reaÇÃo positiva - bnp paribas · das suas áreas de produto, banco de investimento, tesoura-ria,...

4
O banco para um mundo em mudança O Brasil soube reagir à profunda crise de 2014–2016 aprovando reformas difíceis, como a Lei do Teto de Gastos Públicos, ou en- caminhando a reforma da Previ- dência, afastando o cenário de caos que os mais pessimistas consideraram e fortale- cendo a sustentabilidade da dívida pública no longo prazo. Forte nessa demonstração de maturi- dade, o país deve agora expandir seus hori- zontes, crescer, se abrir, reconquistar plena- mente a confiança. 2016 foi de extrema importância também para a história do BNP Paribas Brasil. Comemoramos os 20 anos de nossa pre- sença local tendo uma estrutura bastante consolidada que torna o BNP Paribas um dos maiores e mais diversificados grupos financeiros internacionais no Brasil. Ancorado numa sólida cultura de parceria de longo prazo junto aos clientes, o BNP Paribas cresceu no Brasil em to- das suas áreas de produto, banco de investimento, tesoura- ria, banco comercial, gestora de recursos, custódia, e também nas outras atividades do grupo presentes no Brasil, como a seguradora Cardif, a gestora de frotas de veículos Arval, e a Cetelem, que oferece crédito ao consumo. Começamos 2017 com otimismo, e vamos trabalhar para consolidar essas novas posi- ções de liderança. Se 2016 foi o ano de muito explicar o Brasil para o estrangeiro, tranqui- lizando alguns clientes e apoiando passos estratégicos de outros, em 2017 teremos mais demandas de clientes brasileiros pre- cisando de nossas expertises mundiais, que seja para captar recursos competitivos, ou investir para crescer e se diversificar. Esse ano reforçaremos também nosso apoio à Cultura. Além de manter nossa par- ceria com o MAM, lançaremos com a editora Capivara o livro “Transatlânticos no Brasil”, que aborda o universo das viagens de navio na primeira metade do século xx. Teremos também um ano com foco na música, apoiando importantes projetos: temporada Osesp 2017 na Sala São Paulo, Concur- so Rainha Elisabeth da Bélgica de piano, de grande prestí- gio internacional, com a turnê brasileira do pianista vencedor, Lukas Vondracek, da República Tcheca, e momentos musicais em nossa sede em clima festivo onde estaremos juntos para dar o tom e a nota que queremos para 2017. Espero vê-los em breve! REAÇÃO POSITIVA SANDRINE FERDANE | PRESIDENTE DO BANCO BNP PARIBAS BRASIL Nesta edição: As novas matrizes energéticas 2 Os eventos dos 20 anos do BNP Paribas no Brasil 3 Premiações em Securities Services e Asset Management 4 NEWSLETTER DO BANCO BNP PARIBAS BRASIL VISION FEVEREIRO 2017

Upload: trinhkhuong

Post on 30-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

O banco para um mundo em mudança

O Brasil soube reagir à profunda crise de 2014–2016 aprovando reformas difíceis, como a Lei do Teto de Gastos Públicos, ou en-caminhando a reforma da Previ-

dência, afastando o cenário de caos que os mais pessimistas consideraram e fortale-cendo a sustentabilidade da dívida pública no longo prazo.

Forte nessa demonstração de maturi-dade, o país deve agora expandir seus hori-zontes, crescer, se abrir, reconquistar plena-mente a confiança.

2016 foi de extrema importância também para a história do BNP Paribas Brasil.

Comemoramos os 20 anos de nossa pre-sença local tendo uma estrutura bastante consolidada que torna o BNP Paribas um dos maiores e mais diversificados grupos financeiros internacionais no Brasil.

Ancorado numa sólida cultura de parceria de longo prazo junto aos clientes, o BNP Paribas cresceu no Brasil em to-das suas áreas de produto, banco de investimento, tesoura-ria, banco comercial, gestora de recursos, custódia, e também nas outras atividades do grupo presentes no Brasil, como a seguradora Cardif, a gestora de frotas de veículos Arval, e

a Cetelem, que oferece crédito ao consumo.Começamos 2017 com otimismo, e vamos

trabalhar para consolidar essas novas posi-ções de liderança. Se 2016 foi o ano de muito explicar o Brasil para o estrangeiro, tranqui-lizando alguns clientes e apoiando passos estratégicos de outros, em 2017 teremos mais demandas de clientes brasileiros pre-cisando de nossas expertises mundiais, que seja para captar recursos competitivos, ou investir para crescer e se diversificar.

