r. ã -...

4
í OT JQ í f- A ! 11 * O o< — LU CC <; CC _ l o o li s ♦3 r. tf 1 f i I 1 l] í * 1^11 Jlg UJJ 1 ílNlSl 1.1: J» I 11 •S 6 » fl 1 !1 i l j i 1 s l l . 4<E H ií» ! ' 1 W A**»** i *!nu f E fl En 5 ?yi «Ifj « íi âMis * •iüiiíiiii!” ;!' i p p ! . \ i!!la » .... S , I !! í ii i llS n . » m w ** ,« S í* 3 H ílí s -Si lijlkd, aíl i hi^ílí LI a 4 \~t- 4 l l ‘ llK Ü a il . J 5 £ 1 » ^ ã„ Í g j " a '® ■§ * i t s 1S I i P * a 3 i 5 5 " i ilíJ * - a1 ■11 *■:1 ! 11| f jj - r i l li I * J l Sllil SL - , H ,B | f j * I í n r í ji § § ” 11 «^■SaiHiW ACERVO: BIBLIOTECA PÚBLICA DE SANTA CATARINA Digitalizado pelo Instituto José Paschoal Baggio - Contrato FCC nº0151/2016

Upload: phungdang

Post on 11-Jul-2019

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

íOT JQíf-A!

11*

Oo<— LUCC < ;C C _ loo

l i

s♦3

t»r.

t f

1f

iI 1

l]í

* 1 ^ 1 1 J l g U J J1 í l N l S l 1 . 1 : J » I 11

•S 6»fl 1!1 i l j i 1 s l l .

4<E H i í » !'1 W

A * *» * *i * ! n uf Eflrí

E n

5 ? y i«Ifj « íiâM is

* • iü i i í i i i i ! ” ; ! '

i p p !. \ i! !l a » . . . .S , I !! í ii i l l S

n. » -» m t« w ** ,« S í* 3 H

í l í s - S i

l ij lk d ,a í l i h i ^ í l íLI a 4 \~t- 4

l l ‘ l l K Ü a i l. J 5

£1

» ^ã „Í g j "a '® ■§ * i t s 1 S I i P * a 3 i5 5 " i i l í J

* - a1 ■1 1 * ■ : 1 ! 1 1 | fjj - r i l l i I * J l S l l i l

SL-« - , H ,B | f j * I

í n r í j i § § ” 1 1

« ^ ■ S a i H i WACERVO: BIBLIOTECA PÚBLICA DE SANTA CATARINA Digitalizado pelo Instituto José Paschoal Baggio - Contrato FCC nº0151/2016

CORREIO LAGEANO

Praça Vidal Ramos ou Praça do MercadoLAGES — STA. CATHARINA

Grande sortimento de generos alimentícios de primeira qualidade Bebidas. Ferragens. Louças. Armarinho. Possue deposito de sal, Compra crina, couro, cêra, etc.Boas acommodações para tropeiros Preços commodos

é a rainha das açjuns de

Arnoldo Heidricharrendatario.

DEPOSITO em Lages:

1 Correia Pinto, N» 80 Caixa Postal, 14

mesa

DEPOSITO em Plorianopolis:

Rua Conselheiro Mafra, N° 184 Caixa Poatal — 62

INSTRUÇÃO E SAUDEO Brasil não é mais um vasto hospital nem um campo

hostil á compreensão, pela incultura, mas devemos convir qut os problemas da instrução e da saude s3o os mais importantes que se defrontam ao dinamismo construtor do nosso governo.

Dando ínsbuçâo e saude ao povo brasileiro, übertando-o das endemias e da ignorância, terá feito o Presidente Vargas a obra de maior alcance já tentada por um homem publico no Brasil, desde que ele se libertou da tutela de Portugal.

E’ de justiça dizer-se que é bem expressivo o que já se tem feito pela alfabetisação e pela saude do povo brasileiro. N3o estamos de braços cruzados diante das questões medula­res que nos preocupavam e sempre desafiaram os nossos ad­ministradores. Faça-se um balanço c verificaremos facilmente o quanto tem feito o governo para dar ao Brasil urra existência autonoma, vida conciente, um destino maior e mais alto.

