pelacapital paulista preparadaspara atividades práticas deteatro, dança, música e cir-co; audiovisual, ateliê deartes plásticas, oficina decenografia e figurinos, bi-blioteca. Tem a parceria daprefeitura de São Paulo.Mais informações pelo(11) 3351-8053.

cult

ura

em

pre

go

MaisMaisMaisMaisMaisemprego,emprego,emprego,emprego,emprego,menosmenosmenosmenosmenosburocraciaburocraciaburocraciaburocraciaburocraciaSão Paulo é o Estado brasi-leiro que mais investe emqualificação profissional.Quem quer trabalhar contacom uma grande e diversifi-cada rede que abrange des-de serviços online de coloca-

ção até cursos gratuitos deaprendizado e capacitaçãoprofissional. E quem querempreender também tem vez.O Estado facilita o crédito ereduz a burocracia para abriruma empresa, ajudando a cri-ar mais vagas no mercado.Afinal, São Paulo é sinônimode trabalho.

Banco do Povo PaulistaAqui tem crédito para empre-endedores formais, informaise cooperativas. Os emprésti-mos vão de R$ 200 e R$7.500, com juros menoresque os do mercado. Confiraos endereços e tire suas dú-vidas no www.bancodopovo.sp.gov.br

Emprega São PauloÉ um sistema online inédito,muito fácil de usar, para quemquer conseguir um empregoe também para quem quercontratar. Acesse www.empregasaopaulo.sp.gov.br.

Posto de Atendimentoao TrabalhadorSão mais de 200 em todo oEstado, com vagas, serviçoscomo emissão de carteirade trabalho, orientação so-bre questões trabalhistas ecursos de qualificação. Cen-

tral de Atendimento: 0800-770-7378.

Piso Salarial RegionalEm três faixas – R$ 560,R$ 570 e R$580 reais, de-pendendo da ocupação - éo maior do Brasil. Benefi-cia principalmente os em-pregados da iniciativa pri-vada que não têm piso de-finido por lei federal, con-venção ou acordo coletivode trabalho. Para sabermais: www.emprego.sp.gov.br.

Programa Estadual de Qua-lificação Profissional - PEQOferece cursos gratuitos adesempregados de baixaescolaridade, com idadesentre 30 e 59 anos, paraajudar na sua recolocação.Para participar, basta se ca-dastrar no si te www.empregasaopaulo.sp.gov.br.

Sistema Integradode LicenciamentoO processo de abertura e li-cenciamento de uma novaempresa, que demorava 120dias, agora fica pronto emapenas 15. Acesse o PortalPoupatempo do Empreende-dor: www.poupatempodoempreendedor.sp.gov.br.

Com o sistema online Emprega São Paulo ficou mais fácil encontrar trabalho

DIS

P