Esse ano reforçaremos também nosso apoio à Cultura. Além de manter nossa par-ceria com o MAM, lançaremos com a editora Capivara o livro “Transatlânticos no Brasil”, que aborda o universo das viagens de navio na primeira metade do século xx. Teremos

também um ano com foco na música, apoiando importantes projetos: temporada Osesp 2017 na Sala São Paulo, Concur-so Rainha Elisabeth da Bélgica de piano, de grande prestí-gio internacional, com a turnê brasileira do pianista vencedor, Lukas Vondracek, da República Tcheca, e momentos musicais em nossa sede em clima festivo onde estaremos juntos para dar o tom e a nota que queremos para 2017.

Espero vê-los em breve!

REAÇÃO POSITIVASANDRINE FERDANE | PRESIDENTE DO BANCO BNP PARIBAS BRASIL

Nesta edição: As novas matrizes energéticas 2

Os eventos dos 20 anos do BNP Paribas no Brasil 3 Premiações em Securities Services e Asset Management 4

NEWSLETTER DO BANCO BNP PARIBAS BRASILVISION FEVEREIRO 2017

No último mês de Abril o BNP Paribas fechou sua 7ª operação de financia-mento de projetos de energia eólica.

Com isso alcançamos a marca de 900MW de capacidade instalada de projetos apoiados nos últimos dois

anos (tabela abaixo). Para efeitos de compa-ração essa capacidade equivale aproximada-mente à demanda de 2 milhões de domicílios, a 10% da capacidade ins-talada hoje de usinas eólicas em to-do o país (9,5GW segundo a Aneel) ou a capacidade instalada de uma grande hidrelétrica do tamanho de Sobradinho na Bahia (de 4,2km2 de área alagada).

Ao longo desses dois anos pude-mos apoiar clientes-chave do BNP Paribas, tanto Multinacionais como Voltalia (do Grupo Famille Mulliez), Contour Global e Denham Capital, como clientes brasileiros como Ca-sa dos Ventos, cujo maior acionista e presidente foi homenageado, com o prêmio de sustentabilidade, no evento de co-memoração dos 20 anos do BNP Paribas no Brasil.

O apoio para projetos de geração de energia renovável está totalmente alinhado com a es-tratégia de Responsabilidade Social Corporati-va global do banco, que reforçou em novem-bro de 2015 seu compromisso com o setor (e

também em linha com acordos internacionais recentes, tal como o Acordo de Paris). Entre os compromissos assumidos pelo BNP Paribas em 2015 estão mais do que dobrar o financiamen-to para energia renovável, de EUR6,9bn em 2015 para EUR15bn em 2020, reforçar as polí-ticas de controle relacionadas à combustíveis fosseis, e apoiar nossos clientes na transição

segura para o uso mais sustentável de energia. Vale destacar que grande parte dos projetos de energia renovável no Brasil está em regiões com menor nível de renda, o que torna o setor, além do benefício da produção da energia lim-pa, um grande fator de desenvolvimento local.

O Brasil tem recursos renováveis excepcio-nais, o que permite atingir alguns dos maiores

fatores de geração do mundo. A energia eóli-ca, por exemplo, especialmente no Nordeste, é tão competitiva quanto outras novas fontes de energia (diz-se que o custo da energia eólica está em “paridade” com as demais fontes). Isso é possível em poucos lugares do mundo.

Os grandes projetos de energia solar são mais novos no Brasil, mas igualmente tem um enorme potencial com al-tos níveis de irradiação, combinado com muitas horas de insolação (pe-lo fato do Brasil ter grande parte de sua extensão próxima do Equador). O BNP Paribas já está atuando como Assessor Financeiro do seu primeiro Projeto Solar no Brasil e estamos em contato com inúmeros clientes mui-to interessados nesse mercado pro-missor.

Segundo a Aneel, a Energia Re-novável representa hoje menos de 10% da capacidade instalada do pa-ís (dos quais apenas 6% de eólicas e

menos de 0,1% de solar), comparado com mais de 30% em alguns países desenvolvidos, como a Alemanha (que tem recursos renováveis de qualidade muito inferior ao Brasil). O potencial para crescer é muito grande e o BNP Paribas está posicionado para continuar a ser um lí-der nesse setor, através de todos os produtos do banco.