Fizemos muito, mas precisamos fazer ainda mais, muito mais. Caminhamos para soluçõos coraiosas, objetivos construti­vos e patrióticos. O rumo ao oeste do Presidente Vargas tem um sentido verdadeiro. Náo é uma expressão vaga, destituída de carater realista.

Ha vários problemas pedindo a atenção do governo, mas os dois incontestavelmente mais fundamentais são os da saude e instrução. No dia em que eles forem resolvidos teremos dado ao nosso povo os meios mais segures pera a libertação e para z sua grandesa.

Náo ha exemplo na historia de uma nação que tenha cres­cido e prosperado sem instrução e sem saude. Elas são basicas na existência de um povo.

rm11-t-4

m11*11:| 3r t 4 t

i ** i tH

m13

t -er=*1-»

•1t- « 4-t- ' r t t 4=4= t t-

A ri A « W A 22 t n t p t t z t r n v a m m m i m m m m .

Paulo Baier

Serviço de infor­maçõesSanta Catarina e a Side­

rurgia NacionalA realização da grande side­

rurgia nacional, sendo de rele­vância magna para o desenvol­vimento econômico e material do país, tem, ainda, particular si­gnificação para o nosso Esta­do. De oulro modo não se po­dería mesmo interpretar o ir.te- rêsse que o Govêrno Federal vem oferecendo ao porto de Laguna, destinado, já se sabe, a escoar a hulha de Santa Ca­tarina que vai fornecer o «cocks para a indústria siderúrgica bra­sileira. As obras do porto la- gunense, que está votado a ex­cepcional importância no movi­mento marítimo sub-brasileiro, acabam de obter o credito de 20.000:000$, o que lhes assegu­ra a continuidade auspiciosa.

Náo é preciso muito esforço para a compreensão do grande papel que o nosso Estado vai desempenhar na magestosa cria­ção da nova indústria e os be- n fícos de ordem econômica e social que auferirá, em relação ás extraordinárias consequências que o gigantesco empreendi­mento vai trazer ao progresso geral de nossa Pátria.

Aliás, Santa Catarina possue, de par com excelentes regiões agrícolas que lhe oferecem piomissoras perpectiyas, centros de indústrias, que, por incipi­entes e variadas, mostram, pe­lo menos, de quanto são capa­zes o esforço, a inteligência e a iniciativa dos nossos indus­triais a cuja capacidade realiza­dora a produção do ferro bra- zileiro abrirá horizontes dilata­dos.

Per diversos aspectos se po­dem salientar os interesses que ligam a riqueza catarinense ao problema nacional a que se co­gita de dar plena solução. Não s rá necessário, porém, senão chamar para o assunto mais uma vez, a atenção esclarecida de quantos possam influir, di­reta ou indiretamente, no êxito de um empreendimento de ta­manha magnitude.

FlorianopolisO sr. Interventor Federal as­

sinou o decreto-lei n. 538, tor­nando obrigatório a inscrição dos funcionários municipais efe­tivos, menores de 50 anos, no Montepio dos Funcionários Pú­blicos do Estado.

Pelo mesmo decreto, é facul­tativo a inscrição dos prefeitos e dos funcionários municipais não efetivos.

Rio do SulExposição Aro-lndustria!

Em comemoração á passagem do 10° aniversário da instalação do municipio do Rio do Sul, foi alí solentinente inaugurada, pelo exmo. sr. dr. Nerêu Ra­mos, uma significativa exposi­ção Agro-industrial.

A giande variedade e a ex­celente qualidade dos produtos agrícolas e os minérios expos­tos, poem em evidencia a ad­mirável fertilidade e a riqueza do sólo desse piósptro municí­pio. Por outro lado, a represen­tação industrial, abrangendo to­da sorte de trabalhos de madei­ra, produtos laticínios, bebidas em g«ral, etc., e uma entusiás­tica demonstração da atividade e do trabalho do povo riosu- lense e lhe dá a certeza de um futuro assás promissor.

CanoinhasA Prefeitura municipal ini­

ciou a distribuição de sementes de trigo ao lavradores devida­mente registrados.

TubarãoI

A firma Jorge Silvestre & Fi­lhos, de Azambuja, instalou uma fecularia dotada com todos os requisitos modernos e higiêni-

' cos— Também em S. Ludgero estão por ser terminadas as obras de uma nova fecularia, de proprie­dade do sr. Benjamin Bianchi- ni. Com essas duas eleva-se a 6 o numero de fecularias no município.

A tonelada de mandioca está sendo vendida a 45$000.

— Está prestes a ser termi­nada a construção de uma gran­

BLUMENAU ~ Rua !5 ds Novembro, n° 914Em frente a Catedral

Relogios, jóias, artigos para presentes.*L »

ina de concertos de relogios e joià.* 26-26

de fábrica de banha no distrito de Guarda.

A fábrica é de propriedade do sr. Romulo Sandrini.

Consumo do MateSegundo publica a revistai

VE’RITAS, de S. Paulo, aumen­tou de 200°/o, no corrente ano; o consumo do mate em S. Pau­lo e no Rio de Janeiro.

De janeiro a março de 1940,. São Paulo consumiu ll2.492> quilos de mate, e em igual pe­ríodo deste ano o consumo foi de 339.815 quilos. O Distrito Federal que, durante aquele pe­ríodo, consumiu somente 81.330 quilos, no primeiro trimestre do ano corrente, consumiu 356.390 quilos.

E-elatorioEndereçado pela Agencia do

Banro Industria e Comercio desta cidade, da qual • chefe o sr. Agnello de Castro Arruda, recebemos e agradecemos o bem feito relatorio dos negó­cios do mesmo banco relativo a 1940.

Documento bem elaborado que é, deixa bem patente o progresso que a referida insti­tuição tem obtido e que pro­mete ao *lnco» um futuro dos mais brilhantes que se possa

j desejar.

“CORREIO LAGEANO” exe­cuta qualquer serviço typo- graphico.

Jk! dosiíado Terapia Lancer1 TRATAMENTO PELA La MPADA DE| CHAUOL2 Efeitos combinados dos Raios X e do2 radium. Exclusivamente para os canceres da 1 Pele, língua, laringe, reto, lábios, cavidades

corporais e cólo do utero. Serviço controla- do por especialistas e dirigido pelo

r d r . c é s a r a v il a3 Docente da Faculdade de Medicina de1 Porto AlegreEdifício Sloper, 1° andar, P. Alegre

(Informações por carta).

ACERVO: BIBLIOTECA PÚBLICA DE SANTA CATARINA Digitalizado pelo Instituto José Paschoal Baggio - Contrato FCC nº0151/2016

3■ST CORREIO LAGEANO

A 4 de Julho intervirão na guerra os Estados Unidos e a

10 desse mês a Rússia!Um astrologo suíço prevê para dentro de 60 dias acontecimentos culminantes no mundo

ZURICH, (United) (Diário de Noticias) — Frido- lin Nauer, astrologo d^sta cidade profetizando aconte­cimentos da guerra, baseado nos «ciclos cósmicos*, de­clarou que a Rússia entrará na guerra no dia 10 de julho ao lado dj\s potências do Eixo.

Disse que as datas mais importantes dos mêses de junho e julho sérão os dias 5 de junho e 4, 5, 6 e 7, de julho. Que em um destes periodos os Estados Uni­dos serão envolvidos pela guerra.

A proposito recorda-se que, em seu prognostico, para o corrente mês de maio, o astrologo declarou que a «primeira quinzena de maio verá uma luta decisiva, possivelmente em todas as frentes entre os beligeran­tes, luta que será totalmente desfavorável para a Ingla­terra».

Os trechos que se seguem são extraídos dos pro­gnósticos do astrologo Nauer para o mês de junho e para o de julho:

«Junho, 4 e 5 — Será exercida uma grande pres­são sobre os Estados Unidos. Datas favoráveis para Inglaterra. Chega a tal ponto o auxilio dos Estados Unidos á Grã Bretanha, que existe para essa nação o perigo de uma guerra.

Junho, 11, 16 e 19, particularmente 16 e 19 — Concluir-se-á um importante acordo diplomático entre h Alemanha e a França.

Junho de 24 a 30 — Assiuar-se-á um importante acordo diplomático russo -germânico. Possivelmente o chanceler Hitler e o sr. Stalin se reuniráo nos últimos dias do mês de junho.