FIQUE POR DENTRO

2 | VISION Fevereiro / 2017

APESAR DE INCERTEZAS GLOBAIS, a economia brasileira parece bem posi-cionada para voltar a crescer em 2017. No cenário global, há muitas incer-tezas, em particular sobre a evolução da política econômica nos Estados Unidos, agora sob uma nova administração. Medidas de expansão fiscal podem estimular o crescimento da economia americana, pelo menos no curto prazo. Isso poderia trazer um aumento da inflação nos Estados Uni-dos, levando o banco central americano a subir os juros novamente ao lon-do deste ano. Um aumento de juros americanos normalmente não é boa noticia para o fluxo de capitais para países emergentes como um todo, mas a participação de cada país dentro deste fluxo depende também de seus fundamentos domésticos. Se continuar a fazer sua lição de casa, o Brasil estará bem posicionado dentre os mercados emergentes.

Aqui no Brasil, a queda da inflação, em um contexto de avanço de reformas estruturais e maior credibilidade da politica macroeconomica,

deve permitir ao Banco Central reduzir significativamente a taxa de juro ao longo deste ano. O Brasil passou nos últimos dois anos pela maior recessão de sua história — desde o inicio da série histórica, no início do século passado. Entretanto, a economia brasileira agora começa a exi-bir sinais de recuperação, já visíveis na melhora de vários indicadores de confiança. Nossas projeções indicam que o crescimento da economia brasileira deve voltar a território positivo em 2017, com possível acele-ração rumo a 2018. Uma coisa é certa: o desempenho da economia em 2017 será bem melhor que o de 2016.

Além da regra que introduziu um teto no gasto do governo, e alte-rações propostas nas regras da previdência social, o governo também está buscando avanços em um importante programa de parcerias com o setor privado. É um esforço de impulsionar novos investimentos, es-pecialmente no setor de infraestrutura.

2017 VAI SER MELHOR QUE 2016Marcelo Carvalho

VENTOS A FAVOR

ANÁLISE ECONÔMICA

Projetos de geração de energia eólica apoiados pelo BNP Paribas já representam cerca de 10% da nossa capacidade instalada

Economista-Chefe do Banco BNP Paribas para América Latina

SPONSOR PROJETO CAPACIDADE INSTALADA (MW) OPERAÇÃO

CONTOUR CHAPADA 1 205,1 FIANÇA COMPLETION

CONTOUR CHAPADA 2 172,4•FIANÇA EMPRÉSTIMO-PONTE•NP (PONTE)•FIANÇA COMPLETION

RIO ENERGY ITAREMA 207 FIANÇA COMPLETION

CASA DOS VENTOS SÃO CLEMENTE 216,1 FIANÇA COMPLETION

VOLTALIA VILA PARÁ 99 DEBÊNTURE (PONTE)

Total 899,6

P R O J E T O S F I N A N C I A D O S P E L O B N P P A R I B A S

VISION Fevereiro / 2017 | 3

ACONTECE ESPECIAL

O show de abertura; Henrique Meirelles, Ministro da Fazenda, e Sandrine Ferdane, Presidente do Banco BNP Paribas Brasil; jantar para convidados; hall de recepção; Gal Costa em seu pocket show

OS DOIS GRANDES EVENTOS DOS 20 ANOS DE PRESENÇA DO BNP PARIBAS NO BRASILA grande comemoração

O Brasil no ponto de virada

MAIS DE 270 CLIENTES, PARCEIROS E EXECUTIVOS do Grupo e da região das Américas participaram de um jantar em São Paulo no dia 29 de setembro para celebrar o 20º aniversário do BNP Paribas co-mo banco múltiplo no Brasil

A noite teve início com um coquetel e, logo após, os convidados entraram no salão principal para assistirem a um show de balé que juntou música e dança brasileira e francesa. Em seguida, foi apresen-tado um vídeo contando a história do BNP Paribas, de seu crescimen-to em conjunto com o crescimento do Brasil.

A abertura foi feita por Sandrine Ferdane, Presidente do Banco BNP Paribas Brasil. Depois falaram Jacques d’Estais, Chairman do BNP Pa-ribas Brasil e membro do Comitê Executivo do Grupo BNP Paribas, e

Jean-Yves Fillion, CEO do BNP Paribas Américas. O convidado especial foi o Ministro da Fazenda Henrique Meirelles, que falou sobre o forte relacionamento entre o Banco e o Brasil.

O evento homenageou cinco brasileiros que contribuíram para o crescimento e o desenvolvimento do país nas áreas de educação e empreendedorismo: o jogador Raí (Fundação Gol de Letra, Setor Social); Emerson Almeida (Fundação Dom Cabral, Educação); Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza, Empreendedorismo); Mário Arari-pe (Casa dos Ventos, Sustentabilidade); Paulo Cesar de Souza e Sil-va (Embraer, Tecnologia de indústria de aviação).

Após o jantar, organizado por Laurent Suaudeau, os convidados asistiram a um pocket show de Gal Costa.