Julho, de . . . 7 — Será exercida uma forte pres­são sobre os Estai os Unidos Este país entrará ná guerra ou se produzirão acontecimentos sumamente desfavoráveis para a União.

Periodo muito desfavorável para o presidente Roo- scvelt pessoalmeute: entre 4 e 7 de julho. Periodo de influencias desfavoiáveis para o chanceler Hitler: en­tre 7 e 8 do mesmo mês.

Julho, 10 — A Rússia intervirá na guerra ao la- o do Eixo

Julho, 14 — Iniciar-se-á uma ofensiva total con­tra a Inglaterra, ou contra esse país e o Império Bri­tânico simultaneamente.

Julho, 18 e 19 — Existe a possibilidadê de que a França se veja envolvida em uma guerra contra a Grã Bretanha».

Tesouro ilo listado de Santa. Catarina

Coletoria Estadual de La­gesEDITA.L

De ordem do sr. Coletor, tórno público, que durante o corrente mês de Maio, ésta Coletoria Estadual efe­tuará a cobrança, sem raul- ta, do primeiro semestre j & do Imposto Territorial.

Os que não satisfizerem | o pagamento do Imposto- em apreço, no ;praso aci- ma, poderão faze-lo no mês ' jpj de Junho, com a multa de píj

Dr. João Bibas Ramos A dvogado

RUA CORREIA PINTO, 11. L A G E S

Dr. Rubens TerraAd v o g a d o

Rua 15 de Novembro — LAGES20 • / 0 . uíareranB

Findo esse praso serão ‘ extraídas as certidões de i divida afim de ser iniciada! a competente cobrança exc-1 cutiva. ’|—

Coletoria Estadual do La- jx gea, 1 de Maio de 1941. £=

Eurachio Fiúza de Carvalho X Escrivão a=

p . rSçãjl pÇa H il p<>q II Qfo 11 pQa II II pQqi pQa |£i

ASSINE e ANUNCIE no <Cor- i reio Lageano», periodico de ! gaande tiragem e vasta circula- . çào.

OSWALDO P R U N R RP I N T O R

Rua Quintino Bocayuva, 16Executa, com perfeiçSo, pinturas de casas modestas como de luxo. Pinta placas e abre lettreiros.

ESPECIALISTA EM PINTURA DE MOVEIS A DUCO

il| csQczi |1 oÇq ijp Q czj jj DÕ^|p$a1| pÇa|fp Q a |i| p Ç ã ]^

\t . n•| i»amas « S t .tt aFogões

GeralIII !i i ±rr 4?

Dr. Teixeira de FreitasA D V O G A D O

Deodoro, 26

Vendas a prestações |

Agente:

Arnoldo Heidrich(CASA PFAFF)

Índice ExcelenteO general Horta Barbo­

sa comunicou ao ministério da Guerra a existência de projetis fabricados no Bra­sil. por operários brasilei- ron, com o petroleo de Lo­bato.

his uma noticia sob to­dos aspectos alviçareira, es­sa que nos transmite o. ilustre presidente do Con­selho Nacional do Petroleo. | Ela vem demonstrar, emi ultima analise, que o go-, verno já está aplicando oti-j cialmente o nosso petroleo, o que somente poderá ser interessante para a econo­mia nacional.

Dadas as condições espe-1 cialissimas dentro das quais está vivendo uma graude parte do mundo, o Brasil

necessita tomar o mais ra­pidamente possível conta do seu destino, aceitando certas realidades que o cho­cavam até lainda ha pouco tempo.

Para termos uma exis­tência autonoma e consti­tuirmos uma força não po­deremos prescindir de ma­térias indispensáveis á gran- desa dos povos modernos.

O governo, decidido á ex­ploração das nossas rique- sas, está capacitado, real- mente, a tornar o Brasil, na America e no mundo, uma grande e forte nação, senhora de seus destinos.

Esperemos e confiemos na sua ação patriótica. O que ele já fez ó de molde a inspirar toda confiança.

II -I ltI

FLORI ANCPOLIS ~

Lages—Rua Correia Pinto, N° 80

Engraxataria Polar— de —

Jorg-e Pereiraf RUA MARECHAL DEODORO, 13

E ncontra se diariam ente os jornais: «Correio do Povo* e «Diário de Noticias*, varias revistas, inclusive a «Revista do . Globo». Mensageiros para en tregar encomendas.

Dr. José Antunes— MEDICO —

irurgia em geral — Ginecologia — Partos

Atende no Hospital São José de Antonio Prado, aparelhado para qualquer intervenção cirúrgica, cum serviço moderno de Raios X, Bisturi

electrico, Raios ultra violeta, Ondas curtas e ultra curtas.

Rubens Vieira BorgesCirurgião Dentista

Pormado pelo Curso do Odontologia da Faculdade de Medicina do Paraná

________ CLINICA - PRÓTESE -------------

Hora marcada a cada clienteRua Correia Pinto, 54

15-52

ACERVO: BIBLIOTECA PÚBLICA DE SANTA CATARINA Digitalizado pelo Instituto José Paschoal Baggio - Contrato FCC nº0151/2016

CORREIO LAOEANO

Virão para o Brasil os despojos da Prínceza Izabei e Conde 0'Eu

UIO (Meridional) — Falando aos «Diários Associa- dos>, em Petropolis, o príncipe Gastão de Orléans de ciarou que, juntamente com os arquivos doados á U- niko, o governo brasileiro fará vir para o Brasil os des­pojos da prínceza Izabei e do Conde D’Eu.

Leitura N ociva Oficio recebido pela Dire çâo do «Correio Lageano»

Seuhor Diretor:As crianças de hoje são os

homens de amanha. Por issomesmo, devemos escolher, com , ,muito cuidado e escrúpulo, a. Apraz-me levar ao conhe- literatura que lhes destinamos, cimento de V. Excia. haver

Mas, infelizmente, nâo ocorre entrado, nesta data, em exer- isso, na realidade. Livros e re- cjcj0 p|eno do cargo de Juiz vistas inconvenientes são p o s t o s ^ ** „á venda diariamente, relatando‘de Direito da Comarca, emhistoria de «gangsters», episo- virtude de se terem in ic iado,dios de bandidos, Proesas dos hoje, as férias reguiamenta-que vivem fóra da lei. Algumas > ’ , 6 .delas chegam, nas entrelinhas a res do Titular efetivo, e riafazer a apologia da contraven- qualidade de seu substituto ção, apresentando certos famo- . ,sos indivíduos como verdadei- ieg dl-ros heróis. Aproveito o ensejo para,

O governo, felizmente, não COrd ia lm en te , apresentar a tem crusado os braços diante, . xdo problema. Prep«ira—se para ’ • fcxciâ. OS protestos dâ interferir e acabar com o abuso I m i nha d istinguida es tim a e aqu- p( .ierá ter< ^ 'ura ien,tE> as sinceridade de minha admi- consequenctas mais lameniovtib.

Devemo» chr ás crianças uma ração, literatura sadia, sã, instrutiva, j , .

Qual o resultado de estarmos | Pedro Dam bernandes de seguindo uma orientação diver- Sousa.sa? A criança de hoje envelhe-| Juiz Substituto, em exer­ce precocemente e adota atitu- c jcj0 des e pensamentos os mais es- ' t: avagantes, constituindo, tal fa­to, um verdadeiro perigo para a-, gerações de amanhã.

Ainda é tempo para uma in­tervenção benefica. O problema tem uma gravidade muito gran­de e vale bem os desvelos e atenções das nossas autorida­des.

As empresas que exploram revistas destinadas ao nosso mundo infantil, em regra se preocupam apenas com os lu­cros enormes que auferem, de- se, timando o alcance nocivo da própria obra. Precisamos contê- las. E’ o que o nosso governo vai fazer.

Esquadras no PacificoConforme informa o gran­

de jornal «New York Ti­mes», a America do Norte tem no Oceano Pacifico — 12 couraçados. 33 cruzado­res, 4 porta-aviões, 130 des- troiers e 72 submarinos.

O Japão tem no Pacifico, pelo menos — 10 couraça­dos, 8 porta-aviões, 44 cru­zadores, 126 destroiers e 70 submarinos. A Inglaterra, se­gundo o mesmo jornal, tem ali unidades ligeiras.