FOI REALIZADO EM 1º DE JUNHO DE 2016 o Brazil Business Con-ference - Brazil at a Crossroad, no Hotel Unique em São Paulo. O evento contou com a presença de aproximadamente 220 partici-pantes.

Sandrine Ferdane, Presidente do Banco BNP Paribas Brasil, e Jean-Yves Fillion, CEO BNP Paribas Américas, fizeram a abertura do

evento, seguida por palestra de Abilio Diniz, Presidente dos Conse-lhos de Administração da Península Participações e da BRF, além de membro dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil, com o tema Gestão, empreendedorismo e lide-rança.

Também foram realizados painéis com os temas “Investimento, inovação e crescimento numa nova fase da economia brasileira”, com as participações de Patrick Blandin, Vice-Presidente da EDF Americas, Fabio Coelho, Presidente do Google Brasil, e Luiz Lopes, Senior Managing Partner Brookfield, e com moderação Jean-Yves Fillion, e “Como os investidores institucionais estão avaliando o novo cenário”, com as participações de Rodrigo Azevedo, Sócio da Ibiuna Investimentos e ex-Diretor de Política Monetária do Banco Central do Brasil, Daniel Leichsenring, Sócio e Economista-Chefe da Verde Asset Management, Jean Pierre Cote Gil, Senior Portfolio Ma-nager da Western Asset Management, e Paul Mortimer-Lee, Global Head of Market Economics e Economista-Chefe do BNP Paribas para Estados Unidos, e com moderação de Patrick Colle, CEO BNP Pa-ribas Securities Services. Marcelo Carvalho, Economista-Chefe do BNP Paribas para América Latina, encerrou o evento com um resu-mo dos temas abordados.

4 | VISION Fevereiro / 2017

BANCO BNP PARIBAS BRASIL n SÃO PAULO SP: Tel. (11) 3841-3100 / Fax (11) 3841-3200 | Wealth Management: Tel. (11) 3841-3143 | Asset Management: Tel. (11) 3049-2820 | Securities Services: Tel. (11) 3841-3055 | Corporate Coverage: Tel. (11) 3841-3070 n BELO HORIZONTE MG: Tel. (31) 3254-1250 / Fax (31) 3254-1260 n CURITIBA PR: Tel. (41) 3099-7250 / Fax (41) 3099-7260 n RIO DE JANEIRO RJ: Tel. (21) 3049-8200 / Fax (21) 3213-8230.SUA OPINIÃO: O e-mail [email protected] é um espaço dedicado à opinião dos nossos clientes sobre os produtos, serviços e atendimento do Banco BNP Paribas. Aguar-damos o seu contato. Ouvidoria BNP Paribas: Tel. 0800-771-5999 / [email protected]. | VISION é uma publicação do Banco BNP Paribas Brasil dirigida aos clientes. Coor-denação: Claudia Melo | Jornalista-responsável: Marcelo Girard (MTb 28837) | Projeto e editoração: Marcelo Girard / IMG3 Com. Gráf. & Editorial | Fotografia: Alessandro Carvalho e Liao C.K. | Impresso pela Pigma Gráfica e Editora Ltda.

Homenagem a Raí nos 20 anos do BNP ParibasHomeageado pela contribuição ao crescimento e desenvolvimento

do país nas áreas de educação e empreendedorismo, na categoria Setor Social, Raí dirige, com seu ex-colega Leonardo (São Paulo e Paris Saint--Germain) uma entidade filantrópica de apoio à criança, a Fundação Gol de Letra. Em 2006, ajudou a criar a organização Atletas pela Cidadania, que se dedica a causas sociais.

Ele se considera alguém de sucesso, mas também alguém que teve privilégios e oportunidades importantes na vida. No caso da carreira, além do talento natural, cresceu em uma família que sempre incenti-vou o esporte, e que deu uma base de valores que o guiou para o cami-nho certo.

Já com a Gol de Letra, a base de valores e o idealismo foi uma mis-

tura entre a base familiar e a sua natureza perseverante e sonhadora.

“Muito da vivência que aprendi com o es-porte também me ajudou no início da Gol de Letra. Ambição de querer sempre fazer o me-lhor que posso, coragem para assumir riscos e desafios, e obviamente contar com uma ótima e dedicada equipe.”

A homenagem recebida do BNP Paribas representou e representa muito, segundo afirma. “Primeiro por ser uma instituição francesa, que carrega todos os valores humanistas ligadas àquele país” (Raí jogou na França por muitos anos), e por ser um reconhecimento em uma momen-to tão especial para o BNP Paribas e tão importante para o nosso país”.