Dr. Mario Teixeira Carri­lhoSeguiu, até São Paulo, em

companhia de sua exma. espo­sa e f'lha, o sr. dr. Mario Tei­xeira Carrilho, cuko juiz de Di­reito desta comarca.

Dr. José A ntu nes

Esteve nesta cidade o nosso migo e conterrâneo sr. Hr. Jo­sé Antunes, me . co residente em Antonio Prad*, onde gosa de largas simpatias.

p 4 # * 4 * * * 4 * & * ^4 * * * * * * * * * '**& ************** '- **I Leiteria Cordova e N ornha *

g******* **** t t *444^44*4= 44^ **************Falecimento

VisitasTivemos o prazer de receber

na redação deste semanario a visita do nosso distinto e joven amigo Ademar Bleyer, operoso representante da Casa Pfaff.

Visitou-nos também o es­forçado professor publico sr. Ascanio Atanazio.

Faleceu, nesta cidade, a exma. sra. d. Paulina Waltrick, esposa do sr. Jací de Almeida e mem­bro da distinta família Waltrick deste rrtunicipio.

Sentidos pesames.

ASSINE e ANUNCIE no «Cor­reio Lageano», periodico de gaande tiragem e vasta circula­ção. ___

£44=4444: 44= 44= 444 4 4 4 4 4 4 4 44= g

| Lyiiio Reis fI 2Agrimensor || Rua Correia Pinto || - LAGES - I%44 44=4 444-44=4=4 4=4=44 44 =41 44 ?

Casa á vendaVende-se uma casa de moradia, situada á rua Correia Pinto, cu­jo n. è 30, nesta ci­dade, com terreno até a rua Emiliano Ra­mos.

Informações com o sr.

ER1CH SELL.

M e n m a h c s iC om i ^ S T A ^ T i k 5A

a ã m s e v cs L

Belisario da Silva RamosEstá, nesta cidade, já ha al­

guns dias, o nosso distinto e presado amigo sr. Belisario da Silva Ramos, conceituado fazen­deiro neste inuuicipio e um dos mais prosperos ruralistas de La­ges. S. S., que se encontra em companhia de sua exma. sra. d. Maria José Antunes Ramos, pretende passar entre nós parte da temporada invernal. i s #

EDITALDE CONCURRENCIA PUBLICA, PARA AQUISIÇÃO DE TERRENOS DEVOLUTOS

De ordem do Snr. Prefeito Municipal faço saber a quem interessar possa, que, tendo sido requerido ter­renos devolutos do Patrimônio Municipal, pelos abaixo mencionados, fica de conformidade com a Lei n. 55, de 31 de Dezembro de L935, aberta a concurrencia publica des­tes terrenos pelo praso de oito (8) dias a contar desta data.

Requerente

«

t f

Lauro Teodoro da Costa — n. 224 29-5-1941. Terreno foreiro situado no lo­cai «Ii.ua Putlo União» zoca B urbana desta cidade, medindo a area superficial de 147,0 metros quadrados.Armando Uebitiu — n 263. 29-5-1941. Terreno situado no lo- al «Rua Porto União» zona B urbana desta cidade, con­frontando com o lote n. 8 de Hermelino Muniz, lote n. 9 de Oswaldo Muniz, lote n. 11 do Patrimônio Municipal, e com a referida rua, medindo a arèa superficial de 535,50 metros quadrados.

Para que ninguém alegue ignorância lavrei o presente Edital que será publicado no jornal “Correio Lageano” e afixado nos lugares de costume.

Prefeitura Municipal de Lages, 17 de Abril de 1941

Francisco Furtado Ramos Fiscal Geral

C A L C E H I N AA Saude das creanças

O MELHOR RECALCIFICANTETodas as creanças devem ser bem calcifica- das e ter os iutestinos livres de qualquer in­fecção.

A OaLCEHINA contém todos os elementos necessários e indispensáveis á boa saude das creanças.As creanças que tomam CALCEHINA sao for­tes e sadias.Dae CALCEHINA aos vossos filhos e vivereis tranquillos.Uma lata de CALCEHINA dura seis mezes.

Em todas as pharuiacias — •

ACERVO: BIBLIOTECA PÚBLICA DE SANTA CATARINA Digitalizado pelo Instituto José Paschoal Baggio - Contrato FCC nº0151/2016