Raí: reconhecimento por sua contribuição às causas sociais, das mão

de Sandrine Ferdane

ACONTECE ESPECIAL

Melhor Gestora* de Fundos DI e Curto Prazo (Especialista) - Revista Exame (Dez/2016)

Uma pesquisa exclusiva da Funda-ção Getulio Vargas (FGV) para a re-vista Exame revela quais são os me-lhores especialistas de fundos do país em diferentes categorias – ações, DI, multimercados e renda fixa. A revis-ta reconheceu a BNP Paribas Asset Management como melhor gestora especialista de fundos DI e de curto prazo pelo segundo ano consecutivo.

Melhor Gestora* de Recursos ligada a banco no Brasil em 2016 - Revista Global Banking & Finance Review (Jan/2017)

Desde 2011, os Prêmios da Global Banking & Finance buscam refletir a inovação, realização, estratégia, mu-danças progressivas e inspiradoras que ocorrem dentro da comunidade financeira global. Os prêmios foram criados para reconhecer empresas de todos os tamanhos que são proemi-nentes em áreas específicas de espe-cialização e excelência no mundo fi-nanceiro. A revista reconheceu a BNP Paribas Asset Management como a Melhor Gestora de Recursos ligada a banco no Brasil*.

Global Custodian 2016 Outperformer Status pela 4a vez consecutivaA revista Global Custodian realiza anualmente uma avaliação dos serviços

dos maiores custodiantes do mercado global através de uma pesquisa respon-dida pelos clientes das instituições avaliadas.

A Securities Services do Banco BNP Paribas foi premiada com as 3 qualifi-cações da revista Global Custodian. No Brasil, a Securities Services do Banco BNP Paribas participa na categoria Agent Bank in Emerging Markets e foi qua-lificada com os melhores resultados entre todos os concorrentes.

Anualmente a revista Global Custodian realiza uma avaliação dos serviços dos maiores custodiantes do mercado globalmente através de uma pesquisa respondida pelos clientes das instituições avaliadas.

No Brasil, o BNP Paribas Securities Services participa na categoria Agent Bank in Emerging Markets e foi qualificada com os melhores resultados entre todos os concorrentes.

O BNP Paribas Securities Services foi premiado com as 3 qualificações da revista Global Custodian.

Outros mercados emergentes que participaram da pesquisa(Hungria, Marrocos, Turquia e Polonia) também conquistaram as mesmas qualificações, o que ratifica a qualidade global dos serviços prestados pelo BNP Paribas Securities Services

“BNP Paribas has continued to score highly throughout,achieving scores of over 6.00 (Very Good)”

“The results continue the trends set by last year’s results which emphasised the accessibility and flexibility of staff. Overall, BNP Paribas appear very well

regarded within the Brazilian market.”

BRAZIL Market share %

(weight of responses)

Relationship Management

and Client Service

Value Delivered

Sttlement Asset Servicing

Ancillary Services

Reporting Technology

Banco Santander 12 5.53 4.83 5.13 5.10 5.15 4.85 5.14

BNP Paribas Securities Services 26 6.27 5.76 6.13 6.05 6.14 6.17 6.15

Citi 26 5.83 5.20 5.28 5.24 5.22 5.19 5.33

Deutsche Bank Brasil 5 6.52 5.40 6.03 5.88 6.20 6.00 5.97

Itaú Unibanco 16 5.73 5.03 5.65 5.47 5.53 5.46 5.23

“GLOBAL OUTPERFORMER STATUS” PARA A SECURITIES SERVICES DO BANCO BNP PARIBAS EM 14 MERCADOS.”

O banco para um mundo em mudança

OUTPERFORMER STATUS PELA 4ª VEZ CONSECUTIVABNP PARIBAS SECURITIES SERVICESGLOBAL CUSTODIAN 2016

* Acesse nosso site: www.bnpparibas.com.br. Para obter mais informações dos reconhecimentos acima descritos aces-se: http://ow.ly/yNqX308BL76 (URL reduzida); Este documento foi produzido pelo Banco BNP Paribas Brasil S.A., com fins meramente informativos não se caracterizando como oferta ou solicitação de investimento ou desinvestimento de ativos; O Banco BNP Paribas Brasil S.A. é instituição financeira regularmente cons-tituída e em funcionamento no país e devidamente autorizada pelo Banco Central do Brasil e habilitada pela Comissão de Valores Mobiliários para administrar fun-dos de investimentos; Leia o formulário de informações complementares e regula-mento dos fundos de investimento antes de investir.

Prêmios para a gestão de recursos

SECURITIES SERVICES

ASSET MANAGEMENT